PROJETO MEIO AMBIENTE: ANTÔNIO PRADO SUSTENTÁVEL. O que posso fazer para tornar a cidade de Antônio Prado mais sustentável?

Texto

(1)

PROJETO MEIO AMBIENTE: ANTÔNIO PRADO SUSTENTÁVEL

TEMA:

O que posso fazer para tornar a cidade de Antônio Prado mais sustentável?

INTRODUÇÃO:

A Rádio Solaris, juntamente com entidades e empresas, visa despertar o desejo das pessoas pela questão socio ambiental, com o intuito de desenvolver um projeto sustentável para o município de Antônio Prado no que tange as variáveis ambientais e ao desenvolvimento sustentável. Aproveitando a data que fez alusão ao dia da água e a semana do meio ambiente que ocorre em junho, será realizado um projeto envolvendo toda a comunidade Pradense.

É importante ressaltar que pelo período que estamos vivendo, relacionado com o coronavírus, é estritamente necessário evitar aglomerações. Para tal o projeto irá se desenvolver através das mídias sociais. Cabe destacar que toda a comunidade pode desenvolver esse trabalho, não se restringindo apenas aos ambientes escolares.

OBJETIVO:

Desenvolver um projeto sustentável para o município de Antônio Prado, envolvendo a comunidade a as empresas. Podem se tomar como exemplo as cidades de Curitiba, que possui entre as capitais do país a melhor qualidade de ar e investe consideravelmente com projetos sustentabilidade, preservação ambiental e mobilidade urbana. Outras cidades como londrina o destaque é para

(2)

catadores de material reciclável na coleta, o que permitiu a ampliação do serviço e também a inclusão social desses profissionais, que hoje atuam por meio de associações. Barcelona, a cidade da Espanha, além de conhecida pela sua beleza é reconhecida pela grande mobilidade urbana e também, o bom uso da energia solar. Sendo considerada uma das principais cidades sustentáveis do mundo.

Cada participante deve desenvolver um projeto sustentável, para o município de Antônio Prado utilizando-se dos ambientes virtuais, a fim de evitar aglomerações. O trabalho pode ser realizado individual ou em grupo reiterando as regras de isolamento, assim o contato entre os membros pode ser feito através das mídias sociais. É importante frisar que só haverá um projeto vencedor e este será escolhido através de um vídeo enviado a Rádio Solaris, esse será postado no facebook watch da 97.3 e o audiovisual com maior número de curtidas (somando uau, amei e curtidas) ganhará um ponto, o mesmo vídeo será enviado a três profissionais da área que avaliarão o projeto com notas de 0 a 10. O projeto que somar mais pontos será o vencedor. Durante o desenvolvimento do projeto acorrerão tarefas descritas no cronograma que precisarão ser cumpridas, para validação do mesmo.

O QUE SÃO CIDADES SUSTENTÁVEIS?

É chamada de cidade sustentável aquela que adota uma série de práticas eficientes que têm como objetivo buscar a melhoria da qualidade de vida dos moradores, visando o desenvolvimento econômico sem perder de vista preocupação com a preservação do meio ambiente.

Normalmente, as cidades sustentáveis têm como característica semelhante o fato de serem bem administradas e bem planejadas como um todo.

Cidades sustentáveis ajudam a minimizar, mesmo que não muito, os efeitos nocivos do mau uso do meio ambiente pelo homem.

(3)

PRÁTICAS COMUNS ADOTADAS NAS CIDADES SUSTENTÁVEIS

Já foi dito o que são cidades sustentáveis e quais as preocupações nesses lugares, mas vamos listar agora, algumas práticas que são comuns e fazem que elas entrem para essa lista, por praticar tais ações.

1- Uma das ações mais importantes que faz com que uma cidade entre na lista das sustentáveis (não só por causa dessa prática) é ter ações específicas e agir em combate para diminuir os gases do efeito estufa. Na prática, isso significa combater o aquecimento global.

2- Nas cidades sustentáveis existe uma grande preocupação em manter os bens naturais comuns, cuidando, preservando, fazendo manutenção, quando necessário. Esses bens naturais são tratados como verdadeiros tesouros, que realmente são para a população.

3- As cidades sustentáveis dedicam grande atenção aos meios de transportes público, buscando acima de tudo, fontes de energia limpa. A ideia é ter transportes menos poluentes de qualidade para que a população deixe de lado o carro e opte por esse tipo de condução.

4- Ações de planejamento e trabalho para incentivo de uso de meios de transporte que não sejam poluentes, como por exemplo, a criação de ciclovias por toda cidade para incentivar o uso da bicicleta.

5- Diminuir ao máximo o tráfego de veículos com o objetivo de poluir menos e melhor a mobilidade urbana.

6- As cidades sustentáveis promovem a Justiça Social.

7- O lixo é outro ponto muito importante para a administração de uma cidade sustentável. Por isso, são criados sistemas eficientes de coletas de lixo e principalmente, de reciclagem. Somente o que não pode ser reciclado é que vai para um aterro sanitário, que segue todas as normas de segurança.

8- Esse tipo de cidade trabalha com vários programas educacionais voltados

(4)

9- Um grande investimento em programas de educação de qualidade é uma das prioridades nas cidades sustentáveis.

10- O planejamento urbano dessas cidades leva em consideração a situação a longo prazo, é dessa forma que ele é planejado e com a máxima eficiência.

11- A economia sustentável e dinâmica é favorecida neste tipo de cidade pois representa um grande ganho para a população.

12- Nas cidades sustentáveis se adotam práticas que incentivem a população a fazer um consumo consciente, acima de tudo, sem desperdiço e sem comprar além do necessário. O consumo somente pelo ato de consumir gera grandes malefícios para o meio ambiente, pois gasta mais e mais recursos quando não seria necessário.

13- A água também é assunto de prioridade alta, neste tipo de cidade, as pessoas devem saber como usá-la, sem desperdiço e acima de tudo, reaproveitá-la. Assim como a utilização de sistemas para captar a água da chuva e aproveitá-la.

14- A saúde da população também é prioridade e por isso, existe um grande investimento em programas nessa área.

15- Nas cidades sustentáveis, sempre que possível, são criados espaços verdes, em praças ou parques, para que a população encontre uma área de lazer e que nela se respire ar puro.

16- O programa de arborização dos espaços públicos e das ruas também são prioridades.

DESENVOLVIMENTO:

- É importante ressaltar que esse projeto será realizado através das mídias sociais sem necessidade de aglomeração ou locomoção;

- Fica a critério de cada um decidir se desenvolvera o trabalho em grupo ou individual, lembrando que só haverá um projeto vencedor;

(5)

- Cada participante, seja grupo ou individual deve apresentar um projeto sustentável para o município de Antônio Prado;

- O projeto deve contar com fundamentação teórica;

- As datas do cronograma devem ser respeitadas;

- Cada participante deve ao final entregar um audiovisual explicando o projeto;

- O projeto terá dois meses para seu desenvolvimento;

- Ao decorrer desses dois meses irão ocorrer tarefas, que devem ser cumpridas, para que o projeto tenha validade;

REGRAS E CRONOGRAMA:

- Os participantes deverão se inscrever de 04 de maio a 24 de maio;

- Os participantes devem enviar para o e-mail (comercialradiosolaris@gmail.com.br) a ideia inicial do projeto até o dia 29 de maio o e-mail só será considerado recebido após confirmação por parte da Rádio Solaris;

- No dia 09 junho os participantes deverão enviar para a rádio um vídeo de no máximo 15 segundos para postar nos Stories do Instagram e marcar os patrocinadores, sobre alguma ação que eles realizam em sua casa em que estão cuidando do meio ambiente;

- No dia 18 de junho os participantes deverão enviar para a Rádio Solaris um vídeo curto de no máximo 1 mim explicando a ideia principal de seu projeto;

- No dia 30 de junho, os participantes deverão criar uma arte com as dimensões para post no facebook, que ilustre o projeto e enviar para a Rádio Solaris.

(6)

-No dia 10 de julho até as 13h, os participantes devem enviar o vídeo com a apresentação final do projeto. O Vídeo não pode ultrapassar 8 minutos. Neste mesmo dia os vídeos serão postados no facebook watch da emissora 97.3.

-O vídeo que mais obter mais curtidas (somando, amei, curtidas e uau), ganhara 1 ponto;

- O vídeo ficará disponível para envolvimento do dia 10 a 15 de julho até as 13h, após esse período não serão mais contabilizadas as curtidas;

- O vídeo será apresentado para três profissionais para avaliação com nota de 0 a 10;

- O Vídeo/projeto que somar mais pontos (somando o ponto do videio mais curtido com a nota dos profissionais) levara o prêmio;

- No dia 16 de Julho a partir das 15h, já estará definido o projeto vencedor;

- AS DATAS DESCRITAS NO CRONOGRAMA DEVERÃO SER RESPEITADAS;

- OBS: Algumas datas poderão sofrer alterações, caso isso aconteça os participantes serão previamente avisados.

ASPECTOS A SEREM AVALIADOS:

-Criatividade;

-Aplicabilidade;

-Viabilidade econômica;

-Conscientização da comunidade;

(7)

-Envolvimento com o projeto;

- Conhecimento sobre o tema;

PREMIAÇÕES:

- Certificado de participação para os integrantes do projeto vencedor;

-Será escolhido só um projeto vencedor;

- Possibilidade do projeto ser utilizado pela prefeitura;

-Premiação em dinheiro 1500,00 para o projeto vencedor;

APOIADORES DO PROJETO:

- Eliottis do Brasil Indústria Moveleira - Perboni Brasil – Importados

- Solaris Corretora de Seguros

-Câmara de Vereadores de Antônio Prado - Rede de postos Andreazza

Imagem

Referências

temas relacionados :