• Nenhum resultado encontrado

Construção cearense volta a recuar, mas expectativas para o futuro são otimistas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Construção cearense volta a recuar, mas expectativas para o futuro são otimistas"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Construção cearense

volta a recuar, mas

expectativas para o futuro

são otimistas

O setor de Construção cearense

apresen-tou contração na Evolução do Nível de

Atividade e no Nível de Atividade Efetivo/ Usual. Apesar do estado não paralisar a in-dústria no período, uma piora na situação epidemiológica no início do mês de maio aumentou tanto a incerteza do ambiente econômico como a probabilidade de rup-tura/quebra de fornecedores. Além disso, a aceleração inflacionária impactou parti-cularmente o setor de Construção em abril e maio, no que se observa uma retração

expressiva da produção no setor. O

Em-prego continuou em alta, mas, em com-paração ao mês anterior, houve o

desace-leramento de crescimento. Em contrapartida, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) apresentou um aumento relevante após dois meses de contração, no que se sugere que tal impacto recessivo deve ser momentâneo, no que também é indicado pelo aumento da venda de materiais de construção pelo IBGE. Os dados apresentados a nível nacional apresentam queda do nível de emprego e também do nível de pro-dução, ainda que o país tenha demonstrado uma aproximação com seu nível de produção usual. Apenas o UCO apontou variação nula em comparativo ao mês anterior.

As Expectativas tanto do industrial cearense como do brasileiro foram otimistas, ainda que o empresário local tenha se mostrado consideravelmente mais confiante. No Nível de Atividade e na Compra de Insumos, as variações alcançaram os maiores índices desde janeiro de 2021 para o Estado. Ademais, o Número de Empregados também expôs índices de variação positiva. Por sua vez, a expectativa de maior destaque foi explicitada pela variável Novos Empreendimentos e Serviços, a qual atingiu a maior variação desde julho de 2020. O único resultado que apontou variação negativa, para Brasil e Ceará, foi a Intenção de Investimento.

Mês de referência: Maio 2021 Evolução do Nível de Atividade Nível de Atividade (efetivo/usual) Número de Empregados Expectativas Nível de Atividade Expectativas Novos Empreendimentos e Serviços Expectativas Compra de Matéria-Prima e Insumos Expectativas Número de Empregados 39,8 /48,4 35 /41,1 50,2 /48,2 63,4 /57,1 59,5 /56,5 62,3 /56,6 59,2 /56,1 50 75 25

Ceará Brasil Divisão 50 pontos Indicador varia no intervalo de 0 a 100. Valores na área branca estão acima de 50

pontos e indicam crescimento/otimismo frente ao mês anterior. Valores na área laranja estão abaixo dos 50 pontos e indicam queda/pessimismo.

(2)

Em relação ao tema de Investimento e de Insumos, a FIEC, buscando auxiliar a indústria cearense, produziu sondagens especiais sobre o acesso a insumos e matéria-prima1 e acerca do planejamento e execução do

investimento2 do industrial cearense.

Evolução do nível de atividade

Mai 2020 - Mai 2021

Indicador varia no intervalo de 0 a 100. Valores acima de 50 indicam aumento da produção frente ao mês anterior

Continuando a tendência de queda da atividade registrada desde o início do ano, houve uma aceleração de retração na Produção no mês de maio no Estado. A Evolução do Nível de Atividade no Ceará pontuou 39,8, que a média nacional foi de uma queda menor, de 48,4. Apesar do resultado negativo cearense, quando comparados a maio de 2020 a contração segue com menor intensidade. Essa deve-se ao fato de que, em maio de 2020, as restrições sanitárias por causa da COVID-19 eram mais rígidas e ocasionou a paralisação do funcionamento, entre outros, do segmento de construção.

Nível de atividade (efetivo/usual)

Mai 2020 - Mai 2021

O Nível de Atividade Efetivo permaneceu inferior à marca dos 50 pontos tanto no Ceará quanto no Brasil, ao registrar, respectivamente, 35 e 41,1 pontos. No primeiro, houve uma queda de 8,0 pontos percentuais em relação a abril vis-à-vis um aumento de 1,5 p.p observado nacionalmente. Assim, mostra-se que a tendência do no setor mostra-se consideravelmente oscilante, em um reflexo também de um mercado consumidor menos aquecido no Estado.

1 https://www.observatorio.ind.br/publicacao/1351/detalhe 2 https://www.observatorio.ind.br/publicacao/1334/detalhe

(3)

Utilização da capacidade de operação (UCO)

Mai 2020 - Mai 2021

Valores acima de 50 pontos indicam crescimento do estoque efetivo acima do planejado. Valores abaixo de 50 pontos indicam queda do estoque efetivo abaixo do planejado. Quanto mais distante dos 50 pontos, maior é a distância do planejado.

A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) registrou aumento de 6,0 pontos percentuais em relação a abril de 2021. Na comparação com maio de 2020, destaca-se um crescimento no índice de 20,0 pontos per-centuais. A média nacional permaneceu em 63% pelo segundo mês consecutivo, sinalizando estabilidade. Durante os dois anos analisados, com exceção de maio de 2020, o estado cearense continua a obter o índice de Capacidade Operacional superior à média brasileira.

Número de empregados

Mai 2020 - Mai 2021

Indicador varia no intervalo de 0 a 100. Valores acima de 50 indicam aumento de empregados frente ao mês anterior.

Por sua vez, o Número de Empregados continuou a crescer, mas a uma taxa menor do que observado em

abril. Em comparação ao mês anterior, esse indicador se reduzir, 0,8 p.p, atingindo 50,2 pontos percentuais, mas manteve-se acima do nível de 50 pontos. O número de empregos no Brasil continuou a cair pelo sétimo mês consecutivo, ainda que a um ritmo inferior ao de março e abril de 2020.

(4)

Expectativas

Os empresários da Construção cearense registraram expectativas otimistas para os próximos seis meses. O destaque foi para Novos empreendimentos e serviços que se verificou aumento de 20p.p em comparati-vo ao mês de maio e obteve o maior percentual desde agosto de 2020. Todos os outros indicadores - Nível de Atividade, Compra de Insumos e Matérias Primas e Número de empregados – apresentaram resultado positivo, sinalizando que o setor da construção apresenta boas expectativas para o futuro, ao passo que as expectativas de Intenção de Investimento apresentaram retração no comparativo ao mês anterior. O resul-tado geral das expectativas se mostra complexo, uma vez que a percepção expansionista da atividade do setor requer um acompanhamento de mesma natureza do investimento, a não ser que se esteja trabalhan-do consideravelmente aquém trabalhan-do nível de atividade.

Nível de atividade

Jun 2020 - Jun 2021

Valores acima de 50 pontos indicam expectativa de crescimento. Valores abaixo de 50 pontos indicam expectativa de queda. Quanto mais distante dos 50 pontos, maior e mais disseminada é a variação esperada.

As expectativas do industrial cearense de Construção sobre o Nível de Atividade para os próximos seis me-ses permaneceram otimistas, assim como a média nacional. Destaque para o Ceará, cujo resultado ultra-passou o patamar dos 60 pontos. Apesar do receio da terceira onda de COVID-19, os empresários cearenses permanecem otimistas com a expansão do nível de atividade. Isso pode indicar que o setor espera uma recuperação contínua dos índices epidemiológicos, com o avanço da vacinação, e da demanda agregada no Estado.

Novos empreendimentos e serviços

Jun 2020 - Jun 2021

Valores acima de 50 pontos indicam expectativa de crescimento. Valores abaixo de 50 pontos indicam expectativa de queda. Quanto mais distante dos 50 pontos, maior e mais disseminada é a variação esperada.

(5)

Em concordância com indicador anterior, as expectativas por Novos Empreendimentos e Serviços foram otimistas para os próximos seis meses, marcando 59,5 e 56,5 pontos para o Ceará e Brasil, respectivamente. Após o mês de maio, o qual foi marcado pela queda de mais de 14 pontos percentuais na construção cea-rense, o setor conseguiu recuperar as expectativas e apresentou uma elevação de 20,1 pontos. A nível nacio-nal, o indicador continuou sua trajetória de crescimento, com um incremento no mês de 2,5 pontos.

Compra de matérias-primas e insumos

Jun 2020 - Jun 2021

Valores acima de 50 pontos indicam expectativa de crescimento. Valores abaixo de 50 pontos indicam expectativa de queda. Quanto mais distante dos 50 pontos, maior e mais disseminada é a variação esperada

O indicador relativo à Compra de Matérias-Primas e Insumos ultrapassou os 60 pontos após uma elevação de 7,8 pontos da expectativa para os próximos seis meses. Esse resultado, alinhado ao aumento anterior no mês de maio, revela que o empresário da Construção cearense apresenta-se com mais confiança no mer-cado após três meses de pessimismo. Para identificar quais possíveis motivos que dificultam o acesso a in-sumos e informar as expectativas de normalização, o Observatório da Indústria (FIEC) realizou, em fevereiro,

uma sondagem focada no acesso insumos e matéria-primas3.

Número de empregados

Jun 2020 - Jun 2021

Valores acima de 50 pontos indicam expectativa de novas contratações. Valores abaixo de 50 pontos indicam expectativa de novos desligamentos.

O índice de expectativas para Novas Contratações para os próximos seis meses indicou que os empresá-rios cearenses esperam um aumento na oferta de vagas de emprego no setor. O otimismo dos empresáempresá-rios para os próximos seis meses é bastante significativo, vide que o índice atingiu 59,2 pontos. O Brasil também mostrou otimismo no indicador, ainda que com uma menor expressão (56,1).

(6)

Intenção de Investimentos

Jun 2020 - Jun 2021

Quanto maior o índice, maior a propensão a investir da indústria

Pelo segundo mês consecutivo, tanto no Ceará quanto no Brasil, as expectativas dos empresários contraíram no tocante à propensão em investir. O Ceará e o Brasil marcaram 47,1 e 41,6 pontos, respectivamente, com recuos variando entre 0,2 e 0,4 pontos em relação a maio de 2021. Contudo, quando comparado a junho de 2020, as expectativas de investimento são mais de 20 pontos superiores. Logo, apesar no mês atual apre-senta uma pequena retração, o setor cearense em geral encontra-se mais otimista. Para melhor informar o industrial cearense acerca do tema, o Observatório da Indústria, em parceria com a CNI, publicou a Sonda-gem de investimentos4.

Total comparado ao mês Nível de atividade anterior Nível de atividade em relação ao usual Número de empregados comparado ao mês anterior Utilização da Capacidade Operação - UCO (%)

mai/20 abr/21 mai/21 mai/20 abr/21 mai/21 mai/20 abr/21 mai/21 mai/20 abr/21 mai/21 Indústria

geral 8,7 47,2 39,8 4,1 43 35,0 41,7 51 50,2 51 65 71

Total Nível de atividade para os próximos seis meses Compras de insumos e matérias-primas para os próximos seis meses Novos empreendimentos e serviços para os próximos seis meses Nº de empregados para os próximos seis meses número de empregados Intenção de investimento para os próximos seis meses

jun/20 mai/21 jun/21 jun/20 mai/21 jun/21 jun/20 mai/21 jun/21 jun/20 mai/21 jun/21 jun/20 mai/21 jun/21 Indústria

geral 32,2 54,5 63,4 32,3 54,5 62,3 30,3 39,4 59,5 31,5 52,4 59,2 25,4 47,5 47,1

Indicadores variam no intervalo de 0 a 100. Valores acima de 50 indicam aumento, estoque acima do planejado ou utilização da capacidade instalada acima do usual. Valores abaixo de 50 indicam queda, estoque abaixo do planejado ou utilização da capacidade instalada abaixo do usual. 1 - Empresa com 10 a 49 empre-gados. 2 - Empresa com 50 a 249 empreempre-gados. 3 - Empresa com 250 ou mais empreempre-gados.

(7)

Especificações técnicas

Perfil da amostra (Ceará)

26 empresas, sendo 6 pequeno porte, 15 médio porte e 5 de grande porte.

Perfil da amostra (Brasil)

462 empresas, sendo 179 pequeno porte, 188 médio porte e 95 de grande porte.

Período da coleta

1 a 14 de Junho de 2021

Documento concluído em Junho de 2021.

Veja mais

Mais informações como dados setoriais, regionais, edições anteriores e painéis interativos em: www.observatorio.ind.br

Acesse nossas publicações em formato digital, utilizando o QR Code ao lado.

Sondagem da Construção

Publicação mensal da FIEC | Observatório da Indústria | Equipe Técnica | Autores: Luisa Silva Ramos, David Gui-marães e Guilherme Muchale | Amanda Sousa, Eduar-da Mendonça, Francisco Wellington Ribeiro, Laís Veloso, Rayssa Alexandre Costa, Pamella Nogueira, Paola Renata Fernandes | Endereço: Av. Barão de Studart, 1980 – 2º an-dar. 60120-901 – Fortaleza / CE | Telefone: (85) 3421-5495 | Autorizada a reprodução desde que citada a fonte. Essas foram as principais conclusões da pesquisa Sondagem da Construção, realizada pelo Observa-tório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, em parceria com a Confede-ração Nacional da Indústria – CNI. Leia também as sondagens especiais sobre o acesso a insumos e matéria-prima5 e planejamento e execução do investimento6 do industrial cearense.

5 https://www.observatorio.ind.br/publicacao/1351/detalhe 6 https://www.observatorio.ind.br/publicacao/1334/detalhe

observatoriodaindustria observatoriodaindustria

Referências

Documentos relacionados

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

As IMagens e o texto da Comunicação (com as legendas incluídas) devem ser enviadas por correio eletrônico. Comitê

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

 Rendimentos de trabalho por conta própria, os quais são os auferidos no exercício, de forma independente, de profissão em que predomine o carácter

Sendo os resultados experimentais (verde) obtidos nas amostras sem desvolatilizacão da Figura 37, fizeram-se a descrição feita acima onde a media final serviu