• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA e SAÚDE MENTAL - sob a forma de Residência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA e SAÚDE MENTAL - sob a forma de Residência"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA através da Superintendência de Educação Permanente e Comunicação em Saúde/Escola Estadual de Saúde Pública, juntamente com o Hospital Juliano Moreira e o Departamento de Psicologia da UFBA, oferecem o curso de Especialização em Psicologia Clínica e Saúde Mental (com ênfase na Teoria Psicanalítica e Terapia Familiar), sob a forma de Residência.

Voltado para profissionais graduados em Psicologia, este Programa de Residência, em nível de Especialização, oferece 03 (três) vagas e se desenvolverá em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, abrangendo um leque de conteúdos e práticas em Saúde Mental, trabalhando nos seguintes campos de conhecimento:

Psicanálise, Psicopatologia, Psicologia do Desenvolvimento (teoria da sexualidade), Pragmática da Comunicação Humana, Reforma Psiquiátrica no Brasil.

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA e SAÚDE MENTAL - sob a forma de Residência

Parceria: Estado da Bahia / SESAB / Hospital Juliano Moreira e Universidade Federal da Bahia / Departamento de Psicologia

EDITAL 2005

A SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA através da Superintendência de Educação Permanente e Comunicação em Saúde/Escola Estadual de Saúde Pública, juntamente com o Hospital Juliano Moreira e o Departamento de Psicologia da UFBA, oferecem o curso de Especialização em Psicologia Clínica e Saúde Mental, sob a forma de Residência, conforme o que se segue.

INSCRIÇÃO Vagas

São oferecidas 03 (três) vagas para os graduados em Psicologia.

Modalidades de Inscrição

A Inscrição será realizada no período 08/08 a 16/08/2005, na modalidade Não Presencial, pelo site www.consultec.com.br, onde o candidato encontrará o Requerimento de Inscrição e o Boleto bancário para pagamento da taxa de Inscrição.

Documentos

Para se inscrever nesse Processo Seletivo o candidato deve possuir os seguintes documentos: Cédula de Identidade Civil; Declaração do Chefe do Departamento de que realizou o estágio curricular, de pelo menos 02 semestres, em Psicologia Clínica; Diploma de Graduação ou Atestado de Conclusão do Curso; Curriculum Vitae e Carta de Intenções.

Atenção: a) Na declaração de estágio, emitida pelo Chefe do Departamento, deve constar o nome do Supervisor.

b)O Curriculum Vitae e a Carta de Intenções devem ser apresentados no momento da Entrevista pelos candidatos habilitados para essa etapa do Processo Seletivo.

Taxas

A taxa de inscrição é de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais), paga por boleto bancário gerado no site.

Procedimentos para Inscrição

A Inscrição será realizada obedecendo-se os seguintes procedimentos:

1.Leitura desse Manual do Candidato na página do referido Processo Seletivo 2. Preenchimento do Requerimento de Inscrição

3. Impressão do boleto bancário 4. Pagamento da Taxa de Inscrição

5. Envio dos documentos: Cédula de Identidade, Diploma de Graduação ou

(2)

Comprovante de conclusão do Curso, Declaração de estágio e Boleto Bancário pago (todos em fotocópia autenticada).

6. Verificação da situação da Inscrição, 72 horas após o pagamento do Boleto bancário e envio da documentação.

ATENÇÃO!

A Inscrição só será validada após o recebimento e análise dos documentos exigidos para a inscrição, pela CONSULTEC.

O encaminhamento dos documentos é de responsabilidade do candidato e poderá ser feito diretamente na Central de Atendimento Consultec ou enviado por SEDEX, tendo como data limite para recebimento pela Consultec, em ambos os casos, o dia 18/08/2005.

PROCESSO SELETIVO

O Processo Seletivo se constituirá de uma Prova de Conhecimento, de caráter eliminatório, e de uma Entrevista, de caráter eliminatório e classificatório.

Prova de Conhecimento

A Prova de Conhecimento terá 30 (trinta) questões, abordando conteúdos referentes à Bibliografia proposta para os candidatos (Anexo).

A Prova de Conhecimento será aplicada no dia 22 de Agosto de 2005(segunda- feira), das 14:30h às 17:30h, na Escola de Formação Técnica em Saúde Prof.

Jorge Novis, localizada à Av. Vasco da Gama s/n (ao lado do HGE), Vasco da Gama.

Os candidatos terão acesso à sala de provas das 14:10h às 14:30h, quando os portões serão fechados.

Para realização da Prova de Conhecimento deverá ser utilizada caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

Durante a realização da Prova de Conhecimento o candidato é o único responsável pelo manuseio do Caderno de Provas e pela qualidade das marcações feitas na Folha de Respostas, assim como pelo entendimento das instruções neles constantes.

O resultado da Prova de Conhecimento será divulgado pelo site www.consultec.com.br, no dia 23/08/2005, a partir das 17:00h.

A Prova de Conhecimento classifica os quinze primeiros colocados para a Entrevista.

Entrevista

Serão submetidos à Entrevista os quinze primeiros classificados na Prova de Conhecimento, considerando a relação de cinco candidatos por vaga oferecida.

A convocação para a Entrevista será divulgada no site www.consultec.com.br , no dia 25/08/2005, a partir das 16:00h

A Entrevista tem por objetivo identificar se o candidato apresenta perfil compatível com as atitudes necessárias ao trabalho em Psicologia Clínica e Saúde Mental.

A Entrevista será realizada nos dias 26 e 29/08/2005, no Hospital Juliano Moreira, em Narandiba.

A Entrevista será iniciada a partir das 8:00h, obedecendo distribuição divulgada junto com o resultado da Prova de Conhecimento.

Os candidatos receberão uma pontuação de 0 a 10, de acordo com seu desempenho na Entrevista, que se constituirá na Nota Final do Candidato.

Recurso

Caberá Recurso à Comissão Organizadora do Processo Seletivo Departamento de Psicologia da UFBA) do resultado da Prova de Conhecimento.

O Recurso será interposto por petição fundamentada que deverá especificar o seu objeto, o número da questão, além dos dados de identificação do candidato.

Ao Recurso serão anexadas cópias dos textos utilizados como referência bibliográfica.

(3)

O Recurso será entregue, por protocolo, na Central de Atendimento Consultec, até as 15:00 h do dia 24/08/2005.

O resultado do Recurso será divulgado, para ciência do candidato, na Central de Atendimento Consultec, no dia 25/08/2005, a partir das 15:00h.

Processo de Classificação

A apuração do resultado do Processo Seletivo obedecerá aos seguintes passos:

Contagem dos Escores Brutos de cada candidato na Prova de Conhecimento.

Padronização dos Escores Brutos de cada candidato.

Aplicação do ponto de corte de um e meio Desvio Padrão (1 ½ DP) abaixo da média aritmética dos escores padronizados dos candidatos presentes à Prova de Conhecimento.

Classificação dos candidatos na Prova de Conhecimento numa proporção de cinco candidatos por vaga.

Aplicação dos critérios de Desempate, se for o caso.

Convocação dos candidatos habilitados na Prova de Conhecimento para a Entrevista e respectiva análise do Curriculum Vitae e da Carta de Intenções.

Classificação dos candidatos por ordem decrescente de Pontos obtidos na Entrevista.

Convocação para matrícula dos candidatos classificados, até o limite das vagas previstas neste Edital.

ATENÇÃO!

Considerar-se-á habilitado na Prova de Conhecimento o candidato que obtiver nota padronizada igual ou superior ao Ponto de Corte de um e meio Desvio Padrão (1 ½ DP) abaixo da média aritmética dos escores padronizados dos candidatos presentes à Prova.

Não havendo candidatos habilitados em número suficiente, permanecerá a vaga a ela destinada sem preenchimento.

Critérios de Eliminação

Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que:

- faltar à Prova de Conhecimento e/ou à Entrevista;

- tirar zero em qualquer uma das fases: Prova de Conhecimento e Entrevista - não apresentar a documentação exigida no dia da Entrevista;

- não atingir o rendimento mínimo equivalente a um e meio Desvio Padrão (1 ½ DP) abaixo da média aritmética dos escores padronizados na Prova de Conhecimento.

Critério de Desempate

• Havendo coincidência de Nota Final entre dois ou mais candidatos selecionados, será convocado o candidato que apresentar maior acerto no conjunto das questões de conteúdos específicos relativos à Psicopatologia e Estruturas Clínicas.

Publicação do Resultado

• O resultado do Processo Seletivo será publicado, a partir das 15:00h do dia 30/08/2005, no site www.consultec.com.br.

MATRÍCULA

• A matrícula dos candidatos habilitados será realizada no dia 31/08/2005 no Hospital Juliano Moreira, das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h.

• A matrícula se concretizará após a assinatura de contrato junto à SESAB e o preenchimento da Ficha de Matrícula junto a Secretaria Geral de Cursos da UFBA.

• O contrato terá validade de 24 (vinte e quatro) meses.

• O candidato que deixar de concretizar a sua matrícula na data marcada perderá o direito à classificação no Processo Seletivo.

(4)

CONCESSÃO DE BOLSAS

• Serão concedidas, pelo SUS/SESAB, bolsas de estudo a todos os candidatos convocados para matrícula, no mesmo valor pago para os Programas de Residência Médica do MEC, durante o período da vigência do contrato, a contar da data de início do Programa.

• Os candidatos convocados que forem funcionários públicos (federais, estaduais ou municipais) no Estado da Bahia deverão, no ato da matrícula, apresentar ato formal de liberação da autoridade competente, na forma da legislação específica, condição indispensável para recebimento da bolsa.

• Não terão direito à bolsa os candidatos que forem funcionários públicos (federais, estaduais ou municipais) de fora do Estado da Bahia.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Durante a realização das duas fases do Processo Seletivo não será permitido o uso de telefone celular nem de máquina de calcular ou outro tipo de equipamento eletrônico.

O acesso do candidato à sala para realização da Prova de Conhecimento e da Entrevista se fará mediante a apresentação da Cédula de Identidade Civil, com a qual se inscreveu (original). Não serão aceitos como Documento de Identidade: Carteira de Habilitação, Certidão de Nascimento ou de Casamento, Carteira de Estudante ou de Agremiações estudantis, desportivas ou culturais.

Havendo necessidade, a Coordenação do Processo Seletivo poderá submeter o candidato a processo de identificação datiloscópica.

No ato da matrícula o candidato convocado deverá entregar o Diploma de Graduação e a Carteira de Registro no Conselho de Psicologia.

Todas as vagas serão preenchidas, desde que haja candidatos classificados, obedecendo-se rigorosamente a ordem de classificação publicada.

• Comprovada, em qualquer época, irregularidade na documentação apresentada pelo candidato, a Comissão Organizadora do Processo Seletivo cancelará a sua inscrição.

• O Curso será iniciado no dia 01/09/2005, e terá carga horária de 60 (sessenta) horas semanais com atividades teóricas e práticas no Hospital Juliano Moreira.

• O Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Psicologia Clínica e Saúde Mental, sob a forma de Residência, é uma responsabilidade conjunta da CONSULTEC - Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos Ltda., do Departamento de Psicologia da UFBA, do Hospital Juliano Moreira e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

• Todas as convocações e Listas de Resultados deste Processo Seletivo serão divulgados no site www.consultec.com.br.

• Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo.

Este Edital tem força de Lei e se completa com outras informações e Comunicados que forem oficialmente divulgados pelos realizadores do Processo Seletivo.

Informações Complementares: tel: 3330 3244 (Call Center Consultec)

(5)

ANEXO

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE RESIDÊNCIA EM PSICOLOGIA CLINICA E SAÚDE MENTAL

Noções básicas de psicanálise, ressaltando: as estruturas clínicas (neurose, psicose e perversão); compreensão psicanalítica do desenvolvimento e da sexualidade na infância. Pragmática da comunicação humana. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. A Reforma Psiquiátrica no Brasil.

Referências Bibliográficas

AMARANTE, Paulo. O homem e a serpente. Outras histórias para a loucura e a psiquiatria. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1996.

CIRINO, Oscar. Psicanálise e psiquiatria com criança: desenvolvimento e estrutura. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2000.

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

FREUD, Sigmund. As neuropsicoses de defesa. In: Edição Standard das Obras Completas Brasileiras de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1995. Vol.III [1895].

_____________.Vol.VII [1905] Três ensaios sobre a teoria da sexualidade.

_____________.Vol. XII [1912] O caso Schreber

_____________.Vol.XIX [1924] A perda da realidade na neurose e na psicose.

LACAN, Jacques. A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud. In:

Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

ROUDINESCO, Elizabeth. & PLON, Michael. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

WATZLAWICH, Paul et all. Pragmática da comunicação humana - um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interação. São Paulo: Cultrix, 1980.

Referências

Documentos relacionados

A descrição das atividades que podem vir a ser desempenhadas pelo AVISA, além de se fundamentar na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, envolvendo desde as ações

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

É docente no Instituto de Psiquiatria da UFRJ na coordenação do Curso de Especialização em Clínica Psicanalítica na área da Saúde Mental, onde também atua como supervisora

Por fim, o estudo mostrou que a relação de volume retirado e a carga crítica de flambagem são inversamente proporcionais, obtendo uma geometria ótima para todos

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

Nome do Projecto: Data do despacho autorização do projecto Ramo de Actividade do Projecto:. Usar o Classificador das

Psicóloga, especialista em Dependência Química pela Universidade Estácio de Sá/RJ, formação em Terapias Cognitivas pela Faculdade de Medicina da Universidade de

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma