• Nenhum resultado encontrado

inovação e transferência de tecnologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "inovação e transferência de tecnologia"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

inovação e transferência de tecnologia

(2)

Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial

(3)

Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial

(4)
(5)

3

NATUREZA E OBJECTIVO

O INEGI é uma Instituição de interface entre a Universidade e a Indústria vocacionada para a realização de actividade de Inovação e Transferência de Tecnologia orientada para o tecido industrial.

Nasceu em 1986 no seio do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMEGI) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Mantém ainda hoje essa ligação insubstituível ao DEMEGI, que constitui uma das principais

fontes de conhecimento e competências científicas e tecnológicas. Ao longo dos seus 19 anos de existência desenvolveu e consolidou uma posição de parceiro da indústria em projectos de I&D, sendo que presentemente mais de 50% do seu volume de actividade resulta de projectos com empresas.

Com a figura jurídica de Associação Privada sem Fins Lucrativos e com o estatuto de “Utilidade Pública” é hoje um agente activo no desenvolvimento do tecido industrial Português e na transformação do modelo competitivo da indústria nacional.

(6)

4

(7)

ÍNDICE

6 7 8 9 10 12 13 14 15 16 Missão

Eixos de Intervenção Orgãos Sociais

Estrutura Organizacional Recursos Humanos

Origens dos Conhecimentos Áreas de Competência Serviços de I&DT

Meios de Suporte à Actividade Caracterização dos Clientes

(8)

MISSÃO

O INEGI participa activamente no desenvolvimento da indústria nacional contribuindo com conhecimento e competências distintas na área da Engenharia Mecâni- ca e Gestão Industrial assumindo a missão de:

“Contribuir para o aumento da competitividade da indústria nacional através da investigação e desenvolvimento, demonstração, transferência de tecnologia e formação nas áreas de concepção e projecto, materiais, produção, energia, manutenção, gestão e ambiente”.

(9)

7

EIXOS DE INTERVENÇÃO

Consubstancia a sua missão através da realização de projectos de I&D e Inovação em cinco eixos principais de intervenção, a saber:

- Criação de conhecimento e desenvolvimento tecnológico a montante da aplicação industrial:

tipicamente financiada por programas de apoio à investigação científica e tecnológica como os

promovidos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, POCTI, POSI e Comissão Europeia.

- I&D com empresas co-financiada por programas de apoio ao desenvolvimento da indústria: uma parte muito significativa da actividade do Instituto consiste na realização de projectos de I&D em parceria com empresas, recorrendo ao co-financiamento de programas de apoio ao desenvolvimento da indústria nacional em particular no âmbito do programa PRIME e do 6º Programa quadro da UE.

- I&D financiada pelas empresas: uma parte

crescente da actividade do INEGI resulta de contratos com empresas para a realização de projectos de Investigação e Desenvolvimento nomeadamente para o desenvolvimento de novos produtos e novos processos.

- Consultoria científica e tecnológica: apoio às empresas nas vertentes científicas e tecnológicas no domínio de actividade do INEGI, nomeadamente, nas áreas de engenharia e desenvolvimento de produtos, processos tecnológicos, energia, ambiente e gestão industrial.

- Formação especializada: acções de formação altamente especializada desenhada à medida das necessidades das empresas.

Para além da actividade de natureza mais científica e tecnológica, o INEGI tem também apoiado a criação de empresas “spin-off” para exploração e desenvolvimento comercial de tecnologias desenvolvidas ou em desenvolvimento no Instituto.

(10)

Presidente

Eng José Abreu Teixeira | Salvador Caetano

Relator

Prof. António Torres Marques | UP

Vogal

Dr. Rafael Campos Pereira | AIMMAP Presidente

Prof. Doutor Augusto Barata da Rocha | UP

Vogais

Prof. Doutor Fernando Jorge Lino Alves | UP Eng Jorge Macedo Casais | AIMMAP

Dr. Manuel Fernando Fernandes Moura | BPN Eng José Bernardo Costa e Silva | Quintas & Quintas

DIRECÇÃO

Presidente

Prof. Doutor José Novais Barbosa | UP

1º Secretário

Prof. Doutor Joaquim Silva Gomes | ADEMEC

2º Secretário

Dr. Luis Dias Ramos | ADIRA

ASSEMBLEIA GERAL

ORGÃOS SOCIAIS

Os Orgãos Sociais do INEGI foram eleitos em 2004 para o biénio 2004-2005. A sua composição é a seguinte:

CONSELHO FISCAL

8

(11)

Organigrama do INEGI.

9

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional do INEGI é do tipo Matricial. Tem na sua base um conjunto de

unidades especializadas por tipo de área científica e tecnológica, suportando a actividade de

investigação. Transversalmente a estas funciona a actividade de I&D direccionada ao desenvolvimento de soluções para as empresas. Esta estrutura

organizacional revela-se particularmente ajustada a projectos de desenvolvimento de produtos e processos cuja complexidade tecnológica requer cada vez mais a integração de conhecimentos e competências multidisciplinares.

(12)

Aposta na formação como instrumento de actualização permanente.

Técnicos especializados suportam a actividade nos laboratórios e oficinas.

Os bolseiros de investigação têm um papel activo nos projectos de I&D.

10

RECURSOS HUMANOS

O quadro de pessoal é actualmente constituído por 112 colaboradores, dos quais cerca de 65%, são contratados, sendo os restantes bolseiros de investigação. Para além do quadro de pessoal próprio, o INEGI conta com a colaboração regular de cerca de 56 colaboradores universitários. Uma parte significativa destes colaboradores desenvolve a sua actividade de Investigação no INEGI.

O INEGI possui um quadro composto por três categorias principais de colaboradores que dão resposta às

necessidades do Instituto nas áreas fundamentais de actividade: Investigação, Inovação e Transferência de Tecnologia sob contrato, Consultoria Científica e Tecnológica e Formação.

O quadro de contratados garante uma dinâmica de resposta adequada às necessidades das empresas e os Bolseiros de Investigação suportam a actividade nos projectos de investigação sob orientação dos

colaboradores universitários que trazem para o Instituto competência científica e tecnológica de elevado nível.

Os colaboradores universitários são, na sua maioria, docentes no Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMEGI) da Faculdade de

Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Contudo, o INEGI conta também com a participação regular de colaboradores universitários de outros departamentos da FEUP, de outras faculdades da Universidade do Porto e de outras Universidades e Institutos Politécnicos.

O INEGI acolhe ainda alunos finalistas de cursos

superiores para a realização de estágios curriculares ou profissionais. Para o efeito, são integrados em projectos de investigação orientados por quadros superiores do Instituto ou colaboradores universitários.

O quadro próprio de colaboradores do INEGI é constituído na sua maioria por quadros superiores. Em segundo lugar aparece a categoria de técnicos qualificados.

(13)

Doutorados Mestres Licenciados

Em formação - Mestrado/Especialização Bacherelato

Outra

HABILITAÇõES ACADéMICAS DISTRIBUIÇÃO POR CATEGORIA PROFISSIONAL

Administrativos Técnicos de contabilidade Técnicos de laboratórios/oficinas Quadros superiores

Professores universitários

11

(14)

12

ORIGEM DOS CONHECIMENTOS

Na sua origem o INEGI tinha como principal fonte de conhecimento o Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da

Universidade do Porto. Esta fonte de conhecimento ainda hoje se mantém como uma das principais, mas agora alargada a outros departamentos da mesma faculdade e a outras organizações de investigação e ensino superior com as quais o INEGI mantém relações de colaboração. Esta ligação umbilical à Universidade do Porto permite ao INEGI estar permanentemente actualizado em termos de conhecimento nas áreas que suportam a sua actividade.

Com o desenvolvimento do Instituto ganharam importância crescente as fontes próprias de criação de conhecimento explicito e tácito, que são hoje uma parte essencial na vida do INEGI. Esse conhecimento é adquirido por várias vias, nomeadamente:

- O conhecimento acumulado dos colaboradores do quadro próprio do Instituto, parte deles com cerca de dez anos de actividade de I&D direccionada para a indústria. O contacto destes colaboradores com o meio industrial permitiu e permite, no dia à dia, adquirir um conhecimento da realidade industrial que constitui um património inestimável ao serviço da missão do INEGI.

- Participação em projectos de Investigação e Desenvolvimento europeus.

- Formação contínua dos seus colaboradores. Os quadros do INEGI continuam a sua formação através da realização de cursos de especialização, mestrados e doutoramentos.

- Presença em conferências, congressos e seminários, quer na posição de assistentes, quer em muitos casos como entidade organizadora, quer como entidade apresentadora de comunicações.

(15)

ÁREAS DE COMPETêNCIAA

13

A capacidade de resposta do INEGI, no desenvolvimento de soluções para a indústria, está suportada num conjunto alargado de competências ligadas à área da Engenharia Mecânica e Gestão Industrial e à inovação de produtos e processos. Sempre que necessário, incorpora competências externas, numa lógica de complementaridade, por via da participação de quadros de outros departamentos da FEUP, de outras faculdades da UP ou de outras Instituições de

investigação e ensino superior. Frequentemente realiza parcerias com outras Instituições de I&D complementares em termos de competências. O INEGI cultiva estas parcerias uma vez que a crescente complexidade tecnológica das soluções exige a integração de diversas áreas científicas e tecnológicas e em muitos casos é nesta linha que se encontram soluções distintamente inovadoras. Nos projectos com as empresas são criadas equipas mistas com participação de quadros das empresas de modo a maximizar a partilha de conhecimento.

Ligadas à oferta ao tecido industrial, o INEGI tem vindo a desenvolver competências fundamentais para uma economia baseada na inovação e na intensidade tecnológica dos produtos e processos, tais como auditorias tecnológicas e gestão da inovação quer ao nível das empresas quer ao nível de agregados de maior dimensão como o sectorial ou regional.

A produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias que incorporam a oferta do INEGI são suportados pela actividade de um conjunto de unidades científicas e tecnológicas cobrindo praticamente todas as especialidades da Engenharia Mecânica e Gestão Industrial.

(16)

SERVIÇOS DE IDT

14

COMPETêNCIAS CIENTÍFICAS E TECNOLóGICAS

Automação industrial, instrumentação e controlo Energia e térmica industrial

Energias renováveis Sistemas de informação

Integridade e simulação estrutural Análise de vibrações e ruído

Análise experimental de tensões e ensaios não destrutivos Tribologia e manutenção industrial

Mecânica experimental Materiais compósitos

Reacção dos materiais ao fumo e fogo Materiais metálicos e revestimentos Novas tecnologias de fundição

Prototipagem rápida e fabrico rápido de ferramentas Tecnologias de conformação plástica

Simulação processos de fabrico Projecto mecânico

Metodologias e ferramentas de desenvolvimento de produto Medição e tratamento de efluentes industrias

Gestão de energia Gestão industrial Investigação

Engenharia e desenvolvimento de produto

Processos de produção Auditorias energéticas e desenvolvimento de soluções Auditorias ambientais e desenvolvimento de soluções Desenvolvimento de tecnologias Energias renováveis - eólica Formação

Auditorias tecnológicas e acções de desenvolvimento

Fabrico rápido de protótipos Gestão de tecnologia e inovação

(17)

Meios oficinais para o desenvolvimento e fabrico de pré-séries

Ferramentas computarizadas

Laboratórios

15

MEIOS DE SUPORTE À ACTIVIDADE

Para além dos recursos humanos, sem dúvida o melhor activo da Instituição, o INEGI possui um conjunto muito completo de outros meios para suportar a sua actividade, nomeadamente laboratórios destinados à realização de trabalho experimental, oficinas para desenvolvimento de componentes e pré-séries e um vasto conjunto de ferramentas informáticas para o trabalho de concepção e projecto como sejam CAD 3D (Computer Aided Design), que é de facto uma ferramenta base na área da Engenharia Mecânica e disponível em todos os postos de trabalho, CAE (Computer Aided Engineering), ferramentas de simulação estrutural, IDEIAS, COSMOS, ABACUS etc., e simulação de processos, PROCAST (Fundição).

- Oficinas para desenvolvimento e fabrico de protótipos e pré-séries de peças fundidas - Oficinas para desenvolvimento e fabrico de protótipos e pré-series de peças em chapa - Oficinas para fabrico de protótipos maquinados por arranque de apara

- Oficinas para desenvolvimento e fabrico de peças em materiais compósitos

- CAD 3D, modelação em sólidos e Superfícies Avançadas (Computer Aided Design),

SOLIDWORKS, UNIGRAPHICS e CATIA

- CAE, simulação estrutural linear e não linear, IDEAS, COSMOS, ABAQUS

- Simulação de Processos de Produção:

injecção de polímeros (MOLOFLOW), fundição (PROCAST) e uma aplicação própria para

simulação de processos de conformação plástica

- Metrologia - Ensaios Mecânicos

- Ensaios de Conformação Plástica - Prototipagem Rápida

- Tribologia e Manutenção Industrial - Materialografia

- óptica e Mecânica Experimental - Combustão

- Pilhas de Combustível

- Ensaio de Peças em Compósito

- Caracterização Ambiental (acreditado pelo IPQ) - Reacção ao Fumo e Fogo (acreditado pelo IPQ) - Eólica

(18)

16

CARACTERIZAÇÃO DOS CLIENTES

Por força do seu domínio científico e tecnológico, o INEGI tem uma intervenção horizontal à maioria dos sectores industriais - quase todas as indústrias têm processos no âmbito da Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. O INEGI aparece, contudo, com maior expressão em sectores mais intensivos em competências da esfera da Engenharia Mecânica, tais como o sector da Metalomecânica, Automóvel, Aeronáutica e Aeroespacial, Bens de Equipamento, Transportes, Energia e Ambiente.

A intervenção do INEGI tem-se estendido a outros sectores, embora com menor peso, tais como, os sectores da Madeira e Mobiliário, Têxteis, Defesa, Construção Civil, Química, Petroquímica, Cortiça e Derivados.

Analisando as características dos Clientes, constata-se que os mesmos são constituídos, na sua maior parte, por empresas industriais ligadas aos sectores

metalúrgicos e metalomecânicos e com uma dimensão maioritariamente pequena e média. Do ponto de vista geográfico, a maioria dos Clientes está sedeada na Região Norte.

é de referir, no entanto, a diversidade de sectores industriais clientes do INEGI, bem como a variedade institucional dos mesmos (Empresas Industriais, de Serviços e Comerciais, Infra-Estruturas Tecnológicas, Universidades, etc.).

Na página seguinte, apresenta-se uma lista dos 30 maiores Clientes do INEGI durante o ano de 2004 por ordem decrescente do volume de actividade.

(19)

OS 30 MAIORES CLIENTES DO INEGI - 2004

Vulcano - Termo Domésticos, S.A.

SRE - Soluções Racionais de Energia Enernova - Novas Energias, S.A.

Zollern

ESA - European Space Agency Fundação Minerva

Catim - Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica Empreendimentos Eólicos do Vale do Minho, S.A.

Hidromais - Sistemas de Engenharia, Lda.

Finerge - Gestão de Projectos Energéticos, S.A.

Amtrol-Alfa - Metalomecânica, S. A.

SIIF énergies (Portugal)

Kupper & Schmidt - Componentes para Automóveis, Lda.

STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, S.A.

Microprocessador - Sistemas Digitais, S.A.

Gamesa Eólica

Extruplás - Reciclagem, Recuperação e Fabrico de Produtos Plásticos, Lda.

Generg - Gestão e Projectos de Energia, S.A.

Idmec - Instituto de Engenharia Mecânica Enercon GmbH

Eólica do Centro - Empreendimentos Eléctricos Lda.

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Instituto da Construção

Portcast

IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento Gamesa Energia (Portugal), S.A.

Clique - Componentes para Calçado, Lda.

Empreendimentos Eólicos da Serra do Sicó, S.A.

Cifial - Fundição e Tecnologia, S.A.

EDP Produção EM - Engenharia e Manutenção, S.A.

17

(20)
(21)

INEGI, um parceiro para o futuro

(22)

INEGI

Rua do Barroco 174 | 4465-591 Leça do Balio Tlf: +351 22 9578710 | fax: +351 22 9537352 www.inegi.pt | inegi@inegi.up.pt

Referências

Documentos relacionados

As regiões em cinza indicam regiões onde não houve quebra de safra, ou seja, ou a produtividade aumentou em relação ao ano anterior, ou houve uma queda de produtividade inferior a

Crop failures are apparently more frequent in the case of maize because it is a lower technology crop compared to soybeans, and because it is a crop commonly used for the

• For MATOPIBA, it is an Agricultural Frontier, with production related to the fast growing Agribusiness, corn is increasingly exposed to areas that had previously no cultivation,

Nesse estudo, consideramos apenas as áreas onde a quebra de safra está correlacionadas com eventos extremos. O mapa ao lado mostra a

[r]

Itaguaí Rio de Janeiro Porto do Açu Vitória Salvador Natal Fortaleza São Luís Belém.. Business Management Head Office: Rio de Janeiro

a) há um continuum de padrões de liderança dado pelo grau de autoridade utilizado pelo líder e o grau de liberdade disponível para os subordinados. c) para tarefas rotineiras

Em uma projeção de tempo de 10 anos, todas as estratégias de uso de sêmen sexado proporcionariam resultado econômico inferior ao da estratégia de uso de sêmen