• Nenhum resultado encontrado

Rua Ceará, 2245 Vila Célia Campo Grande/MS Fone: fax:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Rua Ceará, 2245 Vila Célia Campo Grande/MS Fone: fax:"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

RESOLUÇÃO Nº 002/2013 - CONSELHO DO SESCOOP/MS

Aprova a orientação para compra de materiais e serviços nos casos de dispensa e inexigibilidade de licitação, de acordo com a Resolução nº 850, de 28 de fevereiro de 2012 e Resolução nº 860 de 10 de abril de 2012,

O Presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso do Sul, nos termos do Artigo 15º inciso XIII do Regimento Interno do SESCOOP/MS, considerando:

1. Que a resolução nº 850 de 28 de fevereiro de 2012, a provou o Regulamento de Licitação e Contratos do SESCOOP, revogando todas as disposições em contrário;

2. Que a resolução nº 860 de 10 de abril de 2012 regulamenta as normas gerais aplicáveis à compra de materiais e contratação de serviços nos casos de dispensa e inexigibilidade de licitação, baseando-se no Regulamento de Licitação e Contratos do SESCOOP e definindo-se que regras específicas complementares deverão ser objeto de elaboração e aprovação nas Unidades Estaduais.

3. Necessidade de adequar e compatibilizar orientações aprovadas pelo SESCOOP NACIONAL no SESCOOP/MS;

RESOLVE:

Art. 1º Aprovar a orientação para compra de materiais e serviços nos casos de dispensa e inexigibilidade de licitação, previstos nos artigo 9º e 10º do Regulamento de Licitação e Contratos do SESCOOP, parte integrante desta Resolução.

Art. 2º Esta Resolução entrará em vigor nesta data, revogando-se todas as disposições em contrário.

Campo Grande/MS, 15 de outubro de 2013.

Celso Ramos Régis Presidente

(2)

ORIENTAÇÃO PARA COMPRA DE MATERIAIS E SERVIÇOS NOS CASOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

ÍNDICE

1. OBJETIVO... 3

2. ÁREAS ENVOLVIDAS... 3

3. NORMAS GERAIS... 3

4. PROCEDIMENTOS... 3

5. DISPOSIÇÕES FINAIS... 3/5 6. ANEXO I – NOTA TÉCNICA/TERMO DE REFERÊNCIA... 6

7. ANEXO II – REQUISIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS... 7

8. ANEXO III – MAPA DE COTAÇÃO DE PREÇOS... 9

9. ANEXO IV – PEDIDO DE FORNECIMENTO... 10

10. ANEXO V – TERMO DE DISPENSA OU INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO... 11

11. ANEXO VI – EXTRATO DE DECLARAÇÃO DE DISPENSA OU INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO... 12

(3)

1. OBJETIVO

1.1 Dispor sobre a formalização e instrução de processos administrativos de contratação direta – Dispensa e Inexigibilidade, concernente aos artigos 9º e 10 do Regulamento de Licitação e Contratos do SESCOOP, aprovado pela Resolução nº 850 de 28 de fevereiro de 2012 e Resolução 860 de 10 de abril de 2012 de forma a orientar as áreas requisitantes na aquisição de materiais e serviços.

2. ÁREAS ENVOLVIDAS

2.1 Todas as áreas requisitantes do SESCOOP/MS 3. NORMAS GERAIS

3.1 Todas as contratações diretas ao amparo da condição de dispensa de licitação ou da inexigibilidade de licitação, nos termos dos artigos 9º e 10º do Regulamento de Licitações e de contratos do SESCOOP/MS aprovado pela Resolução 850/2012 e 860/2012, observarão o disposto naqueles regulamentos e nas normas complementares de que trata esta Resolução.

4. DOS PROCEDIMENTOS

4.1 As aquisições de materiais e/ou serviços, de pessoas físicas ou jurídicas, reguladas nesta Resolução, que se enquadrarem nos casos de dispensa ou inexigibilidade, serão organizadas/processadas em processo administrativo interno específico a ser instaurada pela gerência ou assessoria interessada, o qual, após autuação realizada pela área responsável, será instruído, de forma cronológica, numerado e rubricado com os documentos abaixo relacionados:

I. De competência do SESCOOP/MS:

a. Nota Técnica/Termo de Referência;

b. Requisição de Produtos e Serviços;

c. Pesquisa de Preços/Justificativa de Preços com mapa de preços;

d. Análise Jurídica;

e. Termo de Dispensa ou inexigibilidade de Licitação;

f. Publicação do Extrato do Termo de Dispensa ou Inexigibilidade de Licitação;

g. Instrumento Jurídico – Contrato/Pedido de Fornecimento.

II. De competência da empresa ou entidade a ser contratada;

a. Comprovante de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ/MF;

b. Cópia do Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social em vigor. Poderá ser solicitada cópia autenticada, caso seja de interesse do SESCOOP/MS ou instalada diligência para atestar sua veracidade.

c. Certidões de Regularidade Fiscal, relativa à regularidade com a Fazenda Federal e relativa à Seguridade Social e Fundo de Garantia por tempo de Serviço.

4.2 A Nota Técnica/Termo de Referência descrita no subitem 4.1, inciso I, alínea “a” desta Resolução deverá ser elaborada e assinada por profissional técnico da área interessada na contratação, assim designado pela gerência ou assessoria da área, dentre aqueles que tenham habilitação e conhecimentos suficientes no objeto a ser contratado e/ou adquirido, devendo ao final ser datada e assinada conjuntamente pelo profissional que a redigiu e a respectiva gerência da área, sendo que a nota técnica/termo de referência contemplará no mínimo os seguintes itens:

(4)

a) Descrição detalhada do objeto, com todas as particularidades que lhe integram, indicando, se houver, as circunstâncias que caracterizam sua natureza singular;

b) Justificativa/motivação da contratação e/ou aquisição, descrevendo as circunstâncias que as demandam;

c) Condições e prazos de execução ou entrega, inclusive indicando a forma de realização de cada atividade, quando aplicável;

d) Indicação do quantitativo unitário e total, observando as diversas unidades de valoração existentes;

e) Indicação da projeção do preço praticado no mercado;

f) Descrição da forma e condições de pagamento;

g) Local de entrega dos produtos/serviços;

4.3 A requisição de Produtos e Serviços disposta no subitem 4.1, inciso I, alínea “b” deverá ser elaborada pela área técnica responsável pela proposição da contratação, nos termos do formulário anexo desta Resolução (Anexo I I), contendo:

a) Descrição detalhada dos serviços e/ou materiais;

b) Estimativa de custo;

c) Classificação orçamentária pelo qual correrá a despesa;

d) Deliberação quanto à disponibilidade financeira e orçamentária pela Gerência de Operações;

e) Aprovação de despesas pelo ordenador de despesa.

4.4 A Pesquisa de Preços/Justificativa de Preços com mapa de preços disposta no subitem 4.1, inciso I, alínea “c” será elaborada pela área de compras e deverá observar o seguinte:

a) Dispensa de Licitação:

Realizada no mínima em 03 (três) empresas/fornecedores que atuam no ramos do objeto a ser contratado e/ou adquirido, salvo em casos devidamente justificados, para fins de confirmação de estimativa e custo, bem como da classificação da despesas e a indicação do menor preço encontrado, de forma que se permita, objetivamente, inferir que o preço está de acordo com as práticas do mercado.

b) Inexigibilidade de Licitação:

Realizada com base em preços praticados pela empresa no mercado e sua singularidade, podendo inclusive ser auferida por meio de notas fiscais emitidas pela empresa a ser contratada nos últimos 12 (doze) meses.

4.5 O Parecer Jurídico disposto no subitem 4.1, inciso I, alínea “d”, será elaborado pela Assessoria Jurídica, para subsidiar deliberação da Diretoria Executiva quanto à contratação a ser promovida e será elaborado após o recebimento do processo devidamente instruído e com todas as folhas numeradas sequencialmente. A análise da Assessoria Jurídica será realizada atendo-se aos aspectos formais da contratação, ou seja, de forma a se promover a subsunção da documentação acostada aos autos com as normas internas vigentes.

4.6 O termo de dispensa ou inexigibilidade de licitação disposto no subitem 4.1, inciso I, alínea “e”, e minuta anexa (anexo V), será elaborado pela Assessoria Jurídica, para aprovação/ratificação da Diretoria Executiva de todos os procedimentos adotados no processo administrativo específico.

4.7 A publicação do extrato do termo de dispensa ou de inexigibilidade de licitação, disposto no subitem 4.1, inciso I, alínea “f”, e minuta anexa (anexo VI) será realizada pela área de comunicação do SESCOOP/MS, ou setor responsável, mediante inserção do extrato de publicação no sítio eletrônico da entidade, com a indicação mínima de: a) modalidade específica (dispensa ou inexigibilidade); b) objeto a ser contratado; c) respectivo número da dispensa ou da inexigibilidade; e d) data da publicação.

(5)

4.8 A elaboração do instrumento jurídico (contrato/pedido de fornecimento) conforme disposto no subitem 4.1, inciso I, alínea “g”, será redigido e vistado pela Assessoria Jurídica, respeitadas as disposições dos artigos 25 a 32 do Regulamento de Licitações e de Contratos do Sescoop, depois de cumpridas todas as etapas descritas nos incisos “I” e “II” do subitem 4.1, o qual será encaminhado posteriormente para assinatura da Diretoria Executiva.

5. DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1 A pesquisa de preços poderá ser efetuada por “telefone” (Anexo II-A), por “fax” ou por “e-mail”, sendo que no caso de realização por telefone deverá ser reduzida a termo e assinada, com demonstração da data de realização da pesquisa, do número telefônico contatado, da hora da ligação, do nome da pessoa que foi consultada e do preço ofertado. Os valores obtidos na pesquisa de preços deverão ser apostos no Mapa de Cotação de Preços, conforme minuta apensada (anexo III).

5.2 Nos casos de aquisição de bens e/ou serviços de entrega imediata, ou seja, aqueles que não envolvam obrigações futuras pelo contratado e cujo valor total da contratação não ultrapasse R$ 5.000,00 (cinco mil reais), o documento relacionado na alínea “b” do inciso II, do subitem 4.1 poderá ser dispensado no ato da contratação.

5.3 A área técnica interessada e responsável pela contratação competirá:

a) Promover a análise quanto à notória especialização do profissional ou da equipe técnica da pessoa jurídica escolhida para a execução;

b) Acompanhar o processo administrativo até o seu arquivamento definitivo, após assinado o respectivo instrumento contratual pelas partes;

c) Promover o controle e acompanhamento quanto à execução física e financeira do objeto contratual; e

d) Promover a articulação com o contratado, com vistas ao atendimento de diligências do SESCOOP/MS, tanto de natureza administrativa como de natureza operacional.

5.4 Nos casos previstos no artigo 9º incisos VIII, IX, XII e no artigo 10 do Regulamento de Licitações e Contratos do Sescoop, Resolução 850/2012, o preço da contratação deverá ser circunstanciadamente justificado, inclusive com a apresentação de no mínimo 03 (três) propostas de preços atualizadas, praticadas no mercado, apresentadas por empresas do ramo do objeto a ser contratado, caso seja possível, devendo integrar o processo administrativo.

5.5 Conforme estabelecido no artigo 25 do Regulamento de Licitações e de Contratos do SESCOOP, nas dispensas e inexigibilidades, o Contrato poderá ser substituído por outro documento, como proposta com aceite, carta-contrato, autorização de fornecimento ou documento equivalente.

5.6 Após a prestação do serviço ou entrega do material, a documentação fiscal correspondente será devidamente atestada pela área técnica responsável que a encaminhará com o respectivo processo administrativo à Gerência Financeira para fins de pagamento.

5.7 A vigência do Contrato deverá contemplar todas as fases do objeto contratado, inclusive o pagamento.

5.8 Os casos omissos e não previstos nesta Resolução serão submetidos à apreciação do Conselho do SESCOOP/MS que deliberará sobre o assunto.

(6)

ANEXO I

NOTA TÉCNICA/TERMO DE REFERÊNCIA Descrição detalhada do objeto

Justificativa/motivação da contratação e/ou aquisição

Condições e prazos de execução ou entrega

Indicação da quantidade unitária e total

Indicação do preço praticado no mercado

Forma e condições de pagamento

Local da entrega dos produtos/serviços

Data: Assinatura técnico Assinatura Gerente da Área

(7)

ANEXO II

REQUISIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Processo nº:

Data:

Fonte de

Recursos Unidade Requisitante Patrocínio Responsável Próprio Projeto:

Externo Atividade:

Conta orçamentária:

Item Qtde Unidade Descrição Valor unitário

estimado R$ Valor total estimado R$

Observações:

Assinatura do Requisitante

Parecer orçamentário e financeiro

Disponibilidade

orçamentária sim não Disponibilidade

financeira sim não Ordenador de

despesas: De acordo em ____/____/____

(8)

ANEXO II - A

TERMO DE PESQUISA REALIZADA POR TELEFONE

Descrição do objeto

Data da realização da pesquisa

Nº do telefone contatado com DDD

Hora da realização da ligação Nome da pessoa consultada Preço ofertado pelo fornecedor

Nome e cargo do consultante

(9)

ANEXO III

MAPA DE COTAÇÃO DE PREÇOS

Modalidade:

Data:

Base Legal: inciso , art. da resolução nº de / /

EMPRESAS

A E

B F

C G

D H

ITEM QTDE UNID DESCRIÇÃO DO OBJETO A B C D Venc.

UNIT -

R$ TOTAL UNIT - R$ TOTAL

UNIT -

R$ TOTAL

UNIT –

R$ TOTAL

TOTAL A SER ADJUDICADO

Observações:

Data: / /

Responsável pelo preenchimento

Data: / /

Responsável pela área de compras

Campo Grande/MS, / / Superintendente

(10)

ANEXO IV

PEDIDO DE FORNECIMENTO

CONTRATANTE:

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DE MS – SESCOOP/MS -

Rua Ceará, 2245 Vila Célia – 79.022-390 – Campo Grande/MS CNPJ: 07.011.343/0001-09 - Inscrição Municipal: 00012106700-5 –

REPRESENTANTES:

Dalva Aparecida Garcia Caramalac – Superintendente RG: 567.226 SSP/MS e CPF: 073.651.951-34 e Celso Ramos Régis – Presidente – RG: 031.267 SSP/MS e CPF: 204.028.301-30

CONTRATADO:

Pedido Fornecimento n.: Data: Modalidade: Tipo do Produto:

Item Discriminação Unid. Quant. Preços

Unitário Total

Total Geral:

Importa o presente Pedido de Fornecimento em:

Campo Grande/MS / / .

Dalva Garcia Caramalac Superintendente

Campo Grande/MS / / .

Celso Ramos Régis Presidente

(11)

ANEXO V

TERMO DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

Processo Administrativo nº ...

Com fundamento no Art. ..., inciso ... alínea “....”, do Regulamento de Licitação e contratos do SESCOOP, no Termo de Referência e Parecer Jurídico, constantes deste processo administrativo nº ..., acolhemos a proposta da empresa ... e declaramos a dispensa/inexigibilidade da realização de licitação para...O valor total da contratação é de R$ ... (...), podendo ser acrescido de até 25% nos termos do art. 30 do Regulamento de Licitações e de contratos do SESCOOP.

Submetemos esta decisão ao Presidente.

Campo Grande, ... de ... de ...

...

Superintendente

RATIFICAÇÃO

Ratificamos o ato de dispensa/inexigibilidade de licitação epigrafado, exarado pela Superintendência do SESCOOP/MS, para contratação da... e

dispensamos/inexigimos a realização de licitação para

...na forma, preço e condições da proposta.

À área competente para providenciar a devida publicidade. Após, para redação do instrumento jurídico necessário.

Campo Grande, ...de... de ...

...

Presidente

(12)

ANEXO VI

EXTRATO DE DECLARAÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

Processo Administrativo:

Contratante:

Contratada:

CNPJ/MF nº:

Objeto:

Valor da Despesa:

Fundamento: Resolução 850/2012 e Resolução 860/2012 do SESCOOP NACIONAL e Art.

..., inciso ..., alínea “...” da Resolução nº 002/2013 do SESCOOP/MS.

Campo Grande, ...de ... de ...

...

Superintendente

Referências

Documentos relacionados

[r]

Raffael percebe a sexualização da personagem Lara Croft como exagerada e ressalta os antagonismos nas representações de personagens masculinos e femininos nos vídeo games, não

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

1 Pierre Lemounier 9h08min14s Montigne - França 2 Luiz Antônio dos Santos 9h28min44s Curitiba - PR 3 Vanderlei Mena Gonçalves 10h10min27s Flores da Cunha – RS 4 João Carlos A.

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

Em razão do repentino desaparecimento dos candidatos da coligação oposicionista, tanto os jornais que apoiavam os políticos udeno-trabalhistas, como é o caso do

Uma boa rotina para esse tipo de atleta seria com esses seis exercícios: desenvolvimento por trás, elevação lateral, elevação lateral com cabos, elevação com halteres para

Nos últimos anos no Japão teve um crescimento muito significativo de usuários Japoneses cadastrados em redes sociais onde são acessadas de diversos dispositivos