• Nenhum resultado encontrado

Agente Comunitário de Saúde - ACS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agente Comunitário de Saúde - ACS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 F

UNDAÇÃO

M

UNICIPAL DE

S

AÚDE DE

S

ANTA

R

OSA

Seleção Pública nº 01/2013

Agente Comunitário de Saúde - ACS

I N S T R U Ç Õ E S

Leia e siga atentamente as instruções abaixo:

1. Acompanhe, com o fiscal, a conferência da paginação e número de questões do seu Caderno de Prova, apontando imediatamente qualquer falha encontrada.

2. Leia toda a prova para tomar contato com os assuntos em questão.

3. Em cada questão deve ser assinalada somente uma das alternativas.

4. Na avaliação desta prova, somente serão consideradas as respostas marcadas adequadamente no

“CARTÃO-RESPOSTA” de computador, que não deve conter rasuras. Questões que contenham respostas com rasuras ou mais de uma alternativa assinalada serão anuladas.

5. O tempo de duração desta prova é de até três horas (das 9 às 12 horas), contado a partir do sinal do início da mesma.

6. Os candidatos poderão levar o caderno de provas, depois de transcorridas 02 (duas) horas do início da mesma. O tempo mínimo de permanência do candidato no certame é de 01 (uma) hora.

7. Qualquer pedido de esclarecimento deverá ser dirigido, em voz alta, ao fiscal da sala.

8. As 30 (trinta) questões da prova são de múltipla escolha. Leia com atenção o(s) texto(s) e os enunciados das questões. Para evitar rasuras no “CARTÃO-RESPOSTA”, ao encontrar a alternativa correta, segundo o enunciado da questão, assinale a alternativa correta na GRADE-RASCUNHO, a qual consta na última folha da prova. Posteriormente, transcreva a alternativa no “CARTÃO-RESPOSTA”.

9. Os dois últimos candidatos que assinarem a Ata de Presença deverão acompanhar o fiscal de sala para a conferência dos cartões.

10. Estrutura da Prova por disciplina:

Disciplinas da Prova Nº de questões Pontuação por questão Parte I – Língua Portuguesa 07 (sete) questões 3,0 (três) pontos

Parte II – Matemática 04 (quatro) questões 3,0 (três) pontos Parte III – Informática 04 (quatro) questões 3,0 (três) pontos Parte IV – Conhecimentos Específico 15 (quinze) questões 3,0 (três) pontos

Prova Teórica – 06/10/2013

Entidade Executora: FIDENE – Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação Noroeste do Estado RS http://www.unijui.edu.br/asc/concursos-publicos

Nº da inscrição______

Nº da inscrição______

Nº da inscrição______

Nº da inscrição______

(2)

2

LÍNGUA PORTUGUESA DEGRAUS DA ILUSÃO – Lya Luft, Revista Veja, 05/06/2012

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

Fala-se muito na ascensão das classes menos favorecidas, formando uma “nova classe média”, realizada por degraus que levam a outro patamar social e econômico (cultural, não ouço falar). Em teoria, seria um grande passo para reduzir a catastrófica desigualdade que aqui reina.

Porém receio que, do modo como está se realizando, seja uma ilusão que pode acabar em sérios problemas para quem mereceria coisa melhor. Todos desejam uma vida digna para os despossuídos, boa escolaridade para os iletrados, serviços públicos ótimos para a população inteira, isto é, educação, saúde, transporte, energia elétrica, segurança, água, e tudo de que precisam _________ decentes.

Porém, o que vejo são _________ consumindo, estimuladas a consumir como se isso constituísse um bem em si e promovesse real crescimento do país. Compramos com os juros mais altos do mundo, pagamos os impostos mais altos do mundo e temos os serviços (saúde, comunicação, energia, transportes e outros) entre os piores do mundo. Mas palavras de ordem nos impelem a comprar, autoridades nos pedem para consumir, somos convocados a adquirir o supérfluo, até o danoso, como botar mais carros em nossas ruas atravancadas ou em nossas péssimas estradas.

Além disso, a inadimplência cresce de maneira preocupante, levando famílias que compraram seu carrinho a não ter como pagar a gasolina para tirar seu novo tesouro do pátio no fim de semana. Tesouro esse que logo vão perder, pois há meses não conseguem pagar as __________ que ainda se estendem por anos.

Estamos enforcados em dívidas impagáveis, mas nos convidam a gastar ainda mais, de maneira impiedosa, até cruel. Em lugar de instruírem, esclarecerem, formarem uma opinião sensata e positiva, tomam novas medidas para que esse consumo insensato continue crescendo – e, como somos alienados e pouco informados, tocamos a comprar.

Sou de uma classe média em que a gente crescia com quatro ensinamentos básicos: ter seu diploma, ter sua casinha, ter sua poupança e trabalhar firme para manter e, quem sabe, expandir isso. Para garantir uma velhice independente de ajuda de filhos ou de estranhos; para deixar aos filhos algo com que pudessem começar a própria vida com dignidade.

Tais ensinamentos parecem abolidos, ultrapassadas a prudência e a cautela, pouco estimulados o desejo de crescimento firme e a construção de uma vida mais segura. Pois tudo é uma construção: a vida pessoal, a profissão, os ganhos, as relações de amor e amizade, a família, a velhice (naturalmente tudo isso sujeito a fatalidades como doença e outras, que ninguém controla). Mas, mesmo em tempos de fatalidade, ter um pouco de economia, ter uma casinha, ter um diploma, ter objetivos certamente ajuda a enfrentar seja o que for. Podemos ser derrotados, mas não estaremos jogados na cova dos leões do destino, totalmente desarmados.

Somos uma sociedade alçada na maré do consumo compulsivo, interessada em “aproveitar a vida”, seja o que isso for, e em adquirir mais e mais coisas, mesmo que inúteis, quando deveríamos estar cuidando, com muito afinco e seriedade, de melhores escolas e universidades, tecnologia mais avançada, transportes muito mais eficientes, saúde excelente, e verdadeiro crescimento do país. Mas corremos atrás de tanta conversa vã, não protegidos, mas embaixo de peneiras com grandes furos, que só um cego ou um grande tolo não vê.

A mais forte raiz de tantos dos nossos males é a falta de informação e orientação, isto é, de educação. E o melhor remédio é investir fortemente, abundantemente, decididamente, em educação:

impossível repetir isso em demasia. Mas não vejo isso como nossa prioridade.

Fosse o contrário, estaríamos atentos aos nossos gastos e aquisições, mais interessados num crescimento real e sensato do que em itens desnecessários em tempos de crise. Isso não é subir de classe social: é saracotear diante de uma perigosa ladeira. Não tenho ilusão de que algo mude, mas deixo aqui meu quase solitário (e antiquado) protesto.

(3)

3

1. Nas linhas 7, 8 e 16, foram omitidas palavras no plural. A alternativa em que elas aparecem, respectivamente, de forma correta é:

a) CIDADÕES – MULTIDÃOS – PRESTAÇÕES.

b) CIDADÃOS – MULTIDÕES – PRESTAÇÕES.

c) CIDADÕES – MULTIDÕES – PRESTAÇÃOS.

d) CIDADÃOS – MULTIDÃOS – PRESTAÇÃOS.

e) CIDADÕES – MULTIDÃOS – PRESTAÇÃOS.

2. Leia atentamente as asserções a seguir:

I - A palavra AQUI, usada em “a catastrófica desigualdade que aqui reina” (linha 3), refere-se ao BRASIL.

II – Em “seja o que isso for” (linha 34) o verbo está sendo usado no modo subjuntivo, pois a autora levanta uma hipótese.

III – O uso da palavra “até” na linha 19, evidencia que ser cruel é pior do que ser impiedoso.

A alternativa correta é:

a) I, II e III.

b) APENAS I e II.

c) APENAS I e III.

d) APENAS II e III.

e) APENAS II.

3. Assinale a alternativa em que se faz interpretação errada do trecho destacado:

a) Do trecho “...estimuladas a consumir como se isso constituísse um bem em si e promovesse real crescimento do país” (linhas 8-9), entende-se que para a autora o consumo, pura e simplesmente, não promove o desenvolvimento.

b) Entende-se de “A mais forte raiz de tantos dos nossos males é a falta de informação e orientação, isto é, de educação” (linha 40), que há outras raízes para os males brasileiros.

c) Pelo que está dito em “Tais ensinamentos parecem abolidos, ultrapassadas a prudência e a cautela, pouco estimulados o desejo de crescimento firme e a construção de uma vida mais segura” (linhas 26-27), a autora entende que os ensinamentos dados em outros tempos foram extintos, uma vez que não há, na atualidade, cautela e prudência, nem desejo de crescimento e de construção de uma vida segura.

d) “Compramos com os juros mais altos do mundo, pagamos os impostos mais altos do mundo e temos os serviços (saúde, comunicação, energia, transportes e outros) entre os piores do mundo” (linhas 9-11). A repetição de palavras no trecho tem a intenção de mostrar a contradição entre “se pagar muito” e ter “os piores serviços” do mundo.

e) “...como somos alienados e pouco informados, tocamos a comprar” (linha 20 e 21), expõe a causa de os brasileiros consumirem tanto.

4. Assinale a alternativa em que se faz a interpretação errada do uso dos elementos de coesão:

a) Ao usar “PORÉM receio que...” (linha 4), a autora introduz um argumento com valor semântico de OPOSIÇÃO ao que estava afirmando.

b) A autora usa “POIS”, na linha 27, para introduzir uma EXPLICAÇÃO.

c) Em “PARA garantir uma velhice [...]; PARA deixar aos filhos...)” (linhas 23-24), as palavras destacadas introduzem uma CONSEQUÊNCIA.

d) Na linha 16, ao usar a palavra “POIS”, evidencia-se a CAUSA de as pessoas perderem o tesouro.

e) No trecho “...e em adquirir mais e mais coisas, MESMO QUE inúteis...” (linha 34), a expressão em destaque estabelece uma relação semântica de CONCESSÃO.

5. Leia atentamente as assertivas a seguir:

I – O uso do travessão na linha 20 deve-se ao fato de querer destacar a ideia colocada depois dele.

II – Os parênteses usados nas linhas 10-11 poderiam ser substituídos por vírgulas, uma vez que estão sinalizando a presença de especificação do termo “serviços”.

III – Os parênteses nas linhas 28 e 29 servem para destacar um APOSTO.

A alternativa correta é:

a) APENAS I.

b) APENAS II.

c) APENAS III.

d) APENAS I e II.

e) APENAS II e III.

(4)

4

6. Assinale a alternativa em que a divisão silábica de todas as palavras está correta:

a) abo-li-dos, ul-tra-pa-ssa-das, es-ti-um-la-dos, ca-u-te-la.

b) a-mor, ami-za-de, fa-mí-lia, vê-lhi-ce.

c) di-plo-ma, o-b-je-ti-vos, cer-ta-men-te, en-fren-tar.

d) es-co-las, u-ni-ver-si-da-des, tec-no-lo-gia, trans-por-tes.

e) gas-tos, a-qui-si-çõ-es, in-te-re-ssa-dos, crês-ci-men-to.

7. Considerando que não se acentuam as paroxítonas terminadas em: a, e, o, em, ens. Assinale a alternativa que está de acordo com a regra:

a) paranoica – ideia – heroico – itens.

b) paranoica – saude – heroico – itens.

c) onibus – ideia – heróico – itens.

d) paranoica – saida – heroico - itens.

e) secretaria – ideia – heroico - ítens.

MATEMÁTICA 8. Um copo cheio de água pesa 325g. Se jogarmos

metade da água fora, seu peso cai para 180g.

O peso do copo vazio é:

a) 20g b) 25g c) 35g d) 40g e) 45g

9. Uma torneira despeja 15 litros de água por minuto. Para encher um tanque de 1800 litros, ela leva:

a) 1 hora b) 2 horas c) 90 minutos d) 100 minutos e) 150 minutos

10. Em uma escola, um terço dos alunos são meninos e 120 alunos são meninas. Quantos alunos há na escola?

a) 180 alunos b) 150 alunos c) 100 alunos d) 80 alunos e) 60 alunos

11. Em um espaço cultural, uma sala de exposições de obras de arte deverá ser pintada. Sabendo que, para pintar 36 m², é necessário 1 galão de tinta e que a sala tem a forma e dimensões como mostra a figura abaixo, então o número de galões de tinta necessário para pintar as paredes e o teto é igual a:

a) 4,5 b) 5 c) 7,5 d) 10 e) 10,5

(5)

5

INFORMÁTICA

12. No Microsoft Office Word 2010, o usuário encontrará recursos que lhe permitem formatar as características do texto como tipo de fonte, tamanho de letra, negrito e formatação de parágrafo no menu:

a) Formatação.

b) Página Inicial.

c) Layout da Página.

d) Preferências.

e) Revisão.

13. Assinale a alternativa que apresenta os tipos de quebra de texto existentes na instalação padrão do Microsoft Office Word 2010:

a) Quebra de Página e Quebra de Edição.

b) Quebra de Seção e Quebra de Exibição.

c) Quebra de Página e Quebra de Cabeçalho.

d) Quebra de Exibição e Quebra de Cabeçalho.

e) Quebra de Página e Quebra de Seção.

14. Assinale a alternativa que apresenta o resultado de uma célula do Microsoft Office Excel 2010 se nela for incluída a fórmula =MED(10;50)

a) 40 b) 75 c) 30 d) 60 e) 500

15. Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta sobre o Microsoft Paint:

a) Trata-se de um aplicativo para edição e criação de imagens. Possui recursos limitados que permitem realizar apenas alterações mais simples.

b) É um software que acompanha o sistema operacional Microsoft Windows e serve para realizar edição de imagens. É bastante completo e possui, por exemplo, recurso para alterar o brilho e o contraste das imagens.

c) Acompanha todas as versões do sistema operacional Microsoft Windows e trata-se de um excelente editor de textos.

d) Acompanha as versões mais antigas do sistema operacional Microsoft Windows e foi descontinuado por tratar- se apenas de um editor de texto simplificado.

e) Possui um uma ferramenta chamada Pincel de Rotação, que permite selecionar apenas uma parte da imagem para que ela seja girada livremente.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO e SAÚDE PÚBLICA

16. De acordo com a Lei nº 11.350/2006, Artigo 3º, o Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição:

Assinale a alternativa correta:

a) O registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde.

b) O exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.

c) O exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado.

d) Residir na área da comunidade em que atuar, desde a data da publicação do edital do processo seletivo público.

e) Haver concluído, com aproveitamento, curso introdutório de formação inicial e continuada; e haver concluído o ensino fundamental.

17. Em conformidade com o manual “O Trabalho do Agente Comunitário de Saúde”, 2009 do Ministério da Saúde, além dos princípios e diretrizes do SUS, a Atenção Primária à Saúde (APS) orienta-se também pelos seguintes princípios: exceto:

a) Acessibilidade, vínculo.

b) Continuidade do cuidado (longitudinalidade).

c) Responsabilização, humanização.

d) Participação social, coordenação do cuidado.

e) Promoção e proteção da saúde.

(6)

6

18. O Agente Comunitário de Saúde deve estar sempre atento ao que acontece com as famílias de seu território, identificando com elas os fatores socioeconômicos, culturais e ambientais que interferem na saúde.

Podemos dizer que o Agente Comunitário de Saúde deve: Assinale a alternativa incorreta:

a) Identificar áreas e situações de risco individual e coletivo.

b) Encaminhar as pessoas aos serviços de saúde sempre que necessário.

c) Agendar consultas mensais e exames de controle aos hipertensos e diabéticos.

d) Orientar as pessoas, de acordo com as instruções da equipe de saúde.

e) Acompanhar a situação de saúde das pessoas, para ajudá-las a conseguir bons resultados.

19. De acordo com o Guia Prático do Agente Comunitário de Saúde, 2009, do Ministério da Saúde, o Registro Civil de Nascimento é feito no cartório de Registro Civil do local (vila, povoado, cidade) onde a criança nasceu, somente nos primeiros 90 dias. Se a criança não nasceu no hospital e não tem a Declaração de Nascido Vivo, como deverá ser procedido para a realização do registro da criança? Assinale a alternativa correta:

a) Os pais devem ir ao cartório com duas testemunhas maiores de idade que confirmem a gravidez e o parto.

b) A mãe poderá registrar com o nome paterno se tiver uma procuração do pai para esse fim. Sem a procuração, ela pode registrar apenas em seu nome e, a qualquer tempo, o pai pode ir ao cartório para registrar a paternidade.

c) O pai e a mãe devem estar presentes para registrar a criança, juntamente com os avós maternos e paternos.

d) Os pais devem ir ao cartório com três testemunhas maiores de idade que confirmem a gravidez.

e) Os pais devem ir ao cartório com duas testemunhas maiores de idade que confirmem a ocorrência do parto.

20. O acompanhamento de crianças é uma etapa fundamental e prioritária do trabalho do Agente Comunitário de Saúde, o qual deverá acompanhar todas as crianças de sua área de atuação, desenvolvendo ações de prevenção de doenças e agravos e de promoção à saúde. Dentre as orientações que devem ser dadas durante a visita domiciliar às famílias onde há crianças recém-nascidas (0 a 28 dias), o Agente Comunitário de Saúde deve verificar: Assinale a alternativa correta:

a) O peso atual no dia da visita domiciliar

b) O perímetro cefálico e torácico no dia da visita domiciliar.

c) A estatura atual no dia da visita domiciliar.

d) Se já foi feito o teste do pezinho; se já foram realizadas as vacinas – BCG, hepatite B.

e) O perímetro abdominal no dia da visita domiciliar.

21. Em conformidade com o Guia Prático do Agente Comunitário de Saúde, 2009, do Ministério da Saúde, quais são os testes que fazem parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (recém-nascido), criado em 2001 pelo Ministério da Saúde. Assinale a alternativa correta:

a) O teste do pezinho, da orelhinha e do olhinho.

b) O teste do coraçãozinho, do pulmão e do olhinho.

c) O teste do pezinho, do pulmão e do olhinho.

d) O teste da orelhinha, do coraçãozinho e do pulmão.

e) O teste do olhinho, de marcha e da sucção.

22. De acordo com o Manual Técnico do Pré-Natal e Puerpério/2006 do Ministério da Saúde, quando a Data da Última Menstruação e o período do mês não forem conhecidos pela gestante, a Idade Gestacional e a Data Provável de Parto serão inicialmente determinadas por aproximação, podendo-se utilizar: Assinale a alternativa correta:

a) A medida da altura do fundo do útero e a data do início dos movimentos fetais, habitualmente ocorrendo entre 12 e 16 semanas. Sendo que na sexta semana de gestação; o útero enche a pelve de modo que é palpável na sínfise púbica.

b) A medida da circunferência abdominal e o toque vaginal, além da informação sobre a data do início dos movimentos fetais, habitualmente ocorrendo entre 14 e 18 semanas. Sendo que até oitava semana de gestação; não ocorre alteração do tamanho uterino.

c) A medida da circunferência do fundo do útero e o toque vaginal, além da informação sobre a data do início dos movimentos fetais, habitualmente ocorrendo entre 20 e 24 semanas. Sendo que com 16 semanas de gestação; o fundo do útero encontra-se na altura da cicatriz umbilical.

d) A medida do fundo do útero, o toque vaginal e a data do início dos movimentos fetais, habitualmente ocorrendo entre 24 e 28 semanas. Sendo que a partir de 24 semanas de gestação, existe relação direta entre as semanas da gestação e a medida da altura uterina.

e) A medida da altura do fundo do útero e o toque vaginal, além da informação sobre a data do início dos movimentos fetais, habitualmente ocorrendo entre 16 e 20 semanas. Sendo que na décima semana de gestação; o útero corresponde a três vezes o tamanho habitual.

(7)

7

23. Conforme o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde/2009, são doenças de notificação compulsória para o território federal, os seguintes agravos: Assinale a alternativa correta:

a) Doença diarréica e infecção respiratória.

b) Febre Amarela e malária.

c) Leishmaniose visceral e resfriado comum.

d) Desnutrição infantil e obesidade infantil.

e) Sinusite bacteriana e hidrocefalia.

24. Conforme a Lei Nº 8080 de 19 de Setembro de 1990, assinale a alternativa correta que define a Vigilância Sanitária no âmbito do SUS.

a) É um conjunto de ações para preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético.

b) É um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

c) É um conjunto de ações para controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.

d) É um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância ambiental e sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

e) É um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

25. De acordo com a Lei Nº 8142 de 28 de dezembro de 1990, Artigo 1º, com relação à Conferência de Saúde, assinale a alternativa correta:

a) A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada oito anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo.

b) Conferência de Saúde reunir-se-á a cada sete anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Conselho de Saúde.

c) A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada seis anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo e pelo Conselho de Saúde.

d) A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

e) A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada dois anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Legislativo e pelo Conselho de Saúde.

26. O Calendário Básico de Vacinação da Criança em vigor a partir do 2º Semestre/2012 do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde define que a criança com seis (06) meses de idade deverá receber as seguintes vacinas: Assinale a alternativa correta:

a) Deverá ser administrado a 3ª dose da vacina Pentavalente (DTP+Hib + HB); da Vacina oral poliomielite e a da Vacina pneumocócica 10.

b) Deverá ser administrado a 3ª dose da vacina Tetravalente (DTP+Hib), da Vacina contra a Hepatite B, da Vacina oral poliomielite inativada; da Vacina oral Rotavírus Humano e a da Vacina pneumocócica 10.

c) Deverá ser administrado a 3ª dose da vacina Pentavalente (DTP+Hib + HB); da Vacina oral poliomielite; da Vacina oral Rotavírus Humano, da Vacina pneumocócica 10 e da Vacina meningocócica C.

d) Deverá ser administrado a 3ª dose Tríplice Bacteriana (DTP), da Tríplice Viral, da Vacina oral poliomielite;

da Vacina oral Rotavírus Humano e a da Vacina pneumocócica 10.

e) Deverá ser administrado a 3ª dose da vacina contra Hepatite B, da Vacina oral poliomielite; da Vacina oral Rotavírus Humano, da Vacina pneumocócica 10 e da Vacina influenza.

(8)

8

27. Em conformidade com a Portaria Nº 2.488 de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, as atribuições de cada um dos profissionais das equipes de atenção básica devem seguir as referidas disposições legais que regulamentam o exercício de cada uma das profissões. Dentre as atribuições do Agente Comunitário de Saúde, podemos citar: Assinale a alternativa correta:

a) Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS; e contribuir, participar e realizar atividades de educação permanente.

b) Encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando fluxos locais, mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento do plano terapêutico do usuário.

c) Realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal.

d) Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de 1 (uma) visita/família/mês.

e) Realizar consulta de enfermagem, procedimentos, atividades em grupo e conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor municipal, prescrever medicações e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços.

28. A Portaria Nº 687 de 30 de março de 2006, aprova a Política Nacional de Atenção Básica, definindo como ações, exceto:

a) Divulgação e implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde.

b) O controle da hipertensão arterial e das doenças endêmicas.

c) Alimentação Saudável; Prática Corporal/Atividade Física.

d) Prevenção e Controle do Tabagismo; Redução da morbi-mortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas.

e) Redução da morbi-mortalidade por acidentes de trânsito; Prevenção da violência e estímulo à cultura de paz; Promoção do desenvolvimento sustentável.

29. De acordo com a Portaria Nº 399 de 22 de fevereiro de 2006, dentre as seis prioridades do Pacto pela Vida, estão incluídos: Assinale a alternativa correta:

a) Elaborar e divulgar a carta dos direitos dos usuários do SUS.

b) Implementar um projeto permanente de mobilização social

c) Definir de forma inequívoca a responsabilidade sanitária de cada instância gestora do SUS.

d) Estabelecer as diretrizes para a gestão do SUS, com ênfase na Descentralização e Regionalização.

e) Controle do câncer de colo de útero e de mama.

30. De acordo com o Decreto Nº 7.508, de 28 de junho de 2011, que regulamenta a Lei Nº 8080/90, o Artigo 9º, afirma que são Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços, exceto:

a) De Atenção secundária.

b) De Atenção primária.

c) De Atenção de urgência e emergência.

d) De Atenção psicossocial.

e) Especiais de acesso aberto.

Referências

Documentos relacionados

Nesse sentido, para este trabalho desenvolveu-se uma pesquisa sobre o aproveitamento de coproduto do biodiesel, particularmente o glicerol, através de um reator

Historicamente, o Brasil adota o processo homologatório como meio hábil para o reconhecimento de decisões proferidas fora da jurisdição nacional. Restou assentado, contudo, que

10.6 Quando o proponente vencedor convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, ou não apresentar situação regular, no ato da assinatura

As empresas licitantes que não possuírem Certificado de Registro Cadastral, ou nas situações em que o edital tenha previsto requisitos de habilitação não compreendidos

14.1 O licitante que deixar de entregar quaisquer documentos exigidos no Edital ou apresentar documentação falsa para o certame, ensejar o retardamento da

b) considerar-se-á, para fins de habilitação a data marcada para a abertura da presente licitação; c) nesse caso a documentação de habilitação dos licitantes será rubricada

14.1 O licitante que deixar de entregar quaisquer documentos exigidos no Edital ou apresentar documentação falsa para o certame, ensejar o retardamento da

Leva em consideração o nível em que são pagas as aposentadorias, a idade em que as pessoas têm direito de perceber sua aposentadoria, a esperança de vida das pessoas e a maneira