• Nenhum resultado encontrado

VOZ DOVALE Seu jornal, sua Voz

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "VOZ DOVALE Seu jornal, sua Voz"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Seu jornal, sua Voz

Página 03

Página 08

VOZ O jornal mais copiado pela concorrência

e região

VOZ DOVALE

R$ 1,00

Após três dias da interdição do complexo do Rosário, que inclui a Rádio Cultura de Taubaté e o

estacionamento da Fundação Dom Couto, entidades ligadas a Diocese da cidade e a Diretora e advogada

da Fundação, Lilian Mansur, rece- beram a imprensa regional duran- te uma vistoria.

Ubatuba

Duas lojas em Tauba

* A v e n i d a P r o f . W a l t h e r Thaumaturgo, 1160 (Av. do Povo) T e l e f a x : ( 1 2 ) 3 6 2 5 - 8 7 0 0

* Avenida dos Bandeirantes, 808 T e l e f a x : ( 1 2 ) 3 6 2 5 - 5 7 0 0 ( p r ó x . a R o d o v i á r i a N o v a )

Nublado com Pancadas à Tarde - Muitas

nuvens com curtos períodos

de sol e pancadas de

chuva com trovoadas à

tarde.

no 760 Vale do Paraíba, quarta - feria I 06 de fevereiro de 2013

Previsão

Vozda

A Prefeitura de Taubaté pre- tende desapropriar 29 terrenos nas região central, próximos a linha férrea, para a construção de um novo corredor viário.

Uma área de mais de 17 mil metros quadrados foi declarada de utilidade pública na última quinta-feira (31).

Os imóveis e terrenos ficam entre as ruas Francisco Eugê- nio de Toledo, Avenida Char- les Schneider e Fracisco Cosco.

Outras áreas delimitadas pela administração ficam na Ave- nida José Olegário de Barros e Granadeiro Guimarães.

Não há prazo para a conclu- são das obras no local. O proje- to técnico para a realização das obras ainda será elaborado e só depois é que os proprietários das áreas e imóveis serão co- municados.

Prefeitura prevê desapropriações

para obra de corredor viário

A diretoria do Esporte Clube Taubaté conseguiu duas importantes parcerias para revitalizar sua Sede Social do clube. Toda a área recreativa receberá um grande investimento. O valor será viabilizado pela empresa Gimell Construções LTDA. e pela Associação de Cabos e Soldados.

Visando maior comprometimento do jorna- lismo Voz do Vale com a comunidade e a pre- servação da história de Taubaté, o Jornal mais antigo do município feito com independência e credibilidade, lança uma campanha em defesa da Igreja do Rosário. “Salvem o Rosário”, esta será a mensagem impressa nas próximas edi- ções da Voz do Vale, cujo objetivo é conseguir que os órgãos responsáveis divulguem uma data para início dos trabalhos de restauro.

Diretoria do Taubaté firma parcerias para reforma da sede social

Em fevereiro, o Sesc Taubaté traz novidades entre as ati- vidades digitais gratuitas. Os destaques são: a oficina de Edição de vídeos e a Caminhada fotográfica. As inscri- ções podem ser feitas pelo telefone ou no Espaço Internet Livre, onde acontecem os eventos.

Edição de vídeos

Gravações caseiras podem ser valorizadas com uma edição simples. Aprenda a colocar títulos, legendas, música, unir diferentes filmagens usando o progra- ma livre e gratuito Kdenlive. Dias 19 e 20, ás 19h

Edição de vídeos é destaque no SESC

Taubaté

Campanha

“Salvem o Rosário”

Salvem o Rosário

Igreja pede desinterdição

do complexo do Rosário

(2)

Helô descobre que o mandante de seu atentado foi Santiago. Wanda recebe a notícia de que o ataque contra a delegada falhou e tem uma ideia para resolver seu problema. Helô e Barros interrogam o capanga de Santiago.

Russo repreende Wanda por tentar eliminar Helô. Morena corta a luz da boate. Aída pega o telefone de Wanda no celular de Nunes. Russo conta para Lívia sobre o atentado que Wanda tentou armar para Helô. Wanda atropela Santiago. Stenio pede para reatar com Helô.

Demir combina de visitar Adam no trabalho.

Russo descobre que houve uma sabotagem na boate. Sheila procura Théo.

C

harlô pede que Roberta adiante a remessa para a loja. Carolina faz a cabeça de Isadora contra Vânia. Dalete implica com Frô por causa de Ronaldo. Roberta repreende Nando por ter ido atrás de Felipe.

Ulisses flagra Frô e Ronaldo no provador.

Roberta fica indignada com a chantagem dos diretores da Positano.

Zenon procura Charlô.

Juliana percebe a tristeza da avó com o sumiço de Otávio. Carolina pensa em ficar com o lugar de Isadora na loja.

Vânia enfrenta Isadora.

Uma mulher misteriosa procura Charlô para falar sobre Otávio. Nando vai à casa de Felipe.

Novelas

Capacidade de organizar suas impressões, percebendo melhor o que se passa dentro e fora de você. Os pensamentos certos servem de bóia para sua estada no vasto oceano.

g Áries

Os sentimentos para com os amigos abrem-se em grande amplitude e com conteúdo elevado. Os sonhos parecem mais próximos da realidade, e talvez estejam mesmo.

h Touro

Momento para refletir sobre o sentido da vida e encontrar, espantosamente, algum sentido. Sua mente está particularmente sensível à visão ampla da existência.

j Câncer

Você está sensível para captar os sentimentos à sua volta. Pode ajudar as pessoas com isso, mas pode também ir além do que é da sua conta. Encontre os limites adequados.

k Leão

A disposição de servir e de se dedicar a causas humanitárias é hoje algo especial. Trabalhar para os outros é algo especialmente dignificante neste momento.

a Libra

A sintonia mental e emocional com a pessoa amada é impressionante.

Momento de encontro amoroso inebriante e fascinante. Tudo flui como que por magia e encantamento.

b Escorpião

Ideias geniais podem vir à sua mente, assim como pessoas especiais e fascinantes podem vir ter à sua vida. Os encontros ocasionais trazem conteúdos inesperados.

d Capricórnio

Entenda melhor que tipo de realidade material você necessita para se sentir seguro e confiante. Dia de planejar as finanças e dar o devido valor ao que possui.

e Aquário

Gêmeos

Você alcança visão ampla sobre o sentido de sua profissão. Os talentos vocacionais convertem-se em dons especiais. Há um apelo especial e você se deixa seduzir.

i

Momento para organizar as coisas em sua casa em direção à harmonia e à conciliação entre os familiares. Em primeiro lugar, procure ser compreensivo com as pessoas.

Sagitário

c

Momento de afinidades especiais e de magnetismo nas relações. Pode apaixonar-se ou envolver-se forte e instantaneamente com as pessoas com as quais convive.

Virgem

l

Neste dia, sua mente é capaz de contatar as camadas mais elevadas do pensamento, não somente humano, mas também de natureza mais ampla.

Conheça mais a si mesmo.

Peixes

f

2013

VOZ VOZ

02

Taubaté I quarta - feira I 06 de fevereiro de 2013

Síntese

Redação: R. Dr. Emilio Whinter, 79 - Centro - Taubaté e-mail: vozdovale@uol.com.br

jornalismo.voz@uol.com.br Tel:3632.3176

vozdovaleonline.com.brEXPEDIENTE

e região

seu jornal, sua Voz

VOZ DOVALEvozdovaleonline.com.br

CHEFE DE REDAÇÃO: Maria Sbarra

JORNALISTA RESP: Rafael Citro - MTB 57244 - SP ARTE: Willians Cunha

REPÓRTER: Rafael Citro (Esporte) PUBLICAÇÕES: Flavio Silva

COLABORADORES: Ana Paula Abreu, Ana Paula Nanci, Camões Filho, Jorge Souza, José Castellini, Maria Marlene, Neide Brunácio, Rodney Amador, Stela Maris

vozdovaleonline.com.brEXPEDIENTE

e região

seu jornal, sua Voz

VOZ DOVALEvozdovaleonline.com.br

Carnaval é sinônimo de alegria, diversão e descon- tração. No entanto, sabe-se que nesses eventos as pes- soas acabam extrapolando um pouco os limites e indo além do que seu corpo pode aguentar. Em muitos casos, o exagero contribui para o aparecimento ou agrava- mento de alguns sintomas ou até mesmo doenças.

Entre elas as arritmias car- díacas. “Apesar de muitas arritmias apresentarem sin- tomas, como cansaço, palpi- tações, falta de ar, tonturas ou desmaios, outras podem ser assintomáticas e aco- meter pessoas saudáveis”, esclarece a cardiologista De- nise Hachul, da Sociedade Brasileira de Arritmias Car- díacas (SOBRAC).

Arritmias cardíacas são alterações elétricas que pro- vocam modificações no rit- mo das batidas do coração.

Existem diferentes tipos de arritmias: a taquicardia, quando o coração bate rá- pido demais; a bradicardia, quando as batidas são muito lentas e casos em que o cora- ção pulsa com irregularida- de (descompasso).

“Não é incomum, em pe- ríodos como no Carnaval, a ocorrência de arritmias car- díacas por conta de atitudes como o consumo exagerado de bebidas alcóolicas, ci-

garro, drogas e energéticos.

Pior ainda quando há asso- ciação de álcool com ener- géticos”, relata Hachul. “A moderação e o equilíbrio são fatores importantes na prevenção de arritmias, es- pecialmente em ocasiões como o Carnaval”. “Todos os excessos trazem male- fícios, especialmente em indivíduos portadores de doenças cardíacas, os quais podem desenvolver arrit- mias e evoluir para morte súbita; essas situações pode- riam ser evitadas por meio de informação, prevenção e bom senso”, completa a mé- dica Denise Hachul.

Algumas dicas de como aproveitar a folia sem des- cuidar da saúde do seu co- ração. Confira!

Beba com moderação e diga não às drogas! Uso de drogas ilícitas estimulantes,

além do álcool, podem in- duzir arritmias, crises de hi- pertensão arterial e infarto.

Quando usados simultanea- mente, os efeitos podem ser ainda mais intensos, levan- do à morte súbita. Energéti- cos em excesso, ricos em ca- feína e taurina, usados para se manter alerta, também podem induzir arritmias.

Os energéticos diminuem a sensação de embriaguês, o que leva o indivíduo a beber maior quantidade de álcool e consequentemente a cor- rer maiores riscos.

Beba bastante água: De- sidratação, motivada pela falta de líquidos e por suor excessivo, pode provocar quedas de pressão e des- maios.

Tenha uma alimentação saudável! Dê preferência a verduras, grãos integrais,

carne branca, peixes, legu- mes e frutas. Alimente-se com frequência. Não per- maneça em jejum por tempo prolongado.

Aproveite com modera- ção! O excesso de estresse físico, como pular exagera- damente, especialmente se o indivíduo for portador de doença cardíaca, pode in- duzir arritmias, desmaios, hipertensão, infarto e até morte súbita. Por conta da empolgação e da multidão, as pessoas acabam esque- cendo que cada um tem seu limite, tanto físico como mental e é essencial respei- tá-lo.

Repouse e tenha um sono com qualidade: Dormir pouco pode provocar hiper- tensão, agitação, ansiedade e sonolência diurna. Dirigir automóveis com sonolência aumenta muito o risco de acidentes.

Hábitos Saudáveis! Lem- bre-se que a prevenção é o melhor remédio contra qualquer doença. Nem sem- pre o portador de doença cardíaca tem sintomas; ela pode ser silenciosa. Tenha hábitos saudáveis, pratique atividades físicas frequen- temente, realize exames preventivos e consulte, pelo menos uma vez por ano, um clínico ou cardiologista.

Cardiologista lista alguns

cuidados para os foliões no carnaval

Algumas arritmias cardíacas podem ser desencadeadas pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas e energéticos

A maior festa popular do Brasil chegou. E os cuida- dos com a coluna não de- vem ser deixados de lado.

Para quem já tem algum problema como: hérnia de disco; lombalgia; cervi- calgia; dor nas costas; dor lombar; dor ciática; lordose;

escoliose; degeneração dis- cal, osteoporose ou outros, devem tomar precauções para não agravar o proble- ma. A recomendação serve também para aqueles que nunca tiveram nenhum problema com a coluna.

E para aproveitar os dias da “Folia de Momo”, vale seguir algumas dicas, su- geridas pelo fisioterapeuta, Dr. Leonardo Stahelin Ei- cke, da Clínica Eicke Saú- de/ITC Vertebral. A dica

fundamental que os foliões devem seguir é fazer um bom alongamento antes de sair para a avenida ou para o clube. “O alongamento prepara o corpo para uma atividade física, proporcio- na o aumento da flexibilida- de, que é a maior amplitude de movimento possível de uma articulação e relaxa o músculo. Além de prevenir lesões, proporcionar elasti- cidade e agilidade, por isso é importante alongar antes de qualquer atividade físi- ca, como pular o carnaval”, explica.

Dr. Leonardo, que é membro da Associação Bra- sileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), recomen- da que o ideal seja alongar regularmente, respeitando

os seus limites. “Você pode alongar em qualquer horá- rio ou lugar em que você estiver sempre com movi- mentos curtos. Incorpore em sua vida. Quando você sentir uma tensão muscu- lar, relaxe um pouco, para voltar a alongar. Esse tem- po pode ser de meio minu- to, ou um pouco mais, se você desejar”, conclui.

Outras sugestões do fisio- terapeuta para não lesionar a coluna, durante o Carna- val são:

* Evitar ou diminuir o uso do salto alto, para não comprometer a coluna;

* Especialmente aque- les que já sofrem de algum problema na coluna, devem procurar algum local para sentar e relaxar a coluna;

* Atenção especial ao peso da fantasia, para não promover lesões na coluna;

* Se for beber, tome cui- dado. O álcool relaxa a nos- sa musculatura e acabamos não percebendo que a colu- na já está no seu limite;

* Prefira se hidratar com água durante toda a festa, usar roupas e sapatos con- fortáveis;

* Se houver alguma dú- vida, consulte o Guia de Postura: http://www.her- niadedisco.com.br; que lá é possível encontrar dicas preciosas inclusive para quem vai pegar a estrada nos dias do feriadão.

Cuidar da coluna é essencial

também durante o Carnaval

(3)

Flagrante feito pelo jornalismo Voz do Vale, mostra madeiramento da igreja apodrecido

Parte interna da Igreja foi visitada por vereadores e engenheiros do sindicato da categoria do município

Por:Rauston Naves

Alckmin promete acabar com presos em delegacias

Taubaté I quarta - feira I 06 de fevereiro de 2013

03

VOZ VOZ 03

Vale & Região

Após três dias da in- terdição do complexo do Rosário, que inclui a Rá- dio Cultura de Taubaté e o estacionamento da Funda- ção Dom Couto, entidades ligadas a Diocese da cidade e a diretora e advogada da Fundação, Lilian Mansur, receberam a imprensa re- gional na tarde de ontem.

Interditada desde setem- bro de 2010, a igreja foi visi- tada na tarde da última ter- ça-feira (05), pelo Vereador Joffre Neto (PSB), por as- sessores da vereadora Vera Saba (PT) e engenheiros do sindicato da categoria do município.

Durante a vistoria prévia pelo grupo, Lilian Mansur questionou a interdição fei- ta pela municipalidade no complexo. “Nós ficamos es-

pantados com o laudo que interditou todo o estaciona- mento e o prédio da Funda- ção, pois nem a calçada em frente à igreja, nem ao me- nos o ponto de táxi e uma banca que funciona ao lado foram fechados.” A repre- sentante da instituição ain- da concluiu: “A nós não foi dado o direito de defesa.”

O vereador da base alia- da Joffre Neto, durante a vistoria afirmou que irá protocolar um pedido na Prefeitura, solicitando uma reavaliação pela Defesa Ci- vil.Enquanto os imóveis anexos a igreja continuam impedidos de abrir as por- tas, a transmissão da Rá- dio Cultura vai ao ar com um link entre a estação de Taubaté e a Rádio Milícia

da Imaculada com sede em São Paulo. Um novo prédio ainda não definido deve abrigar a rádio caso a inter- dição se mantenha.

A Defesa Civil informou que na ação que interditou a área, um laudo com ana- lises técnicas foram entre- gues a Fundação.

Sobre o ponto de táxi ci- tado na reportagem por Lilian, a Secretaria de Trân- sito já notificou os taxistas sobre a mudança do posto de trabalho, porém o novo local de parada indicado pela prefeitura, que é a Rua Doutor Souza Alves não foi aceito pela categoria que sugere a Rua Emilio Wi- nhter, em frente ao bar do pereba.

A partir de agora, o gover- no vai passar a determinar em que cidades poderão ser abertos novos cursos de medicina no Brasil. As novas faculdades deverão estar em cidades onde há carência de cursos e pro- fissionais. Isso será feito por meio do lançamento de editais de chamamento público já neste semestre.

Cada edital deve listar as cidades onde há deman- da por vagas e estrutura para receber os alunos.

As regras valerão para instituições privadas e federais. Segundo o censo da educação superior de 2011, os 187 cursos de me- dicina existentes no Brasil oferecem pouco menos de 17 mil vagas em processos de seleção

Novos cursos de medicina

Inscrições para as bolsas Familiar, Fidelidade e Atleta

A UNITAU está com ins- crições abertas, até o dia 22, para alunos interessa- dos em concorrer a bolsas de estudos das modalida- des Familiar, Fidelidade e Atleta.

Para pleitear o benefício, é necessário preencher um requerimento disponível no site da UNITAU e levá- lo, junto com a documen- tação solicitada, até a Pró- reitoria Estudantil (PRE).

A Bolsa Familiar ga- rante 15% de desconto nas mensalidades e é direcionada para estudan- tes que possuem um ou mais membros da família (irmão, pai, mãe, filho ou cônjuge) matriculados em um dos cursos presenciais da UNITAU.

A Bolsa Fidelidade ga- rante 15% de desconto e é destinada a alunos egres- sos da Escola de Aplicação Dr José Alfredo Balbi.

A Bolsa Atleta é direcio- nada para alunos atletas, confederados e que com- petem profissionalmente.

Ela prevê desconto de até 100% nas mensalidades.

Negociação

Termo prevê a venda de parte do terreno da fábrica para acerto dos salá- rios e direitos atrasados Em assembleia realizada nesta terça-feira, dia 05, os trabalhadores da Sadefem, de Jacareí, aprovaram um termo de entendimento com

a empresa para a venda de parte um terreno de 150 mil metros quadrados da fábri- ca como forma de garantir o pagamento dos salários, décimo terceiro e visa-vale de outubro a janeiro. A soma destes débitos trabalhistas é de cerca de R$ 3 milhões.

Em caso de demissão, o ter- mo determina ainda o acerto integral das verbas rescisó- rias, do FGTS atrasado e pa- gamento da multa de 40%.

A área já tem um comprador.

O fechamento de um acordo depende da aprovação do termo de entendimento pela

Justiça do Trabalho. Caso isso aconteça, a venda do ter- reno será intermediada por um juiz.

A proposta foi construída em reunião realizada na última sexta-feira, dia 1º, entre o Sin- dicato, uma comissão de tra- balhadores e representantes

do grupo Iesa/Inepar, que detém os direitos da Sade- fem, com o auxílio de repre- sentantes da Prefeitura.

Esta primeira conversa só foi possível graças à forte mobilização dos trabalha- dores e ao resultado favorá- vel de duas ações judiciais.

A primeira delas garantiu a penhora do terreno como garantia de pagamento do FGTS e a segunda ação de- terminou o bloqueio das con- tas bancárias do grupo Iesa/

Inepar até o pagamento inte- gral dos salários atrasados.

Metalúrgicos aprovam termo de entendimento com a Sadefem

Salvem o Rosário!

Igreja apela e pede desinterdição do

complexo do Rosário

Fotos: Rauston Naves

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), pro- meteu zerar, até agosto, a quantidade de deten- tos homens em cadeias públicas e distritos poli- ciais, e de mulheres até o próximo ano.

De acordo com a Se- cretaria da Adminis- tração Penitenciária, hoje são 3.300 homens e 1.400 mulheres pre- sos nesses locais. A in- tenção é que eles sejam

encaminhados para os Centros de Detenção Provisória.

Segundo o governa- dor, São Paulo será o primeiro Estado bra- sileiro a alcançar essa meta. Alckmin disse ainda que a medida permitirá à Polícia Civil melhorar seu trabalho de polícia investigativa e judiciária, por retirar os presos das delega- cias.

O secretário da Admi-

nistração Penitenciária, Lourival Gomes, disse que São Paulo tem hoje 198 mil presos, com um déficit em torno de 50 mil vagas. Segundo ele, o objetivo é reduzir o déficit para 30 mil vagas até o fim do ano.

Gomes pondera, con- tudo, que o alcance dessa meta dependerá do rit- mo de entrada de novos presos. “Tem um núme- ro crescente de presos que entram no sistema

prisional”, disse.

No ano passado, a mé- dia de entrada de novos presos foi de 9.000 por mês. Em janeiro deste ano, o número ultrapas- sou os 10 mil, segundo o secretário.

Para tentar reduzir o déficit de vagas, o go- verno construirá anexos em unidades prisionais já existentes, o que po- derá gerar de 5.700 a 6.000 novas vagas, disse o secretário.

(4)

Adeus política

Comissão de Obras, reunião sobre rodovia Carvalho Pinto

A Escola Legislativa Dr. Nivaldo Zöllner, da Câmara de Taubaté, realizou ontem (05), uma oficina sobre o funciona- mento do Legislativo, para proporcionar aos novos vereadores e assessores conhecimentos sobre o funcionamento dos vários setores da Casa.

No encontro, foram tratados assuntos como processo legislativo, assessoria de imprensa, procedimentos da Secre- taria, do RH e do setor de Transportes.

“Como temos 12 novos vereadores, com seus respectivos assessores, identificamos a demanda, e a Escola Legislativa or- ganizou a oficina. Assim, podemos contribuir para a eficiência no desempenho dos assessores e no atendi- mento à população”, afir- mou a presidente da Casa, Maria das Graças Oliveira (PSB), que determinou a realização do evento.

O chefe da Escola Le- gislativa, professor Fábio Moutinho, explicou que o curso deverá ser composto por explanações funcio- nais sobre os setores da Casa.

Segundo Moutinho, estão sendo programa- dos pela Escola cursos de Multimídia e Informática voltado para os assessores dos parlamentares.

Escola Legislativa

VOZ

VOZ 05

Taubaté I quarta - feira I 06 de fevereiro de 2013

Política Geral

A Comissão de Obras da Câmara de Taubaté recebeu morado- res do bairro Barreiro na sexta-feira, 1, contrários ao prolongamento da rodovia Carvalho Pinto.

A moradora Ticiana Stei- nicke e seu pai, Walter Gustavo Steinicke, apre- sentaram aos vereadores o mapa com o traçado da ro- dovia. “Vão cortar o bairro ao meio, e os acessos vão ficar interrompidos”, disse

Ticiana.

Segundo ela, os morado- res estão preocupados por- que o Conselho Estadual do Meio Ambiente divulgou audiência pública dia 14 de fevereiro, às 17h, no audi- tório do Departamento de Engenharia Civil da Uni- versidade de Taubaté.

Na pauta, está o EIA/

RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambien- te) do prolongamento da

Carvalho Pinto e interli- gação à rodovia Oswaldo Cruz. Cópia desse estudo está à disposição para con- sulta na Biblioteca Civil, localizada na rua Armando Salles de Oliveira, 324, ou no endereço http://migre.

me/d4uiC.

O presidente da Comis- são, Noilton Ramos (PSD), e os integrantes José Antonio de Angelis “Bilili” (PSDB) e Nunes Coelho (PRB) parti- ciparam da reunião, além

dos vereadores Alexandre Villela (PMDB), João Vidal (PSB), Luizinho da Farmá- cia (PR), Pollyana Gama (PPS) e Vera Saba (PT).

Alexandre Villela lem- brou que o Governo do Es- tado quer levar a rodovia até Guaratinguetá e que o governador está interessa- do em agilizar a obra. João Vidal avaliou que o traçado não oferece benefício para a população de Taubaté. A sugestão de um encontro

com a Ecopistas partiu do vereador Bilili.

“A Câmara é contrária ao trajeto que está em dis- cussão”, afirmou Noilton.

“Mas o desenvolvimento é natural. Vamos encontrar um meio para que haja o menor prejuízo possível para o cidadão. Ele é priori- dade”, concluiu.

A Câmara de Taubaté sedia hoje, quarta-feira (06), audiência pública para demonstração e avaliação do cumprimen- to das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2012. As informações serão deta- lhadas pala Prefeitura, Universidade de Taubaté e fundações municipais.

Será a primeira audiên- cia promovida pelo atual governo, com base em ações da gestão ante- rior. A última audiência promovida pela Prefeitura ocorreu em 28 de setem- bro de 2012.

Na ocasião, foi discu- tido o descumprimento do acordo pela Unitau no pagamento de dívidas com o IPMT (Instituto de Previdência do Município de Taubaté) e a situação financeira da Funcabes (Fundação Caixa Benefi- cente dos Servidores da Unitau).

Participe da audiência diretamente no Plenário Jaurés Guisard ou acom- panhe ao vivo pela TV Câmara Taubaté, pelos ca- nais 17 digital e 98 analó- gico da Net ou na internet, www.camarataubate.

sp.gov.br/tv-camara.

Metas fiscais de 2012

O atual horário da ses- são ordinária da Câma- ra de Taubaté, que acontece semanalmente às quartas- feiras, às 15h, poderá sofrer alteração em breve.

O vereador Joffre Neto (PSB) reuniu as assinaturas de Carlos Peixoto (PMDB), Diego Fonseca (PSDB),

Douglas Carbonne (PCdoB), João Vidal (PSB), Maria Go- rete Toledo (DEM), Vera Saba e Salvador Soares, do PT, e apresentou um projeto de resolução para modificar o horário da sessão para as terças-feiras, a partir das 18h.“A alteração visa atender

a inúmeros reclamos da po- pulação, no sentido de rea- lizar as sessões em horário que permita a participação popular”, justificou o verea- dor, no projeto.

Segundo Joffre, os vere- adores Alexandre Villela (PMDB), Nunes Coelho (PRB) e Pollyana Gama

(PPS) foram consultados sobre o projeto e se manifes- taram favoráveis. “Com o número de vereadores con- cordantes, temos a maioria suficiente para aprovar o projeto”, afirma.

Joffre Neto explica que não teve tempo para con- sultar os demais vereado-

res, mas acrescenta que eles podem aderir ao projeto.

“O vereador Carlos Peixoto propôs dividir a sessão em duas, com avaliação de re- querimentos nas terças-fei- ras e de projetos de lei, nas quintas. Essa proposta pode ser incorporada ao projeto original.”

Deputado mais votado no país em 2010, Tiririca (PR-SP) quer voltar a ser só pa- lhaço. Desiludido com a política, Tiririca afir- ma que não disputará mais eleições e, findo seu mandato, em fevereiro de 2015, irá se desfiliar do PR. Na metade da le- gislatura, Tiririca, que se elegeu com a promessa de descobrir o que faz um deputado, disse que

já entendeu que “não dá para fazer muita coisa”.

O desalento, no entan- to, não é a razão para deixar o salário de R$

26,7 mil, verba de gabi- nete de R$ 97.200 e di- reito a apresentar R$ 15 milhões em emendas.

A justificativa é a falta de tempo para se dedicar ao que mais gosta: fazer shows

Acompanhar o cres- cimento de sua filha de

três anos é outra razão.

Quando voltar aos pal- cos, ele promete não fa- zer piada sobre político.

Tiririca deixou de lado os ternos importados que usava para imitar boa parte dos líderes do Congresso. Adotou um visual mais moderno, que inclui paletó de ve- ludo colorido, calça jeans e gravatas inusitadas.

Agora, mandou fazer camisas personalizadas

e recomendou um tecido que se adapte ao clima seco da capital.

Os novos trajes já ren- deram brincadeiras en- tre os deputados mas também ajudam Tiririca a se entrosar. No tempo em que está na Câmara, fez pelo menos oito ami- gos, entre eles seu can- didato à presidência da Câmara, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que perdeu a disputa.

Desiludido com a política,

Tiririca quer voltar a ser palhaço

Câmara e

moradores do

Barreiro avaliam traçado da

Carvalho Pinto

Mudança no

horário

de sessão,

em Taubaté

(5)

Um dos maiores desastres envolvendo times de futebol ocorreu no dia 06 de fevereiro de 1958. Neste dia, o avião que transportava a equipe inglesa do Manchester United caiu próximo a Munique, Alemanha. A delegação retornava a In- glaterra após ter enfrentado na Iugoslávia o Estrela Verme- lha, em jogo válido pela Copa dos Campeões da Europa. O empate, 3x3, havia dado aos ingleses uma vaga na semifinal do torneio.

De acordo com testemunhas, durante a viagem estava nevando muito. O piloto do bimotor Airspeed Ambassador, prefixo G-ALZU, construído pela “De Havilland”, que fazia vôos regulares entre a Alemanha e a Inglaterra, estava com pouca visibilidade. Durante o trajeto, um dos motores da aeronave parou de funcionar. A torre de comando chegou a ser informa- da sobre o problema, mas nada adiantou.

Logo depois, o motor pegou fogo e o avião caiu nas proximi- dades da cidade de Munique, na região da Baviera, por volta das 18 horas. No acidente morreram 28 pessoas entre passa- geiros e moradores do local da queda do avião. A comitiva do Manchester era formada pelo diretor esportivo, o secretário da equipe, 11 jornalistas e 17 jogadores.

Um dos sobreviventes, o zagueiro Billy Foulker chegou a di- zer na época a seguinte frase: “Tudo se passou terrivelmente depressa. Uma explosão formidável que sacudiu o aparelho, e tínhamos a impressão que nossos tímpanos explodiam”.

Outro sobrevivente do acidente, que ficou conhecido como

“Desastre aéreo de Munique”, foi Bobby Charlton, que para muitos foi o maior jogador da história do futebol inglês.

Outros acidentes aéreos envolvendo times de futebol mar- caram a história do esporte. Entre eles, a queda do avião da equipe do Torino (Itália) em 1949, que na época era o princi- pal time do país. O acidente vitimou todos os jogadores, e a Federação Italiana proclamou o time como campeão nacional daquele ano.

Times brasileiros também já passaram por sustos dentro de aviões. Em 1996, após disputar uma partida pela Libertadores no Equador, a aeronave que traria a delegação do Corinthians de volta ao Brasil acabou se chocando com um muro no final da pista do Aeroporto de Quito. Alguns jogadores sofreram leves lesões. O pronto atendimento dos bombeiros evitou um incêndio total da aeronave.

Já Santos, Grêmio e Caxias/RS escaparam por pouco de aci- dentes. Em 1968, após voltar de uma excursão pelo exterior, o avião que trouxe o time do Peixe decolou três minutos o desembarque dos jogadores para um vôo de treinamento dos tripulantes. Ao sobrevoar a Cidade Universitária (o Campus da USP – Universidade de São Paulo), houve falha numa das turbinas e o avião caiu ficando reduzido a escombros. Já Grê- mio e Caxias/RS escaparam do acidente envolvendo o avião da TAM que caiu no Aeroporto de Guarulhos. As duas equipes embarcariam neste vôo, mas acabaram mudando de plano

Aconteceu na história:

06 de fevereiro

Desastre aéreo de Munique

Por : Rafael Citro

Registro Civil Subdistrito Município e Comarca de Taubaté Bel. Marcello Verderamo

Oficial Titular

Edital de Proclamas de Taubaté

Praça Dr. Monteiro, 103 - Centro - Taubaté - Telefone: 3631-4478

FAÇO SABER que pretendem se casar, confor- me cópia recebida do Sr. Oficial do Registro Civil de, RAFAEL LUCIO DE SOUZA e GA- BRIELLA MADEIRA DE CARVALHO, para o que apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525, nºs I, III e IV, do Código Civil Brasileiro.

ELE é natural de Taubaté (2° sub.), Estado de São Paulo, nascido a 3 de janeiro de 1990, de profissão securitário, residente na Rua João Dias Monteiro, nº65 – Portal da Mantiqueira, neste 2°

subdistrito, filho de MARCIO LUCIO DE SOUZA (48 anos), nas- cido na data de 4 de fevereiro de 1964, residente em Ubatuba - SP, natural de Tremembé - SP e de EDNA DOS SANTOS SOUZA (46 anos), nascida na data de 3 de janeiro de 1967, residente e natural de Tremembé - SP.

ELA é natural de Pirassununga, Estado de São Paulo, nascida a 10 de outubro de 1993, de profissão do lar, residente na Rua João Dias Monteiro, n° 65 – Portal da Mantiqueira, neste 2° sub- distrito, filha de REGINALDO JOSUÉ DE CARVALHO (47 anos), nascido na data de 2 de maio de 1965, residente nesta cidade, natural de Toledo - MG e de PRISCILA MADEIRA DE CARVALHO (40 anos), nascida na data de 2 de dezembro de 1972, residente nesta cidade, natural de Catanduva - SP.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei.

Lavro o presente para ser fixado em Cartório no lugar de costu- me, e publicado pela imprensa local.

2º Subdistrito – Taubaté, 30 de janeiro de 2013

Oficial Wanda Scaglianti Verderamo – Es- crevente

FAÇO SABER que pretendem se casar, conforme cópia recebida do Sr. Oficial do Registro Civil de, JOSÉ BENEDITO DOS SANTOS e SUELI MARIA MOSTARDA, para o que apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525, nºs I, III e IV, do Código Civil Brasileiro.

ELE é natural de Taubaté, Estado de São Paulo, nascido a 16 de julho de 1949, de profissão aposentado, residente na Estrada do Barreiro, nº307, Água Grande II, nes- te 2° subdistrito, filho de MARIA DOLORES DOS SANTOS, falecida em Jacareí-SP há aproximadamente 32 anos.

ELA é natural de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul, nascida a 14 de feve- reiro de 1960, de profissão encarregada de limpeza, residente na Estrada do Barreiro, n° 307, Água Grande II, neste 2° subdis- trito, filha de JOÃO MOSTARDA (79 anos), nascido na data de 1 de outubro de 1933, residente nesta cidade, nascido em Santa Adélia, deste Estado e de DURVALINA AU- GUSTA ALVES (76 anos), nascida na data de 16 de fevereiro de 1936, residente nesta cidade, nascida em Reginópolis, deste Es- tado.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei.

Lavro o presente para ser fixado em Cartó- rio no lugar de costume, e publicado pela imprensa local.

2º Subdistrito – Taubaté, 30 de janeiro de 2013

Oficial Wanda Scaglianti Verderamo – Es- crevente

FAÇO SABER que pretendem se casar, conforme cópia recebida do Sr. Oficial do

Registro Civil de, WILIAM WASHINGTON SAAD ABDULNUR e DÉBORA GAGLIOTTI COPPOLA, para o que apresentaram os do- cumentos exigidos pelo artigo 1.525, nºs I, III e IV, do Código Civil Brasileiro.

ELE é natural de Taubaté (1° sub.), Estado de São Paulo, nascido a 9 de abril de 1975, de profissão arquiteto, residente na Rua Anízio Ortiz Monteiro, nº 310, Centro , neste 2° subdistrito, filho de WILIAM SAAD ABDULNUR (67 anos), nascido na data de 4 de março de 1945, residente nesta cidade, nascido em São José do Rio Preto, deste Estado e de EDNA CUNHA SAAD ABDULNUR (62 anos), nascida na data de 4 de dezembro de 1950, residente e nascida nesta cidade.

ELA é natural de Taubaté (2° sub.), Estado de São Paulo, nascida a 10 de abril de 1983, de profissão médica, residente na Rua Anizio Ortiz Monteiro, n° 310, Centro, neste 2° subdistrito, filha de CARLOS ROBERTO COPPOLA (62 anos), nascido na data de 15 de novembro de 1950, residente e nascido nesta cidade e de MARGARIDA MARIA GAGLIOTTI COPOLA (61 anos), nascida na data de 10 de outubro de 1951, residente nesta cidade, nascida em Jambeiro, deste Estado.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei.

Lavro o presente para ser fixado em Cartório no lugar de costume, e publicado pela imprensa local.

2º Subdistrito – Taubaté, 30 de janeiro de 2013 Oficial Wanda Scaglianti Verderamo – Escrevente

FAÇO SABER que pretendem se casar, conforme cópia recebida do Sr. Oficial do Registro Civil de, DANIEL AILTON HESSEL ALVES e ROSANA SHIRLEY COSTA DA SILVA, para o que apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525, nºs I, III e IV, do Código Civil Brasileiro.

ELE é natural de Osasco (2° sub.), Estado de São Paulo, nascido a 28 de agosto de 1991, de profissão pintor autônomo, residente na Rua Benedito Clemente, 191 – São Gonçalo, neste 2° subdistrito, filho de JOSÉ AILTON ALVES (42 anos), residente em Colorado – PR, natural de Santo Inacio - PR e de MARIA DE FATIMA HESSEL (57 anos), nas- cida na data de 24 de janeiro de 1956, residente em Poranga – SP, natural de Tatuí - SP.

ELA é natural de Cantanhede, Estado do Maranhão, nascida a 20 de outubro de 1985, de profissão estudante, residente na Rua Be- nedito Clemente, n° 191 – São Gonçalo, neste 2° subdistrito, filha de TEODORIO FERREIRA DA SILVA (53 anos), nascido na data de 7 de janeiro de 1960, residente nesta cidade, natural de Caju Azedo – MA e de MARIA FRANCISCA COSTA DA SILVA (47 anos), nascida na data de 17 de julho de 1965, residente nesta cidade, natural de Pirapemas - MA.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei.

Lavro o presente para ser fixado em Cartório no lugar de costume, e publicado pela imprensa local.

2º Subdistrito – Taubaté, 30 de janeiro de 2013 Oficial Wanda Scaglianti Verderamo – Escrevente

FAÇO SABER que pretendem se casar, conforme cópia recebida do Sr. Oficial do Registro Civil de, JOSÉ ROBERTO ALVES BATISTA e JENIFER ALVES DE OLIVEIRA, para o que apresentaram os do- cumentos exigidos pelo artigo 1.525, nºs I, III e IV, do Código Civil Brasileiro.

ELE é natural de Teófilo Otoni (reg. Novo Oriente de Minas), Estado de São Paulo, nascido a 6 de julho de 1979, de profissão carpinteiro, residente na Rua Pedro Mariotto, 546 – Parque Aeroporto, neste 2°

subdistrito, filho de BELARMINA ALVES BATISTA (57 anos), nascida na data de 15 de janeiro de 1956, residente em São Sebastião - SP e natural de Teófilo Otoni - MG.

ELA é natural de Ferraz de Vasconcelos, Estado de São Paulo, nascida a 14 de junho de 1985, de profissão do lar, residente na Rua Pedro Mariotto, n° 546 – Parque Aeroporto, neste 2° subdistrito, filha de RAMIRO ALVES, falecido em Guaianases – São Paulo, há 02 anos e de MARIA DA CONCEIÇÃO RAMALHO DE OLIVEIRA (46 anos), nasci- da na data de 15 de julho de 1966, residente nesta cidade, natural de Linhares - ES.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei.

Lavro o presente para ser fixado em Cartório no lugar de costume, e publicado pela imprensa local.

2º Subdistrito – Taubaté, 30 de janeiro de 2013 Oficial Wanda Scaglianti Verderamo – Escrevente

Taubaté I quarta - feira I 06 de fevereiro de 2013

VOZ VOZ

06

Edital de Proclamas de Taubaté

Rua: Chiquinha de Mattos, 71 - Centro - Taubaté - Telefone: 3632-3039

Registro Civil Subdistrito Município e Comarca de Taubaté Bel. Gustavo Henrique Schalch (Escrivão R.G:2.878.515-SP)

Cibele de Morais Schalch Oficial Substituta

1º

FAÇO SABER que pretendem casar-se e apresenta- ram os documentos exigidos pelo artigo 1.525, nú- meros 1, 3 e 4, do Código Civil Brasileiro.

ELE: ISAEL CRUZ DOS SANTOS, nacionalidade brasileira, profissão pedreiro, estado civil solteiro, de 28 anos de idade, nascido em Feira de Santana - BA, no dia 10 de março de 1984, residente e domiciliado na Rua Tenente Alexandre Lacerda nº 1138, neste primeiro sub distrito, filho de JOSELITO MENDES DOS SANTOS e de VITALINA CRUZ DOS SANTOS.

ELA: DANIA FLAVIA MATIAS, nacionalidade brasileira, profissão ven- dedora, estado civil solteira, de 26 anos de idade, nascida em Patos - PB, no dia 23 de maio de 1986, residente e domiciliada na Rua Tenente Alexandre de Lacerda nº 1138, neste primeiro sub distrito, filha de JO- AQUIM MATIAS DE SOUZA e de MARGARIDA MARIA DA CONCEIÇÃO.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei.

Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de costume, e enviada cópia para ser publicada pela Imprensa local.

1º sub distrito – Taubaté, 28 de janeiro de 2013.

Oficial Substituta - Cibele de Morais Schalch

FAÇO SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525, números 1, 3 e 4, do Código Civil Brasileiro.

ELE: DOUGLAS MARIANO PAULINO, nacionalidade brasileira, profis- são operador I, estado civil solteiro, de 27 anos de idade, nascido em Bom Sucesso - MG, no dia 13 de outubro de 1985, residente e domicilia- do na Rua Antonio Carlos Agostinho nº 101, neste primeiro sub distrito, filho de ANANIAS PAULINO e de MARIA LÚCIA MARIANA.

ELA: BRUNA CAMILA MARCELINO, nacionalidade brasileira, profissão op. de caixa, estado civil solteira, de 20 anos de idade, nascida em Tau- baté - SP, no dia 14 de fevereiro de 1992, residente e domiciliada na Rua Antonio Carlos Agostinho nº 101, neste primeiro sub distrito, filha de ANTONIO FERNANDO LOPES MARCELINO e de CRISTIANA APARECIDA CONCEIÇÃO MARCELINO.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei.

Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de costume, e enviada cópia para ser publicada pela Imprensa local.

1º sub distrito – Taubaté, 28 de janeiro de 2013.

Oficial Substituta - Cibele de Morais Schalch

FAÇO SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525, números 1, 3 e 4, do Código Civil Brasileiro.

ELE: ALAN MARCELO FERREIRA DE PAULA, nacionalidade brasilei- ra, profissão coordenador de qualidade, estado civil divorciado de Vivia- ne Cristina do Prado Alves, com quem se casara neste sub distrito aos 17/01/2003, de 31 anos de idade, nascido em Taubaté - SP, no dia 13 de junho de 1981, residente e domiciliado na Rua Padre Francisco nº 93, neste primeiro sub distrito, filho de JOÃO ALVES DE PAULA e de ADALGI- SA MARIA FERREIRA DE PAULA.

ELA: ANA CLAUDIA ALVARENGA SOUZA, nacionalidade brasileira, profissão copeira, estado civil solteira, de 29 anos de idade, nascida em Taubaté - SP, no dia 22 de outubro de 1983, residente e domiciliada na Rua Padre Francisco nº 93, neste primeiro sub distrito, filha de JOSÉ ANTUNES DE SOUZA e de JUREMA APARECIDA DE ALVARENGA SOUZA.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei.

Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de costume, e enviada cópia para ser publicada pela Imprensa local.

1º sub distrito – Taubaté, 28 de janeiro de 2013.

Oficial Substituta - Cibele de Morais Schalch

PROCLAMAS

Editais

Referências

Documentos relacionados

ELA é natural de Santos, Estado de São Paulo, nascida a 23 de abril de 1981, esta- do civil divorciada, de profissão autonoma, residente na rua Juvelina de Goes Silva nº 171

Taubaté, Estado de São Paulo, nascido a 20 de janeiro de 1981, de profissão soldador, residente na rua João Ferreira da Rocha, nº 377 - Parque Aeroporto, neste 2º subdistrito,

ELE é natural de São Miguel de Taipu, Estado da Paraíba, nascido a 15 de dezembro de 1954, de profissão autonomo, residente à rua Yoschiro Shima- da nº 190, Parque Aeroporto,

ELA é natural de Taubaté (2 sub.), Estado de São Paulo, nascida a 22 de outubro de 1984, de profissão do lar, residente na rua sumio shibata, n 140 - Campos Eli- seos, neste

ELA é natural de Taubaté (2º subd.), Estado de São Paulo, nascida a 17 de maio de 1978, de profissão comerciante, residente na rua Príncipe Escamado nº 20, Chácara

O contraente é natural de Taubaté (1º Subd.), Estado de São Paulo, nascido a 15 de janeiro de 1994, estado civil solteiro, de profissão estudante, residente Avenida Antônio

O objetivo deste estudo foi determinar as frequências dos tipos sanguíneos, do sistema AB, de gatos domésticos sem raça definida na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul,

Estudo de circuitos em corrente alternada; Estudo de circuitos trifásicos; Transformadores; Motores elétricos; Noções de geração, transmissão e distribuição de