• Nenhum resultado encontrado

Reutilizar. Tudo o que o caminhão do lixo carrega, nós realmente precisamos jogar fora?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Reutilizar. Tudo o que o caminhão do lixo carrega, nós realmente precisamos jogar fora?"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Reutilizar

Escola: EMEI Criança Feliz Turma(s): Maternal IIB

Professor(es): Ângela Glaeser

Justificativa

Atualmente, escutamos muito sobre a importância de preservarmos o meio ambiente, através da diminuição de resíduos sólidos, mas o que fazemos efetivamente para que isso aconteça? Através desse projeto pretendo promover situações de conscientização das crianças e suas famílias, com relação a importância de preservamos o meio ambiente, através da reutilização do lixo que é descartado. Será que tudo que usamos no cotidiano precisa ir para a lixeira? Pensando dessa forma, promoverei momentos em que reutilizaremos o lixo, transformando-o em brinquedos. Com esse projeto unirei duas coisas importantes para essa faixa etária, a conscientização com relação a preservação do meio ambiente e o brincar. Brincar, sem necessariamente precisar de um brinquedo comprado, mas sim feito pela própria criança.

Pergunta exploratória

Tudo o que o caminhão do lixo carrega, nós realmente precisamos jogar fora?

Descrição da Expedição

Em uma roda de conversa, na sala, relembramos um fato que sempre acontece, quando vamos brincar no pátio da frente da escola, a passagem do caminhão do lixo.

Quando as crianças vêem o caminhão se aproximando correm para a cerca da escola e gritam “caminhão do lixo”, acenando para “os tios do lixo”. Após recordarmos esse fato, a professora realizou um questionamento para as crianças: “Tudo o que o caminhão do lixo carrega, nós realmente precisamos jogar fora?”, as crianças então deram as suas respostas, descritas abaixo: “Precisamos jogar, porque o caminhão do lixo pega todo o lixo do planeta”

(VITÓRIA) “Sim, porque o caminhão do lixo, leva todo o lixo, bota ela na caçamba e leva no mato”. (AUGUSTO) “Sim, porque o caminhão do lixo leva as coisas fedorentas lá de casa, as comidas, cascas, fraldas do meu mano, potes e sacolas, a gente não pode usar isso de novo”

(LUCAS) “Claro, porque a minha mãe joga tudo fora, o lixo do banheiro, da cozinha...”

(2)

(ISABELA) Após as falas, as crianças foram desafiadas a registrarem a sua opinião, através de um desenho. Seguem alguns deles:

(3)
(4)
(5)
(6)

Delimitação da temática

Passado o momento da expedição investigativa, foi perceptível a necessidade de fazer com que as crianças e as famílias repensem a forma como descartam o lixo e mostrar possibilidades de como podem reaproveitá-lo, bem como ampliar o repertório das crianças sobre a separação e os locais de descarte do lixo. Pensando nisso, a professora questionou as crianças se gostariam de saber mais algumas coisas sobre os “tios do caminhão do lixo” e sobre como reaproveitar o lixo para construírem brinquedos e outros objetos. Todos de pronto aceitaram e ficaram entusiasmados com a idéia. Dessa forma, definimos a temática do nosso projeto.

Descrição do índice inicial

De acordo com os alunos, o lixo que descartamos vai: “Para a lixeira”. (MARIANA)

“Para o mato”. (JHONY) “Para uma máquina, que faz um incêndio e queima o lixo”. (LEON) Com relação ao reaproveitamento do lixo, todas as crianças da turma disseram que não é possível utilizarmos o que vai para o lixo, para fazer outras coisas.

índice formativo.

(7)

- Para onde os caminhões do lixo levam o lixo que produzimos? - O que é feito com esse lixo? - Quais os tipos de lixo produzidos por cada família da turma? - Podemos misturar todos os tipos de lixo? - Que tipo de lixo podemos reaproveitar para construir brinquedos?

Articulação com o Currículo RESPOSTA 1

* Perguntas do índice formativo / Objetivos específicos

- Para onde os caminhões do lixo levam o lixo que produzimos? - O que é feito com esse lixo? - Desenvolver noções de cuidados e preservação da natureza; - Conhecer a forma de coleta e destino do lixo; - Reconhecer a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente; -Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreende-los e fazendo-se compreender; - Observar, relatar e descrever experiências vividas.

* Componente currícular / Campo de experiência

O eu , o outro e nós. Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Oralidade e escrita. Espaços, tempos, quantidades, relações e transofrmações.

* Atividades a serem realizadas

- Entrevista com os motoristas do caminhão do lixo; - Observação do caminhão do lixo; - Registro fotográfico dessa visita. - Represetação gráfica da visita; - Criação de texto coletivo sobre a visita.

RESPOSTA 2

* Perguntas do índice formativo / Objetivos específicos

- Quais os tipos de lixo produzidos por cada família da turma? - Conhecer o lixo que fabricamos. - Refletir sobre a responsabilidade dos cidadãos para com o lixo produzido; - Classificar objetos, considerando determinado atributo. - Registrar e comparar resultados obetidos, construindo gráficos básicos. - Formular e responder perguntas sobre o tema em estudo.

* Componente currícular / Campo de experiência

O eu , o outro e nós. Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Oralidade e escrita. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

* Atividades a serem realizadas

- Entrevista com a família para respoderem os lixos que produzem; - Gráfico para analisar os resultados obtidos com as entrevistas;

RESPOSTA 3

* Perguntas do índice formativo / Objetivos específicos

- Podemos misturar todos os tipos de lixo? - Estabelecer a importância de separar o lixo; -

(8)

Desenvolver noções de cuidados e preservação da natureza; - Conhecer as cores que classificam cada tipo de lixo;

* Componente currícular / Campo de experiência

O eu , o outro e nós. Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Oralidade e escrita. Espaços, tempos, quantidades, relações e transofrmações.

* Atividades a serem realizadas

- Entrevista com as famílias para saber a forma como separam o lixo em suas casas. - Gráfico para tabelar os resultados da entrevista. - Explicação de separação do lixo por cores; - Pintura de cartazes com as cores das lixeiras e recorte de images dos tipos de lixo. - Jogo de separação do lixo;

RESPOSTA 4

* Perguntas do índice formativo / Objetivos específicos

- Que tipo de lixo podemos reaproveitar para construir brinquedos? - Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias, compreendendo seu contexto. - Ampliar o contato com diferentes gêneros textuais. - Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música. - Explorar sons de diferentes instrumentos musicais feitos de sucatas. - Desenvolver noções de cuidados e preservação da natureza; - Ampliar o repertório de brinquedos; - Construir brinquedos com sucata, desenvolvendo a criatividade, habilidades manuais e cooperação. - Valorizar a coleta seletiva e à reutilização de materiais para a confecção do brinquedo.

* Componente currícular / Campo de experiência

O eu , o outro e nós. Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Oralidade e escrita. Espaços, tempos, quantidades, relações e transofrmações.

* Atividades a serem realizadas

- Pesquisa com as famílias da turma, se alguma vez construíram na sua infância algum brinquedo com algum tipo de lixo; - Envio de lixo pelas famílias; - Contação das histórias "A caixa de brinquedos de Kipper", "Não é uma caixa" e “ Saco de brinquedos”. - Construção de instrumentos musicais com lixo; - Construção de alguns brinquedos com lixo; - Construção de cozinha de brincar com caixas de papelão.

Descrição da comunidade de aprendizagem

Nesse projeto contamos com a participação de diferentes pessoas e segmentos da comunidade. Inicialmente contamos com a ajuda dos pais, para responderem a entrevista e também no envio de lixos para a escola, para a confecção dos brinquedos. A professora Maitê participou do projeto tocando violão e cantando algumas músicas, explicando as crianças como tocarem os chocalhos e tambores. A empresa "Junges" e seus colaboradores Ayrton e Márcio - que trabalham no caminhão do lixo - participaram do projeto permitindo que as crianças observassem o funcionamento do caminhão do lixo e respondendo algumas dúvidas das mesmas.

(9)
(10)

Atividade integradora

Como forma de tornar o projeto de conhecimento da comunidade, realizamos a confecção de uma caixa de brinquedos, reaproveitando uma caixa de papelão, inspirados na história " A caixa de brinquedos do Kipper". Dentro dessa caixa estavam os brinquedos confeccionados ao longo do projeto, utilizando lixo. Dessa forma, a caixa foi enviada para casa, com o intuito de divulgar o que fizemos ao longo do projeto, incentivando e inspirando as famílias sobre a possibilidade de reaproveitar o que jogam no lixo para construir brinquedos.

(11)

Descrição do Índice final

Com o desenvolvimento do projeto, tivemos muitas aprendizagens, onde podemos construir diversos conhecimentos. Com relação ao índice formativo, as crianças tiveram as seguintes respostas: - O lixo do caminhão é amassado e levado para um outro município, e então é separado e parte dele é reciclado; - As famílias da turma produzem muitos tipos de lixo (seco, orgânico, sanitário e vidro); - Algumas famílias da turma realizam a separação apenas do lixo seco e do lixo orgânico; - Devemos separar os lixos em cinco lixeiras: papel, plástico, orgânico, metal e vidro; - É possível construir diferentes brinquedos reaproveitando objetos que jogamos na lixeira. Dessa forma, esse projeto foi de grande valia para a turma e os conhecimentos construídos serão levados para o dia-a-dia.

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

Arthur Alencar Arrais de Souza Aureo Augusto de Almeida Delgado Beatriz da Cunha Lopes Rocha Débora Pimentel. Fausto Rolim Neto Fernanda Dal Bello Giulio Fabio Rossini Ivana Carla

A segunda contribuição é explicitar que a aplicação desse método, mesmo que tratando de um recorte específico no processo histórico de formação para o trabalho simples e

Material versus espiritual Erotismo versus espiritualidade O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba.. revelando uma forte

projetar para os seus clientes, bons projetos, a Arquitetura e o Urbanismo que ele tomou como o seu Conceito de Arquitetura e Urbanismo, que difere-se entre o

- Conversar com as crianças sobre como pode- mos fazer a felicidade das pessoas, mudando, assim suas histórias..

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Por se tratar de uma cirurgia infectada (já existe infecção dentro do abdome, proveniente do apêndice), pode ocorrer como complicação natural do problema infecção na ferida

INSTANTA (Fotografia); Lourenço Silveira – GCT (Alimentar); Maria João Bahia – MARIA JOÃO BAHIA (Design de Jóias); Pedro Miguel Costa – LOJA DAS MEIAS (Vestuário); Rui