• Nenhum resultado encontrado

Ética Farmacêutica e Julgamento Ético

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Ética Farmacêutica e Julgamento Ético"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

Ética Farmacêutica e Julgamento Ético

ADAMI, Adam Macedo

Podemos chamar de ética farmacêutica o conjunto de normas de procedimento, valores e condutas profissionais aplicadas às peculiaridades do profissional farmacêutico no exercício das atribuições profissionais e nas relações com a comunidade.

As implicações das atividades do farmacêutico abrangem:

a) Aspectos científicos, técnicos, tecnológicos e comerciais;

b) Relacionamento com colegas;

c) Relacionamento com outros profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, odontólogos, veterinários, biomédicos, biólogos, etc);

d) Relacionamento com clientes;

e) Relacionamento com pacientes;

f) Relacionamento com associações e com a comunidade;

g) Relacionamento com órgãos reguladores e fiscalizadores: conselho profissional, vigilância sanitária, INMETRO, PROCON e Ministério Público.

A avaliação e o julgamento do comportamento e das condutas do profissional farmacêutico podem ser analisados sob três dimensões:

1) Pela consciência do profissional – apreciação mental da conduta, promovida pela consciência do profissional, antes da consumação do ato. O profissional processa, mensura e avalia previamente as intenções e os pensamentos motivadores daquela prática, o grau de confiança, segurança, conhecimento e experiência daquilo que se propõe a realizar, avaliando se as atitudes a serem tomadas são lícitas e éticas. Esse exame de consciência inicia-se antes do ato, perdura durante todo o ato e prosseguirá até a obtenção dos resultados.

2) Pelo Conselho Profissional (sistema CRF/CFF) – diante da pretensa, aparente ou confirmada violação ao código de ética farmacêutica, o conselho regional de farmácia pode instaurar um processo ético-disciplinar. Após o oferecimento de ampla defesa, seja ela escrita, por depoimento do réu e de testemunha(s) em oitiva na Comissão de Ética e no plenário do conselho, o presidente do CRF solicita a abertura do processo ético, distribui o processo a um conselheiro relator que apresenta o seu relatório e o plenário (diretoria + conselheiros) aprovam, rejeitam ou modificam a penalidade sugerida pelo relator, podendo inclusive decidir pelo arquivamento do processo. Em caso de condenação, o profissional condenado em primeira instância pelo Conselho Regional de Farmácia pode recorrer ao Conselho Federal de Farmácia, pleiteando a reapreciação da matéria.

A apuração ética obedecerá ao seguinte rito processual:

1. Recebimento de denúncia;

2. Instauração ou arquivamento;

3. Montagem do processo ético;

4. Instalação dos trabalhos da Comissão de Ética;

5. Conclusão da Comissão de Ética;

6. Distribuição do processo;

7. Parecer do Conselheiro Relator;

8. Julgamento em plenário;

9. Recursos e revisões;

10. Execução.

Desde o início e em todas as fases do processo ético-disciplinar, o profissional indiciado tem o direito a ser assistido por advogado e de apresentar-se acompanhado de seu procurador em todas as convocações realizadas pelo Conselho processante. O indiciado e seu procurador terão livre acesso aos autos do processo sempre que desejar consultá-los, observando o expediente da Secretaria do CRF.

(2)

3) Pelo Poder Judiciário – diante de uma condenação com punições de natureza administrativa, o profissional condenado, inconformado com a pena imposta pela via administrativa, poderá recorrer ao poder judiciário requisitando a reapreciação do processo tramitado e julgado pelo seu conselho profissional. Diretamente ao judiciário, a parte prejudicada pelo(s) ato(s) do profissional, pode ingressar com uma ação judicial se a pena imposta pelos pares CRF/CFF ao profissional não lhe reparar os danos ou for considerada como uma pena branda ou corporativista ou ainda se o profissional for absolvido pelo sistema CRF/CFF, a parte prejudicada (ou denunciante) pode ir diretamente à autoridade policial competente, registrando boletim de ocorrência em delegacia de polícia ou apresentado denúncia devidamente documentada e instruída ao Ministério Público, independentemente de processo ético em trânsito no Conselho Profissional.

O código civil brasileiro no titulo que trata da responsabilidade civil estabelece que todo aquele que, por ato ilícito, causar dano ou prejuízo a uma pessoa, fica obrigado a repará-lo (art. 927, Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002). Ato ilícito, segundo o próprio código civil é aquele que praticados por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência viola direitos e causa qualquer dano a alguém, seja um dano material, moral, físico ou estético (art. 186, CC).

O Código de Ética da Profissão Farmacêutica, instituído pela Resolução nº 417 de 29 de setembro de 2004 do Conselho Federal de Farmácia, estabelece que:

* Os farmacêuticos respondem pelos atos que praticarem ou pelos que autorizarem no exercício da profissão (art. 4º).

* Cabe ao farmacêutico zelar pelo perfeito desempenho ético da Farmácia e pelo prestigio e bom conceito da profissão (art. 6º).

* A profissão farmacêutica, em qualquer circunstância ou de qualquer forma, não pode ser exercida exclusivamente com objetivo comercial (art. 8º).

* O farmacêutico deve cumprir as disposições legais que disciplinam a prática profissional no País, sob pena de advertência (art. 10).

Considerando a necessidade de regular a aplicação de penalidades nos processos disciplinares dos Conselhos, o CFF publicou a Resolução n° 461, de 02/05/2007, publicada no D.O.U. em 07/05/2007, dispondo sobre as infrações e sanções éticas e disciplinares aplicáveis aos farmacêuticos. Segundo esta resolução, as infrações éticas e disciplinares serão apenadas, de forma alternada ou cumulativa, sem prejuízo das sanções de natureza civil ou penal cabíveis, com as penas de:

1) Advertência: A pena de advertência será aplicada, de forma verbal ou escrita, por ofício do Presidente do CRF, quando a falta disciplinar for leve, no primeiro caso.

2) Advertência com emprego da palavra "censura": A advertência com o emprego da palavra “censura” será aplicada, de forma verbal ou escrita, por ofício do Presidente do CRF, quando a falta disciplinar for leve, a partir da 2ª falta.

3) Multa de 01 (um) salário-mínimo a 03 (três) salários-mínimos regionais: A pena de multa consiste no recolhimento de importância em espécie, a partir da 3ª falta, variável segundo a gravidade da infração, de 1 (um) a 3 (três) salários-mínimos regionais, aplicada com publicidade.

4) Suspensão de 03 (três) meses a 01 (um) ano: A pena de suspensão consiste no impedimento de qualquer atividade profissional, variável segundo a gravidade da infração, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e será imposta por motivos de falta grave, de pronúncia criminal ou de prisão em virtude de sentença, aplicável pelo CRF com publicidade.

5) Eliminação: A eliminação da inscrição no quadro de farmacêuticos dos Conselhos Regionais de Farmácia será aplicada com publicidade aos que, por faltas graves, já tenham sido 3 (três) vezes suspensos, por manifestação favorável de dois terços dos membros do CRF.

ADAMI, Adam M. Curso de Legislação Farmacêutica. PORTAL EDUCACAO, 2010.

Referências

Documentos relacionados

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

TABELA 7 – Produção de massa fresca e seca das plantas de almeirão, cultivadas sob três e quatro linhas por canteiro, em cultivo solteiro e consorciado, na

Se o canhão antitanque dispara um obus com velocidade de disparo de 240 m/s e com elevação de 10,0 o acima da horizontal, quanto tempo a equipe do canhão teria de esperar antes

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São