• Nenhum resultado encontrado

Não Mexer - Não apagar. À Vista

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Não Mexer - Não apagar. À Vista"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Não Mexer - Não apagar À Vista

Cliente:

Proposta Nº:

Flavio Andrade

Cidade / UF: Data:

RIO DE JANEIRO(CAPITAL) / RJ

sfv-20-068

27-nov-20

(2)

Sobre a Empresa ... 2

Principais características da Energia Solar Fotovoltaica ... 2

1) Dados da Instalação do SFVCR ... 4

2) Temperatura e Irradiação Média do Local ... 4

3) Perdas por Sombreamento ... 5

4) Perdas por Inclinação e Posicionamento ... 5

5) Radiação Média Mensal Considerada no Projeto ... 6

6) Dados de Consumo para Dimensionamento do Sistema ... 6

7) Composição do Projeto de SFVCR ... 7

7.1) Descrição dos Equipamentos Utilizados na Geração ... 7

Painéis Solares ... 7

Inversores ... 7

Outros Produtos utilizados no SFV ... 8

7.2) Características do Sistema Projetado ... 9

7.3) Escopo do Projeto Fotovoltaico ... 9

8) Simulação de Funcionamento do Sistema Fotovoltaico no 1º Ano ... 10

9) Sistema de Monitoramento WEB ... 11

10) Investimento, Prazos e Condições de Pagamento ... 11

10.1) Investimento ... 11

10.2) Prazos ... 12

10.3) Condições de Pagamento ... 12

10.4) Simulação de Financiamento ... 13

11) Garantia contra Defeitos de Fabricação & Serviços ... 13

12) Mapas de Localização & Posição do Sol ... 14

13) Planilha de Estimativa de Retorno do Investimento ... 15

14) Comparação entre a Aquisição de um Sistema Fotovoltaico e Outros Investimentos ... 17

15) ... 18

16) Validade da Proposta ... 18

13) Fluxograma – Atendimento pela Concessionária ... 19

ÍNDICE

Indicadores Econômicos - Financeiros

Tópico

Página

(3)

Para:

Endereço:

Bairro: Cidade/UF:

Prezado(a) Senhor(a):

Atenciosamente,

Flavio Andrade

CPF:

Jorge Ricardo Proposta Nº

sfv-20-068

Proposta Comercial para Fornecimento de Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede Elétrica - On-Grid

Rio de Janeiro / RJ,

CEP.:

Conforme solicitado, encaminhamos para sua apreciação um Estudo de Dimensionamento Fotovoltaico para fornecimento de sistema gerador On-Grid (conectado à rede elétrica). Este estudo serve como referência para os procedimentos básicos iniciais e toda e qualquer possível adequação ou alteração necessária para a elaboração do projeto executivo definitivo, terão suas necessidades discutidas, definidas e esclarecidas.

Com elevada estima e na expectativa de sua breve resposta, colocamo-nos a sua disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO(CAPITAL) / RJ

Celular:

(21)98214-7065

Esclarecemos que todo projeto de Sistema Solar Fotovoltaico é um projeto modular, podendo ser ampliado de acordo com as necessidades do cliente. Logo, pode-se implantar um sistema um pouco mais modesto, com menor número de painéis, e por conseguinte, com um custo mais reduzido. Assim que o cliente desejar aumentar o nível de geração de energia, basta acrescentar novos painéis solares.

Jorge Ricardo

Representante:

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Diretor Proprietário

(4)

Hoje,a energia solar já é mais barata que a energia que utilizamos das concessionárias de energia. O Sol, o único recurso que precisamos, é abundante e gratuito. Com o aumento das tarifas de energia elétrica que vem ocorrendo nos últimos anos, a geração solar ficou ainda mais atrativa do ponto de vista financeiro.

E com o contexto energético brasileiro, a tendência é que novos aumentos das tarifas aconteçam. Uma vez que você possui um Sistema SUN RIO, você está imune aos aumentos tarifários, pois você passa a gerar sua própria energia.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA SOBRE A SUNRIOENERGIASOLAR

A SUN RIO, nascida em 2015 na cidade do Rio de Janeiro, realiza a importante função de integração e de inclusão do sistema fotovoltaico. Sua missão é atender seus clientes com excelência, transparência e segurança para atingir e superar expectativas, sempre buscando o melhor. Em evolução constante, a SUN RIO faz com que a qualidade de seus serviços e a satisfação de seus clientes seja garantida. Por isso, ela utiliza sua experiência no mercado como base para superar novos desafios, mantendo-se preparada para o futuro do setor, sempre à frente de seu tempo.

Estamos aptos a atender e servir nossos clientes da melhor maneira possível. Nossa equipe é composta por engenheiros com mais de 30 anos de experiência em projetos e instalações elétricas de pequeno e médio porte, possuindo todas as condições de, através de soluções inovadoras e conscientes, passar as informações necessárias para que você se sinta seguro e confortável em saber que tomou a decisão correta na sua escolha.

A equipe que irá instalar seu sistema fotovoltaico é composta por eletricistas e auxiliares com grande experiência em instalações elétricas de média e baixa tensão. Esta equipe tem todo o apoio e segurança garantidos pela Sun Rio, possuindo todos os requisitos necessários para executar uma instalação limpa, segura e livre de falhas. É supervisionada, in loco, por engenheiros eletricistas da Sun Rio.

Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da propagação de ondas eletromagnéticas (radiação) advindas do Sol.Tal radiação é convertida em energia térmica ou elétrica através de diferentes tecnologias que estão em constante evolução. Dentre elas, citamos o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial.

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

A energia solar pode ser diretamente convertida em energia elétrica. A energia fotovoltaicaé hoje a fonte de energia limpa que mais cresce no mundo. Ela usa materiais semicondutores como o silício cristalino para converter a luz solar em energia fotovoltaica (Energia solar elétrica).

(5)

DESTAQUES FINANCEIROS

Uma instalação da SUN RIO leva, em média, 3 dias. Portanto não realizamos uma obra, mas sim um processo rápido e sem dores de cabeça.

Seguimos os mais altos padrões de engenharia na instalação. Possuímos NR-10 e NR-35 (normas de segurança para trabalho em altura e eletricidade), além de nossa equipe técnica – engenheiros e montadores – ser altamente capacitada.

Assim que termina a instalação, você começa a economizar kWh em sua conta mensal. Todo o processo de homologação na concessionária é realizado por nossa empresa. A você cabe usufruir do conforto e econômica proporcionado pelo sistema FV.

DESTAQUES OPERACIONAIS

Economizar energia elétrica é utilizá-la de forma a obter o máximo benefício com um menor consumo de energia, evitando os desperdícios ou o uso inadequado, sem, no entanto, diminuir a qualidade, o conforto e a segurança.

Os custos crescentes, a escassez de recursos, a baixa remuneração, a disponibilidade de recursos hídricos, a otimização dos investimentos e os grandes desperdícios, fazem que seja importante a economia de energia elétrica para o nosso País e acarreta uma menor fatura de Energia Elétrica a ser paga pelo consumidor. A implantação de umSistema de Micro ou Mini Geração de Energia Solar Fotovoltaica traz uma grande economia na sua conta mensal de energia elétrica, pois a energia gerada pelo sistema FV (Fotovoltaico) será descontada daquela que você compra da concessionária. Ou seja, tudo o que for gerado pelo seu sistema e não for utilizado, será usado como crédito (em kWh) na sua conta mensal. A sua economia poderá chegar até a 90% do valor pago atualmente.

(6)

Térrea

B1 - Residencial

Residencial

Orientação:

NORTE

15° graus

R$ 709,27/mês

Grupo:

Tensão Fornecimento:

LIGHT 50

Fatura Média:

Consumo Médio:

350 kWh/mês

Concessionária:

Trifásico

Inclinação do Telhado:

Custo kWh:

Ligação:

Telhado:

Cerâmica

220 V

Empresa/Cliente:

Flavio Andrade

Longitude:

Para um correto dimensionamento de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica, devemos levar em conta as variações de temperatura do local de instalação, pois estas impactam no rendimento dos painéis. Além disso, consideramos, também, a quantidade média diária de irradiação solar (Atlas Solarimétrico Brasileiro, 2ª. Edição).

0

22,9° graus

2) TEMPERATURA E IRRADIAÇÃO MÉDIA DO LOCAL 40 A

Construção:

Habitação:

Sombreamento:

Disj. Entrada:

43,2° graus

4,7 kWh/m2/dia 1%

1,028 R$

0 kW

Latitude:

Temp. Local Média: HSP Média:

1) DADOS DA INSTALAÇÃO DO SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE DE ENERGIA

25,1 °C

0,0 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0 6,0 7,0

jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez média

6,0 6,2 5,1

4,4

3,6 3,4 3,3

4,2 4,4

5,1 5,1 5,9

4,7

IRRADIAÇÃO MÉDIA MENSAL

27,6 28,1 27,4 26,1

23,8

22,7 22,3 22,8 23,1 24,7 26,0 27,0

jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez

Graus Celsius

Temperaturas do Local

(7)

PERDAS POR ORIENTAÇÃO (POSICIONAMENTO) 4) PERDAS POR INCLINAÇÃO E POSICIONAMENTO

As perdas por sombreamento foram consideradas nesta proposta pelo valor informado (pouca/média/nenhuma sombra).

Entretanto, há a necessidade de avaliar o local de instalação e o posicionamento efetivo dos painéis para obtermos um resultado mais próximo do real. a quantidade de luz recebida pode ser prejudicada por objetos ou construções próximas ao sistema fotovoltaico. Pequenas sombras podem prejudicar muito a produção de energia. Deve ser feita uma análise de sombreamento para todo o ano, pois o posicionamento do sol altera os ângulos de incidência e as sombras.

A produção máxima de energia dar-se-á em função da disponibilidade de sol, da orientação e inclinação dos painéis. A melhor orientação é voltada para a linha do Equador, sendo que para este projeto os painéis serão instalados na orientação NORTE (Ponto Cardeal).

3) PERDAS POR SOMBREAMENTO

Considerou-se para este projeto uma inclinação dos painéis fotovoltaicos em relação ao plano horizontal de 15°. Caso seja necessário ajustar a inclinação em função do local onde o sistema será efetivamente instalado, as perdas ou ganhos serão recalculados, bem como o custo. (1,00 representa nenhuma perda ou nenhum ganho)

0%

0%

0%

0%

0%

1%

1%

1%

1%

1%

1%

jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez

1% 1% 1% 1% 1% 1% 1% 1% 1% 1% 1% 1%

Perda por Sombreamento

0,00 0,20 0,40 0,60 0,80 1,00 1,20 1,40 1,60 1,80

jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez

0,97 1,00 1,05 1,11 1,14 1,14 1,12 1,09 1,04 1,00 0,97 0,95

PERDA / GANHO POR INCLINAÇÃO DOS PAINÉIS

(8)

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Méd.

Valor do kWh: Tipo de Conexão:

Disponibilização: Consumo Médio:

Radiação Solar HSP: Geração Diária / HSP:

Orientação Telhado:

Consumo Mensal Reprimido:

*

Será somado à média do consumo p/ efeito de cálculo da geração

UC's Agrupadas: 0 0 0

0 kW

0

0 0 0

0

320

330 381 350 361

Consumo FP (kWh)

350

O gráfico a seguir mostra a quantidade média horas de sol/dia já considerando os efeitos de sombreamento e inclinação.

Para efeito de projeto, estes são os dados levados em conta para o dimensionamento da quantidade de painéis e potência do inversor.

5) RADIAÇÃO MÉDIA MENSAL CONSIDERADA NO PROJETO

6) DADOS DE CONSUMO PARA DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA

0 Mês

0 Cons. Ponta

(kWh)

398 350

Geração (kWh)

0 0

282 256 260 317 350

350 350 309 350 350

0

350 350 350

0 383 0

kWh

351

350 kWh/mês

350

Trifásico 1,028

R$

350 0

100%

4,7 kWh/m2/dia 2,48 kWp

NORTE

kWh*

Tx. Disponibilidade:

0,00 1,00 2,00 3,00 4,00 5,00 6,00 7,00

jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez média

5,80 6,16 5,26

4,79

4,05 3,78 3,70

4,54 4,57 5,05 4,94 5,58

4,9

Radiação Mensal Resultante

350 350 350 350 350 350 350 350 350 350 350 350

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

0 kWh 50 kWh 100 kWh 150 kWh 200 kWh 250 kWh 300 kWh 350 kWh 400 kWh 450 kWh

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

CONSUMO x GERAÇÃO ENERGIA ELÉTRICA

Consumo FP (kWh) Cons. Ponta (kWh) Geração (kWh)

(9)

Fabricante: Modelo:

Potência: Qtdade:

Potência Total:

Garantia de 80% de Performance:

Garantia c/ Defeitos Fabricação:

Fabricante: Modelo:

Potência:

Potência Total:

Garantia c/ Defeitos Fabricação:

5

Imagens meramente ilustrativas, podendo sofrer alteração na cor e/ou modelo e/ou tamanho.

7) COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE SFVCR

PHB 2900-DNS 127V JINKO

7.1) DESCRIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

PAINÉIS SOLARES

10 anos

Com base nas informações fornecidas pelo cliente e dados obtidos por meio da fatura de energia elétrica e de cálculos e estimativas, elaboramos a presente proposta com uma Amortização de 100 % em kWh efetivamente consumidos.

O escopo de fornecimento nesta proposta, consiste na venda e instalação de um SFVCR - Sistema Solar Fotovoltaico Conectado à Rede, com o fornecimento de materiais, equipamentos, projeto elétrico e instalação para uma geração de energia elétrica com uma potência total de 2,9 kWp, de acordo com detalhamento mostrado na sequência.

400 W 8

JKM400M-72H-V

2,90 kWp

Quantidade:

INVERSORES

5 anos 3,20 kWp

25 anos

Imagens meramente ilustrativas, podendo sofrer alteração na cor e/ou modelo e/ou tamanho.

PHB

1

2,9 kW

(10)

Proteção contra surtos (de acordo c/Normas) Sistema de Monitoramento Wi-Fi

3

1

1

1 INCLUSO

ANO CONTRA DEFEITOS DE FABRICAÇÃO.

Uma das vantagens de um sistema Solar Fotovoltaico SUN RIO é a facilidade de instalação dos painéis, seja em série ou paralelo, conforme modelo do inversor, utilizando os conectores padrões tipo MC4.

CABOS SOLARES

GARANTIA: ANOS CONTRA DEFEITOS DE FABRICAÇÃO.

GARANTIA: ANO CONTRA DEFEITOS DE FABRICAÇÃO.

GARANTIA:

Qtdade:

1 INCLUSO

Kit de Fixação/suporte de sustentação dos painéis p/

Telhas: 1

CONECTORES MC-4

OUTROS PRODUTOS UTILIZADOS NO SFV

Cerâmica

ESTRUTURAS METÁLICAS DE SUPORTE E SUSTENTAÇÃO

Qtdade:

Qtdade:

Os cabos de corrente contínua utilizados pela SUN RIO na instalação fotovoltaica, com seu duplo isolamento, são próprios para uso em condições extremas de temperatura, com resistência nas aplicações possuindo maior vida útil, ao se comparar aos cabos de corrente contínua comum.

Disjuntores, fusíveis e DPS tem a função de proteger as placas solares e o(s) inversor(es), isolando a instalação e impedindo acidentes elétricos como curtos- circuitos e surtos elétricos. Fundamental para proteção da instalação e prevenção de acidentes em eventuais manutenções.

ANO CONTRA DEFEITOS DE FABRICAÇÃO.

PROTEÇÃO ELÉTRICA CONTRA CURTOS-CIRCUITOS E SURTOS

#REF!

A melhor e mais confiável forma de instalação nos diversos tipos de telhado (cerâmico, metálico, fibrocimento, laje, solo ou sob a sua necessidade), as estruturas distribuidas pela SUN RIO possuem resistência contra vento e chuva, entre outras intempéries.

GARANTIA:

(11)

Geração Média/Mês: Energia Gerada/Ano:

Geração por Painel:

Economia Mensal:

*

1

Os serviços de instalação e fornecimento dos materiais compreendem:

• Serviços de Instalação dos suportes, inversor(es) e painéis fotovoltaicos;

• Serviços de Instalação Elétrica, conexão e passagem dos cabos;

• Fornecimento dos materiais elétricos, de proteção e de materiais de fixação;

• Interligação das caixas de proteção interna (string box);

• Apresentação, aprovação e homologação do projeto na concessionária;

Serviços e materiais não incluídos no escopo do projeto:

• Conexão do sistema à rede de transmissão/distribuição de energia;

• Eventuais despesas de serviços públicos;

• Tratativas, documentação, taxas, impostos, etc., com a Prefeitura local ou qualquer outro órgão;

• Quaisquer reforços na estrutura do telhado que se façam necessários para atender os requisitos das normas

• Segurança patrimonial do cliente ou de terceiros que não relativos ao escopo do contrato;

• Licenciamentos, vistos, autorizações e licenças legais de qualquer natureza;

• Custos com obras civis;

• Qualquer outro item não incluso nesta proposta.

• Adequação das instalações existentes para atender aos requisitos de conexão da concessionaria local;

329 kWh

Potência Total do Sistema Fotovoltaico:

Retorno do Investimento (Payback):

* Calculado em função do Custo de Disponibilidade Elétrica cobrado pela concessionária (ver última página). A este valor são acrescidos o ICMS sobre TUSD - Transmissão de Energia e TIP - Taxa de Iluminação Pública.

3,9 MWh 41 kWh/Mês

0 kW

27,51%

17 m2 180 kg

(a menor Potência entre Pot. Painéis e Pot. dos Inversores)

ABNT NBR 8800:2008, da ABNT NBR 1462:2010 e/ou quaisquer normas relacionadas;

Área Ocupada FV:

2.341,77 R$

1 painéis

SFV Comporta até +

514,12 R$

Antes FV:

Depois FV:

Conta de Luz:

Peso dos Painéis:

• Obtenção de parecer de acesso e estudos de conexão exigidos pela distribuidora

5 anos e 7 meses

7.3) ESCOPO DO PROJETO

2,90 kWp

• Tratativas com agentes de operação e comercialização (CCEE, ONS, ANEEL, concessionarias de distribuição ou

493 kWh/Ano

Economia Média Anual:

transmissão, entre outros);

Redução na Fatura:

195,15 R$

709,27 R$

7.2) CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA PROJETADO

1,37 kWh/dia

(12)

100 kWh

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Total

Energ. Consumida:

Valor Anual (R$)

Obtidos

R$ 6.169,47 Desembolso

709,27 370,76

460,67

Saldo (kWh)

0 0 0,00

0,00

408,31 709,27 434,51

Base de Cálculo (kWh)

329,44 0

0 690

690 690

320 -371

709,27

709,27

0

0 0

0 0

0,00

709,27

Economia/ano:

0

491,51 Fatura SEM SFVCR

(R$)

443,19

0

589,16

585,05 709,27 0,00

309 -382

-408 -435

690 -373

534,68 709,27 -329

0,00 690

0,00

0,00 381,84

0

526,45

0

709,27

351

3.947

0

398 -293 0

260

0 690

256 690

0 0,00 360,62

690

690 -431

317

0,00

292,77

0

-340

430,89 373,31

-361

0,00 -310

690

0

0,00

690 0

SALDO G - C

0

Utilizados

282

481,23

523,37

562,43 709,27 381

Geração (kWh)

709,27 0

0,00 361

Consumo (kWh)

Conexão:

8) SIMULAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NO 1º ANO

(Valores médios aproximados) Taxa Disponibilidade Média: R$ 514,12 R$/kWh:

Trifásico

1,02792

Fatura COM SFVCR (R$)

309,91

B1 - Residencial

0

8.511,24

8.286 Grupo

709,27 690

513,09

Energ. Gerada (SFV): 4.056,71

- 0,00

R$

-307 0

Demanda Contratada 330

383 307,30 458,61

709,27

2.341,77 R$

339,73

OsRESULTADOS(Créditos em kWh e Fatura SEM e COM SFVCR) obtidos na tabela acima sãovalores médios, tendo sido obtidos na fatura da concessionária de energia elétrica (Consumo) e através de cálculos de dimensionamento (Geração). Os quantitativosREAISdeGeração de Energiadependerão do índice futuro de irradiação solar existente no local da instalação. Os quantitativos de consumo irão variar de acordo com a rotina adotada pelo cliente. Os cálculos foram realizados tomando por base as resoluções baixadas pela ANEEL (Cadernos Temáticos ANEEL Micro e Minigeração Distribuída - 2ª Ed., pág. 19)

-100 0 100 200 300 400 500

jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez

350 350 350 350 350 350 350 350 350 350 350 350

430 412 390 346 305 277 280 343 334 379 357 414

80 62 40 -4 -45 -73 -70 -7 -16 29 7 64

Energia Consumida x Gerada (kWh/mês)

Consumida Gerada Diferença

(13)

Sistema de Monitoramento:

9) SISTEMA DE MONITORAMENTO WEB

13.956,08 R$

INCLUSO

VALOR R$

Além de monitorar por meio da WEB o usuário pode baixar gratuitamente um aplicativo para sistema Android ou IOS (iPhone) para acesso remoto em seu tablet ou smartphone.

10.1) DISCRIMINAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Junto ao inversor, vem inserido o Sistema de Monitoramento WEB que permite acessar remotamente seu sistema e verificar o que está sendo gerado, conforme exemplificado na figura acima.

Forma de Pagamento Kit Fotovoltaico On Grid com potência total de 2,9 kWp, composto por 8 painéis de 400W, marca JINKO; 1 inversor PHB 2900-DNS 127V, da PHB;

estrutura de sustentação; cabos; dispositivos de proteção; e monitoramento

TOTAL DO SISTEMA DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICO:

1.650,00 R$

- R$

23.593,78 R$

Serviços de Instalação dos painéis e Montagem Elétrica

354,25 R$

5.420,00 R$

1.859,20 R$

Projeto Elétrico & Homologação junto à Concessionária

Fornecimento de Materiais diversos, Cabeamento extra + Proteção Elétrica

354,25 R$

Frete FOB (pago pelo Cliente).

10) DISCRIMINAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS, PRAZOS E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

- R$

## À Vista ##

Adquirido à parte do valor final do Sistema Fotovoltaico

(14)

a) PRAZO DE ENTREGA:

b) PRAZO DE INSTALAÇÃO:

2 um realum reais um c) PRAZO DE LIGAÇÃO:

* Na concessionária de energia. Ver fluxo no final da proposta.

EQUIPAMENTOS:

FRETE:

PROJETO & INSTALAÇÃO & MONTAGEM:

À Vista

EQUIPAMENTOS :

PROJETO, MATERIAIS E INSTALAÇÃO:

.=

FINANCIAMENTO BANCÁRIO: Consulte-nos

-

R$

23.593,78 R$

- R$

1.859,20 R$

INCLUSO no valor Financiado

Pagamento

- R$

708,50 R$

em até 20 dias a partir da colocação do pedido

até 34 (trinta e quatro) dias após entrega da documentação. *

13.956,08 R$

0,00

10.2) PRAZOS

23.239,53

Valor Base R$

7.070,00 R$

FORMA DE PAGAMENTO:

VALOR TOTAL DO SISTEMA

(Equipamentos + Projeto + Instalação):

- R$

+

MATERIAIS & CABEAMENTO:

10.3) CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

em até 2 dias úteis.

Antecipado 0,00

x

(15)

Para saber sobre as opções de financiamento com as quais trabalhamos, por favor, consulte-nos.

Parcel Total Financiamento mês

OUTRAS LINHAS DE FINANCIAMENTO:

10 anos de garantia estrutural e 25 anos de potência linear (80%)

5 anos contra defeitos de fabricação.

1 ano.

Instalação de painéis, montagem da estrutura, cabeamento e interligação dos equipamentos:

11) GARANTIA CONTRA DEFEITOS DE FABRICAÇÃO & PERFORMANCE / SERVIÇOS

As características dos produtos e equipamentos, bem como os Termos de Garantia, podem ser consultados no arquivo

"Apresentação da Empresa", que segue em anexo a esta proposta.

Painel 400 W 400 JINKO MONO, mod. JKM400M-72H-V :

MÃO DE OBRA DE INSTALAÇÃO E MONTAGEM PAINÉIS

PHB 2900-DNS 127V, pot. 2,9 kW :

INVERSORES

Caso deseje, o cliente poderá tentar obter o financiamento total do sistema junto ao estabelecimento bancário de sua escolha.

Conta de Luz Antes FV

- R$

Com FV Economia

10.4) SIMULAÇÃO DE FINANCIAMENTO

≠ Real

Valor Parcela

Detalhes do Financiamento

Dispêndio REAL

(16)

Longitude:

Mapa do local da instalação

Latitude:

12) MAPAS DE LOCALIZAÇÃO & POSIÇÃO DO SOL

Posição do Sol no local da instalação

Ilustração do imóvel onde será executada a instalação

43,2° graus 22,9° graus

Localização Geográfica:

(17)

Ano

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

5,106 224.391,65

75.866 3.248

2,450 2,885

6.430,38

3,684 3.400

7.647,23 86,16%

3.279

5.894,00 52.571,97 48.543

44.991 91,54%

3.825

94,62%

58.728,54 6.156,57

79.145 3.340

84,62%

3.613 3.643

89,23%

3.795 96,92%

93,85% 3.704 1,768

10.324,98 85.612

7.323,80

83,85%

3.552

104.724,31

80,78%

124.098,57

202.946,14 69.218

93.859,35

164.963,68

Payback Descontado:

3.370

3,998

82.394 88.800

3.734 26.776

29.332,44 1,502

41.409 71.719,68

93,08%

86.212,12 3.582

52.065

3.461 59.017

7.013,52

85,39%

72.557

70.619,82 55.556

71.874,79 48.635,26 3.673

37.796 2,081 2,258

Residencial

99,23% 3.916

7.225,96 100,0%

Alíquota de ICMS (%)

2.278,37 31.165,48 4.195,09

4.531,18 97,69%

98,46%

Taxa Selic:

3.886

329

CUSTO DO KWh CONSIDERADO NO CÁLCULO DO INVESTIMENTO

13) PLANILHA DE ESTIMATIVA DE RETORNO DO INVESTIMENTO (PAYBACK DESCONTADO)

Geração média mensal do sistema - kWh

23.239,53 R$

Consumo médio mensal do Cliente - kWh

Custo do kWh (R$) - COM IMPOSTOS Alíquota de PIS (%)

DADOS DA FATURA DE ENERGIA

92,31%

-6.987,77

35.489,01 20.782,94

118.437,03 82.010,95

183.180,69

5.642,23

Rendimento

132.699,28 148.173,81

6,522

147.338,10 62.447

101.843,66 30.480

34.153

4.734,96

134.423,54 168.436,82 145.197,29 157.663,07

5,540

10.773,74 9.894,03 9.480,23

-23.239,53 Reajuste Anual:

23.438,44 1,918

35.634,91 30.465,49

5 anos e 7 meses

-15.472,41 1,084

62.234,64 -11.323,66

4.335,89

105.292,11

118.880,87 7.802

19.043,69

1,276 16.251,76

5.169,42 4.947,59

45.435,55 41.035,75 17.796,22

-2.456,59

38.009,64

5.400,84

46.677,97 1,384

0,999 R$

13.685,34 32,00%

0,50%

2,33%

1,176

Geração anual de Energia kWh consid.

rend. dos painéis

8,50%

3.969,45

11.915,87

-19.441,87 Economia

Gerada p/

ano Descontada

(R$)

3,00%

3.916

Custo do kWh

(R$)

Custo Anual da Energia sem o SFV

(R$)

24.857,50 8.746,77

0,999 3.797,66

7.767,12 3.797,66

12.395,38 1,028

R$

DADOS DO DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA

Geração Acumulada

de Energia (kWh)

S Estabel. Comercial ou Residencial?

350

Custo Liquido do kWh

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Alíquota de Cofins (%)

Estado aderiu à isenção ICMS?

Economia Descontada Acumulada (R$)

Retorno do Investimento

(R$) Valor do investimento por parte do cliente

4.148,75 15.483

1,630 96,16%

25.517,90

95,39% 3.764 23.042

19.277

53.492,67

3.855 11.657

93.176,97

87,70%

83,08%

3.188 7,076

81,54%

3.431

82,31%

2,659 65.158,92 41.919,39

6.715,87

62.972,59

330.018,82 300.298,36 95.641,34

78.604,13 110.179,25

7.984,31

88,47% 3.491 3,130 78.888,31 55.648,78

90,77%

3,396

3.218 3.522 90,00%

8.701,62 8.335,59 4,337

4,706 65.848

86,93%

272.906,24 6,011

OPaybackrepresenta otempo necessário para que o custo de instalação se pague e, a partir de então, passe a dar lucro para o proprietário. Para fazer este cálculo divide-se o custo total do investimento pela economia proporcionada mensalmente.

137.444,07 114.204,54 247.660,04

127.963,84

3.309 9.082,97

86.939,72

(18)

42%

1,00 R$

32%

% do atual 0,61

R$ 62%

CUSTO MÉDIO do kWh gerado ao longo de 25 anos CUSTO MÉDIO do kWh gerado ao longo de 15 anos

0,26 R$

0,42 R$

A tabela abaixo mostra qual seria o custo dokWh geradopelo sistema fotovoltaico quando comparado ao custo atual pago à concessionária.

CUSTO MÉDIO do kWh gerado ao longo de 10 anos

Total Investido pelo Cliente no Sistema Fotovoltaico

CUSTO ATUAL do kWh

26%

23.239,53 R$

CUSTO MÉDIO do kWh gerado ao longo de 20 anos R$ 0,32

-40.000,00 -20.000,00 0,00 20.000,00 40.000,00 60.000,00 80.000,00 100.000,00 120.000,00 140.000,00 160.000,00

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 0 1 1 1 2 1 3 1 4 1 5 1 6 1 7 1 8 1 9 2 0 2 1 2 2 2 3 2 4 2 5

FLUXO DE CAIXA DO PROJETO

(19)

1. Sistema Fotovoltaico completo de

kWp, gerando kWh/mês.

Valor do Sistema completo:

Entrada de .+ 60 parcelas de

Rendimentos: A partir do 1º mês após ser instalado, o sistema proporcionará uma economia

mensal média de ± e isto perdurará por pelo menos 25 anos.

Valor Total do Investimento após 60 meses:

2. Aquisição de Veículo, no valor de

(simulação - Bradesco - janeiro/2020 - inclui IOF)

Financiamento: Entrada de .+ 60 parcelas de

.+ IPVA: ± por 5 anos, no Estado de São Paulo. ( desvalorização de 10% a.a. no veículo)

.+ Seguro: ± por 5 anos, no Estado de São Paulo. ( desvalorização de 10% a.a. no veículo)

.+ Combustível: 500 km/mês; 10 km/litro; R$ 3,00 o litro do etanol (Alta de 10% a.a. Valores 01/2020)

± em 5 anos.

Valor Total do Investimento após 60 meses:

3. Previdência Privada - ,89 (simulação realizada no site do Banco do Brasil - janeiro/2020)

Estimativa de Rentabilidade Anual Líquida: 3,5%

Entrada de .+ 60 parcelas de

Renda Vitalícia a partir do 61º mês: ± Valor Total do Investimento após 60 meses:

4. Caderneta de Poupança Juros mensais:

Aplicação Inicial: Valor do Sistema Fotovoltaico à Vista = Rendimento Mensal:

Sistema Fotovoltaico Aquisição de Veículo Previdência Privada

Caderneta de Poupança R$ 67,78

- R$

10.989,18 R$

# #

45.373,06 R$

314,84 R$

R$ 40.113,24

195,15 R$

- R$

A partir do 1º mês

#

23.239,53 R$

- R$

Investimento

Despesas Mensais

2,90

A partir do 1º mês

55.648,16 R$

4.647,91 R$

23.239,53 R$

Financiado:

14) COMPARAÇÃO ENTRE A AQUISIÇÃO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO E OUTROS INVESTIMENTOS

40.113,24 R$

189,05 R$

- R$

# 612,63

R$

- R$

Valores médios aproximados

R$ 55.648,16

R$ 23.239,53 Ag. Financeiro Consulte-nos:

R$ 612,63 3.253,53

R$

329

R$ 668,55

67,78 R$

668,55 R$

Investimento Total

A partir do 61º mês

Entrada

23.239,53 R$

189,05 R$

3,5% a.a. (TR + 70% da taxa anual da SELIC - Base janeiro/2020 - Taxa Selic 4,5% a.a.)

P r o d u t o

668,55 R$

R$ 45.373,06 R$ -

23.239,53 R$

Comparação feita tomando por base um sistema adquirido em 60 parcelas mensais e iguais

195,15 R$

#

668,55 R$

Rendimentos Mensais ( + ) 60 Parcelas

A partir do 1º mês IPVA + Seguro + Combust.

QUADRO RESUMO - COMPARATIVO

23.239,53

R$

(20)

(em 25 anos)

(em 25 anos)

(em 25 anos)

A presente Proposta Técnico-Comercial, registrada sob o nº sfv-20-068, é VÁLIDA por

7 dias corridos.

Custo Médio kWh/Mês

3,14 R$

19,29%

ATENÇÃO: Esta proposta/orçamento foi elaborada sem a visita técnica ao local e a mesma poderá sofrer ajustes quantitativos e/ou técnicos, para mais ou para menos, no caso de ser aprovada.

Custo p/ Painel

T.I.R.

7 dias corridos.

A fim de prestar o melhor serviço possível e garantir a satisfação de nossos clientes, a empresa 'SUN RIO ENERGIA SOLAR ME', detentora da marca SUN RIO, coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

140.291,36 R$

5,95%

Salientamos que toda e qualquer modificação que porventura for encontrada no local onde será realizada a obra de instalação do sistema fotovoltaico, objeto desta proposta, poderá acarretar alterações nos itens físicos e/ou financeiros desta proposta técnica-comercial.

Diretor Proprietário

16) VALIDADE DA PROPOSTA

0,24 R$

8,01 R$

I.L.:

Jorge Ricardo

(anual)

VPL:

15) INDICADORES ECONÔMICOS-FINANCEIROS

2.904,94 R$

Custo p/ W instalado

ROI:

Valor Presente Líquido (VPL):

O VPLé o indicador que calcula o valor atual de uma série de movimentos financeiros futuros, descontados a uma taxa de juros apropriada considerando o investimento inicial. OVPLindica o potencial de geração de valor, sendo calculado através da soma de uma série de fluxos de caixa, considerando 25 anos de duração do sistema.

Índice de Lucratividade (I.L.):

é um indicador percentual que relaciona o VPL com o capital investido.

LCOE:

Retorno s/ Investimento (ROI):

é a proporção entre a economia obtida anualmente através do sistema e o investimento realizado. Com um investimento de baixo risco, visto que as projeções de geração do sistema dependem apenas de condições climáticas e são baseadas em médias históricas, você terá uma grande rentabilidade.

Custo Nivelado de Energia (LCOE):

é uma métrica para definir o custo de produção de energia por uma determinada fonte de geração. Por isso, pode ser utilizada para comparação entre diferentes fontes de energia.

9,93%

(21)

ATENÇÃO

Custo de Disponibilidade p/ conexão

LIGHT 50

De acordo com as regras estabelecidas para o setor elétrico (ANEEL), sempre que oconsumoregistrado pela leitura no equipamento de mediçãofor inferior ao mínimodefinido por legislação, a distribuidora deve efetuar a cobrança do custo de disponibilidade do sistema, que é o valor mínimo de consumo faturável mensal de unidades consumidoras do “Grupo B”. De acordo com as regras do setor elétrico, dependendo do tipo de conexão da instalação, é cobrado o Custo de Disponibilidade.

Trifásica: Tributos (ICMS, PIS e COFINS) inclusos.

# 100 kWh - Conexão Trifásica:

Para consumidores do "Grupo A", o custo de disponibilidade do sistema está atrelado ao custo da Demanda Contratada.

** Bandeiras tarifárias não estão inclusas nos valores acima

O prazo para a emissão do Parecer de Acesso é de15 dias para microgeraçãoe de30 dias para minigeração, após o recebimento daSolicitação de Acessocontendo toda a documentação prevista na norma. Para central geradora classificada como microgeração distribuída, esse prazo poderá ser de até 30 dias quando houver necessidade de execução de obras de reforço ou de ampliação no sistema de distribuição acessado.

Esteprazo até 34 dias(total) corre paralelamente a partir do início do processo e, a menos que haja detalhes ou pendências comerciais a resolver (como a previsão de celebração de contratos, por exemplo), não há impedimento na aprovação técnica da conexão. Eventualmente, as pendências comerciais podem impedir o início do sistema de compensação de energia elétrica, ou até recomendar a interrupção das tratativas técnicas, conforme prevê a regulamentação aplicável.

Concessionária:

* ICMS INCLUSO na energia injetada

143,04 R$

17) FLUXOGRAMA – ATENDIMENTO CONCESSIONÁRIA

A partir da solicitação formal de vistoria por parte do acessante e se não existir qualquer pendência técnica.

Desde que todas as eventuais pendências constatadas na vistoria tenham sido sanadas pelo acessante, inclusive comerciais se houver.

Referências

Documentos relacionados

5.7 - Fica acordado entre as partes que quaisquer adequações apontadas como necessárias pela engenharia da CONTRATADA em estrutura de sustentação do local designado

INFORMAÇÕES SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA A DEVOLUÇÃO E DESTINAÇÃO DE PRODUTOS IMPRÓPRIOS PARA UTILIZAÇÃO OU EM DESUSO: (VIDE DADOS RELATIVOS À PROTEÇÃO DO MEIO

Cltec Solar – Energia Renovável  Rua Ione Torres Ienes, 110 / Cs. 1 – Bairro: Metropole – Nova Iguaçu – RJ. 

A presente pesquisa objetivou analisar a viabilidade econômico financeira da instalação de um sistema solar fotovoltaico conectado à rede elétrica, no centro

O presente estudo objetivou analisar a viabilidade econômica financeira da instalação de um sistema solar fotovoltaico conectado à rede elétrica, no prédio administrativo de

O desconto de duplicatas em bancos comerciais figura como uma alternativa de captação de recursos onerosos de curto prazo, exigindo das empresas o pagamento de três tipos

5- Se a sua casa gerar mais energia solar do que está consumindo naquele momento a energia extra vai para a rede da distribuidora e gera um “crédito de energia”

4.2 - Os equipamentos, objeto deste contrato, serão entregues no local definido pela CONTRATANTE, conforme Subcláusula Segunda da Cláusula Segunda, com a