• Nenhum resultado encontrado

CURIOSIDADE2 Tudo sobre curiosidades Vizente Besteirol CURIOSIDADE2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "CURIOSIDADE2 Tudo sobre curiosidades Vizente Besteirol CURIOSIDADE2"

Copied!
48
0
0

Texto

(1)

CURIOSIDADES

Porque é que as frutas escurecem depois de cortadas?

Quando o oxigénio entra em contacto com essas frutas ele reage com uma substância delas e escurece-as, ou oxida como dizem os químicos. Mas isso não quer dizer que as frutas fiquem estragadas. Para retardar essa oxidação, quando cortares ou descascares essas frutas podes regá-las com limão. O ácido do limão ou da laranja pode fazer com que as frutas demorem a ficar escuras porque o ácido é um anti-oxidante.

Porque é que a água quente ajuda a soltar a gordura dos objectos? A gordura, como qualquer material sólido, funde-se quando é aquecida. Em contacto com a água quente, ela torna-se líquida e passa a flutuar em

pequenas camadas. Para remover a gordura de vez, é necessário acrescentar detergente, pois a água sozinha não é capaz de acabar com ela. O sabão tem a função de penetrar nestas placas de gordura e dissolvê-las.

Porque é que a água não é inflamável se ela é constituída por hidrogénio e oxigénio?

As substâncias só ardem se, além de serem constituídas de elementos combustíveis, conseguirem reagir com o oxigénio do ar. A água não entra em combustão porque a sua estrutura molecular é tão estável que não reage com o oxigénio. Seria preciso muita energia para romper as suas moléculas. Nem o calor do fogo é capaz de quebrar as ligações moleculares da água.

Para que serve a camada de ozono?

A camada é constituída pelo gás ozono e forma um espécie de capa protectora ao redor de todo o planeta. Ela funciona como um filtro dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, causadores do cancro da pele. O vilão da camada de ozono é o CFC (clorofluorcarbono) emitido por frigoríficos e aerossóis. O problema mais sério é na Antárctida onde acontece um estranho fenómeno: no mês de setembro, metade da camada, correspondente a uma área maior do que a América do Sul, desaparece da atmosfera.

O que é a ilusão de óptica?

Nem sempre nossos olhos retratam fielmente a realidade. Na verdade, é o nosso cérebro que interpreta as coisas de forma um pouco distorcida de vez em quando. Ele também pode completar imagens onde faltam peças e o resultado fica esquisito. Isso são as ilusões de óptica.

É verdade que a casca da laranja é inflamável?

(2)

hidrogénio). Esse composto é inflamável. A gasolina, produto derivado do petróleo, também tem uma mistura de hidrocarbonetos.

Como funciona a escala de Richter?

A escala de Richter, que mede a intensidade dos terremotos, foi desenvolvida pelo sismólogo americano Charles Francis Richter e começou a ser usada em 1935. Um pêndulo, com oscilação controlada, é fixado numa base de cimento que regista tremores em três direcções: duas horizontais e uma vertical. A escala vai de zero a nove e os tremores fracos receberam valores próximos de zero. Cada unidade representa dez vezes a magnitude do tremor.

Como é que a água produz energia eléctrica?

Para entender o processo é preciso saber a diferença entre as energias potencial e cinética. A potencial é a capacidade de movimento do objecto estático (energia sem movimento) enquanto a cinética é o próprio

deslocamento (energia do movimento). Numa represa, a água parada acumula energia potencial. Quando as comportas são abertas, a energia potencial transforma-se em cinética e move as turbinas. A energia eléctrica é produzida por um gerador que funciona com o movimento das turbinas.

Porque é que o leite derrama quando ferve?

O leite, ao ferver, expande-se e sobe. O aquecimento faz com que a água contida no leite ferva e evapore. Quando isso acontece, ela leva consigo proteínas do leite que possuem baixo peso molecular e estão na camada mais superficial do líquido - assim, elas acabam por transbordar.

Qual é a diferença entre produtos light e diet?

Os produtos light têm menos calorias que os tradicionais. Os produtos diet não são, necessariamente, menos calóricos, pois podem ter mais gordura que os tradicionais. Os produtos diet são destinados aos diabéticos por não possuírem açúcar.

Qual é a diferença entre os biscoitos cream cracker e os de água e sal? A massa dos biscoitos cream cracker é mais gordurosa, com cerca de 16% de gordura. Já os biscoito de água e sal possuem apenas 7%. A gordura deixa o biscoito cream cracker mais crocante e cremoso e o próprio nome em inglês indica isso. Um legítimo cream cracker tem 32 calorias, enquanto que o de água e sal tem 27.

Porque é que os queijos suíços têm buracos?

Os buracos são formados com a expansão de gases emitidos por uma

bactéria. Ela é colocada durante os primeiros estágios da produção do queijo suíço e ajuda a amadurecê-lo e a dar-lhe o seu sabor característico.

(3)

um chapéu negro e alto. Com o tempo, mudaram a cor do chapéu para se diferenciarem do clero.

Porque é que descascar cebolas nos faz chorar?

A cebola tem um óleo que evapora quando ela é cortada ou descascada. O vapor do óleo afecta os nervos do nariz que estão ligados aos olhos. Por isso eles lacrimejam.

Porque é que as garrafas de vinho não são transparentes?

O vidro colorido das garrafas funciona como um filtro solar. O vinho é como a pele: sofre com os raios UVA. Se deixado em lugar ensolarado pode ter o seu aroma e sabor alterados. Mesmo que a garrafa sirva de protecção, é

necessário guardá-las em local protegido do calor e da luminosidade. Porque é que as frutas mudam de cor quando amadurecem?

A maturação das frutas é caracterizada, entre outras coisas, por uma alteração de cor. A cor verde, devido à clorofila, desaparece em proveito de outros

pigmentos, as carotinas e os antocianos. Este fenómeno, acompanhado por um amolecimento da polpa da fruta, deve-se a transformações químicas

verificadas em função da temperatura, da intensidade luminosa e do teor de oxigénio e gás carbónico dos tecidos da fruta.

Porque é que as pipocas rebentam?

O grão de pipoca contém água no seu interior. A explosão da pipoca não é nada mais do que a expansão do vapor de água dentro do grão. Sabe-se que muito antes de Colombo descobrir a América, os índios do norte do continente americano já comiam pipocas. Eles começaram a fazê-las com a espiga inteira colocada num espeto e levada ao fogo. Depois, passaram a deitar o grãos soltos directamente para o fogo. Outro modo era cozinhar o milho numa panela de barro cheia de areia quente.

Porque é que a pimenta nos faz espirrar?

Um dos culpados disso é o óleo encontrado na pimenta, que é retirado das sementes da planta e é usado para condimentar linguiças, molhos, carnes, etc. Outra culpada é a piperina, substância presente nas pimentas preta e branca. Mas, espirramos principalmente porque se costuma usar a pimenta em pó, e quando as suas partículas são aspiradas pelo nariz, o organismo tende a expeli-las, assim como faz com qualquer outro tipo de pó.

O chocolate que fica esbranquiçado está estragado?

Sim. O chocolate com aspecto esbranquiçado sofreu a acção do calor. Um dos principais componentes do chocolate é a manteiga de cacau. Quando o

produto é exposto a temperaturas acima de 28ºC, ele amolece e a manteiga separa-se do cacau. A manteiga fica concentrada na superfície do chocolate mesmo depois de ele voltar a endurecer. Após alguns dias, a manteiga pode iniciar um processo de proliferação de fungos e tornar o chocolate impróprio para o consumo humano.

É perigoso engolir pastilhas elásticas?

(4)

eliminados com as fezes. O problema é que, se a pessoa se engasgar, a pastilha pode obstruir a passagem de ar e causar asfixia.

De onde vem o caviar?

O caviar é feito de ovas salgadas de esturjão, o maior peixe de água doce do mundo. Elas precisam de ser retiradas do peixe ainda vivo num prazo máximo de 15 minutos para depois serem peneiradas, lavadas e secas.

De onde vem a expressão "banho-maria"?

É uma alusão à alquimista Maria, possivelmente irmã de Moisés, o líder hebreu que viveu entre os séculos XIII e XIV a.C. Foi ela quem inventou o processo de cozinhar lentamente alguma coisa mergulhando um recipiente com a

substância em água fervente. Ou também pode ser uma referência à Virgem Maria, símbolo de doçura, pois o termo evoca "o mais doce dos cozimentos".

Como é que se sabe o número de calorias de um alimento?

Somam-se as calorias produzidas pelas gorduras, proteínas e hidratos de carbono, que entram na composição dos alimentos e têm a função de produzir energia para o organismo. Cada grama de gordura queimada produz 9 calorias; a mesma quantia de proteínas ou hidratos de carbono produz 4 calorias.

O que é Diet não engorda?

É chamado de Diet qualquer produto dietético sem adição de açúcar. São recomendados para os diabéticos, desde que estejam no seu peso normal, já que, por não possuírem sacarose, não provocam uma elevação rápida da taxa de açúcar circulante (glicémia). Mesmo não contendo açúcar, alguns alimentos Diet podem apresentar um elevado teor calórico, como é o caso dos chocolates e de alguns gelados, devendo ser evitados por quem precise de emagrecer. É muito frequente a confusão entre os termos Diet e Light. A denominação Light é reservada aos alimentos com teor reduzido de calorias.

Qual é a comida que dura mais tempo sem se estragar?

O mel pode durar practicamente para sempre, quando bem conservado. Nas câmaras subterrâneas do Egipto antigo, onde eram deixados alimentos em homenagem aos mortos, encontrou-se mel ainda comestível.

Qual é a diferença entre a milha náutica e a milha terrestre?

O sistema de medida terrestre surgiu durante o Império Romano. O mille passus correspondia a mil passos duplos de um comandante de milícia. Isso é o equivalente a 1.609,344 metros. Já a milha náutica é o tamanho da linha do Equador -40 mil quilómetros - dividida por 360º - a superfície da Terra - e depois por 60 - já que cada grau corresponde a 60 segundos. O resultado arredondado é 1.852 metros.

Porque é que os sapatos não vêm com os atacadores colocados quando os experimentamos nas lojas?

(5)

do calçado e qualquer dificuldade pode indicar que a numeração não é a correcta. E por último, uma explicação psicológica: sem atacadores, o sapato é considerado "novinho em folha", e isso estimula a compra.

Porque é que os pneus são pretos?

Porque recebem uma substância preta chamada carbono. Se os pneus fossem feitos sem carbono, iriam desintegrar-se como a borracha que usamos na escola.

Porque é que os rolos fotográficos são vendidos com 12, 24 e 36 fotografias?

Oskar Barnark criou a câmara Leica, que tinha capacidade máxima de 36 fotografias e a Kodak adoptou o padrão dessa câmara para o comprimento do rolo. A empresa lançou ainda o rolo de 18 fotos. Aumentou para 20 e depois para 24 fotografias. Este aumento foi feito devido à preferência do consumidor, assim como o lançamento do rolo com 12 fotos. Apesar de mais caro, este número acabava com a inconveniência de ter que tirar mais fotos que o necessário só para acabar como filme.

Porque é que os aviões a jacto deixam marcas no céu?

Por causa do rápido arrefecimento dos gases provenientes da combustão dos motores. O vapor de água desses gases transforma-se rapidamente em cristais de gelo, deixando as trilhas de condensação.

No ano de 1925, o inverno foi tão frio no Canadá que as águas das cataratas do Niagara ficaram completamente congeladas.

No Oceano Pacífico, existe uma fossa chamada Challenger que tem uma profundidade de 11.000 metros. A montanha mais alta do planeta é o Monte Everest que mede 8.848 metros.

Apesar do frio que se faz sentir no Polo Norte, seria impossível alguém apanhar uma constipação lá. O vírus da gripe gosta de ambientes um pouco mais amenos.

O Mar de Sargaço não tem nenhuma linha costeira, ele está situado no meio do Oceano Atlântico, perto dos Açores. As suas águas são quentes limpas e azuis. O Mar é formado pela corrente do Golfo e pela corrente Equatorial Norte, que formam um círculo oval que roda no sentido dos ponteiros do relógio. O Mar de Sargaço também é conhecido como "o deserto flutuante". Apesar de um terço do plâncton do Atlântico ser produzido aqui, não existem nutrientes

suficientes para atraír os peixes.

(6)

28% da África é selvagem e não explorada. 38% dos EUA é selvagem e não explorado.

A temperatura mais baixa alguma vez registada em ambiente natural foi de -89,4 ºC. Aconteceu na Antártida a 21 de Julho de 1983 e foi medida pela Estação Russa Vostok.

A mais baixa temperatura POSSÍVEL é o zero absoluto, ou seja 0 ºKelvin (-273,15 ºC). Estas temperaturas só podem ser atingidas em laboratório ou no Espaço. A temperatura é medida através da energia cinética das moléculas ou átomos de um objecto. Uma vez que o espaço não contém matéria, ele próprio não tem temperatura. No entanto, os átomos, moléculas ou partículas que flutuam no espaço podem chegar a uma temperatura de 2,724 ºK (-270,426 ºC).

O Oceano Atlântico é mais salgado que o Pacífico.

Devido à sua densidade uma pessoa flutua mais facilmente na água salgada do que na água doce. Um dos melhores sítios para flutuar é o Mar Morto.

Os humanos e os golfinhos são as únicas espécies que praticam o sexo por prazer.

A espessura de um relâmpago é equivalente à de uma moeda de € 0,50. Parece ser mais largo devido à intensidade da luz.

A maioria dos relâmpagos tem um comprimento médio de 3 a 5 Km e têm uma corrente de 10.000 amperes a 100 milhões de volts.

A cada segundo acontecem cerca de 50 a 100 relâmpagos no mundo.

A temperatura de um relâmpago é três vezes mais quente do que a superfície do Sol.

Durante o tempo que demoraste a ler esta frase, ocorreram 500 relâmpagos em todo o planeta.

O diamante é a substância natural mais resistente existente na Terra, mas se for colocado num forno a uma temperatura de 763 graus Celsius, ele irá

simplesmente desaparecer, sem sequer deixar cinzas. Apenas será libertado um pouco de dióxido de carbono.

Em 10 minutos um furacão liberta mais energia do que todas as bombas nucleares existentes todas juntas.

3 bilhões - O número de raios que caem na Terra anualmente. A cada segundo caem 8 raios em qualquer lugar da Terra, por dia, são mais de 8 milhões.

(7)

O núcleo de um relâmpago mede cerca de 1,25 centímetros.

O monte Everest, a montanha mais alta do mundo, tem 8.848 metros. Um iceberg médio pesa cerca de 20.000.000 toneladas

O Oceano Pacífico tem uma profundidade média de 4.267 metros. O bambú pode crescer até 1 metro em apenas 24 horas.

Uma tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores.

A menor semente conhecida é a da mostarda. Porém quando a planta cresce, torna-se a maior de todas as hortaliças. O facto já era referido por Jesus, na parábola do grão de mostarda, segundo o Evangelho de São Marcos (4-30, 31, 32).

O Pacífico é o maior oceano da Terra. Estende-se por mais de 165 milhões de quilómetros quadrados, ou seja, um terço da superfície total do planeta. O volume das suas águas é mais do que duas vezes as do Atlântico e pouco menor do que o volume somado dos restantes oceanos.

As sequóias são as árvores mais notáveis do reino vegetal. Chegam a viver três mil anos. São encontradas na Califórnia e em parte do litoral do Pacífico norte-americano. O tronco destas árvores pode chegar aos 100 metros de altura e aos seis metros de diâmetro. É notável também a espessura da casca, 30 centímetros em média, havendo, porém, registos de espécimes com o dobro.

Com mais de 3 milhões de quilómetros quadrados (2.650 quilómetros de comprimento por 1.200 quilómetros de largura) a Gronelândia é a maior ilha do mundo. Como mais de dois terços de sua área ficam acima do Círculo Polar Ártico, somente 100 mil quilómetros quadrados não são cobertos por gelo.

O maior iceberg já avistado pelo homem foi encontrado pelo navio norte-americano Glacier, em dezembro de 1956, no Pacífico Sul. Com 335

quilómetros de comprimento e 97 quilómetros de largura, estendia-se por uma superfície de 31 mil quilómetros quadrados, ou seja, maior do que a Bélgica.

O deserto mais extenso da Terra é o Sahara. Cobre uma área de 7 milhões 780 mil quilómetros quadrados, desde o Mar Vermelho até ao Mediterrâneo. Apresenta desníveis espetaculares. Alguns trechos situam-se a 134 metros abaixo do nível do mar; outros registram uma altura de até 3.300 metros.

(8)

Sul, em 1990. Estima-se que Sue, quando viva (há 67 milhões de anos), pesava em torno de sete toneladas. O fóssil mede 12,8 m de comprimento e 4 m de altura (até à pelve). O crânio, de 272 kg e 1,5 m, é tão pesado que precisou de ser colocado separado do corpo para a exposição, a fim de evitar danos ao esqueleto.

O maior animal invertebrado do mundo é a lula gigante do género Architeuthis dux, que pode chegar a medir 18 metros e pesar 900 quilos. Estes misteriosos seres vivem no fundo do oceano, entre 200 e 1000 m de profundidade, e nunca foram vistos com vida, motivo pelo qual se sabe muito pouco sobre os seus hábitos. Donas dos maiores olhos da natureza (podem chegar a 30cm de diâmetro), já deixaram marcas da sua passagem na regiões temperadas de todos os oceanos. Os espécimes estudados até hoje foram encontrados mortos, boiando por aí, ou no estômago de alguma baleia. A lula gigante ficou famosa no mundo através da obra de Julio Verne, 'Vinte Mil Léguas

Submarinas'.

Sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no leste do Estado norte-americano do Oregon, um fungo subterrâneo que foi lentamente abrindo caminho por entre as raízes das árvores, durante séculos, acabou por se transformar no maior organismo vivo do planeta. O Armillaria ostoyae,

popularmente conhecido como cogumelo do mel, nasceu como uma partícula minúscula, impossível de ser observada a olho nu, e foi estendendo os seus filamentos, os rizomorfos, durante um período estimado de 2.400 anos, matando árvores enquanto se desenvolvia. Atualmente, o fungo cobre uma área de 880 hectares, equivalente a 1.220 campos de futebol. Sobre a superfície, o colosso manifesta-se na forma de pequenos cogumelos de aparência inocente.

A maior altitude do planeta é a do cume do Everest, nos Himalaias, e mede 8.840 metros. O seu nome é uma homenagem ao topógrafo do exército colonial inglês, o coronel George Everest, que fez a medição geodésica da cordilheira entre 1823 e 1843. Everest, porém, não é o único nome que o monte possui. Os chineses chamam-no de Chu-mu-lang-ma Feng; para os nativos nepaleses ele é o Sagarmatha, "Topo do Céu"; enquanto os tibetanos lhe chamam Chomolungma, "Mãe da Terra".

O maior buraco na camada de ozono conhecido até hoje paira sobre a região antártica. O furo, que marca um triste recorde para a humanidade, tem cerca de 28 milhões de km². Cientistas acreditam que apesar das leis de proteção à camada restringirem o uso de gases nocivos, apenas agora as concentrações de gases existentes na estratosfera estão a chegar ao pico, o que indica que possivelmente levaremos décadas para resolver o problema.

Apenas nevou uma vez no deserto do Sahara, foi no dia 18 de Fevereiro de 1979.

(9)

Geórgia, com 1508 metros, e a do Sistema del Trave, em Espanha, com 1441 metros de profundidade.

A montanha submarina mais alta é a E-6. Fica perto da Fossa de Tonga, entre Samoa e a Nova Zelândia, e tem uma altura de 8690 metros. Mesmo assim, o seu cume encontra-se 300 metros abaixo da superfície do mar.

Se deixássemos cair uma bola de aço sobre a Fossa das Marianas, que tem uma profunddade de 10.900 metros, levaria quase 64 minutos a chegar ao fundo.

No espaço, os astronautas não conseguem chorar, porque não há gravidade para que as lágrimas possam escorrer.

O maior vulcão existente chama-se Olympus Mons e situa-se em Marte. Tem 600 Km de largura e é três vezes mais alto que o Monte Everest.

Cerca de 150 toneladas de fragmentos de meteoritos embatem na Terra todos os anos.

O telescópio Hubble é tão poderoso que consegue fotografar uma mosca a piscar os olhos a uma distância de 13.700 Km.

Quando os astronautas da Apollo 12 aterraram na Lua, o impacto causado fez com que a superfície lunar vibrasse durante 55 minutos. As vibrações foram captadas por instrumentos laboratoriais da NASA, o que levou os geólogos a criar a teoria de que a superfície de Lua é composta por frágeis camadas de rocha.

O planeta Júpiter é duas vezes maior do que todos os outros planetas, satélites, asteróides e cometas do nosso Sistema Solar juntos.

Segundo os cientistas, existe ouro em Marte, Mercúrio e em Vénus. É possível ver 500.000 crateras na Lua olhando-se da Terra.

O Sol é 330.000 vezes maior que a Terra.

7 é o número de grandes desastres ecológicos, possivelmente erupções vulcânicas, que modificaram o rumo da história da Terra ao longo dos últimos 300 milhões de anos.

3 milhões é o número estimado de pessoas que morreram em consequência de terramotos desde 1900.

(10)

175 dias - Era o tempo que uma pessoa a correr sem parar (9,5 Km/h)

demoraria a dar uma volta à Terra. Uma volta ao redor da Terra tem 39.840 Km. Na circunferência de Júpiter, essa mesma tarefa levaria 1.935 dias ou mais de 5 anos.

12.756 Km - O diâmetro da Terra à volta do Equador. De pólo a pólo, o diâmetro é de 12.713 Km.

5.980.000.000.000.000.000.000 toneladas - O peso da Terra.

A Terra é sacudida por mais de 20.000 tremores de terra anuais, 80 vezes por dia.

São necessárias 200.000.000 palhinhas enfileiradas para dar uma volta à Terra.

Em Saturno, os ventos são 10 vezes mais fortes do que um furacão. A sua velocidade pode chegar aos 1.770 Km/h.

Se fossemos a conduzir um carro a uma velocidade constante de 160 Km/h, levariamos cerca de 221.000 milhões de anos para chegar ao centro da Via Láctea.

A Terra não é redonda; é ligeiramente achatada nos polos. No entanto, os polos também não são iguais. O raio do Polo Norte mede mais 44 milímetros do que o raio do Polo Sul.

Em Urano, o verão dura 21 anos... e o inverno também.

William Herschel descobriu o planeta Urano em 1781 com o primeiro telescópio que construiu. Ele chamou o planeta de Geogium Sidium em

homenagem ao Rei George III de Inglaterra, mas em 1850 o nome foi alterado para Urano devido à tradição de dar nomes de deuses romanos aos planetas.

Todos os planetas do Sistema Solar rodam no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, excepto Vénus.

A Terra orbita à volta do Sol a uma velocidade média de 29.79 km/s, ou cerca de 107.000 km/h.

Um ano na Terra dura 365.26 dias. Um dia tem 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. O dia extra no calendário (29 de Fevereiro) foi introduzido para compensar a discrepância do calendário Georgiano.

As placas tectónicas dos continentes movem-ne na superfície terrestre alguns centímetros por ano, aproximadamente a mesma velocidade a que crescem as unhas das mãos.

(11)

A cauda do Grande Cometa de 1843 tinha 330 milhões de quilómetros de comprimento. O mesmo cometa irá voltar a passar pela Terra no ano 2356.

A luz da Lua demora 1,25 segundos para chegar à Terra.

Existem planetas do Sistema Solar que são conhecidos desde a antiguidade: Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno, além da Terra.

Os outros foram descobertos depois da invenção do telescópio: Urano (1781), Neptuno (1846) e Plutão (1930).

Vénus é chamado de planeta gémeo da Terra por serem ambos parecidos em tamanho, mas essa é a única semelhança entre eles. A densa atmosfera que cobre Vénus cria um efeito estufa que o deixa com uma temperatura de 462ºC.

Vénus, nome da deusa romana do amor e da beleza, é também conhecido como Estrela Vésper ou Estrela D´Alva, pois é visível a olho nu ao entardecer ou ao amanhecer.

O planeta Mercúrio recebeu o seu nome do deus romano Mercúrio, um mensageiro. De fato, o planeta viaja ao redor do Sol mais rápido que qualquer outro.

Mercúrio recebe sete vezes mais luz do que a Terra.

Por causa da sua cor vermelho-sangue, Marte recebeu o nome do Deus da Guerra.

Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar recebeu o nome do mais importante deus romano justamente pelo seu tamanho. Dentro dele, caberiam 11 planetas Terra, e tem 3 vezes mais massa que todos os outros planetas juntos.

Calcula-se que Júpiter possua 70% de toda a matéria que gira em torno do Sol.

Saturno, o segundo maior planeta do Sistema Solar tem sete majestosos aneis ao seu redor. Cada anel é composto por centenas de aneis menores. Eles ficam uns dentro dos outros e são feitos por biliões de partículas de gelo.

Saturno foi batizado com o nome do deus grego da fartura. Foi o primeiro planeta a ser descoberto pelos povos antigos.

O planeta Urano chamava-se Georgium Sidium em homenagem ao Rei Jorge III, de Inglaterra. Apenas em 1850 recebeu o nome do deus greco-romano, o Senhor dos Céus.

(12)

Plutão, batizado com o nome do deus grego e romano do inferno, é o menor planeta de nosso Sistema Solar. Plutão e a sua lua, Caronte, giram quase colados e têm o mesmo tamanho. Por isso, são chamados de "planeta duplo". Em 1905, já se falava da sua existência, mas foi descoberto apenas em 1930. A órbita de Plutão é tão extravagante que o faz cruzar com a órbita de Neptuno no espaço.

Plutão tem um brilho 4 mil vezes menor que o da mais pálida estrela visível a olho nu.

A estrela da nebulosa planetária NGC 2440 é o astro mais quente que se conhece. A temperatura da sua superfície ronda os 200 mil graus Celsius.

O maior eclipse solar acontecerá no dia 16 de Julho de 2186. A duração exacta do espectáculo celeste será de 7 minutos e 29 segundos.

Estima-se que o nosso planeta alberga 1,4 milhões de biliões de toneladas de água.

Os geólogos calculam que haja na Terra mais de sete milhões de quilómetros cúbicos de sal marinho.

Pangeia é o nome do continente único que existiu há 180 milhões de anos e que, ao se dividir, originou os actuais continentes.

Segundo a mitologia grega, Europa foi uma ninfa muito bonita que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Olimpo.

Oceano, o deus dos rios, deu origem à Oceânia, enquanto a sua filha Ásia, mãe das fontes e dos rios, é o nome de baptismo do continente vizinho.

África é uma deusa que carrega um chifre numa das mãos e um escorpião na outra.

Dos grandes continentes, só o nome América tem origem pagã. O seu inspirador foi o explorador Américo Vespúcio. Para se harmonizar com os outros femininos, Américo tornou-se América.

O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.

O olho humano é capaz de distinguir 10.000.000 de diferentes tonalidades. Se dormirmos, em média, 8 horas por dia, aos 40 anos teremos dormido 13 anos.

Com uma média de 70 batidas por minuto, o coração bate 37 milhões de vezes por ano.

(13)

Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, suor e da respiração.

Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com um frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos.

A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exactamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo.

Todos temos 300 ossos quando nascemos, mas chegamos a adultos apenas com 206.

Uma pessoa normal tem á volta de 1.460 sonhos por ano. Uma pessoa possui quase um milhão de fios de cabelo.

Os vasos capilares são 50 vezes mais finos do que um cabelo.

Segundo cientistas japoneses, cada beijo diminui o tempo de vida em 3 minutos, tal o esforço exigido ao coração.

O cabelo cresce cerca de 0,6 cm por mês e mais depressa pela manhã do que em qualquer outra hora do dia.

O único osso do corpo humano que não se liga com nenhum outro é o hióide, que sustenta a língua e os seus músculos.

Uma piscadela de olho dura, em média, um décimo de segundo. Os seios pesam, em média, 250 gramas cada um.

Se uma pessoa nunca cortasse as unhas das mãos, elas mediriam cerca de 4 metros aos 80 anos.

Mais de metade dos ossos do corpo humano estão nas mãos e nos pés. Numa vida, um ser humano passa, em média, 8 anos em filas de espera. Em média, uma criança de 4 anos faz 437 perguntas por dia.

A mão humana tem 27 ossos e 35 músculos.

(14)

órgãos:

nome velho nome novo

dedão do pé dedo grande do pé ou halux dedo mindinho dedo mínimo ou 5º dedo maçã do rosto zigoma

maxilar inferior mandíbula pelos das axilas hircos pelos do nariz vibrissas pelos das orelhas trageos

maçã-de-adão proeminência laríngea trompa de Eustáquio tuba auditiva

tendão de Aquiles tendão calcâneo

As lágrimas, responsáveis pela lavagem e lubrificação dos olhos, só começam a ser produzidas a partir dos dois meses de idade. Antes disso, o bebé realmente chora "a seco". Nesses primeiros 60 dias de vida, o que protege os olhinhos do bebé é o facto de ele passar a maior parte do tempo a dormir.

O orgasmo feminino é um potente analgésico para as dores (devido à libertação de endorfinas), por isso, as dores de cabeça são uma má desculpa para não fazer amor.

Os Humanos são os únicos primatas que não têm pigmentação na palma das mãos.

Em cada 2,54 cm de pele humana, existem 19 milhões de células, 60 pelos, 90 glândulas sebáceas, 5,79 metros de vasos sanguíneos, 625 glândulas sudoríparas e 19 mil células nervosas.

A superfície da pele mede 2 metros quadrados e pesa cerca de 4 kg. O corpo possui pequenos ossos que, um dia, fizeram parte de uma cauda (cócxis) e músculos inoperantes que serviam para movimentar as orelhas. São chamados órgãos vestigiais.

Cerca de 321.000 km de vasos transportam o sangue por todo o corpo de um adulto.

Uma pessoa possui, em média, gordura corporal suficiente para fazer duas dúzias de sabonetes.

(15)

Os bebés conseguem engolir e respirar ao mesmo tempo.

Durante uma vida, a nossa pele é renovada aproximadamente 1.000 vezes. Um verdadeiro mestre Fakir pode fazer coisas muito mais espectaculares do que suportar os pregos existentes no seu colchão. Ele pode, por exemplo, fazer com que metade da sua palma da mão aqueça 10 graus a mais do que a outra metade, pode parar o coração durante um certo tempo, ou pode reduzir os seus sinais vitais até ao mínimo entrando num estado parecido à hibernação de alguns animais.

Existem vários tipos de amnésia. A amnésia retrógrada é a mais rara, apesar de ser a mais cinematográfica. Neste tipo de amnésia, o indivíduo não se lembra de nenhum aspecto da sua vida antes da ocorrência da lesão. Por outro lado, na amnésia anterógrada, a mais comum e grave, o indivíduo recorda-se do seu passado, mas não consegue aprender nada de novo.

Durante o tempo que demoraste a ler esta frase 50.000 células do teu corpo morreram e foram substituidas por células mais novas.

O coração de uma pessoa com 75 anos já bateu mais de 2.737.500.000 de vezes.

Em 21 de Novembro de 1997, os cabelos de Hoo Sateow foram desenrolados e medidos. O comprimento do seu cabelo chegava aos 5.15 metros. Este é, oficialmente, cabelo mais comprido do mundo. No entanto, em segundo lugar, aparece o seu irmão Yee com 5.00 metros de cabelo.

Ajudados pelos visinhos da aldeia, os dois irmãos lavam os cabelos uma vez por mês com detergente e água.

Hoo começou a deixar crescer o cabelo em 1929, quando tinha 18 anos de idade. Antes disso, nesse mesmo ano, cortou o cabelo e ficou gravemente doente, o que o levou a dizer que nunca mais cortaria o cabelo... e assim foi até hoje.

A barba mais longa media 1.83 metros e pertencia ao indiano Shamsher Singh. A medida foi feita desde o queixo até à ponta da barba, em 18 de Agosto de 1997.

Na Grã-Bretanha, o nome mais comum em pubs é The Red Lion.

O Vaticano é o menor país do mundo, considerando-se como país um Estado independente, com território e governo próprios. Situa-se na cidade de Roma, na margem esquerda do Rio Tibre. Ocupa uma área de 0,44 km². As

estatísticas de 1993 mostravam uma população residente de 1.800 pessoas, constituída por clérigos e funcionários.

(16)

O Banco de Vernal em Utah, EUA, é o único banco do mundo que foi construído totalmente com tijolos enviados por correio. Em 1919 os

construtores aperceberam-se que era mais barato enviar os tijolos por correio (6 por embalagem) do que por camião desde Salt Lake City.

A biblioteca da Universidade de Indiana afunda 2 cm por ano porque, quando foi construída, os engenheiros esqueceram-se de incluir o peso dos livros no cálculo das fundações.

Hong Kong é a cidade com o maior número de Rolls Royce per capita. Quando há jogos de futebol americano na Universidade do Nebraska, o estádio torna-se a 3ª maior cidade do estado.

Os únicos países que começam por um "A" e não acabam num "A" são o Afeganistão e o Azerbaijão.

Os moinhos de vento rodam sempre no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Excepto na Irlanda.

No aeroporto de Gloucestershire em Inglaterra, costumavam tocar música da Tina Turner para afastar as aves da pista.

Na cidade de York, em Inglaterra, é legal matar Escocêses no último domingo de cada mês e desde que seja depois da meia noite.

A Antártida é o único continente que não tem nenhuma zona terrestre abaixo do nível do mar.

A Disney World, na Florida abriu ao público em 1971. O parque de diversões era o maior do mundo. Custou 400 milhões de Euros e durante o primeiro ano o número de visitantes não foi o esperado. Apenas 10.000 pessoas visitaram o parque nesse ano. Hoje em dia, o parque recebe 10.000 visitantes por hora.

No dia 12 de Agosto de 1990, o Furacão Winona provocou o maior

engarrafamento de sempre no Japão. 134 Km de trânsito com cerca de 15.000 veículos envolvidos.

Todos os anos, 9 milhões de toneladas de sal (mais de 10% da produção mundial), são gastos nas auto-estradas dos EUA para derreter o gelo.

O custo de comprar e aplicar o sal nas estradas ascende aos 200 milhões de Euros.

De acordo com a Companhia Telefónica de Nova York, mais de um terço dos 398 milhões de telefones existentes no mundo estão nos EUA.

(17)

O Empire State Building em Nova York é atingido por 25 a 100 relâmpagos todos os anos.

Todos os dias, são imprimidas mais notas do jogo Monopoly do que notas de dólares americanos.

Mais de 1000 pássaros morrem por ano esmagados nas janelas dos Estados Unidos.

10% das receitas da Rússia vêm da venda de Vodka.

A mais antiga edificação da Antártica, uma cabana construída pelo explorador Carsten Borchgrevnik em 1899, está literalmente soterrada por pilhas de excremento de pinguins.

Há mais de 150 milhões de sites na Internet com mais de 2 biliões de páginas.

A primeira fotografia a cores foi tirada em 1861 por James Maxwell. Ele fotografou uma faixa de tartan.

Para fabricar uma tonelada de papel são necessárias 14 árvores de 25 metros de altura e 20 centímetros de diâmetro e gastar 100 mil litros de água.

A Torre Eiffel, em Paris, tem 2,5 milhões de rebites.

A primeira ligação telefónica transoceânica foi estabelecida em 5 de Agosto de 1858. Dois meses depois, o cabo de 3.200 quilómetros que unia os dois lados do Atlântico partiu-se.

Todos os dias são feitas cerca de mil milhões de fotocópias. Um terço dessas fotocópias são completamente desnecessárias, tornando-se num grande desperdício de papel.

Na Casa Branca, há 13092 facas, garfos e colheres.

360.000 é o número de vagas disponíveis no exército suíço, cujos profissionais são apenas 3.300.

118 - O número de ilhas em que a cidade de Viena está construída.

Em meio minuto, o esvaziamento do Rio Amazonas mataria a sede de toda a população mundial.

4% da riqueza mundial é o suficiente para colmatar as necessidades básicas do mundo.

(18)

Na próxima hora 22.000 cheques serão debitados em contas bancárias erradas.

Se somarmos os números todos de uma roleta de casino (desde o 1 ao 36), o total é o número 666.

57% das crianças Britânicas acredita que a Alemanha é o país mais aborrecido da Europa.

A Austrália é o sexto maior país (em termos de área) do Mundo com

7.682.300 quilómetros quadrados. Possui 3.983 quilómetros de extensão de leste para oeste e 3.138 quilómetros de sul para norte. Possui 36.375

quilómetros de litoral.

A população Australiana é estimada em 18.348.700 habitantes (senso de 2001), o que significa apenas 2 habitantes por quilómetro quadrado.

O Alasca é o estado americano onde a maior percentagem de pessoas vai a pé para o trabalho.

As pessoas na ilha de Kiribati têm alguma dificuldade em saber em que dia é que estão, visto que a linha internacional de mudança de dia atravessa a ilha ao meio. Para acabar com a confusão, criaram uma lei para afastar a linha imaginária um pouco mais para Este de modo a que esta não atravesse a ilha.

A maior e a mais bela igreja do mundo é a Basílica de São Pedro, no

Vaticano. Ocupa área de 15 mil metros quadrados e tem capacidade para 60 mil fiéis. Em frente da Basílica, está a Praça de São Pedro, de forma ovalada, com 280 metros de comprimento máximo e 280 metros de largura na sua zona mais larga.

O lápis é o objecto mais utilizado em qualquer canto do mundo. O Brasil é o maior produtor: mais de um bilião de unidades por ano saem da fábrica da Faber-Castel em São Paulo. Os maiores consumidores são os norte-americanos: 2 biliões e meio de lápis por ano.

O edifício comercial mais alto do mundo é o Petronas Twin Towers, localizado no centro de Kuala Lumpur, na Malásia. As suas torres gémeas medem 452 m, apenas nove metros mais do que a Sears Tower, de Chicago (443 m), antiga campeã de altura entre os arranha-céus. Inauguradas em 1998, as torres malaias são compostas por 95 andares cada. Já entre os prédios estritamente residenciais, o mais alto é a Torre Lake Point, de Chicago, com 195 metros de altura. Ela abriga 879 apartamentos nos seus 70 andares.

A Fundação de Eletricidade da Austrália do Sul é dona da menor propriedade de que se tem notícia no mundo: um tiquinho de terra, de forma quadrada, que mede 24 milímetros de lado. A propriedade está registada em cartórios, mas até agora ninguém descobriu o que se pode fazer com ela.

(19)

percurso de 5.898 quilómetros em 79 dias (525h 57min 20seg), de 31 de março a 18 de junho. Chegou com apenas 2 min 47 à frente do inglês Pietro "Peter" Gavuzzi.

A Torre Eiffel, localizada em Paris, é o monumento mais visitado do mundo, recebendo cerca de seis milhões de turistas por ano. Apelidada

carinhosamente de Dama de Ferro pelo povo francês, a torre de 324 metros de altura (de entre os quais cinco foram adicionados no final de 2000, graças a uma nova antena de rádio) pesa 10.100 toneladas distribuídas em três

andares. O monumento, construído por Gustave Eiffel, foi inaugurado em 31 de março de 1889 como a principal atração da Exposição Universal de Paris. Nessa época, era considerada a mais alta construção do mundo e sustentava no topo uma bandeira francesa de doze metros.

Apesar do edifício do Congresso Nacional de Pequim ter acomodações para 10 mil pessoas e ser usado também para representações teatrais, o maior teatro do mundo é o Perth Entertainment Center, construído especialmente para esta finalidade, na cidade de Perth, Austrália. Pode acomodar 8.500 pessoas. O palco principal mede 21,3 metros de largura. É nele que,

anualmente, se realiza um festival de arte, com duração de cinco semanas, que atrai grandes talentos da dramaturgia, música, balet e cinema.

O hotel Burj Al Arab, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes, é o hotel mais alto do mundo, com 321 metros de altura, distribuídos em 60 andares, e também o maior prédio contruído sobre a água. Isso mesmo! A torre, que imita a vela de um barco, foi projetada em pleno mar e é sustentada sobre uma plataforma que desce 45 metros abaixo do nível da água. O hotel de 202 suítes é feito apenas com os mais finos materiais, como carvalho inglês, linho

irlandês, boa quantidade de ouro e até mármore usado por Michelangelo. Para o conforto dos hóspedes ainda são oferecidos quartos com TV de plasma com sistema de som surround, camas rotatórias e um restaurante no fundo do mar para onde os clientes vão de submarino. Se quiser experimentar os prazeres que esta maravilha moderna oferece é melhor começar a economizar. O menor quarto - que tem 170 m² - é oferecido pelo preço de 1.200 dólares por noite.

MARCAS FAMOSAS

Alka-Seltzer

(20)

Aspirina

É da casca do salgueiro que vem o princípio activo da aspirina. A salicina e o salicilato, extraídos dessa árvore, eram usados contra a cefaleia na

Mesopotamia, 3 mil anos a.C. No entanto, a aspirina foi patenteada pela indústria alemã Bayer em 10 de outubro de 1897. O químico Felix Hoffmann, com a ajuda do professor Heinrich Dreser, sintetizou o ácido acetilsalicílico para aliviar as dores reumáticas do seu pai. O nome do remédio mais popular do século foi formado assim: "a" vem de acetil; "spir" é a raiz do ácido espírico (substância quimicamente idêntica ao ácido acetilsalicílico); e o "ina" é um sufixo que se adicionava ao nome de todos os medicamentos no final do século XIX.

Barbie

A boneca mais famosa do mundo, lançada em 1958, foi inspirada em Barbie Handler, filha da americana Ruth Handler, fabricante de brinquedos. Ruth achava as caras das bonecas da época infantis demais e desenhou a Barbie com um ar mais adulto. Ao lado do marido Elliot, que fabricava casas de bonecas, em 1945 ela fundou a fábrica de brinquedos Mattel. Desde o seu lançamento, a boneca já vendeu mais de um bilhão de unidades. Se todas elas fossem colocadas em pé, umas sobre as outras, dariam mais de sete voltas ao redor da Terra. A cada dez segundos, uma boneca Barbie é vendida no mundo. Ken, o namorado de Barbie, de 1961, também foi inspirado no filho do casal.

Caneta Bic

Marcel Bich, depois de trabalhar numa empresa de tintas durante a Segunda Guerra Mundial, em 1949, comprou uma pequena fábrica de canetas

esferográficas. As canetas vazavam tinta e sujavam os dedos, mas faziam sucesso, e Bich decidiu investir no produto. Procurou o seu inventor, Ladislao "Laszlo" Biro, comprou a patente e iniciou a fabricação da caneta Bic, cujo modelo é praticamente o mesmo até hoje. Actualmente, são vendidas 10 milhões de canetas por dia.

Canivete Suíço

Sabendo que o exército do seu país importava canivetes alemães, Karl Elsener abriu a sua fábrica em 1884. Os seus primeiros canivetes Victorinox foram entregues aos soldados suíços em outubro de 1891. Colocou o brasão do país para diferenciá-los dos alemães e baptizou o produto homenageando os seus pais, Victor e Victoria. Para ampliar o negócio e atrair utilizadores mais

refinados, Elsener aperfeiçoou o canivete e, assim, surgiram os modelos com ferramentas: abre latas, chave de fendas, punção e saca-rolhas, serrote, alicate, abre garrafas, palito de dentes, pinça, gancho de pesca, lente de aumento e até uma pequena bússola. O produto popularizou-se depois da Segunda Guerra Mundial, com as unidades militares americanas. Hoje, a linha para oficiais tem 100 diferentes combinações.

Channel Nº5

(21)

produto no dia 5 de maio de 1921. Mas foi Marilyn Monroe quem tornou o perfume um sucesso. Ao ser entrevistada, perguntaram o que vestia para dormir. Marilyn respondeu: "Apenas algumas gotas de Chanel nº 5".

Concorde

Em novembro de 1962, França e Inglaterra desenvolveram o projecto do avião supersónico Concorde, que depois de 7 anos de estudos e testes, descolou dia 2 de março de 1969, na cidade francesa de Toulouse. O primeiro voo,

comandado por André Turcat, durou 28 minutos. O avião media 62,10 metros de comprimento, 11,40 metros de altura e 25,56 metros de envergadura. Voava a 18 mil metros de altitude a 2.200 km/h (quase duas vezes a velocidade do som), com autonomia de 6.580 quilómetros. Pesava 185 toneladas, levava 8 tripulantes e até 144 passageiros. O seu primeiro voo comercial foi em 21 de janeiro de 1976. No Concorde, a viagem Paris-Rio de Janeiro durava 6,5 horas, enquanto um Jumbo 747 demorava cerca de 12 horas.

O soviético Tupolev Tu-144, o primeiro avião supersónico civil, descolou antes do Concorde, em 31 de dezembro de 1968.

Cotonetes

A ideia de uma haste com a ponta de algodão foi lançada nos Estados Unidos pela Johnson & Johnson em 1921. No começo, o Wooden Applicator, uma haste de madeira com algodão em apenas uma das pontas, tinha o seu uso restrito a hospitais, na aplicação de remédios. Em 1947, o sucesso do produto fez a Johnson & Johnson lançar o Johnson's Cotton Tipped Applicator,

disponível para venda directa ao consumidor e indicado para o público infantil. Em 1963, as hastes foram mudadas de madeira para plástico.

Colgate

A industrialização da pasta dentífrica começou em 1890, nos Estados Unidos. Foi o fabricante de sabonetes William Colgate, um imigrante inglês, quem teve a ideia de lançar um creme dental em tubos de estanho flexíveis.

Creme Nívea

O creme Nívea foi criado em dezembro de 1911 pela farmácia de manipulação do doutor Oskar Troplowitz, que descobriu como unir água e óleo para hidratar a pele. O Eucerit, retirado da lanolina e combinado com óleos, água,

compostos de glicerina, ácido cítrico e essências de rosas e lírios, formava o creme. "Branco como a neve", foi baptizado de Nívea e era comercializado numa latinha amarela. A embalagem ganhou a cor azul com letras brancas em 1925. Depois da Segunda Guerra Mundial, a marca Nívea foi expropriada. A partir de 1952, a empresa Beiersdorf iniciou uma longa jornada pelos países para readquirir os direitos sobre a marca.

Antibiótico

A coalhada de soja embolorada parece ter sido o primeiro antibiótico natural, utilizado pelos chineses por volta de 500 a.C. para tratar furúnculos e outras infecções semelhantes. Quase tão antigo, e presente em várias civilizações, é o uso de pão embolorado e teias de aranha em ferimentos infectados.

(22)

de medicamento que combatesse a infecção por bactérias, nenhum pesquisador pensou em investigar cientificamente o folclore medicinal em relação aos bolores. O primeiro antibiótico moderno, a penicilina, foi uma descoberta casual do bacteriologista escocês Alexander Fleming, em 1928. Fleming havia sido um oficial médico nos hospitais militares da Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial. Notando a séria necessidade de um agente bactericida para tratar dos ferimentos infectados, após a guerra retornou ao St. Mary's Hospital, em Londres, para pesquisar sobre o problema. Em 1928, enquanto estudava o Staphylococcus aureus, uma bactéria responsável pelos abscessos e várias outras infecções, Fleming entrou de férias por alguns dias, deixando os seus recipientes de vidro com cultura sem supervisão. Ao retornar, notou que a tampa de um dos recipientes tinha escorregado e que a cultura tinha sido contaminada com o mofo da atmosfera.

Fleming estava quase a deitar fora a cultura quando a curiosidade o fez examiná-la. Na área onde o bolor estava a crescer, as células do

Staphylococcus tinham morrido. Ele imediatamente percebeu o significado dessa descoberta e verificou que o bolor, uma espécie do fungo Penicillium, estava a segregar uma substância que destruía as bactérias. Embora ele não tenha conseguido isolar a substância - o que foi feito dez anos depois por Ernst B. Chain e Howard W. Florey, em Inglaterra -, ele chamou-a de penicilina. Muitos cientistas estavam cépticos quanto ao potencial do bolor que havia aparecido por acaso na lâmina de Fleming. Não se mostravam dispostos a experimentar nos seus pacientes um bolor comum. Outros problemas

resultaram da fragilidade do bolor: ele era fraco, impuro e facilmente destrutível pelas mudanças climáticas e acídicas. Eram necessárias grandes quantidades para obter uma concentração de penicilina suficiente para um único paciente, e Fleming não tinha verbas suficientes.

Com a Segunda Guerra Mundial houve uma necessidade de anti-sépticos para combater as infecções das tropas feridas. O Dr. Howard Walter Florey,

professor de patologia em Oxford, tinha ouvido falar sobre o bolor de Fleming e levou a pesquisa adiante. Com uma equipa de 20 cientistas e técnicos, Florey cultivou novamente o bolor de Fleming. Durante meses, a equipa manteve enormes tonéis de um caldo embolorado e malcheiroso, tentando extrair o ingrediente principal. O Dr. Ernst Boris Chain conseguiu extrair da solução um pó marrom, que destruiu instantaneamente algumas bactérias; na verdade, o extracto continha apenas cerca de 5% de penicilina na sua forma química pura. Os cientistas testaram a substância em 80 diferentes micróbios; descobriram que os fluidos do sangue não eram hostis à substância e que os glóbulos brancos não eram danificados nem se tornavam inactivos. Prepararam um sal de penicilina (contendo sais de sódio e cálcio), que era mais estável do que o bolor, e foram bem-sucedidos na cura de ratos que receberam injecções de doses fatais de Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes, e outras bactérias. As suas descobertas formaram a base para o tratamento com penicilina que se pratica até aos nossos dias.

(23)

sai rapidamente do corpo pela urina e, por isso, deve ser reposta em intervalos frequentes e regulares). O polícia tinha recuperado significativamente quando o suprimento de penicilina se esgotou e as injecções foram suspensas. A

infecção alastrou-se e acabou por vencê-lo. Os cientistas britânicos ainda não tinham conseguido produzir penicilina em quantidade suficiente para salvar uma vida. Num segundo caso, no entanto, um jovem, que também sofria com uma infecção sanguínea, recebeu penicilina suficiente para se recuperar.

Adoçantes

O aspartame, também conhecido como Nutri-Sweet, foi descoberto em 1965 por um químico do laboratório americano Searle, que buscava um novo remédio para a úlcera.

Em 1937, um pesquisador, em busca de um novo remédio para baixar a febre, limpou os lábios com os dedos e sentiu neles um gosto doce. Era o ciclamato.

Agência de Viagens

Thomas Cook percorria a pé os campos da região de Derby para distribuir folhetos alertando sobre os males do alcoolismo. Em Julho de 1841, levou com ele 500 pessoas para um grande encontro anti-alcoólico. Foi a primeira viagem turística em grupo e o nascimento da figura do agente de viagens. Em 1844, assinou um contrato permanente com a companhia de comboios Midland Counties Railways para viagens de lazer. Em 1871, Cook conduziu a primeira viagem de volta ao mundo.

Aliança de Casamento

Por volta de 2800 a.C., os egípcios usavam um anel para simbolizar o

casamento. Para eles, um círculo, não tendo começo nem fim, simbolizava a eternidade para a qual o casamento era destinado. Dois mil anos depois, surgiu entre os gregos a crença de que um íman também podia atrair o coração. Eles acreditavam também que o dedo anular esquerdo possuía uma veia que levava directamente ao coração. Assim, começaram a usar um anel de ferro nesse dedo, para que os corações dos amantes ficassem atraídos para sempre. O costume passou aos romanos e a Igreja manteve a tradição.

Ambulância

A primeira ambulância foi projectada em 1792 pelo barão Dominique Jean Larrey, médico de Napoleão Bonaparte, para retirar os soldados feridos do campo da batalha, sem aumentar os seus ferimentos, como acontecia nas charretes antes utilizadas. Larrey tinha a fama de ser um cirurgião muito eficiente. Certa vez, durante uma pequena batalha, ele amputou 200 braços e pernas de soldados sozinho. Juntamente com o médico-chefe do exército francês, Pierre François Percy, Larrey estabeleceu uma equipa de motoristas de ambulâncias com cirurgiões de campo e carregadores de maca. Cada divisão era equipada com 12 ambulâncias com molas de suspensão. Foram usadas pela primeira vez durante a invasão de Napoleão a Itália, em 1796-1797.

Antena

(24)

1906. É um dispositivo que serve para a captação ou irradiação de ondas de rádio. Ela é formada por um conjunto de fios em contacto com o solo e suspensos a certa altura, colocados em torres, automóveis ou no alto dos edifícios. A antena recebe e transmite ondas electromagnéticas. Estas ondas são chamadas ondas hertzianas e propagam-se no espaço sem necessidade de fios condutores. Graças a elas, as antenas podem captar as transmissões de rádio, televisão, telégrafo, etc...

A primeira estação de rádio usou, como antena, um arame esticado. Depois, os aparelhos foram desenvolvendo-se até chegar aos complexos dispositivos actuais. A invenção da antena ajudou Marconi nas suas pesquisas até o levar à invenção do telégrafo sem fios.

Aplauso

O aplauso existe há cerca de 3 mil anos. No princípio, era um gesto religioso, popularizado em rituais pagãos: o barulho devia chamar a atenção dos deuses. No teatro clássico grego, era a forma pela qual os artistas pediam à plateia que invocasse os espíritos protectores das artes. O costume chegou à Roma pré-cristã, onde se tornou comum nos discursos populares.

Asa Delta

Foi concebida no final dos anos 40 por Francis Rogallo, da Nasa. A ideia era fazer um pára-quedas manobrável para a reentrada das naves espaciais tripuladas, mas o projecto acabou por ser arquivado. Os australianos John Dickerson, Bill Moyes e Bill Benett, que usavam grandes pipas para subir aos céus rebocados por uma lancha, aprimoraram o projecto em 1969.

Banco

O mais antigo edifício bancário que se conseguiu identificar é o templo

vermelho de Uruk, cidade da Mesopotâmia (actual Iraque). Tem pouco mais de 5 mil anos, e o primeiro banqueiro foi um deus - que deixava aos seus

sacerdotes a tarefa de gerir os seus negócios. Todas as operações faziam-se em espécie, pois ainda não existia a moeda. Os recibos de depósito tinham a forma de tijolinhos de argila. Hamurabi, o maior dos monarcas da primeira dinastia da Babilónia, decidiu regulamentar 1.400 anos mais tarde as operações bancárias, que se tinham diversificado bastante. A medida de cevada passou a ser o padrão para as trocas. O banco, como o conhecemos actualmente, nasceu nos fins do século XII e início do século XIII, na cidade de Siena, que controlava a estrada que ligava França e Roma, e se constituía, portanto, num entreposto indispensável da economia europeia. A palavra vem do termo italiano 'banco', o banco onde se sentavam os cambistas - banco rotto, banco roto, deu origem ao termo "bancarrota". O primeiro grande banco privado foi criado pela família Piccolomini.

Baralho

(25)

tarots, em baralhos de 22 cartas. No final do século XVI, apareceu o baralho moderno, de 52 cartas, deixando o tarot apenas para as previsões. Os naipes mais comuns eram taças, moedas, espadas e bastões. De França, o baralho ganhou o mundo, e os naipes evoluíram até aos actuais copas, ouros, espadas e paus.

Bolo de Aniversário

Parece ter surgido na Grécia antiga, em homenagem à deusa da caça, Ártemis, que era reverenciada no dia 6 de todos os meses. Acredita-se que as velas representavam o luar. Segundo a mitologia, era a forma pela qual Ártemis protegia a Terra. O costume permaneceu restrito à Grécia até ao século XIII, quando surgiu na Alemanha. Os camponeses alemães inventaram a moda da Kinderfeste (festa infantil), que começava ao raiar do dia, quando as velas eram acesas e a criança acordada com a chegada do bolo. Havia sempre uma vela a mais do que a idade da criança, que significava a luz da vida. O

aniversariante devia apagar as velinhas de uma vez só, fazendo um pedido, que só se realizaria se permanecesse em segredo.

Playboy

Em 1953, aos 27 anos, o americano Hugh Hefner era director de circulação da revista Children's Activities. Ele acreditava que havia mercado para uma revista de jovens adultos, mas as publicações masculinas eram sobre caçadas, armas, carros, etc., e ignoravam os assunto que mais preocupava os homens:

mulheres. Por 500 dólares, comprou os direitos de fotos que Marilyn Monroe tirou para um calendário no início de carreira, emprestou dinheiro com amigos e parentes e criou uma revista. O nome seria Stag Party (em português, farra) e o símbolo, um veado a fumar e à espera de uma companhia feminina. Na véspera do lançamento, porém, Hefner descobriu que havia uma publicação com esse nome. Pensou em vários outros - Top Hat, Bachelor, Gentlemen - até que um amigo sugeriu Playboy, nome de uma fábrica de carros falida. E Hefner encomendou ao desenhista Arthur Paul uma nova mascote. O coelho foi adoptado e hoje é uma marca mundialmente conhecida. Em outubro de 1953, dos 69.500 exemplares do primeiro número, 54.175 foram vendidos.

Parker

George Parker, jovem professor de telegrafia de Wisconsin, EUA, criou um novo modelo de caneta em 1888. A revolucionária Parker 51, com a pena embutida, que fazia a tinta secar no instante em que tocava o papel. Durante 1940, a Parker americana decidiu testá-la no mercado brasileiro antes de soltá-la para o resto do mundo. Cinco anos depois, seria com uma desoltá-las que o general Eisenhower assinaria a aceitação da rendição alemã na Segunda Guerra Mundial.

Parmalat

(26)

Pepsi

O americano Caleb Bradham, farmacêutico de New Bern, na Carolina do Norte, em 1898, criou um refrigerante chamado Brad's Drink. Segundo o inventor, a bebida era revigorante, rejuvenescedora e ajudava na digestão. O novo nome, Pepsi-Cola, veio dos seus principais ingredientes (pepsina e nozes de cola). Foi usado pela primeira vez em 28 de agosto, mas Bradham só registou a marca em 1902.

Pizza Hut

A cadeia americana foi criada pelos irmãos Dan e Frank Carney, no Kansas, em 1958. A primeira loja parecia uma cabana - ou, em bom inglês, hut. Grande parte dos restaurantes segue o padrão do telhado vermelho, o símbolo da empresa que faz lembrar a cabana dos velhos tempos. A Pepsi comprou o negócio em 1978.

Playmobil

Hans Beck, chefe de criação da Geobra-Brandstatter, da Alemanha, recebeu em 1970 a missão de criar um brinquedo totalmente inovador. Depois de 4 anos de investigação, apresentou os pequenos personagens da família Playmobil, produzidos num plástico bastante resistente, que transformaram a empresa no maior fabricante de brinquedos do país.

Polaroid

O físico americano Edwin Land estava a tirar fotos à filha de 5 anos, quando ela perguntou: "Porque é que não podemos ver estas fotos agora?" Ele percebeu que aquele era o mesmo desejo de muitos fotógrafos amadores. Desse modo, em 1948, ele criou a máquina Polaroid, capaz de produzir fotos instantâneas sem o negativo sair do aparelho. O negativo é revelado com produtos químicos libertados logo que a foto é tirada. Eles transportam sais de prata para uma folha de papel 10 segundos depois do clic.

Post-It

Em 1968, Spencer Silver, cientista da 3M, pesquisava um adesivo muito aderente, quando alguma coisa deu errada. O resultado foi um adesivo fraco, que aderia levemente à superfície em que era colocado. Silver espalhou a notícia na esperança de encontrar alguém que pudesse utilizar o seu invento. Enquanto isso, Art Fry, outro químico da 3M e membro de um coro de igreja, não conseguia manter presas as tiras de papel que utilizava para marcar as páginas das músicas. Lembrou-se então do adesivo descoberto pelo colega. Os dois perceberam que haviam descoberto um conceito totalmente novo em blocos de recados. Enquanto o adesivo era aperfeiçoado, Art Fry enviava amostras às secretárias e executivos da 3M. Todos solicitavam mais. Em 1980, os blocos de recados Post-it chegaram ao mercado.

Rolls-Royce

(27)

passeio, Charles fez a proposta: criaram a Rolls-Royce, assegurando o direito de exclusividade na venda de toda a produção. A parceria durou 6 anos. Charles morreu num acidente de avião em 1910. Depois da morte de Henry, em 1933, a plaqueta com as letras RR que identifica a marca passou a ter fundo preto, em vez do vermelho original. A estatueta A Dama Voadora, que fica na frente do carro, foi criada em 1910 pelo escultor inglês Charles Sykes.

Ray-Ban

Conta-se que os óculos escuros foram inventados pelos chineses no século XIII. A Bausch & Lomb, primeira empresa óptica americana, foi fundada em 1850 por dois amigos, J.J. Bausch e H. Lomb. Em 1920, a Força Aérea dos Estados Unidos fez uma encomenda: produzir uma protecção ocular para os seus pilotos de caça, que enfrentavam sérios problemas de visibilidade. Depois de dez anos de pesquisa, apresentaram óculos com lentes verdes, que

reflectiam os raios solares. Somente em 1936 a novidade foi baptizada de Ray-Ban e começou a ser vendida ao grande público.

Relógios Swatch

Os engenheiros Elmar Mock e Jacques Muller procuraram Ernst Thomke, director-gerente da companhia de relógios ETA, na Suíça, para apresentar o primeiro protótipo de um relógio de plástico. Era 1 de julho de 1980. Naquela época, a indústria de relógios suíça atravessava uma séria crise por causa dos fabricantes asiáticos, que ofereciam relógios a preços baixos. Em 1 de março de 1983, o Swatch (abreviatura de Swiss watch, relógio suíço) foi lançado. Era um relógio de alta precisão e qualidade, à prova de água e choque, por um preço bastante acessível.

Rolex

Em 1905, depois de estágios em relojoarias da Suíça, o alemão Hans Wilsdorf fundou com seu cunhado a Wilsdorf & Davis. Sediada em Londres, a empresa montava e distribuía relógios com mecanismos suíços. Menos de um ano depois, a Wilsdorf & Davis passou a produzir relógios de pulso. Em 1908, Wilsdorf baptizou os seus relógios de Rolex, nome facilmente pronunciável em todas as línguas europeias. Somente em 1925, depois de uma grande

campanha publicitária, ele lançou a "coroinha", logotipo do Rolex. O Rolex Datejust, de 1945, foi o primeiro relógio de pulso a exibir datas no mostrador.

Singer

O americano Isaac Merritt Singer entrou para a história em Boston no ano de 1852: foi o primeiro a produzir e comercializar uma máquina de costura de uso doméstico. Ao observar algumas máquinas em acção, Singer propôs substituir a agulha curva por uma recta e fazer a laçadeira mover-se em vai-e-vem (e não em círculos). A grande vantagem da máquina de Singer era permitir costuras em qualquer sentido, não só em linha recta.

Hambúrguer

Quem pensou que o hambúrguer foi criado pelos americanos está

(28)

no porto de Hamburgo - razão pela qual o seu primeiro nome no Novo Mundo foi hamburg steak. Era uma comida rústica. Os primeiros que a apreciaram nos Estados Unidos foram os marinheiros, que aproveitavam a carne entre dois pedaços de pão para mastigar algo enquanto trabalhavam.

As suas origens, no entanto, podem ser encontradas no passado remoto. Durante os séculos XII e XIII, a Europa conheceu as invasões dos chamados mongóis. Entre os povos que se agrupavam sob essa denominação estavam os tártaros, tribos nómadas guerreiras que habitavam as estepes russas. Os tártaros introduziram na Europa a técnica de moer a carne dura e de má qualidade para torná-la mais digerível. Diz a lenda que os cavaleiros tártaros costumavam levar a carne crua debaixo da sela quando galopavam nas suas incursões guerreiras. Na hora de comer, o bife tártaro já se tinha tornado numa pasta. O que se sabe com certeza é que os tártaros foram os que

apresentaram o hambúrguer aos hamburgueses. Estes ficaram com a fama de terem sido os inventores do hambúrguer.

Horóscopo

O horóscopo diário foi uma criação do faquir Birman (pseudónimo do francês Charles Fossez), cujo extraordinário talento para a autopromoção, fez a astrologia chegar às ruas. Em 1913, ele traçou um horóscopo, em sessão pública, na sala Wagram, numa jaula de animais ferozes, onde haviam adicionado muitos ratos famintos. Uma ratoeira abriu-se acidentalmente e os ratos espalharam-se entre o público. Depois desse incidente e de outros

eventos promocionais, tais como a distribuição de horóscopos na prova ciclista Tour de France, uma estação de rádio parisiense pediu-lhe que divulgasse no ar o horóscopo do dia. Iniciativa logo imitada pelo diário L'intransigeant, o primeiro órgão da imprensa escrita do mundo a divulgar uma crónica astrológica.

Helicóptero

O génio italiano Leonardo da Vinci desenhou, em 1480, uma máquina que levantava voo horizontalmente. Ele inspirou o perito em aeronáutica Igor Sikorski, um americano de origem russa, que passou a estudar o assunto em 1908. Há controvérsias sobre os primeiros voos de helicóptero. Ele teria sido realizado pelo francês Étienne Oehmichen, que voou 1 quilómetro em 1924. Outros reconhecem o italiano D'Ascanio como o pioneiro, em 1930. De

qualquer modo, os modelos ainda apresentavam problemas. Até que o primeiro avião de Igor, o Sikorsky VS-300 (1939), viria a ser o projecto definitivo de todos os futuros helicópteros. Era o primeiro helicóptero de rotor único e a sua ideia foi acolhida prontamente pelos fabricantes. O veículo podia ser

controlado, pairava ao subir e descer verticalmente, além de voar para trás e para os lados. Sikorsky arquivou os planos de produção em massa durante a Segunda Guerra Mundial para trabalhar noutros projectos aeronáuticos. Mas em 1945, ele imediatamente mergulhou no trabalho de aperfeiçoar o seu projecto anterior e conceber naves militares e domésticas, cujos propósitos incluíam operações de socorro e salvamento além de missões de combate em baixas altitudes.

(29)

superior, de uma hélice que lhe permitia subir e baixar verticalmente, idealizado pelo espanhol Juan de la Cierva, no ano de 1922.

Hospital

Para evitar o transtorno de tratar os seus escravos velhos e doentes, os romanos ergueram um templo dedicado a Esculápio, o deus da medicina, numa ilha do rio Tibre, em 293 a.C. Os escravos ficavam deitados ali, aos cuidados desse deus. A maioria morria. Aqueles que conseguissem recuperar passavam a cuidar dos doentes, como se fossem enfermeiros.

Internet

No começo dos anos 60, o americano Paul Baran concebeu uma rede de computadores na qual cada máquina seria capaz de orientar o trabalho das outras. Durante a Guerra Fria, preocupado com a possibilidade de um conflito nuclear com a União Soviética paralisar as comunicações, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos desenvolveu essa rede de computadores para que seus pesquisadores pudessem continuar a trocar ideias. O plano inicial era ligar quatro locais: a Universidade da Califórnia (UCLA), a Universidade de Santa Barbara, o Instituto de Pesquisas de Stanford e a Universidade de Utah. Naquele tempo, não havia sistemas padrão de operação de computadores. As máquinas não podiam comunicar umas com as outras.

Em 1969, surgiu a ARPAnet, ligando apenas computadores de centros de pesquisas académicas e militares nos Estados Unidos. A primeira

demonstração oficial foi feita no dia 21 de Novembro. Dois anos depois, já eram 24 centros interligados. O projecto foi chamado ARPAnet porque foi encomendado pela ARPA (Departament of Defense's Advanced Research Project Agency) a um grupo de talentosos engenheiros de computação, liderado por J.C.R. Licklider e Robert Taylor.

Apenas em 1981 a ARPAnet deu lugar à Internet, abrindo o acesso à pesquisa académica e permitindo o acesso de centros estrangeiros. Em 1992, a Internet ultrapassou a marca de 1 milhão de estações interligadas, servindo

aproximadamente 10 milhões de utilizadores. Começou aí a exploração comercial da rede. A Internet actual é um complexo de redes interligadas em que milhões de pessoas de todo o planeta compartilham serviços e trocam mensagens.

Ioiô

Surgiu nas Filipinas, no século XVI, como uma arma. Pesava dois quilos e a sua corda tinha seis metros. Foi transformado em brinquedo em 1929, por Louis Marx.

Leite Condensado

Ao pensar numa maneira de facilitar o transporte e o armazenamento de leite, o americano Gail Borden teve a ideia de o desidratar. Dependendo do estágio dessa operação, ele obtinha tanto leite condensado quanto leite em pó.

(30)

Lista Telefónica

A primeira lista telefónica, publicada no ano de 1878 em New Haven, Estados Unidos, continha apenas 50 nomes. Não havia números, só os nomes dos donos de aparelhos. Quem quisesse informações deveria ligar para a telefonista e dizer o nome da pessoa com quem desejava falar.

Livro

Os sábios chineses foram os pioneiros na arte de imprimir livros. Mas o livro mais velho de que se tem conhecimento é uma cópia do Diamond Sutra, impresso em 11 de maio de 868 e encontrado nas grutas de Dunhuang, no Turquistão. Eram discursos do Buda para o seu discípulo Subhuti. Para o fazer, Wang Chieh usou letras entalhadas em blocos de madeira. O alquimista chinês Pi Cheng usou argila cozida para produzir os primeiros tipos móveis por volta de 1040. A vantagem é que, após a impressão, as letras podiam ser separadas e reutilizadas. Esse sistema foi aperfeiçoado por volta de 1300 com o uso de madeira e serviu para a impressão de livros. Em 1438, o alemão Johannes Gensfleisch Gutenberg começou a fazer impressões com tipos de metal, fazendo moldes de cada letra do alfabeto. Uniu os tipos em palavras, frases, parágrafos e páginas. Depois de besuntar as letras com tinta, Gutenberg imprimiu-as em papel branco. Desse modo, ele imprimiu os primeiros livros na Europa. O seu livro mais famoso é a chamada Biblía de Gutenberg, impressa entre 1451 e 1456. Das 48 cópias que sobreviveram, 36 eram de papel e 12, de pergaminho.

Em 1448, Gutenberg associou-se a Johann Fust, que financiou a criação da imprensa. A sociedade terminou em 1455. Fust processou Gutenberg e exigiu que ele lhe entregasse o seu material como pagamento do empréstimo. Isso levou Gutenberg à ruína.

<b>Lâmpada </b>

O americano Thomas Alva Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores de todos os tempos. Registou 1.093 patentes. A lista de criações de Edison inclui a locomotiva eléctrica, o projector de cinema, o microfone a carvão, o fonógrafo (gravador) e o telégrafo automático. Desenvolveu casas pré-fabricadas e aperfeiçoou o telefone. A mais famosa das suas criações foi a lâmpada. Em 21 de Outubro de 1879, Edison desenvolveu a primeira lâmpada prática, que ficou acesa por 45 horas seguidas. Até que ela se apagasse, o inventor não saiu do laboratório (depois dormiu, de roupa e tudo, por 24 horas seguidas). O desafio parecia simples: ele precisava de encontrar um material que ficasse incandescente quando a corrente eléctrica passasse por ele e fazer com esse material um fio fino. Esse filamento deveria ficar isolado dentro de um bulbo de vidro do qual o ar tivesse sido retirado, pois o oxigénio facilita a combustão. Numa época em que o normal era o cientista trabalhar sozinho, Edison chegou a contar com o apoio de sessenta pesquisadores. Só para a lâmpada, eles testaram dezenas e dezenas de filamentos - até fios de barba de colegas - antes de chegar ao algodão carbonizado usado no primeiro modelo de sucesso. O filamento (hoje usa-se o tungsténio) é aquecido a ponto de emitir luz.

Referências

Documentos relacionados

Julian Beever é um artista inglês, muito famoso e conhecido pela arte que ele faz nas calçadas de ruas na.. Inglaterra, França, Alemanha, Os Estados Unidos, Austrália,

o árbitro deve requerer ao jogador com a vez de jogar, de ‘selar’ aquele lance. O jogador deve anotar seu lance de modo inequívoco em sua planilha, colocar essa num envelope,

• Você nunca deve deixar as chaves do carro dentro do veículo se não houver ninguém dentro dele.. • É ilegal andar na mão direita de

* A espetacular Muralha da China, a mais extensa do mundo, tão proeminente que foi possível observá-la da lua.. * Bater um carro à 100km/h tem o mesmo impacto que cair do oitavo

Você sabia que existe uma diferença entre a milha náutica e a milha terrestre.. O sistema de medida terrestre surgiu durante o

Segundo o arquiteto é um erro de projeto, porque a área de lazer fica muito próxima a área de saneamento.. Segundo o político é um ato de democracia perfeito, porque todos gozam

Por que as mulheres se esforçam tanto para que os maridos mudem seus hábitos e depois de alguns anos reclamam que eles não são mais aqueles homens com quem elas se

Na década anterior, o físico Isaac Newton havia sugerido a utilização de duas temperaturas como referência para a construção de uma escala termométrica: a do corpo humano e a