• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO de touros 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "SUMÁRIO de touros 2014"

Copied!
61
0
0

Texto

(1)

SUMÁRIO

de touros

2014

(2)

Prezados Amigos da Pecuária de Corte,

Comemoramos mais uma edição do Sumário de Touros Nelore Qualitas. Esta é uma edição muito aguardada e especial para o Programa Qualitas de Melhoramento Genético, pois concluímos a avaliação genética dos primeiros touros identificados no Centro de Avaliação de Eficiência Alimentar da Universidade Federal de Goiás. Os resultados superaram nossas expectativas, mostrando que realmente, estamos selecionando reprodutores PRECOCES, PRODUTIVOS E EFICIENTES. Dos 20 (vinte) reprodutores identificados como superiores para eficiência alimentar, 08 (oito), mais do que comprovaram sua superioridade genética estando entre os Top 1% do Sumário de Touros Nelore Qualitas 2014! Sendo que o número 1 (um) este ano é o Qualitas Jato, touro com produção espetacular, identificado no teste de eficiência de 2011.

Portanto, gostaríamos de agradecer e parabenizar a todos os envolvidos nesta conquista:

aos criadores participantes do Qualitas, que acreditaram e construíram o Centro de Eficiência Alimentar na Universidade Federal de Goiás e ao Prof. Dr. Juliano Resende Fernandes e toda sua equipe de estudantes, que viabilizou esta parceria com UFG e que “carrega o piano” garantindo a qualidade das informações de eficiência alimentar e pesquisando como ela funciona nos animais.

Não poderíamos deixar de agradecer à Profa. Dra. Lúcia Galvão de Albuquerque da UNESP-Jaboticabal-SP e ao Prof. Dr. Josineudson Augusto II da UNESP-Botucatu-SP, pelas avaliações genéticas que geraram este Sumário bem como pelas parcerias nas pesquisas de qualidade de carne e eficiência alimentar.

Agradecemos também a todas as empresas parceiras: Alta, Campo Rações, MultBovinos, Phibro, Progênie, Semex e Zoetis, por viabilizarem a publicação deste Sumário e por realmente, serem parceiros do Qualitas.

Finalmente, agradecemos aos clientes da genética Qualitas, por confiarem no trabalho de seleção que é desenvolvido com um objetivo muito claro, produzir o melhor boi gordo.

Grande abraço,

Qualitas Agronegócios

CARTA AO LEITOR

(3)

WWW.NELOREQUALITAS.COM.BR

Sumário Nelore Qualitas 2014

3

2

EQUIPE DO NELORE QUALITAS

EQUIPE TÉCNICA DO NELORE QUALITAS

ADRIANA LUIZE BOCCHI (ZOOTECNISTA) ÉMERSON GUIMARÃES DE MORAES (ZOOTECNISTA) EVERTON RODOLFO DE CARVALHO (MÉDICO VETERINÁRIO)

LEONARDO F. N. SOUZA (MÉDICO VETERINÁRIO)

EQUIPE DE ESCRITÓRIO

ARILSON DOMINGOS DA SILVA

RESPONSÁVEL PELAS ANÁLISES GENÉTICAS

PROFA. DRA. LÚCIA GALVÃO ALBUQUERQUE

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIA – UNESP – JABOTICABAL PROF. DR. JOSINEUDSON AUGUSTO II DE V. SILVA

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA – UNESP – BOTUCATU

CONSULTOR

DANIE BOSMAN

PRETORIA – ÁFRICA DO SUL

RESPONSÁVEL PELA ADMINISTRAÇÃO DO PROGRAMA

ÍNDICE

CRIADORES 4

...

APRESENTAÇÃO 6

...

BANCO DE DADOS 6

...

AVALIAÇÕES GENÉTICAS 7

...

BASE GENÉTICA 8

...

CARACTERÍSTICAS AVALIADAS E PUBLICADAS 9

...

CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO 9

...

CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS 10

...

CARACTERÍSTICAS DE PONTO ÓTIMO 12

...

CARACTERÍSTICAS DE PONTO MÁXIMO 13

...

CARACTERÍSTICAS DESCLASSIFICANTES 15

...

INTERPRETANDO AS DEPs 17

...

ACURÁCIA 18

...

TABELA DE PERCENTIL 18

...

TENDÊNCIAS GENÉTICAS 19

...

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO SUMÁRIO E DE SEUS RESULTADOS 21 ...

ORDENADO PELO ÍNDICE QUALITAS 33

...

SUMÁRIOS DE LÍDERES 53

...

AVALIAÇÃO FUNCIONAL 61

...

SUMÁRIO GERAL 111

...

(4)

WWW.NELOREQUALITAS.COM.BR

Sumário Nelore Qualitas 2014

5

4

CRIADORES PARTICIPANTES DO NELORE QUALITAS

RONDÔNIA ACRE

AMAZONAS

RORAIMA

PARÁ AMAPÁ

TOCANTINS

MARANHÃO

PIAUÍ

CEARÁ

RIO GRANDE DO NORTE PARAÍBA PERNAMBUCO

ALAGOAS SERGIPE BAHIA

MINAS GERAIS ESPÍRITO SANTO

RIO DE JANEIRO SÃO PAULO

PARANÁ

RIO GRANDE DO SUL MATO GROSSO DO SUL

MATO GROSSO

GOIÁS DISTRITO FEDERAL

SANTA CATARINA

Criador / Empresa Fazenda Cidade UF

Adriana Sales Zancaner Aranha Pereira e outro Bela Alvorada Guararapes SP Aguinaldo de Almeida Prado São João do Taguassu Comodoro MT Aldolino Michels Mata Verde Terra Nova do Norte MT

Antônio César Brolio e Outros Aparecida II Porto Estrela MT

Antônio Flavio de Almeida Prado e Benedito Ferraz de Almeida Prado Jr. São Bento Alta Floresta MT

Barra do Prata Agropecuária S/A Lagoa do Guapore Pontes e Lacerda MT Benedito Antônio Gaspar Goulart Santa Rita da Aldeia Porto Estrela MT

Brasnica Pecuária Ltda Veredinha Itacarambi MG

Bruno Vaz Amaral Lapa Grande Verdelândia MG

César Brugnera Talismã Jussara GO Daniel Butterfield e Outro Gurucaia Guararapes SP

Eduardo Camiz de Fonseca Junior Arco-Iris Itapirapuã GO

Eduardo Zago Machado e Outros Vera Cruz Barra do Garças MT Eloy Barsch Marikinha Cariri TO Elson Mario de Castilho Dois Irmãos Jussara GO Flávio Pascoa Teles de Menezes Água Branca Birigui SP Gilberto Pires de Oliveira Dias Juscelândia Jussara GO Guilherme Garcia Pontieri Rancho Alegre Goiatuba GO Henrique Tanner Longavira I Vila Bela da Santissima Trindade MT Ilézio Inácio Ferreira Bonanza Nova Crixás GO Ilézio Inácio Ferreira Santa Rita Araguapaz GO Jairo Machado Carneiro Filho e Outro Vera Cruz Barra do Garças MT José Otávio Junqueira Franco Apiacás Paranaita MT José Otávio Junqueira Franco Tambatajá Alta Floresta MT Ledice Inácia de Araujo Perreira Lago do Sol Itapirapuã GO Leonardo Patrício de Resende Quilombo Palmital Cachoeira de Goiás GO Marcelo Nogueira Ferreira Morada do Sol Amaralina GO Marco Antônio Mendonça Pedroza Talismã Jussara GO Norberto Lanzara Giangrande Júnior Estrela Azul Taguatinga TO

Robert Carlos Berger Fazenda ECOZ Nerópolis GO

Robson Guimarães Vale da Providência Rondolândia MT

Sidney Gasques Bordone Rio Azul Vila Bela da Santissima Trindade MT Thomas C. Baumgartner Espolio Capivara Piacatu SP Valda Inácia Ferreira Grande Hotel Itapirapuã GO Walter Alves do Nascimento Agropecuaria Topgen Amaralina GO Weida Zancaner Bela Vista Coroados SP

MATRIZES EM AVALIAÇÃO GENETICA

30 MIL

TOUROS CERTIFICADOS NA SAFRA 2012

1523 ANIMAIS NO SISTEMA

DE PRODUÇÃO

300 MIL

MAIS DE

(5)

WWW.NELOREQUALITAS.COM.BR

Sumário Nelore Qualitas 2014

7

6

O Nelore Qualitas é um programa de melhoramento genético de animais da raça Nelore que foi criado no ano de 2001, e em 2002 foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e recebeu a autorização para emitir o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) para os touros e matrizes produzidos pelo programa.

Atualmente o Nelore Qualitas reúne 36 fazendas no seu sistema de seleção e melhoramento genético, todos embasados na mesma filosofia de produção e seleção à pasto, mantendo total coerência com o sistema de produção de carne do Brasil.

A função deste sumário é auxiliar na tomada de decisão dos produtores de animais para a indústria frigorífica com provas e resultados adequados às condições típicas de produção.

Estes mesmos resultados são utilizados pelo Nelore Qualitas no planejamento do uso dos touros, de forma a garantir aos rebanhos participantes obter maior progresso genético.

Seguindo estes objetivos estamos apresentando o 13º. Sumário de Touros Nelore Qualitas, idealizado para trazer informações simples, diretas e de fácil acesso sobre os touros utilizados pelos rebanhos participantes do Programa.

Todas as DEPs foram calculadas com a utilização de modelo animal completo, em análises uni ou multivariadas completas e específicas para cada característica, as multivariadas sempre foram ancoradas no peso de desmama.

Os componentes de variância foram obtidos, sobre a própria base de dados, utlizando- se preferencialmente o MTDFREML (Boldman & Van Vleck, 1995). Os coeficientes de herdabilidade direto e materno, bem com as correlações com o peso de desmama encontram-se na tabela 3.

Algumas das características apresentadas neste Sumário nunca foram avaliadas geneticamente fora do Nelore Qualitas, outras apresentam correspondentes na raça Nelore e/ou em outras raças existentes no mundo, nestas características as herdabilidades encontradas mantiveram-se dentro dos padrões anteriormente estabelecidos.

Para as pessoas pouco habituadas aos termos técnicos, a herdabilidade nos mostra o quanto determinada característica é transmitida dos pais para filhos, dessa forma quanto mais alta for a herdabilidade, mais rápida será a mudança na característica. Consideramos herdabilidades acima de 20%, como médias e acima de 40%, como altas.

Todos os dados colhidos pelas fazendas são centralizados na Qualitas Agronegócios, o banco de dados completo do Programa Nelore Qualitas conta com o histórico de 266.839 animais entre componentes de pedigree, matrizes, touros e produtos avaliados.

O arquivo de medições conta com 2.156.630 registros de informação. Do total de animais, 183.435 tem medições coletadas, o que resulta em mais de onze medidas por animal. As medições do banco de dados estão apresentadas na tabela 1.

As medições são selecionadas segundo a idade na qual o animal foi medido para originar o banco de dados de medições ajustadas, essas informações resultam em uma base para análise com 236.702 animais na matriz de parentesco.

APRESENTAÇÃO

AVALIAÇÕES GENÉTICAS BANCO DE DADOS

Tipo da medida Número de informações

Peso Vivo 566.052

Perímetro Escrotal 102.280 Angulação de Garupa 106.573

Aprumos 106.676

Boca 105.389

Espessura Couro 58.808

Frame 109.891

Inserção Cauda 106.657

Musculosidade 110.777

Ossatura 106.660

Pigmentação 105.034

Profundidade 105.902

Racial 44.278

Reprodução 109.631

Temperamento 105.716

Torção Testicular 38.826

Úbere 57.434

Umbigo 110.046

Característica Num. Obs. Média Idade Desempenho

Peso ao nascimento kg 85.544 31,1 - Peso a desmama kg 152.392 181,2 226 Peso ao Sobreano kg 83.541 257,8 457 Perímetro Escrotal cm 55.673 23,4 453 Funcional

Angulação Garupa nota 92.406 2,3 510

Aprumos nota 92.425 2,1 510

Boca nota 91.237 2,9 510

Espessura de Couro mm 52.050 7,6 512

Frame nota 95.613 3,1 509

Inserção Cauda nota 92.494 2,0 510 Musculosidade nota 96.054 3,9 509

Ossatura nota 92.495 1,8 510

Pigmentação nota 90.743 3,0 511

Profundidade nota 91.589 3,5 510

Racial nota 25.392 2,7 483

Reprodução nota 95.325 4,1 509

Temperamento nota 93.342 3,2 509

Úbere nota 47.112 2,1 510

Umbigo nota 95.385 3,0 508

Tabela 1: Número de avaliações dentro do banco de dados do Nelore Qualitas segundo o tipo de medida.

Tabela 2: Característica, unidade de avaliação, número de observações, valor médio e idade média de avaliação para cada característica utilizada na avaliação genética do Nelore Qualitas.

Informações verificadas e catalogadas gerando avaliações importantes

2,1 MILHÃO

animais na matriz de parentesco

236 MIL

ANÁLISE COM

(6)

WWW.NELOREQUALITAS.COM.BR

Sumário Nelore Qualitas 2014

9

8

Em qualquer avaliação genética, a base genética é determinada arbitrariamente pela equipe de análises.

No caso do Nelore Qualitas, optamos por colocar essa base genética fixa na safra anterior ao inicio dos trabalhos nas fazendas, que ficou como nosso “marco zero”.

A base genética do Nelore Qualitas são os animais nascidos na safra 2000, representando

assim o valor “zero” de cada uma das DEPs deste sumário. As características de desempenho são constituídas pelas pesagens e pela medida de perímetro escrotal. Os pesos são coletados ao nascimento, a desmama, ao sobreano e o perímetro escrotal é colhido aos 15 meses de idade.

Essas características medem o desempenho direto dos animais e algumas fazem parte do Índice Nelore Qualitas, com o qual classificamos todos os animais do programa.

PESO AO NASCIMENTO

Colhido unicamente na data de nascimento do animal, o aumento do peso ao nascimento esta correlacionado com a incidência de problemas de parto em novilhas. Na raça Nelore este problema é praticamente inexistente e o peso ao nascimento é colhido para que possamos evitar o uso de touros que produzam filhos excessivamente pesados ao nascimento.

PESO A DESMAMA

O peso a desmama é o primeiro peso de importância econômica em um sistema de produção, é colhido ao redor dos 210 dias de idade. Com o peso de desmama calculamos as DEPs direta, materna e maternal total.

É por meio da DEP para peso a desmama que podemos selecionar os animais com maior potencial de crescimento até essa idade. É especialmente importante para pecuaristas que se dedicam a cria de animais, pois afeta diretamente o principal produto da fazenda.

MATERNAL TOTAL

O valor da DEP maternal total de um touro representa o diferencial em quilogramas esperados no peso a desmama dos netos desse touro, devido à contribuição genética que ele deu às mães dos bezerros (suas filhas) para crescimento direto e produção de leite.

GANHO PÓS DESMAMA

Este valor é obtido pela diferença entre o peso ao sobreno e o peso a desmama do animal, representa diretamente o peso que o animal conseguiu ganhar no período pós-desmama.

No Nelore Qualitas dedicamo-nos a criar animais em sistema de pastejo, essa DEP, na verdade, irá mostrar a capacidade de ganho de peso do animal a pasto. Considerando que um animal passa a maior parte de sua vida produtiva alimentando-se exclusivamente de pasto essa é considerada a DEP mais importante para quem faz ciclo completo ou recria e engorda de animais.

BASE GENÉTICA

CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO

Tabela 3: Herdabilidades e correlações genéticas para cada característica utilizadas nas análises do presente sumário.

Característica Herdabilidade Direta Herdabilidade Materna

Peso ao nascimento 27% 5%

Peso a desmama 24% 7%

Ganho pós desmama 23% -

Perímetro Escrotal 41% -

Angulação Garupa* 9% -

Aprumos* 10% -

Boca 22% -

Frame 27% -

Inserção Cauda* 9% -

Musculosidade 29% -

Ossatura 14% -

Pelagem* 31% -

Profundidade 32% -

Reprodução* 28% -

Temperamento 15% -

Úbere* 18% -

Umbigo 31% -

* Nestas características não foram utilizadas as correlações genéticas com o peso de desmama que as análises de componentes de variância mostraram, optando-se por colocar a correlação genética como zero.

Dentro do sistema de avaliação e seleção do Nelore Qualitas trabalhamos com características de desempenho e características funcionais, estas últimas vem sendo coletadas sobre cada safra de animais jovens do programa desde o ano de 2001.

CARACTERÍSTICAS AVALIADAS E PUBLICADAS

(7)

WWW.NELOREQUALITAS.COM.BR

Sumário Nelore Qualitas 2014

11

10

O valor dessa DEP representa o diferencial em quilogramas do ganho de peso total da progênie desse touro no período imediatamente após a desmama até a idade de sobreano.

PESO AO SOBREANO

Este peso é coletado ao redor dos 15 meses de idade, mostrando o potencial total de ganho de peso de um animal até esta idade e esta idade.

Representa o diferencial em quilogramas da progênie de um reprodutor ao sobreano, obtida por meio da soma da DEP Direta de Desmama e a DEP de Ganho pós desmama.

PERÍMETRO ESCROTAL AO SOBREANO

O perímetro escrotal é colhido ao redor do 15 meses de idade, optamos por trabalhar desta forma, pois buscamos os animais que apresentam desenvolvimento sexual mais precoce. A medida de perímetro escrotal ao sobreano tem demonstrado correlações favoráveis com características como idade ao primeiro parto das novilhas, quantidade e qualidade de sêmen e velocidade de crescimento.

A DEP desta característica representa o diferencial em centímetros da medida do perímetro escrotal dos filhos do touro.

A avaliação funcional oferece ao criador a possibilidade de uma seleção equilibrada, pois leva em consideração o animal como um todo. Nenhum animal pode ser criado ou selecionado por partes.

Por todos esses motivos o Nelore Qualitas criou um sistema que identifica e avalia as características que tenham correlação tanto com a eficiência biológica, como com a econômica dos animais.

São 18 características, sendo 17 visuais e uma medição, que serão detalhadas do ponto vista de sua importância para a eficiência do animal. Utilizamos sistema de escores que varia de 1 a 6, dependendo da característica avaliada. Separamos as características em 3 grupos: as de Ponto Ótimo, que são aquelas em que a nota 3 é a ideal para a característica avaliada; as de Ponto Máximo, são aquelas que a máxima é a ideal; e as Desclassificantes, são aquelas que, se o animal, apresentar algum defeito ou disfunção, é automaticamente descartado.

Além disso, o animal que apresentar qualquer defeito em uma das características avaliadas é descartado.

Todos os animais, machos e fêmeas, são avaliados entre os 16 e 18 meses de idade, por técnicos da Qualitas Agronegócios. No início de cada temporada de avaliação um ou mais rebanho são avaliados em conjunto, visando manter a homogeneidade dos critérios de avaliação.

A figura 1 mostra a distribuição das avaliações nos animais, conforme a legenda.

Observamos que selecionar os animais utilizando somente características de desempenho, não era suficiente para garantir a identificação dos melhores animais do ponto de vista produtivo.

Sob a orientação do pesquisador Danie Bosman da África do Sul, a Qualitas Agronegócios desenvolveu sistema de avaliação visual dos animais para eficiência funcional.

O sistema de avaliação adotado no Nelore Qualitas leva em consideração os princípios desenvolvidos pelo Prof. Jan Bonsma em seus trabalhos de pesquisa e seleção de bovinos na África do Sul a partir de 1937. Esse pesquisador foi o primeiro a verificar se a conformação (aparência) do animal estava diretamente relacionada com sua fisiologia (funcionalidade).

CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS

Qual a finalidade da avaliação visual para eficiência funcional:

Para autenticar os dados de desempenho e verificar os seus efeitos sobre a fisiologia e morfologia do animal. Informações de desempenho refletem a performance sobre um período específico e limitado, enquanto a eficiência funcional leva em consideração toda a existência do animal.

Serve para avaliar a adaptabilidade do animal para atender a uma determinada função e para identificar sintomas específicos de degeneração.

Como resultado gerado pelo papel que a avaliação visual tem sobre os dois fatores acima mencionados, ela promove o desenvolvimento de características reprodutivas, pois auxilia na coleta de dados confiáveis relacionados à herdabilidade destas características.

FIGURA 1: Representação esquemática da localização das avaliações funcionais.

1 Angulação Garupa 2 Aprumos

3 Boca 4 Cascos 5 Chanfro

6 Espessura Couro 7 Frame

8 Inserção de Cauda 9 Linha de Dorso 10 Musculosidade

11 Ossatura 12 Pigmentação 13 Profundidade 14 Reprodução 15 Temperamento

16 Testículos (machos)

17 Úbere (fêmeas)

18 Umbigo

(8)

WWW.NELOREQUALITAS.COM.BR

Sumário Nelore Qualitas 2014

13

12

ANGULAÇÃO DE GARUPA

Para que o parto do bezerro seja facilitado é importante que a vaca tenha a garupa ligeiramente inclinada. Vacas com garupas planas apresentam uma conformação da pélvis que diminui o que chamamos de “canal do parto”, dificultando o nascimento do bezerro. A avaliação leva em consideração esta inclinação. São dadas notas de 1 a 5. A nota 1 significa garupa excessivamente inclinada e 5 garupa plana. O ideal é o animal que apresenta nota 3.

APRUMOS

Animais com problemas de aprumos irão apresentar dificuldades de locomoção e, no caso de touros, podem comprometer a reprodução, impedindo que ele efetue o salto durante cobertura das vacas. Os aprumos são avaliados lateralmente, frontalmente e por trás do animal em movimento. As notas vão de 1 a 5. Aprumos extremamente angulosos (parece que o animal está sentado sobre os membros posteriores) recebem nota 1 e a nota 5 é dada para aprumos retos (chamado “perna de frango”). O aprumo ideal recebe nota 3.

FRAME

Essa é uma palavra inglesa (diz-se “fraime”). É uma referência à altura do animal. Tanto animais muito baixos como muito altos são indesejáveis. Animais muito baixos não irão alcançar o peso ideal de abate e os animais muito altos geralmente são tardios, tanto do ponto de vista reprodutivo, como de acabamento de gordura. Também apresentam um pior rendimento de carcaça. As notas vão de 1 a 5. Os animais nota 1 são muito pequenos e os de nota 5, muito altos.

A nota 3 indica altura ideal.

OSSATURA

A espessura dos ossos é importante para garantir que o animal tenha capacidade de suportar o seu peso sem afetar a sua locomoção. Entretanto, animais com ossatura muito grossa se desgastam mais e não conseguem acompanhar o rebanho, principalmente touros em estação de monta. As notas vão de 1 a 5. Animais nota 1 apresentam ossatura muito fina e animais nota 5, ossatura grossa. A nota ideal para ossatura é 3.

UMBIGO

O comprimento do umbigo é importante quando nos referimos aos touros. Grande parte das pastagens do Brasil é de porte médio a alto. Também são encontrados tocos e outras plantas.

Nessas condições, touros com umbigo comprido têm maiores chances de sofrer alguma lesão no prepúcio e inviabilizar o touro para reprodução. Já animais com umbigo muito curto geralmente apresentam menor quantidade de couro e geralmente apresentam desenvolvimento inferior.

As notas vão de 1 a 5. A nota 1 é dada para umbigo muito curto e nota 5 para umbigo muito comprido. A nota 3 é ideal.

BOCA

A boca do bovino que se alimenta de capim é extremamente importante. É a “colhedeira” de alimento do animal. As notas para boca vão de 1 a 5 e quanto mais larga a boca maior a nota e melhor.

ADAPTABILIDADE DO NELORE

Já dissemos que o Nelore só conquistou o território brasileiro por causa de suas características de adaptação aos trópicos.

A pele escura, os pêlos brancos e a resistência a carrapatos são os pontos fortes do Nelore. Além disso, a espessura do couro dos animais também é muito importante. Animais de couro grosso apresentam maior vascularização na pele e número maior de glândulas sudoríparas.

A pele também funciona como uma barreira mecânica contra bernes e bicheiras. No Nelore verifica-se uma grande variação na espessura do couro dos animais. Por isso, estamos medindo a espessura do couro utilizando paquímetro. Ela é verificada logo atrás do cupim, na região mediana do tórax do animal, onde é mais fácil a mensuração.

Puxando a pele do animal, verificamos a espessura do que chamamos “couro duplo” com o paquímetro. Assim identificamos os animais que apresentam couro mais grosso e, portanto, mais adaptados.

INSERÇÃO DE CAUDA

A altura da inserção da cauda em uma vaca irá determinar se, ao defecar, as fezes irão escorrer sobre a vulva ou irão cair diretamente no solo. Animais com a inserção da cauda alta terão o ânus posicionado anteriormente à vulva e as fezes escorrerão sobre ela antes de cair no solo, podendo contaminá-la. Já nos animais que apresentam inserção de cauda baixa o ânus se posiciona em um ângulo que, ao defecar, as fezes irão direto para o solo. As notas vão de 1 a 5 e quanto maior a nota melhor.

MUSCULOSIDADE

Para a produção de carne, quanto maior for o desenvolvimento muscular melhor será o rendimento da carcaça. Para avaliação da musculosidade são verificados dois pontos no animal nos quais não corremos o risco de confundir músculo com gordura. O primeiro é o perímetro do antebraço. Quanto maior for esse perímetro e mais desenvolvidos forem os músculos dessa região, maior será a quantidade de músculo na carcaça. O segundo ponto é o músculo do “patinho” no membro posterior do animal. Quanto mais destacado e proeminente ele for, melhor a musculosidade. As notas vão de 1 a 6 e quanto maior a nota, melhor.

CARACTERÍSTICAS DE PONTO ÓTIMO CARACTERÍSTICAS DE PONTO MÁXIMO

(9)

WWW.NELOREQUALITAS.COM.BR

Sumário Nelore Qualitas 2014

15

14

PIGMENTAÇÃO

A pigmentação escura do Nelore fez com que ele se adaptasse muito bem ao clima brasileiro. A composição pêlos brancos + pele escura é a mais eficiente para equilíbrio térmico dos animais.

Por isso devemos selecionar animais bem pigmentados (de pele escura) e evitar animais despigmentados (áreas com pele rósea). As notas vão de 1 a 4. Nota 1 para despigmentação muito grande (descartados), nota 2 para despigmentação em regiões baixas do corpo, nota 3 para boa pigmentação, mas sem as extremidades pretas (vulva nas fêmeas e testículos nos machos) e nota 4 para animais muito bem pigmentados, com vulva ou testículos pretos.

PROFUNDIDADE

Quem produz carne a pasto deve buscar animais com costelas compridas e bem arqueadas. Isso indica que o animal tem uma boa usina para processamento do capim. As notas de profundidade vão de 1 a 5 e quanto maior a nota melhor.

REPRODUÇÃO

O equilíbrio hormonal é fundamental para que as funções reprodutivas ocorram normalmente.

Qualquer desequilíbrio é traduzido em alterações na conformação, do animal, e é este princípio que aplicamos na avaliação visual para reprodução.

A fêmea fértil apresenta cabeça mais delicada, não apresenta musculatura extremamente desenvolvida e os genitais externos (a vulva) são bem desenvolvidos. Animais com o músculo da maçã do peito bem desenvolvido, acúmulos de gordura nas pontas da anca, comportamento agressivo demonstram sinais de subfertilidade.

O touro deve apresentar cabeça bem desenvolvida e masculina. Pêlos escuros e grossos no pescoço e no cupim são desejáveis. A musculatura deve ser bem desenvolvida e não deve haver acúmulo homogêneo de gordura na carcaça. As notas vão de 1 a 6 e quanto maior a nota melhor.

Ressaltamos que a fertilidade realmente se comprova quando vacas produzem um bezerro por ano e, touros são aprovados anualmente nos exames andrológicos.

E o interessante é que os sinais de subfertilidade que procuramos na avaliação visual raramente serão encontrados nos animais que cumprem a sua função reprodutiva.

TEMPERAMENTO

Sabemos atualmente que grande parte do comportamento agressivo demonstrado pelo bovino, quando em contato com o homem, é resultado de erros do próprio homem frente ao animal. O bovino é um animal de fuga e só se torna agressivo quando se sente ameaçado. Por isso, quando nos referimos ao temperamento, na verdade estamos avaliando o medo que o animal tem do ser humano e não necessariamente de agressividade. Esse medo entre os animais é herdável.

Animais mais “mansos” (menos medrosos) geralmente apresentam desempenho melhor por que sofrem menos estresse. As notas vão de 1 a 5 e quanto maior a nota mais manso é o animal.

ÚBERE

O leite é a principalmente fonte de alimento do bezerro até os 4 primeiros meses de sua vida.

Quanto maior for a produção de leite da vaca durante este período, melhor será o peso do bezerro na desmama. A avaliação do úbere das fêmeas é feita com a visualização do animal por trás.

Verificamos o desenvolvimento dos tetos e se o animal apresenta bastante couro “sobrando” no úbere. As notas vão de 1 a 6, quanto maior a nota, melhor.

TESTÍCULOS

Além da medida do perímetro escrotal e da avaliação visual para reprodução, os touros ainda são avaliados em relação ao posicionamento dos testículos na bolsa escrotal. Segundo observações feitas na África do Sul por Danie Bosman, verificou-se que as filhas de touros que apresentavam testículos que não estavam posicionados paralelamente e com as pontas dos epidídimos na mesma posição eram mais rapidamente descartadas do rebanho por estarem vazias ao final da estação de monta. Segundo ele, qualquer desvio no padrão normal dos testículos é um defeito genético e deve ser evitado. No Nelore Qualitas classificamos os animais com notas de 1 a 3. Nota 1 para animais com torção testicular maior que 45º, nota 2 para torção testicular menor que 45º e nota 3 para animais com testículos bem posicionados ou normais.

LINHA DE DORSO

Quando avaliamos o animal visualmente, verificamos se ele não apresenta nenhum defeito na sua coluna vertebral, que é o eixo de sustentação do tórax e do abdômen. Animais “selados” (que apresentam escoliose) ou com algum desvio na coluna são descartados.

CASCOS

Os cascos são a base de sustentação e locomoção do bovino. Qualquer machucado ou defeito irá comprometer o seu desempenho e a própria sobrevivência. No Nelore Qualitas os animais que apresentam qualquer problema de casco, principalmente cascos compridos são descartados.

CHANFRO

Outro desvio ósseo comum é o desvio de chanfro ou “cara torta”. Mesmo que, às vezes, não possamos comprovar se o desvio de chanfro no animal foi decorrente de acidente (exemplo:

“porteirada” na cara), ou é um defeito genético, preferimos descartá-lo.

Na tabela 2, apresentamos a quantidade de animais com medições ajustadas presentes no banco de dados, bem como o valor médio e a idade média das medições.

CARACTERÍSTICAS DESCLASSIFICANTES

Os índices têm a função de combinar várias características, permitindo desta forma entendimento mais completo de várias características simultaneamente.

Para cálculo dos índices todas as DEPs são padronizadas, ou seja, cada DEP é dividida pelo desvio padrão genético da característica.

ÍNDICES CALCULADOS

(10)

WWW.NELOREQUALITAS.COM.BR

Sumário Nelore Qualitas 2014

17

16

Esse índice é uma ponderação das DEPs para classificação dos touros. Todas as características envolvidas neste índice estão diretamente relacionadas com a rentabilidade de qualquer fazenda de produção.

O Índice Nelore Qualitas é calculado com base na seguinte expressão:

Entendemos como principais componentes da estrutura de um animal as seguintes características: profundidade, ossatura, frame e aprumos.

O animal estruturalmente ideal apresenta a maior profundidade possível com frame 3, aprumos corretos e com ossatura mediana.

Qualquer desvio em algumas das características, aprumos, ossatura e frame penaliza o animal Conjunto Estrutura = 115% Profundidade – 5% (desvio frame) - 5% (desvio aprumos) - 5% (desvio ossatura)

Nessa característica mesclamos a DEP de perímetro escrotal, com as DEPs de reprodução, úbere, umbigo, garupa e cauda.

Os animais devem maximizar o perímetro escrotal, reprodução e úbere, e serão penalizados os que apresentarem desvios de umbigo, angulação de garupa e inserção de cauda.

Conjunto Reprodução = 60% CE + 30% Reprodução + 10% Úbere + 10% Inserção da Cauda - 5% (desvio umbigo) - 5% (desvio garupa)

ÍNDICE NELORE QUALITAS

CONJUNTO ESTRUTURA

CONJUNTO REPRODUÇÃO

Ind. Nelore Qualitas = 20 DESM + 40 GPD + 20 PE + 20 MUSC

Onde:

DESM: DEP para peso à desmama direto GPD: DEP para ganho de peso pós desmama.

PE: DEP para perímetro escrotal aos 15 meses MUSC: DEP para musculosidade ao sobreano

Touros com maiores índices apresentam valores genéticos médios melhores que touros de menor

índice. Para a publicação das características funcionais optamos por utilizar um sistema gráfico

semelhante ao utilizado em raças leiteiras, em que características semelhantes às nossas são comumente encontradas.

Todas as DEPs foram transformadas em unidades de desvio padrão genético, para isso, utilizamos uma escala que varia de -4 a +4 desvios padrões genéticos. É possível ver essa escala no gráfico na figura 2.

A barra do gráfico mostra o quanto a progênie do touro tende para determinada característica.

No caso do exemplo, o touro transmite garupa plana, aprumos retos e frame alto.

A maioria dos animais se enquadra dentro da escala do gráfico, no entanto, para aqueles que ultrapassam quatro desvios para qualquer um dos dois lados, colocamos o seguinte sinal, para mostrar que gráfico iria mais longe:  ou .

Nessas características, especialmente nas de ponto ótimo, não podemos dizer que um touro é bom ou ruim, pois pode se fazer necessário um acasalamento corretivo. Por exemplo: buscamos animais de frame 3, porém a fazenda tem uma vacada de frame baixo, (abaixo de 3) se utilizarmos um touro que transmita um frame maior, chegaremos mais rapidamente a uma produção de frame 3.

CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS

Uma DEP é por definição uma diferença, e deve ser interpretada como tal. A maneira mais correta de interpretar uma DEP é escolher dois ou mais animais, e ver a diferença da DEP entre eles, por exemplo:

O Touro T1 tem DEP Direta para peso a desmama de +7,0 kg, e o Touro T2 tem DEP para a mesma característica de +1,0 kg. Podemos concluir que a progênie do Touro T1 deverá ser 6,0 kg em média mais pesada que a progênie do touro T2.

Isto é fácil de compreender e aplicar para as características de crescimento (pesos ao nascimento, desmama e sobreano) e perímetro escrotal.

INTERPRETANDO AS DEPS

FIGURA 2: Símile da apresentação das DEPs de avaliação funcional.

(11)

WWW.NELOREQUALITAS.COM.BR

Sumário Nelore Qualitas 2014

19

18

0 0,5 1 1,5 2 2,5

2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

0 0,2 0,4 0,6 0,8 1 1,2

2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

As DEPs apresentadas (exceto materno total e ganho pós desmama) são seguidas por indicações da acurácia de cada uma das avaliações.

Toda DEP é uma predição estatística e todo cálculo estatístico pode vir acompanhado do grau de certeza que temos na predição e, a acurácia representa esse grau de certeza que temos em cada uma das DEPs publicadas.

O Nelore Qualitas publica as acurácias seguindo as indicações da BIF (Beef Improvment Federation – USA). Esse sistema de acurácia exige que um touro tenha uma quantidade maior de filhos para ter uma acurácia elevada. Consideramos acurácia média, acima de 30%, e alta acima de 65%.

A seguir os gráficos apresentando as tendências genéticas, em unidade da característica.

O percentil é usado para classificar os animais dentro da população avaliada, no nosso caso, dentro da população avaliada pelo Nelore Qualitas.

ACURÁCIA

TENDÊNCIAS GENÉTICAS

TABELA DE PERCENTIL

Tabela 4: Limite dos valores para cada uma das características que separam as faixas percentuais dos animais na população do Nelore Qualitas

Tendência Genética do Peso de Desmama Direto (Valor genético x Safra)

Tendência Genética do Ganho de peso pós desmama (Valor genético x Safra)

Percentil (%) Nascimento (DEP) Desmama (DEP) Materno (DEP) GPD (DEP) Sobreano (DEP) CE (DEP) Muscul. (DEP) Índice Qualitas

0,1 -3,48 9,18 7,74 7,09 13,47 1,57 0,48 11,17

0,5 -0,97 7,94 6,77 5,91 11,68 1,31 0,42 9,75

1,0 -0,70 7,16 6,11 5,20 10,48 1,14 0,38 8,77

2,0 -0,55 6,48 5,53 4,59 9,46 1,00 0,34 7,91

3,0 -0,46 6,00 5,11 4,17 8,72 0,90 0,31 7,30

4,0 -0,39 5,63 4,78 3,85 8,15 0,83 0,29 6,80

5,0 -0,35 5,32 4,51 3,60 7,68 0,76 0,27 6,40

6,0 -0,31 5,04 4,27 3,38 7,27 0,71 0,25 6,05

7,0 -0,28 4,79 4,05 3,19 6,91 0,66 0,24 5,75

8,0 -0,25 4,58 3,87 3,01 6,60 0,62 0,23 5,47

9,0 -0,24 4,38 3,69 2,86 6,30 0,58 0,22 5,20

10,0 -0,21 3,87 3,26 2,46 5,52 0,48 0,19 4,51

15,0 -0,16 3,17 2,68 1,92 4,49 0,36 0,15 3,61

20,0 -0,11 2,60 2,22 1,49 3,63 0,27 0,12 2,87

25,0 -0,06 2,10 1,83 1,12 2,88 0,19 0,09 2,24

30,0 -0,03 1,45 1,34 0,66 1,91 0,10 0,06 1,43

40,0 -0,03 0,72 0,76 0,17 0,84 0,01 0,02 0,57

50,0 -0,03 0,08 0,26 -0,20 -0,07 -0,06 0,00 -0,15

60,0 -0,01 -0,44 -0,13 -0,38 -0,66 -0,13 -0,02 -0,66

70,0 0,07 -0,95 -0,61 -0,77 -1,51 -0,22 -0,05 -1,36

80,0 0,18 -1,80 -1,30 -1,44 -2,64 -0,36 -0,09 -2,31

90,0 0,34 -3,52 -2,61 -2,85 -4,86 -0,62 -0,17 -4,16

100,0 0,63 -17,28 -10,95 -17,75 -25,11 -2,51 -0,66 -18,83

Os valores constantes na tabela (4) de percentil indicam os valores mínimos, dentro de cada uma das características, para que um animal seja classificado na faixa percentual indicada.

Quando pegamos um touro que tenha DEP +6,5 kg para peso a desmama e mais 1,5 cm para

perímetro escrotal, vemos que esse animal classifica-se entre os 2% melhores para peso a

desmama e 1% melhores para perímetro escrotal.

(12)

WWW.NELOREQUALITAS.COM.BR

Sumário Nelore Qualitas 2014

21

20

Tendência Genética do Peso ao Sobreano (Valor genético x Safra) Tendência Genética do Índice Qualitas (Valor genético x Safra)

Tendência Genética do Perímetro Escrotal (Valor genético x Safra)

Tendência Genética da Musculosidade (Valor genético x Safra)

0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5

2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

0 0,02 0,04 0,06 0,08 0,1 0,12 0,14

2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

0 0,02 0,04 0,06 0,08 0,1 0,12

2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

0 0,5 1 1,5 2 2,5

2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

Mantenha a coerência com o seu negócio, se você produz animais a pasto, busque animais que foram selecionados a pasto, e é isso que o Nelore Qualitas faz.

Chamamos isso de Crash-Test (igualzinho o da indústria automobilística), selecionamos os animais no ambiente onde seus descendentes serão criados e deverão mostrar desempenho.

Dentro das características avaliadas neste sumário, as de desempenho são as mais importantes, pois são diretamente relacionadas ao resultado do negócio, e devem ser observadas primeiro.

As características funcionais são complementares e devem ser utilizadas no detalhamento da produção de um touro.

De nada vale um touro com ótimas características funcionais e fraco ou negativo de desempenho.

1ª. REGRA

2ª. REGRA

Como já foi dito, este sumário tem objetivo de servir como referência para selecionadores e produtores de gado para a indústria frigorífica.

Em virtude do grande número de características avaliadas (24 no total), há várias formas de utilizar esse sumário, porém, algumas regras se mantêm em qualquer um dos casos.

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO SUMÁRIO E DE SEUS RESULTADOS

(13)

Sumário Nelore Qualitas 2014

22

Determine as características que você deseja modificar no seu rebanho e a seguir passe a escolher os touros e mantenha o equilíbrio na sua escolha, não priorize somente o ganho de peso ou precocidade sexual, ou qualquer outra característica sozinha.

Mantenha a variabilidade genética do seu rebanho, faça uma escolha de touros ponderada, use animais de diferentes linhagens e evite, a todo custo, o uso de “bica corrida”, ou seja, utilizar um único touro em toda a inseminação artificial na fazenda.

Fertilidade e reprodução são prioridades sempre, mesmo quem faz ciclo completo e começa o ciclo produzindo bezerros. Nunca deixe de se preocupar com fertilidade, e lembre-se de que a maior ferramenta para seleção está em suas mãos, descarte das vacas vazias.

Nenhum touro vai melhorar a fertilidade de um rebanho que tem como padrão perdoar as

“vacas vazias”.

Dicas

Ao utilizar o sumário, busque um ou mais touros que você já conhece a produção e, a partir daí, fica mais fácil interpretar no Sumário quais animais devem produzir melhor, para cada uma das características.

A afirmação de “algum touro que já conheça a produção” faz referência, especialmente, a algum animal que já tenha sido utilizado na fazenda, ou que sua produção, mesmo que tenha sido em outro lugar, tenha sido observada por você, de forma completa, não somente a cabeceira apartada.

Todo touro produz cabeceira, meio e fundo, o que diferencia o bom do ruim é o percentual de cada faixa. O touro “melhorador” produz muito mais cabeceira, o “piorador” produz um pouco de meio e muito de fundo.

É bom lembrar que a acurácia não mostra se um animal é bom ou ruim, mostra somente que temos muita certeza no resultado dele, como é possível ver que temos alta acurácia em muito dos últimos colocados do sumário.

No momento da escolha dos touros, a acurácia deve ser utilizada como um ponderador de risco.

Sempre que utilizar touros de acurácia menor, utilize mais de um, diminuído o seu risco.

Em caso de dúvidas estamos à disposição, por e.mail fale@nelorequalitas.com.br ou telefone (62) 3097-1030.

3ª. REGRA

4ª. REGRA

5ª. REGRA

(14)
(15)
(16)
(17)
(18)

SUMÁRIO

de touros

2014

ORDENADO PELO ÍNDICE QUALITAS

(19)

Sumário Nelore Qualitas 2014

35

34

WWW.NELOREQUALITAS.COM.BR

ORDENADO PELO ÍNDICE QUALITAS ORDENADO PELO ÍNDICE QUALITAS

Sumário Nelore Qualitas 2014Ordenado por Indice Qualitas Nome do TouroPai Categ oria

Re ban hos

Filh os

DEP Peso

Nascim ento

Acuráci a

Per centil

DEP Diret a

Peso Desmam a

Acuráci a

Per centil

Ma terno Tot al

Per c. Mat ern o

DEP Gan ho

s Desm ama

Acuráci a

Per centil

DEP Peso

So breano

Per centil

DEP Per ímet ro

Escr otal

Acuráci a

Per centil

DEP Mu sculosidad e

Acuráci a

Per centil

Ind ice Q ualitas

Per centil

Rank G eral

QLT JATOKULAL AJCEIP498-0,10,4415,05,40,645,04,94,06,00,590,511,41,01,990,610,10,800,640,116,90,11 CONRAD AJKULAL AJCEIP257-0,20,4815,09,00,590,55,33,09,00,550,118,10,11,770,560,10,490,590,116,60,12 QLT ELFOCFM FENOMENOCEIP1430,80,47>509,80,570,14,84,07,00,510,516,70,12,560,560,10,440,570,515,80,13 CFM MAGNIFICOCFM JUNCAOCEIP147-0,20,4210,06,80,532,05,04,09,30,470,116,10,11,260,491,00,540,510,115,10,14 QLT INDIANOQLT ELFOCEIP1150,50,28>5012,40,400,16,90,54,40,373,016,90,11,430,400,50,520,420,114,60,15 QLT M 2913CFM HEBRAICOCEIP1200,80,34>509,60,470,19,10,15,50,441,015,10,11,760,470,10,330,473,013,40,16 QLT DIRETORCFM IBOPECEIP1240,60,35>507,40,471,05,92,05,30,321,012,70,51,430,460,50,500,420,113,20,17 QLT ADRIATICOKULAL AJCEIP2320,50,25>507,40,511,03,98,06,80,440,514,20,11,090,512,00,460,510,512,80,18 KULAL AJCFM VISAOCEIP2934690,00,8825,03,00,9320,01,140,05,50,911,08,54,01,870,910,10,480,910,112,70,19 CFM QUORUMCFM HERDEIROCEIP3340,40,36>506,70,472,04,46,09,40,440,116,10,11,280,421,00,230,498,012,60,110 PAINT FUTUROQUARK DA COLCEIP374-0,60,531,07,50,601,06,41,05,90,550,513,40,51,060,572,00,480,590,112,50,111 QLT JORDÃOKULAL AJCEIP474-0,80,460,54,10,6210,04,36,05,70,571,09,72,01,930,610,10,370,622,012,40,112 QLT INCACFM JURUBEBACEIP1220,10,13>506,10,463,06,12,05,00,412,011,11,01,510,440,50,440,470,512,30,113 CFM LAREDOCFM FILADELFOCEIP2490,20,44>506,40,553,06,12,03,40,417,09,82,01,900,490,10,390,511,012,00,114 CFM OLIMPOCFM DIAMANTECEIP3760,50,54>5011,70,630,111,90,16,60,580,518,20,10,430,5915,00,400,621,012,00,115 REM TORIXOREUREM QUISCOPO 353-0,10,4420,08,50,530,54,27,05,60,501,014,10,10,680,487,00,500,530,111,80,116 QLT JUSTICEIROQLT DINAMITECEIP4135-0,60,281,08,10,670,54,84,03,40,646,011,51,00,160,6530,00,800,680,111,80,117 QLT CZARKULAL AJMCEIP1530,30,50>501,40,5940,02,420,04,80,532,06,310,01,280,581,00,630,590,111,70,118 CFM PLUSCFM MARCOCEIP4137-0,30,627,08,50,700,56,90,51,90,6620,010,42,01,420,680,50,460,700,511,30,119 QLT IMPRESSIONANTEQLT FANTASTICOCEIP4144-0,40,553,03,50,7115,01,240,010,80,650,114,30,10,530,6710,00,330,703,011,30,120 QLT INTRUSORM 208CEIP2400,20,42>507,40,511,05,33,06,30,450,513,70,11,510,480,50,180,5115,011,20,121 QLT JAGUARKULAL AJCEIP1420,00,45>507,10,542,05,62,01,00,5230,08,15,01,490,530,50,520,550,111,00,522 PAINT ESTEIOMARISCO (IZ)CEIP4720,80,54>509,40,610,12,620,05,90,570,515,30,11,060,572,00,220,629,010,90,523 QLT INDICECFM IBOPECEIP128-0,10,1325,05,50,505,06,31,01,10,4625,06,78,02,290,480,10,390,511,010,80,524 QLT LAGEADOKULAL AJMCEIP1870,10,55>502,60,6425,03,015,04,00,594,06,59,01,660,630,10,380,641,010,40,525 QLT HALEYQLT DICXONCEIP81780,50,62>505,70,744,03,79,06,00,680,511,80,51,000,692,00,310,723,010,40,526 3275 AJAJ GRAELCEIP1260,40,32>506,70,442,03,310,04,50,373,011,21,00,570,4110,00,490,420,110,30,527 CFM NOTAVELCFM HALTERESCEIP8374-1,10,690,11,70,8130,02,620,05,80,761,07,56,01,100,772,00,440,790,510,20,528 QLT VP 80117CFM JURUBEBACEIP1310,10,16>503,70,5015,05,92,08,10,460,111,90,51,270,501,00,160,5115,010,20,529 CFM OBSTINADOCFM HERCULESCEIP93780,30,72>505,50,815,07,50,58,00,770,113,50,1-0,200,78>500,520,790,110,20,530 QLT FARAOCFM JURUBEBACEIP3760,10,56>505,00,646,07,10,51,80,5820,06,88,01,420,620,50,470,640,510,20,531 QLT DITADORCFM IBOPEMCEIP1150,00,30>505,10,396,05,62,03,50,326,08,64,01,380,400,50,360,402,010,10,532 QLT DOTTM 102MCEIP1350,30,36>507,30,511,05,72,02,80,3510,010,12,01,140,471,00,390,471,010,10,533 QLT SQ 4707QUARK DA COLCEIP1721,10,53>509,20,620,17,30,54,90,572,014,10,10,440,6015,00,350,622,09,90,534 CFM ESPECIALCFM TIETECEIP51780,90,55>504,90,747,04,17,02,90,679,07,85,01,130,702,00,440,740,59,80,535 CFM JACUMACFM DIAMANTECEIP2740,00,5325,07,00,622,08,90,13,80,575,010,81,01,000,602,00,340,622,09,80,536 QLT ICONEKULAL AJCEIP3730,40,54>504,80,618,03,610,04,90,552,09,72,01,420,570,50,220,629,09,71,037 CFM ORGULHOCFM DIAMANTECEIP4168-0,80,650,54,30,7210,07,00,54,60,672,08,93,01,020,692,00,370,702,09,71,038 CFM HALTERESCFM TIETECEIP7191-0,20,6310,04,90,747,05,13,04,00,684,08,93,01,280,711,00,310,723,09,61,039 www.nelorequalitas.com.brPág. 1 Sumário Nelore Qualitas 2014Ordenado por Indice Qualitas Nome do TouroPai Categ oria

Re ban hos

Filh os

DEP Peso

Nascim ento

Acuráci a

Per centil

DEP Diret a

Peso Desmam a

Acuráci a

Per centil

Ma terno Tot al

Per c. Mat ern o

DEP Gan ho

s Desm ama

Acuráci a

Per centil

DEP Peso

So breano

Per centil

DEP Per ímet ro

Escr otal

Acuráci a

Per centil

DEP Mu sculosidad e

Acuráci a

Per centil

Ind ice Q ualitas

Per centil

Rank G eral

QLT GRACOQLT DEMOLIDORCEIP53740,70,68>506,80,802,08,30,16,10,770,512,90,50,000,78>500,470,810,59,61,040 QLT AAP 42866CFM KILOBYTECEIP126-0,20,3810,06,00,494,05,82,05,70,291,011,71,00,640,428,00,340,402,09,61,041 NADA DA BONS.GENETICO (IZ)PO 3731,10,54>5012,40,600,18,50,12,10,5615,014,50,11,450,580,50,070,5930,09,51,042 QLT JUNCOQLT DINAMITECEIP4110-0,70,440,54,00,6710,03,98,07,00,610,510,91,00,290,6420,00,420,660,59,51,043 QLT PROTEUSKULAL AJCEIP1810,50,45>505,30,665,02,915,010,30,630,115,60,10,240,6325,00,160,6815,09,41,044 QLT HEXAQLT ELFOCEIP2139-0,20,6215,08,50,690,54,08,01,60,6620,010,12,01,710,680,10,170,7015,09,41,045 QLT ZAPKULAL AJCEIP1310,00,42>504,10,5210,00,840,04,30,453,08,44,01,200,541,00,310,533,09,41,046 QLT GYNQLT DEMOLIDORCEIP480-0,60,451,06,40,643,07,90,15,10,612,011,51,00,560,6210,00,350,642,09,31,047 QLT VP 80820QLT FANTASTICOCEIP1350,30,17>505,70,534,02,520,07,80,480,113,50,1-0,070,48>500,380,531,09,31,048 QLT AMAZONASKULAL AJMCEIP61310,40,29>507,70,691,04,56,02,10,6215,09,92,00,520,6710,00,490,660,19,21,049 PAINT ACOMPANHADOKULAL AJCEIP429-0,20,1810,03,00,4820,01,040,05,80,431,08,83,01,130,502,00,260,326,09,21,050 PAINT ABSTRATO DA RVCFM CENTURY XXICEIP422-0,20,218,06,60,452,05,92,03,60,436,010,12,01,820,470,10,050,4240,09,11,051 QLT DINAMITECFM DIAMANTECEIP182651-0,20,869,09,10,920,55,62,04,60,902,013,80,1-0,060,91>500,420,910,59,01,052 QLT N 6187QLT DAMASCOCEIP1710,50,50>506,50,603,05,14,04,40,563,010,81,01,390,590,50,110,5925,09,01,053 QLT DICXONMARISCO (IZ)CEIP82041,60,64>506,70,762,03,410,05,30,731,012,00,50,570,7310,00,280,775,08,91,054 QLT CABIXICFM DIAMANTECEIP1260,00,3725,05,30,496,06,71,04,50,393,09,82,00,730,486,00,330,493,08,91,055 QLT BRILHANTECFM DIAMANTECEIP584-0,20,5115,07,50,641,06,61,03,30,547,010,81,01,010,602,00,240,627,08,91,056 QLT GULAGCFM HEBRAICOCEIP21590,70,64>504,90,727,07,40,54,40,683,09,43,01,000,682,00,250,706,08,72,057 CFM JIMCFM ENSINOCEIP368-0,40,474,04,00,6110,03,310,05,60,551,09,62,00,530,5810,00,340,572,08,72,058 CFM FLORIMGENETICO (IZ)CEIP286-0,20,5610,07,40,641,04,17,02,80,5710,010,22,01,690,630,10,050,6640,08,62,059 QLT INVEJADOQLT FALADOCEIP4870,20,56>507,00,632,06,41,02,60,5910,09,62,00,840,624,00,320,643,08,62,060 CFM MARCOCFM JIMCEIP14744-0,60,791,04,30,8610,04,36,02,10,8315,06,49,00,930,833,00,430,850,58,62,061 QLT JACARANDA DA FUNDEIOQLT DINAMITECEIP5700,10,44>507,00,602,05,13,03,30,567,010,32,01,050,582,00,210,5910,08,62,062 PAINT IMPACTOMILAO DA FUNDEIOCEIP41200,50,38>505,90,694,01,340,04,40,583,010,32,00,080,6540,00,460,680,58,52,063 MONET AJKULAL AJCEIP1290,40,35>503,80,4415,02,420,03,10,148,07,07,01,150,261,00,300,234,08,42,064 QLT K 7107QLT JATOBACEIP1190,80,14>506,40,443,06,02,03,40,406,09,82,00,600,439,00,340,422,08,42,065 CFM TALISMACONRAD AJCEIP495-0,60,381,0-0,80,64>501,340,05,60,561,04,815,01,180,601,00,300,624,08,32,066 CFM IBOPECFM CAPINEIROCEIP191939-0,10,8420,01,60,9130,04,46,02,20,8715,03,820,01,410,890,50,360,912,08,32,067 CFM HEBRAICOCFM HEBREUCEIP159990,50,78>502,40,8825,07,20,57,10,820,19,52,00,940,853,00,140,8720,08,32,068 QLT M 2714CFM HEBRAICOCEIP2410,10,47>501,20,5640,06,02,06,50,460,57,85,00,790,485,00,260,516,08,22,069 REM USPREM QUISCOPO 239-0,20,3910,07,70,431,03,015,04,90,202,012,60,50,380,2915,00,230,258,08,22,070 QLT AAP 030879TM 102CEIP2260,50,30>505,20,466,02,915,04,50,293,09,72,00,950,393,00,190,4010,08,22,071 CFM HERCULESCFM ESPARTANOCEIP106300,50,75>504,00,8510,06,61,03,60,806,07,56,00,680,837,00,370,852,08,12,072 QLT FANTASTICOQLT BUZIOCEIP2217310,80,86>506,80,912,00,6>504,40,883,011,21,00,420,8815,00,280,895,08,12,073 CFM SF212700CFM SF333597CEIP1200,30,06>503,60,3815,04,08,04,40,343,08,05,00,470,3915,00,380,401,08,02,074 RONDON AJCFM JC111591CEIP4740,80,45>504,00,6110,05,14,02,30,5315,06,310,00,910,593,00,370,592,08,02,075 QLT N 6389QLT AAP 032376CEIP3273-0,30,705,05,30,776,06,31,01,80,7320,07,17,00,780,735,00,380,771,07,92,076 QLT FATORMARISCO (IZ)CEIP158500,80,79>504,00,8610,03,115,04,00,834,08,05,00,800,835,00,280,855,07,92,077 PROVADOR (IZ)MARISCO (IZ)PO 113021,50,57>5011,40,780,14,17,03,30,737,014,70,1-0,320,75>500,360,792,07,93,078 www.nelorequalitas.com.brPág. 2

(20)

Sumário Nelore Qualitas 2014

37

36

WWW.NELOREQUALITAS.COM.BR

ORDENADO PELO ÍNDICE QUALITAS ORDENADO PELO ÍNDICE QUALITAS

Sumário Nelore Qualitas 2014Ordenado por Indice Qualitas Nome do TouroPai Categ oria

Reba nhos

Filh os

DEP P

eso Nascim

ento Acuráci a

Per centil

DEP Dir

eta Peso Desmam

a

Acuráci a

Per centil

Mate rno Tot al

Per c. Mat erno

DEP G

anho pós Des

mama Acuráci a

Per centil

DEP P

eso reano Sob

Per centil

DEP P erím

etro otal Escr

Acuráci a

Per centil

DEP Musculo sidade

Acuráci a

Per centil

Indice Qualitas

Per centil

Rank G eral

REM QUILANOREM NITIDOPO 196140,30,75>502,30,8425,0-1,1>503,50,806,05,710,01,360,810,50,200,8310,07,73,079 MILAO DA FUNDEIOGABINETE (IZ)LA 73121,00,55>507,30,791,04,65,01,90,7320,09,23,00,310,7320,00,410,591,07,73,080 JAYAMU DA MAT.KULAL AJLA 13354-0,10,7020,02,70,7920,00,2>502,70,7610,05,315,01,470,770,50,200,7910,07,73,081 QLT M 6259CFM IBOPECEIP151-0,50,462,00,40,57>503,79,05,50,521,05,910,00,960,523,00,250,576,07,73,082 QLT QT19808QLT DACOTACEIP1170,50,34>505,60,425,04,75,00,70,3630,06,39,01,490,430,50,200,4010,07,73,083 QLT INVICTOQLT FANTASTICOCEIP1380,30,44>507,50,521,04,17,02,90,509,010,42,00,680,497,00,220,559,07,73,084 QLT HABILIDOSOCFM DIAMANTECEIP1480,10,44>508,20,580,57,80,1-1,40,53>506,98,00,930,573,00,390,571,07,63,085 CFM RESGATESF 61804CEIP6243-0,20,5910,05,60,775,03,015,04,90,712,010,52,00,860,724,00,110,7425,07,63,086 CFM DIAMANTECFM ENXUTOCEIP2321290,40,84>509,30,910,111,30,12,40,8815,011,61,00,420,9015,00,250,896,07,63,087 SEGREDO DO GOLIASRELEVO DO GOLIASPO 131-3,50,360,14,60,378,03,015,08,50,300,113,10,50,400,3415,00,040,3040,07,63,088 QLT AAP 060080TM 105CEIP1170,00,27>503,20,3815,02,025,03,60,305,06,98,00,670,377,00,330,383,07,63,089 QLT DOLARCFM HEBREUCEIP21170,30,53>504,70,708,06,41,04,00,634,08,64,00,770,685,00,220,709,07,53,090 SQ 1308SQ 3605CEIP1220,70,29>501,90,4030,01,530,05,00,362,06,97,00,640,428,00,290,384,07,53,091 CFM MINERIOCFM DIAMANTECEIP4300-0,10,7320,08,10,790,56,80,53,30,767,011,41,00,720,776,00,130,7920,07,43,092 QLT IMPERIOQLT FANTASTICOCEIP2300,80,42>502,10,5025,00,3>505,80,441,07,95,00,270,5020,00,330,513,07,43,093 MAXIMUS MAT.JAYAMU DA MAT.PO 72390,30,67>502,50,7425,01,340,01,30,6825,03,820,00,980,703,00,400,721,07,43,094 QLT ANDROSCFM IMPARCEIP1190,50,17>507,20,441,05,92,0-1,10,43>506,110,01,340,420,50,260,496,07,33,095 QLT GRAFITECFM IBOPECEIP3670,50,30>505,10,626,06,71,04,00,574,09,13,00,510,6010,00,250,626,07,33,096 CFM FENIXFELIUS AJCEIP3521,00,39>503,70,5615,02,125,06,60,480,510,32,00,240,4625,00,210,5310,07,24,097 QLT SQ 3207MARISCO (IZ)CEIP1661,30,51>503,90,6110,00,3>506,70,560,510,61,00,000,60>500,260,596,07,24,098 QLT VP 81596CFM IBOPECEIP129-0,10,1320,01,00,5040,03,015,0-0,20,45>500,8>501,770,520,10,300,514,07,24,099 QLT BRUTUSKULAL AJCEIP5480,00,33>502,80,5520,01,925,02,20,5215,05,015,01,450,560,50,170,4915,07,24,0100 QLT AAP 030647CFM HEBREUCEIP1330,10,39>502,40,5225,04,08,01,40,3525,03,820,00,870,474,00,400,451,07,24,0101 CFM LOGICOCFM IBOPECEIP231-0,20,429,02,10,5025,03,710,0-0,40,42>501,740,01,960,460,10,210,4910,07,14,0102 N 6075QLT CATERETECEIP148-0,50,442,07,70,551,08,20,13,20,507,010,91,00,390,5515,00,210,5510,07,14,0103 CFM QUERUBIMCFM NOTAVELCEIP123-0,30,337,05,10,436,03,510,04,90,382,010,02,00,900,403,00,050,4240,07,14,0104 QLT JUPITERCFM NATIVOCEIP3114-0,30,397,01,90,6630,03,115,04,30,593,06,210,0-0,130,61>500,510,640,17,14,0105 QLT BUZIOMARISCO (IZ)CEIP71991,30,66>505,20,756,0-0,9>503,60,705,08,83,00,460,7215,00,250,746,07,04,0106 INDUZIDO (IZ)CIVICO (IZ)PO 1440,10,13>506,50,542,02,620,05,70,511,012,20,50,190,4425,00,130,3020,06,94,0107 QLT CEDROMARISCO (IZ)CEIP1590,50,39>506,70,482,02,715,02,70,4710,09,43,00,320,4820,00,280,515,06,94,0108 QLT INVENCIVELCFM KILOBYTECEIP1230,30,38>502,90,4620,04,27,03,00,428,05,910,00,580,459,00,330,473,06,94,0109 I 6671QLT GOITACACEIP115-0,30,316,02,00,3830,0-1,8>502,50,3610,04,520,01,090,402,00,250,406,06,94,0110 CFM LINIERSCFM DIAMANTECEIP54960,20,63>505,30,836,07,60,56,50,760,511,70,5-0,170,80>500,230,818,06,94,0111 QLT N 6311QLT CAPITAOCEIP1114-1,60,560,1-1,60,66>502,125,00,20,6140,0-1,4>502,130,620,10,270,645,06,84,0112 QLT ICAROCFM NOTORIOCEIP5120-0,80,550,55,20,696,04,46,03,10,638,08,34,00,430,6715,00,270,685,06,84,0113 FRONTEIRO DA FUNDEIOGENETICO (IZ)CEIP1280,80,24>506,20,373,02,620,05,40,391,011,61,00,510,4010,00,060,4030,06,84,0114 QLT DANTETM-26CEIP31380,40,61>506,70,712,04,37,02,40,6415,09,03,00,760,685,00,160,6815,06,85,0115 CFM HERDEIROCFM ELOQUENTECEIP128-0,10,2525,04,10,4510,03,610,07,30,450,111,41,00,760,455,0-0,060,49>506,85,0116 QLT VP 81087CFM LINIERSCEIP1170,10,12>503,30,4115,04,75,06,00,360,59,33,00,510,4310,00,130,4220,06,85,0117 www.nelorequalitas.com.brPág. 3 Sumário Nelore Qualitas 2014Ordenado por Indice Qualitas Nome do TouroPai Categ oria

Reba nhos

Filh os

DEP P

eso Nascim

ento Acuráci a

Per centil

DEP Dir

eta Peso Desmam

a

Acuráci a

Per centil

Mate rno Tot al

Per c. Mat erno

DEP G

anho pós Des

mama Acuráci a

Per centil

DEP P

eso reano Sob

Per centil

DEP P erím

etro otal Escr

Acuráci a

Per centil

DEP Musculo sidade

Acuráci a

Per centil

Indice Qualitas

Per centil

Rank G eral

AVESSO DA BELA TERAMBO DA MNPO 71550,80,59>502,30,6725,00,0>503,90,634,06,210,01,370,650,50,050,6640,06,75,0118 GALAK BONSCUBO DE NAVIRAIPO 1220,60,27>506,70,312,04,65,05,80,261,012,50,50,460,2715,00,020,3040,06,75,0119 QLT J 7109CFM KOBEBEEFCEIP11110,30,45>506,00,654,06,90,53,20,448,09,13,00,350,4720,00,250,516,06,75,0120 QLT BBSA144MARISCO (IZ)PO 1500,00,47>503,20,5415,00,4>505,00,452,08,34,00,080,5240,00,310,553,06,75,0121 BOLCHEVIQUE GRGENETICO (IZ)LA 84021,60,65>505,50,805,05,04,03,00,759,08,54,01,670,780,1-0,120,77>506,65,0122 QLT JAMBOCKQLT DOCK MULLERCEIP8210-0,20,6210,04,40,749,03,310,02,20,6915,06,78,00,330,7220,00,360,722,06,65,0123 QLT INDUZIDOQLT DINAMITECEIP2420,80,46>508,60,540,56,31,01,80,4620,010,42,0-0,310,52>500,400,531,06,55,0124 REM QUISCOREM MOYNEPO 229-1,10,380,13,50,4815,01,040,05,50,411,09,03,00,370,4015,00,160,4515,06,55,0125 QLT L 6053CFM IBOPECEIP143-0,60,431,00,20,56>502,815,04,00,514,04,220,00,850,554,00,240,537,06,45,0126 QLT DESTINOKULAL AJCEIP1160,20,16>50-1,70,42>50-1,6>506,10,350,54,420,00,580,439,00,250,456,06,46,0127 CFM QUILOWATTCFM SF356603CEIP5421-0,90,720,54,80,818,05,04,04,60,773,09,43,00,430,7715,00,140,8120,06,46,0128 QLT BARAOKULAL AJCEIP6517-0,20,759,01,20,8240,0-0,5>502,50,7810,03,720,01,100,772,00,220,819,06,46,0129 QLT IMPARCFM MARCOCEIP240-0,20,3415,01,30,5540,02,815,03,10,508,04,420,00,260,5325,00,420,550,56,46,0130 QLT DINAMOCFM KILOBYTECEIP2160,20,36>506,60,432,05,14,01,50,4025,08,15,00,370,4515,00,280,455,06,36,0131 QLT BARUKULAL AJCEIP296-1,10,370,1-0,60,66>506,61,02,40,5515,01,940,00,910,643,00,340,662,06,36,0132 QLT DEMOLIDORCFM DIAMANTECEIP131157-0,30,815,07,70,891,09,30,12,70,8610,010,42,00,490,8610,00,120,8720,06,36,0133 CFM CENTURY XXICFM EL594689CEIP11553-0,60,681,04,00,8310,07,20,53,50,796,07,56,01,250,801,0-0,010,79>506,36,0134 QLT ITUCFM DIAMANTECEIP351-0,10,4120,09,10,590,57,70,51,30,5525,010,42,00,530,5710,00,140,5920,06,36,0135 QLT INDICOMARISCO (IZ)CEIP3501,40,48>504,50,559,01,140,05,60,461,010,22,00,130,5130,00,150,5315,06,26,0136 QLT SQ 008903MARISCO (IZ)CEIP1220,60,36>506,60,452,03,115,03,80,415,010,42,00,220,5125,00,160,4915,06,26,0137 GANGES COLB 8734 DA MNPO 4370,10,39>504,60,469,01,925,03,30,357,07,85,00,440,3715,00,210,3810,06,26,0138 QLT GOITACAKULAL AJCEIP126210,10,76>503,60,8415,0-4,1>502,30,8015,05,910,00,250,8125,00,360,832,06,26,0139 CARUAGOLIAS IMPPO 1270,20,29>502,60,3625,00,7>501,60,2520,04,220,01,300,361,00,140,3220,06,26,0140 ESTEVAO (IZ)ATIVO (IZ)PO 1230,30,07>508,20,410,54,75,00,20,3940,08,54,00,810,415,00,150,4515,06,26,0141 QLT AAP 032586CFM COLISEUCEIP131-0,40,384,01,00,5140,02,520,02,20,3615,03,225,01,090,472,00,220,459,06,16,0142 BACANA MNC 4580 DA MNPO 133510,50,65>508,50,780,52,915,02,40,7315,010,91,00,110,7630,00,200,7910,06,16,0143 QLT GRANIZOQLT DINAMITECEIP5246-0,20,6410,05,50,775,04,84,03,10,738,08,64,0-0,270,74>500,380,771,06,16,0144 QLT ANGICOMAREL (IZ)CEIP3630,80,41>503,40,6115,02,620,03,20,537,06,78,00,560,5410,00,210,5710,06,16,0145 CFM ENSINOCFM BARRINHACEIP234-0,70,361,05,20,556,02,220,02,80,5310,08,05,00,250,5525,00,260,576,06,16,0146 CFM JOSEPHCFM DIAMANTECEIP92450,30,64>503,20,7515,08,40,13,10,708,06,39,00,400,7215,00,270,725,06,16,0147 CFM CAPINEIROGIM DE GARCACEIP3115-0,10,5015,04,40,6910,04,55,02,20,6415,06,69,00,450,6715,00,260,686,06,07,0148 GENETICO (IZ)GIM DE GARCAPO 71771,10,59>508,50,750,55,53,00,50,7440,09,03,00,830,774,00,100,7225,06,07,0149 BERLOQUE DA BONSRAMBO DA MNPO 73100,80,69>504,40,749,02,815,04,30,683,08,74,00,320,6920,00,160,7215,06,07,0150 MACUNI DO SALTONUR MAHAL COLPO 2415780,40,82>506,30,893,00,2>501,60,8520,07,95,0-0,190,87>500,410,871,06,07,0151 QLT GUARANTACFM HALTERESCEIP2143-0,40,633,04,40,7010,03,215,01,10,6630,05,415,01,200,671,00,110,7025,06,07,0152 QLT SB 907098JAROW GRANJA REZENDECEIP1800,10,44>506,40,643,05,62,03,80,585,010,22,00,520,6310,00,050,6440,06,07,0153 QLT M 6127QLT CUMARUCEIP32710,00,69>505,00,767,02,620,05,20,732,010,22,0-0,110,73>500,200,7710,06,07,0154 CFM NATIVOCFM JADECEIP179190,00,81>503,40,8715,04,85,05,40,841,08,83,00,530,8410,00,060,8730,05,97,0155 QLT IMPOSTORQLT FARAOCEIP2600,70,51>503,90,5815,04,94,00,90,5430,04,815,00,230,5725,00,410,591,05,97,0156 www.nelorequalitas.com.brPág. 4

Referências

Documentos relacionados

Em suma, ainda que em tese se pudesse sustentar que a greve suspende os contratos de trabalho, gerando o não pagamento de salários, não se aplicaria

1) Falta de apoio, orientação e assessoria técnica do órgão estadual de Defesa Civil (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) e de outras instituições do

Procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para o cargo de professor, compreendendo os níveis

Essa superioridade da adubaçào orgânica associada à quImica reduzida, provavelmente se deve à liberaçào lenta dos nutrientes NPKS da palha, alem da melhoria das

Tambem foi realizada a análise sensorial da bebida com 50 provadores (alunos e funcionários da UFLA) no laboratório de Análise Sensorial do Departamento de Ciência dos Alimentos

Por meio dos resultados apresentados na Tabela 1, verificam-se menores valores de condutividade eletrica, lixiviaçào de potássio, acidez total titulável e maior atividade enzimática

Alberto

Ao reconhecer essas três funções, o IPEN deu um passo importante para a visualização, na forma de processo, de como a organização processa e entrega valor para seus clientes,