• Nenhum resultado encontrado

COMBOIO NOTURNO PARA LISBOA NIGHT TRAIN TO LISBON

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMBOIO NOTURNO PARA LISBOA NIGHT TRAIN TO LISBON"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

COMBOIO NOTURNO PARA LISBOA

NIGHT TRAIN TO LISBON

(2)

NOS CINEMAS A 21 DE MARÇO

INTRODUÇÃO

“Um dia, um livro de Amadeu de Prado, um misterioso autor português e um bilhete de comboio caem nas mãos de Raimund Gregorius, um discreto professor de Latim, em Berna.

O Livro de Amadeu de Prado desencadeia um choque de culturas em Raimund, que acaba por deixar toda a sua vida para trás e apanha o comboio para Lisboa, com a intenção de descobrir mais sobre o autor que o fascina, um aristocrata rebelde que esteve envolvido com as forças da resistência que levaram à Revolução dos Cravos.”

SINOPSE

A vida de Raimund Gregorius é muito bem organizada, mas monótona e previsível. 0 Professor de Latim, de 57 anos, vive num minúsculo apartamento em Berna, vai a pé todos os dias para a escola onde ensina uma disciplina que interessa pouco à maioria dos alunos, e, à noite, incapaz de adormecer, joga xadrez consigo próprio.

O dia que vai mudar a sua vida, começa como um outro dia qualquer. Quando atravessa a Ponte, no caminho para a escola, vê uma mulher jovem, com um casaco de pele vermelha, prestes a atirar-se ao rio. Raimund salva a vida desta mulher e, inadvertidamente, ela salva a vida dele. A mulher acompanha-o até à escacompanha-ola e, nacompanha-o caminhacompanha-o, Raimund pergunta-lhe se tem nacompanha-oçãacompanha-o de que pacompanha-ode mudar a sua vida num instante.

Quando a enigmática mulher se esquece do casaco vermelho na sala de aula, Raimund corre atrás dela, para surpresa dos seus alunos. Não a consegue encontrar mas, no bolso do casaco, descobre um livro e dois bilhetes de comboio para Lisboa.

Raimund chega à Estacão no momento em que o comboio está prestes a partir. Não descobre a mulher em lado nenhum e, inexplicavelmente e no último minuto, embarca no comboio. Durante a viagem, Raimund começa a ler o livro - um profundo trabalho de Amadeu Prado, um médico português, revolucionário e filósofo.

Quando Raimund chega a Lisboa esta ansioso por conhecer o homem cujas palavras o tocaram profundamente. Mas Amadeu morreu já há muito tempo e Raimund decide procurar a irmã mais velha e alguns dos amigos do escritor. Como um detetive obcecado por um caso, Raimund junta gradualmente as peças de uma intrigante história de amizade e relações familiares, opressão e revolução, lealdade e traição, amor e ciúme, de luta contra o regime de Salazar. O brilhante intelecto e extraordinária capacidade de observação de Amadeu dão aos acontecimentos uma profundidade para além da narrativa.

Raimund conhece então Mariana Eça, uma oftalmologista que o apresenta a um tio que conheceu Amadeu durante o período revolucionário, e que pode ajudar Raimund nas suas investigações. Mariana faz realçar um outro lado de Raimund, ajudando-o a ver tudo de forma mais clara, quer em termos literários quer em termos metafóricos.

(3)

A perspetiva de um romance começa lentamente a desenvolver-se entre Raimund e Mariana. Acabam por viajar até Espanha, para conhecer Estefânia, a mulher que Amadeu amou e que pode preencher as peças que faltam da história de Amadeu.

Ao explorar a vida do escritor, Raimund reflete sobre a sua própria vida. No final, no limiar do embarque do comboio noturno para Lisboa, Raimund é confrontado com a mesma pergunta que fez a mulher jovem no dia em que a conheceu: Tens noção de que podes mudar a tua vida num instante?

O ROMANCE

O romance Comboio Noturno Para Lisboa, de Pascal Mercier foi lançado em 2004 pela editora alemã Hanser Verlag e é um dos mais bem sucedidos romances da língua alemã dos últimos anos.

Na Alemanha, vendeu mais de 1.8 milhões de cópias.

Foi contemplado com diversos prémios, incluindo o “Prémio Grinzane Cavour”, em Itália para o melhor romance estrangeiro e o “Prémio Marie Louise Kaschnitz” na Alemanha. Comboio Noturno para Lisboa foi traduzido em 15 idiomas e vendido em mais de 30 de países.

O REALIZADOR

BILLE AUGUST

NOTA DO REALIZADOR

“Comboio Noturno Para Lisboa é uma extraordinária história de suspense filosófico. Como o próprio título indica, é sobre uma viagem.

Especificamente, para mim, é sobre uma viagem de um homem que desistiu da vida, mas que, através de um encontro casual, encontra em si próprio um impulso para uma realidade completamente nova, que o leva a descobrir novos significados dentro da sua própria vida, dando-lhe uma fresca e esperança no futuro. A linha crítica – seguida pelo protagonista na sequência de uma abertura perante a jovem rapariga que Raimund tinha acabado de salvar de uma tentativa de suicídio – é:

Tu sabes que podes mudar a tua vida num instante?

Ironicamente, o nosso herói em plena consciência disso e aprecia o significado dessa declaração. Esse absurdo da condição humana – ser capaz de articular as tão chamadas verdades sem as viver de facto – há muito que me fascina. Não estou a fazer juízo de valor sobre essa condição, mas simpatizo com ela, procurando apresentar às pessoas um raciocínio sobre esta contradição, permitindo-lhe sentir que não estão sozinhas no que é essencialmente uma posição trágica na vida; para que elas possam, também,

(4)

ter uma verdadeira escolha e possam, com alguma sorte e de alguma forma, mudar o sentido do que está à sua volta.”

FILMOGRAFIA

The House of Spirits Pell and the Conquerer The Best Intentions Les Misérables

Smilla’s Sence of Snow Goodbye Bajana (entre outros)

ELENCO

JEREMY IRONS

Raimund Gregorious

JACK HUSTON

Amadeu Prado

MELANIE LAURENT

Jovem Estefânia

CHARLOTTE RAMPLING

Adriana (Adulta)

CHRISTOPHER LEE

Velho Padre

AUGUST DIEHL

Jorge O’Kelly (jovem)

(5)

BRUNO GANZ

Jorge O’Kelly (adulto)

LENA OLIN

Estefânia (adulta)

BURGHART KLAUSSNER

Juíz Prado (pai de Amadeu)

NICOLAU BREYNER

Da Silva

BEATRIZ BATARDA

Adriana (jovem)

MARCO D’ALMEIDA

João Eça (jovem)

ADRIANO LUZ

Mendes (PIDE)

JOÃO LAGARTO

Polícia

JOSÉ WALLENSTEIN

PIDE

MARTINA GEDEK

Mariana

Sir TOM COURTENAY

(6)

“Será que existe um segredo debaixo da superfície da

atividade humana?”

“E se nós realmente apenas vivemos uma parte do que temos

dentro de nós, o que acontece ao resto?”

Distribuição Nacional

ZON Audiovisuais

Saúl Rafael – saul.x.rafael@zon.pt 217824478 Andreia Moura – andreia.f.moura@zon.pt

21 782 44 18 Andreia Santos – andreia.c.santos@zon.pt

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

6. Analisadas as perdas de água do exercício, em todas as fases de percurso, desde a captação até à utilização pelo cliente, verifica- -se que o índice global de perdas, de

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a