• Nenhum resultado encontrado

Bol. da PM n.º 026 07FEV Prova e Gabarito CAO QOS 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Bol. da PM n.º 026 07FEV Prova e Gabarito CAO QOS 2014"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

25

(c)A Administração não pode isentar de responsabilidade civil seus servidores, porque não possui dis-ponibilidade sobre o patrimônio público. Muito ao contrário, é seu dever zelar pela integridade des-se patrimônio, adotando todas as providências legais cabíveis para a reparação dos danos a ele cau-sados, qualquer que seja o autor.

(d)A absolvição criminal só afasta a responsabilidade administrativa e civil quando ficar decidida a ine-xistência do fato ou a não autoria imputada ao servidor, dada a independência das três instâncias julgadoras.

(e)A absolvição na ação penal, por falta de provas ou ausência de dolo, não exclui a culpa administrativa e civil do servidor público, que pode, assim, ser punido administrativamente e responsabilizado ci-vilmente pelo mesmo fato.

Tomem conhecimento e providenciem os órgãos interessados. (Nota Nº 301, de 07/02/14 – DGEI/3)

13. DGEI – ESPM – CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DO QUADRO DE

OFICIAIS DE SAÚDE (CAO-QOS/2014) – PROVA E GABARITO – PUBLICAÇÃO

O comandante-geral, no uso de suas atribuições legais, atendendo proposta do diretor-geral de ensino e instrução, face ao ofício PMERJ/ESPM Nº 085/2519/2014, de 07/02/14, PUBLICA a prova e gabarito do exame intelectual relativo ao processo seletivo para o CAO QOS/2014, a saber:

Questão 01. O Estatuto dos Policiais Militares do Rio de Janeiro – Lei Estadual nº 443/81 – traz em suas disposições preliminares dispositivos relacionados à carreira policial militar. Marque a alternativa CORRETA:

a. ( x ) A carreira policial militar é privativa de brasileiro nato. (art. 5º, § 2º da Lei Estadual nº 443/81)

b. ( ) Os policiais militares da reserva remunerada não poderão ser convocados para o serviço ativo, em nenhu-ma hipótese.

c. ( ) O serviço policial militar consiste no exercício de atividades inerentes à polícia militar e compreende to-dos os encargos previstos na legislação específica, relacionato-dos com a atividade de polícia judiciária comum. d. ( ) Constitui requisito indispensável para ingresso no quadro de praças policiais militares a conclusão do

cur-so da Escola de Formação de Oficiais da Corporação. e. ( ) Nenhuma das respostas anteriores.

Questão 02. Quanto à organização do sistema pericial (Organograma e Hierarquia) firmada pela Portaria PMERJ nº 0346/2010, marque a alternativa CORRETA:

a. ( x ) O Sistema Médico Pericial (SMP) da PMERJ será hierarquizado com o objetivo de abranger e atender todo o Estado, constando de três níveis com distribuição clara de suas atribuições, procedimentos, limites e controle, conforme especificado no Anexo “A”. (art. 2º caput da Portaria PMERJ nº 0346/2010)

b. ( ) O nível primário será constituído pela JSS (Junta Superior de Saúde), considerada a mais elevada instância do sistema e seu funcionamento ocorrerá exclusivamente no CPS.

c. ( ) O nível secundário das JIS será constituído pelas JOIS (Juntas Ordinárias de Inspeção de Saúde), distribuí-das na Capital e no Interior, e poderão funcionar em hospitais, policlínicas ou qualquer OPM, de saúde ou não, desde que possuam as condições administrativas e técnicas para o pleno exercício médico pericial, após apro-vação do Chefe do CPS.

d. ( ) O nível terciário será constituído pelas JMH (Juntas Médicas Hospitalares) distribuídas nos hospitais da Corporação e terão como subordinadas as JOIS, de acordo com a sua área geográfica, e a Junta Médica de Se-leção (JMS).

e.( ) O Centro de Perícias de Saúde (CPS) será o órgão central de perícias médicas na PMERJ, chefiado por Cel PM do QOPM e indicado pelo Comandante Geral da PMERJ.

(2)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

26

a. (x ) Núpcias: 8 (oito) dias. (art. 62, inciso I da Lei Estadual nº 443/81) b. ( ) Especial.

c. ( ) para tratar de interesse particular;

d. ( ) Para tratamento de saúde de pessoa da família. e. ( ) Para tratamento de saúde própria.

Questão 04. Segundo a Lei Estadual nº 443/81, na parte que trata dos direitos e das prerrogativas dos Policiais Mili-tares, podemos considerar como dependentes dos Policiais MiliMili-tares, EXCETO:

a.( x ) A filha solteira, maior de 24 anos, que recebe remuneração. (art. 48, § 2º da Lei Estadual nº 443/81) b.( ) O filho interdito.

c.( ) A ex-esposa com direito à pensão alimentícia estabelecida por sentença transitada em julgado, enquanto não contrair novo matrimônio.

d.( ) A mãe viúva, desde que não receba remuneração.

e.( ) O filho estudante, menor de 24 anos, desde que não receba remuneração.

Questão 05. Em fevereiro de 1999 foi instituído no Estado do Rio de Janeiro o conhecido Fundo de Previdência Social. Neste regime próprio de previdência, quem é o garantidor das obrigações do RIOPREVIDÊNCIA derivadas do dever de custeio dos valores devidos por proventos de aposentadoria, reforma, pensões e outros benefícios, concedidos e a conceder, previstos na Lei Estadual nº 3189/99?

a. ( ) O Fundo de Saúde Policial Militar – FUSPOM.

b. ( x ) O Tesouro Estadual. (art. 1º, § 2º da Lei Estadual nº 3189/99) c. ( ) O Tesouro Federal.

d. ( ) O Fundo de Garantia Previdenciária Carioca. e. ( ) O Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS.

Questão 06. No que diz respeito ao Inquérito Sanitário de Origem (ISO), a Portaria PMERJ nº 0350/2010 estabelece que do relatório compreenderá obrigatoriamente uma exposição e um parecer. Afirma ainda que na exposição o en-carregado do ISO descreve de modo seguro e objetivo o seguinte:

a. ( ) A primeira unidade operacional em que o policial militar foi classificado quando do ingresso na corpora-ção.

b. ( ) As obrigações funcionais que não possuem relação de causa e efeito com a eclosão da doença. c. ( ) Sugestão de tratamento para o mal laboral experimentado pelo policial militar.

d. ( x ) As causas e concausas que motivaram a incapacidade física, temporária ou definitiva.(art. 23 caput, § 1º e incisos da Portaria PMERJ nº 0350/2010)

e. ( ) Informações relacionadas ao quadro familiar do policial militar.

Questão 07. O Secretário de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro solicitou em caráter de urgência ao Fundo de Pre-vidência Social do Estado um empréstimo no valor de R$ 2.500.000,00. Essa operação financeira foi negada pelo RIOPREVIDÊNCIA, justificando na ausência de caixa da Autarquia Estadual para tanto. Marque a alternativa CORRETA de acordo com a disciplina da Lei Estadual nº 3189/99:

a. ( ) O empréstimo poderá ser realizado assim que houver recurso suficiente no fundo.

b. ( x ) O empréstimo não poderá ser realizado, haja vista ser vedada a utilização de recursos do RIOPREVI-DÊNCIA para empréstimos de qualquer natureza à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, suas autar-quias, fundações e demais entidades integrantes da administração indireta. (art. 32 da Lei Estadual nº 3189/99) c. ( ) O empréstimo apenas poderia ser realizado mediante o oferecimento de garantia de valor duas vezes maior

que o disponibilizado pelo fundo.

d. ( ) O empréstimo poderá ser realizado assim que houver recurso suficiente no fundo, e houver autorização expressa do Governador do Estado do Rio de Janeiro.

(3)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

27

Questão 08. Segundo norma insculpida na redação da Lei Estadual nº 3189/99, em caso de extinção do RIOPREVI-DÊNCIA qual a solução patrimonial que deverá ocorrer? Marque a alternativa CORRETA:

a.( ) O Regime Geral de Previdência Social (RGPS) assumirá todos os direitos e obrigações do RIOPREVI-DÊNCIA.

b. ( x ) Todo o seu patrimônio passará, obrigatoriamente, a integrar o patrimônio do Estado do Rio de Janeiro, que o sucederá em todos os seus direitos e obrigações. (art. 46 da Lei Estadual nº 3189/99)

c. ( ) Cada Órgão Estadual assumirá a gestão patrimonial de seus servidores, e sucederá a autarquia extinta em todos os seus direitos e obrigações.

d. ( ) O Tesouro Federal incorporará, obrigatoriamente, todo o seu patrimônio, e o sucederá em todos os seus di-reitos e obrigações.

e. ( ) Todo o seu patrimônio passará, obrigatoriamente, a integrar o patrimônio do Instituto Nacional de Seguri-dade Social (INSS), que o sucederá em todos os seus direitos e obrigações.

Questão 09. Na Portaria PMERJ nº 0062/1983 encontramos as Instruções Reguladoras para a Assistência Médico-Hospitalar da PMERJ. A referida norma já em seu art. 3º traz uma série de finalidades e conceituações relacionadas ao tema. Marque a alternativa CORRETA no que diz respeito ao conceito de Assistência Médico-Hospitalar (AMH):

a. ( ) é a denominação genérica dada aos Órgãos de Direção e Apoio da Diretoria Geral de Saúde (DGS), inclu-sive ambulatório, enfermarias e policlínicas.

b. ( ) é a aceitação e o recebimento, em hospitais ou clínicas, de paciente que ocupará um leito ou berço. c. ( ) é o conjunto de documentos que identificam o paciente, consignam o diagnóstico, registram a evolução da

doença, os tratamentos ordenados e executados e o motivo da alta.

d. ( ) é o conjunto de meios terapêuticos, cirúrgicos ou higiênicos de que lançam mão os profissionais habilita-dos para cura ou alívio do paciente, em qualquer OS.

e. ( x ) é o conjunto de atividades relacionadas com a conservação ou recuperação da Saúde, abrangendo serviços profissionais médicos, farmacêuticos e odontológicos, bem como o fornecimento e aplicações de meios, cui-dados e demais atos médicos e paramédicos necessários, prestados em organizações de saúde (OS). (art. 3º, in-ciso I da Portaria PMERJ nº 0062/1983)

Questão 10. O Atestado Sanitário de Origem (ASO) é o documento médico-administrativo, destinado a comprovar a origem do estado mórbido do policial militar da ativa, consequente a ferimento recebido na manutenção de ordem pública ou acidente em serviço. Quanto a esse tema a Portaria PMERJ nº 0350/2010 disciplina hipóteses excepcio-nais em que não será lavrado Atestado Sanitário de Origem. Marque a única opção que NÃO faz parte desse rol:

a. ( ) em caso de traumatismo leve e supostamente inconsequente, em vista de lesão mínima de tecidos, fazen-do-se, apenas, publicação do fato em boletim interno.

b. ( ) quando não houver concessão de LTS.

c. ( ) quando não existir incapacidade para o serviço policial militar no momento da prova técnica;

d. ( x ) em caso de traumatismo grave e supostamente inconsequente, em vista de lesão de tecidos, fazendo-se a publicação do fato em boletim reservado da PM. (art. 9º caput e incisos c/c art. 2º da Portaria PMERJ nº 0350/2010)

e. ( ) quando o participante ou testemunha por este citada declarar ter sido o ferimento ou acidente resultante de imprudência ou desídia do ferido ou acidentado (ou subordinado seu, com sua aquiescência), instaurando-se, então, IPM ou sindicância, conforme o fato, para perfeita elucidação.

Questão 11. Quanto ao conceito e lavratura do Inquérito Sanitário de Origem (ISO) trazido pela Portaria PMERJ nº 0350/2010, marque a opção CORRETA:

a. ( ) O Inquérito Sanitário de Origem é a perícia médico-administrativa destinada a apurar se a incapacidade in-telectual atual e definitiva do policial-militar resulta única e exclusivamente de doença, moléstia ou enfermi-dade sem relação de causa ou efeito a condições inerentes ao serviço.

b. ( ) O Inquérito Sanitário de Origem é a perícia médico-administrativa destinada a apurar se a incapacidade fí-sica atual, temporária ou definitiva, do policial-militar resulta única e exclusivamente de doença, moléstia ou enfermidade grave.

(4)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

28

d. ( x ) O Inquérito Sanitário de Origem é a perícia médico-administrativa destinada a apurar se a incapacidade física atual, temporária ou definitiva, do policial-militar resulta de doença, moléstia ou enfermidade com rela-ção de causa ou efeito a condições inerentes ao serviço, ou decorre de estado mórbido consequente a ferimento recebido na manutenção da ordem pública ou acidente em serviço, quando não for lavrado na época própria o Atestado Sanitário de Origem. (art. 15 caput e incisos da Portaria PMERJ nº 0350/2010)

e. ( ) O Inquérito Sanitário de Origem é a perícia médico-administrativa destinada a apurar se a incapacidade in-telectual atual e definitiva do policial-militar decorre única e exclusivamente de estado mórbido consequente a ferimento recebido na manutenção da ordem pública ou acidente em serviço.

Questão 12. Segundo a Lei Estadual nº 3189/99, o RIOPREVIDÊNCIA, na consecução de suas finalidades, atenderá obrigatoriamente ao seguinte PRINCÍPIO:

a. ( ) Gestão administrativo-financeira vinculada ao Estado do Rio de Janeiro.

b. ( x ) Custeio da previdência social, mediante contribuições do Estado do Rio de Janeiro, e das entidades abrangidas pela lei, e dos segurados, participantes e beneficiários, segundo critérios socialmente justos e atua-rialmente compatíveis. (art. 2º, inciso V da Lei Estadual nº 3189/99)

c. ( ) Respeito ao Regimento Interno elaborado e modificado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ.

d. ( ) Sigilo na gestão de seus recursos. e. ( ) Nenhuma das respostas anteriores

Questão 13. No que diz respeito ao prazo para a conclusão do Inquérito Sanitário de Origem (ISO), a Portaria PMERJ nº 0350/2010 estabelece o seguinte:

a. ( ) É de 120 (cento e vinte) dias, a contar da data da portaria que determinar a instauração. Excepcionalmente, mediante justificação, esse prazo pode ser prorrogado por mais 30 (trinta) dias pelo Comandante-Geral. O pe-dido de prorrogação deve ser feito em tempo oportuno, de modo a ser solucionado antes da terminação do pra-zo inicial.

b. ( ) É de 60 (sessenta) dias, a contar da data da portaria que determinar a instauração. Excepcionalmente, me-diante justificação, esse prazo pode ser prorrogado por mais 30 (trinta) dias pelo Comandante-Geral. O pedido de prorrogação deve ser feito em tempo oportuno, de modo a ser solucionado antes da terminação do prazo inicial.

c. ( ) É de 90 (noventa) dias, a contar da data da portaria que determinar a instauração. Excepcionalmente, me-diante justificação, esse prazo pode ser prorrogado por mais 90 (noventa) dias pelo Comandante-Geral. O pe-dido de prorrogação deve ser feito em tempo oportuno, de modo a ser solucionado antes da terminação do pra-zo inicial.

d. ( x ) É de 90 (noventa) dias, a contar da data da portaria que determinar a instauração. Excepcionalmente, me-diante justificação, esse prazo pode ser prorrogado por mais 30 (trinta dias) pelo Comandante-Geral. O pedido de prorrogação deve ser feito em tempo oportuno, de modo a ser solucionado antes da terminação do prazo inicial. (art. 25 caput e § único da Portaria PMERJ nº 0350/2010)

e. ( ) É de 90 (noventa) dias, a contar da data da portaria que determinar a instauração. Excepcionalmente, me-diante justificação, esse prazo pode ser prorrogado por mais 30 (trinta) dias pelo Diretor Geral de Saúde. O pedido de prorrogação deve ser feito em tempo oportuno, de modo a ser solucionado antes da terminação do prazo inicial.

Questão 14. Oficial Médico sofre acidente perfuro cortante durante o serviço na Corporação e não informa ao Ofici-al de dia sobre o ocorrido, não tendo sido lavrado o fato em brochura. Oito anos após o ocorrido o referido militar desenvolve hepatopatia crônica (secundária a Hepatite B), solicitando abertura de Inquérito Sanitário de Origem (ISO) para comprovar a relação de causa e efeito. O deferimento desta solicitação tem amparo legal?

a. ( ) Sim, pois existindo relação de causa e efeito entre o ato e o fato, o militar pode solicitar, a qualquer tempo, o Inquérito Sanitário de Origem (ISO).

b. ( ) Sim, pois não foi lavrado o Atestado Sanitário de Origem (ASO) na época própria.

c. ( ) Sim, pois a doença, moléstia ou enfermidade tem relação de causa e efeito com as condições inerentes ao serviço.

(5)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

29

e.( ) Não, pois o militar deveria ter confeccionado a prova técnica, obrigatoriamente, em até um ano após a data do acidente.

Questão 15. Considere as seguintes assertivas: i. A assistência médico-hospitalar aos policiais militares e aos bom-beiros-militares, assim como a seus dependentes, será prestada exclusivamente com recursos provenientes da con-tribuição mensal de 10% (dez por cento) do soldo do policial militar ou bombeiro militar e de doações e legados. ii. O Poder Executivo poderá abrir créditos suplementares e especiais para fazer face às despesas necessárias para custeio da assistência médico-hospitalar dos policiais militares e aos bombeiros-militares. Marque a alternativa CORRETA:

a. ( ) As duas afirmativas são falsas.

b. ( ) A primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.

c. ( x ) A primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira. (art. 1º da Lei Estadual nº 3465/00 ou art. 48, § 1º e 4º da Lei Estadual nº 3189/99)

d. ( ) As duas afirmativas são verdadeiras. e. ( ) Nenhuma das respostas anteriores

Questão 16. Existe um rol de atendimentos que não fazem parte da cobertura da Assistência Médico-Hospitalar (AMH) da PMERJ. No art. 25 da Portaria PMERJ nº 0062/1983 podemos encontrar a descrição desses atendimentos vedados ao longo de treze incisos. Marque a alternativa que traz um desses atendimentos NÃO proporcionados pelo sistema de saúde:

a. ( ) baixas ou internações dos chamados “doentes crônicos” em casos de risco de vida. b. ( ) Tratamento psicológico e psiquiátrico em pacientes com a saúde mental comprometida. c. ( ) Aparelhos ortopédicos que objetivem a recuperação funcional e motora;

d. ( ) Cirurgias plásticas reparadoras.

e. ( x ) “Check-up” médico por iniciativa do usuário. (art. 25, inciso VII da Portaria PMERJ nº 0062/1983)

Questão 17. As Normas Regulamentares de Distribuição e Atualização de Cartões do FUSPOM estabelecem os pra-zos de validade desses documentos. Assim, de acordo com a referida norma, marque a alternativa CORRETA:

a.( ) O prazo de validade do Cartão do FUSPOM será de 06 (seis) anos para os cônjuges e de 03 (três) anos para os filhos menores.

b. ( x ) O prazo de validade do Cartão do FUSPOM será de 06 (seis) anos para os cônjuges e os filhos menores e de 03 (três) anos para os demais dependentes, ressalvando-se os casos de perda do direito à Assistência Médi-co-Hospitalar. (art. 5º das Normas Regulamentares de Distribuição e Atualização de Cartões do FUSPOM –

Bol PM nº 160 de 29/11/2002)

c. ( ) O prazo de validade do Cartão do FUSPOM será de 05 (cinco) anos para os cônjuges e os filhos menores e de 03 (três) anos para os demais dependentes.

d. ( ) O prazo de validade do Cartão do FUSPOM será de 03 (três) anos para os cônjuges e os filhos menores e de 02 (dois) anos para os demais dependentes.

e.( ) O prazo de validade do Cartão do FUSPOM será de 02 ( dois) anos para os cônjuges e os filhos menores e de 01 (um) ano para os demais dependentes.

Questão 18. A Seção IV do Capítulo III do Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro trata dos Conselhos de Justificação e Disciplina. Quanto ao tema, marque a alternativa INCORRETA:

a. ( x ) O Oficial da reserva remunerada ou reformado, não poderá ser submetido a Conselho de Justificação. (art. 46, § 3º da Lei Estadual nº 443/81)

b. ( ) O Oficial, ao ser submetido a Conselho de Justificação, será afastado do exercício de suas funções, a cri-tério do Comandante Geral da Polícia Militar, conforme estabelecido em legislação própria.

c.( ) O Tribunal estadual competente julgará os processos oriundos dos Conselhos de Justificação, na forma es-tabelecida em lei.

d.( ) O Aspirante a Oficial PM, bem como as praças com estabilidade assegurada, presumivelmente incapazes de permanecerem como policiais militares da ativa, serão submetidos a Conselho de Disciplina e afastados das ati-vidades que estiverem exercendo, na forma da regulamentação própria.

(6)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

30

Questão 19. A Portaria PMERJ nº 0346/2010 estabelece em seus dispositivos normas relacionadas à composição e características das Juntas de Inspeção de Saúde. Marque a alternativa CORRETA:

a. ( x ) As JIS serão essencialmente de caráter permanente. Apenas a JISE (Junta de Inspeção de Saúde Especial) será de caráter temporário. (art. 9º da Portaria PMERJ nº 0346/2010)

b. ( ) As inspeções de saúde não poderão ser realizadas por médico perito isolado.

c. ( ) As JIS serão compostas por, no mínimo, 6 (seis) oficiais do QOS e presididas pelo de maior precedência hierárquica, podendo funcionar incompletas.

d. ( ) As JIS e as JISE (Junta de Inspeção de Saúde Especial) serão essencialmente de caráter permanente. e.( ) As JIS não poderão ser acrescidas de dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas ou

qualquer outro profissional de saúde, civil ou militar, para a complementação de exames, diagnósticos, prog-nóstico e tratamento.

Questão 20. A Portaria PMERJ nº 0346/2010 estabelece em seus dispositivos as atribuições periciais das juntas de inspeção de saúde. Especificamente quanto às JOIS (Juntas Ordinárias de Inspeção de Saúde), marque a alternativa que descreve CORRETAMENTE uma de suas atribuições:

a. ( x ) Controle médico periódico simples. (art. 49 da Portaria PMERJ nº 0346/2010) b. ( ) Inspeção de Saúde (IS) para os casos de exclusão e reversão.

c. ( ) Inspeção de Saúde (IS) para os casos de demissão e licenciamento a pedido.

d. ( ) Inspeção de Saúde (IS) para os casos de passagem para a inatividade, a pedido e ex officio. e. ( ) Concessão de licença maternidade.

Questão 21. Quanto às regras regulamentares incidentes na licença maternidade estabelecidas na Portaria PMERJ nº 0346/2010, marque a alternativa CORRETA:

a. ( x ) A partir do 3° mês de gestação, a policial militar deve ser apresentada pelo Secretário da sua OPM a uma JMH a fim de ser colocada na condição de “Apta para o serviço policial militar, com restrições”. (art. 100 ca-put da Portaria PMERJ nº 0346/2010)

b.( ) Mesmo em situações especiais onde a atividade da policial militar oferecer risco à gravidez, a JMH não po-derá colocar a gestante na condição de “Apta para o serviço policial militar, com restrições” em momento a n-terior ao 3º mês de gestação.

c. ( ) A licença maternidade, definida em legislação própria, será concedida mediante apresentação de docu-mento médico, emitido exclusivamente por médico especialista em medicina do trabalho, a uma JMH, que comprove a gestação em seu 8° mês.

d. ( ) No caso de interrupção da gravidez antes do gozo da licença maternidade, poderá ser concedido à militar através da JOIS, mediante comprovação por atestado médico oficial, um repouso de 45 dias, equivalente à LTS.

e. ( ) No caso de falecimento da criança, a licença maternidade não será interrompida, devendo perdurar por mais 6 (seis) meses independentemente do quanto de prazo já tiver sido gozado.

Questão 22. As Instruções Reguladoras das Inspeções de Saúde e Juntas de Inspeção da PMERJ, consubstanciada na Portaria PMERJ nº 0346/2010, estabelece termos e conceitos relacionados ao assunto tratado. Para fins da suscitada Portaria, o termo/conceito de INVALIDEZ significa:

a. ( x ) Condição física e/ou mental do inspecionado que o impossibilite, total e permanentemente, de exercer qualquer trabalho ou atividade, tanto na vida militar quanto na civil, e o impeça de prover, por qualquer meio, sua própria subsistência. (art. 1º item 18 da Portaria PMERJ nº 0346/2010)

b. ( ) Condição física e/ou mental do inspecionado que se encontre temporariamente impossibilitado de exer-cer qualquer serviço de natureza policial militar ou atividade inerente ao cargo ou função, inclusive as de ati-vidade meio.

c. ( ) Manifestação técnica que estabelece a aptidão do inspecionado para serviços de natureza policial ou para atividades inerentes ao cargo ou função (atividades meio), com restrições para algumas atividades, claramente definidas pela Ficha de Inspeção de Saúde (FIS), podendo portar arma de fogo.

d. ( ) Afastamento total do inspecionado do(s) serviço(s) de natureza policial militar ou de atividades inerentes ao cargo ou função, em decorrência de incapacidade temporária constatada em inspeção de saúde.

(7)

Aj G

Bol da PM n.º 026 - 07 Fev 14

31

Questão 23. Quanto às Normas Regulamentares de Distribuição e Atualização de Cartões do FUSPOM, marque a alternativa CORRETA:

a. ( ) Caso o Policial Militar seja excluído da Corporação, seus dependentes continuam tendo direito à Assistên-cia Médico Hospitalar, sem a necessidade de devolução de seus cartões do FUSPOM.

b. ( x ) O Policial Militar deverá informar no prazo máximo de 30 (trinta) dias, através de requerimento ao Dire-tor Geral de Saúde, toda modificação com referência aos seus dependentes, como por exemplo: casamento, óbito, separação, etc. (art. 24 das Normas Regulamentares de Distribuição e Atualização de Cartões do FUS-POM – Bol PM nº 160 de 29/11/2002)

c. ( ) O Policial Militar em situação de Licença para Tratamento de Interesse Particular (sem remuneração), a OPM deverá remeter no máximo em 30 dias para a DGS os cartões do FUSPOM de seus dependentes, sem qualquer ressalva para o caso de desejar manter os seus dependentes vinculados ao Sistema de saúde da Cor-poração.

d. ( ) A DGS receberá e entregará os documentos relacionados aos Cartões FUSPOM diretamente aos Policiais Militares interessados.

e. ( ) Nenhuma das respostas anteriores.

Questão 24. A disciplina das Normas Técnicas das Inspeções de Saúde da Perícia Menor e para os Controles Perió-dicos Simples e Especiais é encontrada na Portaria PMERJ nº 0349/2010. Marque a alternativa CORRETA no que diz respeito à periodicidade do controle periódico de saúde do policial militar:

a. ( ) Simples mensal – para todos os militares inativos.

b. ( ) Simples mensal – para todos os militares em serviço ativo.

c. ( x ) Simples anual – para os que trabalham no rancho. (art. 3º “b” da Portaria PMERJ nº 0349/2010)

d. ( ) Simples anual - para aqueles que manipulam ou administram terapia antineoplásica, esta de atribuição ex-clusiva das JMH.

e. ( ) Simples quinquenal – Inspeção de Saúde (IS) para promoção.

Questão 25. Sobre as Normas Técnicas das Inspeções de Saúde da Perícia Menor e para os Controles Periódicos Simples e Especiais da Portaria PMERJ nº 0349/2010, marque a alternativa CORRETA:

a. ( ) Na inaptidão definitiva, o militar poderá retornar ao serviço assim que houver curada ou controlada ade-quadamente a sua enfermidade e não houver risco de recorrência com o retorno àquela atividade.

b. ( ) No caso de inaptidão temporária, o militar deverá ser empregado em outra atividade policial militar. c. ( x ) A inaptidão do inspecionado para os controles periódicos simples ou especiais e para o serviço de rancho

poderá ser temporária ou definitiva. (art. 11, caput e §§ 1º e 2º da Portaria PMERJ nº 0349/2010)

d. ( ) Apenas a inaptidão do inspecionado para os controles periódicos simples poderá ser temporária ou defini-tiva.

e. ( ) Nenhuma das respostas anteriores.

Tomem conhecimento e providenciem os órgãos interessados. (Nota Nº 303, de 07/02/14 – DGEI/3)

14. DGEI – BOPE – CURSO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS (COEsp/2014) 21º CATEGORIA “B” – PARA CAPITÃES, TENENTES, ASPIRANTES, SUBTEN e SARGENTOS e 19º CATEGORIA “C” – PARA CABOS E SOLDADOS – PROCESSO SELETIVO – INSPEÇÃO

DE SAÚDE (1ª FASE) – RESULTADO – RETIFICAÇÃO

O comandante-geral, no uso de suas atribuições legais, atendendo proposta do diretor-geral de ensino e instrução, RETIFICA o resultado da inspeção de saúde (1ª Fase) dos policiais militares abaixo, referente ao processo seletivo para o COEsp/2014, publicado no Bol PM Nº 024, de 05/02/14, 2ª parte, tópico 23, a saber:

ONDE SE LÊ:

Referências

Documentos relacionados

Fica instituída a Delegacia de Policia Judiciária Militar concentradora, que atuará nos casos de Autos de Prisão em Flagrante fora do horário do expediente militar, cuja escala ficará

Estabelecer a criação, as normas de regência internas, atribuições e funcionamento da Seção de Assuntos Internos (SAI) junto aos Comandos Intermediários da Polícia Militar do

1º - Fica instituído no âmbito da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro o Boletim Disciplinar Re- servado (BDR), documento oficial de publicação dos assuntos relacionados

[r]

[r]

[r]

[r]

12 – Encerrados os trabalhos, o Presidente do Colegiado remeterá os autos a autoridade processante, para a emissão de parecer, podendo homologar ou avocar a