• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CSS DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CSS DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CSS

DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

INGRID MACÊDO BARBALHO AZEVEDO

MICROABRASÃO NA ESTÉTICA DENTÁRIA: SUCESSO COM PROCEDIMENTO MINIMAMENTE INVASIVO

(2)

INGRID MACÊDO BARBALHO AZEVEDO

MICROABRASÃO NA ESTÉTICA DENTÁRIA: SUCESSO COM PROCEDIMENTO MINIMAMENTE INVASIVO.

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de graduação de Odontologia da UFRN como parte integrante dos requisitos para obtenção de grau de cirurgião-dentista.

Orientadora: Profª Drª Isauremi Vieira de

Assunção

(3)

Catalogação na Fonte. UFRN/ Departamento de Odontologia Biblioteca Setorial de Odontologia “Profº Alberto Moreira Campos”. Azevedo, Ingrid Macêdo Barbalho.

Microabrasão na estética dentária: sucesso com procedimento minimamente invasivo / Ingrid Macêdo Barbalho Azevedo. – Natal, RN, 2015.

12 f. : il.

Orientadora: Profª Drª Isauremi Vieira de Assunção.

Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Odontologia.

1. Cárie dentária – Monografia. 2. Microabrasão do esmalte – Monografia. 3. Microabrasão do esmalte – Monografia. I. Assunção, Isauremi Vieira de. II. Título.

(4)

INGRID MACÊDO BARBALHO AZEVEDO

MICROABRASÃO NA ESTÉTICA DENTÁRIA: SUCESSO COM PROCEDIMENTO MINIMAMENTE INVASIVO.

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de graduação de Odontologia da UFRN como parte integrante dos requisitos para obtenção de grau de cirurgião-dentista.

Aprovado em: ____/____/____

__________________________________________ Profª Drª Isauremi Vieira de Assunção Departamento de Odontologia –UFRN

Orientadora

________________________________________ Profª Drª Emanuelle Dayana Vieira Dantas

Departamento de Odontologia – UFRN Membro

________________________________________

Profª Drª Giovanna de Fátima Alves da Costa Departamento de Odontologia – UFRN

(5)
(6)

MICROABRASÃO NA ESTÉTICA DENTÁRIA: SUCESSO COM PROCEDIMENTO MINIMAMENTE INVASIVO.

Ingrid Macêdo Barbalho Azevedo

Estudante do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ingridmbazevedo@hotmail.com Isauremi Vieira de Assunção

Professora do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

isauremi@ig.com.br

Resumo

Introdução: A procura pela estética tem levado os pacientes ao consultório odontológico cada vez mais, por isso quando surge múltiplas lesões brancas gera um desconforto para o paciente. Diante dessa condição vem buscando utilizar procedimentos minimamente invasivos, por exemplo, a microabrasão, como primeira opção de tratamento. Objetivo: O propósito do trabalho foi descrever a técnica de microabrasão em lesões brancas inativas de cárie dentária visualizada após remoção de aparelho ortodôntico. Métodos: A técnica selecionada foi a microabrasão com a mistura caseira de pedra pomes e ácido fosfórico a 37%, aplicada com uma taça de borracha, perfazendo um total de 6 aplicações com duração de 15 segundos cada e ao final de cada aplicação era realizada uma lavagem com um jato de água. Resultados: A utilização da técnica de microbrasão demonstrou resultado estético satisfatório para o tratamento de lesão de branca inativa superficial no esmalte dentário. Conclusão: A preservação da estrutura dentária, bem como a devolução da estética, obtidas através da microabrasão reforça que procedimentos minimamente invasivos devem ser sempre utilizados como a primeira opção de tratamento para lesão branca inativa.

Palavras-chave: Cárie dentária. Microabrasão do esmalte. Estética dentária.

(7)

MICROABRASION IN DENTAL AESTHETICS: SUCCESS WITH MINIMALLY INVASIVE

Abstract

Introduction: The demand for aesthetic has led patients to the dental office more and more, so when there is multiple white lesions creates discomfort for the patient. Given this condition has sought to use minimally invasive procedures, for example, microabrasion as a first treatment option. Objective: The purpose of the paper is to describe a case in which the microbrasion technique was applied to multiple inactive white lesions of dental caries, a patient with tooth sensitivity report, and whose white lesions were seen after braces removal. Methods: The technique selected was the microbrasion with homemade mixture of pumice and 37% phosphoric acid, and this mixture applied with the aid of a rubber cup, making a total of 6 applications lasting 15 seconds each application and at the end of each application a wash was performed with a water jet. Results: The use of microbrasion technique proved highly satisfactory result for the treatment of surface inactive white lesions in tooth enamel. Conclusion: The preservation of tooth structure as well as the return of aesthetics, obtained by microbrasion reinforces that minimally invasive procedures should always be used as the first treatment of choice for inactive white lesions.

(8)

3 MICROABRASÃO NA ESTÉTICA DENTÁRIA: SUCESSO COM

PROCEDIMENTO MINIMAMENTE INVASIVO

INTRODUÇÃO

Tendo em vista a busca pela estética, podemos afirmar que a busca pelo sorriso perfeito tem sido cada fez mais frequente. Sendo assim, a presença de múltiplas lesões brancas, tem provocado insatisfação por parte do paciente. Essas, por sua vez, é o primeiro sinal clínico da cárie dentária, por sua vez essas lesões podem afetar a superfície de qualquer elemento dentário. Quando a mesma está ativa, clinicamente se observam áreas porosas e opacas, mas se o aspecto é liso e brilhante é considerada como lesão branca inativa. Esse tipo de lesão representa o primeiro sinal clínico da cárie dentária, que tem como principal fator predisponente o acúmulo do biofilme. 1,2

Existem vários fatores retentores que propiciam o acúmulo de biofilme, tais como: excesso de material restaurador, dentes apinhados, presença de cálculo dentário, bem como, os aparelhos fixos ortodônticos. 3 Esses aparelhos possuem suportes e bandas que criam dificuldades na manutenção da higienização adequada. Como consequência, podemos ter o aparecimento de lesões brancas que comprometem a estética após tratamento ortodôntico. Contudo, em uma ordem de relevância para o paciente, temos a manutenção da saúde bucal como primordial. 1,2

Uma questão que precisa de uma resposta em sua totalidade é o fato de como múltiplas lesões brancas inativas de cárie devem ser tratadas ou removidas após o termino de tratamentos ortodônticos especificamente e em seguida estabelecer uma estética que agrade ao paciente. 4

Visando essa questão, têm sido proposto vários métodos, produtos e técnicas, como: a infiltração com resina e a microabrasão, essa última se constitui uma técnica minimamente invasiva, por isso pode ser utilizada como uma técnica de primeira escolha.4,5A microabrasão do esmalte é a remoção de lesões ou irregularidades da superfície por associação da ação erosiva de ácidos e ação abrasiva de algumas substâncias, por meio do esfregaço.6

(9)

4 resina composta. Portanto, a técnica de microabrasão do esmalte é capaz de solucionar o problema estético causado pelas manchas sem a realização de desgastes com pontas diamantadas. 6

O objetivo do presente trabalho é relatar um caso clínico, onde a microabrasão foi utilizada em múltiplas lesões brancas inativas de cárie após o tratamento ortodôntico, para devolver a satisfação estética.

RELATO DE CASO CLÍNICO

Paciente L.K.M.O de 23 anos de idade, sexo feminino, procurou o Curso de Aperfeiçoamento de Dentística na Universidade Federal do Rio Grande do Norte para realizar tratamento restaurador. Na avaliação clínica foram observadas lesões brancas inativas de cárie, em elementos da arcada superior, o que lhe causava desconforto estéticas (fig. 1). De acordo com as características clínicas das lesões, diagnosticou-se como lesões brancas inativas de cárie.

Fig.1: Aspecto inicial (presença de lesões brancas inativas).

(10)

5 Sabendo que apesar de ser uma técnica minimamente invasiva e que por isso ainda há desgaste do esmalte, como também, em virtude de um histórico de sensibilidade da paciente, por ter feito um clareamento prévio e constatar a mesma. Foi prescrito o uso de anti-inflamatório (Ibuprofeno 400mg) cerca de 30 minutos antes do procedimento, a fim de evitar possíveis desconfortos durante o tratamento. A paciente não continou o uso após o tratamento. 7

Dando início a sequência operatória foi realizado o isolamento absoluto dos incisivos, caninos e pré-molares superiores correspondentes a toda área afetada por mancha branca, mesmo sendo um ácido menos caústico ainda se deve tomar todos os devidos cuidados. Em seguida com o auxílio de uma taça de borracha foi aplicada uma pasta produzida pela mistura de ácido fosfórico e pedra pomes na proporção volumétrica de 1:1(fig. 2a e b) 4. Foram feitas 6 aplicações ao longo de toda superfície vestibular dos elementos dentários envolvidos, sendo estas com duração de 15 segundos cada e com um intervalo de 10 segundos entre uma aplicação e outra, realizando sempre lavagem com jato de água após a finalização de cada aplicação 4. Feito a remoção do isolamento absoluto, foi realizado aplicação de dessensibilizante (nanoP, FGM,Joinville - Brasil) durante 1 minuto (fig.3). O aspecto final imediato pode ser observado (fig. 4a e b).

(11)

6

Fig.3 Aplicação do dessensibilizante Fig. 4a Aspecto imediato após sessões de Nano P da FGM microabrasão

Após 15 dias foi realizada a foto final (fig. 5), para não haver interferências da desidratação dos dentes imediatamente após o procedimento do isolamento e microabrasão. Após um ano, a paciente retornou para controle e acompanhamento, mas não relatou nenhum sintoma de sensibilidade (fig. 6).

Fig. 5: Aspecto final após 15 dias. Fig. 6: Aspecto após 1 ano.

DISCUSSÃO

A procura pela excelência estética tem impulsionado o aprimoramento de técnicas e produtos que visam atender pacientes cada vez mais exigentes.8 As lesões brancas inativas são observadas frequentemente no dia-a-dia da clínica odontológica, um desses casos são os pacientes jovens que fizeram uso de aparelhos ortodônticos.9,1,10

(12)

7 mesmo procure um cirurgião-dentista para devolver harmonia ao sorriso, porém a necessidade do tratamento só se dá quando há a presença de múltiplas lesões. 10 Portanto, é de grande importância obter um diagnóstico preciso e claro, tendo em vista que o tipo de lesão é determinante para a utilização de técnicas minimamente invasivas e/ou técnicas invasivas.11

Métodos como a remoção mecânica da lesão por meio de pontas diamantadas e restauração dos elementos afetados têm sido sugeridos como primeira opção, essas por sua vez feitas a partir de materiais estéticos. Visando uma técnica minimamente invasiva e dando uma maior ênfase à odontologia conservadora, surgiram tratamentos que preconizavam uma preservação máxima da estrutura dental.10,2 Dentre essas técnicas podemos destacar a microabrasão.12

Alguns autores preconizam que deve ser feito um desgaste com ponta diamantada de granulação extrafina na região que vai receber a microabrasão, e em seguida fazer a aplicação do microabrasivo eleito com a finalidade de reduzir o tempo de tratamento.11 Já outros autores de maneira conservadora se contrapõem ao emprego de pontas diamantadas mesmo que este artifício venha a reduzir o referido tempo de tratamento.13

Embora a microabrasão seja considerada uma técnica pouco invasiva, ela deve ser utilizada com cautela para evitar remoção de estrutura dental em excesso e, além disso, um polimento posterior é fundamental para manter a estética e evitar alteração óptica da superfície.6 Sua indicação se baseia em lesões brancas já está inativas e restritas a uma porção mais superficial ou mais profunda no esmalte. Em se tratando dessa técnica, se a lesão não for ao nível de esmalte a indicação para o seu uso tem limitacão, uma vez que haverá apenas uma melhoria no aspecto e não remoção total da lesão. 14

(13)

8 A escolha do abrasivo também é bastante importante para o sucesso da técnica, tendo em vista que existem no mercado várias concentrações e tipos de ácido utilizados na microabrasão. Sendo o mais utilizado o ácido fosfórico a 37%, por se tratar de um ácido menos cáustico, além disso, o seu baixo custo o torna um material de fácil acesso.11 Outra vantagem de se utilizar o ácido fosfórico é sua baixa agressividade em relação a outros ácidos é que ele promove desgaste em torno de 5,5 µm em esmalte, assim terá um maior controle do desgaste, além do seu custo e acesso, apresentando menor dispêndio. 12,11

Dentre tantas opções de materiais, alguns autores relatam a eficiência desses como, por exemplo, o microabrasivo a base de ácido clorídrico a 6% associado ao carbeto de silício14, o qual pode ser encontrado comercialmente como Whiteness RM da FGM, como há também dentre outras variações, sendo elas: o PREMA (10%), o OPALUSTRE (6,6%) que tem ação e resultado produzido semelhante ao ácido fosfórico a 37% 15, porém não são equivalentes com relação ao desgaste. Segundo, Sundfeld, et al. (2007), uma aplicação in vitro de Opalustre resultou em perda de esmalte que varia de 25 a 200 µm, o que corresponde de 1 a 10 aplicações do produto durante um minuto em cada dente.16

Existe ainda uma outra opção de sistema abrasivo para a microabrasão, o qual é o ácido clorídrico a 18% associado a pedra pomes, com tudo essa associação segundo TONG et al. (1993), em microscopia de luz polarizada, verificaram que a utilização do ácido clorídrico a 18% associado a pedra pomes promovia um desgaste de 360 µm em esmalte.12

Fazendo referência à quantidade de esmalte desgastado a técnica de microabrasão provoca perda insignificante do esmalte dentário. No entanto, os dentes podem adquirir uma tonalidade mais escura e amarelada nas áreas onde o esmalte foi bastante reduzido a fim de remover as manchas, revelando assim a dentina subjacente. Nestes casos, uma correção de cor pode ser realizada utilizando peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio. 13

(14)

9 inativas tem fornecido resultados clínicos satisfatórios, pois além de o esmalte recuperar sua aparência natural, a superfície torna-se mais resistente a futuras desmineralizações e à colonização por S. mutans, devido a técnica permitir uma maior lisura da superfície.12,13

Se tratando dos seus efeitos, estudos comprovam a efetividade da técnica com referência ao esmalte desgastado, sensibilidade pós-operatória e às possíveis alterações que possam advir na superfície do esmalte dental microabrasionado. Essa sensibilidade pode ser decorrente da pressão exercida durante o ato operatório, ou mesmo quando a mancha está localizada no terço cervical, onde, em consequência da reduzida espessura do esmalte, a microabrasão pode resultar em sensibilidade térmica pós-operatória.17

Dessa maneira, a fim de evitar possível desconforto durante o procedimento para a paciente com histórico de sensibilidade, foi prescrito o anti-inflamatório Ibuprofeno (400mg) previamente ao início do procedimento. Como também, apesar da microabrsão ser uma técnica minimamente invasiva haverá o uma certa quantidade desgastada de estrutura sádia durante o procedimento, por isso também se justifica o uso do anti-inflamatório Ibuprofeno. O potencial dos agentes anti-anti-inflamatórios é reduzir a hipersensibilidade possivelmente causada por injúrias na polpa dentária através das substâncias e/ou técnicas utilizadas em determinados procedimentos, levando assim a uma condição de inflamação.7

Além disso, foi utilizado o dessensibilizante (nanoP, FGM,Joinville - Brasil) durante 1 minuto como medida preventiva para o pós-operatório da referida paciente, o qual é um agente dessensibilizante e remineralizante baseado na tecnologia de fosfato de cálcio nanoestruturado, organizado na forma cristalina de hidroxiapatita. O produto apresenta elevada bioatividade, pois o pequeno diâmetro de suas partículas e sua morfologia aumentam sua área superficial, sua capacidade de hidratação, molhabilidade e sua solubilidade, permitindo que ele libere íons cálcio e fosfato ao meio bucal nas concentrações e velocidades adequadas. 18

(15)

10 os túbulos dentinários, além do efeito de despolarização de fibras nervosas pelo nitrato de potássio.18

CONCLUSÃO

(16)

11 REFERÊNCIAS

1. Khalaf K. Factors Affecting the Formation, Severity and Location of White Spot Lesions during Orthodontic Treatment with Fixed Appliances. J Oral Maxillofac Res 2014;5(1):eCollection 4.

2. Akin M, Basciftci FA. Can white spot lesions be treated effectively? Angle Orthod.2012; 82(5): 770-775.

3. Kereski, AS. Prevenção e tratamento de lesões cariosas associadas ao tratamento ortodôntico [Trabalho de Conclusão de Curso]. Porto Alegre: Universidade do Rio Grande do Sul; 2012.

4. Ballard RW, Hagan JL, Phaup NA, Sarkar N, Townsend JA, Armbrusterf PC. Evaluation of 3 commercially available materials for resolution of white spot lesions. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2013;143(4):78-84.

5. Shivanna V, Shivakumar B. Novel treatment of white spot lesions: A report of two cases. J Conserv Dent. 2011; 14(4): 423–426.

6. Queiroz VAO, Martins GC, Zander-Grande C, Gomes JC, Campanha NH, Jorge JH. Report of two microabrasion techniques of enamel to remove stains and discussion. Rev Odontol UNESP. 2010 Nov-Dez;39(6):369-372.

7. Souza GD, Santos LM, Fernandes CA, Dantas EV, Galvão MR, et al. Sensitivity in Dental Bleaching and the Use of Anti-Inflammatory Agents. JSM Dent. 2014;2(1):1023.

8. Vieira - Dantas ED, Cavalcanti YW, Carvalho WL, Pinheiro IVA, Santos AJS. Clareamento dentário como etapa prévia à restauração de dentes com alteração severa de cor. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. 2014; 18(1): 41-48.

9. Gontijo L, Cruz RA, Brandão PRG. Dental Enamel Around Fixed Orthodontic Appliances after Fluoride Varnish Application. Braz Dent J. 2007;18(1): 49-53.

10. Gugnani N, Pandit IK, Gupta M, Josan R. Caries infiltration of noncavitated hite spot lesions: A novel approach for immediate esthetic improvement. Contemporary Clinical Dentistry. 2012; 3 Suppl 2:S199-202.

(17)

12

12. Matos AB, Turbino ML, Matson E. Efeito das técnicas de microabrasão no esmalte: estudo em microscopia eletrônica de varredura. Rev Odontol Univ.São Paulo. 1998;12(2):105-111.

13. Sundfeld RH, DDS, MS, PhD; Rahal V, DDS, MD; Alexandre, RS DDS, MD; Briso ALF, DDS, MS, PhD;Neto DS. Smile Restoration through Use of Enamel Microabrasion Associated with Tooth Bleaching. AEGIS Communications. 2011; 32(2).

14. Price RBT; Loney RW; Doyle MG; Moulding MB. An evaluation of a technique to remove stains from teeth using microabrasion. JADA. 2003;134:1066-1071.

15. Fontes, D S. Microabrasão do esmalte dentário: uma revisão de literatura. [Trabalho de Conclusão de Curso] Piracicaba: Faculdade de Odontologia de Piracicaba, 2010.

16. Briso ALF, Fagundes C, Franco LM, Machado S, Sundfeld-Neto D, Sundfeld RH. Microabrasion in tooth enamel discoloration defects: three cases with long-term follow-ups. J. Appl. Oral Sci. vol.22 no.4 Bauru.2014

17. Hoeppner MG, Araújo CSA, Carvalho MS. Microabrasão do esmalte dental: relato de um caso clínico. UFES Rev. Odontol. Vitória.2007;9(2):51-56.

Referências

Documentos relacionados

Enfermagem frente a qualitativa uma situação hipotética, envolvendo a morte e o morrer Compreender como Cuidando de alunos de graduação pacientes em Em Enfermagem

Em segundo lugar, entre tal cadeia e os processos mentais não haveria relação causal, uma vez que isso suporia, por um lado, que aos eventos fisiológicos lhe seguiriam os mentais

Esse tipo de tratamento além de promover um aumento na superfície de contato, favorece o processo de osseointegração, de forma que esta ocorra mais rápido,

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Conclusão : Conclui-se, dentro das limitações do estudo, que o consumo crônico de álcool por ratos da linhagem Fischer-344 induziu a uma maior progressão de periodontite