• Nenhum resultado encontrado

De a kg

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "De a kg"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Potência líquida 99 hp (74 kW)

Peso oPeracional De 14.700 a 16.600 kg

caPacidade da caçamba 0,42 m

3

a 0,70 m

3

(2)

E135Bsr

A força global da New Holland está na alta performance das suas máquinas. Presente nos cinco continentes, a New Holland é reconhecida pela eficiência, confiabilidade e, sobretudo, pela alta tecnologia que emprega em seus equipamentos.

Suas máquinas apresentam o mais alto padrão de qualidade internacional, e proporcionam soluções

locais em todos os segmentos em que atuam. Essa é a força global da New Holland, que consolida a

excelência da sua marca, no mercado mundial da construção.

(3)

MÁXIMA EFICIÊNCIA

A escavadeira E135BSR é a mais recente novidade e a última palavra em tecnologia de raio de giro reduzido (Short Radius – SR). Ela também incorpora o revolucionário sistema iNDr (Redução Integrada de Barulho e Poeira), responsável por uma considerável redução do nível de ruído da máquina.

É por isso que a E135BSR é a escavadeira perfeita para trabalhar em situações peculiares, onde o espaço é pequeno, e o baixo nível de ruído, necessário; assim como nas obras urbanas e na construção de rodovias.

Conheça, agora, a E135BSR, e veja porque ela é a escavadeira mais produtiva quando se trata de estabilidade e eficiência nas aplicações.

COMPACTA NO TAMANHO,

GRANDE NO RENDIMENTO.

(4)

E135Bsr

iNDr: baixíssimo nível de ruído, e proteção supereficaz contra poeira.

O

sistema de refrigeração iNDr (Redução Integrada de Barulho e Poeira) é uma solução que favorece o meio ambiente, maximiza o conforto do operador e possibilita, à E135BSR, trabalhar em áreas urbanas, com o mínimo de perturbação sonora.

Ele funciona da seguinte maneira: o ar da refrigeração, proveniente dos radiadores, passa pelo compartimento do motor, hermeticamente fechado, e é descarregado, no exterior, através de um único ponto.

O iNDr assegura uma alimentação de ar extremamente limpa, contribui para uma perfeita combustão do diesel e proporciona, além de mais rendimento do motor, menos consumo de combustível, e menor nível de poluição.

O projeto do compartimento do motor, aliado a uma instalação correta do material isolante, minimiza o nível de ruído do motor.

EXCELÊNCIA PARA TRABALHAR EM OBRAS URBANAS. EFICIÊNCIA PARA

MAIS PRODUTIVIDADE.

(5)

FLEXÍVEL, MODERNA E DE ALTA PRODUTIVIDADE

Versão com articulação tripla e opções de lâminas.

A

New Holland oferece, também, uma versão da E135BSR com articulação tripla.

Além de flexível, ela é uma máquina versátil, já que pode ser equipada com lâminas de 2.490 mm, 2.590 mm ou 2.690 mm, de acordo com a largura das sapatas da esteira.

Flexibilidade e versatilidade são diferenciais da E135BSR, que proporciona a melhor solução, de acordo com as atividades requeridas na obra. No reaterro de valas, por exemplo, a E135BSR reduz, consideravelmente, o tempo de trabalho, aumentando rendimento e produtividade.

Um novo conceito de pequeno raio de giro.

A

o redefinir o conceito de pequeno raio de giro, a New Holland consolida a sua liderança. A E135BSR é um projeto compacto, com rendimento e características dos modelos padrão.

A escavadeira E135BSR apresenta uma série de atributos superiores, e rendimentos excepcionais, na forma compacta e refinada da nova máquina Short Radius: baixo nível de barulho, conforto para o máximo rendimento do operador, e mais produtividade, com reduzido risco de danos à máquina. Tudo isso, a baixo custo operacional.

(6)

E135Bsr

P

rojetado para oferecer mais rendimento e alta produtividade, o motor Mitsubishi Commom Rail, de nova geração, representa a mais moderna tecnologia, proporcionando baixo consumo de combustível, e reduzido nível de poluição.

O sistema Common Rail assegura uma injeção de combustível sob alta pressão nos cilindros, otimizando a mistura. O volume de combustível, alimentado nos cilindros, é controlado eletronicamente, ou seja, é injetada a quantidade exata - requerida no instante exigido - de combustível que, misturado com o ar externo adicional, proporciona alta potência no motor, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de combustível e as emissões de poluentes.

Paralelamente, o nível de ruídos é consideravelmente baixo.

Em suma: o novo motor é silencioso, de alta durabilidade, eficiente e econômico, com reduzido custo operacional.

MOTOR COMMON RAIL

SISTEMA HIDRÁULICO

A

New Holland aperfeiçoou o sistema hidráulico, para a E135BSR se tornar uma máquina mais eficiente, de fácil controle, com mais precisão e ciclos mais rápidos, mais potente e com baixo consumo de combustível.

O sistema hidráulico possui uma bomba de última geração, silenciosa, e de alta tecnologia; uma eficiente válvula de controle; uma segunda válvula de controle do braço; giro elevado, e novas funções de seleção de modo operacional.

Todas essas inovações se traduzem em movimentos suaves e precisos, fazendo com que haja mais controle sobre a máquina; especialmente nas operações que exigem movimentos combinados. Tais características, excepcionais, atingem melhor desempenho com o novo dispositivo H.A.O.A.

H.A.O.A. (Dispositivo Operacional Ativo Hidroeletrônico)

O

H.A.O.A. é a mais eficaz combinação entre uma tecnologia eletrônica avançada, e um sistema hidráulico altamente sofisticado. Em função da demanda do trabalho e do operador, proporciona otimização, permanente, da vazão hidráulica, resultando em máximos controle, precisão, produtividade, conforto do operador, e economia de combustível.

Certificação Tier 3A. Melhor desempenho e mais proteção ao meio ambiente.

A

E135B-SR atende à regulamentação europeia, relacionada à compatibilidade eletromagnética e ao nível de ruído. Com a certificação Tier 3A, seu motor Mitsubishi tem reduzidas emissões de poluentes; bem abaixo das recomendadas pelas normas.

(7)

A.E.P. (Processador Eletrônico Avançado)

O A.E.P. é um processador eletrônico no qual o operador seleciona e monitora os principais parâmetros operacionais, as notificações de manutenção, o autodiagnóstico e a armazenagem de dados operacionais.

Essas informações são mostradas no novo monitor, que possui indicadores analógicos e tela digital, maior, e com iluminação de fundo, para facilitar a leitura.

O A.E.P. é simples de ser utilizado; cabendo, ao operador, a seleção do Modo de Trabalho. Feito isso, o A.E.P. fará a pré-regulagem do sistema hidráulico, para que a atividade escolhida seja executada.

- Modo S: para operações normais de trabalho.

- Modo H: para operações com potência máxima.

Há dois modos disponíveis para as aplicações especiais, e com ferramentas como martelos, trituradoras etc. Um seletor localizado no painel de

instrumentos permite que o operador selecione o fluxo de óleo das duas bombas.

- Modo A: ajusta o circuito hidráulico para os acessórios que exigem fluxo de duas vias.

- Modo B: para acessórios que exigem somente fluxo de uma via.

Os clientes podem escolher uma máquina com circuitos opcionais para martelo e triturador e/ou caçamba de giro total.

Tanto no modo A quanto no modo B, o operador pode ajustar a vazão em escalas de 10

l

/min, e a pressão, em escalas de 10 bars, usando os botões no monitor, para atender aos parâmetros do acessório que estiver sendo utilizado.

O operador pode salvar, na memória do sistema 9, combinações de fluxo e pressão nos modos de trabalho A e B, totalizando 18 combinações.

D.O.C. (Controle Otimizado do Braço de

Penetração)

A

Caixa da Válvula Principal dispõe de uma segunda válvula de controle, exclusiva para a operação do braço de penetração. O movimento “braço de penetração para fora” é realizado com fluxo duplo, isto é, através do fluxo das duas bombas. O movimento “braço de penetração para dentro” é ainda mais rápido, em função da dupla vazão combinada com o sistema “Conflux” ou recirculação do óleo não utilizado, desviado, da linha de retorno, para o tanque.

O D.O.C. proporciona uma combinação perfeita de velocidade, eficiência, precisão e mais produtividade.

Dispositivo de Redução Automática de Rotação (Auto-Idling)

Q

uando os controles são colocados na posição neutra, a rotação do motor é automaticamente reduzida; o que gera economia de combustível, redução dos níveis de barulho e poluição, e aumento da vida útil do motor. Ao se colocar um ou dois controles fora da posição neutra, o motor volta, rapidamente, à rotação máxima.

(8)

E135Bsr

interior da cabine

O

interior da cabine foi totalmente desenhado para melhorar o conforto do operador e aumentar seu desempenho. Todos os controles e comandos estão posicionados ergonomicamente, no lado direito, para facilitar tanto o alcance quanto as operações.

O rádio e o sistema de ar-condicionado automático, mais eficaz e de maior potência, são itens de série e proporcionam um agradável ambiente de trabalho, independentemente das condições climáticas externas.

O projeto interno e os materiais utilizados na cabine criam um ambiente elegante.

A construção rígida da cabine, combinada com amortecedores viscosos com silicone líquido, minimiza as vibrações. Orifícios com roscas na estrutura da cabine permitem a instalação rápida e simples da estrutura ROPS, opcional, e da proteção frontal, contribuindo efetivamente para aumentar a segurança do operador.

MONITOR A.E.P.

A

tela A.E.P. melhorou ainda mais a visibilidade. Ela incorpora indicadores analógicos que permitem captar a informação com um simples olhar, independentemente do ambiente operacional. As informações sobre manutenção são mostradas claramente e uma função de autodiagnóstico permite detectar, antecipadamente, quaisquer problemas de funcionamento. Além disso, problemas operacionais, anteriores, ficam armazenados.

SISTEMA DE ABERTURA DO VIDRO DIANTEIRO.

U

m dispositivo de fácil manejo simplifica a abertura e o fechamento da janela dianteira, ao mesmo tempo em que seu mecanismo a torna mais leve.

MElHOR DISPOSIçãO DOS INSTRUMENTOS.

O

s comutadores e controles da cabine foram deslocados para o lado direito, em uma posição de fácil alcance, e mais ergonômica, melhorando o conforto do operador.

(9)

GRANDE fACIlIDADE OPERACIONAl.

O

console esquerdo, que inclui a alavanca de bloqueio de segurança, pode ser levantado 10 graus a mais que no modelo anterior, o que facilita o acesso ao interior da cabine. Assim, o operador entra e sai da máquina com mais comodidade.

ASSENTO

MAIS CONfORTáVEl.

O

confortável assento anatômico pode ser ajustado em todas as direções, seja para frente ou para trás. O ajuste pode ser feito junto com os consoles laterais ou independentemente deles.

Os braços do assento são integrados aos consoles laterais, podendo ser levantados ou abaixados em quatro posições distintas, ou inclinados. Isso permite ao operador regular a melhor posição para o seu máximo conforto.

MAIS CONFORTO E SEGURANÇA PARA O

OPERADOR.

(10)

E135Bsr

Uma máquina projetada

para reduzir os custos operacionais.

A

configuração da máquina foi criada para facilitar, consideravelmente, inspeções diárias e manutenção, e economizar tempo com essas atividades. O filtro de óleo do motor, os filtros de combustível e o coletor de água são montados em posição afastada, sendo fáceis de alcançar, a partir do solo.

Tanto os filtros de combustível quanto o coletor de água, que removem elementos contaminadores e água, respectivamente, têm uma importante função na durabilidade e no desempenho do motor. Os componentes do sistema de refrigeração (radiador, resfriador de óleo hidráulico e intercooler) são, agora montados em paralelo; o que resulta em melhor eficiência na refrigeração e maior confiabilidade dos componentes. Por fim, eles são mais fáceis de checar e limpar.

Disposição moderna e elegante aliada à tecnologia de ponta.

O

layout simplificado dos componentes essenciais dos paineis laterais, direito e esquerdo, além de proporcionar melhor acesso aos serviços, reduz o custo com manutenção.

(11)

Inspeção visual e fácil limpeza dos filtros iNDr.

O

s filtros iNDr estão situados à frente dos componentes do sistema de refrigeração (radiador, resfriador de óleo hidráulico e intercooler) e estão montados em paralelo; o que resulta em mais eficiência na refrigeração.

O ar é alimentado diretamente do conduto de admissão através dos filtros iNDr, eliminando a poeira. O ar de admissão limpo, ao passar pelos componentes de refrigeração, reduz o risco de entupimento e diminui o tempo de manutenção.

Se for detectada sujeira antes do início dos trabalhos, os filtros podem ser facilmente desmontados e rapidamente limpos, a partir do nível do solo.

fusíveis.

O

s fusíveis estão localizados dentro da cabine, protegidos da poeira e da água, sendo facilmente acessados para melhor controle.

Óleo hidráulico

de longa vida útil.

O

óleo hidráulico de longa vida útil utilizado pela New Holland apresenta excelentes características antiemulsão, bem como uma mistura otimizada de aditivos antidesgaste e antioxidantes, o que aumenta sua vida útil para, até, 5 mil horas. Como resultado, reduz-se o número de trocas de óleo, o que representa uma enorme redução nos custos operacionais e maior atenção ao meio ambiente.

Manutenção

dentro da cabine.

T

apete em duas peças destacáveis, com alças para facilitar a remoção. Sobre ele, um dreno para auxiliar na limpeza do interior da cabine.

O filtro do ar-condicionado está posicionado sob o assento do operador e pode ser facilmente removido, sem o uso de ferramentas, a partir do solo, facilitando a limpeza.

FACILIDADE DE ACESSO

E MANUTENÇÃO

(12)

E135Bsr

Potência líquida no volante (ISO 14396/ECE R120) . . . .99 hp (74 kW) Rotação nominal . . . 2.000 rpm Marca e modelo . . . MITSUBISHI DO4 FR Tipo . . . .Motor diesel, common rail, injeção direta,

com turbocompressor e intercooler Cilindrada total . . . 4,25 l Número de cilindros . . . 4 Diâmetro x curso . . . 102 x 130 mm Torque máximo a 1.600 rpm . . . 375 Nm Controle eletrônico da rotação do motor tipo reostato.

Seletor automático de redução: retorna o motor para a rotação mínima quando os comandos estão em posição neutra. O motor atende às normas 97/68/CE TIER 3A.

Motor tiEr 3A

Voltagem . . . 24 V Alternador . . . 50 A Motor de partida . . . 2,4 kW Baterias padrão, isentas de manutenção . . . 2 Capacidade . . . 80 Ah

sistEMA ELÉtriCo

Bombas com maior capacidade que fornecem mais vazão sob baixa rotação;

novo projeto da caixa de válvula principal, incorporando uma segunda válvula de controle e novas funções para o caso de falha.

Tubulações de maior raio, com admissões flangeadas SAE.

Sistema H.A.O.A. (Assistência Ativa Hidroeletrônica) para fornecer mais potência hidráulica de acordo com a demanda do operador ou da aplicação.

Dispositivo E.S.S.C. (Sensor de Controle de Rotação do Motor) para aproveitar toda a potência hidráulica instalada.

Sistema D.O.C. (Controle Otimizado de Braço de Penetração) graças à segunda válvula de controle e ao sistema Conflux.

Sistema A.E.P. (Processador Eletrônico Avançado), que interage com o operador para a seleção e monitoramento dos principais parâmetros operacionais, programas de manutenção, autodiagnóstico e registro dos dados operacionais, através de um novo monitor de tela digital, maior, e indicadores analógicos.

Dois modos de operação:

- S = para trabalhos normais de escavação - H = quando se precisa de potência máxima Dois modos para implementos:

- A = para implementos que requerem vazão de duas vias

- B = para implementos que requerem somente vazão de uma via (como o martelo) Dispositivo para duplicação de vazão padrão e válvula de desvio acionada automaticamente quando se seleciona o modo A.

Dispositivo de alívio de pressão das tubulações para facilitar a troca de implemento, sem perda de óleo pelas tubulações.

filtro hidráulico extrafino (8 microns) para garantir uma perfeita filtragem do óleo;

o que contribui para aumentar os intervalos de troca de óleo.

Bombas principais:

Duas bombas de pistões axiais, com fluxo variável

Vazão máxima . . . 2 x 130 l/min Bombas de engrenagem para alimentação do circuito auxiliar

Vazão máxima . . . 20 l/min Pressão operacional máxima:

Equipamento . . . .34,3 MPa Giro . . . .28,0 MPa Translação . . . .34,3 MPa Circuito auxiliar . . . .5,0 MPa

sistEMA HiDrÁULiCo

Climatizador automático de série. Teto transparente

Comandos . . . Pilotados Duas alavancas de cursos cruzados que acionam todos os movimentos da máquina e o giro da estrutura superior.

Dois pedais com alavancas manuais para o controle de todos os movimentos das esteiras, inclusive a contrarrotação.

Uma alavanca de segurança que neutraliza, totalmente, o circuito hidráulico e as alavancas de controle de translação.

CABinE E CoMAnDos

Motores de giro . . . De pistões axiais Freio de giro . . . .A disco, com acionamento automático Redutor final . . . Redutor planetário, em banho de óleo Coroa de giro . . . Em banho de graxa Velocidade de giro . . . 11,5 rpm

sistEMA DE giro

Tipo . . . Hidrostática, duas velocidades 2 motores . . . .De pistões axiais e dupla cilindrada, alojados dentro dos carros Freios . . . A disco, em banho de óleo,

com acionamento automático e desbloqueio hidráulico Redutor final . . . Redutor planetário, em banho de óleo Rampa máxima . . . 70% (35º) (contínua) Velocidades de translação:

Baixa . . . .(versão L: de 0 a 3,0) .... de 0 a 3,6 km/h Alta . . . .(versão L: de 0 a 5,3) .... de 0 a 6,0 km/h Força na barra de tração . . . .(versão L: 156) .... 138 km/h Dispositivo automático de redução de marcha: com o seletor na posição de

“alta velocidade”, em caso de necessidade de tração adicional, ajustam-se os motores de translação para a cilindrada máxima.

trAnsMissÃo

Projeto do chassi, em X

Correntes da esteira seladas e reforçadas

. . . lC . . . l Roletes inferiores (cada lado) . . . .7 . . . 7 Roletes superiores (cada lado) . . . .2 . . . 2 Comprimento da esteira no solo . . . .3.040 mm . . . . 2.990 mm Bitola . . . .1.990 mm . . . . 2.040 mm Sapatas disponíveis (mm) . . . 500-600-700 . . . 800-900

PArtE roDAntE

Óleo lubrificante . . . 18,5 l Fluido anticongelante . . . 14,0 l Tanque de combustível . . . 200,0 l Sistema hidráulico . . . 140,0 l Redutor do sistema de giro . . . 1,7 l Redutores de translação (cada um) (versão L: 4,7) . . . 2,1 l

CAPACiDADEs DE ABAstECiMEnto

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E135Bsr

(13)

E135Bsr

L

D

K J

C A

I H

X Y

B E

DESEMPENHO DE ESCAVAÇÃO

E135Bsr DIMENSÕES (mm) – PESOS EM CONDIÇÕES DE TRABALHO

MONOBLOCO

Braço de penetração A B D E F G H I J L

2.840 mm 7.510 860 2.830 3.070 445 1.490 3.040 3.770 1.990 2.490

** Sem lâmina (opcional)

Monobloco = 4.680 mm

E135BSR

K – Largura das sapatas mm 500 600 700 C – Largura máxima mm 2.490 2.590 2.690 Peso em condições de trabalho (**) kg 14.200 14.400 14.600 Pressão específica sobre o solo bar 0,42 0,36 0,31

Largura da lâmina mm 2.490 2.590 2.690

Altura da lâmina mm 570 570 570

Peso da lâmina kg 470 480 490

X – Elevação máxima mm 500 500 500

Y – Escavação máxima mm 590 590 590

BRaço dE PEnEtRação 2.840

a mm 8.780

B mm 8.640

C mm 5.980

d mm 9.550

E mm 7.110

F mm 2.220

G mm 5.350

H mm 2.400

FoRça dE dESaGREGação 2.840

Caçamba dan 9.190

Braço dan 5.957

(14)

E135Bsr CAPACIDADE DE LEVANTAMENTO

aLtURa

+7,5 m 1,84* 1,84* 1,49* 1,49* 4,69

+ 6,0 m 2,57* 2,57* 1,67* 1,67* 1,25* 1,25* 6,19

+4,5 m 2,86* 2,86* 2,74* 2,05 1,18* 1,18* 7,06

+3,0 m 4,88* 4,88* 3,62* 3,19 3,05* 1,94 1,31* 1,26 1,19* 1,19* 7,53

+1,5 m 7,38* 5,43 4,55* 2,88 3,16 1,81 1,91* 1,21 1,29* 1,15 7,67

0 7,39* 4,94 4,81 2,64 3,03 1,69 1,55* 1,16 1,48* 1,15 7,51

-1,5 m 4,53* 4,53* 8,26* 4,83 4,68 2,53 2,96 1,63 1,86* 1,28 7,02

-3,0 m 7,04* 7,04* 7,12* 4,89 4,69 2,54 2,99 1,65 2,73* 1,61 6,12

-4,5 m 4,73* 4,73* 2,95* 2,69 2,87* 2,64 4,55

E135BSR Monobloco com Braço de Penetração de 2.840 mm

Dados (em toneladas)

A L C A N C E

FRONTAL LATERAL

A MÁXIMO ALCANCE

DISTÂNCIA FRONTAL LATERAL FRONTAL LATERAL FRONTAL LATERAL FRONTAL LATERAL FRONTAL LATERAL m

7,5 m 6,0 m

4,5 m 3,0 m

1,5 m

Dados indicados conforme a norma ISO 10567, com a escavadeira equipada com a caçamba. A carga indicada não excede 87% da capacidade de levantamento do sistema hidráulico ou 75% da carga de tombamento estática. Os valores marcados com um asterisco são limitados pela potência hidráulica.

E135Bsr

(15)

E135Bsr E135Bsr

n Trabalhar com eficiência em espaços reduzidos n Assegurar durabilidade e maior valor de revenda

n Produzir mais, com menos consumo de combustível n Respeitar o meio ambiente e o nosso futuro

PROJETADA PARA

(16)

Fábrica:

Contagem – Minas Gerais – Brasil Av. General David Sarnoff, 2.237 Inconfidentes – CEP 32210-900 Telefone: 31 2104-3111

Pós-VENDA DA REDE AuTORIzADA NEw HOllAND.

GARANTIA DE AlTA PERfORMANCE E PRODuTIVIDADE.

no SEU concESSIonÁRIo:

Escritório comercial:

Nova Lima – Minas Gerais – Brasil Rua Senador Milton Campos, 175 / 4° andar Vila da Serra – CEP 34000-000 Telefones: 31 2123-4902 / 31 2123-4904

A Rede Autorizada New Holland oferece serviços especializados, profissionais rigorosamente treinados pela fábrica e peças genuínas com garantia de qualidade e procedência, além de suporte total na compra do seu equipamento e facilidade no financiamento.

O serviço de Pós-Venda New Holland está à sua disposição para orientá-lo e apresentar as melhores opções na contratação de serviços autorizados e na aquisição de peças. Com ele, você garante a alta performance e o melhor desempenho da sua máquina, com toda segurança e com o menor custo-benefício.

Para ter total acesso à produtividade e à alta tecnologia que só a New Holland oferece, conte com o Pós-Venda da Rede Autorizada New Holland.

www.newholland.com.br

As dimensões, pesos e capacidades mostrados neste folheto, bem como qualquer conversão usada, são sempre aproximados e estão sujeitos a variações consideradas normais dentro das tolerâncias de fabricação. É política da new Holland o aprimoramento contínuo de seus produtos, reservando-se a empresa o direito de modificar as especificações e materiais ou introduzir melhoramentos a qualquer tempo sem prévio aviso ou obrigação de qualquer espécie. As ilustrações não mostram necessariamente o produto nas condições standard.

BRBE0244 – 04/2014

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

1º HOMOLOGAR o afastamento do Professor do Magistério Superior FERNANDO SÉRGIO VALENTE PINHEIRO, matrícula nº 388424, lotado no Campus Capanema, no período de 16

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

O trabalho teve como objetivo avaliar se riqueza e di- versidade da fauna associada ao guano de morcegos hematófagos eram afetadas pela área e forma das manchas dos depósitos, pelo pH