• Nenhum resultado encontrado

A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NOS WEBSITES DAS BIBLIOTECAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: o uso dos dispositivos de comunicação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NOS WEBSITES DAS BIBLIOTECAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: o uso dos dispositivos de comunicação"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Modalidade de apresentação: Pôster

A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NOS WEBSITES DAS BIBLIOTECAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: o uso dos dispositivos de comunicação

Raquel do Rosário Santos 1 Universidade Federal da Bahia Henriette Ferreira Gomes 2

Universidade Federal da Bahia

Resumo: Estudo descritivo através do levantamento dos dispositivos de comunicação utilizados pelas bibliotecas das universidades públicas federais e estaduais, a partir do qual se realizará estudos de casos para identificação do modo como estes dispositivos vêm sendo utilizados nos websites, para ampliar a mediação do acesso e uso da informação. A pesquisa será norteada pela literatura acerca dos temas da mediação da informação, bibliotecas universitárias, comunicação nas redes sociais e web 2.0, e as contribuições para o desenvolvimento cognitivo dos sujeitos. Como resultado, espera-se contribuir para a reavaliação e reestruturação das atividades de mediação da informação através dos dispositivos de comunicação na web, favorecendo o processo de interlocução

entre bibliotecários e usuários.

Palavras-chave: Mediação da informação – Bibliotecas universitárias. Redes sociais – Bibliotecas universitárias. Web 2.0.

1

Mestranda em Ciência da Informação do PPGCI/UFBA. E-mail: quelrosario@yahoo.com.br 2

(2)

1 INTRODUÇÃO

As bibliotecas universitárias têm um papel relevante para o cumprimento da missão das universidades, pois estas subsidiam as atividades cientificas, apoiando os estudantes na construção de um olhar crítico e, desta forma, contribuem para a formação de futuros profissionais que atuarão no mercado de trabalho. Fomentar as atividades desenvolvidas pelas universidades também passa por tornar o ambiente das bibliotecas um espaço para a construção do saber, praticando um exercício constante de interlocução com o meio no qual está inserida, a fim de torna-se pró-ativa para o provimento das necessidades informacionais dos seus usuários.

Nesse contexto, na contemporaneidade, o ambiente virtual vem sendo um espaço de transmissão de informações, veículo rápido e acessível para o provimento de respostas aos usuários. Apresenta-se, desta forma, como um forte aliado para a interlocução entre biblioteca e usuário, chamando a atenção dos usuários potenciais para a necessidade de adentrar e explorar o ambiente da biblioteca. Nesse processo, a biblioteca ganha ao colocar-se como mediadora da informação, cumprindo o seu papel de apoiar as práticas de ensino, pesquisa e extensão.

Assim, justifica-se a realização de pesquisas que, a partir do que vem sendo realizado atualmente por esse tipo de biblioteca, identifiquem e analisem as possibilidades de se intensificar o uso de recursos de comunicação na web para ampliar as atividades de mediação da informação.

2 DELINEAMENTO DA PESQUISA

(3)

de menores proporções para elaboração do trabalho de conclusão do Curso de Biblioteconomia e Documentação a partir da qual, no universo de 141 bibliotecas das 14 universidades federais situadas na Região Nordeste, constatou-se que somente 14 dessas bibliotecas (29,8%) disponibilizavam de modo mais ativo o recurso de comunicação do “Fale conosco”, sendo que apenas uma (2,1%) possui blog e uma outra (2,1%) possui uma comunidade no Orkut. Nessa mesma pesquisa, foram estabelecidos contatos através do “fale conosco” e se observou uma comunicação fraca por parte das bibliotecas que, sem esclarecer as dúvidas colocadas, remetiam o usuário à consulta de partes do site que foram as mesmas geradoras da dúvida manifestada por ele no “fale conosco”, deixando de oferecer uma resposta concreta e precisa.

Com base na pesquisa citada da professora orientadora; nos resultados da pesquisa de conclusão do curso de graduação e por reconhecer a importância da web como apoio à comunicação direta entre bibliotecários e usuários, na pesquisa a ser realizada durante o Mestrado, pretende-se efetuar um estudos junto às bibliotecas das universidades públicas brasileiras para identificar como elas vêm utilizando dispositivos de comunicação a exemplo do “fale conosco”, listas e fóruns de discussão, blogs, twitters, como espaço de comunicação com seus usuários para mediar à informação.

(4)

Figura 1: Delineamento temático da pesquisa.

Dessa maneira, a pesquisa possui como objetivo geral: identificar e analisar como as bibliotecas universitárias federais e estaduais têm explorado os dispositivos de comunicação nos websites para ampliar suas ações voltadas à mediação para o acesso e uso da informação.

Para alcançar esse objetivo geral, foram traçados como objetivos específicos: a) levantar quais os dispositivos de comunicação mais utilizados para interlocução

direta com os usuários nos sites dessas bibliotecas;

b) verificar se e como os bibliotecários respondem às questões apresentadas pelos usuários através desses dispositivos de comunicação em seus ambientes virtuais;

c) identificar se a resposta oferecida ao usuário pelo bibliotecário deixa alguma possibilidade de abertura para uma interlocução continuada.

(5)

utilizados na web pelas bibliotecas, com a realização de estudos de casos para identificação do modo como esses dispositivos vêm sendo usados na mediação da informação. A técnica da observação direta e intensa dos websites será adotada para análise do uso desses dispositivos e se o mesmo tem ampliado a mediação da biblioteca para o acesso e uso da informação.

Os estudos de casos serão realizados a partir da seleção de uma amostra, junto a qual se estabelecerá contatos através desses dispositivos de comunicação, na condição de usuário potencial, verificando-se o tipo de interlocução que ocorre com maior freqüência e de que maneira os bibliotecários costumam formular suas respostas. Também se buscará avaliar as possibilidades de abertura para ampliação e fortalecimento da interlocução entre usuários e biblioteca. Caso os resultados dessa segunda etapa da pesquisa indiquem a necessidade de maiores esclarecimentos sobre o uso desses dispositivos, considera-se a possibilidade de adoção da técnica de aplicação de questionários junto aos bibliotecários dessa amostra.

O procedimento de análise dos dados coletados será tanto quantitativo quanto qualitativo, pois, no primeiro momento se identificará e quantificará os dispositivos de comunicação utilizados nos sites das bibliotecas. Já no segundo momento será observada a comunicação realizada entre bibliotecários e usuários por meio de uma análise qualitativa, a partir da adoção da técnica da análise do discurso construído nessa interlocução.

3 BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E REDES

SOCIAIS: relações possíveis e promissoras para a comunicação através da web

2.0

(6)

mediação que possibilitem a esses sujeitos estabelecer uma nova relação entre os elementos materiais e imateriais disponíveis na biblioteca, modificando a sua relação com o meio social em que vivem e tornando-se autônomos na medida em que se tornam capazes de criar e recriar novas oportunidades.

Ao refletirem sobre as atividades mediadoras da informação que desenvolvem, de modo a aproximar as informações das perspectivas e necessidades apresentadas pelos usuários, enquanto sujeitos singulares, os bibliotecários estarão favorecendo a utilização da informação, não apenas como um elemento fora do contexto individual de cada um, mas como fonte que permite espaços de significação. Dessa maneira, o conjunto de atividades desenvolvidas pelos bibliotecários possibilita que seus usuários tenham acesso e apropriem-se de novas informações. Nessa perspectiva é que a mediação da informação é compreendida como

[...] toda ação de interferência - realizada pelo profissional da informação-direta ou ininformação-direta; consciente ou inconsciente; singular ou plural, individual ou coletiva; que propicia a apropriação de informação que satisfaça, plena ou parcialmente, uma necessidade informacional. (ALMEIDA JÚNIOR, 2008).

Na perspectiva que considera a importância do espaço de significação que se abre a partir do acesso e uso da informação é que Shera, ao tratar do objetivo social da Biblioteconomia e da biblioteca, alerta que seja qual for o nível intelectual do universo para o qual esta esteja voltada, ela deve operar no sentido de

[...] aumentar a utilidade social dos registros gráficos. [...] a biblioteconomia deve servir à sociedade em toda extensão de suas potencialidades, deve ser muito mais do que um monte de truques para encontrar um determinado livro numa estante particular, para um consulente particular. Certamente é isso também, mas fundamentalmente biblioteconomia é a gerência do conhecimento. (SHERA, 1977, destaque nosso).

(7)

permitam aos usuários ultrapassarem suas necessidades imediatas, potencializando as condições a partir das quais eles possam gerar significações, atribuindo valor e sentido aos conteúdos informacionais acessados. O bibliotecário apenas cumprirá essa atividade quando se entender como mediador, como um profissional que reconhece que é a partir da interlocução com o sujeito que busca a informação, que se pode identificar suas necessidades singulares de informação e atuar em um processo de mediação que apóie a apropriação da informação.

Nesse sentido, Perrotti (2010) reflete que “[...] a mediação na perspectiva da apropriação é, assim, um modo de interlocução com o desejo (do outro e do próprio mediador). O desejo de nomear, de atribuir sentidos, de significar o mundo.” Dessa maneira, o bibliotecário, mediador da informação, é aquele que interage com dois “desejos”, o primeiro é o seu próprio desejo, que possibilita desenvolver atividades tradicionais como também inovadoras, que tenham por objetivo o acesso, uso e apropriação da informação pelo usuário. E o segundo desejo que é singular dos sujeitos: o desejo de ter acesso à informação, apropriar-se dessa e atribuir sentido. Esse último está intrinsecamente ligado ao primeiro, haja vista que no ambiente da biblioteca, só será possível o acesso e uso da informação a partir das atividades desenvolvidas pelos bibliotecários. Por outro lado, ainda que não haja uma pré-disposição no sujeito de utilizar e interagir com a informação, o bibliotecário poderá desenvolver ações que possibilitem ao usuário desenvolver competências para ser proficiente em informação.

Nesse sentido, pode-se inferir que a biblioteca universitária também pode auxiliar o sujeito com o qual interage (usuário) a se desenvolver socialmente e cognitivamente, por ampliar seu contato com informações apresentadas na sala de aula e também diferenciadas dessas, apoiando sua interação constantemente com objetos culturais. Assim, além de apoiar individualmente seus usuários, auxiliando-os no acesso e uso da informação, a biblioteca universitária também pode desenvolver atividades de mediação, interagindo com as redes sociais para a promoção do debate e da troca de informações.

(8)

compartilhados.” Nesse sentido, a biblioteca, ao interagir com as redes sociais, poderá possibilitar aos usuários participantes dessas, a ampliação do conhecimento e a produção de informações, pois no momento de debate os sujeitos podem construir argumentos e reflexões que facilitam a apropriação, além das trocas de informações.

A web 2.0 potencializa a interlocução entre os sujeitos na internet, ao ampliar a cultura participativa e dinâmica, e possibilita aos sujeitos uma comunicação mais intensiva e colaborativa nesse espaço. Segundo Blattmann e Silva (2007), “A construção de espaços para colaboração, interação e participação comunitária tem sido chamado de

Web 2.0.” Através das ferramentas de comunicação criadas e disponibilizadas na web, os sujeitos podem criar e compartilhar informações, atraindo indivíduos que possuam necessidades e características comuns, formando rede de contato pessoal, acadêmico e

profissional. Portanto, esses recursos devem ser explorados para favorecer tanto

atividades de mediação para o acesso e uso da informação, quanto para o desenvolvimento de atividades de mediação que apóiem os sujeitos no processo de apropriação da informação.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A mediação da informação desenvolvida nas bibliotecas universitárias é um elemento essencial para favorecer o processo de construção de sentido e apropriação da informação. Nessa perspectiva, a comunicação através das atividades de mediação é fundamental, haja vista que, tanto em atividades de mediação indireta, como aquelas voltadas à organização da informação, quanto naquelas de mediação direta, a exemplo da disseminação seletiva de informação e dos serviços de referência, há um processo de comunicação. Embora as atividades de mediação direta possibilitem uma aproximação maior entre o bibliotecário e o usuário, e uma interação mais intensa, em ambas as atividades deve haver uma preocupação e uma atenção do bibliotecário em avaliar, inovar e propor melhorias no processo de comunicação com o usuário.

(9)

usuários, como também entre os próprios usuários, garantindo a troca de informações, o debate, e facilitando a apropriação da informação.

Assim, a pesquisa em curso, ao tornar evidente a importância do desenvolvimento do processo de interlocução, de maneira mais ampla e intensa entre bibliotecários e usuário, explorando a web 2.0, poderá contribuir para produzir reflexões quanto à necessidade de se

reestruturar as atividades de mediação da informação, com maior exploração dos dispositivos de comunicação do espaço virtual pelas bibliotecas universitárias.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da Informação e Múltiplas Linguagens. IN: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo. Anais ... São Paulo: Universidade de São Paulo/ECA, 2008. 1 CD-ROM.

BLATTMANN, Ursula; SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Colaboração e interação na web 2.0 e biblioteca 2.0. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 12, n. 2, 2007. Disponível em:

<http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/530/664>. Acesso em: 20 set. 2009.

MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 30, n. 1, 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a09v30n1.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2010.

(10)

PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. Infoeducação: saberes e fazeres da

contemporaneidade. In: LARA, Marilda L. Ginez de; FUJINO, Asa; NORONHA, Daisy P. (Orgs.). Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007. p. 47-96.

SANTOS, Raquel do Rosário. Uso do espaço virtual na comunicação para mediação da informação: um estudo com as bibliotecas das universidades federais da Região Nordeste. 2009. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Orientadora: Profª. Drª.Henriette Ferreira Gomes.

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, foram criadas as seguintes hipóteses de investigação: H1 – O compromisso organizacional e o engagement são diferentes para as categorias dos militares dos

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e