• Nenhum resultado encontrado

A. INFORMAÇÃO BÁSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A. INFORMAÇÃO BÁSICA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Gesundheit

& Verbraucher Health

& Consumers Santé &

Consommateurs

A. INFORMAÇÃO BÁSICA

País : Finlândia

Título da iniciativa : [FI] Lasten sivut (Lasten asialla -projekti)

[PT] Sítio Web para Crianças Coordenador(a)/

Organização : Universidade de Jyväskylä, Centro Agora Competências essenciais

abordadas :

(na língua original e em inglês, se possível)

[FI] Kommunikointi äidinkielellä

[PT] Comunicação na língua materna

[FI] Digitaalinen kompetenssi

[PT] Competência digital

[FI] Sosiaalisuuteen ja kansalaisuuteen liittyvät taidot

[PT] Competência social e cívica

[FI] Tietoisuus kulttuurista ja kulttuurin ilmaisumuodot

[PT] Sensibilidade e expressão culturais Tipo de iniciativa e canais

de implementação usados (designadamente, reforma curricular introduzida por lei, etc.)

A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças (CNUDC), apresentada às crianças através de um sítio web, e manutenção e desenvolvimento do sítio. O sítio web está ligado ao trabalho do Provedor das Crianças na Finlândia.

Parceiros : Provedor das Crianças na Finlândia Âmbito :

(alunos/professores/escola;

nível local/regional/nacional)

Alunos do ensino básico Nacional

Contexto de aprendizagem : (formal ou não formal)

O sítio web pode ser utilizado tanto em contextos formais, como não formais. Existem, por exemplo, várias turmas que participam ativamente nas atividades relacionadas com o sítio web.

Nível(is) de ensino : (ensino primário, ensino secundário inferior ou su- perior)

Ensino primário e também, em certa medida, educação infantil inicial

FINLÂNDIA (2) - 2012

SÍTIO WEB PARA CRIANÇAS

(2)

Grupos-alvo : Crianças do ensino primário, seus professores e encarregados de educação

Calendário :

(data de início e fim) 2006 - em curso

Ligações relevantes : ∙ Provedor das Crianças na Finlândia: www.lapsiasia.fi/en/frontpage ∙ Sítio Web para Crianças: www.lastensivut.fi

(3)

http://keyconet.eun.org 3

O objetivo deste sítio web é proporcionar um canal em que as crianças possam exprimir-se sobre questões que lhes digam respeito e que sirva como ferramenta de comunicação para informá-las sobre a CNUDC, de forma que lhes seja acessível. O sítio web funciona como uma plataforma que procura fazer a diferença e como um fórum para as crianças e os jovens, incluin- do-os nos processos e tomada de decisões que os afetam, através do Provedor das Crianças na Finlândia. O sítio web oferece informações sobre as vidas quotidianas das crianças na Finlândia atual, ilustrando a vida e realidade das crianças e jovens, associando a situação das crianças finlandesas à aplicação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.

Fundamentação/contexto/motivação para lançar a iniciativa/reforma :

B. INFORMAÇÕES DETALHADAS

Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, participação das crianças.

Dimensões visadas pela iniciativa/reforma (designadamente, currículo, avaliação dos alunos, formação dos professores em serviço, autonomia escolar, etc.) :

Objetivos :

Os objetivos do sítio são:

∙ promover os direitos das crianças e reforçar o entendimento das crianças das questões que afetam as suas vidas quotidianas

∙ encorajar a participação das crianças

O Sítio Web para Crianças é um fórum que visa aumentar a consciência das crianças a res- peito dos seus direitos e encorajar a sua participação ativa nas questões que afetam as suas vidas quotidianas.

Abordagem geral (designadamente, holística - existência de uma estratégia abrangente ou de uma abordagem direcionada, centrada numa dimensão específica, etc.) :

Explicação detalhada da(s) competência(s) essencial(is) em questão :

∙ Comunicação na língua materna: as crianças podem exprimir as suas ideias, emoções e opiniões por escrito

∙ Competência digital: as crianças aprendem a usar os computadores como uma ferramenta de comunicação

(4)

Abordagem transcurricular: cidadania participativa e empreendedorismo; competências em TIC/competência digital

Disciplinas específicas implicadas ou abordagem transcurricular :

A iniciativa, o sítio web para crianças, foi lançada pelo provedor das crianças na Finlândia, que pretendia estabelecer uma ligação direta com as crianças finlandesas e, nesse sentido, contactou o Centro Agora, Universidade de Jyväskylä, e em conjunto definimos a conceção do sítio web. O provedor tem demonstrado empenhamento na contínua manutenção do sítio web e disponibi- lizou os recursos (fundos do Ministério dos Assuntos Sociais e Saúde) para que o Centro Agora desenvolvesse as tarefas de conceção, manutenção e atualização do sítio. Ao longo dos anos, uma rede de escolas finlandesas tem estado igualmente ativa, tanto no processo de conceção conjun- ta, como nos diversos usos do sítio web. A manutenção do sítio está incluída nos ambientes de aprendizagem inovadores do departamento de investigação do Centro Agora. Quer isto dizer que a conceção conjunta e ainda o uso concreto do sítio web estão intimamente ligados e baseiam-se nas atividades de pesquisa, métodos e temas do departamento de investigação.

De que modo a iniciativa/reforma está a ser implementada (designadamente, processo adota- do, empenhamento político, consulta dos parceiros e respetivos papéis, incentivos aos parceiros, financiamento específico, materiais didáticos, definição de metas e modelos, mecanismos de aval- iação, impacto sobre a formação de formadores/desenvolvimento profissional e práticas escolares/

liderança, intensificação da abordagem com base na pesquisa/factos, etc.) :

A primeira versão do sítio web foi concebida em 2006. Desde então, houve várias atual- izações do sítio, assim como vários ciclos de conceção voltada para o utilizador e estudos sobre os utilizadores relacionados com o sítio web. Pode agora afirmar-se que o sítio web está a funcionar em pleno, sendo parte de uma prática instituída, mas necessita contudo de permanente atualização do seu conteúdo, layout e características tecnológicas, a fim de atrair os utilizadores e assegurar o seu continuado envolvimento.

Etapa/fase atual de implementação :

∙ Competências sociais e cívicas: as crianças adquirirão informações sobre democracia, justiça, igualdade, etc., e aprendem a ser ativas em relação às questões que afetam as suas vidas quotidianas

∙ Sensibilização e expressão culturais: Através de páginas temáticas interativas, as crianças aprendem a exprimir as suas opiniões (nomeadamente sobre a criatividade, a pobreza, etc.)

(5)

http://keyconet.eun.org 5

O sítio web contém conteúdos prontos a usar para as crianças relacionados com os seus dire- itos, mas também as encoraja a produzir conteúdos próprios, o que contribui para alargar a perspetiva das crianças sobre as suas vidas quotidianas. O objetivo é conceber o sítio web de um modo pedagogicamente relevante, ou seja, o uso do sítio web dá potencialmente às cri- anças a possibilidade de aprenderem competências essenciais. Os professores são orientados na utilização do sítio web com as crianças.

Questões pedagógicas (questões relacionadas com a forma como as competências essenciais estão a ser ensinadas aos alunos e como os professores estão a ser preparados para ensiná-las) :

∙ As crianças dispõem de um local de encontro virtual. Encoraja as crianças a expressarem as suas ideias e experiências, designadamente através da escrita e do desenho.

∙ Não é formal, o que o torna acessível.

∙ O sítio web proporciona ainda um fórum para os professores através do qual eles podem informar e estimular as crianças a respeito das questões ligadas aos seus direitos e à ex- pressão das suas próprias opiniões.

Aspetos positivos (para identificar facilitadores) :

∙ O desafio contínuo consiste em aumentar o número de crianças que utilizam o sítio. O sítio poderia ser melhor “comercializado” na Finlândia através de vários meios (como a comunicação social). Poderíamos dispor de uma rede mais vasta de professores ativos que envolvessem as suas turmas como produtores de conteúdos do sítio web.

∙ Por outro lado, quantas mais crianças utilizarem o sítio, maior é a necessidade de manter o seu conteúdo. Houve esforços de conceção para tornar o sítio o mais acessível possível (de fácil utilização, ou seja, com adição simples de conteúdos) para que as próprias cri- anças possam produzir conteúdos. Contudo, este esforço resultou também em conteúdos impróprios. A manutenção do sítio web exige uma avaliação contínua do seu uso continua- do, bem como dos desejos das crianças, de modo a tornar-se atraente para elas.

∙ Riscos de utilização imprópria do sítio. A manutenção de conteúdo do sítio web é perma- nente e os conteúdos impróprios são eliminados/não incluídos.

Desafios e de que modo estão a ser abordados (para identificar obstáculos e soluções) :

O sítio web foi concebido conjuntamente com as crianças e os professores nas escolas primári- as, de acordo com os princípios de uma conceção voltada para o utilizador. O processo de con- ceção teve início com o arranque do projeto e tem continuado por várias fases de atualização do seu conteúdo e layout. Durante as diversas fases de atualização, o sítio web foi, assim, aval- iado pelos utilizadores (crianças e professores). Com base nas avaliações, o sítio web foi mais desenvolvido. Este desenvolvimento incluiu a avaliação dos diferentes utilizadores e também da relevância do sítio para as crianças. O conteúdo, especialmente o conteúdo criado pelos uti- lizadores, é continuamente avaliado pela equipa (no Centro Agora e no gabinete do provedor das crianças) responsável pelos conteúdos e pela manutenção técnica do sítio web.

Monitorização e avaliação realizadas/planeadas e que métodos estão a ser usados (desig- nadamente, controlo de qualidade interna/externa, inspeção, avaliações nacionais, testes internac- ionais, autoavaliação, avaliações formativas ou sumativas) :

(6)

The KEYCONET project has been funded with support from the Lifelong Learning Programme of the European Commis- sion. Responsibility for this publication lies solely with the author, and the Commission is not responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Ver questão anterior: a avaliação do impacto está incluída no processo contínuo de conceção con- junta do sítio web.

Impacto (designadamente, eventual avaliação do impacto prevista) :

∙ Disseminação do sítio web e das experiências dos seus utilizadores, designadamente em sem- inários.

∙ Transmissão da informação de que o sítio está disponível junto de diversas redes escolares.

∙ Estabelecimento de uma rede de escolas ativas que participem nas diversas atividades de contínua conceção conjunta do sítio web, assim como das práticas com ele relacionadas (ou seja, existe um boneco de peluche, chamado “gato Sisu” que percorre as escolas). Através do gato Sisu, as turmas apresentam as suas vidas quotidianas e produzem conteúdos para o sítio web.

∙ Visibilidade na comunicação social ∙ Artigos de investigação

Comunicação da iniciativa/disseminação dos resultados e atividades :

Estudos de caso relacionados com as utilizações e efeitos do sítio web com vista à partici- pação das crianças e à compreensão dos seus direitos.

Seguimento contínuo (pelo menos duas vezes por ano) pelo conselho consultivo do sítio web para crianças.

Próximos passos/seguimento :

Para mais informações, contacte:

∙ Coordenadora de Investigação, Dra. Inka Mikkonen inka.m.mikkonen@jyu.fi

+358 40 805 4515

∙ Professora Marja Kankaanranta marja.kankaanranta@jyu.fi +358 40 866 9085

Informações adicionais :

(7)

http://keyconet.eun.org 7

O Sítio Web para Crianças visa os alunos do ensino primário. O projeto é implementado no Centro Agora da Universidade de Jyväskylä, em parceria com o Provedor das Crianças na Finlândia, a fim de criar um fórum para as crianças se expressarem sobre questões que afetam a sua vida quotidiana e encorajar a sua participação ativa. Funciona como uma ferramenta de comunicação para informar as crianças sobre a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (CNUDC), de um modo acessível, com vista a promover os direitos das crianças e a apoiar a sua participação.

O sítio web funciona como uma plataforma que procura fazer a diferença e como um fórum para as crianças e os jovens, incluindo-os nos processos e tomada de decisões que os afetam, através do Provedor das Crianças na Finlândia. O sítio web oferece informações sobre as vidas quotidianas das crianças na Finlândia atual, ilustrando a vida e realidade quotidiana das crianças e jovens, associando a situação das crianças finlandesas à aplicação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.

C. RESUMO

Referências

Documentos relacionados

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

LOCAL: Seminário sobre alimentos orgânicos e mecanismos oficiais de controle. HORÁRIO ATIVIDADE PALESTRANTE / COORDENAÇÃO /

Para isso, elegeram-se alguns momentos da história desta ins- tituição considerados relevantes para o seu entendimento: entre as décadas de 1850-1860, busca-se compreender as

5 — As regras a cumprir pelas edificações associadas aos usos e instalações referidas nos números anteriores, quando admissíveis, são as estabelecidas nas disposições

Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores Abipeças – Associação Brasileira da Indústria de Autopeças. Avenida Santo Amaro, 1.386

a. A doutrina da proteção integral. A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. Os direitos fundamentais da infância e da juventude. As diretrizes

Os autores ancoram-se na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças (1989) para afirmar a importância de dar voz às crianças e às suas reivindicações,

Um ajuste de dose de zolpidem não é necessário, mas os pacientes devem ser advertidos que a coadministração de zolpidem com cetoconazol pode aumentar os efeitos sedativos.. A