• Nenhum resultado encontrado

CONHECIMENTO E TECNOLOGIA: BIBLIOTECA VIRTUAL DISCIPLINAS EAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONHECIMENTO E TECNOLOGIA: BIBLIOTECA VIRTUAL DISCIPLINAS EAD"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CONHECIMENTO E TECNOLOGIA: BIBLIOTECA VIRTUAL

DISCIPLINAS EAD

BORGES, Caio Olschowsky1; MOZZAQUATRO, Patricia Mariotto2; SOARES, Raquel Madeira3; BARCELLOS, Caroline Barilli4; HARTMANN, Maria Lourdes Backes5; NEUBAUER, Vanessa Steigleder6

Resumo

O presente artigo é parte integrante de um projeto de extensão em desenvolvimento. O projeto tem como objetivo a criação de uma “Biblioteca Virtual” para as disciplinas da EAD, que configura-se em disponibilizar referenciais importantes para o desenvolvimento das disciplinas da EAD. O projeto estrutura-se em organizar, separar, digitalizar, cadastrar, criando as chamadas pastas net, sistematizadas por professores disponibilizando no ambiente pelas disciplinas dos mesmos, as quais estarão disponíveis a todos aqueles com vinculo na UNICRUZ, ou seja, elas serão abertas como de livre pesquisa, fomentando e incentivando a interdisciplinaridade. A fecundidade da proposta centra-se em fomentar a reavaliação dos docentes a cerca de seus materiais didáticos, fomentar as pesquisas com referencia apropriada, bem como facilitar o acesso ao aluno e diminuir custos, além de abrir portas para futuramente se pensar nessa estrutura para toda universidade.

Palavras-chave: EAD. Biblioteca Virtual. Interdisciplinariedade.

Abstract

This article is part of an extension project in development. Aims to create a "Virtual Library" to the disciplines of the EAD, which configures itself to providing important references to the development of the disciplines of EAD. The project is structured to organize, sort, scan, register, creating folders net calls, systematized by teachers and funneling the environment by providing the same subjects, which will be available to all those with the UNICRUZ bond, in other words, they are open to the free search, fostering and encouraging interdisciplinary. The fecundity of the proposal focuses on fostering the re - evaluation of teachers about their teaching materials, foster research with appropriate references, as well as facilitate access to student and decrease costs. Besides opening doors for future thinking in this structure for the entire university.

1Graduando em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). 2 Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria.

3 Graduação em andamento em Ciências Biológicas pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). 4 Graduação em andamento em Estética e Cosmética pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). 5

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.

(2)

Key Words: EAD, Virtual Library. Interdisciplinary.

Introdução

A educação a distância é uma modalidade que permite o aluno ter a informação em qualquer lugar, vislumbrando a autonomia e responsabilidade dos acadêmicos, assim ela não comporta utilização de pastas no xerox, bem como a reivindicação de mais orientações para as pesquisas complementares sobre os assuntos desenvolvidos.

Pesquisas mostram que 90% da comunidade acadêmica, atualmente utiliza algum recurso tecnológico em sala de aula. A partir da utilização de uma biblioteca virtual, se economiza em xerox, ou seja, em folhas, preservando e ajudando na sustentabilidade do meio ambiente e também contribui para uma educação ambiental, pode-se prever uma educação ambiental da comunidade acadêmica da UNICRUZ. Este artigo é parte integrante de um projeto de pesquisa que tem como objetivo a criação de uma “Biblioteca Virtual” para as disciplinas da EAD, que configura-se em disponibilizar referenciais importantes ao desenvolvimento das disciplinas da EAD. Com sua implantação será possível minimizar custos, pois prevê em sua estrutura justamente a redução de formas físicas como uso do papel, mas possibilita acesso aos materiais em forma virtual.

No presente artigo serão abordados os seguintes tópicos: a introdução, educação a distância e as bibliotecas virtuais, metodologia juntamente com a modelagem da aplicação, resultados alcançados até o momento, conclusão e finalizando, as referências.

Educação à Distância

No atual cenário é fundamental que a educação integre-se à sociedade moderna do conhecimento. Uma das formas de realizar essa tarefa é desenvolver estratégias de aprendizagem, mediadas por tecnologias da informação (TIs). As TIs oferecem meios para a criação de AVA, proporcionando uma aprendizagem flexível e a distância. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem encontram-se em grande expansão, nas mais diversas instituições como as acadêmicas, empresariais e tecnológicas com objetivo de ser uma ferramenta de

E-learning, possibilitando a capacitação de profissionais e estudantes.

Segundo Almeida,

a expressão "Ambiente Virtual de Aprendizagem" está relacionada à sistemas computacionais, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Permitem integrar múltiplas mídias e recursos,

(3)

apresentam informações de maneira organizada, proporcionam interações entre pessoas e objetos de conhecimento, visando atingir determinados objetivos. (ALMEIDA, 2002, p.12)

Os AVAs podem ser empregados como suporte para sistemas de educação a distância, bem como servir de apoio às atividades presenciais de sala de aula e ou diferentes ambientes por meio da internet ou intranet.

Os processos estão, cada vez mais, se articulando por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). No contexto acadêmico, esta realidade cria novas oportunidades para os educadores compartilharem com os alunos o acesso às informações e trabalharem de forma cooperativa.

Esta modalidade de ensino apresenta características próprias que, aliadas aos processos de ensino e aprendizagem diferenciados, devem dispor de tecnologias de apoio aos seus alunos, no plano administrativo, pedagógico, tutorial, e particularmente quanto aos recursos informacionais (FILHO; KAIMEN, 2009).

A EAD tem sido um termo usado para qualquer forma de estudo em que os alunos não estejam em contato direto com seu professor. Este tipo de ensino pode ser considerado como uma alternativa educacional capaz de propiciar a ampliação de oportunidades educativas, por meio de programas de qualidade. A EAD tem marcado sua presença fazendo o uso de diferentes tecnologias, passando pelo rádio, televisão, até chegar aos computadores. Atualmente, o desenvolvimento das tecnologias de comunicação deu-lhe novo impulso colocando–a em evidência. A seguir são apresentadas as bibliotecas virtuais.

Bibliotecas Virtuais na EAD

O momento atual caracteriza-se por uma economia mundial baseada na tecnologia, na informação e em processos organizacionais de ensino e de aprendizagem colaborativos e/ou corporativos.

O cenário educacional tem sido um dos pontos fortes nesta economia mista em que cada vez mais se aprimoram tecnologias associadas a novas propostas para o mercado. O computador na Educação representa uma tendência na qual são utilizados os recursos oferecidos pelas tecnologias digitais como auxiliar na aprendizagem de um conteúdo.

Atualmente, a web vem se apresentando como um meio cada vez mais promissor para o desenvolvimento de sistemas de ensino. Têm-se vivenciado uma mudança de paradigma na computação.

(4)

Conforme Barbosa:

Os sistemas computacionais precisam adaptar-se a uma computação altamente dinâmica, onde o ambiente está em constante mudança em função da mobilidade do usuário (BARBOSA, 2007).

Neste sentido, é fundamental que a introdução das tecnologias no processo educacional seja acompanhada de mudanças expressivas nos métodos de ensino. Os estudos de (BARBOSA, 2007) mostram a importância de desenvolver materiais digitais que suportam essa modalidade de educação com recursos que atendam da melhor forma possível as necessidades do processo de ensino e aprendizagem, ou seja, o foco será o aluno-aprendiz, em suas necessidades, objetivos, estilo e ritmo de aprendizagem. A finalidade é facilitar o processo de aprendizagem e gerar conhecimento.

Dentre os recursos disponíveis pelas tecnologias da informação e da comunicação, uma preocupação surgiu relacionada à educação, a possibilidade de tornar os recursos computacionais, voltados aos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos mais personalizados.

Diante das atuais necessidades de locomoção dos profissionais e estudantes e a grande exigência de capacitação e atualização desses, faz-se necessário a criação de mecanismos que os possibilitem a continuidade de um processo de ensino/aprendizagem, mesmo que estejam fora da empresa ou da instituição de ensino (PELISSOLI, 2004).

Nesse contexto, enfatiza-se o uso das tecnologias no processo de EaD e destaca-se, no contexto dos modelos pedagógicos conhecidos que vigoram nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as bibliotecas, como item obrigatório nos planos de desenvolvimento de instituições de ensino, seja qual for o nível, desde o infantil ao superior.

As bibliotecas são de fundamental importância para o andamento e desenvolvimento dos estudos, para a aquisição do conhecimento e cultura por parte dos estudantes e equipes de professores (FILHO; KAIMEN, 2009).

Na atualidade, marcada pelas TICs, as bibliotecas desempenham o papel não apenas de guardar, mas também de disponibilizar a informação.

Muito se discute sobre a conceituação das bibliotecas no EaD (biblioteca digital, biblioteca virtual, biblioteca polimídia, ou portais digitais). As discussões ainda vão prolongar-se, porém o que é fato concreto é a importância dessas bibliotecas como recurso informacional indispensável ao EaD.

(5)

Conforme os autores (FILHO; KAIMEN, 2009) a biblioteca digital tem como objetivo disseminar informações presentes em uma coleção ou em um conjunto de coleções, tendo como veículo o uso das tecnologias de informação e comunicação e proporcionando acesso à informação de toda natureza (fotos, filmes, vídeos, músicas) disponíveis em bases de dados por meio de servidores de alta capacidade (data centers contratados ou

services/providers próprios).

Metodologia

Inicialmente se desenvolveu um ambiente Web (Biblioteca Virtual) com a utilização de um servidor na qual fará o armazenamento dos materiais digitais.

Após, aconteceu a apresentação da proposta a todos docentes e coordenadores envolvidos. Posteriormente solicitou-se aos docentes os materiais que devem ser transformados em material digital, sendo solicitado no mínimo dezesseis (16) materiais por disciplina. No entanto podem ser envidados ao projeto quantos materiais mais o docente achar importante para sua proposta pedagógica. Assim, o primeiro semestre do ano de 2013 foi destinado a organização e estruturação dos materiais.

No segundo semestre de 2013, pretende-se finalizar a construção da Biblioteca Virtual, realizando assim os testes finais. Em março de 2014 a Biblioteca Virtual será disponibilizada aos acadêmicos, ou seja, os materiais digitais serão utilizados nas disciplinas e pretende-se monitorar sua utilização via ambiente.

A modelagem da aplicação foi desenvolvida com o software Bizagi Proccess

Modeler. Na Figura 1 ilustra-se o funcionamento do sistema. O aluno ou professor, ao

acessar o sistema, poderão visualizar os materiais postados, efetuar downloads e também poderão visualizar o acervo. O adminstrador terá total acesso a todas as funcionalidades do sistema. Os professores encaminharão os materiais (digitais ou impressos) ao NEaD para serem postados. O login de acesso para os usuários será o mesmo do sistema online (registro acadêmico(r.a) e senha).

(6)

Figura 1 – Funcionamento da biblioteca digital

Resultados

Os resultados obtidos até o momento com a execução do projeto de extensão, são os seguintes:

A Figura 2 ilustra a tela inicial da Biblioteca Virtual da Unicruz. Na página inicial os usuários logados como professor ou aluno verão a lista de arquivos para efetuar downloads e um campo de busca, facilitando o encontro do material de sua preferência.

(7)

Figura 2 – Tela inicial da Biblioteca Virtual da Unicruz

A Figura 3 ilustra a página de contato, nela, o aluno ou professor tendo problema ao realizar o download dos materiais, ou caso queira mandar uma mensagem de crítica, reclamação, sugestão em relação ao sistema, poderá então entrar em contato com o administrador do mesmo por meio do formulário de contato.

(8)

Figura 3 – Formulário de contato

Na Figura 4, pode-se observar que a Biblioteca contará também com um acervo digital, onde os materiais postados estarão a disposição dos alunos e professores.

(9)

Figura 4 – Acervo digital

Ainda, no sistema apresenta-se alguns links como: apresentação (faz uma breve descrição do sistema), instruções para autores, estatísticas e, regulamentação.

Conclusão

O público alvo desse projeto são todos os docentes das disciplinas EAD, bem como os acadêmicos devidamente matriculados nas mesmas.

As potencialidades desse projeto estão relacionadas ao melhoramento pedagógico do ensino EAD, o que facilita o acesso e pesquisa de materiais com veracidade acadêmica intelectual devidamente direcionados pelos docentes, além de diminuir custos ao aluno, incentiva uma educação ambiental.

Essa proposta vem contribuir em fecundidade para política do Ensino a Distância da Universidade de Cruz Alta, ela não somente prevê um resgate dos materiais utilizados nas disciplinas, como também busca facilitar a prática acadêmica do discente e docente, além de prever e incentivar a busca de materiais adequados para o contexto das disciplinas. Ainda pode-se salientar que incentiva uma educação ambiental, incentivando o não uso do xerox, ou seja, evitando consumo de papel e tinta, favorecendo o acesso aos materiais igualmente no ambiente da aula, que é virtual.

Um aspecto importante desta pesquisa é o que tange a aplicabilidade, uma vez que acadêmicos de diversos cursos, sejam professores ou alunos, poderão usufruir da Biblioteca Virtual (Repositório de Materiais Digitais). Além disso, também possibilita novas formas de disseminação do conhecimento e a ampliação das possibilidades de ensino.

Este artigo integra um projeto de extensão que objetiva possibilitar à UNICRUZ, subsídios para acompanhar os avanços tecnológicos e científicos que a educação a distancia requer, bem como proporcionar um ensino de qualidade. Assim, pretende-se concluir os trabalhos até dezembro de 2013. Como projeto futuro, espera-se integrar a este, técnicas de hipermídia adaptativa, as quais irá proporcionar recomendações de informações e materiais aos usuário da biblioteca conforme sua preferencia e área de atuação.

(10)

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/mariaeliza bethalmeida.rtf.> Acesso em: 28 set. 2013.

BARBOSA, Débora Nice Ferrari, Um modelo de educação ubíqua orientado à consciência do contexto do aprendiz. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2007. FILHO, José Matias dos Santos; KAIMEN, Maria Júlia Giannasi. Biblioteca Digital como recurso informacional no ensino superior a distancia (EAD): uma análise das instituições de ensino superior credenciadas para programas de EAD na região Sul do País. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.19, n.3, p. 87-97, set./dez. 2009

PELISSOLI, Luciano; LOYOLLA, Waldomiro. Aprendizado móvel (m-learning): Dispositivos e cenários. 2004 Centro de Educação Tecnológica Professor Luiz Rosa, 2004. Disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/074-TC-C2.htm >. Acesso em: 12 nov. 2012.

Referências

Documentos relacionados

1 o Fica instituída a Nota Fiscal Eletrônica de Prestação de Serviços e a Declaração Eletrônica de serviços prestados e tomados no Município de Tabatinga para o

• Pacientes que apresentam edema macular, retinopatia não proliferativa moderada ou grave e qualquer retinopatia proliferativa de- vem ser encaminhados prontamente a um

O problema de como garantir a autenticidade do acesso do usuário de sites de ensino à distância levou a uma busca de soluções que pudessem atender as exigências

(2005), o preço estabilizado passou a ser um referencial de comparação entre alternativas e permitiu associar-se o conceito de valor como diferencial entre produtos similares.

A proposta ainda prevê a possibilidade de que até 40% da carga horária do ensino médio sejam feitos a distância (EaD). O formato de ensino médio que está sendo apresentado tem

72. Cooperação internacional entre organizações governamentais e não governamentais, regionais e inter-regionais, podem ter um papel muito importante no apoio ao movimento

Para tanto alguns objetivos específicos foram traçados, sendo eles: 1 padronizar um protocolo de preparação de biblioteca reduzida ddRADSeq para espécies do gênero Cereus; 2 obter

As resistências desses grupos se encontram não apenas na performatividade de seus corpos ao ocuparem as ruas e se manifestarem, mas na articulação micropolítica com outros