• Nenhum resultado encontrado

Pastores IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO. Missionários 1. Rev. Gerson Troquez (Senegal) 26/08/ /08/2015. Efetivo Rev. Carlos Aranha Neto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Pastores IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO. Missionários 1. Rev. Gerson Troquez (Senegal) 26/08/ /08/2015. Efetivo Rev. Carlos Aranha Neto"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim nº 4657

26/08/1900 IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO

Tema do Ano: Efésios Da Riqueza da Graça Divina Flui a Riqueza da Vida Cristã - 2.7

Cultos Dominicais 11h e 19h

Escola Dominical

09h30

Reuniões de Oração

2ª a 6ª - 12h sábado - 07h

Estudo Bíblico

5ª feira - 20h

02/08/2015

Pastores

Efetivo

Rev. Carlos Aranha Neto

Auxiliares

Rev. Célio G. de Azevedo Rev. Flávio Viola Machado

Missionários

1. Rev. Gerson Troquez (Senegal) 2. Rev. Gessé Almeida Rios (Cape Town - África do Sul) 3.Miss. Lígia B. dos Santos

(Moçambique) 4.Miss. Ronaldo F. André

(Romêmia) 5. Miss. Olga Rodrigues

(Congregação de Caucaia do Alto)

(Estudo Bíblico para ser usado nas Reuniões dos Pequenos Grupos) PARÁBOLAS A OVELHA, A MOEDA E OS DOIS FILHOS PARÁBOLAS A OVELHA, A MOEDA E OS DOIS FILHOS PARÁBOLAS A OVELHA, A MOEDA E OS DOIS FILHOS PARÁBOLAS A OVELHA, A MOEDA E OS DOIS FILHOS PARÁBOLAS A OVELHA, A MOEDA E OS DOIS FILHOS

PERDIDOS PERDIDOS PERDIDOS PERDIDOS

PERDIDOS - Lucas 15

Os dois versículos iniciais de Lucas 15 descrevem o ambiente adequado para as parábolas que se seguem. O assunto foi motivado pelo fato de Jesus ter recebido pecadores para a comunhão à mesa, como convidado ou como hospedeiro. As parábolas seguintes são uma justificativa dessas atitudes de Jesus. Vamos analisá-las:

I- Parábola "Ovelha Perdida" - Lucas 15.3-7

1. Destaque para a alegria do pastor ao encontrar a ovelha perdida. Deveríamos nós ter a mesma alegria com a conversão de pecadores?

2. Alegria do pastor no "preço" para a restauração da ovelha:

foi preciso colocá-la em seus ombros. Há um "preço" que devemos investir nessa restauração?

3. Amor gracioso de Deus que procura o pecador.

4. Arrependimento do pecador que o leva a aceitar o socorro divino.

II- Parábola "Moeda Perdida" - Lucas 15.8-10

1. A moeda foi perdida dentro da própria casa. Alegria quando foi encontrada, deve ser compartilhada com amigos e vizinhos.

2. Há júbilo dos anjos de Deus quando um pecador se arrepende (Romanos 5.8).

3. A Igreja é chamada para procurar os que estão perdidos e apresentar-lhes a mensagem da obra redentora de Jesus Cristo.

III- Parábola "Dois Filhos Perdidos" - Lucas 15.11-32 1. Pecado - dois tipos de homens pecadores, a natureza dos seus pecados e suas consequencias.

2. Arrependimento - um tipo de arrependimento é daquela pessoa que pensa poder salvar-se a si própria. Outro tipo é daquela pessoa que sabe não poder se salvar.

3. Graça - amor de Deus, oferecido gratuitamente; amor que procura e sofre a fim de salvar.

4. Alegria - encontrada quando se comemora a restauração do perdido.

5. Filiação - restauração de um filho que estava perdido, vencendo a servidão e a morte. Por outro lado, o irmão insensível diante do retorno do pródigo.

(Texto elaborado e adaptado do livro "As parábolas de Lucas" de K.Bailey, pelo Rev.Carlos Aranha Neto)

(2)

AGENDA DE ORAÇÃO

01. IGREJA UNIDA – Que todos os irmãos participem dos eventos que assinalam, neste mês, o aniversário da Igreja Unida.

02. ORANDO PELAS FAMÍLIAS – A Igreja é tão forte, dinâmica e fiel quanto as famílias que a compõe são fortes, dinâmicas e fiéis.Que Deus nos ajude.

03. CONGREGAÇÃO DE CAUCAIA DO ALTO – Vamos orar por aqueles irmãos que fizeram sua profissão de fé recentemente, para que sejam sempre fiéis a Jesus.

04. OFICIAIS DA IGREJA – Rev. Flávio Viola Machado, Presb. Emérito Salim Amed Ali, Diáconos Eméritos Jairo Moraes Pereira e Joaquim de Aguiar.

05. MINISTÉRIO DE ORAÇÃO – Que a fidelidade dos irmãos envolvidos nesse Ministério seja fortalecida pelo Espírito Santo.

06. BRASIL – Que o Senhor conceda sabedoria para todos os líderes políticos responsáveis pela economia e finanças de nosso País!

INFORMATIVO MISSIONÁRIO

INGLATERRA- Marilene é missionária da APMT e comemora feliz a ordenação ao sagrado ministério, em 2014, de seu esposo Timothy, após 4 anos de muito estudo e dedicação. O Culto de Ordenação foi realizado no Centro Comunitário Ley Street, local onde se reune a Igreja. O trabalho da missionária se caracteriza pela grande batalha do Evangelho contra a secularização.

REUNIÃO DE ORAÇÃO - SÁBADO – Neste próximo sábado, dia 8, a ênfase intercessória da reunião (07h00) será em favor dos PAIS. Todos eles são convidados a participar.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA – Hoje: Rodrigo Barata Giansante e Wilma Therezinha Barbi; Dia 03: Cárlei Heckert Godinho, Diác.Eduardo Rogério Prevelato e Lucas de Oliveira Silva; Dia 05: Presb. Roberto Tambelini; Dia 06: Sônia Carnicelli Felipe da Silva; Dia 07: Ana Carolina Ferreira Mendes e Maria Luisa Kuntz Lima Passerini; Dia 08: Henrique de Lima Viola Machado.

REUNIÃO DE PEQUENO GRUPO - Amanhã, dia 03 de agosto, o grupo B - Ibirapuera, cuja coordenadora é nossa irmã D. Irene Greco França, se reunirá às 20h00 na residência de Heloisa Martoni.

CULTO DE EVANGELIZAÇÃO - PRÓXIMO DOMINGO – No Culto Matutino do próximo domingo, dia 9 de agosto, teremos uma ênfase evangelística. Convidemos parentes e amigos. Oremos ao Senhor em favor do pregador e de todas as pessoas que estiverem aqui conosco.

(3)

MEDITAÇÕES DIÁRIAS – “A RIQUEZA DA VIDA CRISTÔ

Redigidas pelo Presb. Paulo Ricardo de Barros Mendes Disse Jesus: "Vós sois a Luz do Mundo" - Mateus 5:14

Dia 3 - SOMOS LUZ, ANUNCIANDO-O A TODOS - Marcos 6.1-6 ; Atos 5.14 Esta passagem relata Jesus e seus discípulos, indo para Nazaré, onde fora criado, e num sábado, entrando na sinagoga, segundo o seu costume ...(Lc.4.16) passou a ensinar; e muitos ouvindo-o, se maravilharam dizendo: Donde vêm estas cousas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? (Mc.6.2). Mas, seus conterrâneos, passaram a questionar a natureza divina de Jesus: Não é este o car pinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele.(Mc.6.3). Mas Jesus, sentindo-se rejeitado por seus concidadãos advertiu-os: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre seus parentes e na sua casa. (Mc.6.4). Nosso cotidiano deve refletir, o Espírito Santo que habita em nós e a Cristo que nos comprou com sua preciosa vida. Sejamos luz, anunciando-O a todos. Amém!

Dia 4- SOMOS LUZ, AMANDO JESUS ATÉ À MORTE - Marcos 6.14-29 ; Apocalipse 2.10

Mc.6 expressa o caos espiritual da incredulidade dos nazarenos.O profeta Habacuque, diante de sua perplexidade, acomoda-se sobre a fortaleza, esperando a resposta de Deus e relata: Sua alma(a do caldeu) não é reta nele; mas o justo viverá pela fé.(Hc.2.4).Em carta à igreja de Esmirna, que vivia num cenário de intensa perseguição e provações, João expressa a recompensa àquele que é fiel: Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida.

(Ap.2.10b) Paulo, prevendo o seu martírio, expressou: Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. (IIªTm.4.7) Jesus, em seus tempos derradeiros, entre seus discípulos, conforta-os dizendo: Se me amais, guardareis os meus mandamentos. (Jo.14.15) E nós, como tem sido a nossa carreira cristã? Justificados que somos, pelo sangue do Cordeiro, temos vivido pela fé? Sejamos luz, amando Jesus, até à morte. Amém!

Dia 5 - SOMOS LUZ, PRATICANDO A TOLERÂNCIA Marcos 9.38-50 ; Colossenses 3.14-15

Os vv.38-50 tratam de valores absolutos do Reino de Deus. HDLopes comenta que, enquanto Jesus fala sobre autosacrifício, os discípulos discutem sobre autopromoção.

Enquanto Jesus fala que está pronto para dar a sua vida, os discípulos discutem quem entre eles é o maior. Eles estão na contramão do ensino e espírito de Jesus. Naquele momento, Jesus aproveita para lançar alguns pilares da ética do Reino de Deus, sendo um deles que, no Reino de Deus, a intolerância exclusivista não encontra guarida; João proíbe um homem que expulsava demônios, em nome de Cristo, pelo simples fato de não fazer parte do grupo apostólico. BBBarto comenta que, na teologia de João, só o grupo deles estava com a verdade. João pensava que apenas os discípulos tinham o monopólio do poder de Jesus. Sejamos luz, praticando a tolerância. Amém!

Dia 6 - SOMOS LUZ, INVESTINDO TUDO EM DEUS - Marcos 12.41-44 A viúva pobre nos enseja 3 lições, cf comenta HDLopes:1º) Jesus observa aqueles que vão ao gazofilácio (v.41). Jesus não apenas está presente no templo, mas ele observa os adoradores. Ele vê o coração e o bolso. Ele vê o quanto cada um entrega e também a motivação com que cada um oferta. 2º) Jesus não se impressiona com a quantidade; ele espera proporcionalidade (vv.41-44). RACole comenta que Jesus qualifica o sacrifício, não pela quantia dada, mas pela quantia retida para nós mesmos. E HDLopes complementa: os ricos deram a sobra, mas a viúva deu uma oferta sacrificial. O dízimo não é oferta, é dívida. Não damos o dízimo, pagamo-lo. 3º) O que é desprezível aos olhos humanos é grandioso aos olhos de Deus (v.44). A viúva deu mais do que os ricos; sua confiança estava no provedor e não na provisão. Sejamos luz, investindo tudo em Deus. Amém!

(4)

BERÇÁRIO:

Daniela e Fernanda

ORGANISTA:

(11h) e (19h) Messias

Diáconos em Plantão:

Rafael, Felipe, Luiz Carlos, Oscar e Sócrates

BERÇÁRIO:

Débora e Letícia

ORGANISTA:

(11h) e (19h) Messias

Diáconos em Plantão:

Ricardo Martins, Mauro, Paulo, Ricardo Deguti e Ricardo Lunghin (11h) - Responsáveis: Leonardo e Angélica ; (19h) - Responsável: Angélica

ESCALA DE TRABALHO - Hoje: 02/08 CULTO INFANTIL

(11h) - Responsáveis: Márcia e Leonardo ; (19h) - Responsável: Raquel

CULTO INFANTIL ESCALA DE TRABALHO - Próximo Domingo: 09/08

Dia 7 - SOMOS LUZ, CONTANDO A HISTÓRIA DE MARIA Lucas 1.26-56 e 2.34-35

Lucas (vv.26-56) aborda, a Anunciação a Maria, pelo anjo Gabriel, sua visita à prima Isabel (que gerava a João Batista) e o Cântico de Maria, o Magnificat (que em latim significa “engrandece”). LLMorris comenta que o anjo Gabriel saudou Maria como favorecida, que mesmo com o acréscimo, O Senhor é contigo, não lhe deixa claro, em que consistia o favor, o que a levou a perturbar-se muito, que em sua modéstia, não entendia porque um visitante celestial a saudasse em termos tão exaltados. Mas Gabriel dizia que ela não deveria temer, pois achou graça diante de Deus. É, naturalmente, um total mal-entendido traduzirem-se estas palavras por “Ave Maria, cheia de graça” e passar a entendê-las, no sentido de que Maria haveria de ser uma fonte de graça para outras pessoas. Sem “marianismo” algum, sejamos luz, contando a história de Maria. Amém!

Dia 8-SOMOS LUZ, NARRANDO O NASCIMENTO DE JESUS - Lucas 2.1-7 Quando menino, dezembro era o ponto alto do ano: a cidade se enfeitava, vitrines se iluminavam com arranjos natalinos, presépios destacavam um “bebê especial”; minha casa recebia um pinheirinho que o enfeitávamos com multicoloridas bolas brilhantes:

era uma atmosfera mágica. Em contraste com este cenário, o v.7 relata: e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria; WHendriksen comenta: não havia lugar, não porque o hospedeiro fosse cruel, mas porque a estalagem estava cheia. Assim também há corações que não recebem a Cristo, não porque O odeiam, mas porque já estão ocupados por pensamentos de riquezas, honra, prestígio, prazeres, não restando lugar para Jesus. Sejamos pois luz, narrando o nascimento de Jesus, que ocupa nosso coração. Amém!

Dia 9 -SOMOS LUZ, NOS ALEGRANDO COM OS PASTORES - Lucas 2.8-20 Os pastores eram de uma classe social que gozava de má reputação, que os impedia de observarem as regras da lei mosaica; eles não eram considerados fidedignos e nem lhes era permitido dar testemunho nos tribunais, cf HLStrack. Pois foi a pobres e oprimidos pastores, que na vigília da noite, guardavam seu rebanho, a quem Deus enviou um anjo, seu mensageiro, para anunciar-lhes o nascimento de Jesus.E este lhes contou:eis que vos trago boa nova de grande alegria, que será para todo o povo.(v.10)E o anjo O anunciou com três grandes títulos: Salvador, Cristo(Messias, Ungido) e Senhor(Javé), cf ressalta CCRyrie. WHendriksen comenta: estes pastores, eram diferentes; homens devotos, prováveis conhecedores da profecia Messiânica que, como Simeão, esperavam a consolação de Israel(v.25). Sejamos pois luz, nos alegrando com os pastores. Amém!

(5)

CASAMENTO - No último dia 26 de julho casaram-se o Presb. Dr. Salim Amed Ali e Elizabete Oliveira de Souza. Regozijamo-nos com o casal, rogando as mais ricas e preciosas bençãos de Deus sobre o lar que constituem. Parabéns!

156º ANIVERSÁRIO DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL – No dia 12 de agosto de 1859 chegou no Rio de Janeiro o primeiro missionário presbiteriano Rev.

Ashbel Green Simonton, dando início à história de nossa Igreja Presbiteriana do Brasil.

Comemorando os 156 anos da IPB teremos dois Cultos em gratidão a Deus, a saber:

a) No dia 12 de agosto p.f., quarta-feira às 20h00, teremos em nosso Templo, um Culto promovido pelo Sínodo Unido, com a participação do nosso Coro Geral, além de outras participações musicais. Será pregador o Rev. George Alberto Canelhas.

b) No dia 22 de agosto p.f., sábado, às 16h00, haverá um Culto promovido por todos os Sínodos do Estado de São Paulo na Igreja Presbiteriana de Mogi Guaçu. Será pregador o Rev. Arival Dias Casimiro.

NASCIMENTOS - No dia 09 de julho p.p. nasceram nesta cidade os gêmeos Miguel Romeo França e Lívia Romeo França, filhos do casal César França da Silva e Adriana Romeo França. São avós paternos: José Barbosa da Silva e Hilda Dias França da Silva;

são avós maternos: Armando Giuzio Romeo e Aparecida Martins Romeo. Que Deus abençoe ricamente os recém-nascidos, seus felizes pais e demais familiares. Parabéns!

NOVOS MEMBROS - O Conselho da Igreja recebeu, por carta de transferência, procedente da Congregação Presbiterial em Vila União, São Paulo, SP, o casal Almir Andrade Coelho e Daniela Amorim Rodrigues Coelho. Sejam eles muito bem vindos em nosso meio, e nossa Igreja seja uma benção para o casal.

REUNIÃO PLENÁRIA DA SAF - A Sociedade Auxiliadora Feminina realizará sua Reunião Plenária nesta terça-feira, dia 04 de agosto, às 14h30, no salão social. Todas as sócias estão convocadas.

CHÁ MISSIONÁRIO - DIA 18 DE AGOSTO - No próximo dia 18, terça - feira, a SAF realizará o seu tradicional "Chá Missionário", às 14h30, no salão social. O preletor naquela ocasião será o Rev. Osni Ferreira, missionário da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais da Igreja Presbiteriana do Brasil, que atualmente está desenvolvendo seu ministério no Oriente Médio. Aguardemos.

JUNTA DIACONAL - Amanhã, dia 03 de agosto, às 20h00, haverá reunião da Junta Diaconal, na sala do Conselho. Todos os Diáconos estão regularmente convocados.

SALA DE ARTESANATO - Na próxima quarta feira, dia 05 de agosto, às 13h30, o Artesanato voltará às suas atividades normais do semestre. Todas as mulheres estão convidadas para um tempo de lazer e aprendizado.

VISITE A EXPOFLORA - Os responsáveis por atividades do grupo da Terceira Idade, na Igreja Unida, estão promovendo um passeio na cidade de Holambra, para visitar 34º Expoflora, no dia 18 de setembro p.f. Preço: R$ 55,00, incluindo transporte e bilhete de entrada. Mais informações com Elaine (telefone 3337.3344).

(6)

ALMOÇOS ESPECIAIS EM AGOSTO - PARTICIPE E COLABORE – Teremos almoços em todos os domingos de agosto com o objetivo de estarmos mais juntos no mês de aniversário da Igreja. Para tanto, pedimos a participação dos irmãos desde agora.

Como temos também o objetivo de participar na campanha de ofertas pelo aniversário da Igreja, pedimos àqueles que desejarem a doação de ingredientes para estas refeições, ou seja, Feijão, Macarrão, Óleo, Palmito, Azeite, Leite Condensado, Creme de Leite, Farinha de Trigo, Farinha de Mandioca, Extrato de Tomate, Achocolatado, Refrigerante, etc. Nossa meta é arrecadar 5% do total estipulado pelo conselho, isto é, R$ 2.500,00, nesses almoços.

OFERTA DE GRATIDÃO PELO 115º ANIVERSÁRIO DA IGREJA – Participe dessa Campanha de arrecadação de ofertas em gratidão a Deus pela vida da Igreja Unida.

Utilize os envelopes colocados à disposição dos irmãos; se o irmão preferir fazer oferta via depósito bancário, queira identificá-la com o dígito "0,15", pois assim poderemos avaliar o resultado dessa campanha. O grande alvo dessa Campanha é R$ 50.000,00.

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS – A Junta Diaconal recolherá durante todo o mês de agosto alimentos não perecíveis para serem doados à Associação Evangélica Beneficente (AEB). A meta é arrecadarmos 1,5 tonelada de alimentos e contamos com o envolvimento de toda a Igreja Unida para atingirmos este objetivo. Para conhecer mais sobre o trabalho da AEB, acessem www.aeb-brasil.org.br.

TODOS QUE TÊM SEDE Todos que têm sede

E os que fracos são, Venham à fonte Imergir o seu coração.

A dor e a tristeza Lavadas serão,

Nas ondas do amor de Deus Profundas no coração, cantamos, Vem Senhor Jesus. (2x)

Todos que têm sede... Vem Senhor Jesus (2x) Profundas no coração (3x)

AGOSTO - ANIVERSÁRIO DA IGREJA UNIDA – Eis os eventos principais que marcarão a passagem do 115º aniversário de nossa Igreja :-

a) Dia 29: Reunião de oração, das 10h00 até 11h00, com a participação dos Coros, Conjunto Vocal e Orquestra. Logo após será servido um almoço aos presentes.

b) Dia 30: Culto Matutino - Cantata “Experiência com Deus”, com a participação dos Coros da nossa Igreja e Orquestra. Teremos também a participação do Coro da Igreja Presbiteriana de São Caetano do Sul.

No dia 30, Culto Noturno, receberemos a visita do Rev. Javed Masih, Paquistanês.

(7)

CULTO NOTURNO - 19h00 Prelúdio

Adoração

Cântico - “Reis das Nações”

*Salmo 150

Cântico - “Todo som”

*Oração Coro Geral Contrição

*Salmo 51. 10-19 (responsivamente) Cântico - “Perdão e Graça”

*Oração Silenciosa *Oração Pastoral

Ação de Graças *Romanos 8. 31-39

Cântico - “Foi por Amor”

* Oferta de Gratidão - Oração *Oração do Pastor com as crianças

Edificação Coro Geral *Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Flávio Viola Machado *Oração

Consagração Hino

*Bênção Apostólica *Amém Tríplice

Poslúdio Avisos

Saudações aos Visitantes

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Local do Culto

PARTICIPAÇÃO DOS PRESBÍTEROS – 1) Na distribuição da Santa Ceia no Culto Matutino: Presbs. Esdras Teixeira Coelho, Décio de Oliveira Bernini, José Rogélio Mondejas, Ernesto de Jesus Herrera, Samuel Macareno Beloti, Paulo Ricardo de Barros Mendes, Gediael Felipe da Silva, Cleverson Pereira de Almeida, Wilson Roberto Munhoz Lisboa e Epaminondas de Oliveira Nunes.

2) Nas Liturgias: Culto Matutino (11h00) - Presb. Esdras Teixeira Coelho; Culto Noturno (19h00) - Presb. Paulo Ricardo de Barros Mendes.

(8)

SANTA CEIA NO CULTO MATUTINO – Celebramos nesta manhã o sacramento instituído por Jesus Cristo. Participar da Mesa do Senhor é um dos maiores privilégios em nossa vida cristã. "Fazei isto em memória de mim".

PÚLPITO - Escala de pregadores: Culto Matutino (11h00) - Rev. Carlos Aranha Neto;

Culto Noturno (19h00) - Rev. Flávio Viola Machado; Congregação de Caucaia do Alto - Culto Matutino (10h30) - Presb. João Francisco Simões.

CULTO MATUTINO - 11h00 Prelúdio

Adoração *Salmo 19.1-8

Hino 22 - “Os Céus Proclamam”

*Oração

Hino - Coro Geral

Contrição *Salmo 42.1-5 *Oração Silenciosa

Cântico - “Todos que têm sede” (pág.6) *Oração Pastoral

Gratidão *I João 4. 14-16

Oferta de gratidão - Oração Hino 43 - “O Deus de Amor”

Pastorais

*Oração do Pastor com as crianças Edificação

Hino - Coro Geral *Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Carlos Aranha Neto

Santa Ceia

Hino 341 - “Vera Páscoa”

Instituição do Sacramento Distribuição dos Elementos Hino 108 - “Aflição e Paz”

*Bênção Apostólica *Amém Tríplice

Benção Antiga

Poslúdio

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Local do Culto

Referências

Documentos relacionados

Objetivamos, a partir da noção de mulher, construída pelo imaginário social brasileiro, identificar a construção sócio-religiosa, política e cultural desta mulher na história

Convém deixar claro que, de acordo com as fontes aqui consultadas, minha intenção neste livro é tão somente lançar luzes sobre a relação entre a ideia de criança no Emílio e

Este artigo apresenta uma proposta de ferramenta, chamada JMatching, para correspondˆ encia entre esquemas atrav´ es de amostras, destinada a usu´ arios especialistas na aplica¸ c˜

Pode-se constatar as construc¸˜oes que fazem parte do modelo ER, como enti- dades fortes (GERENTE, AGENCIA, CORRENTISTA, CONTA, CORRENTE e POUPANCA), en- tidade fraca (CHEQUE),

(“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar

Os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores.. Este relatório não leva em consideração os objetivos de

O objetivo deste trabalho foi verificar a acuracidade das técnicas de vibração transversal e ultra-som comparativamente aos valores obtidos em ensaios estáticos e a obtenção de

Por fim, com relação às categorias afetivas que são de maior interesse no contexto de estudos sobre autismo, podemos concluir que houve conexão emocional forte