• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) NA FACULDADE MONTESSORIANO DE SALVADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) NA FACULDADE MONTESSORIANO DE SALVADOR"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

FACULDADE MONTESSORIANO DE SALVADOR

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE

CURSO (TCC) NA FACULDADE MONTESSORIANO DE

SALVADOR

Salvador 2011

(2)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) NA FACULDADE MONTESSORIANO DE SALVADOR

Revisado e aprovado pelo NDE (Núcleo Docente Estruturante) e pela Coordenação Geral da Faculdade Montessoriano de Salvador, no segundo

semestre de 2011.

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º – O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do currículo pleno do curso de Graduação em Administração Geral e Pedagogia, indispensável para a colação de grau, constituindo, como atividade acadêmica, um requisito parcial para a obtenção do grau referente aos cursos de graduação no bacharelado e licenciatura oferecidos pela Faculdade Montessoriano de Salvador.

Art 2º - O TCC é uma disciplina com carga horária minima de 60 (sessenta) horas divididas em dois semestres com nota única determinada pela Comissão Avaliadora.

Art 3º - Cumprida a carga horária exigida o aluno poderá se matricular indefinitamente no TCC até defender o seu trabalho. A carga horária exedente não poderá ser computada para fins curriculares.

Art 4º - A cobrança dos periodos exedentes tem caráter mensal e irá até o mês no qual será apresentada a defesa do trabalho.

Art 5º - A defesa deverá ser marcada no prazo minimo de 15 (quinze) dias e máximo de 30 (trinta) dias letivos a partir da entrega do material à secretaria do curso.

(3)

Art. 6º – O TCC poderá ser realizado individualmente ou em dupla em forma de monografia.

CAPÍTULO II

DAS FINALIDADES E OBJETIVOS

Art. 7º – O Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação é parte integrante do projeto pedagógico de curso, tendo como finalidade primeira oferecer aos alunos a oportunidade para articular o conhecimento construído, em torno de um tema, em uma das áreas de especialização no curso, estabelecendo uma articulação entre ensino e pesquisa. Ele tem por objetivos proporcionar ao aluno oportunidade para:

I – Aprimorar a capacidade de analisar e interpretar criticamente fatos e ocorrências da realidade, na sua área de conhecimento;

II – Desenvolver as habilidades de expressão escrita na produção de texto científico de cunho monográfico.

CAPÍTULO III

DA SUPERVISÃO E COORDENAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 8° – O aluno deverá contar, em todas as etapas de realização do TCC, com o acompanhamento de um professor-orientador indicado pela Coordenação do Curso, preferencialmente, entre os docentes da instituição.

Art. 9° – A supervisão e o acompanhamento das atividades relacionadas ao TCC, são de responsabilidade do Coordenador de TCC e da Coordenação Geral.

(4)

CAPÍTULO IV

DO PROFESSOR-ORIENTADOR

Art. 10° – Na elaboração do TCC, o aluno contará com um orientador para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.

Art. 11° – Caberá ao professor-orientador:

I - Avaliar e decidir se o acadêmico está apto a passar pela Comissão Avaliadora.

II – Comunicar à Coordenação do Curso quando um trabalho está apto a ser apresentado à Comissão Avaliadora e fazer a indicação dos membros da Comissão Avaliadora.

III – Caso haja Aprovação com Reservas feitas pela Comissão Avaliadora, rever o trabalho entregue pelo(s) aluno(s), com as correções exigidas, e enviá-lo para a Coordenação do Curso em até 15 (quinze) dias corridos, com a devida aprovação ou reprovação final.

Art. 12º - Não caberá recurso, das decisões da Comissão Avaliadora, ou da decisão do orientador de não encaminhar o trabalho para a Comissão Avaliadora.

Art. 13° – A substituição do professor-orientador, em qualquer etapa da elaboração do TCC, poderá ser permitida, sob o aval da Coordenação do Curso.

CAPÍTULO V

DOS ALUNOS-ORIENTANDOS

Art. 14° – A produção do TCC é uma atividade de total responsabilidade do(s) aluno(s).

Art. 15° - O(s) aluno(s), deverá(ão):

(5)

I – Entregar a versão final do TCC à secretaria, em 03 (três) vias impressas e encadernadas e 01 (um) CD contendo o trabalho em formato Word 2003 ou 2007, não protegido e claramente identificável. São terminantemente proibidos outros formatos Ex: pdf, txt, xml etc.

II – Comparecer em data e local determinados para a defesa pública do trabalho, de acordo com o calendário estabelecido pela Coordenaçaõ do Curso sob pena de reprovação automátca.

Art 16º – Cabe ao(s) aluno(s) demonstrar a autenticidade do trabalho apresentado. Caso a Comissão avaliadora não reconheça a autenticidade de um trabalho, o mesmo deverá ser refeito com a escolha de um outro tema.

Art 17º – Os trabalhos deverão estar de acordo com as normas internas do Curso, atendendo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e de eventuais disposições indicadas pela Faculdade para a apresentação de trabalhos acadêmicos.

Art. 18º – O(s) aluno(s) aprovado(s) deverá(ão) entregar a versão final da monografia até 15 (quinze) dias após a defesa.

Art. 19º – No caso da aprovação com restrições, o(s) aluno(s) deverá(ão) cumprir com as recomendações da Comissão Avaliadora dentro do prazo de 30 dias corridos e entregar a monografia revisada para o orientador com cópia digital para a Coordenação.

Art. 20° - O produto final do TCC, já com todas as correções e após a aprovação final, deverá ser entregue pelo aluno à Coordenação do Curso, em 01 (uma) via impressa mais 01 (uma) cópia digital em formato Word 2003, 2007 ou superiores.

Art. 21º – O(s) aluno(s)-orientando(s) que não obtiver(em) aprovação do TCC pela Comissão Avaliadora ou pelo orientador não poderá(ão) fazer nova defesa antes de 06 (Seis) meses a partir da data de defesa e só poderá(ão) efetuar nova defesa sob parecer vinculante do orientador.

(6)

CAPÍTULO VI

DA COMISSÃO AVALIADORA

Art. 22° – A Comissão Avaliadora do TCC deverá ser composta pelo professor-orientandor e por dois outros membros indicados pelo orientador e aprovados pela Coordenação que, depois de verificadas as adequadas e comprovadas competências acadêmicas, os convidarás para a Comissão Avaliadora.

Art. 23º - A Comissão Avaliadora, depois da apresentação oral do(s) concluinte(s), e da eventual arguição, reunida em seção não pública, emitirá um parecer conclusivo sobre o trabalho do(s) aluno(s), podendo Reprovar, Aprovar ou Aprovar com restrições (aprovação condicional) o trabalho apresentado.

I - Em todos os casos a Comissão Avaliadora fornecerá uma nota para os trabalhos apresentados. No caso de aprovação com restrições a nota final será dada pelo orientador, após verificar o cumprimento das considerações feitas pela Comissão Avaliadora.

II - Em caso de Aprovação com Restriçãoes, a nota final não poderá ser superior a 50% da nota atribuída pela Comissão Avaliadora.

III – Em caso de Aprovação com Restriçãoes, o atendimento às considerações feitas pela Comissão Avaliadora é condição sine qua non para a aprovação do TCC.

Art. 24º - É facultado a cada membro da Comissão Avaliadora a devolução do TCC com seus comentários.

CAPÍTULO VII

(7)

Art. 25° - O(s) aluno(s) deverá(ão) apresentar-se à defesa com uma cópia impressa da sua monografia.

Art. 26º – O(s) aluno(s) terá(ão) o tempo máximo de 20 minutos para apresentar a sua monografia à Comissão de Avaliação. No caso de trabalho desenvolvido em dupla, a apresentação deverá ser feita separadamente, no mesmo dia, mas em horários diferêntes, possivelmente com a mesma Comissão Avaliadora.

Art. 27º – Os membros da Comissão de Avaliação poderão comentar o trabalho e arguir o aluno.

Art. 28º – O aluno poderá contra argumentar ao final da apresentação de cada membro componente da Comissão de Avaliação ou no final da apresentação de todos.

CAPÍTULO VIII AVALIAÇÃO DO TCC

Art. 29° – A Comissão Avaliadora deverá dispor de orientação da Coordenação do Curso para aplicação uniforme dos critérios de avaliação dos TCCs, abordando entre outros aspectos:

I – Conteúdo, fidelidade ao tema e metodologia adotada no desenvolvimento do trabalho;

II – Coesão e coerência do texto e atendimento ao nível culto da Língua Portuguesa;

III – Estrutura formal da monografia de acordo com as normas adotadas pela Faculdade para o trabalho acadêmico.

Art. 30° – Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) valor obtido pelo consenso entre as notas individuais atribuídas ao seu trabalho pelos

(8)

membros da Comissão Avaliadora, para cujo resultado, não será permitido qualquer recurso para a revisão e/ou alteração da nota.

Art. 31° - O Aluno que tiver seu trabalho aprovado com restrições, terá um prazo de 30 dias corridos para realizar as correções apontadas pela Comissão Avaliadora, e ter seu trabalho reavaliado pelo orientador no prazo máximo de 15 (quinze) dias uteis.

I – Por efeito do inciso II do artigo 23 o aluno que tiver nota inferior a 4,6 pontos será automaticamente reprovado.

CAPÍTULO IX

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Art 32º: - Em caso da Comissão Avaliadora sofrer qualquer tipo de ameaça, pressão ou quaisquer constrangimentos que possa interferir no parecer da Comissão Avaliadora, os trabalhos serão imediatamente suspensos, por tempo indeterminado.

Parágrafo único – Caberá ao NDE decidir sobre as medidas cabíveis.

Art 33º: - Os casos omissos serão avaliados e julgados pela Coordenação Geral dos Cursos.

(9)

APÊNDICE 1

Resumo das exigências minimas do TCC

Elementos Avaliação qualitativa

Elementos pré-textuais -Capa -Folha de rosto -Lista de Figuras -Lista de Tabelas -Sumário

Conforme às normas da ABNT indicadas em

LUBISCO, Nídia M.L.; VIEIRA, Sônia Ch.; SANTANA, Isnaia V. Manual de estilo acadêmico: monografias, dissertações e teses. 4. ed. Salvador: Edufba, 2008.

Estrutura do trabalho Resumo em

português

Conforme as normas da ABNT e compatível com as necessidades e peculiaridades do objeto da pesquisa

Introdução Conforme as normas da ABNT e compatível com as necessidades e peculiaridades do objeto da pesquisa

No texto da introdução deverão estar presentes os seguintes elementos: Justificativa, Pergunta e hipótese (se houver), Objetivos, (Geral e específicos) Metodologia efetivamente utilizada. Descrição dos capítulos

Capítulos A depender do desenvolvimento da pesquisa (entre 30 e 50 páginas aproximadamente)

Conclusão Relação entre as partes da pesquisa

Referências Fontes citadas no trabalho e fontes de consulta Apendice e Anexos,

(10)

APÊNDICE 2

Variações Nas Normas ABNT Adotadas Pela Faculdade

1) São admitidas como margens as seguintes medidas: Superior e inferior 2,5 cm, esquerda e direita 3,0 cm. Estas medidas são geralmente padrão do Word para o papel A4.

2) É admitida a numeração das páginas (no canto superior direito) a contar da capa, na qual, porém, não poderá aparecer o numero.

3) É obrigatório o uso da fonte Times New Roman em toda monografia com o corpo do texto em tamanho 12.

4) As citações deverão ter as referências no formato: AUTOR, ANO página Ex: (PIAGET, 2005, p 55) ou (PIAGET apud MICHELI, 2009 pp 23-24)

5) As citações longas (maiores que 3 líneas) deverão estar deslocadas 4 cm. a direita e poderão ser em fonte 10 ou 11 com espaçamento de linha de 1 (Simples) ou 1,5. Sem uso de aspas. Todas as citações deverão respeitar o mesmo padrão no decorrer da monografia.

6) Os parágrafos não devem usar deslocamento na primeira línea, o espaçamento entre líneas é de 1,5 com texto justificado. Entre um parágrafo e outro se utiliza um espaçamento de 12 pt. equivalente a uma línea vazia.

7) É dispensada a ficha catalográfica bem como a folha de aprovação.

8) A cidade e a data, na capa e na folha de rosto, pode ser em uma ou duas linhas.

9) Pequenas variações nas normas que não afetem a estrutura e a estética do trabalho poderão ser admitidas pelo orientador

(11)

APÊNDICE 3

Modelo da autorização para encaminhamento á defesa

AUTORIZAÇÃO PARA ENCAMINHAMENTO Á DEFESA

Prezada Coordenação,

Eu, _______________________________________________________Autorizo o encaminhamento para defesa da monografia com titulo: ______________________ ___________________________________________________________________, de autoria do(s) aluno(s) _______________________________________________ ___________________________________________________________________, do curso de __________________ propondo como participantes da banca examinadora:

1) _______________________________________________________

2) _______________________________________________________

E como segunda opção:

3) ________________________________________________________ 4) ________________________________________________________ Assino e dou Fé _________________________________ Salvador, ____/____/20___

Referências

Documentos relacionados

18º A monografia, na disciplina TCC I e a respectiva apresentação oral do aluno serão avaliadas por uma banca examinadora composta por três docentes: o

a) “O velho dá um passo à frente, três passos atrás, dois passos à frente” _________________. b) O velho estava desorientado

Conclui-se, portanto, que o processo de implementação da nova organização curricular, que traz o Trabalho de Conclusão de Curso como requisito obrigatório para obtenção do

Verificou-se assim que existem diferenças estatisticamente significativas entre os 3 métodos aplicados (p <0,001), concluindo-se que, de acordo com o presente estudo, em

A substituição de que trata este artigo poderá se dar até, no máximo, 3 (três) meses antes da data marcada para a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso, em sua

§ 3.o - Os TCC deverão ser elaborados de acordo com as Diretrizes do Manual para Elaboração de TCC (disponível em https://www.fmit.edu.br/paginas/tcc ), em formato de artigo

O professor deve apresentar sugestões de temas dos quais tenha conhecimento prévio, interesse pessoal, científico ou profissional; deve aceitar a sugestão do

que tratam do calendário acadêmico vigente, que será apresentado ao colegiado do Curso para aprovação. Os estudantes matriculados na disciplina ENGF010 – TCC Trabalho de