• Nenhum resultado encontrado

A Causa e a Cura de um Espírito Ferido

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A Causa e a Cura de um Espírito Ferido"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

A Causa e a Cura de um Espírito Ferido

Sermão nº 2494

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Fev/2019

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892

A causa e a cura de um espirito ferido / Charles H. Spurgeon

Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.

28p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?” (Provérbios 18:14)

Todo homem, mais cedo ou mais tarde, tem algum tipo de enfermidade. Pode ser que sua constituição, desde o início, esteja inclinada a certas doenças e dores, ou possivelmente, ao passar pela vida, sofrer de acidente ou declínio da saúde. Ele não pode, no entanto, ter qualquer enfermidade do corpo - ele pode gozar da grande bênção da saúde, mas pode ter o que é ainda pior - uma enfermidade mental. Haverá algo sobre a fraqueza de cada homem que ele alteraria se pudesse, ou, se não tivesse qualquer enfermidade de corpo ou mente, ele teria uma cruz para transportar de algum tipo - em seus parentes, em seus negócios, ou em algumas das suas circunstâncias. Seu mundo não é o Jardim do Éden, e você não pode fazê-lo assim! É como aquele jardim a este respeito - que a serpente está nele - e o rastro da serpente está sobre tudo aqui. Dizem que há um esqueleto em algum quarto ou outro na casa de todo mundo. Eu não direi tanto assim, mas estou convencido de que não há homem neste mundo, que não tenha provações de uma forma ou de outra, a menos que Deus permita que eles tenham sua parte nesta vida porque eles não terão nenhuma porção de felicidade na vida que está por vir!

Existem algumas dessas pessoas que parecem

(4)

4

não ter aflições e provações, mas como o apóstolo nos lembra, “Se você está sem castigo, do qual todos (a verdadeira semente do Senhor) são participantes, então vocês são bastardos. e não filhos.” E nenhum de nós gostaria de ter esse nome terrível aplicado a nós! Eu preferiria muito mais entrar na condição do apóstolo quando ele dissesse: “Portanto, com muita alegria, prefiro me gloriar em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo possa repousar sobre mim”. Digo novamente que todo homem terá que suportar uma enfermidade de um tipo ou outro. Suportar essa enfermidade não é difícil quando o espírito é sadio e forte - “O espírito firme de um homem o sustenta em sua enfermidade”.

I. Deixem-me, portanto, em primeiro lugar, tentar responder à pergunta - O QUE É O ESPÍRITO FIRME QUE SUSTENTARÁ AS ENFERMIDADES DE UM HOMEM? Tal espírito pode ser encontrado, em menor grau, em homens meramente naturais. Entre os estoicos havia homens que suportavam dor, pobreza e reprovação, sem evidenciar o menor sentimento. Entre os romanos, em seus dias heroicos, havia um chamado Scoevola que jogou a mão direita no fogo e permitiu que ela fosse queimada para que o tirano estrangeiro soubesse que havia romanos que não se importavam com a dor. Nós lemos histórias surpreendentes da paciência e resistência

(5)

5

severa de homens até mesmo naturais, para os quais o nosso texto é verdadeiro nesse sentido,

"o espírito firme de um homem irá sustentar sua enfermidade." Seja o que for que tenha sido colocado sobre alguns homens, que eles pareciam como ter suportado isto sem um cuidado ou sem um pensamento, de tão valente que era o coração deles dentro deles. No entanto, se soubéssemos mais dessas pessoas, descobriríamos que havia alguns pontos em que sua força natural lhes falhava, pois assim deve ser - a criatura em seu melhor estado é completamente vaidade!

Davi verdadeiramente disse: “Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus.” E a força mental pela qual os homens cristãos são capazes de suportar as suas fraquezas é de um tipo superior ao que provém do estoicismo, da severidade natural, ou da obediência a qualquer dos preceitos da filosofia humana.

O espírito que melhor suportará enfermidades é, antes de tudo, um espírito gracioso operado em nós pelo Espírito de Deus. Se você deve suportar seu problema sem reclamar. Se você deve sustentar seu fardo sem desmaiar. Se você deve voar com asas como águias. Se você deve correr sem cansaço e andar sem desmaiar, precisa ter a vida de Deus dentro de você - você deve nascer de novo! Você deve estar em união

(6)

6

viva com Aquele que é o Forte e que, pela vida que Ele implanta dentro de você, pode lhe dar sua própria força. Eu não acredito que nada, a não ser que o que é divino, suportará o desgaste das tentações deste mundo e das provações e problemas deste mundo - “Mero poder mortal se desvanecerá e morrerá, E o vigor da juventude cessará”, mas aqueles que confiam no Senhor e derivam seu poder dEle devem avançar até a vitória! Então, primeiro, se você sustentar sua enfermidade, você deve ter um espírito gracioso, isto é, um espírito renovado pela graça divina.

Além disso, penso que um espírito sadio que possa sustentar a enfermidade será um espírito purificado no precioso sangue de Cristo. “A consciência faz covardes de todos nós”, e é somente quando a consciência é pacificada pela aplicação do sangue da aspersão que somos capazes de sustentar nossas enfermidades. O filho tranquilo de Deus dirá: “O que importa se eu for tuberculoso? O que importa se eu tiver uma perna quebrada? Meu pecado me é perdoado e estou a caminho do céu - o que mais importa? Você às vezes não sentiu que, se tivesse que passar o resto de sua vida em uma masmorra, viver de pão e água, ou se deitar ali, como John Bunyan, teria dito, até que o musgo crescesse em suas pálpebras, ainda assim, contanto que você tenha certeza de que foi purificado do pecado pelo precioso sangue de

(7)

7

Cristo, você poderia suportar tudo isso! Pois, afinal, quais são as dores e os sofrimentos que os chicotes e flagelos desta vida mortal podem colocar sobre nós - comparados com os terrores que têm de ser suportados quando o pecado é discernido por uma consciência despertada, e a ira de Deus se encontra fortemente sobre nós?

Acredite em mim quando digo que preferiria sofrer tais dores físicas quando podem pertencer ao próprio inferno, do que suportaria a ira de Deus em meu espírito - pois não há nada que possa tocar a própria medula de nosso ser como um senso da ira divina quando se aproxima da alma, quando Deus parece mergulhar Suas flechas no lago de fogo, e depois atirar em nós até que elas ferem a própria menina dos nossos olhos, e todo o nosso ser parece ser uma massa de dor e miséria! Ah, isso é terrível! Mas, uma vez libertado de todo o medo da justa vingança de Deus, posso cantar com o Dr. Watts –

“Se o pecado é perdoado, estou seguro!

A morte não tem ardor ao lado.

A lei dá ao pecado o poder de condenação.

Mas Cristo, meu resgate, morreu.

Tirou o pecado e me deu

(8)

8

um espírito lavado

na fonte cheia de sangue, e eu posso pacientemente

passar por tudo e qualquer coisa, sendo o Senhor meu Ajudador.”

O tipo de espírito, então, que um homem precisa para sustentá-lo na sua enfermidade, é aquele que foi renovado pelo Espírito Santo e lavado no precioso sangue de Jesus!

Em seguida, é um espírito que se exercita diariamente para uma crescente confiança em Deus.

O espírito que nos sustenta na enfermidade não é um espírito de dúvida, medo e desconfiança.

Não há poder sobre um espírito como esse - é como um corpo sem osso, tendão ou músculo. A força está em acreditar. Aquele que pode confiar pode trabalhar. Aquele que pode confiar pode sofrer. O espírito que pode sustentar um homem em sua enfermidade é o espírito que pode dizer: “Embora Ele me mate, ainda assim confiarei nEle. Aconteça o que acontecer, não duvidarei de meu Deus, pois Sua palavra é forte e firme. Embora a minha casa não seja assim com Deus, todavia, Ele fez comigo um pacto eterno, ordenado em todas as coisas e seguro.”

(9)

9

Ó queridos senhores, tenho certeza de que se Deus os chamar para fazer negócios em grandes águas, você precisará da grande âncora de proa com você - você não se sentirá seguro sem ela!

Quando o Senhor lhe chamar para lutar com seus inimigos espirituais, você sentirá a necessidade de ter sobre você toda a armadura de Deus, e acima de tudo, você precisará tomar o escudo da fé, com o qual você será capaz de apagar o fogo dos dardos do inimigo!

Então, amado, nosso espírito deve ser um espírito renovado, um espírito lavado no sangue e um espírito crente, se quisermos ser sustentados em nossa enfermidade.

Devo também acrescentar minha crença de que nenhum espírito pode tão bem suportar a doença, a perda, a provação ou a tristeza como um espírito perfeitamente consagrado. O homem que está livre de todos os motivos secundários, que vive apenas para a glória de Deus, diz, se estiver doente, “Como posso glorificar a Deus na minha cama?” Se ele está com saúde, ele clama: “Como posso glorificar a Deus em meu vigor?” Se ele é rico, ele pergunta:

“Como posso glorificar a Deus com as posses que Ele colocou sob minha mordomia?” Se ele é pobre, ele diz: “Deve haver alguma vantagem sobre minha pobreza! Como eu posso usá-la melhor para a glória de Deus?” Ele olha para ver, não como ele pode consolar a si mesmo, mas

(10)

10

como ele pode lutar com mais sucesso as batalhas de seu Mestre! Um soldado que está na luta não deve entrar em negócios por conta própria. Paulo escreveu a Timóteo: “Nenhum homem que guerreia se envolve com os assuntos desta vida, para agradar a quem o arregimentou para ser soldado.” E o verdadeiro soldado da cruz diz: “Suba a colina e desça a vala, molhado ou seco, em honra ou desonra, tudo o que tenho a fazer é levantar no alto a bandeira do meu Senhor e derrubar o inimigo. E, se necessário, até mesmo depor minha própria vida por amor a Ele”. O perfeito espírito consagrado capacitará um homem a ser sustentado em sua enfermidade, mas um espírito egoísta o enfraquecerá para que ele comece a queixar-se disso, e a lamentar-se daquilo - e não se tornará “forte no Senhor e na força do Seu poder”. Tenha, então, o espírito sadio que pode sustentar na enfermidade - que o Senhor possa dá-lo a cada um de nós! Quantos de nós têm isso?

"Oh", diz alguém, "acho que estou bem! Eu tenho uma mente sã em um corpo são.” Ah, sim, mas há outra parte de você que precisa de sanidade - você precisa de saúde espiritual! E há momentos que virão a você que não têm nada em que depender, senão em seu vigor corporal e mental, e então você descobrirá que precisa de algo mais. Haverá uma provação que o tocará em um lugar muito sensível, e você gritará: “Oh,

(11)

11

do que preciso?” Você descobrirá que havia um lugar desprotegido em seu arreio, e a flecha do adversário te perfurou a alma. Você deve nascer de novo até mesmo para suportar a sua enfermidade atual - mesmo que para lutar por esta vida você deva ter um novo coração e um espírito correto - ou então, algum dia ou outro, você se verá derrotado. “Se você correu com os lacaios e eles te cansaram, então como você pode lutar com cavalos? E se na terra da paz, em que confias, te cansaste, então como farás na inundação do Jordão?” O que farás, então, se não tens esse espírito divinamente dado que sustenta na tua enfermidade? Quando o suor da morte estiver na sua testa, você precisará de um lenço melhor do que jamais foi feito por mãos humanas! E se o Senhor seu Deus não estiver ao seu lado, então, para limpar as lágrimas escaldantes de seus olhos, o que você fará? O que você vai fazer?

II. Mas agora eu tenho que responder uma segunda pergunta, O QUE É UM ESPÍRITO FERIDO? "Um espírito ferido, quem pode suportar?" Ele não pode suportar sua própria enfermidade, então se torna uma carga para si mesmo, e a questão não é: "O que ele pode suportar?", Mas "Quem pode suportar isso?"

O que, então, é um espírito ferido? Bem, eu conheço alguns que falaram sobre ter um espírito ferido, mas a ferida tem sido, afinal de

(12)

12

contas, um caso muito pequeno comparado com as feridas que quero dizer. Um foi desapontado no amor. Isso é muito triste, mas ainda assim, é um teste que pode ser suportado.

Não temos o direito de amar a criatura tanto a ponto de torná-la nosso deus ou nosso ídolo.

Conheço alguns que ficaram desapontados com o objetivo de sua ambição e, em consequência, tiveram um espírito ferido. Mas quem é você que não deve se decepcionar, e o que é que deveria ter tudo de acordo com sua própria mente? Certamente, se o Senhor lidasse com você de acordo com seus pecados, você teria algo a suportar muito pior do que sua decepção atual! Quanto às provações de que uma pessoa diz: “Ninguém jamais sofreu como eu sofri - ninguém nunca foi tratado como eu fui”, tais declarações são totalmente erradas! Há muitos outros que passaram por provações iguais ou ainda maiores. Portanto, não permita que essas coisas lhe preocupem e destruam a sua paz. Não seja como o menino espartano que colocou a raposa em seu peito e a carregou para lá, embora estivesse roendo sua carne e comendo diretamente em seu coração! Há algumas pessoas que são tão insensatas a ponto de fazer dos objetos terrestres o seu prazer supremo, e esses objetos tornam-se como raposas que roem para a destruição de suas almas! Só vou dizer isso sobre corações feridos como esses - há uma grande quantidade de pecados misturados à tristeza - e muito orgulho, muita adoração à

(13)

13

criatura e idolatria! Confie nisso, se você fizer um ídolo, e Deus lhe ama, Ele o quebrará!

Uma senhora Quaker uma vez se levantou para falar em uma pequena reunião, e tudo o que ela disse foi: "Na verdade, percebo que as crianças são ídolos". Ela não sabia por que ela disse isso, mas havia uma mãe lá que estava usando preto por anos depois que seu filho foi levado embora.

Ela nunca perdoou a Deus pelo que Ele havia feito. Agora este é um mal que deve ser repreendido! Não me atrevo a consolar aqueles cujos espíritos são feridos dessa maneira. Se eles levarem seu luto longe demais, devemos dizer a eles: “Querido amigo, essa rebelião não é contra Deus? Não pode ser petulância em vez de paciência? Não pode haver muita coisa aqui que não esteja de todo de acordo com a mente de Cristo?”

Podemos nos entristecer quando perdemos nossos entes queridos, pois somos homens - mas devemos moderar nossa tristeza e curvar nossa vontade à do Senhor, pois não somos nós também homens de Deus?

Não vou me alongar mais nesse ponto, mas há algumas formas de um espírito ferido que são sérias e, no entanto, não é exatamente disso que vou falar.

(14)

14

Alguns têm um espírito ferido pela crueldade dos homens, a crueldade dos filhos, a ingratidão daqueles a quem ajudaram, e por quem eles tiveram tanto afeto que quase teriam estado dispostos a sacrificar suas próprias vidas. É um ferimento terrível quando aquele que deveria ter sido seu amigo se torna seu inimigo, e quando, como seu Senhor, você também tem seu Judas Iscariotes. Não é fácil suportar falsas declarações e falsidades, ter seus motivos mais puros julgados erroneamente e ser considerado apenas buscar algo para si mesmo quando você tem um desejo puro pelo bem dos outros. Este é um tipo muito doloroso de espírito ferido, mas não se deve permitir que ele seja carregado também longe. Devemos clamar a Deus para nos ajudar a suportar esta provação, pois, afinal, quem somos nós para não sermos desprezados?

Quem somos nós que não devemos ser desmentidos? É sábio o homem que espera que este tipo de provação, e esperando isso, não se desaponta quando vier! “Como” - perguntou alguém a uma pessoa que viveu a terrível Revolução Francesa quando quase todos os homens notáveis foram condenados à morte -

“como foi que você escapou?” Ele respondeu:

“Eu não fiz nenhuma reputação de mim mesmo, e ninguém nunca falou de mim, então eu escapei. ”E eu acredito que, neste mundo, a porção mais feliz não pertence àqueles de nós que estão sempre sendo falados, mas àqueles que não conhecem ninguém, e que ninguém os

(15)

15

conhece - eles pode roubar o mundo muito silenciosamente. Portanto, não fique com o coração partido se os homens tentarem ferir o seu espírito! Quando, 30 anos atrás, eles me abusaram ao máximo, senti que não precisava me importar com o que diziam, pois dificilmente poderia fazer algo pior do que eles disseram que eu tinha feito! Quando uma vez você se acostumar com esse tipo de tratamento - e você também pode fazê-lo, pois você terá muito disso se seguir a Cristo - isso não o incomodará, e você será capaz de suportar sua enfermidade sem ser muito ferido pela indelicadeza dos homens.

Há outros que foram gravemente feridos pela tristeza. Eles tiveram aflição após aflição, perda após perda, luto após luto. E devemos sentir essas coisas. De fato, é sentindo-as que tiramos o bem delas. Ainda assim, todo cristão deve clamar a Deus por força para suportar repetidas perdas e lutos se eles forem sua porção. E ele deve esforçar-se, na força de Deus, para não sucumbir a quaisquer que sejam suas provações. Se nos rendermos à tentação e começarmos a reclamar de Deus por permitir que tais coisas nos atinjam, estaremos apenas chutando as feridas, e assim nos feriremos ainda mais! Sejamos submissos à mão que maneja a vara de correção e, muito em breve, essa vara será tirada de nossas costas.

(16)

16

Há alguns que foram grandemente feridos, sem dúvida, através da doença. Um espírito ferido pode ser o resultado de doenças que abalam seriamente o sistema nervoso. Sejamos muito sensíveis com irmãos e irmãs que entram nessa condição. Eu ouvi alguns dizerem, um tanto indelicadamente: “A Irmã Fulana está tão nervosa que mal conseguimos falar na presença dela.” Sim, mas conversar assim não vai ajudá-la - há muitas pessoas que tiveram esse tipo de crise de nervosismo grandemente agravado pela indelicadeza ou falta de consideração dos amigos. É uma doença real - não é imaginária!

Imaginação, sem dúvida, contribui para isso, e aumenta, mas, ainda assim, há uma realidade sobre isso. Existem algumas formas de desordem física em que uma pessoa deitada na cama sente muita dor através de outra pessoa simplesmente atravessando a sala. “Oh,” você diz, “isso é mais imaginação!” Bem, você pode pensar assim, se quiser, mas se você estiver nessa condição dolorosa - como eu tenho tido muitas vezes - eu garantirei que você não falará dessa forma novamente. "Mas não podemos tomar conhecimento de tais fantasias", diz um deles. Eu suponho que você gostaria de correr um rolo compressor através do quarto, apenas para reforçar seus nervos! Mas se você tivesse o espírito de Cristo, você gostaria de atravessar a sala como se seus pés fossem flocos de neve!

Você não gostaria de causar ao sofredor qualquer dor adicional. Eu imploro, nunca

(17)

17

repreenda aqueles em quem a mão de Deus está agindo na forma de depressão de espírito, mas seja muito carinhosa e gentil com eles! Você não precisa encorajá-los em sua tristeza, mas, ao mesmo tempo, que não haja brutalidade ao lidar com eles - eles têm muitos lugares doloridos, e a mão que os toca deve ser suave como para baixo.

No entanto, não desejo falar apenas desse tipo de espírito ferido, pois isso é mais uma questão do médico do que do divino. Ainda assim, ilustra bem esta última parte do nosso texto, "um espírito ferido, quem pode suportar?"

Mas este é o tipo de espírito ferido, que quero dizer. Quando uma alma está sob um sentimento profundo e terrível de pecado - quando a convicção surge na mente com a rapidez e a força do raio - e o homem diz: "Eu sou culpado". Quando a noção de que culpa é, primeiro vem claramente para ele , e ele vê que Deus deve ser tão certo quanto Ele é bom - então ele descobre que ele irritou o amor infinito, que ele provocou a graça todo-poderosa, e que ele fez seu melhor amigo ser, necessariamente, seu mais terrível Inimigo. Um homem em tal condição terá um espírito ferido como ninguém pode suportar! Então você pode cantar para ele, mas ele não vai dançar. Você pode tentar encantá-lo com suas diversões, ou agradá-lo com sua oratória, mas não pode dar-lhe paz ou

(18)

18

descanso. "Um espírito ferido, quem pode suportar?" Você sabe que houve um dos antigos que disse: "Minha alma escolhe a morte em vez de minha vida." E havia outro, Judas, que realmente se enforcou sob um terrível sentido.

de sua culpa em trair seu Senhor. Oh, eu confio que nenhum de vocês irá agir como ele, pois isso foi para se perder irremediavelmente! Mas eu não me admiro que você grite: “Oh, que eu pudesse me esconder no pó para escapar dos terrores de um sentimento da ira divina!”

“Um espírito ferido, quem pode suportar?”

Às vezes o espírito é ferido pelas ferozes tentações de Satanás. Espero que nem todos entendam o que isso significa, mas há alguns que o entendem. Satanás os tenta a duvidar, os tenta a pecar e tenta-os a blasfemar. Alguns queridos amigos que eu conheço, que estão entre os mais puros mortais e cujas vidas são modelos de tudo que é devoto e correto, estão preocupados com o grande adversário de manhã à noite, dificilmente acordando à noite sem alguma vil. sugestão de Satanás, ou algum uivo horrível em seus ouvidos - “Você está perdido! Você está perdido! Você está excluído da misericórdia para sempre!” Eles são tentados até mesmo a amaldiçoar a Deus e a morrer - e essa tentação traz um espírito ferido que mal sabem como suportar! Quem pode suportar isso? Deus salve você disto, se você caiu sob o

(19)

19

seu terrível poder! Um espírito ferido também pode vir através da deserção de Deus. O crente não andou com cuidado. Ele caiu em pecado e Deus escondeu Seu rosto dele. Ah, meus amigos, sempre que você brinca com o pecado, eu gostaria que você pudesse sentir como algumas pessoas verdadeiras de Deus fizeram quando eles foram restaurados após uma grande queda! Uma criança queimada teme o fogo, assim como um verdadeiro filho de Deus que já brincou com o pecado - ele foi trazido de volta ao seu Senhor, mas ele passou o resto de sua vida com um coração dolorido e membros mancando, e muitas vezes em clima de inverno ele sentiu que seus ossos quebrados começaram e gritaram contra ele com a lembrança de seus pecados passados! “Livra- me”, diz Davi, “dos pecados da minha juventude!” E assim também alguns dos melhores servos de Deus dizem em sua velhice.

E alguns que já foram estrelas muito brilhantes, mas que foram, durante algum tempo, eclipsados, nunca serão capazes de escapar de uma certa sensação de escuridão que ainda está sobre eles. "Eu devo ir suavemente todos os meus anos na amargura da minha alma", pode dizer aquele que pecou gravemente contra Deus depois da luz e do conhecimento. Portanto, amado, tenha muito cuidado para não se desviar, pois, se o fizer, terá um espírito ferido que não saberá suportar.

(20)

20

Eu acredito, no entanto, que alguns dos filhos de Deus têm um espírito ferido inteiramente por engano. Eu sempre tenho medo daqueles que conseguem certas ideias selvagens em suas cabeças - ideias que não são verdadeiras, quero dizer. Eles são muito felizes enquanto mantêm essas noções elevadas, e olham com desprezo para os outros do povo de Deus que não saem voando de papagaio ou de balão de vela como fazem. Eu penso comigo mesmo, às vezes - como eles vão descer quando o balão precioso deles explodir? Eu sempre desejei que eles estivessem bem no nível do chão novamente. Eu os vi acreditarem nisso e acreditar naquilo que as Escrituras acreditavam que eles não acreditavam - e eles afetaram as ideias exaltadas de suas próprias realizações. A posição deles era algo incrível - eles estavam no céu olhando para todos os santos abaixo! Sim, queridos amigos, tudo isso é muito bonito e muito bom, sem dúvida, mas quando vocês voltarem novamente, começarão a se condenar por coisas que não precisam se condenar - e ficarão angustiados e infelizes em seu espírito, porque de uma decepção que você nunca teria tido se tivesse andado humildemente com seu Deus. De minha parte, posso verdadeiramente dizer que nenhuma das novidades desta presente era maligna tem qualquer tipo de encanto para mim. Ainda estou contente em permanecer do jeito antigo, sempre um pecador pobre, necessitado e indefeso, encontrando tudo o que

(21)

21

preciso em Cristo. Se você me ouve começando a falar sobre o quão bom eu sou, e quão perfeito eu estou ficando, você apenas diz: "Ele está louco". Por favor, me coloque em um asilo imediatamente, pois eu devo ter perdido minha razão anterior. Eu poderia ter acreditado neste absurdo moderno! Tenho certeza de que, por exemplo, não sofrerei nenhuma decepção nessa direção, pois guardarei exatamente onde Jack, o vendedor, ficava, e diria com ele: “Sou um pobre pecador e absolutamente nada, mas Jesus Cristo é meu tudo em tudo.” No entanto, tenho muito medo dos outros, para quem aguarda um tempo terrível de escravidão quando voltam ao local onde teria sido melhor para eles terem ficado.

Se eu fosse indicado para ser um príncipe do reino, e começasse a gastar a uma taxa de cinquenta mil libras por ano, temo que, em poucos dias, eu teria o delegado do xerife em cima de mim - e eu não deveria poder pagar um centavo de libra das minhas dívidas! Acho que preferiria continuar do meu jeito e manter meus próprios meios, do que qualquer coisa desse tipo.

Atualmente, existem muitos gastadores espirituais que estão fingindo gastar dinheiro que não existe - mas logo encontrarão uma sensação de pobreza imposta a eles - e sua necessidade virá como um homem armado exigindo sua rendição! Tanto, então, com as

(22)

22

palavras “um espírito ferido, quem pode suportar?”

III. Meu tempo quase acabou, mas preciso responder a uma terceira pergunta: COMO É QUE NÓS PODEMOS EVITAR UM ESPÍRITO FERIDO ATÉ ONDE ISTO FOR UM MAL? Eu respondo, primeiro, se você é feliz no Senhor, e cheio de alegria e confiança, evite um espírito ferido nunca ofendendo sua consciência.

Trabalhai com todo o seu poder para ser fiel à luz que Deus lhe deu, para ser fiel à sua compreensão da Palavra de Deus e para seguir o Senhor de todo o seu coração. Quando Bunyan descreve Cristão como se encontrando com Apolion no Vale da Humilhação, e lutando naquela terrível batalha que ele descreve graficamente, ele nos disse que o peregrino lembrava, então, alguns dos deslizamentos que ele havia feito quando estava afundando.

Enquanto ele estava lutando com Apolion, ele estava lembrando em seu próprio coração dos deslizamentos que ele havia feito anteriormente. Nada virá a você tão agudamente, em um momento de tristeza, dor e quebrantamento de espírito, como um sentimento de pecados de omissão ou pecados de comissão. Quando a luz da presença de Deus desaparecer de você, você começará a dizer com tristeza: “Por que fiz isso? Por que eu não fiz aquilo?” Portanto, queridos amigos, esforcem- se tanto quanto possam, para viver no tempo de

(23)

23

sua alegria que, se alguma vez chegar a tempos de depressão, você não terá que se lembrar de deveres negligenciados ou maldade intencional.

Ainda, se você deve evitar um espírito ferido, tenha uma visão clara do evangelho. Há um número de pessoas cristãs que viram o evangelho do mesmo modo que o olho semiaberto do cego viu “homens andando como árvores”. Eles ainda não conhecem a diferença entre o pacto das obras e o pacto da graça. Eles não sabem como um cristão permanece em Cristo. Faça com que soletrem essa palavra gloriosa, graça, se puderem! Peça-lhes que digam assim: “graça gratuita”. Eles provavelmente dirão a você: “Oh, graça gratuita - isso é tautologia!” Não importa - dê a eles, tautologia ou não! Soletre em sua própria alma - livre, rica e soberana graça, e saiba que você, um pecador culpado, perdido, é salvo como um pecador, que Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, que no devido tempo Ele morreu pelo ímpio, e que a sua posição não está em si mesmo ou em suas próprias realizações, mas totalmente e inteiramente na obra consumada do Senhor Jesus Cristo! Muitas vezes impedirá que você tenha um espírito ferido se entender as diferenças entre as coisas que realmente diferem e não as misturar como muitas outras.

(24)

24

Mais uma vez, você evitará um espírito ferido vivendo muito perto de Deus. A ovelha que é mordida pelo lobo é aquela que não fica perto do pastor. Ah, e eu conheci ovelhas sendo mordidas pelo cachorro - e o cachorro não quis dizer nada para elas, embora ele as mordesse!

Acontece muitas vezes que, quando venho pregando, tem havido alguém terrivelmente ferido. Sim, mesmo o cão do Bom Pastor morde, às vezes, mas se você tivesse se mantido perto do Pastor, Seu cão não o teria mordido, pois nem o cachorro nem o lobo morderiam aqueles que estão perto dEle. Deixe seu grito ser: “Oh, para uma caminhada mais próxima com Deus!”

Então virá “um quadro calmo e celestial”. Mas se você se afastar da vida santa e da comunhão íntima com Deus, você pode esperar obter um espírito ferido. Tanto, então, para a prevenção que é melhor do que uma cura! Deus nos ajude a todos a fazer bom uso disso!

IV. Mas, por fim, suponha que nosso espírito está ferido, COMO É QUE SERÁ CURADO? Você precisa que eu lhe diga que existe apenas Alguém que pode curar um espírito ferido? “Por suas feridas somos curados.” Se você deve ser curado das feridas sangrentas de seu coração, fuja para Cristo! Você fez uma vez - faça de novo!

Venha a Cristo agora, embora você possa ter vindo a Ele cem vezes antes! Venha agora, assim como você é, sabendo que o Seu sangue foi derramado por você. Venha a ele! Não há paz

(25)

25

para uma alma que não faça isso - e você terá paz se quiser vir simplesmente como é e confiar a si mesmo a Cristo. Se, entretanto, seu Espírito ferido não conseguir paz imediatamente, tente remover quaisquer erros que possam estar lhe causando sofrimento desnecessário. Estude sua Bíblia mais! Ouça a simples pregação do evangelho. Que isto seja para você a marca da verdadeira pregação do evangelho - onde Cristo é tudo e a criatura não é nada - onde é a salvação toda da graça, através da obra do Espírito Santo aplicando à alma o precioso sangue de Jesus!

Tente obter uma visão clara do evangelho, e muitas dúvidas e medos irão embora quando o conhecimento tomar o lugar da ignorância.

Esforce-se, também, para obter uma visão clara de seus próprios problemas. Nunca nos assustamos tanto com o que sabemos e com o que não sabemos. O menino pensa, ao ver algo branco: "Isso é um fantasma", e é por isso que ele está com medo. Ele não sabe o que é um fantasma - ele supõe que é algo misterioso e é supersticioso - então está assustado com o objeto diante dele. Se ele fosse até lá, veria que é uma vaca e não mais se assustaria. Metade dos medos do mundo não tem bases reais, e se pudéssemos induzir pessoas desapontadas a olhar para seus medos, seus medos desapareceriam! Escreva-os em preto e branco, se puder, e deixe que algum amigo os leia.

Talvez, se você lê-los você mesmo, você vai rir

(26)

26

deles. Acredito que, muitas vezes, no que diz respeito às aflições mais graves que temos em nossa mente, se elas se referissem a outra pessoa, deveríamos dizer: “Não consigo imaginar como essa pessoa pode ser tão estúpida”. Quase sabemos que somos, nós mesmos, estúpidos, senão não nos agradaria confessor isto. Por isso, exorto o espírito ferido a olhar para o ferimento - não adianta cobri-lo e dizer: “Ah, é uma ferida terrível!” Talvez se você o examinasse cuidadosamente, o cirurgião diria a você, “Oh, é apenas uma ferida superficial.

Logo tudo vai ficar bem de novo!” E assim, seus espíritos caídos reviveriam, e seu eu ferido começaria a se curar.

Uma coisa, porém, eu diria a quem tem um coração realmente ferido. Lembre-se da simpatia de Cristo com você. Ó tu que és lançado com a tormenta, e não consolado, o barco do teu Senhor está na tempestade contigo! Sim, ele está no barco com você! Não há uma pontada que ofenda o coração do crente, que Ele não sentiu primeiro. Ele bebe do copo da aflição com você. É muito amargo? Ele teve um copo cheio para cada gota que você provar! Isso deve confortar você. Eu não conheço melhor remédio para o coração em dificuldade de um cristão do que sentir: “Meu próprio Mestre, não leva melhor parte do que o que Ele me dá”.

Também permita-me recomendar, como um remédio especial para um espírito ferido, uma

(27)

27

visão ampliada do amor de Deus. Eu desejo que alguns de vocês que têm um espírito ferido dessem a Deus o crédito por ser tão bondoso quanto vocês mesmos. Você não permitiria que seu filho sofresse uma dor desnecessária se pudesse removê-la - nem Deus aflige de bom grado os filhos dos homens. Ele não permitiria que você fosse derrubado, mas o alegraria e confortaria se fosse bom para você. Sua alegria é que você deve ser feliz e alegre. Não pense que você não pode levar o conforto que Ele colocou diante de você em Sua Palavra - Ele colocou isto de propósito para você! Atreva-se a aceitá-lo e pense bem em Deus, e tudo estará bem com sua alma. Se isto não deve curar o mal, lembre-se afinal da grande brevidade de todas as suas aflições.

E se você fosse um filho de Deus que tem que ir dormir no escuro? Você vai acordar na luz do dia eterno! E se, por enquanto, você estiver com peso? Há uma necessidade que você deve estar com o peso através da tentação múltipla, mas você sairá disso. Você não é o primeiro filho de Deus que está deprimido ou incomodado. Sim, entre os homens e mulheres mais nobres que já viveram, tem havido muito desse tipo de coisa.

Percebi na vida de Sir Isaac Newton - provavelmente a maior mente que Deus jamais separou de Seu querido Filho - o grande Sir Isaac Newton, mestre e professor da filosofia mais verdadeira, durante a metade de sua vida estava

(28)

28

em grande aflição e depressão profunda! Robert Boyle, cujo nome é bem conhecido por aqueles que leram obras de profundidade de pensamento, disse certa vez que considerava a vida um fardo muito pesado para ele. E havia aquele espírito doce e encantador do poeta, Cowper. Vocês todos sabem que ao longo da vida dele, que Ele era como uma flor que floresce à sombra, mas exalava o mais doce perfume da santa piedade e poesia. Portanto, não pense que você está completamente sozinho em sua tristeza. Inclina-te a cabeça e suporta o peso, se ele não puder ser removido, mas daqui a pouco toda nuvem será varrida e tu, sob a luz do sol sem nuvens, contemplarás o teu Deus!

Enquanto isso, Sua força é suficiente para você.

Ele não permitirá que você seja tentado acima do que você é capaz de suportar! E se você não pode suportar a sua enfermidade por causa do seu espírito ferido, Ele suportará você, você e sua enfermidade! “O descanse no Senhor e espere pacientemente por Ele.” “Não deixe o seu coração ficar perturbado. Você acredita em Deus, crê, também, em seu Cristo.” Vá embora, você Ana de um espírito triste, e não seja mais triste! O Senhor conceda Seu conforto a você, por Seu Filho, pelo amor de Jesus Cristo! Amém.

Referências

Documentos relacionados

Avaliar a preocupação dos cadetes com o planejamento financeiro e a busca de conhecimento sobre este assunto para buscar semelhanças com um universo de oficiais

Meia Argola Pérolas Formato Coração 526653 3,7 cm de Diâmetro 24 Pérolas Sintéticas Pendant Letra com Pérolas 542348 Pérolas Sintéticas. Presente

MAS A DONA BARATINHA SE ASSUSTOU MUITO COM O BARULHÃO DELE E DISSE: – NÃO, NÃO, NÃO, NÃO QUERO VOCÊ, NÃO, VOCÊ FAZ MUITO BARULHÃO!. E O CACHORRO

Mas tem uma coisa que você pode fazer para diminuir esse desperdício de energia: ativar o Gerenciador de Energia do seu computador.. A nossa organização, AJA Brasil, é parceira

a) determina quem deve executar cada tarefa e escolhe os companheiros de trabalho. c) exerce papel consultivo (só participa quando o grupo solicita). Questão 45 - As alternativas

parâmetros  para  a  análise  dos  personagens  do  filme  que  compõe  o  corpus.  Ainda  nesse  capítulo,  serão  abordadas  as  teorias  e  noções 

Atualmente, existem diversas opções de implantes à sua disposição e este informativo foi criado para ajudá-la a saber mais sobre a cirurgia de aumento mamário e a escolher o

E. Ou seja, quanto mais próximo de zero for o resultado do teste mais expressiva é a diferença entre o uso das estratégias. Nesse caso, não houve nenhuma