• Nenhum resultado encontrado

UEFA CHAMPIONS LEAGUE - ÉPOCA 2020/21 DOSSIERS DE IMPRENSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UEFA CHAMPIONS LEAGUE - ÉPOCA 2020/21 DOSSIERS DE IMPRENSA"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

PATROCINADORES OFICIAIS DA UEFA CHAMPIONS LEAGUE

DOSSIERS DE IMPRENSA

Paris Saint-Germain

Parc des Princes - Paris

quarta-feira, 28 de Abril de 2021 21.00CET (21.00 Hora local)

Meias-finais, Primeira mão

Manchester City FC

Última actualização 12/05/2021 17:30CET

Encontros anteriores 2

Retrospectiva 3

Plantel 6

Árbitros e delegados 8

Resultados e classificações 11

Constituições das equipas 15

Factos e números da prova 16

Factos e números das equipas 18

(2)

Encontros anteriores

Execption in

[/insideuefa/mediaservices/presskits/uefachampionsleague/season=2021/round=2001255/day=11/session=2/match=2029494/chapters/previo Slot []

ExceptionInfo [Error executing child request for /code/PressKits/prevMeetings.aspx.] Inner Exception [Exception of type 'System.Web.HttpUnhandledException' was thrown.]

(3)

Retrospectiva

O Paris Saint-Germain e o Manchester City defrontam-se no Parc des Princes na primeira mão das meias-finais tendo como objectivo darem mais um passo rumo ao primeiro título da UEFA Champions League.

• Embora tenham desfrutado de muito sucesso nacional nos últimos anos, os dois clubes têm tido mais dificuldade em alcançar a glória na Europa. O Paris chegou pela primeira vez à final na temporada passada, mas perdeu contra o Bayern; o City está nesta fase apenas pela segunda vez e caiu nas últimas três campanhas nos quartos-de-final. • Os dois clubes venceram adversários alemães até chegarem às meias-finais: o Paris desforrou-se do Bayern e o City levou a melhor sobre o Dortmund.

• Paris ou City podem tornar-se na 23ª equipa a vencer a Taça dos Campeões e a inscrever um novo nome no troféu pela primeira vez desde o triunfo do Chelsea em 2012.

Confrontos anteriores

• A única participação anterior do City numa meia-final da UEFA Champions League foi garantida com uma vitória sobre o Paris nos quartos-de-final de 2015/16. A primeira mão, no Parc des Princes, terminou 2-2, com o golo inaugural de Kevin De Bruyne para o City, aos 38 minutos, a ser anulado por tentos de Zlatan Ibrahimović (41) e Adrien Rabiot (59), antes de Fernandinho empatar a contenda a 18 minutos do fim.

• De Bruyne marcou o único golo a 14 minutos do fim da partida em Manchester, em que a equipa de Manuel Pellegrini levou a melhor sobre o Paris comandado por Laurent Blanc.

• De Bruyne, Fernandinho e Sergio Agüero participaram nos dois jogos pelo City, assim como Ángel Di María pelo Paris. Layvin Kurzawa foi suplente não utilizado do Paris em ambas as partidas, enquanto Marquinhos não saiu do banco no encontro em França antes de jogar 90 minutos em Inglaterra, onde Presnel Kimpembe foi suplente não utilizado.

• O Paris de Paul Le Guen empatou sem golos com o Manchester City dirigido por Mark Hughes no City of Manchester Stadium na fase de grupos da Taça UEFA de 2008/09 – o primeiro jogo do City contra uma equipa francesa. O City terminou no primeiro lugar do Grupo A e o Paris em terceiro, tendo passado aos 16 avos-de-final. Os dois clubes acabaram depois por ser eliminados nos quartos-de-final: o City ao perder por por 4-3 no total frente ao Hamburgo, o Paris derrotado por 3-0 no total pelo Dínamo Kiev.

Guia de forma Paris

• Esta é a terceira participação do Paris numa meia-final da Taça dos Campeões (V1 D1): 1994/95 Milan D 0-3 (0-1 c, 0-2 f)

2019/20 Leipzig V 3-0

• Esta diferença de 25 anos entre as duas presenças em meias-finais é recorde da UEFA Champions League e bateu a ausência de 22 anos do Ajax entre 1997 e 2019.

• Em 2019/20, o Paris tornou-se na quinta equipa francesa a chegar à final da Taça dos Campeões, depois de Reims (1956,1959), St-Étienne (1976), Marselha (1991, 1993) e Mónaco (2004). Deste grupo, apenas o Marselha, na final da primeira edição da UEFA Champions League, em 1993, conseguiu erguer o troféu.

• Caso vença o City, o Paris pode tornar-se, portanto, no terceiro clube da Ligue 1 a alcançar a final mais do que uma vez.

• O Paris também chegou às meias-finais em três edições da Taças dos Vencedores das Taças e de uma Taça UEFA. O seu registo nessas eliminatórias – todas disputadas entre 1993 e 1997 – foi de V2 D2, com sucessos nas duas últimas, contra o Deportivo em 1995/96 e o Liverpool em 1996/97. Isto significa que o afastamento do Leipzig na época passada foi a terceira ocasião seguida em que o Paris seguiu em frente numa meia-final europeia.

• O Paris venceu seis dos seus dez jogos na competição desta temporada, incluindo quatro consecutivos, antes de empatar 1-1 em casa com o Barcelona na segunda mão dos oitavos-de-final. Mesmo assim, o resultado total de 5-2 permitiu-lhe seguir em frente; Kylian Mbappé apontou um "hat-trick" na vitória por 4-1 na primeira mão em Camp Nou.

• Essa vitória seguiu-se a outros triunfos na fase de grupos: em casa contra o Leipzig (1-0), no terreno do Manchester United (3-1) e – garantindo a passagem aos oitavos-de-final como vencedor do Grupo H – por 5-1 em casa com o İstanbul Başakşehir. O Paris também venceu fora o clube turco por 2-0 na segunda jornada, entre derrotas por 2-1 em casa ante o United e fora com o Leipzig.

• O Paris eliminou o Bayern, detentor do troféu, nos oitavos-de-final, após uma vitória por 3-2 na primeira mão na Alemanha e uma derrota em casa por 1-0.

(4)

• Mbappé soma oito golos esta época na UEFA Champions League, todos apontados nos últimos cinco jogos, e ocupa o segundo lugar na tabela dos melhores marcadores, dois atrás de Erling Haaland, cuja equipa de Dortmund foi eliminada pelo City nos quartos-de-final.

• Campeão da Ligue 1 pela sétima vez em oito anos em 2019/20, e pela nona no geral, o Paris também conquistou as duas taças nacionais na temporada passada. Esta é a nona campanha consecutiva da equipa francesa na UEFA Champions League e a 13ª no total.

• O Paris alcançou a sua primeira final da Taça dos Campeões na época passada. Derrotou o Dortmund nos oitavos-de-final (1-2 f, 2-0 c), a Atalanta nos quartos-oitavos-de-final (2-1) e o Leipzig nas meias-finais, mas perdeu por 1-0 na final contra o Bayern.

• Os parisienses chegaram à fase a eliminar nas suas últimas nove participações na UEFA Champions League e tinham sido eliminados três vezes seguidas nos oitavos-de-final até à época passada.

• Sob o comando de Thomas Tuchel – que foi substituído como treinador por Mauricio Pochettino em Janeiro deste ano – o clube francês terminou em primeiro lugar num grupo que também inclui Real Madrid, Club Brugge e Galatasaray em 2019/20. Venceu cinco dos seus seis jogos e empatou o outro, tendo sofrido apenas dois golos e terminado cinco pontos à frente do Real Madrid.

• O Paris marcou em 34 jogos consecutivos da UEFA Champions League, igualando o recorde da competição estabelecido pelo Real Madrid entre 2011 e 2014, antes de ficar a zero na final da época passada. Marcou golos nos primeiros nove jogos desta época e também em 23 jogos seguidos da UEFA Champions League no Parc des Princes, antes de ficar em branco em casa frente ao Bayern na segunda mão dos quartos-de-final.

• O Paris ganhou 18 dos últimos 28 jogos na UEFA Champions League (E4 D6). A derrota na segunda mão com o Bayern foi apenas a sua quinta nas últimas 60 partidas europeias em casa (V38 E17), embora três delas tenham acontecido nos últimos dez jogos realizados no Parc des Princes.

• O Paris perdeu os dois últimos jogos em casa contra equipas ingleses, tendo também sido derrotado por 3-1 pelo Manchester United a segunda mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League de 2018/19, numa eliminatória perdida devido à regra dos golos marcados fora (2-0 f). O triunfo sobre o Liverpool por 2-1, a 28 de Novembro de 2018, é a única vitória do Paris nos últimos cinco jogos em casa contra clubes da Premier League.

• O Paris perdeu três dos 11 jogos em casa frente a visitantes ingleses (V4 E4), tendo o outro sido com o Chelsea, por 3-0, na fase de grupos da UEFA Champions League de 2004/05.

• A eliminação em 2018/19 diante do United deixou o registo do Paris em rondas a duas mãos com adversários ingleses em V3 D4. Os franceses perderam as duas últimas; o sucesso mais recente aconteceu contra o Chelsea nos oitavos-de-final da UEFA Champions League de 2015/16, numa eliminatória em que ganhou por 2-1 em casa e fora.

Manchester City

• O City foi eliminado na sua única presença anterior numa meia-final da Taça dos Campeões: 2015/16 Real Madrid D 0-1 (0-0 c, 0-1 f)

• O clube de Manchester disputou outras duas meias-finais das competições europeias, ambas na Taça dos Vencedores das Taças. Afastou o Schalke em 1969/70 (0-1 f, 5-1 c), mas foi eliminado pelo Chelsea na mesma fase da época seguinte (0-1 f, 0-1 c).

• Como tal, o City perdeu o jogo fora por 1-0 nas anteriores participações nas meias-finais da UEFA.

• O City quer tornar-se no 42º clube a chegar à final da Taça dos Campeões e o terceiro a conseguir o feito em épocas sucessivas, após as primeiras presenças do Tottenham Hotspur em 2019 e do Paris em 2020. Os ingleses seriam a 21ª equipa a chegar à final da UEFA Champions League.

• O City marcou três golos em cada uma das três primeiras vitórias esta época no Grupo C, tendo batido o Porto (3-1), o Marselha e o Olympiacos (ambos por 3-0), antes de um triunfo por 1-0 na Grécia na quarta jornada, jogo no qual garantiu o apuramento. O empate a zero no Porto, no penúltimo encontro, confirmou o City como primeiro classificado, antes da vitória por 3-0 em casa sobre o Marselha.

• A equipa de Josep Guardiola venceu duas vezes o Mönchengladbach por 2-0 nos oitavos-de-final, com os dois jogos disputados em Budapeste, antes de derrotar o Dortmund por 2-1 em casa e fora nos quartos-de-final.

• O golo marcado por Marco Reus, do Dortmund, aos 84 minutos da primeira mão, pôs fim à série de 790 minutos do City sem sofrer golos na UEFA Champions League, desde o tento inaugural de Luis Díaz, do Porto, aos 14 minutos do encontro da primeira jornada. O recorde da competição, fixado em 2005/06, pertence ao Arsenal e é de 995 minutos, enquanto o City ocupa o segundo lugar após superar a Juventus (690 minutos).

(5)

quartos-de-final pela terceira época seguida, ao perder por 3-1 com o Lyon numa eliminatória única realizada em Lisboa. Os ingleses tinham sido primeiros no seu grupo com 14 pontos (V4 E2) antes de derrotarem o Real Madrid nos oitavos-de-final, tendo ganho por 2-1 fora e em casa ante o clube 13 vezes campeão europeu.

• Esta é a décima campanha do "cityzens" na UEFA Champions League, competição na qual participaram sempre desde 2011/12.

• O City marcou 56 golos nos últimos 23 jogos na UEFA Champions League; nas últimas três temporadas o seu registo é V22 E4 D3, 72 golos marcados e 24 sofridos.

• A equipa de Guardiola venceu 11 das últimas 16 partidas fora nas competições europeias (E3 D2), tendo ambas as derrotas ocorrido em Inglaterra; a última derrota fora aconteceu no campo do Shakhtar (1-2), na sexta jornada da UEFA Champions League de 2017/18.

• O registo do City frente a clubes franceses é de V4 E3 D3, com 19 golos marcados e 15 sofridos.

• Após vencer o Paris em 2015/16, a outra eliminatória do City contra um oponente francês foi contra o Mónaco nos oitavos-de-final de 2016/17; Sergio Agüero bisou e Raheem Sterling e John Stones marcaram um golo cada num triunfo por 5-3 na primeira mão. No entanto, a equipa de Guardiola seria eliminada devido aos golos fora depois de ter perdido por 3-1 em França. Mbappé marcou nas duas mãos pelo Mónaco.

• A derrota da temporada transacta contra o Lyon deixou o registo do City em eliminatórias contra equipas de França em V1 D2.

• A vitória desta época por 3-0 em Marselha, na segunda jornada, encerrou a sequência de quatro jogos do City sem triunfos frente a clubes franceses (E1 D3). Essa foi também a primeira vitória fora contra adversários da Ligue 1 à quarta tentativa (E2 D1).

(6)

Plantel

Paris Saint-Germain

Presente temporada Hist.

UCLQ UCL Liga UCL UEFA

Nr Jogador Nac. DN Idade D J Gls J Gls J Gls J Gls J Gls

Guarda-redes

1 Keylor Navas CRC 15/12/1986 34 - - - 10 - 25 - 58 - 72

-16 Sergio Rico ESP 01/09/1993 27 - - - 10 - 25 - 40

-30 Alexandre Letellier FRA 11/12/1990 30 - - - - - - - -

-60 Mathyas Randriamamy FRA 23/04/2003 18 - - - - - - - -

-70 Yanis Saidani FRA 20/08/2001 19 - - - - - - - -

-Defesas

3 Presnel Kimpembe FRA 13/08/1995 25 - - - 9 - 25 - 31 1 31 1

4 Thilo Kehrer GER 21/09/1996 24 - - - 5 - 22 - 17 - 25

-5 Marquinhos BRA 14/05/1994 26 - - - 8 2 21 1 63 8 63 8

20 Layvin Kurzawa FRA 04/09/1992 28 - - - 5 - 18 1 29 3 32 5

22 Abdou Diallo FRA 04/05/1996 24 - - - 7 - 19 - 18 - 18

-24 Alessandro Florenzi ITA 11/03/1991 30 - - - 8 - 20 2 41 1 50 2

25 Mitchel Bakker NED 20/06/2000 20 - - - 8 - 25 - 8 - 8

-31 Colin Dagba FRA 09/09/1998 22 - - - 4 - 21 1 6 - 6

-32 Timothee Pembele FRA 09/09/2002 18 - - - 1 - 5 1 1 - 1

-Médios

6 Marco Verratti ITA 05/11/1992 28 - - - 5 - 20 - 65 3 65 3

8 Leandro Paredes ARG 29/06/1994 26 - - - 6 - 20 1 14 - 42 2

11 Ángel Di María ARG 14/02/1988 33 - - - 8 1 24 4 92 22 116 28

12 Rafinha BRA 12/02/1993 28 - - - 8 - 19 - 26 1 27 2

15 Danilo POR 09/09/1991 29 - - - 10 - 19 2 40 1 52 1

19 Pablo Sarabia ESP 11/05/1992 28 - - - 4 - 25 6 31 4 45 12

21 Ander Herrera ESP 14/08/1989 31 - - - 8 - 27 1 25 - 56 4

23 Julian Draxler GER 20/09/1993 27 - - - 4 - 21 4 58 8 73 11

27 Idrissa Gueye SEN 26/09/1989 31 - - - 9 - 25 2 22 - 45 2

33 Maxen Kapo FRA 19/01/2001 20 - - - - - - - -

-35 Ismael Gharbi FRA 10/04/2004 17 - - - - - - - -

-38 Edouard Michut FRA 04/03/2003 18 - - - 1 - - - -

-42 Abdoulaye Kamara GUI 06/11/2004 16 - - - - - - - -

-Avançados

7 Kylian Mbappé FRA 20/12/1998 22 - - - 9 8 29 25 44 27 45 27

9 Mauro Icardi ARG 19/02/1993 28 - - - 2 - 17 7 15 9 30 15

10 Neymar BRA 05/02/1992 29 - - - 7 6 14 6 67 41 67 41

18 Moise Kean ITA 28/02/2000 21 - - - 8 3 23 12 12 3 12 3

39 Kenny Nagera FRA 21/02/2002 19 - - - 1 - - - -

-Treinador

(7)

-Manchester City FC

Presente temporada Hist.

UCLQ UCL Liga UCL UEFA

Nr Jogador Nac. DN Idade D J Gls J Gls J Gls J Gls J Gls

Guarda-redes

13 Zack Steffen USA 02/04/1995 26 - - - 1 - 1 - 1 - 1

-31 Ederson BRA 17/08/1993 27 - - - 9 - 32 - 46 - 48

-33 Scott Carson ENG 03/09/1985 35 - - - - - 1 - 15

-70 Louie Moulden ENG 06/01/2002 19 - - - - - - - -

-84 Cieran Slicker ENG 15/09/2002 18 - - - - - - - -

-85 James Trafford ENG 10/10/2002 18 - - - - - - - -

-Defesas

2 Kyle Walker ENG 28/05/1990 30 - - - 8 - 22 1 34 - 59

-3 Rúben Dias POR 14/05/1997 23 - - - 8 - 29 1 21 - 34 2

5 John Stones ENG 28/05/1994 26 - - - 8 - 20 4 27 4 32 4

6 Nathan Aké NED 18/02/1995 26 - - - 2 - 7 1 3 - 5

-11 Oleksandr Zinchenko UKR 15/12/1996 24 - - - 6 - 16 - 18 - 18

-14 Aymeric Laporte FRA 27/05/1994 26 - - - 4 - 14 - 25 2 59 3

22 Benjamin Mendy FRA 17/07/1994 26 - - - 1 - 10 2 19 - 29

-27 João Cancelo POR 27/05/1994 26 - - - 8 1 24 1 29 2 30 2

50 Eric García ESP 09/01/2001 20 - - - 3 - 4 - 5 - 5

-88 Alpha Diounkou ESP 10/10/2001 19 - - - - - - - -

-95 Kwaku Oduroh ENG 16/10/2002 18 - - - - - - - -

-Médios

7 Raheem Sterling ENG 08/12/1994 26 - - - 9 1 27 9 59 21 72 21

8 İlkay Gündoğan GER 24/10/1990 30 - - - 9 3 25 12 61 10 71 11

16 Rodri ESP 22/06/1996 24 - - - 9 - 29 2 25 - 36 1

17 Kevin De Bruyne BEL 28/06/1991 29 - - - 5 2 24 5 47 9 66 15

20 Bernardo Silva POR 10/08/1994 26 - - - 10 1 24 2 52 8 64 9

21 Ferran Torres ESP 29/02/2000 21 - - - 6 4 19 3 15 6 19 6

25 Fernandinho BRA 04/05/1985 35 - - - 5 - 18 - 93 7 137 16

26 Riyad Mahrez ALG 21/02/1991 30 - - - 9 1 25 9 31 7 31 7

47 Phil Foden ENG 28/05/2000 20 - - - 10 3 25 7 22 6 22 6

61 Felix Nmecha ENG 10/10/2000 20 - - - 1 - - - 1 - 1

-69 Thomas Doyle ENG 17/10/2001 19 - - - 1 - - - 1 - 1

-80 Cole Palmer ENG 06/05/2002 18 - - - 1 - - - 1 - 1

-82 Adrian Bernabe ESP 26/05/2001 19 - - - - - - - -

-87 James McAtee ENG 18/10/2002 18 - - - - - - - -

-Avançados

9 Gabriel Jesus BRA 03/04/1997 24 - - - 5 2 24 8 28 16 28 16

10 Sergio Agüero ARG 02/06/1988 32 - - - 5 2 9 1 76 41 106 63

Treinador

(8)

-Felix Brych (GER) Mark Borsch (GER) , Stefan Lupp (GER) Marco Fritz (GER) Daniel Siebert (GER) Bastian Dankert (GER) David McDowell (SVN) Roberto Rosetti (ITA)

Árbitros e delegados

Árbitro

Árbitros assistentes Vídeo Árbitro Assistente Quarto árbitro

Assistente de Vídeo Árbitro Assistente Delegado da UEFA

Observador

Árbitro

Nome nascimentoData de

Jogos na UEFA Champions League Jogos na UEFA Felix Brych 03/08/1975 77 123

Felix Brych

Árbitro desde: 1993 Primeira divisão: 2004 Insígnias FIFA: 2007

Fases finais: Campeonato do Mundo da FIFA de 2018, UEFA EURO 2016, Campeonato do Mundo da FIFA de 2014, Taça das Confederações da FIFA de 2013, Jogos Olímpicos de 2012

Finais

UEFA Champions League de 2017 UEFA Europa League de 2014

Jogos na UEFA Champions League envolvendo equipas dos dois países

envolvidos neste jogo

Data Competição Fase

atingida Casa Fora Resultado Local

01/10/2008 UCL Gr. Liverpool FC PSV Eindhoven 3-1 Liverpool

29/09/2009 UCL Gr. ACF Fiorentina Liverpool FC 2-0 Florença

30/03/2010 UCL QF Olympique Lyonnais FC Girondins deBordeaux 3-1 Lyon 23/02/2011 UCL Oit. Olympique deMarseille Manchester United FC 0-0 Marselha

05/04/2011 UCL QF Real Madrid CF Tottenham Hotspur 4-0 Madrid

18/10/2011 UCL Gr. FC Oţelul Galaţi Manchester United FC 0-2 Bucareste

14/03/2012 UCL Oit. Chelsea FC SSC Napoli 4-1 Londres

18/04/2012 UCL MF Chelsea FC FC Barcelona 1-0 Londres

07/11/2012 UCL Gr. SC Braga Manchester United FC 1-3 Braga

13/02/2013 UCL Oit. Real Madrid CF Manchester United FC 1-1 Madrid

17/09/2013 UCL Gr. Olympiacos FC Paris Saint-Germain 1-4 Pireu

18/03/2014 UCL Oit. Chelsea FC Galatasaray AŞ 2-0 Londres

24/02/2015 UCL Oit. Manchester City FC FC Barcelona 1-2 Manchester

04/11/2015 UCL Gr. Olympique Lyonnais FC Zenit 0-2 Lyon

25/11/2015 UCL Gr. Juventus Manchester City FC 1-0 Turim

(9)

17/08/2016 UCL PO Villarreal CF AS Monaco FC 1-2 Villarreal

02/11/2016 UCL Gr. F.C. Copenhagen Leicester City FC 0-0 Copenhaga

23/11/2016 UCL Gr. Arsenal FC Paris Saint-Germain 2-2 Londres

01/11/2017 UCL Gr. SSC Napoli Manchester City FC 2-4 Nápoles

21/11/2017 UCL Gr. Sevilla FC Liverpool FC 3-3 Sevilha

13/02/2018 UCL Oit. Juventus Tottenham Hotspur 2-2 Turim

06/03/2018 UCL Oit. Paris Saint-Germain Real Madrid CF 1-2 Paris

04/04/2018 UCL QF Liverpool FC Manchester City FC 3-0 Liverpool

24/04/2018 UCL MF Liverpool FC AS Roma 5-2 Liverpool

27/11/2018 UCL Gr. Manchester United FC BSC Young Boys 1-0 Manchester

16/04/2019 UCL QF FC Barcelona Manchester United FC 3-0 Barcelona

08/05/2019 UCL MF AFC Ajax Tottenham Hotspur 2-3 Amesterdão

17/09/2019 UCL Gr. SSC Napoli Liverpool FC 2-0 Nápoles

27/11/2019 UCL Gr. LOSC Lille AFC Ajax 0-2 Villeneuve

d'Ascq

07/08/2020 UCL Oit. Manchester City FC Real Madrid CF 2-1 Manchester

21/10/2020 UCL Gr. AFC Ajax Liverpool FC 0-1 Amesterdão

23/02/2021 UCL Oit. Club Atlético deMadrid Chelsea FC 0-1 Bucareste

06/04/2021 UCL QF Real Madrid CF Liverpool FC 3-1 Madrid

Outros jogos envolvendo equipas de um dos dois países envolvidos neste

jogo

Data Competição atingidaFase Casa Fora Resultado Local

01/10/2008 UCL Gr. Liverpool FC PSV Eindhoven 3-1 Liverpool

23/10/2008 UEL Gr. Udinese Calcio Tottenham Hotspur 2-0 Udine

27/11/2008 UEL Gr. Club Brugge AS Saint-Étienne 1-1 Bruges

26/02/2009 UEL 16 PFC CSKA Moskva Aston Villa FC 2-0 Moscovo

09/04/2009 UEL QF FC Shakhtar Donetsk Olympique de Marseille 2-0 Donetsk

29/09/2009 UCL Gr. ACF Fiorentina Liverpool FC 2-0 Florença

14/11/2009 Mundial POff República da Irlanda França 0-1 Dublin

11/03/2010 UEL Oit. SL Benfica Olympique de Marseille 1-1 Lisboa

30/03/2010 UCL QF Olympique Lyonnais FC Girondins deBordeaux 3-1 Lyon 23/02/2011 UCL Oit. Olympique deMarseille Manchester United FC 0-0 Marselha

05/04/2011 UCL QF Real Madrid CF Tottenham Hotspur 4-0 Madrid

18/10/2011 UCL Gr. FC Oţelul Galaţi Manchester United FC 0-2 Bucareste

14/03/2012 UCL Oit. Chelsea FC SSC Napoli 4-1 Londres

18/04/2012 UCL MF Chelsea FC FC Barcelona 1-0 Londres

16/10/2012 Mundial PE Espanha França 1-1 Madrid

07/11/2012 UCL Gr. SC Braga Manchester United FC 1-3 Braga

13/02/2013 UCL Oit. Real Madrid CF Manchester United FC 1-1 Madrid

17/09/2013 UCL Gr. Olympiacos FC Paris Saint-Germain 1-4 Pireu

18/03/2014 UCL Oit. Chelsea FC Galatasaray AŞ 2-0 Londres

(10)

24/02/2015 UCL Oit. Manchester City FC FC Barcelona 1-2 Manchester

31/03/2015 Part. FG-FF Itália Inglaterra 1-1 Turim

04/11/2015 UCL Gr. Olympique Lyonnais FC Zenit 0-2 Lyon

25/11/2015 UCL Gr. Juventus Manchester City FC 1-0 Turim

09/03/2016 UCL Oit. Chelsea FC Paris Saint-Germain 1-2 Londres

16/06/2016 EURO FG-FF Inglaterra País de Gales 2-1 Lens

17/08/2016 UCL PO Villarreal CF AS Monaco FC 1-2 Villarreal

02/11/2016 UCL Gr. F.C. Copenhagen Leicester City FC 0-0 Copenhaga

23/11/2016 UCL Gr. Arsenal FC Paris Saint-Germain 2-2 Londres

13/04/2017 UEL QF RSC Anderlecht Manchester United FC 1-1 Brussels

01/11/2017 UCL Gr. SSC Napoli Manchester City FC 2-4 Nápoles

21/11/2017 UCL Gr. Sevilla FC Liverpool FC 3-3 Sevilha

13/02/2018 UCL Oit. Juventus Tottenham Hotspur 2-2 Turim

06/03/2018 UCL Oit. Paris Saint-Germain Real Madrid CF 1-2 Paris

04/04/2018 UCL QF Liverpool FC Manchester City FC 3-0 Liverpool

24/04/2018 UCL MF Liverpool FC AS Roma 5-2 Liverpool

12/10/2018 UNL FG-FF Croácia Inglaterra 0-0 Rijeka

25/10/2018 UEL Gr. FC Zenit FC Girondins de

Bordeaux 2-1 São Petersburgo

27/11/2018 UCL Gr. Manchester United FC BSC Young Boys 1-0 Manchester

16/04/2019 UCL QF FC Barcelona Manchester United FC 3-0 Barcelona

08/05/2019 UCL MF AFC Ajax Tottenham Hotspur 2-3 Amesterdão

17/09/2019 UCL Gr. SSC Napoli Liverpool FC 2-0 Nápoles

14/10/2019 EURO PE França Turquia 1-1 Saint-Denis

27/11/2019 UCL Gr. LOSC Lille AFC Ajax 0-2 Villeneuved'Ascq

07/08/2020 UCL Oit. Manchester City FC Real Madrid CF 2-1 Manchester

16/08/2020 UEL MF Sevilla FC Manchester United FC 2-1 Colónia

21/10/2020 UCL Gr. AFC Ajax Liverpool FC 0-1 Amesterdão

23/02/2021 UCL Oit. Club Atlético deMadrid Chelsea FC 0-1 Bucareste

18/03/2021 UEL Oit. AC Milan Manchester United FC 0-1 Milão

06/04/2021 UCL QF Real Madrid CF Liverpool FC 3-1 Madrid

(11)

D 0-1 D 0-1 V 1-0 V 3-0 V 2-0 V 6-1 V 4-0 D 1-2 V 4-0 V 2-0 V 3-0 D 1-2 V 3-0 D 2-3 V 1-0 X 2-2 V 3-1 V 3-1 V 5-1 D 0-1 V 2-0 X 0-0 V 4-0 X 1-1 V 3-0 V 1-0 V 4-0 D 2-3 V 3-0 V 2-0 V 1-0 V 2-1 V 4-1 D 0-2 V 4-0 V 1-0 V 3-0 X 1-1 D 1-2 V 3-0

Resultados e classificações

Paris Saint-Germain

Data Competição Adversário Resultado Marcadores

10/09/2020 Liga RC Lens (F)

13/09/2020 Liga Olympique de Marseille (C)

16/09/2020 Liga FC Metz (C) Draxler 90+3

20/09/2020 Liga OGC Nice (F) Mbappé 38 (P), Di María 45+1,Marquinhos 66

27/09/2020 Liga Stade de Reims (F) Icardi 9, 62

02/10/2020 Liga Angers SCO (C) Florenzi 7, Neymar 36, 47, Draxler 57,Gueye 71, Mbappé 84 16/10/2020 Liga Nîmes Olympique SC (F) Mbappé 32, 83, Florenzi 77, Sarabia 88 20/10/2020 UCL Manchester United FC (C) Martial 55 (ag)

24/10/2020 Liga Dijon FCO (C) Kean 3, 23, Mbappé 82, 87

28/10/2020 UCL İstanbul Başakşehir (F) Kean 64, 79

31/10/2020 Liga FC Nantes (F) Herrera 47, Mbappé 65 (P), Sarabia 88

04/11/2020 UCL RB Leipzig (F) Di María 6

07/11/2020 Liga Stade Rennais FC (C) Kean 11, Di María 21, Da Silva 73 (ag)

20/11/2020 Liga AS Monaco FC (F) Mbappé 25, 37 (P)

24/11/2020 UCL RB Leipzig (C) Neymar 11 (P)

28/11/2020 Liga FC Girondins de Bordeaux (C) Neymar 27 (P), Kean 28

02/12/2020 UCL Manchester United FC (F) Neymar 6, 90+1, Marquinhos 69 05/12/2020 Liga Montpellier Hérault SC (F) Dagba 33, Kean 77, Mbappé 90+1 09/12/2020 UCL İstanbul Başakşehir (C) Neymar 21, 38, 50, Mbappé 42 (P), 62 13/12/2020 Liga Olympique Lyonnais (C)

16/12/2020 Liga FC Lorient (C) Mbappé 51 (P), Kean 61

20/12/2020 Liga LOSC Lille (F)

23/12/2020 Liga Racing Club de Strasbourg Alsace (C)

Pembele 18, Mbappé 79, Gueye 88, Kean 90+1

06/01/2021 Liga AS Saint-Étienne (F) Kean 22

09/01/2021 Liga Stade Brestois 29 (C) Kean 16, Icardi 81, Sarabia 83

16/01/2021 Liga Angers SCO (F) Kurzawa 70

22/01/2021 Liga Montpellier Hérault SC (C) Mbappé 34, 63, Neymar 60, Icardi 61

31/01/2021 Liga FC Lorient (F) Neymar 45 (P), 58 (P)

03/02/2021 Liga Nîmes Olympique SC (C) Di María 18, Sarabia 36, Mbappé 68 07/02/2021 Liga Olympique de Marseille (F) Mbappé 9, Icardi 24

10/02/2021 Taça SM Caen (F) Kean 49

13/02/2021 Liga OGC Nice (C) Draxler 22, Kean 76

16/02/2021 UCL FC Barcelona (F) Mbappé 32, 65, 85, Kean 70

21/02/2021 Liga AS Monaco FC (C)

27/02/2021 Liga Dijon FCO (F) Kean 6, Mbappé 32 (P), 51, Danilo 82

03/03/2021 Liga FC Girondins de Bordeaux (F) Sarabia 20

06/03/2021 Taça Stade Brestois 29 (F) Mbappé 9, 73, Sarabia 44

10/03/2021 UCL FC Barcelona (C) Mbappé 31 (P)

14/03/2021 Liga FC Nantes (C) Draxler 42

(12)

V 4-2 D 0-1 V 3-2 V 4-1 D 0-1 V 3-2 V 5-0 V 3-1 V 3-1 V 2-1 D 2-5 V 3-0

21/03/2021 Liga Olympique Lyonnais (F) Mbappé 15, 52, Danilo 32, Di María 47 03/04/2021 Liga LOSC Lille (C)

07/04/2021 UCL FC Bayern München (F) Mbappé 3, 68, Marquinhos 28

10/04/2021 Liga Racing Club de StrasbourgAlsace (F) Mbappé 16, Sarabia 27, Kean 45, Paredes79 13/04/2021 UCL FC Bayern München (C)

18/04/2021 Liga AS Saint-Étienne (C) Mbappé 79, 87 (P), Icardi 90+5

21/04/2021 Taça Angers SCO (C) Icardi 9, 68, 90, Manceau 23 (ag), Neymar65

24/04/2021 Liga FC Metz (F) Mbappé 4, 59, Icardi 89 (P)

28/04/2021 UCL Manchester City FC (C) 01/05/2021 Liga RC Lens (C)

04/05/2021 UCL Manchester City FC (F) 09/05/2021 Liga Stade Rennais FC (F) 16/05/2021 Liga Stade de Reims (C) 23/05/2021 Liga Stade Brestois 29 (F)

Pos. Clubes J V E D GM GS Pts 1 LOSC Lille 34 21 10 3 57 22 73 2 Paris Saint-Germain 34 23 3 8 77 26 72 3 AS Monaco FC 34 22 5 7 71 38 71 4 Olympique Lyonnais 34 19 10 5 67 35 67 5 RC Lens 34 15 11 8 54 46 56 6 Olympique de Marseille 34 15 10 9 49 42 55 7 Stade Rennais FC 34 15 9 10 48 36 54 8 Montpellier Hérault SC 34 12 11 11 54 57 47 9 OGC Nice 34 13 7 14 44 45 46 10 FC Metz 34 11 10 13 37 41 43 11 Stade de Reims 34 9 14 11 39 41 41 12 Angers SCO 34 11 8 15 34 51 41 13 Stade Brestois 29 34 11 7 16 47 57 40 14 AS Saint-Étienne 34 10 9 15 39 52 39

15 Racing Club de Strasbourg Alsace 34 10 7 17 43 53 37

16 FC Girondins de Bordeaux 34 10 6 18 36 52 36 17 FC Lorient 34 9 8 17 44 62 35 18 FC Nantes 34 6 13 15 35 52 31 19 Nîmes Olympique SC 34 8 7 19 33 62 31 20 Dijon FCO 34 3 9 22 23 61 18

Manchester City FC

Data Competição Adversário Resultado Marcadores

21/09/2020 Liga Wolverhampton WanderersFC (F) De Bruyne 20 (P), Foden 32, Jesus 90+5

24/09/2020 Taça AFC Bournemouth (C) Delap 18, Foden 75

27/09/2020 Liga Leicester City FC (C) Mahrez 4, Aké 84

30/09/2020 Taça Burnley FC (F) Sterling 35, 49, Ferran Torres 65

(13)

X 1-1 V 1-0 V 3-1 X 1-1 V 3-0 V 1-0 V 3-0 X 1-1 D 0-2 V 1-0 V 5-0 X 0-0 V 2-0 V 3-0 X 0-0 X 1-1 V 1-0 V 4-1 V 2-0 V 3-1 V 2-0 V 3-0 V 1-0 V 4-0 V 2-0 V 3-1 V 5-0 V 1-0 V 2-0 V 4-1 V 3-1 V 3-0 V 3-1 V 1-0 V 2-0 V 2-1 V 4-1 D 0-2

03/10/2020 Liga Leeds United (F) Sterling 17

17/10/2020 Liga Arsenal FC (C) Sterling 23

21/10/2020 UCL FC Porto (C) Agüero 20 (P), Gündoğan 65, FerranTorres 73

24/10/2020 Liga West Ham United FC (F) Foden 51

27/10/2020 UCL Olympique de Marseille (F) Ferran Torres 18, Gündoğan 76, Sterling 81

31/10/2020 Liga Sheffield United FC (F) Walker 28

03/11/2020 UCL Olympiacos FC (C) Ferran Torres 12, Jesus 81, João Cancelo 90

08/11/2020 Liga Liverpool FC (C) Jesus 31

21/11/2020 Liga Tottenham Hotspur (F)

25/11/2020 UCL Olympiacos FC (F) Foden 36

28/11/2020 Liga Burnley FC (C) Mahrez 6, 22, 69, B. Mendy 41, Ferran

Torres 66 01/12/2020 UCL FC Porto (F)

05/12/2020 Liga Fulham FC (C) Sterling 5, De Bruyne 26 (P)

09/12/2020 UCL Olympique de Marseille (C) Ferran Torres 48, Agüero 77, Álvaro 90(ag) 12/12/2020 Liga Manchester United FC (F)

15/12/2020 Liga West Bromwich Albion FC (C) Gündoğan 30

19/12/2020 Liga Southampton FC (F) Sterling 16

22/12/2020 Taça Arsenal FC (F) Jesus 3, Mahrez 54, Foden 59, Laporte 73

26/12/2020 Liga Newcastle United FC (C) Gündoğan 14, Ferran Torres 55

03/01/2021 Liga Chelsea FC (F) Gündoğan 18, Foden 21, De Bruyne 34

06/01/2021 Taça Manchester United FC (F) Stones 50, Fernandinho 83 10/01/2021 Taça Birmingham City FC (C) Bernardo Silva 8, 15, Foden 33 13/01/2021 Liga Brighton & Hove Albion FC(C) Foden 44

17/01/2021 Liga Crystal Palace FC (C) Stones 26, 68, Gündoğan 56, Sterling 88 20/01/2021 Liga Aston Villa FC (C) Bernardo Silva 79, Gündoğan 90 (P) 23/01/2021 Taça Cheltenham Town FC (F) Foden 81, Jesus 84, Ferran Torres 90+4 26/01/2021 Liga West Bromwich Albion FC (F) Gündoğan 6, 30, João Cancelo 20, Mahrez45+2, Sterling 57

30/01/2021 Liga Sheffield United FC (C) Jesus 9

03/02/2021 Liga Burnley FC (F) Jesus 3, Sterling 38

07/02/2021 Liga Liverpool FC (F) Gündoğan 49, 73, Sterling 76, Foden 83 10/02/2021 Taça Swansea City AFC (F) Walker 30, Sterling 47, Jesus 50

13/02/2021 Liga Tottenham Hotspur (C) Rodri 23 (P), Gündoğan 50, 66

17/02/2021 Liga Everton FC (F) Foden 32, Mahrez 63, Bernardo Silva 77

21/02/2021 Liga Arsenal FC (F) Sterling 2

24/02/2021 UCL VfL BorussiaMönchengladbach (F) Bernardo Silva 29, Jesus 65 27/02/2021 Liga West Ham United FC (C) Rúben Dias 30, Stones 68

02/03/2021 Liga Wolverhampton WanderersFC (C) Dendoncker 15 (ag), Jesus 80, 90+3,Mahrez 90 07/03/2021 Liga Manchester United FC (C)

(14)

V 5-2 V 3-0 V 2-0 V 2-0 V 2-0 V 2-1 D 1-2 V 2-1 D 0-1 V 2-1 V 1-0

10/03/2021 Liga Southampton FC (C) De Bruyne 15, 59, Mahrez 40, 55, Gündoğan 45+3

13/03/2021 Liga Fulham FC (F) Stones 47, Jesus 56, Agüero 60 (P)

16/03/2021 UCL VfL BorussiaMönchengladbach (C) De Bruyne 12, Gündoğan 18

20/03/2021 Taça Everton FC (F) Gündoğan 84, De Bruyne 90

03/04/2021 Liga Leicester City FC (F) B. Mendy 58, Jesus 74

06/04/2021 UCL Borussia Dortmund (C) De Bruyne 19, Foden 90

10/04/2021 Liga Leeds United (C) Ferran Torres 76

14/04/2021 UCL Borussia Dortmund (F) Mahrez 55 (P), Foden 75

17/04/2021 Taça Chelsea FC (F)

21/04/2021 Liga Aston Villa FC (F) Foden 22, Rodri 40

25/04/2021 Taça Tottenham Hotspur (C) Laporte 82

28/04/2021 UCL Paris Saint-Germain (F) 01/05/2021 Liga Crystal Palace FC (F) 04/05/2021 UCL Paris Saint-Germain (C) 08/05/2021 Liga Chelsea FC (C)

12/05/2021 Liga Newcastle United FC (F) 15/05/2021 Liga Brighton & Hove Albion FC (F) 23/05/2021 Liga Everton FC (C) Pos. Clubes J V E D GM GS Pts 1 Manchester City FC 33 24 5 4 69 24 77 2 Manchester United FC 33 19 10 4 64 35 67 3 Leicester City FC 33 19 5 9 60 38 62 4 Chelsea FC 33 16 10 7 51 31 58

5 West Ham United FC 33 16 7 10 53 43 55

6 Liverpool FC 33 15 9 9 55 39 54 7 Tottenham Hotspur 33 15 8 10 56 38 53 8 Everton FC 32 15 7 10 44 40 52 9 Leeds United 33 14 5 14 50 50 47 10 Arsenal FC 33 13 7 13 44 37 46 11 Aston Villa FC 32 13 6 13 46 37 45 12 Wolverhampton Wanderers FC 33 11 8 14 32 45 41 13 Crystal Palace FC 32 10 8 14 34 54 38 14 Burnley FC 33 9 9 15 30 45 36 15 Southampton FC 32 10 6 16 40 58 36 16 Newcastle United FC 33 9 9 15 36 54 36

17 Brighton & Hove Albion FC 33 7 13 13 33 39 34

18 Fulham FC 33 5 12 16 25 43 27

19 West Bromwich Albion FC 33 5 10 18 30 64 25

20 Sheffield United FC 33 5 2 26 18 56 17

(15)

Constituições das equipas

Execption in

[/insideuefa/mediaservices/presskits/uefachampionsleague/season=2021/round=2001255/day=11/session=2/match=2029494/chapters/match Slot []

ExceptionInfo [Error executing child request for /code/PressKits/matchByMatch.aspx.] Inner Exception [Exception of type 'System.Web.HttpUnhandledException' was thrown.]

(16)

Factos e números da prova

UEFA Champions League: Sabia que?

Recordes globais

• Em 2016/17, o Real Madrid tornou-se na primeira equipa a revalidar o título da UEFA Champions League, com o Milan (1989 e 1990) a ter sido o último clube a ganhar a Taça dos Campeões em épocas consecutivas. Milan (1994 e 1995), Ajax (1995 e 1996), Juventus (1996 e 1997) e Manchester United (2008 e 2009) regressaram à final da UEFA Champions League como campeões, mas perderam.

• O Real Madrid somou o terceiro troféu seguido em 2017/18, tornando-se o quarto clube a somar três ou mais títulos consecutivos na Taça dos Campeões e o primeiro a fazê-lo duas vezes.

• Apenas duas equipas ganharam a UEFA Champions League em solo nacional: Dortmund (1997, final em Munique) e Juventus (1996, final em Roma). O Manchester United perdeu a final de 2011 em Londres e, 12 meses depois, o Bayern foi batido no seu próprio estádio, a Fußball Arena München.

Fase a eliminar

• O Real Madrid qualificou-se para a fase a eliminar da UEFA Champions League pela 25ª vez, um recorde, incluindo 24 de forma consecutiva. A primeira mão dos oitavos-de-final de 2020/21, frente à Atalanta, foi o seu 100º jogo na competição; actualmente conta com 101 jogos na fase a eliminar, à frente de Bayern Munique (99) e Barcelona (97). • Desvantagens trazidas da primeira mão foram invertidas e valeram o apuramento em 49 ocasiões, incluindo seis em 2018/19 – um recorde da competição para ua única época – e a do Paris Saint-Germain nos oitavos-de-final da época passada.

• Antes de 2018/19, apenas em duas ocasiões – o sucesso do Ajax frente ao Panathinaikos nas meias-finais de 1995/96 e o do Inter sobre o Bayern nos oitavos-de-final de 2010/11 – uma equipa se apurou após perder a primeira mão em casa. No entanto, outra vez o Ajax (frente ao Real Madrid) e ainda o Manchester United (ante o Paris Saint-Germain) conseguiram esse feito, nos oitavos-de-final de 2018/19, algo também conseguido pelo Tottenham (diante do Ajax), nas meias-finais.

• A maior reviravolta foi conseguida pela Barcelona frente ao Paris, nos oitavos-de-final de 2016/17, quando os catalães perderam fora por 4-0 mas apuraram-se graças a um triunfo caseiro por 6-1. O recorde anterior era detido pelo Deportivo La Coruña, nos quartos-de-final de 2003/04, em que perderam por 4-1 na visita ao AC Milan mas depois venceu por 4-0 em casa. A Roma igualou essa diferença nos quartos-de-final de 2017/18, invertendo um desaire por 4-1 na primeira mão com uma vitória caseira por 3-0 sobre o Barcelona, ao passo que nas meias-finais de 2018/19, também frente à formação catalã, o Liverpool perdeu o primeiro jogo por 3-0 mas depois venceu em casa por 4-0.

• Trinta e seis eliminatórias foram decididas graças aos golos fora, incluindo 13 em que a equipa apurada perdeu a primeira mão. Bayern e Monaco são as equipas que mais vezes se apuraram desta forma (cinco cada), enquanto o Inter foi a equipa mais vezes eliminada dessa forma (quatro).

• No total, 31 eliminatórias não foram decididas no tempo regulamentar. Dessas, 15 precisaram somente do prolongamento: oito embates dos oitavos-de-final, incluindo o Porto-Juventus em 2020/21, cinco dos quartos-de-final, a meia-final de 2007/08 entre Chelsea e Liverpool, e a final de 2013/14 entre Real Madrid e Atlético.

• Dezasseis eliminatórias foram decididas nos penalties, incluindo sete finais – 1996, 2001, 2003, 2005, 2008, 2012 e 2016. A primeira foi o triunfo do PSV Eindhoven sobre o Lyon, por 4-2, a 13 de Abril de 2005, após um resultado total de 2-2, continuando a ser a única eliminatória dos quartos-de-final a ser decidida desta forma. Bayern, Chelsea e Atlético estiveram presentes em três desempates, partilhando o recorde da competição, e Bayern, Atlético e Liverpool foram quem prevaleceu mais vezes (duas cada).

• O embate dos oitavos-de-final de 2015/16 entre Atlético e PSV foi o primeiro a terminar sem golos ao fim dos dois jogos. Treze terminaram com apenas um golo, mais recentemente o triunfo do Real Madrid sobre o Manchester City, nas meias-finais de 2015/16.

• Liverpool (frente a Porto) e Bayern (diante do Beşiktaş) venceram por 5-0 nos oitavos-de-final de 2017/18, igualando o recorde para a vitória com maior diferença de golos numa primeira mão da fase a eliminar – o Real Madrid tinha ganho por 6-1 em casa do Schalke em 2013/14 e o Bayern tinha vencido por 5-0 no reduto do Sporting CP em 2008/09, ambos nos oitavos-de-final.

• O Bayern acabaria por eliminar o Sporting com um resultado total de 12-1 após golear por 7-1 na primeira mão, em casa, o que fez deste duelo o recorde para apuramento com maior diferença de golos. Foi também a eliminatória a duas mãos com mais golos (13) na fase a eliminar da UEFA Champions League, até que foi igualada pelo triunfo do Liverpool sobre a Roma, com um resultado total de 7-6, nas meias-finais de 2017/18.

(17)

• O Real Madrid já marcou presença em 14 meias-finais da UEFA Champions League, uma mais que Barcelina e Bayern.

• A maior margem de vitória num jogos das meias-finais da UEFA Champions League é de 4-0: o triunfo do Bayern sobre o Barcelona na primeira mão de 2012/13; a goleada aplicada fora pelo Real Madrid ao Bayern na segunda mão de 2013/14 e a vitória do Liverpool na segunda mão da eliminatória contra o Barcelona, em 2019.

• O 7-0 registado pelo Bayern contra o Barcelona em 2012/13 é a maior vitória numa meia-final da UEFA Champions League, no cômputo das duas mãos. A meia-final de 2017/18 entre o Liverpool e a Roma, que terminou com o triunfo dos "Reds" por um total de 7-6, detém o recorde de maior número de golos marcados numa meia-final.

• A vitória por 6-0 na segunda máo do Real Madrid ante o Zürich em 1963/64 é a maior margem verificada numa meia-final da Taça dos Campeões Europeus. O sucesso do Eintacht Frankfurt ante o Rangers FC em 1959/60, por um total de 12-4, constitui a maior vitória total em meias-finais.

• Bayern e Manchester City detêm o recorde para a vitória com maior diferença de golos num jogo a eliminar da UEFA Champions League. O Bayern venceu Basileia (2011/12) e Shakhtar Donetsk (2014/15) por 7-0 na segunda mão dos oitavos-de-final, enquanto o City bateu o Schalke pelo mesmo resultado e na mesma fase, mas na edição 2018/19.

• Cinco clubes ingleses, um recorde, participaram na fase a eliminar de 2017/18. Incluindo 2019/20, a Inglaterra também forneceu quatro clubes noutras oito ocasiões – algo que a Espanha conseguiu seis vezes e a Alemanha três. Inglaterra é o único país a ter fornecido quatro equipas para os quartos-de-final, com 2018/19 a ser a terceira vez que isso aconteceu, após 2007/08 e 2008/09.

• Clarence Seedorf é o único jogador a ter erguido a Taça dos Campeões por três clubes (Ajax 1995, Real Madrid 1998 e Milan 2003 e 2007). Bob Paisley, do Liverpool (1977, 1978 e 1981), foi o primeiro treinador a ganhar por três vezes, feito igualado por Carlo Ancelotti (Milan 2003, 2007, Real Madrid 2014) e Zinédine Zidane (2016, 2017, 2018). • Em 2014, Ancelotti tornou-se no quinto treinador a ganhar o troféu por dois clubes, feito alcançado por Ottmar Hitzfeld (Dortmund 1997, Bayern 2001), Ernst Happel (Feyenoord 1970, Hamburgo 1983), José Mourinho (Porto 2004, Inter 2010) e Jupp Heynckes (Real Madrid 1998, Bayern 2013).

Recordes de golos

• Lionel Messi tornou-se no primeiro jogador a marcar cinco golos num jogo na goleada do Barcelona sobre o Leverkusen, por 7-1, a 7 de Março de 2012, feito reproduzido por Luiz Adriano, do Shakhtar, frente ao BATE, a 21 de Outubro de 2014. Outros 14 jogadores, incluindo também Messi e Robert Lewandowski por duas vezes, marcaram quatro tentos numa só partida, mais recentemente Olivier Giroud, do Chelsea, no terreno do Sevilha na fase de grupos de 2020/21. Foi o quarto jogador a apontar quatro golos num jogo fora depois dos "pokers" de Serge Gnabry e Lewandowski (fase de grupos contra o Tottenham e o Estrela Vermelha, respectivamente) e Josip Iličić (Atalanta -Valência), tudo em 2019/0.

• Cristiano Ronaldo apontou 67 golos na fase a eliminar da UEFA Champions League, mais do que qualquer outro jogador. Messi vem em segundo lugar com 47 tentos, à frente de Lewandowski (24), Thomas Müller (23), e Karim Benzema, Raúl González e Andriy Shevchenko (todos com 18).

• O "hat-trick" de Messi frente ao PSV Eindhoven, na primeira jornada de 2018/19, foi o seu oitavo na competição, feito igualado por Ronaldo frente ao Atlético, ao serviço da Juventus, na segunda mão dos oitavos-de-final da mesma temporada.

Jogadores mais novos e mais velhos

• Marco Ballotta, guarda-redes da Lázio, é o jogador mais velho a ter participado na UEFA Champions League, com 43 anos e 252 dias, no encontro frente ao Real Madrid, na sexta ronda de 2007/08. Alessandro Costacurta é o mais velho jogador de campo; o defesa do Milan tinha 40 anos e 211 dias quando defrontou o AEK Atenas em 2006/07. • Francesco Totti é o jogador mais velho a marcar na competição, com 38 anos e 59 dias, no empate 1-1 da Roma com o CSKA, a 25 de Novembro de 2014.

• Youssoufa Moukoko é o mais jovem a ter jogado na competição, com 16 anos e 18 dias, quando alinhou pelo Dortmund na visita ao Zenit, a 8 de Dezembro de 2020. Bateu o recorde de Celestine Babayaro, que, com 16 anos e 87 dias, tinha sido titular pelo Anderlecht frente ao Steaua a 23 de Novembro de 1994, num jogo em que foi expulso aos 37 minutos.

• O golo da vitória marcado por Ansu Fati pelo Barcelona no terreno do Inter, na sexta jornada de 2019/20, tornou-o no mais novo autor de um golo na história da UEFA Champions League, com 17 anos e 40 dias. Bateu o anterior máximo de Peter Ofori-Quaye, do Olympiacos (17 anos e 195 dias), fixado a 1 de Outubro de 1997.

(18)

Factos e números das equipas

Paris Saint-Germain

Fundação: 1970 Alcunha: PSG

Palmarés nas competições de clubes da UEFA (finalista vencido entre parêntesis) • UEFA Champions League: (2020)

• Taça dos Clubes Vencedores de Taças (1): 1996, (1997) • SuperTaça Europeia: (1996)

• Taça Intertoto (1): 2001

Palmarés nacional (triunfo mais recente entre parêntesis) Campeonato: 9 (2020)

Taça de França: 13 (2020) Taça da Liga: 9 (2020)

Registo europeu nos últimos dez anos (UEFA Champions League, salvo indicação em contrário) 2019/20: finalista vencido 2018/19: oitavos-de-final 2017/18: oitavos-de-final 2016/17: oitavos-de-final 2015/16: quartos-de-final 2014/15: quartos-de-final 2013/14: quartos-de-final 2012/13: quartos-de-final

2011/12: fase de grupos da UEFA Europa League 2010/11: oitavos-de-final da UEFA Europa League Recordes

Competições de clubes da UEFA • Maior vitória em casa

7-1: duas vezes, mais recentemente frente ao Celtic 22/11/2017, fase de grupos da UEFA Champions League • Maior vitória fora

0-5: quatro vezes, mais recentemente frente ao Club Brugge 22/10/19, fase de grupos da UEFA Champions League • Maior derrota em casa

1-6: Paris - Juventus

15/01/97, primeira mão da SuperTaça Europeia • Maior derrota fora

6-1: Barcelona - Paris

08/03/17, segunda mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League UEFA Champions League (da fase de grupos à final)

• Maior vitória em casa

7-1: Paris - Celtic (ver detalhes acima) • Maior vitória fora

0-5: quatro vezes, mais recentemente frente ao Club Brugge (ver acima) • Maior derrota em casa

0-3: Paris - Chelsea 14/09/04, fase de grupos • Maior derrota fora

6-1: Barcelona - Paris (ver acima) Manchester City FC

Fundação: 1894 Alcunha: Citizens

Palmarés nas competições de clubes da UEFA (finalista vencido entre parêntesis) • Taça dos Clubes Vencedores de Taças (1): 1970

(19)

Palmarés nacional (triunfo mais recente entre parêntesis) Campeonato: 6 (2019)

Taça de Inglaterra: 6 (2019) Taça da Liga: 8 (2021)

Registo europeu dos últimos dez anos (UEFA Champions League, salvo indicação em contrário) 2019/20: quartos-de-final 2018/19: quartos-de-final 2017/18: quartos-de-final 2016/17: oitavos-de-final 2015/16: meias-finais 2014/15: oitavos-de-final 2013/14: oitavos-de-final 2012/13: fase de grupos

2011/12: oitavos-de-final da UEFA Europa League (após transitar da fase de grupos da UEFA Champions League) 2010/11: oitavos-de-final da UEFA Europa League

Recordes

Competições de clubes da UEFA • Maior vitória em casa

7-0: Manchester City - Schalke

12/03/19, segunda mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League • Maior vitória fora

0-5: Steaua - Manchester City

16/08/16, primeira mão do "play-off" da UEFA Champions League • Maior derrota em casa

1-3: Manchester City - Bayern Munique

02/10/13, fase de grupos da UEFA Champions League 0-2: Manchester City - Barcelona

18/02/14, primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League

O City também perdeu por 3-1 com o Lyon, nos quartos-de-final da UEFA Champions League 2019/20, eliminatória a uma só mão e em campo neutro, na qual foi designado como equipa anfitriã

• Maior derrota fora

4-0: Barcelona - Manchester City

19/10/16, fase de grupos da UEFA Champions League UEFA Champions League (da fase de grupos até à final) • Maior vitória em casa

7-0: Manchester City - Schalke (ver detalhes acima) • Maior vitória fora

0-4: duas vezes, mais recentemente frente ao Basileia 13/02/18, primeira mão dos oitavos-de-final

• Maior derrota em casa

1-3: Manchester City - Bayern Munique (ver detalhes acima) 0-2: Manchester City - Barcelona (ver detalhes acima)

O City também perdeu por 3-1 com o Lyon, nos quartos-de-final de 2019/20

• Maior derrota fora

(20)

Clubes

UCL: Liga dos Campeões

ECCC: Taça dos Clubes Campeões Europeus UEL: UEFA Europa League

UCUP: Taça UEFA

UCWC: Taça dos Vencedores de Taças SCUP: SuperTaça Europeia

UIC: Taça Intertoto

ICF: Taça das Cidades com Feira

Selecções

EURO: Campeonato Europeu da UEFA Mundial: Campeonato do Mundo

CONFCUP: Taça das Confederações da FIFA Part: Encontros particulares

Part U21: Jogos particulares Sub-21 U21: Campeonato da Europa de Sub-21 SUB17: Europeu de Sub-17

SUB16: Europeu de Sub-16 SUB19: Europeu de Sub-19 SUB18: Europeu de Sub-18 WWC: FIFA Women's World Cup

EUROFEM: Campeonato da Europa Feminino

F: Final FG: Fase de grupos

1ª Gr.: 1ª fase de grupos 2ª Gr.: 2ª fase de grupos 3ª PE: 3ª pré-eliminatória 1ªE: Primeira eliminatória 2ªE: 2ª eliminatória 3ªE: Terceira eliminatória 4ªE: Quarta eliminatória Prelim.: Fase preliminar MF: Meias-finais QF: Quartos-de-final QF: Oitavos-de-final Pré-el.: Pré-eliminatória 16A: 16 avos-de-final 1ªPE: Primeira

pré-eliminatória

1ª: primeira mão 2ªPE: Segunda pré-eliminatória

2ª: segunda mão FF: Fase final POff: Play-off RE: Ronda Elite

Rep.: Repetição POff 3º: Play-off - 3º lugar PO - FF: "Play-off" para a

fase final

FGFF: Fase de grupos -fase final

Fases da competição

(a.p.): Após prolongamento pen: Grandes penalidades

Nr: Número ag: Autogolo

ag: Jogo decidido por golos marcados fora

P: Penalty

tot: Resultado das duas mãos

J: Jogos disputados J: Jogos

Pos.: Posição Comp.: Competição

Pts: Pontos E: Empates

V: Expulso (cartão vermelho directo)

DN: Data de nascimento Res: Resultado

Prolong.: Prolongamento gp: Jogo decidido através do "Golo de Prata"

GS: Golos sofridos c: Jogo decidido por moeda ao ar

GM: Golos marcados V: Vitórias go: Jogo decidido através do

"golo de ouro"

CA: Cartão amarelo D: Derrotas

DA: Expulso (duplo cartão amarelo)

Nac.: Nacionalidade N/A: Não se aplica fc: Jogo perdido por falta de

comparência

Outras abreviaturas

Legenda

:: ESTATÍSTICAS DE SEMPRE

As estatísticas dos clubes em prova nas competições da UEFA.

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça dos Campeões Europeus, UEFA Champions League, UEFA Europa League, Taça dos Vencedores das Taças, SuperTaça Europeia, Taça Intertoto e Taça Intercontinental. A Taça das Cidades com Feira e a SuperTaça Europeia de 1972 não são consideradas como competições da UEFA, não existindo também qualquer referência ao Mundial de Clubes, organizado pela FIFA. Árbitros

UCL: Número total de jogos dirigidos na UEFA Champions League a partir da época 1992/93, apenas da fase de grupos até á final. Os jogos nos quais o juiz desempenhou funções de quarto árbitro não estão contemplados nestas estatísticas. Estes são os registos considerados válidos para apurar os recordes oficiais das competições.

UEFA: Números de jogos dirigidos nas competições europeias. Os jogos nos quais o juiz desempenhou funções de quarto árbitro não estão contemplados nestas estatísticas. Estes são os registos considerados válidos para apurar os recordes oficiais das competições.

(21)

-: Indica um jogador substituído +: Indica um jogador recém-entrado

*: Indica um jogador expulso +/-: Indica um jogador recém-entrado e substituído

Estatísticas

Plantel

D: Informação disciplinar

*: Falha jogo seguinte se admoestado S: Suspenso

UCLQ: Número de presenças na actual edição da UEFA Champions League apenas nas rondas de qualificação e "play-off"

UCL: Número total de presenças na UEFA Champions League desde a fase de grupos e até à actual jornada UCL: Número total de presenças na UEFA Champions League desde a temporada 1992/93, referente apenas aos jogos compreendidos entre a fase de grupos e a final

UEFA: Número total de presenças em todas as competições de clubes da UEFA, incluindo todas as rondas de qualificação

Cláusula de desresponsabilização: Apesar de a UEFA ter o máximo cuidado com a informação contida neste documento na altura da sua publicação, nenhuma representação ou garantia (incluindo responsabilidade de terceiros), expressa ou implícita, é feita em relação à exactidão e fiabilidade do mesmo. Como tal, a UEFA não assume qualquer responsabilidade pela utilização ou interpretação da informação nele contida. Mais informação sobre o regulamento das competições poderá ser encontrada no UEFA.com.

Referências

Documentos relacionados

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça

UEFA Women's Champions League de 2017, Jogos Olímpicos de 2012, Campeonato do Mundo Feminino de 2011, primeira mão da UEFA Women's Cup (quarto árbitro). Jogos na UEFA Women's

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça

• A vitória por 1-0 em casa do Manchester United na primeira mão dos quartos-de-final de 2018/19 é o único sucesso do Barcelona como visitante em nove jogos na fase a eliminar da

• O Paris perdeu os dois últimos jogos em casa contra equipas ingleses, tendo também sido derrotado por 3-1 pelo Manchester United a segunda mão dos oitavos-de-final da UEFA

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça

Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça