• Nenhum resultado encontrado

É espécie de citação real. Carta com AR (Aviso de Recebimento).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "É espécie de citação real. Carta com AR (Aviso de Recebimento)."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

AULA V – ESPÉCIES DE CITAÇÃO (art. 221, CPC)

a) Citação por correio (art. 222 do CPC. É a forma prioritária de citação, embora a lei assegure ao autor a possibilidade de requerê- la sob outra forma).

É espécie de citação real.

Carta com AR (Aviso de Recebimento).

Exceções (alíneas “a” a “f” do art. 222 do CPC). São aquelas que têm por objeto o estado ou a capacidade das pessoas. Ex.:

separação judicial, divórcio, tutela, curatela, interdição etc. Em regra se tem por indisponíveis os direitos discutidos nessas ações.

Cópia da petição inicial e do despacho do juiz ordenando a citação.

(2)

Prazo de resposta (art. 223 do CPC). Fluirá da data da juntada aos autos do AR firmado pelo destinatário da citação. Se pessoa natural, a citação só valerá se o AR tiver sido por ele firmado. Se pessoa jurídica, somente quando entregue à pessoa com poderes de gerência geral ou de administração.

Advertência do art. 285, segunda parte, do CPC: não sendo contestada a ação, se presumirão aceitos pelo réu, como verdadeiros, os fatos articulados pelo autor (efeitos da revelia).

Perceba que o réu deve ser citado (deve ter ciência dos fatos, pelo menos em regra).

Em algumas hipóteses, a citação deverá ser realizada por mandado, sempre que o réu residir na mesma comarca que seja sede do juízo ou em comarca contígua (Misael Montenegro).

(3)

b) Citação por mandado (art. 224 do CPC. é a feita por oficial de justiça):

Art. 222, alíneas “a” a “f” do CPC. Frustração da citação (pelo correio).

Requisitos do art. 225 do CPC.

Prazo para resposta (começa a fluir da data da juntada aos autos do mandado de citação cumprido – art. 241, II, do CPC. Se houver vários réus, o prazo para todos só começa a correr da data da juntada do último mandado de citação cumprido).

Carta precatória (quando o citando residir em outra comarca. Terá de ser cumprida a citação por oficial de justiça que não é subordinado ao juiz da causa, mas ao juiz da comarca em que o citando estiver domiciliado).

(4)

c)

Citação por hora certa (arts. 227 a 229 do CPC).

Espécie de citação ficta (se o réu ficar revel, haverá necessidade de nomeação de curador especial, art. 9º, II, CPC).

Somente após 3 tentativas infrutíferas da citação por mandado, e presunção de que o réu se oculta.

Intimação de qualquer pessoa da família ou vizinho (de que, no dia imediato, voltará, a fim de efetuar a citação na hora que designar).

No dia e hora marcados, comparecerá o oficial ao domicílio do citando e, se ele não estiver presente, procurará informar-se das razões da ausência, dando por feita a citação, caso verifique que houve a ocultação, deixando a contrafé com a pessoa da família ou com qualquer vizinho, declarando-lhe o nome.

Em seguida, será encaminhada ao réu:

(5)

Carta, telegrama ou radiograma (cientificação da citação) A expedição da carta é requisito para a validade da citação, mas o recebimento pelo citando não.

Prazo para contestação (será contado da data da juntada aos autos do mandado de citação com hora certa, e não da juntada do AR da carta de cientificação).

d) Citação por edital (arts. 231 a 233 do CPC).

Espécie de citação ficta (se o réu ficar revel, haverá necessidade de nomeação de curador especial).

desconhecido ou incerto o réu.

quando residir em local ignorado, incerto ou inacessível (também país que recusar cumprimento de carta rogatória).

(6)

Nos casos expressos em lei (ex.: ação de usucapião – terceiros interessados).

Prazo de publicação do edital (máximo de quinze dias).

Local de publicação (sede do juízo e uma vez no órgão oficial e duas vezes em jornal local, se houver. Se o autor for beneficiário da justiça gratuita, a publicação será feita apenas no órgão oficial).

Prazo do edital (pode variar entre 20 e 60 dias, a contar da primeira publicação. Vencido o prazo do edital, fluirá o prazo de resposta do réu).

Se o autor mente para ocorrer a citação por edital, será aplicada uma multa no valor de 5 X o salário mínimo, sendo revertido ao réu por eventuais prejuízos. Há criticas pela doutrina sobre esse ínfimo valor (Misael Montenegro).

(7)

e) Citação por meio eletrônico (art. 221, IV, do CPC)

Lei nº 11.419/2006 (o art. 9º determina que todas as citações nos processos eletrônicos serão feitas por meio eletrônico. Mas, quando, por motivo técnico, isso for inviável, far-se-á pelos meios convencionais).

Credenciamento do réu (para que tal citação ocorra, pressupõe-se que o réu esteja credenciado no Poder Judiciário, caso em que a citação será enviada ao endereço eletrônico do credenciado. Mas, na prática, dificilmente o réu estará credenciado). Nessa hipótese, será citado o advogado do réu.

Efeitos da citação: i) torna o juízo prevento (casos de conexão e continência); ii) induz a litispendência (ação com os mesmos elementos); iii) litigiosidade (vincula a coisa disputada pelas partes); iv) constituição de mora (incidência de juros e correção); e v) interrompe a prescrição.

Referências

Documentos relacionados

basear os pesos relativos na participação de cada setor no total da massa salarial produzida pela indústria, a idéia é a de que municípios com um índice fuzzy baixo não apenas

A requisição deverá obedecer aos mesmos requisitos intrínsecos (CPP, art. Se por acaso o militar residir ou estiver prestando serviço em outra comarca, cumpre ao

Este trabalho verifica os efeitos de um episódio climático significativo de inverno no desempenho térmico de protótipos de edificações, construídos com sistema

Novas propostas poderiam envolver: uma abrangência da amostra, ou seja, o aumento do número de profissionais participantes da pesquisa que poderia trazer mais informações e

por todo O í;c"H-,údc d,i pe^ão inicia!, cuja cópia faz parte integrante deste, para, no prazo de cinco (05) dias, pagar a dívida com os juros e .n.iiíu J£- r/eira fj

Também Filipe José da Gama, seu biógrafo, se refere ao assunto, dizendo que de uma só vez pôs o Padre Sousa na biblioteca comum da Casa teatina dois mil volumes, «mas nem por

HIV-1 variation in WHO -sponsored vaccine evaluation sites: genetics screening, sequence analysis and preliminary biological characterization of representative viral strains.

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança