• Nenhum resultado encontrado

BIOLOGIA - AULA 09: VERMES I (platelmintos e nematelmintos)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BIOLOGIA - AULA 09: VERMES I (platelmintos e nematelmintos)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

BIOLOGIA - AULA 09: VERMES I (platelmintos e nematelmintos) I. PLATELMINTOS

São também conhecidos como vermes achatados. Dentre eles, os mais representativos são as planárias, tênias e o esquistossomo.

Diferentemente dos poríferos e cnidários, esses animais são mais complexos e já possuem órgão. É nesse grupo também que surge a simetria bilateral, ou seja, o animal pode ter seu corpo dividido, imaginariamente, em duas metades exatamente iguais. Encontramos espécies dióicas (esquistossomo), monóicas ou hermafroditas (planária e tênia).

O aparelho digestório é incompleto, ou seja, possuem boca, mas não possuem ânus. É também nesse grupo que aparece uma maior organização do sistema nervoso, disposto em gânglios nervosos. O sistema excretor é formado pelas células-flama.

À esquerda: sistema nervoso; à direita: sistema digestório II. VERMINOSES CAUSADAS POR PLATELMINTOS

1. Esquistossomose

Agente etiológico: Schistosoma mansoni

Sintomas: Hepatoesplenomegalia (aumento do tamanho do fígado), dores abdominais, problemas circulatórios e fraqueza.

Ciclo de vida: O indivíduo parasitado elimina fezes com ovos de Schistossoma, que podem cair em água de uma lagoa, por exemplo. Os ovos eclodem, originando uma larva ciliada denominada miracídio, que nada até encontrar seu hospedeiro intermediário, o caramujo. Ao penetrar nos tecidos do caramujo, a larva sofre diversas mudas, transformando-se em outra larva de cauda bifurcada, a cercária. A cercária sai do caramujo, e procura por seu hospedeiro definitivo, o homem, penetrando em qualquer parte do seu corpo que estiver mergulhada na água. A cercária perfura os tecidos, caindo na circulação sanguínea, passando pelo sistema porta-hepático e indo alojar-se no fígado. Durante esse trajeto, as cercarias vão transformando em vermes

(2)

adultos. No momento da postura de ovos, os vermes dirigem-se, pelo sangue, às veias da parede da porção final do intestino. Os ovos, ao serem postos, perfuram a parede dessas veias caindo na luz intestinal onde se misturam com as fezes e são eliminados, fechando o ciclo.

Ciclo da Esquistossomose 2. Teníase (solitária) e Cisticercose (Canjiquinha)

Agente etiológico: Taenia solium (hospedeiro intermediário: porco) e Taenia saginata (hospedeiro intermediário: bovinos).

Sintomas: causa transtornos nutricionais ao hospedeiro.

Ciclo de vida: O indivíduo com teníase libera ovos junto com as fezes. No meio externo, podem ser levadas pela água e contaminar frutas verduras e alimentos dados aos porcos. Quando o porco ou bovinos ingerirem os ovos, eles passam por seu aparelho disgestório onde é digerida a casca de cada ovo, liberando o embrião denominado oncosfera. A oncosfera perfura a parede intestinal do porco atingindo a circulação e chegando a algum órgão,

geralmente um músculo, onde se instala, transformando-se na larva cisticerco. Quando o homem ingere carne de porco mal cozida que contenha citicercos, haverá a digestão do revestimento do citicerco na forma da tênia jovem que por estrobilização (a formação em sequência linear de novas proglótides) cresce muito. Os últimos proglótides, o final do corpo do verme, ficam cheio de ovos quando atingem a maturidade e desprendem-se. São eliminados com as fezes do hospedeiro, fechando o ciclo.

(3)

Ciclo da Teníase

Pode ocorrer que o homem coma alimentos que contenham ovos de Taenia solium (porco), ou seja, ele está fazendo o papel de hospedeiro intermediário. Os ovos liberarão o embrião que cai na circulação, indo se transformar em cisticerco em algum lugar do corpo humano. Dizemos que o indivíduo está com cisticercose.

Normalmente, a larva do cisticerco se instala na musculatura do homem, mas pode casualmente instalar-se no interior do globo ocular ou mesmo no cérebro, onde se torna um corpo estranho de muita gravidade.

Lembre-se: A Taenia saginata (“tênia do boi”), não causa cisticercose, ao contrário da “tênia do porco”.

II. Nematelmintos

São os chamados vermes cilíndricos. Alguns animais são de vida livre, outros de vida parasitária.

O animal é um tubo dentro do outro. O tubo interno é o trato digestivo e o externo é constituído por uma cutícula. Não têm sistema circulatório, também não têm órgãos respiratórios.

Sistema digestório completo, com boca e ânus. Na boca, podem ser encontradas placas cortantes semelhantes a dentes, com as quais os

(4)

nematelmintos podem perfurar os tecidos de outros seres vivos. Muitos nematelmintos de vida livre são carnívoros e se alimentam de pequenos animais ou de corpos de animais mortos. Os parasitas intestinais recebem o alimento já parcialmente digerido pelo hospedeiro.

Reprodução: A maioria das espécies são dioicas, (realizam fecundação interna), ocorrendo em algumas nítido dimorfismo sexual: normalmente os machos são menores que as fêmeas.

Nematóide

Doenças causadas por nematelmintos: Enterobiose ou Oxiuríase:

Parasita - Enterobius vermiculares Sintomas - Prurido anal (coceira)

Transmissão - alimentos contaminados e auto infestação

(5)

Filariose ou Elefantíase: (não tem cura) Parasita - Wuchereria bancrofti

Sintomas - Hipertrofia das extremidades do corpo, como pernas, saco escrotal, etc.

Transmissão - Mosquito Culex

OBS: Existe um derrame de plasma para o tecido e a volta do mesmo para os capilares, a fim de realizar as trocas metabólicas. O plasma que não é absorvido pelos capilares, é absorvido pelo vaso linfático e passará a se chamar linfa. Nesta doença, a larva migra para os vasos linfáticos interrompendo a passagem da linfa, logo ocorre um acúmulo de líquido nos tecidos, causando edemas.

Amarelão ou Opilação ou Ancilostomose:

(6)

Sintomas - Ulcerações no delgado, hemorragia e consequente anemia.

Transmissão - Infestação ativa ou passiva, normalmente ocorre infestação ativa, quando se pisa em solo contaminado, já a infestação passiva, é quando se come alimentos contaminados.

OBS: O homem é o único hospedeiro, e a infestação se dá da seguinte forma: a larva Filarióide entra no sangue e vai para a coração, seguindo para os pulmões, onde acontecem 2 mudas que têm como finalidade tornar as larvas mais resistentes contra o suco gástrico.

Depois de perfurarem os capilares pulmonares e a parede dos alvéolos, migram pelos bronquíolos e chegam à faringe. Daí, descem pelo esôfago até o intestino delgado, onde completa a 4ª muda tornando-se adulta, há a fecundação, formação de ovos que são expelidos pelas fezes, que logo após 24h se transformarão em larvas Rabditóides, que sofrerão a 1ª muda dentro de 72h passando a larvas Filarióides, recomeçando o ciclo.

Ascaridose ou Ascaridíase: Parasita - Ascaris lombricoides

Sintomas - Cólicas, náuseas, vômitos, oclusão intestinal (não consegue defecar), quando em grande número.

Transmissão - Alimentos contaminados por ovos

OBS: O homem é o único hospedeiro, a infestação acontece quando se ingere alimentos contaminados por ovos, daí o verme segue o seguinte caminho: boca - estômago - delgado - pulmões - traqueia - laringe - glote - faringe -

(7)

estômago – intestino delgado, onde o verme se torna adulto e que por fecundação deposita seus ovos nas fezes, o que pode vir a recomeçar o ciclo.

EXERCÍCIOS

01. (UFJF/2001) “Tenho um aquário de peixes ornamentais onde surgiram caramujos. Existe o risco de se contrair a esquistossomose através desses moluscos?” (Ciência Hoje/ julho de 2000).

A este leitor você responderia:

a) sim, pela presença dos caramujos, que são hospedeiros definitivos do Schistosoma mansoni e os transmissores da esquistossomose para o homem. b) não, porque a transmissão da esquistossomose para o homem se dá pela ingestão de alimentos e água contaminados, não envolvendo a presença de outros animais.

c) sim, porque em ambientes onde ocorrem peixes e caramujos se dá a infecção do homem pelos miracídios do S. mansoni.

(8)

d) não, porque é remota a possibilidade de contaminação da água do aquário com fezes humanas contendo ovos de S. mansoni.

02. (MACK) A esquistossomose (barriga d’água) é uma parasitose que afeta mais de 10 milhões de brasileiros. É causada pelo platelminto Schistosoma mansoni que, além do homem, requer outro hospedeiro, um caramujo planorbídeo. Analise as medidas preventivas abaixo.

I. Construir instalações sanitárias adequadas. II. Combater o caramujo transmissor.

III. Evitar o contato com água em que haja o agente transmissor. IV. Ferver a água a ser bebida.

V. Lavar bem frutas e verduras regadas com água de locais em que haja o transmissor.

São válidas, apenas: a) I, II e III

b) I, II e IV c) I, III e IV d) I, III e V e) II, III e IV

03. (PUC/Campinas-SP) O esquema abaixo resume o ciclo de vida de um verme que exige dois hospedeiros: o homem e o porco.

O ciclo de vida considerado é o do parasita denominado: a) Taenia solium.

b) Ancylostoma duodenale. c) Taenia saginata.

d) Ancylostoma braziliensis. e) Ascaris lumbricoides.

04. (FUVEST/SP). Considere o esquema abaixo, sobre o ciclo de vida do Schistosoma mansoni. As três formas I, II e III sob as quais o parasita pode ser encontrado na água podem corresponder correta e respectivamente a:

(9)

a) miracídio, cercária e ovo. b) ovo, miracídio e cercária. c) cercária, miracídio e ovo. d) ovo, cercária e miracídio. e) miracídio, ovo e cercária. 05. (PUC-SP 2007)

Na tira de quadrinhos, faz-se referência a um verme parasita. Sobre ele, foram feitas cinco afirmações. Assinale a única correta:

a) Trata-se de um nematelminto hermafrodita.

b) Apresenta simetria bilateral, corpo cilíndrico e amplo celoma.

c) Várias espécies desse verme, que utilizam o ser humano como hospedeiro definitivo, têm o porco como hospedeiro intermediário.

d) É o verme causador da esquistossomose no ser humano.

e) Ao ingerir ovos do parasita, o ser humano passa a ser seu hospedeiro intermediário, podendo apresentar cisticercose.

(10)

06. (Mackenzie-SP) A elefantíase é uma verminose provocada por um

nematódeo, e seu principal sintoma é o inchaço de pés e pernas. Esse inchaço é provocado:

a) pelo acúmulo de vermes nos vasos linfáticos, impedindo a reabsorção de linfa, que se acumula nos espaços intercelulares.

b) pelo entupimento de vasos sanguíneos, causado pela coagulação do sangue na tentativa de expulsar os vermes.

c) pelo aumento do número de vermes nas células musculares das regiões infectadas.

d) pelo acúmulo de vermes nos capilares sanguíneos, dificultando o retorno do sangue.

e) pela reação do sistema imunológico à presença dos vermes.

7. (G1 - ifsp 2013) Na tabela abaixo, estão relacionadas algumas verminoses que afetam o organismo humano, seu agente etiológico, sua forma de

contaminação e um método de prevenção. Assinale a alternativa em que todos os itens foram preenchidos corretamente.

Parasitose Agente

etiológico Contaminação Prevenção

a) Esquistossomose Biomphalaria Contato direto da pele com terra contaminada pelas larvas do verme Saneamento básico adequado construção de fossas sépticas.

b) Teníase Taenia solium

Ingestão de água ou verduras contaminadas com os ovos do verme. Lavar bem verduras e legumes antes de consumi-los crus e ferver a água não tratada. c) Ascaridíase Ascaris lumbricoides Ingestão de água e verduras contaminadas com os ovos do verme.

Ferver água não tratada e lavar frutas, verduras e legumes antes do consumo. d) Amarelão Schistosoma mansoni Penetração de larvas através da pele ao nadar em lagoas infestadas. Evitar andar descalço e nadar em lagoas nos horários mais quentes do dia.

(11)

e) Cisticercose Taenia saginata Ingestão de carne crua ou mal cozida. Saneamento básico adequado e não ingestão de carne de procedência desconhecida. 8. (Ufpe 2013)

A imagem acima representa o ciclo de vida de um parasita que pode causar sérios problemas de saúde em seres humanos. Observando essa imagem, podemos afirmar que:

( ) as proglótides se formam na carne do porco e são ingeridas pelo homem. ( ) nessa parasitose, o porco assume o papel de hospedeiro definitivo. ( ) pelo ciclo apresentado, a ingestão acidental de alimentos contaminados

com fezes humanas pode levar à formação de cisticercos no organismo humano.

( ) o amarelão e a ascaridíase são parasitoses que apresentam o mesmo ciclo vital.

( ) o ciclo apresentado é o da teníase.

09. (VUNESP/SP). Na questão abaixo, relativa às verminoses, são feitas 3 afirmações:

I— Andando descalço, o homem pode adquirir a ancilostomíase.

II — Comendo carne crua de porco, o homem pode adquirir a cisticercose cerebral.

III — Elefantíase, doença de Chagas e malária são doenças transmitidas por insetos.

Assinale:

a) se I e II estiverem corretas b) se I e III estiverem corretas

(12)

c) se II e III estiverem cortas d) se apenas II estiver correta e) se I, II e III estiverem corretas

10. (Ufpe 2012) Uma série de verminoses acomete o homem, especialmente na infância, como os helmintos - Ascaris lumbricoides (lombriga) e Enterobius vermicularis (oxiúro) – que podem ser veiculados por alimentos. Sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo.

( ) Nematelmintos, como A. lumbricoides e E. vermicularis, possuem o corpo cilíndrico, simetria bilateral e pseudoceloma.

( ) O A. lumbricoides, depois de ingerido, migra do intestino para os alvéolos pulmonares através da corrente sanguínea.

( ) A ascaridíase provoca a “barriga d’água”, doença caracterizada pelo aumento do fígado e do baço, o que gera uma expansão abdominal. ( ) No ciclo de vida de E. vermicularis, as fêmeas migram à noite do intestino

grosso para a região anal, onde põem seus ovos.

( ) A descarga de dejetos humanos ou animais no solo pode transmitir a oxiuriose e a ascaridíase; assim, andar calçado pode prevenir ambas as doenças. Gabarito 01 – D 02 – A 03 – A 04 – B 05 – E 06 – A 07 – C 08 – F-F-V-F-V 09 – B 10 – V-V-F-V-F

Referências

Documentos relacionados

[r]

Para uma casa, de características populares com 42m 2 , com 2 quartos sala e cozinha, foi projetado um sistema de tecnologias sustentáveis que inclui captação,

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

Além de enfrentar esses desafios, o Cariri paraibano apresenta ainda um quadro de atraso econômico e social muito grave, assim como uma destruição desenfreada do bioma

Assim, de acordo com a autora, a melhoria do ensino de Matemática envolve um processo de diversificação metodológica, exigindo novas competências do professor, tais como: ser capaz

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença