• Nenhum resultado encontrado

Valorizar a infância é pensar em possibilidades, é vislumbrar o crescimento!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Valorizar a infância é pensar em possibilidades, é vislumbrar o crescimento!"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 1

Valorizar a infância é pensar em possibilidades, é vislumbrar o crescimento!

Mais um ano letivo se passou, o que significa que outra etapa da vida das crianças se encerra. O objetivo de nosso trabalho sempre consiste em possibilitar aos educandos condições de desenvolverem as habilidades de raciocínio, comunicação (linguagem), socialização e criatividade, alcançando o desenvolvimento nos aspectos físico, emocional e cognitivo. Também faz parte de nossa proposta a formação de hábitos e atitudes saudáveis e promover o contato e cuidado com a natureza.

Através deste portfólio, que é composto pelo Relatório de Acompanhamento da Criança e Livro da Vida (acervo de atividades realizadas ao longo do ano), vocês poderão se inteirar do desenvolvimento de seu filho (a) e apreciar as produções, que contemplam todos os campos do saber.

“Elaborar o relatório de acompanhamento da criança equivale ao educador assumir conscientemente seu compromisso com ela, e abrir-se à colaboração da própria criança, dos pais e outros educadores no processo avaliativo. O relatório estende-se para além da observação, do registrar mecânico, para tornar-se uma ação estudiosa da realidade. A avaliação exige sistematização sob a forma de registros significativos. ” Jussara Hoffmann – Avaliação na Educação Infantil

(2)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 2

Relatório de Acompanhamento Infantil V – 2º Semestre Giovana Manso Gonçalves

Enfim chegamos ao final desse ciclo e é com muito orgulho que descrevemos as inúmeras conquistas que a Giovana obteve ao longo do ano letivo. Através dos estímulos e desafios oferecidos, acompanhamos de perto as dificuldades e os obstáculos que superou para o seu crescimento e está descobrindo novas habilidades que estão latentes, prontas para serem desenvolvidas.

A linguagem oral foi bem desenvolvida na qual, expressa suas opiniões com clareza e criticidade apresentando um vocabulário adequado para idade. Tem uma boa dicção e em nossas rodas de conversas participa com entusiasmo agregando novos conhecimentos através de relatos ocorridos no seu cotidiano. Iniciou o ano na fase pré-silábica em que registrava as letras sem ter relação com o som. Com as atividades propostas e as intervenções assertivas, hoje vemos o quanto se desenvolveu e adquiriu novos conhecimentos no mundo da escrita. Encontra-se na fase silábica- alfabética, pois, ampliou a sua consciência fonológica e já discrimina os fonemas fazendo assim, a relação fonema/grafema. De forma espontânea, já registra diversas palavras e até constrói pequenas frases.

Ao longo do semestre enfatizamos o desenvolvimento de seus grafismos para ganhar mais traços, formas e cores principalmente a figura

(3)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 3

humana que atualmente já aparece os braços, as mãos, os pés e o pescoço.

Faz o uso correto do lápis, da cola e do pincel e tem controle sobre o seu traçado de letras e números, mas o uso da tesoura encontra-se em desenvolvimento para maior destreza em seu manuseio.

Ao sentar-se à mesa se atenta às orientações das atividades e as realiza com capricho e dedicação. Quando algum amigo tem dúvidas, logo se prontifica ajudá-lo. Escreve seu nome completo sem o apoio visual e também dos amigos sem o apoio visual. Aprecia nossas atividades que exploram a linguagem como nomear as imagens, rimas, músicas, parlendas e histórias.

No campo da lógica conta, registra e quantifica os números respeitando a sequência. Em alguns momentos faz inversões ao traçar os números, mas é algo comum para essa fase do desenvolvimento, pois a lateralidade encontra-se em desenvolvimento. Realiza com autonomia as atividades sobre conjuntos, situações problemas, medidas e grandezas, antecessor e sucessor e representações. Iniciou as operações simples (somar e subtrair) de forma lúdica através de palitos, tampinhas, lacres e botões. E assim, facilitou no registro em folha. Agora, as realiza mentalmente. Compreende de forma simplificada a diferença entre unidades e dezenas.

A nossa escola tem como proposta pedagógica, trabalhar o cognitivo das crianças por intermédio da ludicidade, por isso usamos diversos jogos e brincadeiras como o jogo dos sete erros, o jogo da memória, o jogo da velha, a adedanha, o bingo dos números e dos nomes, o tangram, os blocos lógicos e entre outros. Desta forma, desenvolvemos a concentração, percepção,

(4)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 4

raciocínio lógico, memória, regras, interação, espírito de equipe e de liderança.

Giovana é uma criança calma e muito carinhosa e expressa suas emoções através da fala. Quando surge alguma situação de conflito (que é muito comum nessa fase) solicita nossa ajuda para tentar resolver de forma que agrade a todos. Interage bem com os amigos da turma, mas tem se identificado muito com a amiga Ana Laura. É querida por todos e por vezes surgiram conflitos entre as meninas devido a quem ganhava mais a sua atenção. Nesses momentos tivemos muita cautela em intervir para não ferir seu direito de escolha, mas mostrando o quanto é bom ter muitos amigos e as diversas formas de valorizá-los. Dentre todas as suas qualidades não podemos deixar de mencionar sua proatividade e empatia com o próximo.

Participa da organização da sala e quando identifica que algo não está em seu devido lugar, logo se prontifica a colocar os objetos e materiais em ordem.

No momento do lanche, compreende a importância da higienização das mãos e o uso correto dos utensílios. Aceita os alimentos, as frutas e os sucos que são oferecidos e mostra-se aberta a experimentar novos alimentos.

O crescimento é o resultado do processo do desenvolvimento infantil, por isso, a todo instante devemos estimular a curiosidade em busca da construção do conhecimento para que se estabeleça de forma lúdica e prazerosa. Agora Giovana iniciará uma nova etapa em sua vida, de muitas

(5)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 5

descobertas no mundo da leitura e da escrita e assim, desenvolverá novas habilidades.

“Existem duas coisas duradouras que devemos dar a uma criança: raízes e asas.”

Hodding Carter

(6)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 6

Inglês

Giovana Manso Gonçalves

As aulas de língua inglesa no infantil V são pautadas no desenvolvimento de habilidades de compreensão e comunicação de forma natural, através de uma exposição lúdica e acolhedora. Sendo assim, as músicas, as histórias, os mascotes e as brincadeiras são fundamentais para nossa prática em sala de aula.

Nesse segundo semestre, Giovana mostrou grande entusiasmo em relação à Língua Inglesa. Mostrou-se engajada durante vários momentos em sala de aula, especialmente durante o “Circle Time” (roda), sempre cantando animadamente nossa música de “Hello”.

Diante do desenvolvimento da habilidade receptiva de escuta em inglês, Giovana demonstrou compreender comandos simples em inglês, como “How are you?” (Como você está?), “Let’s go to the tables” (Vamos para as mesas) e “Are you ready?” (Vocês estão preparados?). Durante nossas histórias, ela mostra ter uma boa assimilação entre o visual e as palavras enunciadas na língua inglesa.

Quanto à oralidade, Giovana consegue identificar e enunciar parte dos itens linguísticos apresentados, além de responder perguntas simples em inglês como “Happy” (feliz) ou “Sleepy” (sonolenta) quando perguntada sobre como se sente. Costuma cantar nossas canções e pronunciar a maioria dos sons em inglês de forma correta.

(7)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 7

Durante nossos estudos de sons iniciais em inglês, Giovana mostrou uma boa consciência fonêmica, associando o som da letra “B” à palavra

“Butterfly” e da letra “C” à palavra “Cat”.

Por fim, é notável que Giovana mostrou evolução em suas habilidades linguísticas e cognitivas. Os avanços que tivemos este ano, sem dúvidas, irão contribuir para as próximas etapas da aquisição de Língua Inglesa.

(8)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 8

Psicomotricidade, Natação e Yoga Giovana Manso Gonçalves

Observando o desempenho psicomotor da Giovana neste segundo semestre, baseando-se no seu desenvolvimento a partir das relações do seu corpo com o ambiente, durante as aulas de Psicomotricidade utilizando as modalidades de Natação e de Yoga como meio para atingir os objetivos de aprendizagem propostos, nota-se que no que diz respeito às habilidades afetivas, cognitivas e motoras desenvolveu-se nos seguintes aspectos:

Na natação sabe aguardar sua vez de entrar na piscina, organiza de maneira espontânea os seus pertences (chinelo e roupão) nos locais determinados e demonstra-se familiarizada ao meio líquido participando de todas as propostas com autonomia e alegria. Amplia as relações interpessoais desenvolvendo atitudes de participação e cooperação nas atividades coletivas e expressa preferência nas brincadeiras adaptadas para o meio líquido como os desafios em duplas e trios, mergulhar para encontrar objetos no fundo da piscina e propostas recreativas que favoreçam a criação de gestos e movimentos corporais, demonstrando nesse momento o desenvolvimento de sua criatividade. Aprimora as possibilidades do seu controle respiratório, realiza imersões, saltos e mergulhos por maior tempo e executa o movimento da respiração frontal em exercícios supervisionados pela educadora. Vêm desenvolvendo controle e adequação do uso de seu corpo orientando-se em desafios corporais nos circuitos aquáticos recreativos. Pratica mediante momentos lúdicos a flutuação (ventral e dorsal)

(9)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 9

o deslize, a propulsão de pernas no nado livre se deslocando de uma plataforma para a outra sem auxílio e no nado costa com o auxílio da prancha.

No Yoga apresenta atitude de cuidado com o ambiente ao enrolar e guardar o seu tapete, desenvolve o respeito e a empatia aos seus semelhantes ao ser incentivada a aguardar o seu momento de fala, de realização das atividades e ao perceber que as pessoas têm diferentes necessidades e maneiras de pensar e agir e demonstra autoconhecimento ao relatar situações que envolvam seus sentimentos na roda de conversa.

Interessa-se pelas posturas apresentadas, realiza os movimentos de maneira independente com confiança em suas capacidades, reconhece suas conquistas e limitações e aprimora sua flexibilidade, força e equilíbrio. Vêm desenvolvendo a concentração ao escutar e acompanhar histórias, poemas, poesias e canções apresentadas como recursos pedagógicos complementares e a paciência, atenção e coordenação motora fina ao realizar atividades manuais como, fantoches, dobraduras e mandalas associados aos temas de algumas aulas. Durante as práticas lúdicas de respiração como, assoprar o cata-vento, cheirar a florzinha e soprar a velinha, nota-se que com o auxílio e as orientações da educadora está desenvolvendo as fases do ciclo respiratório, inspira pelo nariz e expira pela boca, o que contribui para uma melhoria nas práticas de meditação e relaxamento.

Neste semestre tivemos muitos avanços no seu desenvolvimento e que no ano de 2022 possamos retomar nosso trabalho em busca de mais conquistas.

(10)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 10

(11)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 11

Musicalização

Giovana Manso Gonçalves

A prática da musicalização é fundamental nessa faixa etária visto que por meio dela, a criança passa a ter contato com o universo musical e se desenvolver de forma global de modo que aconteça um aprimoramento na linguagem, na concentração, e principalmente na socialização.

Nesse segundo semestre, Giovana demonstrou-se alegre e comprometida em todas as atividades musicais propostas. Verbaliza com autonomia os acontecimentos de sua rotina e suas preferências musicais, além de ser uma criança proativa e disposta em ajudar tanto a educadora como os amigos.

Sua sensibilidade musical ao longo do ano foi apurada, reconhece e diferencia os sons agudos e graves, demonstra-se atenta quando a música é tocada devagar ou rápida, consegue distinguir os sons dos animais e os instrumentos como piano, violão, tambor e chocalho, além de compreender quando é solicitado que a música seja cantada forte ou fraca, apresentando uma excelente sensibilidade às propriedades do som.

Sua extensão vocal foi ampliada, demonstra-se sensível quando uma música muda de tom e consegue acompanhar de forma afinada e em sintonia com o som do violão, além de ter uma excelente memória e aprender com facilidade as canções.

(12)

PORTFÓLIO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL

PEDRO DE SÁ

Página 12

Foram muitos momentos vivenciados ao decorrer do semestre e foi um prazer dividi-los com a Giovana.

Referências

Documentos relacionados

Na Tabela 3 são exibidos os resultados de Teste de Normalidade Shapiro-Wilk, do Índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI), Índice de vegetação por

Parágrafo Terceiro: O agendamento é de responsabilidade exclusiva do contemplado, de modo que em não sendo feito durante o prazo de validade (até 30 de novembro de

A crise financeira, para além de todos os problemas que lhe são intrínsecos, é muito perigosa para o ambiente porque tende a relegar para segundo plano as questões ambientais.. A

Gender showed no significant statistical differ- ences, however, the percentage of aged women was higher, similarly to the findings of a study with older individuals from a FHS

O objetivo desta palestra foi mostrar os princípios da Estética Dental, bem como definições e técnicas diferenciadas, além de focar na Odontologia Adesiva com

“Pornografia, xingamentos, coisa para adulto, procriação, proibido, errado...”.?. FIO DA MEADA: A origem das nossas crenças e

Observando o desempenho psicomotor do Vinícius neste segundo semestre, baseando-se no seu desenvolvimento a partir das relações do seu corpo com o ambiente, durante as

Observando o desempenho psicomotor da Laura neste segundo semestre, baseando-se no seu desenvolvimento a partir das relações do seu corpo com o ambiente, durante as