• Nenhum resultado encontrado

Homem: É Hora De Se Cuidar!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Homem: É Hora De Se Cuidar!"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

UM GUIA COM TODOS OS HÁBITOS QUE EVITAM O

APARECIMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Homem: É Hora De Se Cuidar!

Previna-se contra o câncer de próstata.

Campos Curitiba

(2)

Sumário

Nosso projeto ...01

Conhecendo a próstata...02

Por dentro da doença... 03

Os tipos de Tumores... 04

A importância dos exames preventivos... 05

Conheça os fatores de risco...06

Pratique atividade física...07

Alimente-se com saúde...08

Evite bebidas alcoólicas e diga não ao cigarro...09

Câncer de Pênis...10

Câncer de Testículos...11

Bibliografia...12

(3)

Nosso Projeto

O nosso projeto tem como objetivo principal criar ações educativas para a promoção de saúde e prevenção de patologias, disseminando informações sobre métodos de diagnóstico por imagem, para um público alvo adequado a cada ação desenvolvida.

Projeto Pesquisa e Inovação - PROEPI

Ações educativas para promoção de saúde e prevenção de doenças com ênfase no

radiodiagnóstico

Projeto Pesquisa e Inovação – PROEPI

Coordenadores: Prof.ª Michele Patrícia Muller Mansur Vieira / Prof. Daniel Bussolaro Curso Técnico em Radiologia – Alunos: Anderson Celso Lopes e Rosa Almeida

3

01

(4)

Conhecendo a próstata.

A próstata é um órgão que só o homem possui, esta localizada bem abaixo do abdômen, logo na saída da bexiga envolvendo o canal da urina chamado de uretra.

Sua função:

Proteger a uretra contra infecções;

Produzir substancias que vão fazer parte da composição do esperma.

Quando o homem nasce a próstata pesa em torno de 5 gramas, ou seja bem pequena. Na adolescência , sob a influencia da elevação dos hormônios, que é própria desta idade, a próstata alcança peso em torno de 20 gramas que é considerado o tamanha normal da próstata.

4

(5)

Por dentro da doença

Radioterapia e cirurgias em combinação com tratamento hormonal são recursos disponíveis para extirpar o mal pela raiz. Os aspectos a seguir é que irão orientar o especialista na hora de definir o procedimento .

As características do tumor, sua extensão e as condições clínicas do paciente são os critérios médicos para

traçar uma estratégica de tratamento.

Entenda a progressão da enfermidade.

O Câncer de próstata é o sexto tipo mais frequente no mundo e

o mais comum entre os homens

.

03 5

(6)

Os tipos de tumores

HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA – (tumor benigno da próstata) Quase todos os homens à partir de 45 a 50 anos tem algum grau de crescimento. Em uma parte dos homens a próstata cresce muito e outros a próstata cresce pouco. Em alguns homens a próstata cresce e obstrui ou tampa o canal da urina, provocando problemas urinários e em outros a próstata cresce e não tampa o canal da urina, não provocando porém qualquer problemas urinário.

É importante salientar que existem pacientes em que a próstata esta muito grande e o paciente não sente nada, e em outros casos, existem homens em que a próstata cresceu pouco e o paciente não consegue urinar.

O tratamento da hiperplasia da próstata deve ser feito por um urologista e depende das intensidades destes problemas urinários e não do tamanho da próstata. Para os casos em que os sintomas são leves, este tratamento pode ser feito com medicamento especifico para a próstata e em casos em que o tratamento é moderado ou grave o melhor tratamento é a cirurgia. A maioria destas cirurgias são realizadas pelo canal da urina, chamada de resseção endoscópica da próstata. Mas também podem ser realizadas por cirurgias aberta tradicional.

ADENOCARCINOMA DA PRÓSTATA (tumor maligno da próstata). É uma doença grave que afeta os homens principalmente a partir dos 40 anos.

Paciente que tem câncer de próstata e este esta no inicio não sente nada, para aqueles casos em que o câncer esta avançado o paciente começa a sentir muitos problemas urinários, dores espalhadas pelo corpo, emagrecimento e sintomas relacionados ao órgãos pelo qual o tumor se espalhou. O diagnostico do câncer de próstata é feito por um urologista através do toque retal e um exame de sangue chamado de PSA. Todo homem ao completar 45 anos deve realizar o exame seu primeiro exame de próstata. Qualquer alteração em um destes dois exames é suspeito de câncer de próstata e deve ser realizado uma biopsia da próstata guiada por ultrassonografia transretal.

04 6

(7)

A importância dos exames preventivos.

Se apesar de seguir a risca a cartilha de hábitos saudáveis, você for surpreendido com a noticia desagradável da doença, não há motivos para entregar os pontos. Com os exames em dia, o câncer raramente passa despercebido e o médico consegue detecta- lo em uma fase inicial, quando a esperança de vence-lo ultrapassa os 90%. É argumento suficiente para levar o check-up a sério.

Eles permitem flagrar o tumor em estágio bem inicial, quando ainda há plenas chances de

exterminá-lo.

05

(8)

Conheça os fatores de risco

Homens a partir dos 45 anos;

Raça Negra;

Histórico familiar, parente próximo que desenvolveu a doença antes dos 65 anos;

Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/ml devem repetir o exame a cada 2 anos, já aqueles com o PSA acima deste valor devem fazer o exame anualmente.

Saber onde mora o perigo é

imprescindível para você se prevenir.

Homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devem começar a fazer o exame preventivo aos 50 anos.

Homens que apresentam maior risco de desenvolver a doença devem começar a fazer os exames preventivos aos 45 anos.

Previna-se!!

(9)

Pratique atividade física

Que a atividade física reduz risco de ataque cardíaco todos sabem, mas que protege contra o câncer...

Por razões pouco conhecidas, a obesidade e a vida sedentária aumentam a incidência de certos tipos de câncer.

Dois estudos recém-publicados reforçam a hipótese de que a atividade física aumenta a chance de cura de quem teve câncer.

Do ponto de vista cientifico, embora a relação entre atividade física e câncer esteja definitivamente esclarecida, os dados obtidos até aqui são tão contundentes que todas as pessoas operadas de câncer de mama, intestino, próstata e, possivelmente, de outros tumores malignos devem investir na pratica regular de exercícios a mesma energia com que enfrentam operações de radioterapia ou quimioterapia .

Mexer o corpo espantaria, de uma vez só, um leque de fatores de risco associados ao câncer

de próstata.

07 9

(10)

Alimente-se com saúde

A dieta balanceada está diretamente relacionada com a saúde em geral. Quando comemos, fornecemos nutrientes essenciais ao nosso organismo para mantê-lo forte e resistente a doença. Os alimentos se dividem em três grandes grupos:

Construtores (proteínas),

Reguladores (vitaminas e sais minerais) Energéticos ( carboidratos e gorduras)

Em cada refeição devemos consumir pelo menos um item de cada grupo. Um prato colorido também entra na receita, garantindo a dose equilibrada dos nutrientes.

Assim, sirva-se de uma porção de verdes. Amarelos e vermelhos, completando sempre com tons mais claros, que geralmente estão nas fontes de carboidratos, como pães, massas e arroz. Não se esqueça da aveia e de um arroxeado feijão, por exemplo.

Um cardápio equilibrado e colorido por vegetais pode ser decisivo para manter o câncer distante

08

(11)

Evite Bebidas Alcoólicas e Diga Não ao Cigarro.

O consumo excessivo de álcool especialmente quando se trata de cerveja, aumenta o risco de câncer de próstata agressivo, segundo um novo estudo do centro de pesquisa sobre câncer Fred Hutchinson, em Seattle, nos Estados Unidos.

Os fumantes diagnosticados com câncer de próstata correm

mais risco de desenvolver tumores agressivos e maior probabilidade de morrer da

doença do que os não fumantes, destacaram cientistas norte-americanos.

09

(12)

Câncer de Pênis

O que é o câncer de pênis e quais suas causas e sintomas?

O câncer de pênis é um tumor que acomete o órgão masculino. Suas causas estão relacionadas com a irritação crônica da glande, por má higiene,

fimose ou doença sexualmente transmissíveis

como o HPV.

É possível prevenir a doença? Sim. É um dos poucos canceres que pode ser evitado. É preciso lavar o pênis com agua e sabão, principalmente após as relações sexuais e masturbação.

Quais os sintomas do câncer de pênis? Ferimentos que não

cicatrizam, caroços que não desaparecem, vermelhidão ou

coceira permanente na glande, manchas esbranquiçadas,

surgimento de tumores no pênis ou na virilha.

(13)

Câncer de Testículo

Os testículos fazem parte do órgão reprodutivo masculino e são responsáveis pela produção dos espermatozoides. O câncer de testículo é um tumor menos frequente, mas com o agravante de ter maior incidência em pessoas jovens em idade produtiva. A criptorquidia (testículo que não desce para a bolsa escrotal) é um fator importante que influi no aparecimento deste tipo de tumor.

Auto exame dos Testículos

1) De pé, em frente ao espelho, verifique a existência de alterações em alto relevo na pele do escroto.

2) Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione o testículo entre os dedos indicador, médio e o polegar. Revolva o testículo entre os dedos; você não deve sentir dor ao realizar o exame. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro, isto é normal.

3) Ache o epidídimo - pequeno canal localizado atrás do testículo e que coleta e carrega o esperma. Se você se familiarizar com esta estrutura, não confundirá o epidídimo com uma massa suspeita. Os tumores malignos são frequentemente localizados lateralmente aos testículos, mas também podem ser encontrados na porção ventral.

(14)

Para Saber Mais

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/06/cigarro-aumenta-risco-de- morte-por-cancer-de-prostata-diz-estudo.html

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/5428-alcool-em-excesso-e- ligado-ao-cancer-de-prostata

http://drauziovarella.com.br/mulher-2/cancer-de-mama/atividade-fisica-e-cancer/

http://drauziovarella.com.br/cancer/cancer-de-prostata/

http://www.institutodeurologia-as.com.br/index/prostata.asp

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata/pr evencao

Bibliografia

Projeto Pesquisa e Inovação – PROEPI

Coordenadores: Prof.ª Michele Patrícia Muller Mansur Vieira / Prof. Daniel Bussolaro

Curso Técnico em Radiologia – Alunos: Anderson Celso Lopes e Rosa Almeida 14

Referências

Documentos relacionados

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

Evidentemente, a língua portuguesa representa o Brasil. A valorização da mesma significa, por transferência de significado, uma valorização da nação brasileira. A comparação do

Nesta visão algumas características positivas de nosso zoneamento já consolidadas são reforçadas, como os eixos estruturais, a distribuição da infraestrutura,

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

A coisa não é bem assim; na UMBANDA, as guias tem função independente e as cores dos colares são relativas apenas ao cromatismo, uma vez que existe uma cor ritual para os Orixás e

Uma argumentação razoável para a suplementação é a melhora da sobrevida observada em pacientes tratados com baixa dose de hidrocortisona mais fludrocortisona 4 , porém um estudo

Relatar a assistência de enfermagem prestada a um paciente com câncer de próstata atendido pelo programa de extensão Acolhe-Onco e a avaliação da satisfação do

Apesar dos esforços para detecção precoce do câncer de próstata (CP), atualmente pelo menos 10% dos ho- mens são diagnosticados com doença localmente avan- çada (T3 Nx M0),