• Nenhum resultado encontrado

Você tem alimentado sua fé?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Você tem alimentado sua fé?"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista Em Itaberaba

Congregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Experiências com Deus

“Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa” (Gn 32: 31).

V

ocê tem alimentado sua fé? Aliás, você tem fé? A Bíblia nos afi rma que “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela Pa-lavra de Cristo” (Rm 10:17). Por-tanto, nossa fé está alicerçada num princípio que é o de conhe-cer a Palavra. Esse conhecimen-to produz e sustenta a fé em nos-sas vidas. O contato com a Pala-vra de Deus age sobre nossa fé, que nos leva a conhecer a Deus e a ter experiências com Ele. Experimentar Deus, isso é possível? Segundo Ele próprio, sim: “Buscar-me-eis e me achar“Buscar-me-eis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor” (Jr 29:13-14a). Contudo, temos diante de nós um desafi o. Somos classifi cados como racionais exatamente pela nossa ca-pacidade de racionalizar as coisas, diferentemente dos outros animais. Ape-sar disso, falamos de categorias que não são racionais. Afi nal, Deus é espí-rito (Jo 4:24) e, portanto, essa busca é espiritual. Então como conciliar ra-cionalidade e espiritualidade? A princípio, a fé é um processo mecânico e racional. Cada pessoa tem a liberdade de escolher, decidir e defi nir no que ou em quem vai crer; ou seja, o primeiro passo da fé é dado pela razão: “Eu penso, logo creio”. Entretanto, essa escolha racional não se sustenta apenas na razão, exatamente porque tratamos de categorias espirituais e sobrena-turais ligadas ao agir e ao revelar-se de Deus a Seus fi lhos.

Concluímos que nossa fé é alimentada a partir das experiências que temos com Deus. À medida que vamos experimentando Sua graça, amor e poder, entendemos o quanto Ele é gracioso, amoroso e poderoso para agir em nós e por meio de nós. Quanto mais eu conheço a Deus, mais sei que depen-do totalmente d’Ele.

A Palavra de Deus nos revela muitas situações de homens e mulheres que tiveram experiências com Deus e viram suas vidas transformadas. Uma das mais belas e marcantes está relatada em Gênesis 32:24-31, quando Jacó se reconcilia com seu irmão, Esaú. O trecho do relato nos mostra que Jacó teve uma experiência literalmente marcante com Deus. No texto, vemos

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIII | Nº 594 | 8 DE NOVEMBRO DE 2015

(2)

a narração de uma luta que simboliza a busca, o desejo de Jacó de ter con-dições de ir até seu irmão para reconciliar-se com ele. Deus lhe envia um an-jo e Jacó não o libera enquanto sua benção não é alcançada.

Como fruto dessa luta/busca, Jacó é marcado por Deus na alma e no corpo. Até seu nome, o que dizia quem ele era, foi mudado a partir daquele momen-to. Jacó passou a se chamar Israel e seu fêmur se rompeu fazendo com que, a partir daquele momento, ele sempre andasse mancando e se lembrasse do que Deus fez em sua vida.

Todo esse simbolismo nos revela alguns ensinamentos. Antes de qualquer coisa, devemos buscar em Deus a força, a orientação de que precisamos pa-ra todas as áreas da nossa vida; nessa busca, Deus se revela a nós e isso nos marca, nos transforma, nos modifica. Deus quer transformar nosso interior e nosso exterior. Ele quer mudar nosso caráter, nossos valores, e quer nos san-tificar para que nossa fé seja fortalecida e alicerçada em Seu nome. Ele tam-bém deseja mudar nossas atitudes, nossa realidade, o meio em que vivemos. E isso começa a partir de cada um de nós.

A fé de Jacó foi alimentada naquela madrugada por meio dessa experiência sobrenatural com Deus, que teve efeitos concretos e palpáveis em sua vida. Busque o Senhor hoje, pois Ele deseja revelar-se a você.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

Texto publicado originalmente no Boin de 14 de abril de 2013.

A autêntica experiência de salvação é transformadora.

Ou impacta a orientação total da vida ou não é autêntica.

John Wesley, teólogo britânico precursor do metodismo (1703-1791)

Reflexão

Como vencer os obstáculos da vida

A vida é uma corrida e uma corrida com obstá-culos. Nossa trajetória não se dá, entretanto, num estádio iluminado, com pistas aplainadas e uma plateia entusiasmada nos ovacionando. Não ra-ro, cruzamos solitariamente desertos tórridos, na-vegamos por mares revoltos e atravessamos pin-guelas estreitas sobre pântanos ameaçadores. Os vencedores são aqueles que, apesar de suas fra-gilidades, tiram seus olhos das circunstâncias, pa-ra colocá-los em Deus.

As Escrituras dizem que Deus faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Deus levanta do pó o abatido, do monturo o ne-cessitado e o faz assentar-se entre príncipes. Deus é quem adestra nossas mãos para a batalha. É ele quem faz com que a mulher estéril seja alegre mãe de filhos. É ele quem nos toma pela mão direita, nos guia com seu conselho eterno e nos recebe na glória. Nossos problemas podem ser insolúveis, se olharmos apenas para as nossas fraquezas. Contudo, se olharmos

Fanny Crosby, a maior compositora de hinos sacros da História

(3)

para Deus, aquilo que nos era impossível, torna-se realidade, pois, para Deus, não há impossível em todas as suas promessas.

A história humana está crivada de exemplos de pessoas que superaram su-as fraquezsu-as, triunfaram sobre susu-as limitações e conquistaram retumbantes vitórias.

Thomas Alva Edison, o maior inventor de todos os tempos, somente frequen-tou o colégio por três meses. A escola devolveu-o por concluir que não tinha condições de acompanhar seus pares. Sua mãe investiu em sua educação e fez dele um dos maiores cientistas do mundo.

Henry Ford, o maior fabricante de carros do mundo, estudou apenas até o pri-meiro ano do secundário. Inobstante as limitações de sua educação formal, foi uma das mentes mais brilhantes, criativas e empreendedoras da História. John Milton ficou completamente cego aos 50 anos de idade. Para todos os que estavam à sua volta, era o fim de sua carreira, o triste epílogo de um ho-mem que mergulhava na escuridão. Porém, sob o manto da cegueira, escre-veu o grande clássico “O Paraíso Perdido”.

O grande compositor Ludwig Van Beethoven, depois de uma surdez progres-siva, ficou completamente surdo aos 46 anos de idade. Para todos, a sur-dez irreversível parecia ser o fim de sua brilhante carreira musical. Entremen-tes, apesar desse fato doloroso, ele compôs mais cinco sinfonias, suas me-lhores composições.

Fanny Crosby, a maior compositora evangélica de todos os tempos, perdeu a visão na sexta semana de vida e viveu 92 anos na escuridão da ceguei-ra. Mas essa mulher extraordinária compôs mais de 8 mil hinos traduzidos e cantados no mundo inteiro, músicas que têm espargido abundantemente a luz de Cristo Jesus.

Todas essas pessoas enfrentaram imensos obstáculos, ultrapassaram barrei-ras humanamente impossíveis, mas venceram.

Talvez, os seus obstáculos sejam outros, caro(a) leitor(a). Talvez você tenha uma limitação física, ou emocional, ou mesmo espiritual. Talvez você esteja enfrentando uma crise conjugal, um drama familiar, uma tempestade financei-ra. Talvez você esteja amargando uma derrota fatídica por causa de um vício que o escraviza. Você se sente inadequado diante de desafios imensos, de ameaças concretas, de obstáculos superiores às suas forças. Nessas horas você é tentado é entregar os pontos, a jogar a toalha, a se dar por vencido.

Entretanto, encorajo você a olhar para cima, a olhar para Deus. Não há causa perdida quando a colocamos nas Suas mãos. Não há vida irrecuperável para o Filho de Deus. Ele fez prodígios ontem e continua fazendo maravilhas hoje. Ele é o nosso refúgio, n’Ele está a nossa esperança e d’Ele vem o nosso socorro. É Ele quem nos faz mais do que vencedores!

Por Hernandes Dias Lopes, pastor presbiteriano

O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou,

mas pelas dificuldades que você superou nesse caminho.

Abraham Lincoln, político norte-americano (1809-1865)

(4)

Meditação

A voz de Deus no jardim

“Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim” (Gn 3:8).

“Diga que não estou!” Esta é uma menti-ra bastante usada pa-ra evitar uma conver-sa não desejada. Vo-cê já experimentou o desencanto de um re-lacionamento atingido pela falsidade? Custa aceitar que alguém de nossas relações agora nos evite e, literalmen-te, “se esconda”. No Jardim do Éden, o Criador e as criaturas se encontravam frequente-mente. Entre Deus e o homem havia uma comunhão perfeita. Nada a es-conder. Entretanto, como o texto acima indica, esse quadro tão harmonio-so se quebrou.

Se Deus não fosse onisciente não teria tomado conhecimento da desobedi-ência de Adão e Eva ao visitar o jardim para mais um amável encontro, na vi-ração do dia. Deus não visitava o jardim simplesmente; na verdade, Ele bus-cava o centro de Seu interesse: “Adão, onde estas?”

Adão se esconde entre as árvores, entre as suas desculpas esfarrapadas, e culpa a mulher. Eva reconhece ter sido enganada, mas aponta outro culpa-do, a serpente.

Eles desobedeceram a Deus e logo começam a aparecer as consequências do pecado: a culpa leva a esconder-se; o egoísmo leva às acusações. E hoje, como nós temos nos escondido de Deus?

Não tive tempo. Cheguei tarde do serviço. Estou muito cansado. Tinha uma festa de aniversário pra ir. Meu time estava jogando a final do campeonato. Recebi visitas. Este é o único momento que tenho para fazer minhas tarefas ou para descansar. E tantas outras desculpas. Será que Deus as aceitará? Nossa culpa deve receber um tratamento definitivo que tornará possível a nossa perfeita comunhão com Cristo. Precisamos rever nossos valores e nos achegar a Deus.

Como Deus procurou por Adão e Eva, Ele hoje procura por você! Pense nisso!

(5)

Avisos

Você ainda não é dizimista?

Como sempre dizemos, a obra de Deus nunca vai parar por falta de dinheiro; apenas se limitará à quantidade que tivermos disponível. Os recursos finan-ceiros determinam o quanto podemos fazer na obra de Deus, pois quase tu-do o que fazemos ou queremos fazer necessita de dinheiro. Por isso, tornar-se dizimista potencializa a abrangência da ação missionária da igreja. Se vo-cê deseja que o Reino de Deus seja concretizado aqui na Terra, que vidas se-jam transformadas, não deixe de contribuir. Assuma hoje o compromisso com Deus de ser fiel por meio do seu dízimo.

Conferência Transbordante: “Teu Reino Vem”

Um fim de semana todo dedicado a refletirmos, com muita seriedade e amor, sobre o tema “Missão”. Haverá uma programação muito especial e intensa em que contaremos com a presença de pessoas que estão na linha de frente de diversas áreas da Missão. Confira a programação:

Dia 20/11 (sexta-feira), às 20h00: Culto de abertura, com o Ministério de Louvor da I.M. no Brás e mensagem do missionário Benjamin Reyes; Dia 21/11 (sábado), às 19h00: Louvor e adoração com o grupo Trans-bordante e estreia do espetáculo “O Sonho de um Reino”, da Cia. de Teatro Transbord’Arte;

Dia 22/11 (domingo), às 9h00: Louvor e adoração com o grupo Transbor-dante e Lucas Tescaro, além das oficinas temáticas “Missão Transcultural”, “Missão Urbana” e “Evangelismo Pessoal”;

Dia 22/11 (domingo), às 19h00: Louvor e adoração do grupo Transbordan-te e mensagem do missionário Benjamin Reyes.

Aniversariantes.

9/11 Carolina Abib Cavalcante Santos, Edileuza Pereira da Silva e Laura Rocha Costa Valentin;

11/11 Maércio Fogaça de Oliveira e Mariana Wada de Oliveira;

13/11 Carolina Fernanda Teotônio

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermi-dades e problemas diversos. Oremos:

Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Domi, da d. Elenice (irmã da d. Neusa), da d. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), do Leonardo (amigo da Beth Estrozi), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio) e do Wanderlei;

Pela Clínica Neemias;

Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/ igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves

Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin

Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00) Tarde de Oração (16h30) Novidade de Vida (20h00) Encontros dos PGs Encontros dos Pgs Culto de Libertação (20h00) Reun. de Oração (22h30) Encontros dos Pgs Or. e Intercessão (8h15) Escola Dominical (9h00) Culto solene (19h00) HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12hLaura - Tiago e Laura9h Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura Tiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h 13h30 – 17hTiago Tiago e Laura14h - 17h -Noite Tiago e Laura20h Tiago20h Tiago20h Tiago e Laura20h Tiago19h Tiago e Laura19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site. Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou

www.livestream.com/metodistaitaberaba

Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região. Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de Serviço

SERVIÇO HOJE (8/11) PRÓX. DOMINGO (15/11)

FECHAMENTO DA IGREJA Marilene Murilo

GUARDADOR DOS CARROS Marcel Almir

INTERCESSÃO Tiago/Nurimar Edward

MINISTÉRIO INFANTIL Jessica/Equipe pastoral Carol/Bia/Rosa

LOUVOR Geração Eleita Vida

OPERADOR DE SOM Tiago Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bia Ziza

OPERADOR DE CÂMERA Alamir Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Sem. Lucas Pra Laura/Emerson

Referências

Documentos relacionados

Guizzo ainda ajuda a refletir sobre como meninas e meninos transitam pelos scripts de gênero ao apontar a maior repreensão que meninos sofrem ao tentar “atravessar” as

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Na gestão e controlo do risco operacional, o Grupo tem vindo a adotar, de forma crescente e muito relevante, um conjunto de princípios, práticas e mecanismos de controlo

(3) O desenvolvimento de métodos mais sensíveis para detecção de anticorpos específicos contra o dador (AECD) bem como de estratégias de dessensibilização são

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

2.1 ANÁLISE MERCADOLÓGICA 2.2 MISSÃO DA EMPRESA 03 CONCORRÊNCIA 04 FORNECEDORES 05 PLANO DE MARKETING 5.1 PLANO DE VENDAS 06 CUSTOS 07 INVESTIMENTO 08 ANÁLISE FINANCEIRA 09

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

Tendo em vista os aspectos observados, é possível concluir que: (1) há variações na preferência profissional em alunos prestes a ingressar no mercado de trabalho,