• Nenhum resultado encontrado

DISCIPLINAS SEMESTRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISCIPLINAS SEMESTRE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

DISCIPLINAS SEMESTRE 2016.1

Código Disciplina Cr Professor(a) Horário Tipo Nível Sala

PGE 410017 Elaboração de Dissertação/ FIL - Orientador Livre Obrigatória M - PGE 5002000 Elaboração de Dissertação/ TE - Orientador Livre Obrigatória M - PGE 5004000 Elaboração de Dissertação/ SHE - Orientador Livre Obrigatória M - PGE 5005000 Elaboração de Dissertação/ ECO - Orientador Livre Obrigatória M - PGE 5007000 Elaboração de Dissertação/ EI - Orientador Livre Obrigatória M - PGE 5008000 Elaboração de Dissertação/ EFE - Orientador Livre Obrigatória M - PGE 410016 Elaboração de Dissertação/ EEPP - Orientador Livre Obrigatória M - PGE 410008 Seminário de Dissertação/TE 04 Profª Adriana D’Agostini 2ªf. e 4ªf.

14h-18h

Obrigatória da Linha TE

M -

PGE 410076 Seminário de Pesquisa: Educação, Estado e Políticas Públicas/EEPP

Ementa: A pesquisa em política educacional. Questões teórico-metodológicas sobre a análise de documentos de política educacional: locais, nacionais e internacionais. Categorias essenciais para a análise. Seleção e análise dos documentos relativos aos temas de pesquisa dos mestrandos. Acompanhamento da elaboração

04 Profs. Eneida Shiroma e Olinda Evangelista 4ªf.14h-18h Pesquisa em Educação-Obrigatória da Linha EEPP M

(2)

dos textos de dissertação da Linha EEPP.

PGE 6001000 Atividade de Tese - Orientador Livre Obrigatória D -

PGE 510027 Questões de Epistemologia na Pesquisa em Educação/ECO

Ementa: Fundamentos epistemológicos e implicações pedagógicas das teorias da comunicação e da educação. Diálogos entre as teorias da comunicação e as teorias da educação nos séculos XX e XXI. Formação, conhecimento, cultura, mídia e tecnologias. Representações do conhecimento na educação. Questões teórico-metodológicas na pesquisa em educação e comunicação

04 Profs. Andrea Lapa e Leandro Belinaso

4ªf. 14h-18h Obrigatória da Linha

ECO

D

PGE 510028 Questões de Epistemologia na Pesquisa em Educação/SHE

Ementa: Diferentes projetos históricos de concepção do conhecimento; questões de teoria e método no estudo dos fenômenos educacionais; dimensão histórico-crítica dos pressupostos epistemológicos da pesquisa histórica e política em educação; paradigmas contemporâneos da pesquisa histórica e política em educação.

04 Profº Jaison Bassani 3ªf. 14h-18h Obrigatória da Linha SHE

D

PGE 510046 Questões de Epistemologia na Pesquisa em Educação/FIL

Ementa: Aspectos preliminares do debate

04 Profªs Lúcia Hardt e Marlene Dozol

6ªf. 14h-18h Obrigatória Linha/FIL

(3)

epistemológico contemporâneo. Discussão introdutória acerca do projeto filosófico da modernidade: as respostas dadas por alguns filósofos. Subsídios à pesquisa em educação: conceitos, métodos e escolas do

conhecimento.

PGE 510039 Questões de Epistemologia na Pesquisa em Educação/EI

Ementa: Questões epistemológicas da pesquisa científica. Pesquisa educacional. Educação e Infância: constituição do campo e perspectivas de estudos. 04 Profa. Luciane Mª. Schlindwein 5ªf. 8h-12h Obrigatória Linha/EI D

PGE 2002002 Questões de Epistemologia na Pesquisa em Educação/TE

Diferentes projetos históricos de concepção do conhecimento, relacionados à compreensão da educação; dimensão histórico-crítica dos pressupostos epistemológicos das ciências da educação; questões de teoria e método nas pesquisas em trabalho e educação; paradigmas contemporâneos da pesquisa em educação.

04 Profº Paulo Tumolo 3ªf. 14h-18h Obrigatória Linha/TE

D

PGE 3183000 Filosofia da Educação e suas Dimensões Estéticas/FIL

Ementa: Educação/dimensão filosófica e estética. A literatura como fonte de pensamento filosófico-educacional. As relações entre arte e pensamento na

04 Profª. Franciele Petry 4ªf. 8h-12h Pesquisa em Educação-Obrigatória da Linha FIL e Eletiva p/as demais linhas M/D

(4)

construção e expressão do discurso e/ou da ação educativa. Recorrências da imaginação e da razão na exploração e produção textual de temas educativos.

PGE 410094 Infância e Escolarização: dimensões históricas e conceituais

Ementa: Objetivo Geral: Oferecer condições aos estudantes do mestrado e doutorado em educação para compreender a relação entre educação, infância e escola, tendo como pano de fundo o processo de constituição da escola moderna e como foco de análise as teorizações sobre os sujeitos do processo educacional, as crianças, e sobre a idéia de infância na atualidade.

04 Profa. Diana Carvalho 4ªf. 8h-12h Fundamentos da Educação-Obrigatória do Programa

PGE 410144 S.E. Gramsci, a Educação e a Política Ementa: Estudo do pensamento de Antônio Gramsci (1981-1937), especialmente no que se refere às questões relacionadas à educação e à política. Fontes teóricas e políticas e seus principais interlocutores. A teoria ampliada do Estado. A sociedade civil, o conceito de hegemonia e as relações pedagógicas. A escola unitária e o trabalho como princípio educativo.

04 Profª Luciana Marcassa 5ªf. 8:30h-12:30h

Eletiva M/D

PGE 3129000 S.E. Trabalho, Movimentos Sociais e Educação

Ementa: Movimentos históricos de trabalhadores. As atuais transformações no mundo do trabalho e suas implicações para as organizações dos trabalhadores. Os conflitos

(5)

de classe e os movimentos sociais atuais. PGE 3078000 S.E. Capital, Trabalho e Educação

Ementa: As categorias analíticas fundamentais do capital e seu movimento contraditório; as configurações históricas capitalistas, desde a cooperação simples até o atual padrão de acumulação; as transformações no mundo do trabalho e sua relação com o fenômeno educacional.

04 Profº Paulo Tumolo 5ªf 14h-18h Eletiva M/D

PGE 410189 S.E. Para ler Jean-Jacques Rousseau Ementa: Leitura e estudo da obra Emílio ou Da Educação (1762), de Jean-Jacques Rousseau” (1712 – 1778) procurando ampliá-la com dois dos textos que lhe são complementares (Emílio e Sofia ou Os solitários e Júlia ou a nova Heloísa) e compreendê-la sob a perspectiva das correntes culturais (Século XVIII) e das pulsões vitais (Confissões e Devaneios do Caminhante Solitário - escritos autobiográficos) que a informam.

02 Profª Marlene Dozol 5ªf. 10h-12h Eletiva M/D

PGE 410191 S.E. Educacão, Modernidade e Pós-Modernidade

Ementa: Os conceitos de modernidade e pós-moderndade a partir de seus pensadores originários. Modernidade e pós-modernidade: a educação frente às transformações contemporâneas da sociedade, da cultura e da política. Educação e multiplicidades culturais. Racionalidade contingente, múltipla e dissonante. Debates sobre igualdade, desigualdade, singularidade e a descolonização do saber.

04 Profªs. Lucia Hardt e Rosana Moura

(6)

*PGE 410195 S.E. Martin Heidegger: tópicos para a educação II (“o habitar poético”, “o-ser-para-a-morte”, “a questão da técnica”) Ementa: Dar a conhecer aspectos da ontologia a partir de Martin Heidegger. Chaves de compreensão do pensar heideggeriano, em diálogo com Hölderlin: "o habitar poético". Outras chaves de compreensão do horizonte hermenêutico em Heidegger: "o-ser-para-morte" e "a questão da técnica"

04 Profª Rosana Silva de Moura

6ªf. 8h-12h Eletiva M/D

PGE 410190 S.E. Narrativas na Cultura Digital

Ementa: Principais componentes do mundo narrativo. Narrativas e mídias. Remediação. Autoria digital: do copyright ao remix. Espécies narrativas. Transmídia. Digital Storytelling. Cultura participativa e as escritas colaborativas e interativas. Produção de narrativas nos diversos gêneros/dispositivos digitais. Teorias, pesquisas e metodologias de investigação com, sobre e através de narrativas digitais na educação.

04 Profª Dulce Cruz 4ªf. 8h-12h Eletiva M/D

PGE 410145 S.E. Curriculo e Tecnologias

Ementa: Integração das tecnologias ao currículo. Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação: conceitos e características. Currículo: conceitos e perspectivas. Formação de professores e a integração das tecnologias.

04 Profa. Roseli Cerny 3ªf. 8h-12h Eletiva M/D

PGE 410083 S.E. Educação, História Oral e Memória Ementa: Pressupostos teóricos e

4 Profª Clarícia Otto 5ªf. 13:30h as 17:30h

(7)

metodológicos do uso de fontes orais na pesquisa em educação. A história oral como problema. História e memória oral. Narrativa histórica. A ética na história oral. Memória e Identidade. Memória e temporalidade. Memória, esquecimento, ressentimento e silêncio. Memória individual e memória coletiva. Memória e educação. Memória e escolarização

PGE 410143 S.E. Educação, Memória e Patrimônio Ementa: Educação na modernidade; História e modernidade; Memória e modernidade; Patrimônio e modernidade; Educação patrimonial na escola; Educação patrimonial em espaços formais e informais.

04 Profº Elison Pain 5ªf. 8h-12h Eletiva M/D

PGE 410170 S.E. Sartre e Bourdieu: debates e contribuições do existencialismo sartreano à sociologia da educação

Ementa: Contribuições da filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre à sociologia da educação. A sociologia compreensiva de Pierre Bourdieu. As relações entre exterioridade e interioridade na teoria da liberdade e na teoria da prática. A noção de habitus e a teoria do ego como transcendência. Do sujeito ao ator: o lugar da trajetória, história de vida, biografia e experiência de ser nos estudos da sociologia. Limites da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e críticas ao existencialismo. Um retorno as contribuições de Jean-Paul Sartre na pesquisa em ciências humanas e, particularmente, para a sociologia da

04 Profº Fábio Machado 4ªf. 13:30 as 17:30h

(8)

educação.

PGE 410131 S.E. Educação e Pesquisa Sociológica Ementa: A pesquisa em sociologia da educação. A educação no pensamento de Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim. Educação e diferenciação social. Educação, dominação e reprodução social: a questão das desigualdades. Educação e meritocracia. Educação, socialização e identidade(s). O fracasso/exclusão e sucesso escolar. Os saberes escolares. Educação e justiça social.

04 Profª Ione Ribeiro Valle 2ªf. 13:30 as 17:30h

Eletiva M/D

PGE 410193 S.E. Biopolítica e Educação

Ementa: O desenvolvimento do conceito de biopolítica. A elaboração foucaultiana do conceito de biopolítica. Governamentalidade e biopolítica. A recepção dos conceitos de biopolítica e de governamentalidade no campo acadêmico da educação no Brasil

02 Profº. Santiago Pich 5ªf. 13:30h as 17:830h

Eletiva M/D

PGE 410194 S.E. Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos

Ementa: Teorias e pesquisa no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aspectos teórico-metodológicos na construção da pesquisa em EJA. Os pressupostos teóricos, métodos de análise, a metodologia e os procedimentos da pesquisa em EJA. Aprofundamento e discussão das investigações dos participantes.

04 Profa. Mª Hermínia Laffin 5ªf. 8h-12h Eletiva M/D

PGE 3056000 Estudo Individualizado 02 Orientador(a) São estudos propostos e supervisionados por um professor credenciado do PPGE dirigido para um ou dois alunos regulares do Programa. Os estudos individualizados podem corresponder até dois

(9)

créditos atribuídos aos alunos, não contam créditos para o docente. O professor deverá submeter ao Colegiado a proposta de trabalho com título, nome do professor, nome do(s) alunos(s), número de créditos, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma e bibliografia. Ao final do semestre, deverá encaminhar à secretaria do PPGE o conceito atribuído aos(s) alunos(s). PGE 1013001

Estágio Docência

01

Orientador(a)

Documentos requeridos e procedimentos para matrícula em estágio de docência: 1. Plano de Ensino da Disciplina; 2. Duas vias do Plano detalhado de trabalho para o aluno de Pós-Graduação, elaborado em conjunto com o professor responsável pela disciplina (caso não seja o mesmo) informando: i) número de créditos pleiteados; ii) as atividades que serão realizadas pelo pós-graduando e iii) contribuições desta atividade para a pesquisa e a formação do mestrando; 3)Aval do Chefe e Coordenador: o pós-graduando deve apresentar duas cópias dessa documentação para obter aval o Chefe do Departamento ao qual pertence a disciplina e do Coordenador do Curso de Graduação para o qual a disciplina é ofertada. Ambos devem expressar sua anuência. O aluno deve deixar uma via do Plano com a Chefia do Departamento e encaminhar a

solicitação de matrícula no Estágio de docência à Secretaria do PPGE para aprovação do Colegiado no Programa

PGE 1013002 02

PGE 1013003 03

PGE 1013004 04

*PGE 410195 - Pré-requisito. Ter cursado o Seminário Especial:. Martin Heidegger - Tópicos para a educação I ou possuir alguma leitura de M. Heidegger.

Referências

Documentos relacionados

• A substituição de cinza do bagaço da cana-de-açúcar como agregado miúdo em argamassas obteve resultados relevantes no que se refere a resistência à

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

Para a análise do Heat Map, em cada período foi feito a contagem da quantidade de vezes de como as correlações foram classificadas, por exemplo, a correlação entre a entropia e

2001, foi dada ênfase apenas ao alongamento dos músculos isquiotibiais, enquanto o tratamento por meio da RPG alongou todos os músculos da cadeia posterior e, por meio do

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

A partir da bibliografia estudada, os traços com substituição parcial ou integral do agregado miúdo, atendem ou superam a resistência do traço referência (0%

A eliminação deste produto, soluções e qualquer subproduto devem obedecer as exigências de proteção ambiental bem como uma legislação para a eliminação de resíduos segundo

Refere-se ao saldo do ônus da concessão, o qual é composto pelos valores devidos ao DER - SP pela outorga da concessão descrita na Nota 1. O montante é reajustado