• Nenhum resultado encontrado

Lista de Exercícios 01 - 11062021 - versãofinal

N/A
N/A
Tiago Emanuel

Academic year: 2022

Share "Lista de Exercícios 01 - 11062021 - versãofinal"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

Curso: Bacharelado em Engenharia Civil Disciplina: Intr. ao Método dos Elem. Finitos Professor: Dr. Sebastião Simão da Silva Período: 2021:01

Discente: ________________________ Matrícula: ______________

LISTA DE EXERCÍCIOS 01

[Conceitos iniciais/Formulação do Método/Método de Galerkin/Elemento de barra 1D]

QUESTÃO 1 – O Método dos Elementos Finitos (MEF) é empregado para simular fenômenos em vários ramos industriais. Suas raízes históricas remontam aos meados do século passado na indústria aeroespacial. Muitos autores apontam o paper “Stiffness and Deflection Analysis of Complex Structures” de Tuner et al (1956), como o primeiro trabalho a denominar o método. Na sua concepção e baseado referências e materiais estudados, o que é o Método dos Elementos Finitos?

QUESTÃO 2 – Na solução da maior parte dos problemas atuais de Ciências e Engenharia é imprescindível a utilização de recursos numéricos para a sua solução. Faça uma pesquisa sobre as aplicações do Método dos Elementos Finitos (MEF) na Engenharia Civil.

QUESTÃO 3 – Os métodos numéricos podem ser utilizados para estudar diversos fenômenos. Na Figura 1 ilustra-se os vários tipos de análise que se pode realizar no campo da mecânica dos sólidos e seus graus de complexidade. Pesquise sobre as diferenças entre uma análise: (a) estática e dinâmica; (b) linear e não linear; (c) não linear geométrica e não linear material.

Figura 1 – Análises na mecânica dos sólidos e suas complexidades.

QUESTÃO 4 – Conceitue (a) funcional; (b) cálculo variacional e (c) princípio variacional.

QUESTÃO 5 – Pesquise sobre o problema da “braquistócrona”.

QUESTÃO 6 – De maneira sucinta descreva o método dos resíduos ponderados.

QUESTÃO 7 – Qual a diferença entre as condições de contorno essenciais (ou de Dirichlet) e não essenciais (ou de Neumann)?

QUESTÃO 8 – Qual a diferença entre as condições de contorno essenciais (ou de Dirichlet) e não essenciais (ou de Neumann)?

(2)

QUESTÃO 9 – De acordo com Cook, Malkus e Plesha (1988), a exigência do grau de continuidade das funções de interpolação está associada com a ordem do operador diferencial da equação que rege o problema. Se o operador for de ordem 2m, exige-se, pelo menos, funções de continuidade Cm-1. Baseado nesta constatação, para os problemas e suas equações diferenciais governantes presentes na Tabela 1 determine a ordem das equações e a classe (C zero, C um, etc.) mínimas das funções de interpolação.

OBS.: Mostre como você obteve a classe de cada uma das equações.

Tabela 1 – Relação entre equações diferenciais governantes e exigências de continuidade.

Problema Equação governante Ordem Classe

Barra 2

2 0

EAd u q dx  

Flexão de viga 4

4 0

EId u q dx   Condução de calor em 2D k  2T Q c T0 (*)

(*) O operador diferencial é denominado Laplaciano.

QUESTÃO 10 – Quais as diferenças entre os métodos da colocação; do subdomínio; dos mínimos quadrados; da colocação dos mínimos quadrados; e o de Galerkin.

QUESTÃO 11 – A barra mostrada na Figura 2 está submetida a uma carga uniformemente distribuída e outra pontual na sua extremidade.

Figura 2 – Barra submetida a tração.

Fonte: Luersen (2000).

Este simples problema é regido por uma equação diferencial que possui a forma:

e tem como condições de contorno:

;

sendo as constantes c e b dadas por:

O polinômio de segundo grau

pode ser adotado como uma solução aproximada do problema.

a) Utilizar o método de Galerkin para determinar as constantes a1 e a2 do polinômio;

(3)

b) Se a solução analítica é dada por

plote os deslocamentos versus o comprimento para solução analítica. No mesmo gráfico, plote a solução aproximada. Para isso, utilize o software Scilab.

c) Utilizando os resultados da questão anterior, plote os resultados analíticos e aproximados para as tensões ao longo do comprimento da estrutura. Para isso, utilize o software Scilab.

QUESTÃO 12 – Seja barra mostrada na Figura 3, submetida a uma carga uniformemente distribuída e outra de tração localizada na sua extremidade.

Figura 3 – Barra submetida a tração.

Fonte: Luersen (2000).

Tomando-se um elemento particular da referida barra, tal como ilustrado na Figura 4, utilize o método de Galerkin para deduzir (a) a matriz de rigidez do elemento;

(b) o vetor de carregamentos nodais do elemento.

Figura 4 – Elemento finito característico.

QUESTÃO 13 – Se a barra da questão anterior é discretizada com três elementos, conforme mostrado na Figura 5, obtenha de forma literal a solução do problema por elementos finitos (a) para os deslocamentos e (b) para as tensões. (c) plote os resultados ao longo do comprimento da peça.

Figura 5 – Barra submetida a tração discretizada com três elementos.

QUESTÃO 14 – Resolver o problema da barra estudado nas questões anteriores considerando os seguintes dados de geometria, de carregamento e de propriedade do material:

(4)

QUESTÃO 15 – A estrutura ilustrada na Figura 6 é constituída por duas barras submetidas a cargas axiais localizada e distribuída. Dados: E = 5 × 104 MPa; L = 150 mm; Diâmetros dos trechos AB e BC são 10 mm e 5 mm, respectivamente; Carga distribuída no trecho BC é igual a q0 = 5 N/mm; Carga concentrada aplicada no ponto B é igual a P = 5000 N.

Discretize a estrutura com dois elementos de barra (com dois nós em cada barra) e funções de interpolação linear e obtenha: (a) os deslocamentos nodais; (b) as reações nodais; (c) as deformações nos elementos; (d) as tensões em cada barra; (e) gráficos ilustrando como se desenvolve deslocamentos, deformações e tensões no interior da estrutura.

Figura 6: Barra submetida a esforços axiais.

Cajazeiras-PB – 11 de junho de 2021.

Referências

Documentos relacionados

A segunda classe mais presente é a transição entre floresta úmida/floresta muito úmida tropical basal, que ocupa 20,75% e está presente na porção oeste do estado, com exceção do

O chamado Método dos Elementos Finitos (MEF) consiste em diferentes métodos numéricos que aproximam a solução de problemas de valor de fronteira descritos tanto

As condições para a determinação da atividade enzimá- tica foram padronizadas para tecidos de folhas de café, visando aperfeiçoar a técnica quanto à concentração de nitrato

Outro destaque do relatório é a iniciativa brasileira de construir um indicador nacional, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb5), e a partir dele estabelecer metas

Não se pode negar as lacunas práticas na construção dos cursos integrados, que precisam ser pensadas como resultado de uma integração mecânica da formação geral

Trechos do Boletim Informativo Vaisakh 31/8 Sagitário 1 CONTEÚDO Invocação de Mestre EK 2 Oração do Ano 3 Mensagem do Mestre 4 Mensagem de Mestre EK 5 Sabedoria Eterna

DBEM Dual Boundary Element Method EESC Escola de Engenharia de São Carlos MEC Método dos Elementos de Contorno MEF Método dos Elementos Finitos MFEL Mecânica da

Esta pesquisa tem como características principais: o emprego do Método dos Elementos Finitos (MEF) na modelagem do sistema solo-estrutura; a inclusão dos efeitos