• Nenhum resultado encontrado

Copyright Todos os direitos reservados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Copyright Todos os direitos reservados"

Copied!
92
0
0

Texto

(1)
(2)

© Copyright – Todos os direitos reservados

De nenhuma forma é legal reproduzir, duplicar ou transmitir qualquer parte deste documento, tanto em meios eletrônicos como impressos. A gravação desta publicação é estritamente proibida e não é permitido qualquer armazenamento deste documento, a menos que haja permissão por escrito por parte do editor. Todos os direitos reservados.

As informações contidas neste documento são declaradas como verdadeiras e consistentes, sendo que qualquer responsabilidade em termos de desatenção ou de outro motivo, por qualquer uso ou abuso de quaisquer políticas, processos ou instruções aqui contidos é de responsabilidade única e exclusiva do leitor. Sob nenhuma circunstância, qualquer responsabilidade legal ou culpa será imposta ao editor, referente a qualquer tipo de reparação, dano ou perda monetária causados por informações aqui contidas, direta ou indiretamente.

Os respectivos autores são os proprietários de todos os

direitos não detidos pelo editor.

(3)

Aviso Legal

Este livro é protegido por direitos autorais, sendo exclusivamente destinado para uso pessoal. Você não pode alterar, distribuir, vender, usar, citar ou parafrasear qualquer parte ou o conteúdo deste livro sem o consentimento do autor ou do proprietário dos direitos autorais. Ações legais serão tomadas em caso de violação.

Este eBook foi escrito exclusivamente para fins informativos. Todos os esforços foram realizados para torná-lo o mais completo e preciso possível. No entanto, pode haver pequenos erros de tipografia ou conteúdo, não intencionais. Além disso, este eBook fornece informações apenas até a referida data de publicação, devendo ser usado como um guia e não como a fonte final.

O objetivo deste eBook é educar. O autor e o editor não

garantem que as informações contidas neste eBook

estejam totalmente completas e não serão responsáveis

por quaisquer erros ou omissões. O autor e o editor não

terão responsabilidades nem obrigações perante qualquer

pessoa ou entidade com relação a qualquer prejuízo ou

dano causado ou supostamente causado direta ou

indiretamente por este eBook.

(4)

Sumário

Introdução ... 6

Capítulo 1: Principais fatores do distúrbio sexual ... 10

Capítulo 2: Autodiagnóstico e sinais de alerta ... 14

Capítulo 3: Tipos de Ejaculação Precoce ... 18

Capítulo 4: Os segredos do controle ... 21

Capítulo 5: Fatos interessantes que você precisa conhecer sobre a ejaculação precoce ... 33

Capítulo 6: Comande as suas emoções e satisfaça a sua parceira ... 42

Capítulo 7: Prevenir é melhor do que remediar ... 56

Capítulo 8: Alimentos que retardam a ejaculação precoce .. 63

Capítulo 9: Maus hábitos que podem levar a ejaculação precoce ... 75

Capítulo 10: Conselhos para os que não tem ejaculação precoce ... 81

Capítulo 11: A peça-chave para a vitória ... 84

Conclusão ... 91

(5)
(6)

Introdução

A Ejaculação Precoce é a ejaculação que ocorre de maneira descontrolada e prematuramente. Ela ocorre em resposta a um estímulo sexual mínimo e impossibilita a continuidade da relação sexual para satisfação própria e da companheira.

A Ejaculação Precoce também pode ser caracterizada como a ejaculação que acontece em menos de 2 minutos após o início do ato sexual através da penetração, ou quando ocorre antes de pelo menos 10 impulsões.

Logicamente os homens não têm o hábito de cronometrar, ou pelo menos a maioria deles, o tempo que passou para ejacular, mas você já chegou a se perguntar se em algum momento ejaculou rápido demais? Talvez sim!

Apesar dessas definições, existem opiniões diversas sobre o problema. Os pesquisadores William H. Masters e Virginia E.

Johnson definiram o problema como a ejaculação antes dos parceiros atingirem o orgasmo em mais de 50% das suas relações sexuais.

Porém, uma pesquisa realizada por um pesquisador chamado

(7)

Alfred Kinsey na década de 50 mostrou que três quartos dos homens ejaculam dentro de 2 minutos de penetração em mais de 50% das relações sexuais.

Nos dias de hoje, a grande maioria dos terapeutas entende o problema como uma debilidade no controle sobre a ejaculação, interferindo diretamente no bem-estar sexual ou emocional de um ou até mesmo de ambos os parceiros.

O problema da Ejaculação Precoce atinge cerca de 1 em cada 4 brasileiros, segundo dados fornecidos pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Esse problema está ligado a fatores físicos e também psicológicos e para a felicidade de muitos, pode ser revertido com algumas técnicas e tratamentos.

Segundo o Urologista Flávio Areas, quase 90% dos homens que possuem o problema chegam ao orgasmo em um período de aproximadamente 1 minuto após o pênis penetrar a vagina, ou até mesmo antes da penetração na parceira.

Vale ressaltar o seguinte fato. Para caracterizar o seu problema como um distúrbio, é necessário que esse fato se repita com frequência e o homem não consiga satisfazer a sua mulher em pelo menos 50% das vezes em que eles tiverem uma relação sexual.

Outros fatores que agravam a situação do homem que possui

(8)

o problema da ejaculação precoce são os relacionados a como ele se sente diante disso. Muitos homens sentem vergonha de expor e reconhecer o seu quadro e sofrem em silêncio.

Prolongar esse problema trará consequências não somente para quem o omite mas para a sua parceira. Logicamente é difícil e até mesmo constrangedor para muitos homens falar sobre isso, mas é importante abrir o jogo para que o problema possa ser resolvido da melhor forma possível.

Com o intuito de ajudar diversos homens a mudar esse quadro, este eBook traz diversas informações e técnicas que com certeza vão ajudar muitos homens a sentirem-se mais confiantes em suas relações sexuais e a vencer esse problema definitivamente.

Desejo a todos os homens que tiverem acesso a este eBook uma ótima leitura e que este material lhe traga enriquecimento na sua vida sexual.

Felicidades e boa leitura!

(9)
(10)

Principais fatores do distúrbio sexual

A Ejaculação Precoce pode ocorrer devido a diversos fatores, físicos, psicológicos e até mesmo genéticos. Apesar de não existir uma causa única para o surgimento desse problema, na maioria das vezes ele é causado por fatores psicológicos.

Fatores Psicológicos

Nessa área nós podemos incluir patologias como a depressão e a ansiedade, que é considerada a principal causa do distúrbio, ou outras coisas como o nervosismo e a expectativa exacerbada por um desempenho sexual satisfatório. O estresse também contribui bastante para o quadro.

A pressão social por um bom desempenho sexual também é um fator que favorece o surgimento dos casos de ejaculação precoce. Os homens são constantemente cobrados a terem um desempenho acima da média e passam boa parte de suas vidas sob o efeito dessa pressão, culminando assim com a ejaculação precoce. Entre alguns outros fatores que influenciam diretamente no psicológico e que contribuem para o surgimento da ejaculação

(11)

precoce estão:

 Experiências sexuais precoces;

 Depressão;

 Falta de confiança;

 Ter uma visão do próprio corpo distorcida da realidade;

 Timidez;

 Relações amorosas malsucedidas;

 Problemas no relacionamento atual;

 Abuso sexual – muitas vezes provenientes de um membro da família, o que causa uma cicatriz emocional bastante dolorosa;

 Medo de engravidar a parceira e de não ser o suficiente para satisfaze-la sexualmente;

 Sentimento de culpa que aumentam a sua tendência de se apressar em relações sexuais.

Fatores Físicos

A disfunção erétil é um problema que interfere diretamente no desempenho sexual. Ereções com um curto período de duração e baixa rigidez fazem com que o homem deseje alcançar rapidamente o orgasmo e a ejaculação. A Prostatite, que é uma inflamação na próstata, e o Hipertireoidismo, que é um quadro na qual a glândula

(12)

tireoide é ativa em excesso, produzindo com isso hormônios tireoidianos em quantidades excessivas, são mais alguns dos problemas que causam a Ejaculação Precoce. Outras coisas como uma hipersensibilidade na zona peniana, diabetes, que causa em quem sofre dela uma impotência sexual, inflamações ou infecções na uretra, fatores genéticos, o uso de alguns medicamentos, alterações genéticas de receptores de serotonina e alterações hormonais, também podem causar o distúrbio.

Fatores Hereditários

Uma pesquisa feita na Universidade de Utrecht, na Holanda, chegou à conclusão de que a rapidez na hora da ejaculação não é um problema de ordem psicológica, mas depende de fatores hereditários. O gatilho para a ejaculação precoce é uma substância chamada serotonina, que é pouco ativa no cérebro nos homens que possuem esse tipo de problema e cuja disfunção possui raízes hereditárias. Os resultados dessa pesquisa são aplicáveis somente para os homens que tenham tido esse problema desde os suas primeiras relações sexuais, mas não para aqueles que manifestaram esse problema tardiamente, afirmam os autores da pesquisa, o neuropsiquiatra Marcel Waldinger e o farmacólogo Paddy Janssen.

(13)
(14)

Autodiagnóstico e sinais de alerta

Uma parcela extensa das pessoas têm uma concepção equivocada sobre o que realmente causa a ejaculação precoce ou o que é o problema. Muitos pensam que isso só ocorre quando o homem ejacula antes de penetrar ou logo após isso. Não é bem assim que as coisas são, graças aos avanços na medicina, hoje sabe-se que o problema é algo bem mais complexo.

A ejaculação precoce implica não ter controle pleno sobre o ato de ejacular. A hora do sexo deve ser um momento prazeroso para o homem e a mulher, por isso, não é normal se sentir ansioso pelo seu desempenho, ou ter que “pensar em outra coisa” para a relação sexual durar mais. Existem alguns sinais e sintomas que indicam se você tem esse problema ou não, são eles:

 Sentir uma vontade incontrolável de ejacular logo no início da penetração, antes mesmo da sua parceira atingir o ápice do prazer, o orgasmo;

 Precisar interromper ou desacelerar o ato sexual para não ejacular antes que a parceira atinja o orgasmo;

 Ter dificuldade de segurar uma ereção com menos de 1 minuto desde que você penetrou a sua parceira;

(15)

 Impossibilidade de retardar a uma ereção durante o ato sexual;

 Estresse, frustração e o costume de evitar relações sexuais com a parceira.

Esses são alguns dos sinais e sintomas que indicam que você sofre com o problema. Vale ressaltar que a ejaculação precoce é algo que afeta diretamente a confiança do homem. Muitos homens procuram um acompanhamento médico ou fazem algo a respeito apenas depois que o problema já afetou o seu relacionamento.

Procurar ajuda nesses casos não pode ser um tabu para os homens.

Como diagnosticar

Vale ressaltar que o ejaculador precoce é aquele que não tem controle sobre a sua ejaculação, isso é diferente não se sentir contente com o tempo de penetração, o que é comum entre os homens.

O diagnóstico desse problema deve ser feito com bastante critério. No ejaculador precoce, a ejaculação acontece de maneira praticamente automática, assim que ele penetra ou até mesmo antes da penetração.

Além disso, para ser considerado ejaculação precoce, o

(16)

descontrole precisa ter uma regularidade, ou pelo menos acontecer na maioria das relações sexuais. Existe ainda um fator que não deve ser desconsiderado no diagnóstico: o fato deve causar desconforto para o homem e/ou para o casal.

A relação sexual não possui um momento certo ou ideal para ejacular, ela é atingida de acordo com a satisfação do casal no momento. Porém, uma relação sexual que dura em média 5 minutos, está dentro dos padrões aceitáveis, mas isso não significa que todo homem que não alcança a marca dos 5 minutos esteja com ejaculação precoce.

Mais uma vez é importante ressaltar o fator psicológico, se o sentimento de culpa surgir após uma relação sexual de curta duração e a ejaculação em si não foi da vontade do homem, provavelmente essa pessoa desenvolveu um quadro de ejaculação precoce.

(17)
(18)

Tipos de Ejaculação Precoce

Geralmente, a ejaculação precoce é dividida em três tipos diferentes. Elas podem ser distinguidas levando em conta alguns fatores, como por exemplo o tempo de ereção até o momento da ejaculação, a frequência e as causas que levaram o homem a sofre desse mal. A seguir, os três tipos de ejaculação precoce:

Ejaculação Precoce Primária

Esse tipo ocorre quando o homem convive desde o início da vida sexual com a impossibilidade de prolongar a relação sexual, ou não consegue controlar as suas ereções e ejaculações.

Normalmente, esse tipo de ejaculação precoce está associado a problemas de cunho biológico.

Ejaculação Precoce Secundária

Esse tipo de ejaculação precoce surge na vida de alguém que não tinha nenhum problema mas que passou a ter com frequência.

Esse é o tipo mais comum, podendo estar relacionado a fatores biológicos quando ocorre com homens mais velhos. Contudo, é

(19)

mais recorrente que a Ejaculação Precoce Secundária ocorra devido a alguma dificuldade emocional.

Ejaculação Precoce Situacional

Como o próprio nome já diz, ocorre em determinadas situações, como por exemplo com alguma parceira específica. Esse tipo de ejaculação precoce é a que o homem, em dado momento de sua vida, vai enfrentar. Ela pode acontecer por diversos motivos, por isso não se sinta mal se acontecer com você.

Existem outros fatores que também estão relacionados com a ejaculação precoce. Ela pode ocorrer devido a problemas como a disfunção erétil (quando o pênis não permanece rígido o suficiente para a prática do sexo). Aqueles que se preocupam muito em manter a sua ereção podem acabar desenvolvendo a ejaculação precoce.

(20)
(21)

Os segredos do controle

A ejaculação precoce pode ser controlada por meio de algumas técnicas e exercícios, mas em alguns casos pode até ser necessário o uso de medicamentos ou a realização de uma psicoterapia.

O melhor a se fazer é procurar um profissional especializado para identificar o quanto antes as causas da ejaculação precoce e iniciar o tratamento mais adequado. A seguir, você vai conferir alguns tratamentos indicados por urologistas e que você pode fazer por conta própria:

(22)

Técnicas práticas de retardamento da ejaculação

Técnica da compressão

Essa técnica vai te ajudar a reconhecer as sensações que surgem antes do momento da ejaculação e a controlar elas. O ponto alto dessa técnica é que ela pode ser feita pelo próprio homem, o que torna desnecessário a participação da parceira ou parceiro.

(23)

Para praticar essa técnica, você deve estimular o seu pênis por meio da masturbação ou da relação sexual. Quando sentir que está prestes a ejacular, pare e pressione a glande. Para fazer isso, você deve pôr o polegar na parte de baixo da glande e com o dedo indicador e o médio, pressionar a parte de cima do pênis, fechando a uretra.

Você deve manter pressionado por 3 a 4 segundos, causando um ligeiro incômodo, todavia sem causar dor. Esta técnica deve ser repetida por no máximo 5 vezes seguidas. Outra forma de comprimir é pressionar a base do pênis. Esta técnica pode ser feita durante o ato sexual no momento da penetração, mas é muito importante pedir á parceira ou parceiro para que permaneça imóvel, para evitar a estimulação no momento de fazer a compressão.

Técnica da dessensibilização

Esta é uma técnica bem fácil de ser praticada, todavia pode não ser eficaz para todos os homens. Ela consiste em praticar a masturbação cerca de 1 ou 2 horas antes da relação sexual. Isso faz com que a sensibilidade para o orgasmo diminua.

Médicos urologistas recomendam o uso do preservativo, já que eles ajudam a diminuir a sensibilidade do pênis, permitindo com isso um melhor controle do orgasmo.

(24)

Exercícios de Kegel

Os exercícios de Kegel são importantes no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico. Eles são um grupo de músculos que ficam localizados na região pélvica e em volta da uretra. Com o fortalecimento desses músculos, o homem torna-se mais capaz de controlar a ejaculação, evitando que ela aconteça quando ele contrai os músculos dessa região, por exemplo.

Como fazer

Para praticar os exercícios de Kegel, você precisa seguir alguns passos:

1. Esvazie a bexiga;

2. Identifique o músculo pubococcígeo. Isso pode ser feito ao interromper o jato de urina;

3. Contraia esse músculo novamente depois de urinar para comprovar se você sabe contrair ele corretamente;

4. Realize 10 contrações consecutivas desse músculo e evite movimentar outros músculos;

5. Relaxe brevemente;

6. Retome o exercício. O ideal é que você faça pelos menos 10 séries de 10 contrações diariamente.

Esses exercícios podem ser realizados em qualquer posição, pode ser sentado, deitado, em pé, e também podem ser praticados

(25)

com a ajuda de bolas de ginástica. Porém, é mais fácil iniciar esses exercícios estando deitado e com as pernas flexionadas.

“Start-Stop”

Esta é uma técnica bastante utilizada e que ajuda o homem a habituar-se a demorar mais tempo para ejacular. Tendo em vista esse objetivo, a técnica é praticada evoluindo gradativamente, passo a passo. As etapas são:

1. No primeiro dia o homem deve se masturbar com as mãos secas, sem nenhum tipo de produto lubrificante, fazendo 3 movimentos e uma pausa de 2 ou 3 segundos. Após esses intervalos de segundos, você deve fazer novamente 3 movimentos e parar. Isso deve ser feito por pelo menos 10 vezes, caso a ejaculação ocorra antes dessas 10 vezes, você não deve desanimar, volte a praticar o exercício nos dias seguintes até conseguir aguentar por 10 vezes;

2. Depois de conseguir fazer 3 movimentos por pelo menos 10 vezes, você deve repetir a técnica, só que com 5 movimentos consecutivos dessa vez, intercalados com pausas;

3. Quando você chegar a fazer 5 movimentos por pelo menos 10 vezes, avance e passe a fazer 7 movimentos consecutivos;

4. Após alcançar a marca de 7 movimentos seguidos por pelo menos 10 vezes, você deve repetir toda a técnica, voltando

(26)

aos 3 movimentos iniciais, só que dessa vez com as mãos úmidas, com algum tipo de lubrificante ou vaselina;

5. Quando você alcançar novamente a marca de 7 movimentos, a técnica deve ser reiniciada, só que dessa vez, pela parceira ou parceiro.

Vale lembrar que cada etapa desta técnica deve ser praticada ou em dias diferentes, ou com um determinado número de horas de diferença, tendo em vista que o estímulo e a vontade de ejacular sejam semelhantes.

O ideal é que com a prática dessa técnica, o homem aprenda de maneira gradativa a identificar as sensações e com o tempo vá conseguindo controlar.

Hipnose

A hipnose também foi comprovada como um tratamento eficaz para lidar com o problema da ejaculação precoce. Acredita-se que a ejaculação é um hábito do subconsciente e que ao dar sugestões hipnóticas a mente para durar mais tempo ereto, o problema pode ser consideravelmente aliviado, isso se não for completamente curado. A maioria dos homens que passam pelo processo de hipnose relatam uma melhora significativa com umas poucas sessões.

(27)

Atividades que promovem o relaxamento

A ansiedade é um problema comum em nossos dias e que afeta as pessoas de diversas formas, inclusive nas suas relações sexuais. Na maioria dos casos ela é a causadora da ejaculação precoce, mas algumas técnicas de relaxamento podem te ajudar.

Atividades que promovem o relaxamento como a Yoga, a acupuntura, terapia básica, o pilates, aulas de música e a pintura ajudam a aliviar o estresse. Essas técnicas auxiliam a diminuir os índices de ansiedade e aumentam a confiança do homem, o que é algo muito importante no controle da ejaculação, principalmente durante as relações sexuais.

Mindfulness

Essa é uma técnica inovadora que consiste em focar exclusivamente no que está acontecendo no momento, ou seja, no que a sua parceira está falando, no ambiente ou nos estímulos, sejam eles sonoros, visuais ou sinestésicos.

Com isso a preocupação excessiva em torno da ejaculação precoce passa a ser inibida e os seus níveis de ansiedade diminuem consideravelmente. Vale sempre ressaltar que a ansiedade é a principal causadora da ejaculação precoce.

(28)

Respiração diafragmática

As técnicas de relaxamento, que são muito usadas nas terapias cognitivo-comportamentais, ajudam a diminuir os impactos que são provocados pela ansiedade. Entre essas técnicas, uma das principais é a da respiração diafragmática. Ela consiste em controlar o fluxo respiratório, inspirando o ar até encher os pulmões completamente, e em seguida, expelir o ar de forma suave, lentamente. Fazendo assim, a tensão vai reduzir gradativamente.

Relaxamento muscular

Outra técnica bastante útil é a do relaxamento muscular. Nela, o praticante começa prestando atenção nos músculos que se encontram mais rígidos e tensos no seu corpo, imaginando como se eles estivessem ficando cada vez mais relaxados aos poucos.

(29)

Dicas para ter mais durabilidade na relação sexual

Não pense em sexo o tempo todo

Imagine que você está jantando com a sua parceira, você decidiu levar ela para um lugar romântico para desfrutarem de um momento a sós como casal. Se desde o momento em que vocês estão jantando você já está pensando em sexo, é grande a probabilidade de você ejacular mais rápido na hora da relação sexual.

Aproveite a companhia da sua parceira, tenha uma conversa

(30)

leve e descontraída com ela, riam bastante e deixe as coisas acontecerem de forma natural. Procure não olhar para a roupa dela e imaginar que lingerie ela está usando, por exemplo. Pensar nesse tipo de coisa só vai te deixar cada vez mais excitado, o que vai favorecer a ejaculação precoce.

Mantenha-se focado em dar prazer a sua parceira

Algo importante para toda relação sexual são as preliminares, procure caprichar nelas. Faça sexo oral na sua parceira, beije ela, abrace e acaricie, mas sempre pensando na satisfação dela. Um grande problema, e o que leva diversos homens a ejacular mais rápido do que esperam, é manter o seu foco somente nos estímulos sexuais que recebe da mulher.

Para tornar mais específico, dedica a sua atenção somente ao que é agradável e excitante para ele, porém esquece de tornar a relação sexual mais prazerosa para a sua mulher.

Considerações finais

Além de todas essas técnicas, a parceira tem um papel muito importante no processo de recuperação do homem. Se não tiver um suporte emocional, o homem está menos propenso a alcançar o nível de relaxamento necessário para a sua satisfação sexual.

(31)

Ambos os parceiros devem se comunicar de maneira sadia e se abrir um para o outro tendo empatia mútua. O homem deve se esforçar para satisfazer a sua parceira, seja oralmente ou de alguma outra forma, enquanto o casal trabalha unido para superar o problema da ejaculação precoce.

Sem dúvidas o sexo é muito importante para a qualidade de vida tanto do homem quanto da mulher, ele ajuda a melhorar a autoestima de ambos, promove a felicidade e a saúde emocional, além de trazer diversos benefícios para o corpo. O sexo é uma dádiva, por isso, não permita que a ejaculação precoce atrapalhe a sua qualidade de vida.

(32)
(33)

Fatos interessantes que você precisa conhecer sobre a ejaculação

precoce

É um fato que a maioria dos casos de ejaculação precoce não possuem uma causa clara, mas com a experiência sexual e a idade, diversos homens muitas vezes conseguem aprender a atrasar o orgasmo. A ejaculação precoce pode ocorrer devido a diversos fatores, alguns deles são: a experiência com uma nova parceira ou parceiro, a ansiedade excessiva por um bom desempenho sexual, ou simplesmente em algumas situações específicas onde o homem passou muito tempo sem se relacionar sexualmente desde a última ejaculação.

Existem algumas curiosidades sobre a ejaculação precoce que é importante você conhecer:

1. Logo depois do problema da disfunção erétil, a ejaculação precoce é um dos problemas mais recorrentes entre os homens;

2. A ejaculação precoce é dividida em duas categorias: a primária, que é aquela onde o indivíduo nasce com o

(34)

problema e a secundária, onde o homem desenvolve o problema após uma disfunção orgânica ou psicológica;

3. Os fatores psicológicos têm grande influência no quadro e a cobrança por um desempenho sexual satisfatório pode agravar a situação;

4. A ansiedade e o estresse inibem a tranquilidade e o prazer gerado pela relação sexual e podem provocar a ejaculação precoce;

5. O companheirismo do casal é de grande ajuda para resolver esse problema.

Além dessas curiosidades, eu quero te levar a desvendar algumas coisas sobre o problema da ejaculação precoce e esclarecer muitos pontos. Através de algumas perguntas vamos tornar mais compreensíveis algumas questões:

É normal ejacular mais brevemente após passar muitos dias sem ter relações sexuais?

Sim, isso é totalmente comum. Ocorre devido a motivos fisiológicos, como por exemplo, o acúmulo de espermatozoides e em função da ansiedade pela expectativa de se relacionar sexualmente com a pessoa amada.

Pessoas experientes no tratamento desse problema sugerem

(35)

a masturbação a quem vai passar muitos dias longe da parceira ou parceiro. Ao retornar, as coisas vão fluir sem mais problemas e sem pressa.

A penetração só é breve de vez em quando, eu estou com o problema?

Segundo a última edição do Manual de Diagnóstico e Estatística de Doenças Mentais (DSM-5), produzido pela Associação Americana de Psiquiatria, para que esses fatos sejam caracterizados como um distúrbio, eles precisam acontecer em cerca de 75% das relações sexuais do indivíduo.

Se esses fatos não ocorrem de maneira frequente e são isolados, eles estão relacionados ao estresse ou a alguma outra questão momentânea e não requerem ações específicas. O fato também deve ser desconsiderado quando se trata de um homem inexperiente, um jovem, que está tendo suas primeiras experiências sexuais.

Os casos de ejaculação precoce são menores entre homens circuncidados?

Para responder essa pergunta, primeiro é preciso conceituar o

(36)

que é a circuncisão. Ela é o ato cirúrgico de retirar o prepúcio nos homens, que é a pele que recobre a cabeça do pênis. Isso aparentemente não têm muita influência para a relação sexual, porém, a circuncisão deve ser encorajada devido a uma questão higiênica.

Usar preservativo ajuda?

Sim, esse é um método eficaz para muitos homens. A camisinha impõe uma barreira que diminui o contato do pênis com a vagina. Os estudos feitos para comprovar essa tese ainda são inconclusivos, por isso, os homens que julgam essa técnica como eficaz, devem optar pelos modelos látex, de preferência os mais grossos.

É importante ressaltar que independente desse problema, utilizar o preservativo, tanto homens quanto mulheres, é algo indispensável para prevenir doenças e uma possível gravidez indesejada.

Ejacular rápido no momento do sexo oral é ejaculação precoce?

Estudiosos sobre essa tese não encontraram evidências

(37)

suficientes para comprovar que ela é verdadeira. Não somente sobre o sexo oral, mas também anal. O consenso entre esses pesquisadores se restringiu ao sexo vaginal, por enquanto, sobre as demais modalidades de sexo, nada conclusivo.

Ingerir bebida alcóolica atrasa a ejaculação?

Sim pelo seguinte motivo, as bebidas ajudam a relaxar e inibem a ansiedade, mas esse é um método muito perigoso e que não deve ser utilizado pelo seguinte: o homem pode se tornar dependente de cerveja, drinks, uísque e bebidas alcóolicas em geral para ter uma relação sexual satisfatória. Com isso, se ele não puder beber nada, a relação tende a não ser tão prazerosa.

A posição tem alguma influência na duração da relação sexual?

A resposta é: depende muito do casal. No âmbito geral algumas posições específicas como “papai e mamãe” e de quatro são mais excitantes para os homens, pois essas posições dependem muito da movimentação dele. Se os músculos dos quadris, pelve e pernas estiverem contraídos, a ejaculação tende a vir mais rápido. As posições que são menos estimulantes para os homens são as que exigem que ele fique de lado, ou com a sua

(38)

parceira por cima.

Pensar em coisas não-excitantes te ajudam a combater a ejaculação precoce?

Caso você recorra à internet, vai encontrar as soluções mais criativas e inusitadas possíveis. Uma dessas soluções sugere que o homem pense em coisas que o desestimulem sexualmente e sejam entediantes, quando sentir que está prestes a ejacular.

Porém, a não ser que você queira acabar com o clima amoroso entre você e a sua parceira e também com a sua ereção, o que provavelmente não quer, não leve essa dica tão a sério. Uma boa saída é apertar a glande pouco antes da ejaculação, porém, para que essa técnica funcione é importante que a parceira ou parceiro, compreenda e coopere.

A ansiedade é a principal causadora da ejaculação precoce?

Sim, a maior e principal causa da ejaculação precoce é a ansiedade. Alguns dados evidenciam que ela é responsável por quase 99% dos casos, tendo isso em vista, é importante procurar um profissional para que ele possa avaliar as suas condições e

(39)

dizer qual é a melhor opção para você.

A ejaculação precoce pode prejudicar um casal que pretende ter filhos?

A resposta é sim! A ejaculação precoce pode acarretar ocasionalmente um problema quanto a fertilização para casais que estão planejando ter filhos, se a ejaculação não ocorrer intravaginalmente (dentro da vagina).

Faz mal retardar a ejaculação?

A resposta é não, mas a excitação prolongada pode aumentar a sensibilidade nos testículos, essa é uma sensação que tende a melhorar por conta própria durante a relação sexual. Se por algum motivo o coito for interrompido e o sêmen que foi produzido não for expelido, ele será absorvido novamente pelo organismo.

O que a ejaculação causa no corpo?

Ocorrem muitas alterações no corpo do homem a partir do momento em que ele ejacula, entre elas estão os estímulos cerebrais.

Neurotransmissores e substâncias como a dopamina, a

(40)

oxitocina, a serotonina e várias outras exercem um papel importante para que o momento da ejaculação e do orgasmo possam acontecer. Além disso, ocorre um aumento da frequência respiratória e do número de batimentos cardíacos por minuto.

No momento em que o homem atinge o ápice, ocorrem diversas contrações na musculatura da pélvis, que são muito prazerosas. A liberação de endorfinas gera no homem uma sensação de bem-estar após o sexo, induzindo ele ao repouso.

É possível ejacular várias vezes durante a relação sexual?

Sim, o homem pode ter diversas ejaculações durante o contato sexual com a sua parceira, porém, em cada uma delas, ele vai perder a sua ereção. Ela vai retornar em tempos que variam dependendo das características de cada homem, do nível de excitação, do condicionamento físico e da idade. Por isso a ejaculação precoce interfere diretamente na relação do homem com a sua parceira, ela interfere na continuidade da relação sexual, já que após ejacular é necessário esperar um pouco até que o homem possa voltar a ter ereção.

(41)
(42)

Comande as suas emoções e satisfaça a sua parceira

Muito provavelmente você já deve ter ouvido de alguém algum mito relacionado aos homens, por exemplo, “homens não tem sentimentos”, ou “eles só querem sexo casual” e até mesmo que

“os homens não se envolvem emocionalmente”. Quando falamos de ejaculação precoce todos esses conceitos caem por terra pelo seguinte motivo: o lado emocional dos homens tem uma forte ligação com o problema.

No nosso país, a maior incidência dos casos de ejaculação precoce ocorre com homens na faixa etária de 20 aos 35 anos.

Algumas pesquisas afirmam que 1 em cada 4 homens sofre do problema. As causas são diversas, mas na maioria das vezes está ligada ao fator psicológico, principalmente a ansiedade.

Além de todas essas problemáticas, o fator cultural também pesa muito, a sociedade impõe isso. A cobrança maior para ter um desempenho sexual satisfatório é exercida em cima do homem.

Apesar de todos esses problemas, é possível contornar a situação, assumir o controle das suas emoções e satisfazer sua parceira. A seguir, algumas dicas que te ajudarão a controlar seus sentimentos

(43)

e consequentemente te auxiliarão no combate a ejaculação precoce:

Esqueça os mitos

Em primeiro lugar, você precisa compreender que nem tudo o que os seus amigos dizem sobre sexo é verdade. Alguns inclusive afirmam que existem algumas relações sexuais que duram a noite toda. Estudos apontam que a duração média de uma relação sexual é de 15 a 20 minutos. Tendo consciência disso, as expectativas e a ansiedade com relação ao próprio desempenho sexual diminuem

(44)

muito.

Busque o autoconhecimento

Conhecer a si mesmo, estar atento as próprias sensações e as necessidades corporais são coisas importantes. O ato de se masturbar pode ajudar nisso. Esse é o momento em que o homem pode adquirir uma melhor compreensão de como o seu corpo reage no momento da excitação.

(45)

Procure evitar situações de estresse

Essa dica é válida principalmente para casais que possuem filhos. O momento do sexo deve ser planejado de maneira cautelosa, para que ele não seja interrompido de forma alguma, é um momento de intimidade importante para o casal. Por isso, espere o momento mais propício para a relação sexual, evitando assim a pressão psicológica, o que pode favorecer a ejaculação precoce.

(46)

Torne as preliminares mais longas

A mulher geralmente leva mais tempo para chegar ao orgasmo, por isso, uma boa dica é procurar esquentar as coisas com as muito bem conhecidas preliminares. Com isso, o homem aumenta as chances de manter a sua parceira excitada por mais tempo e o orgasmo de ambos pode ser melhor sincronizado.

(47)

Converse sobre sexo com a sua parceira

Se existe um tabu entre vocês que os impede de conversar sobre sexo, ele precisa ser quebrado. É importante que o casal converse sobre isso para que juntos consigam encontrar posições sexuais que deixam o homem menos excitado. Com isso, ele pode controlar melhor a sua ejaculação além de condicionar bem o seu organismo.

(48)

Busque a compreensão da sua parceira

É preciso que haja compreensão mútua para entender o problema. Quando a relação entre o casal não anda bem, ou a mulher cobra demais o seu parceiro, o homem vai desejar fazer sexo com sua parceira apenas com o objetivo de agradar a ela. Isso contribui bastante para o quadro de ejaculação precoce.

É necessário que a mulher compreenda que o homem que ejacula precocemente, na maioria das vezes isso ocorre antes que a mulher tenha chegado ao orgasmo, geralmente não teve prazer

(49)

na relação sexual. Ele apenas teve uma reação física ao estímulo sexual, porque a relação não foi psicologicamente prazerosa. Isso o deixa decepcionado e envergonhado.

Procure relaxar

É importante que o homem que sofre com a ejaculação precoce tire um pouco do seu foco do problema. Tomar um banho e procurar relaxar antes da relação sexual pode contribuir bastante para a diminuição do grau de ansiedade.

(50)

A penetração não deve ser o foco

O homem geralmente tem a tendência a concentrar toda a sua atenção no momento da penetração. Não deve ser assim, existem outras coisas que são importantes para que uma relação sexual seja satisfatória, por exemplo, as carícias, o beijo e a intimidade. Para que a insegurança e a ansiedade na hora do sexo diminuam, o homem deve voltar as suas atenções para a sua mulher e descobrir o que a satisfaz na hora do sexo.

(51)

Use preservativo

Na realidade essa é uma recomendação para todas as pessoas que possuem uma vida sexual ativa, não somente para os homens que têm ejaculação precoce. Porém, o preservativo também ajuda a diminuir a sensibilidade, por conta disso, auxilia a atrasar a ejaculação.

(52)

Procure dividir a responsabilidade

A realidade é que precisamos quebrar o paradigma de achar que o homem é o principal provedor de prazer na relação sexual.

Ambos devem assumir essa responsabilidade, se não for assim, existe a possibilidade do surgimento ou agravamento da ejaculação precoce.

(53)

Aprenda a respirar para controlar a sua ansiedade

Antes da relação sexual, é importante que você faça alguns exercícios que vão te ajudar a controlar os seus níveis de ansiedade. Mantenha o foco somente na sua respiração, inspire o ar em três tempos até encher completamente os seus pulmões, e logo após, segure o ar e expire pelo nariz em cinco tempos até ter expelido todo o ar.

(54)

Cuide da sua alimentação

Muitos estudos feitos comprovam que uma dieta rica em magnésio e água possui um papel importante para ajudar a controlar a ansiedade. De acordo com os pesquisadores, a falta de água no organismo pode causar estresse e por conta disso a ansiedade. Já o magnésio é uma vitamina que tem demonstrado resultados positivos quanto ao tratamento de pessoas ansiosas.

Alimentos que melhoram a circulação sanguínea, como o alho, também são importantes no combate a ejaculação precoce, pois a ereção é causada por uma concentração de sangue no pênis, logo, se o sangue circular, a probabilidade de ejacular rapidamente diminui.

(55)
(56)

Prevenir é melhor do que remediar

Como diz um velho ditado, “prevenir é melhor do que remediar”.

Existem diversos homens que desconhecem o que simples atitudes podem fazer para prevenir o mal da ejaculação precoce.

Esse problema, apesar de ser relativamente comum, atrapalha a vida sexual do homem, mas não só isso, ela também interfere na autoestima masculina.

Pensando em auxiliar os homens a obterem mais conhecimento para se prevenir, separamos algumas dicas importantes:

(57)

Pratique exercício físico regularmente

Você sabia que a tensão muscular está diretamente ligada a ejaculação precoce? Sim! Por isso, é importante investir em atividades que aliviem esse problema. Algumas coisas que podem te ajudar a prevenir a ejaculação precoce são: Yoga, alongamentos, diminuir os índices de ansiedade e praticar exercícios em geral.

(58)

Peça para que a sua companheira lhe dê uma boa massagem

Peça para que a sua companheira lhe faça uma boa massagem em todo o corpo, lentamente e com toques suaves no estômago, nas coxas e algumas outras áreas. Fique bastante atento as suas sensações no momento da massagem, de ansiedade ao alívio. Receber uma massagem relaxante ajuda a reduzir os índices de ansiedade, que é a principal causadora da ejaculação precoce.

(59)

Não deixe de se masturbar

A masturbação auxilia no controle da ejaculação precoce, mas é preciso praticar. Ela deve ser feita até o limite do orgasmo e após isso o homem deve interromper a estimulação. Isso vai ensinar o seu corpo e a sua mente a prolongarem a fase de excitação, além de aumentar a sua autoconfiança.

(60)

Descubra as posições sexuais mais adequadas

Você sabia que a posição sexual também influencia bastante na velocidade com que ocorre a ejaculação? A tradicional posição

“papai-mamãe” é uma delas, pois ela mantem o corpo tenso, principalmente o braço e acelera o processo de ejaculação. É recomendável que você opte por posições que aliviem essa tensão, como por exemplo, a que mantem a parceira por cima.

(61)

Considerações finais

É importante que tenhamos ciência de que a ejaculação precoce está intimamente ligada com uma má alimentação e um preparo físico inadequado. Tendo isso em vista, melhorar a qualidade de vida ajuda qualquer homem a combater o problema.

Tendo uma boa alimentação, praticando exercícios físicos regularmente e treinando o organismo para conseguir controlar a ejaculação, todo e qualquer homem conseguirá se livrar desse mal.

Não podemos esquecer que existem exercícios específicos para isso.

(62)
(63)

Alimentos que retardam a ejaculação precoce

Uma alimentação desequilibrada, com poucos nutrientes, minerais, gordura excessiva, muito sódio e açúcar podem trazer diversos males, entre eles o da ejaculação precoce.

Uma alimentação saudável é um refrigério para o organismo, aumentando as defesas. Existem alimentos que auxiliam até mesmo na redução da ansiedade, trazendo mais relaxamento e disposição, diminuindo assim o risco da ocorrência da ejaculação precoce.

A seguir, conheça alguns alimentos que serão os seus aliados no combate a ejaculação precoce:

(64)

Frutas Cítricas

As frutas cítricas são importantes no combate a ansiedade, com isso, elas ajudam diretamente no tratamento da ejaculação precoce. Estudos realizados recentemente apontaram que a Vitamina C encontrada nesse tipo de fruta diminui consideravelmente os hormônios relacionados à ansiedade. Isso contribui para um melhor funcionamento de todo o sistema nervoso e ainda auxilia na sensação de bem-estar pelo corpo todo.

(65)

Pimenta

A pimenta é outro alimento que ajuda literalmente a

“esquentar a relação”. Ela é uma grande auxiliadora no alívio do estresse, promove uma sensação de alegria, energiza e dá ânimo.

Além disso, esse alimento te ajuda a relaxar e acaba retardando a ejaculação no momento da relação sexual. A pimenta libera endorfina no corpo.

(66)

Mel e chocolate

A fim de tornar o seu café da manhã mais doce, o mel e o chocolate são ótimas opções para a sua refeição matinal. O mel é o complemento perfeito para a dieta do bom-humor e isso melhora consideravelmente o desempenho sexual. Ele envia ao corpo, por intermédio de um neurotransmissor, um aviso de que o corpo se encontra no ciclo de bem-estar.

Além do mel, outro alimento doce que auxilia bastante a evitar a ejaculação precoce é o chocolate. Ele não somente ajuda a evitar

(67)

a depressão, como também dá energia e acalma o cérebro. Esse alimento auxilia na produção de serotonina, que é considerado o hormônio da felicidade e do bem-estar, no organismo. Vale ressaltar que o chocolate deve ser consumido com responsabilidade.

Alface

A alface é uma verdura que auxilia no relaxamento e também atua como um antidepressivo bastante eficaz. A partir do momento em que você passa a consumir alface regularmente, você terá melhoras consideráveis nos seus índices de ansiedade e irritação.

Alguns outros alimentos que possuem propriedades

(68)

semelhantes a do alface são o agrião, a rúcula, acelga e até mesmo a mostarda. Vale a pena incluir esses itens na sua lista de compras e passar a consumi-los.

Espinafre

Já é do conhecimento de muitos que o espinafre é um alimento muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo, mas além disso, ele é considerado um dos nossos maiores aliados no combate a ansiedade.

(69)

Melão

Essa fruta é muito rica em Vitamina A, ou seja, ela é fundamental para melhorar consideravelmente o seu sistema imunológico. Ao consumir regularmente o melão, você vai perceber que ele auxilia a evitar a ejaculação precoce.

(70)

Carne Branca

As carnes do peru e da galinha contém uma espécie de aminoácido que atua diretamente no cérebro. Após isso, auxilia no equilíbrio dos desejos sexuais e também da autoestima, melhorando assim a sua qualidade de vida.

(71)

Leite, ovos e derivados

Esses alimentos trazem em sua composição um aminoácido chamado triptofano, e ele é o responsável por combater a ansiedade nos homens. Ao atuar no cérebro, esse aminoácido ajuda na produção da serotonina, o hormônio da felicidade e é capaz de produzir nas pessoas a sensação de que estão relaxadas.

(72)

Alho

O alho tem diversas propriedades que são bastante benéficas para a saúde, inclusive a sexual. Ele possui ações anti- inflamatórias, anticoagulantes, antibacterianas e também se atribui a ele propriedades afrodisíacas.

A ação anticoagulante do alho melhora consideravelmente a circulação do sangue o que pode ser refletido diretamente na ereção. Com a melhora na circulação sanguínea, diminui o risco da

(73)

ocorrência da ejaculação precoce.

Considerações finais

Esses podem ser considerados alimentos que auxiliam no combate da ejaculação precoce, pois ajudam a diminuir os índices de ansiedade que é a principal causadora desse mal.

Alimentos que estimulem a circulação sanguínea também são recomendados para pessoas que sofrem ou querem prevenir-se da ejaculação precoce, isso porque a ereção ocorre devido ao direcionamento do sangue para o pênis.

Para que esses alimentos façam algum efeito no seu organismo é necessário consumir eles regularmente. Outro ponto importante a ser ressaltado é o fato de que esse problema possui diversos fatores, por isso é interessante a ajuda de um especialista para identificar o que exatamente está causando a ejaculação precoce no indivíduo.

(74)
(75)

Maus hábitos que podem levar a ejaculação precoce

A ejaculação precoce é um dos problemas ligados a sexualidade que mais afetam os homens por todo o globo. Esse distúrbio interfere diretamente na satisfação sexual e geralmente gera no homem a ideia de que ele não foi bom o suficiente.

Não somente o homem sofre devido a esse problema, o casal, tanto o homem quanto a mulher, são afetados por ele. Melhor do que buscar uma solução para a ejaculação precoce é evita-la. Por isso, confira a seguir hábitos que você deve evitar caso não queira desenvolver um quadro de ejaculação precoce:

O sedentarismo pode ser uma das causas do distúrbio

Homens sedentários geralmente passam a maior parte do tempo sem se movimentar, sentados ou até mesmo deitados. A ausência da prática de exercícios regulares prejudica o funcionamento do organismo em todos os aspectos, inclusive o sexual.

(76)

De primeira parece um pouco difícil de compreender qual a relação que o sedentarismo tem com a ejaculação precoce, mas vale ressaltar que os órgãos que compõem o nosso organismo funcionam em harmonia uns com os outros. Tendo isso em vista, o mau funcionamento de algum deles repercute em outros.

O sedentário, utilizando um termo popular para definir, é alguém “mole” e essa palavra não combina nem um pouco com atividade sexual. É exigido do pênis uma ereção firme e resistente para o prolongamento da relação sexual, e a ejaculação precoce é justamente uma antecipação do término dessa relação.

Por isso, é importante procurar se movimentar e praticar exercícios regularmente, quem assim fizer vai evitar e combater a ejaculação precoce.

Uma má alimentação pode levar a ejaculação precoce

Pessoas que são sedentárias geralmente se alimentam mal.

Uma dieta mal elaborada contribui para que a relação sexual não seja satisfatória. Todo homem precisa de proteínas, carboidratos, minerais como o magnésio e o zinco e vitaminas na medida certa para evitar a ejaculação precoce.

A serotonina, por exemplo, é uma substância que é

(77)

encontrada no cérebro, e é muito importante para aumentar a libido e combater a ejaculação precoce. Procure ingerir alimentos que ajudam na liberação da serotonina.

O ideal é procurar elaborar um cardápio variado e que contemple todas as necessidades do organismo, contribuindo também para o desempenho sexual.

Não permita que as emoções negativas te controlem

Homens que se deixam controlar pelo medo, insegurança, ansiedade e outras emoções negativas, comprovadamente tendem a passar por experiências de ejaculação precoce. Muitos jovens enfrentam a ejaculação precoce nas suas primeiras relações sexuais, devido a esses sentimentos negativos.

Muitos homens inexperientes sexualmente ficam nervosos diante do corpo feminino ou com medo de serem flagrados durante o ato sexual. É necessário passar a dominar essas emoções e não se deixar controlar por elas.

A instabilidade emocional ou mental diminuem consideravelmente a capacidade das pessoas de se concentrarem e relaxarem, podendo como consequência levar à ocorrência da

(78)

ejaculação precoce.

Outros problemas de saúde, como por exemplo, doenças cardíacas podem aumentar significativamente a ansiedade durante a relação sexual e consequentemente causar a ejaculação precoce.

Fazer sexo sem preliminares pode favorecer a ejaculação precoce

Existem homens que tem um desempenho sexual melhor quando não recorrem as preliminares, porém, criar um clima de excitação é uma recomendação dos profissionais que estudam o comportamento sexual.

Coisas como as massagens, as carícias, os beijos, as brincadeiras, os abraços e as provocações feitas pela mulher podem contribuir para que o homem alimente e controle a sua libido de forma a oferecer um melhor desempenho e prolongar a relação sexual.

Algo importante é saber respeitar os limites da sua excitação, porque se isso não for feito pode ocorrer justamente o inverso.

Ter vícios é um fator de risco

Homens que possuem maus hábitos como ingerir bebida

(79)

alcóolica em excesso, fumam demais, ou são usuários de drogas podem desenvolver a ejaculação precoce. Os vícios exercem diversos tipos de efeitos negativos sobre o organismo.

Com relação a saúde sexual, eles podem levar à impotência, à perda da libido, à redução na quantidade de sêmen e também à ejaculação precoce. É importante se esforçar para se libertar dos vícios que comprometem o desempenho sexual o quanto antes.

(80)
(81)

Conselhos para os que não tem ejaculação precoce

Para você que não sofre desse mal, comemore o fato de não ter sido diagnosticado como um ejaculador precoce. Procure entender a relação que a ansiedade possui com a ejaculação precoce. Quanto mais ansiedade, pior será para controlar a sua ejaculação.

Alguns homens desconsideram a relação que a ansiedade possui com a ejaculação precoce, simplesmente por se considerarem calmos e tranquilos. O problema é que a ansiedade é um mal silencioso e que muitas vezes não é percebido ou sentido por quem sofre dela.

Então, se você deseja mais tempo de controle ejaculatório, aqui vão algumas dicas importantes:

 Não cobre de si mesmo desempenhos extraordinários. Muitas vezes o que outros homens relatam ou o que acessam em algum meio digital sobre sexo não condiz com a realidade;

 Dê preferência a qualidade do sexo e não a duração, sua parceira ficará grata;

(82)

 Sexo não é só penetração, por isso invista nas preliminares e descubra outras fontes de prazer;

 Procure sentir a excitação da sua parceira e reserve a penetração para o momento ideal;

 Seja autoconfiante e procure descobrir junto com a sua parceira a posição de maior prazer para ambos;

 Varie a intensidade e frequência da relação sexual, quando perceber que o momento da ejaculação se aproxima reduza;

 Mantenha uma frequência sexual regular, evitando longos períodos de abstinência. Assim, quando você voltar a se relacionar sexualmente, estará menos ansioso;

 Enxergue o ato de se masturbar como um momento de autoconhecimento e uma boa forma de treinar o prolongamento do prazer;

 É importante não esquecer de fazer atividades físicas regulares, alimentar-se de maneira adequada e jamais esquecer de fazer exames médicos regulares.

Essas atitudes saudáveis vão te ajudar na preservação da sua autoestima e a evitar o mal da disfunção erétil. Cuide-se bem, previna-se para não contrair o mal que é responsável por cerca de 40% das queixas que são levadas aos consultórios de terapia sexual.

(83)
(84)

A peça-chave para a vitória

Ficou curioso com o título desse capítulo? Continue a leitura que eu vou te contar que peça-chave é essa e você vai descobrir que ela está mais perto do que imagina.

O homem só é capaz de superar o problema da ejaculação precoce quando encontra algo que geralmente ele se esforça para encontrar: a mulher ideal. Uma pesquisa feita pelo ginecologista Amaury Mendes Junior, com pacientes que possuem o problema, constatou que os homens que possuem parceiras melhor preparadas para lidarem com esse problema tinham uma taxa maior de recuperação da ejaculação precoce.

É um fato inegável que a maioria dos homens lida com esse problema em silêncio, muitos deles só procuram tratamento quando iniciam um relacionamento sério. Resumindo, a mulher é um grande apoio para que o homem consiga superar esse problema, mas algumas perguntas ainda precisam ser respondidas:

(85)

Como a mulher pode ajudar o seu parceiro?

Existem algumas formas de como a mulher pode ajudar o seu parceiro a vencer esse problema, vale ressaltar que ele deve ser abordado de maneira cuidadosa, porém, não devemos deixar de reconhecer e ser sinceros sobre o problema, veja a seguir:

Conduzindo de maneira inteligente a relação sexual

Uma dica importante é a prática de exercícios eróticos que

(86)

tem a finalidade de desvincular o sexo da penetração, afinal, a relação sexual não se resume a isso. O casal pode experimentar a técnica do “Start-Stop”, que é aquele jogo onde eles começam e param as carícias sem chegar a o momento do orgasmo, isso com o objetivo de ir aumentando cada vez mais a excitação de ambos.

Outra boa dica é começar a relação sexual sem o objetivo de chegar ao final dela, parece algo sem lógica mas faz todo o sentido.

Isso quer dizer que um dia o casal pode fazer apenas sexo oral, outro dia tomar um bom banho juntos, fazer massagens sensuais, entre outras coisas.

A ideia central é tirar o foco da penetração e levar o homem a conhecer outras sensações, a experimentar novas coisas. Na maioria das vezes o homem que possui o problema da ejaculação precoce nem ao menos se dá conta de que ejaculou ou não sente prazer nenhum ao ejacular.

É muito importante que a mulher leve essas coisas em consideração no momento da relação sexual e consiga conduzi-la de forma inteligente e que propicie prazer tanto para ela quanto para o parceiro.

Sendo sutil

É interessante a mulher fazer coisas como procurar averiguar

(87)

a situação do seu parceiro através de algumas perguntas indiretas, como por exemplo, perguntar se alguma coisa tornou o dia dele estressante. Ela precisa se interessar verdadeiramente pela vida do seu parceiro.

Após alguns diálogos tranquilos e descontraídos, muito provavelmente a mulher vai encontrar mais aberturas para se sentir mais segura quando o problema for abordado.

Procurar dialogar cuidadosamente com o parceiro e ser sincera

É importante começar a conversa de maneira leve e aos poucos ir dialogando com o parceiro, expondo a questão de maneira sincera, a mulher deve falar para o seu parceiro que eles são felizes em diversos aspectos de suas vidas, porque não procurar ser sexualmente também?

Ela pode, conforme a conversa vai se desenvolvendo, abordar o assunto mais a fundo. Pode dizer que estava pesquisando sobre o tema e que descobriu que quando um homem ejacula com menos de um minuto de penetração é sinal de que seu desempenho sexual não anda bem e de que ele pode estar com um problema.

A mulher pode convidar seu parceiro para pesquisar mais

(88)

junto com ela e buscar consultar um profissional da área. É importante ressaltar que tudo deve ser feito com bastante tato, compreensão e sinceridade.

A mulher nunca deve se permitir fingir que nada está acontecendo com o seu parceiro. Muitas vezes o homem sabe que possui o problema, porém não quer admitir. O ideal é que o casal tenha uma conversa franca, sem críticas, opressões ou julgamentos.

Diversas mulheres afirmam que não conseguem tocar no assunto por terem vergonha, porém, se elas não se envergonham de ter relações sexuais com um homem que sofre de ejaculação precoce provavelmente tenha coragem de ser sinceras e lidar com aquilo que está incomodando o casal.

Abraçando a causa com o parceiro

A não ser que ele queira tratar do problema sozinho e se feche completamente para a companheira. Nesses casos, algo importante a ser ressaltado é o fato de que homens com parceiras fixas conseguem lidar melhor com as suas disfunções sexuais e as soluções são mais eficazes quando se tem alguém que apoia. Afinal de contas, o ser humano é essencialmente social e nada melhor do que duas pessoas trabalhando em busca de um objetivo.

(89)

Como a ejaculação precoce afeta as mulheres?

As mulheres costumam ficar com a autoestima em baixa.

Muitas vezes elas se sentem culpadas pelo problema, até porque os homens dificilmente falam para as suas parceiras que possuem esse problema. Elas começam a não se acharem atraentes, que não sabem satisfazer os seus parceiros sexualmente e que não são sensuais o suficiente para fazer com que seus parceiros encontrem prazer na relação com elas.

Em muitos casos, algumas mulheres que possuem parceiros com ejaculação precoce acabam optando por sair com outros homens, apenas para provar que é capaz de satisfazê-los. Não dialogar e procurar resolver esse problema vai minando a relação até que ela possivelmente encontre um desfecho ruim.

(90)
(91)

Conclusão

A ejaculação precoce é um problema que interfere no bem- estar não somente do homem, mas do casal em si, e que gera muito desconforto e constrangimento para ambos. Esse problema faz com que o homem se sinta impotente nas suas relações sexuais com sua parceira.

Esse problema costuma se manifestar na adolescência, por conta da insegurança devido a inexperiência, medo do mau desempenho sexual e a ansiedade, mas também é comum em homens mais velhos.

Segundo médicos, cerca de 30% da população de homens mundialmente sofre do problema, ou seja, ele não é algo raro, muito pelo contrário. Falar ou procurar ajuda sobre o problema da ejaculação precoce ainda é um tabu a ser quebrado pela maioria dos homens, que muitas vezes passam bastante tempo sofrendo com o problema sem contudo fazer algo a respeito. A vergonha, a sensação de impotência, a pressão social em cima dos homens para ter um desempenho sexual acima da média e o sentimento de culpa, são fatores que contribuem para que os homens não exponham ou reconheçam o que está acontecendo com eles.

(92)

Este eBook tem como objetivo auxiliar diversos homens a não desistir da sua qualidade de vida. E o que a ejaculação precoce tem a ver com isso? Diversas coisas, o sexo se bem desfrutado pode trazer inúmeros benefícios, tanto para o seu corpo quanto para a sua mente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o sexo é um dos indicadores de qualidade de vida. Ele traz diversos benefícios para o casal, entre eles está o de melhorar o sistema cardiovascular, reduzir a pressão arterial, combate ao estresse e a ansiedade, melhora a qualidade do sono, diminui o risco de câncer de próstata, entre outros benefícios.

Você não pode permitir que a ejaculação precoce tire a sua plenitude sexual, interfira no seu relacionamento e te prive de desfrutar de todos os benefícios que uma boa relação sexual lhe traz, nem tampouco deixar que esse problema tire a alegria de aproveitar esse momento com a sua companheira sem pesares, nem algo que lhe possa envergonha.

Que este material seja o ponto de partida para uma vida sexual plena e livre de todo e qualquer constrangimento e insatisfação, o sexo é uma dádiva que deve ser desfrutada sem pesares, deve ser prazeroso e satisfatório para ambas as partes.

Felicidades!

Referências

Documentos relacionados

dos seus débitos interfere no seu score de crédito, porém, isso não quer dizer que você não pode recuperar a sua pontuação perdida, mas para isso você precisa voltar

Uma vez que os óleos essenciais são extremamente concentrados e poderosos, o uso contínuo não diluído de óleos essenciais pode provocar sensibilização na pele, é

Como a diluição indicada para fazer um óleo de massagem é de 3%, isso equivale a 18 gotas de Óleo Essencial para 20ml de base carreadora.. Logo, você deve usar 9 gotas de cada um

Por isso, se você quer aprender como preparar receitas incríveis de sopas de legumes, continue sua leitura e conheça nesse ebook as 10 melhores receitas de sopa de

Agora que você entende a importância de adicionar folhas e vegetais para a sua dieta, confira algumas das melhores e mais saborosas receitas de saladas para

O problema é que o nosso cérebro entende que, se você não precisa lembrar constantemente de algo, isso não precisa ficar guardado na memória, e deve ser tirado para

Você também pode mistura-lo á água e utilizar esse líquido para regar a sua horta sem molhar as folhas e frutos ou, ainda, espalhar a borra depois de seca sobre o

Quando falamos sobre ensinar o seu cão, seja com relação ao local para fazer suas necessidades ou até mesmo para outras coisas, é importante ressaltar que