• Nenhum resultado encontrado

3º CADERNO DE ESTUDOS EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3º CADERNO DE ESTUDOS EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

3º CADERNO DE ESTUDOS

EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)

ESCOLA: ____________________________

TURMA: 4ª ETAPA

NOME DO (A) ALUNO (A):

(2)

Caríssimos Estudantes Cametaenses da EJA,

Vocês estão recebendo o

TERCEIRO CADERNO

de atividades que possibilitará a continuidade de seus estudos. Esse caderno de atividades é uma ferramenta, para que vocês prossigam com os conteúdos a serem trabalhados ao longo desse semestre. Na oportunidade agradecemos a todos os (as) professores(as) que participaram da elaboração deste material, demonstrando, mais ainda, seu compromisso com a educação popular, inclusiva e democrática.

Este material conta com as seguintes áreas de conhecimento: ÁREA LINGUAGEM (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física e Arte); ÁREA MATEMÁTICA; ÁREA CIÊNCIAS HUMANAS (História e Geografia); ÁREA CIÊNCIAS NATURAIS (Ciências). Pedimos que NÃO DEIXEM NENHUMA RESPOSTA EM BRANCO!

Esperamos que todos e todas vocês se envolvam cada dia mais com seus estudos através dos materiais disponibilizados. Para tanto, precisamos manter a rotina de trabalho escolar, mesmo estando ainda distantes da escola.

Para todos vocês desejamos sucesso com as atividades, e nos despedimos com na certeza de um retorno, em breve.

(3)

ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA

Produzido pela EMEF CEL. RAIMUNDO LEÃO / Prof.ª Liliane Freitas EIXO TEMÁTICO:

Estratégias de leitura

COMPETÊNCIAS:

_Reconstrução das condições de produção e recepção de textos. _Reflexão sobre o conteúdo temático do texto.

_Reflexão sobre o léxico do texto.

HABILIDADES:

(EJA4ETLP44MC). Justificar tópicos discursivos, valores e sentidos veiculados por texto, relacionando ao seu contexto de produção, circulação e recepção (objetivo da interação textual, suportes de circulação, lugar social do produtor, contexto histórico, destinatário previsto, etc.).

(EJA4ETLP45MC). Sintetizar texto lido, representando-o em tópicos e subtópicos, mapas conceituais, esquemas, resumos, etc.

(EJA4ETLP46MC). Justificar, pelo contexto semântico e linguístico, o significado de palavras e expressões desconhecidas.

OBJETO DO CONHECIEMNTO

Gênero Textual: Conto e suas características Eixo Sintático: Discurso Direto e Discurso Indireto

Eixo Semântico: Leitura e Interpretação textual

A origem do Conto: Há muito tempo, antes mesmo da criação da escrita, o conto era a forma como as pessoas passavam conhecimento umas às outras, oralmente, de geração em geração. Assim,o conto existe desde os tempos imemoriais, há milhares de anos.

ESCOLA MUNICIPAL______________________________________________________ PROFESSOR (A) _________________________________________________________ ALUNO(A) ______________________________________________________________ TURMA: ________________ TURNO: ________________________________________ DISCIPLINA: ____________________________________________________________

3º CADERNO DE ATIVIDADE - 4ª ETAPA EJA

(4)

Na Bíblia, alguns episódios são registros escritos que trazem estruturas semelhante a do conto. No antigo Egito, no século XIV a.C., há livros cuja a historia também remonta às origens dese gênero que, ao longo da história, tornou-se muito popular.

A partir do século XIX, o conto assume uma forma própria, parecida com o que vemos nos contos atuais. Na literatura brasileira, despontam diversos contistas, como Machado de Assis, Clarice Lispector, Lygia Fagundes, Mário de Andrade, Carlos Drumond de Andrade, Moacir Scliar, Rubem Fonseca, Salomão Laredo, etc.

O conto é uma história curta, sobre temas variados, com um narrador e poucos personagens, cenário e tempo de duração reduzidos.

Escritor paraense Salomão Laredo

O discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador. Já o discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.

Exemplo de discurso direto: Exemplo de discurso indireto: A aluna afirmou:

— Preciso estudar muito para o teste.

A aluna afirmara que precisava estudar muito para o teste.

Características do discurso direto Características do discurso indireto

Características da Conto

Eixo Sintático: Discurso Direto e Discurso

(5)

• É introduzido por um verbo de elocução, seguido de dois-pontos e mudança de linha para um novo parágrafo;

• É iniciado por um travessão, que indica a mudança da voz do narrador para a voz da personagem;

• É feito na 1.ª pessoa do discurso (eu ou nós).

• É introduzido por um verbo de elocução, seguido de uma preposição que marca a mudança da voz do narrador para a reprodução da voz da personagem feita também pelo narrador.

• É construído na mesma frase, não havendo mudança de linha ou de parágrafo; • É feito na 3.ª pessoa do discurso (ele, ela, eles, elas).

Texto

:

A FEITICEIRA

AUTOR: Inglês de Sousa Chegou a vez do velho Estêvão, que falou assim:

— O tenente Antônio de Sousa era um desses moços que se gabam de não crer em nada, que zombam das coisas mais sérias e riem dos santos e dos milagres. Costumava dizer que isso de almas do outro mundo era uma grande mentira, que só os tolos temem o lobisomem e feiticeiras. Jurava ser capaz de dormir uma noite inteira dentro do cemitério, e até de passear às dez horas pela frente da casa do judeu, em sexta-feira maior.

Eu não lhe podia ouvir tais leviandades em coisas medonhas e graves sem que o meu coração se apertasse, e um calafrio me corresse a espinha. Quando a gente se habitua a venerar os decretos da Providência, sob qualquer forma que se manifestem, quando a gente chega à idade avançada em que a lição da experiência demonstra a verdade do que os avós viram e contaram, custa ouvir com paciência os sarcasmos com que os moços tentam ridicularizar as mais respeitáveis tradições, levados por uma vaidade tola, pelo desejo de parecerem espíritos fortes, como dizia o Dr. Rebelo: “Peço sempre a Deus que me livre de semelhante tentação. Acredito no que vejo e no que me contam pessoas fidedignas, por mais extraordinário que pareça. Sei que o poder do Criador é infinito e a arte do inimigo vária”.

Mas o tenente Sousa pensava de modo contrário! (...)

Texto extraído do site:https://cadernosdomundointeiro.com.br/pdf/Contos-amazonicos-2a-edicao-Cadernos-do-Mundo-Inteiro.pdf

ATIVIDADE

Questão 1: Após a leitura do Conto “A Feiticeira” de Inglês de Sousa, qual o tipo de

discurso encontrada no primeiro parágrafo: a) Discurso direto

(6)

c) Direto e Indireto d) Conto

Questão 2: No segundo parágrafo observamos uma parte do texto sublinhada. No

referido trecho encontramos que tipo de discurso: a) Discurso direto

b) Discurso indireto c) Direto e Indireto d) Conto

Questão 3: “A feiticeira”, é um conto que se destaca entre as grandes obras do escritor

paraense Inglês de Sousa, sendo assim, quais as características desse gênero textual? a) O conto era a forma como as pessoas passavam conhecimento umas às outras, através da escrita, de geração em geração.

b) O conto é feito em forma de versos e estrofes contendo marcadores conversacionais. c) No conto discute-se sobre a realidade atrás de seus argumentos persuasivos.

d) O conto é uma história curta, sobre temas variados, com um narrador e poucos personagens, cenário e tempo de duração reduzidos.

Questão 4: Pesquise em jornais, revistas, Museu de Cametá, Biblioteca Municipal e

internet algumas lendas que norteiam o imaginário do povo cametaense. Posteriormente, com base em suas pesquisas, nos conte abaixo, um pouco sobre a estória da lenda que você mais gostou.

(7)

DICAS DE LEITURA

UNIDADE TEMÁTICA: ESTRATÉGIA DE LEITURA/ PRÁTICAS DE LEITURA OBJETO DE CONHECIMENTO: REFLEXÃO SOBRE O LÉXICO DO TEXTO

PRODUZIDO PELA EMEF DE CAMETÁ-TAPERA

Prática de leitura- Leia atentamente o texto para resolver às questões a seguir.

ÁRVORES NO QUINTAL

No tempo dos quintais, quando as crianças de hoje ainda nem haviam nascido, o mundo era muito bonito. Em todo lugar havia muitas árvores, flores, passarinhos e borboletas de todas as cores. Eu morava na casa do Joãozinho e todos os dias amigos dele vinham brincar em mim: abraçavam meu tronco e iam subindo por meus galhos até pertinho do céu.

Quando cansados, desciam correndo, rindo e falando alto: “O último a chegar lá embaixo é mulher do padre!”. E eu tinha de tomar muito cuidado para não deixar nenhum cair mim. Já com sono de tanto brincar e de barriga bem cheia, procuravam minha sombra, recostavam no meu trono e dormiam à beça até o sol se pôr.

Vivíamos bem felizes, até aparecer na cidade um homem grande, de nome Serjão, gordo, com bigodão e voz grossa de meter medo. Serjão começou a comprar tudo; matava árvores, destruía as casas. Por fim, tapava a terra toda com cimento e construía, no lugar, edifícios de vinte andares. O nosso mundo foi ficando feio.

As crianças já não tinham quase mais lugar para jogar bola de gude, nem árvores para subir, nem terra onde brincar, E aconteceu que o pai do Joãozinho teve de vender a casa. Serjão foi lá no quintal e mandou derrubar tudo: “Hoje, a casa. Amanhã, a árvore”.

(8)

do que nós. Brigam por qualquer coisinha… Só porque um é branco e outro preto, já é motivo de pancada.

Nós árvores não brigamos nunca. Mesmo se uma é mangueira e outra laranjeira. Somos amigas sempre. Não importa de que semente tenhamos nascido.

Álvaro Ottoni de Menezes

ATIVIDADE

1- Qual personagem narra a história? a) Uma borboleta

b) Uma águia c) Uma árvore d) Uma criança

2- Quem era o personagem Serjão? a) Uma pessoa de bom coração b) Um viajante

c) A pessoa que comprou o quintal d) Um juiz

3- Árvores não falam nem andam. Por que o autor atribuiu essas atitudes a ela? a) Para demonstrar sentimentos e que no final todos somos iguais

b) Para demonstrar que as árvores devem ser cortadas c) Para lembrar aos leitores que às arvores podem falar. d) Para agradar as crianças.

4- Releia o quarto parágrafo do texto e responda: O trecho que está entre aspas representa a fala de qual personagem?

__________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

5- O texto “Árvores no quintal” é um texto denominado narrativo, pois é aquele que narra uma história de sequências de fatos. Agora é sua vez! Escreva um texto narrativo, sobre o tema que você preferir. Não esqueça! Seu texto terá que ter começo, meio e fim. Bom Trabalho!!!!!

(9)

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA INGLESA EIXO TEMÁTICO: PRÁTICAS DE LEITURA E PESQUISA

COMPETÊNCIAS: LEITURA DE TEXTOS DE CUNHO ARTÍSTICO / LITERÁRIO HABILIDADES: (EJA4ETLI07MC) - APRECIAR TEXTOS NARRATIVOS EM LÍNGUA INGLESA (CONTOS, ROMANCES, ENTRE OUTROS, EM VERSÃO ORIGINAL OU SIMPLIFICADA), COMO FORMA DE VALORIZAR O PATRIMÔNIO CULTURAL PRODUZIDO EM LÍNGUA INGLESA

PRODUZIDO PELA EMEF CEL. RAIMUNDO LEÃO / PROFESSORA: FERNANDA VARELA

__ Hello, my dear! Times are tough, but here we are, trying to survive and doing our best.

I wish you all the good things in the world and hope you think about this end of the year as a new chance to start it over.

__ (Olá, meu querido(a)! Os tempos estão difíceis, mas cá estamos nós, tentando sobreviver e fazendo nosso melhor. Desejo a você tudo de bom no mundo e espero que pense neste fim de ano como uma nova chance para recomeçar".)

(10)

FABLE (FÁBULA)

A Fábula (Fable) é um gênero do tipo narrativo, muito popular e apreciado por pessoas de diferentes idades. Estudos indicam que ela surgiu da tradição oral, no Oriente, por volta do século V a.C. O próprio nome remete a histórias contadas e passadas de geração para geração, já que a palavra "FABULARE" significa história, jogo, narrativa.

A fábula usa a alegoria para construir seu sentido. Os animais, que são personagens, possuem características humanas, como a ganância, a preguiça, a inveja, a sabedoria, a astúcia, etc., com o objetivo de construir um ensinamento, uma moral e de levar as pessoas a refletirem sobre o comportamento em sociedade.

(FONTE: https://escolakids.uol.com.br/portugues/a-fabula.htm)

__ Observe bem o desenho abaixo e, a seguir, leia o texto escrito pelo grego Esopo (Aesop), que inspirou vários escritores ao longo dos séculos:

BELLING THE CAT- AESOP

(11)

said: "I will say that the plan of the young Mouse is very good. But let me ask one question: Who will bell the Cat?"

OBSERVE: Para responder as questões que seguem você precisará traduzir o texto. Faça essa tradução usando um dicionário da Língua Inglesa ou, ainda, através do google tradutor.

ATIVIDADE 1 - O texto Belling the Cat é: *

a) ( ) an anecdote b) ( ) a novel c) ( ) a fable d) ( ) a biography

ATIVIDADE 2 - Quem era o inimigo dos ratos?

a) ( ) the cat

b) ( ) the rabbit c) ( ) the Fox d) ( ) the bird

ATIVIDADE 3 - Cada Cultura e cada Língua possui suas histórias que transmitem ensinamentos, ou seja, “a moral da história”. As opções abaixo foram extraídas de “morais da história” brasileiras. Qual delas é correspondente à moral do texto “Belling the Cat”? *

a) ( ) Quem ri por último, ri melhor.

b) ( ) É melhor prevenir do que remediar.

c) ( ) Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. d) ( ) É mais fácil falar do que fazer.

ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA ESPANHOLA EIXO TEMÁTICO: PRÁTICAS DE LEITURA E PESQUISA

(12)

COMPONENTE CURRICULAR: ARTES

PRODUZIDO PELA EMEF CEL. RAIMUNDO LEÃO / PROFESSORA: EDNA RIBEIRO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

(13)

✓ Utilizar-se do pensamento visual, simbolizando ou sentir-pensar através das diversas modalidades expressivas da linguagem visual.

OBJETO DE CONHECIEMNTO: O PATRIMÔNIO CULTURAL

Quando entramos em contato com objetos, construções, celebrações ou lugares que fizeram parte de nossas vidas em algum momento do passado, podemos nos recordar de diversos eventos, sentimentos e pessoas. Eles estão relacionados à nossa memória.

A memória de uma comunidade pode ser preservada e marcada de diversas maneiras. Os monumentos a pessoas ou eventos históricos, a criação de datas comemorativas, a preservação de elementos arquitetônico, a realização de celebrações tradicionais e a transmissão de conhecimento, saberes e modos de fazer artesanais são algumas das muitas possiblidades de se preservar essa memória. Tais elementos precisam de suporte de instituições governamentais para serem preservadas, partilhadas, visitados, em outras palavras, para continuarem existindo. A classificação de determinados locais, práticas, objetos e celebrações como patrimônio culturais dá a esses elementos a proteção do Estado.

Portanto, o patrimônio cultural se refere aos bens que transmitem a memória e a identidade de grupos humanos. Tais bens podem ser de natureza material ou imaterial, e ao serem tombado, ou seja, registrados como patrimônios, devem receber proteção e meios que assegurem sua preservação. Para a proteção do patrimônio cultural brasileiro, existe um órgão do Estado que classifica o que deve ser preservado, e que, junto às instancias da sociedade civil, buscam medidas para garantir a sua preservação.

(14)

A partir da leitura dos textos responda os questionamentos

1. Refere-se aos bens que transmitem a memória e a identidade de grupos humanos: a) Os monumentos à pessoas

b) O patrimônio cultural c) Os eventos históricos

d) A criação de datas comemorativas

2. Quando os bens que transmitem a memória e a identidade de grupos humanos são registrados como patrimônios, eles...

a) Garantem a sobrevivência da arte

b) Beneficiam o crescimento cultural dos povos

c) Devem receber proteção e meios que asseguram sua preservação d) São guardados e escondidos em museus, onde ninguém pode vê-los.

3. Bens culturais referentes aos saberes, às crenças, às celebrações, às habilidades e às práticas culturais de determinado lugar ou grupo social...

a) Definem-se como patrimônio cultural b) Definem-se como patrimônio imaterial c) Definem-se como museu histórico d) Definem-se como museu de arte.

4. Faça um pequeno relatório sobre os patrimônios culturais, imateriais e museus que existem em suas cidades.

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

5. O que ou quem garante a proteção do patrimônio cultural brasileiro?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

TEMA:

A GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL

(15)

(EF89EF07) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as

exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.

(EF89EF10) Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal,

identificando as exigências corporais dos mesmos.

(EF89EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização

corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL

As ginásticas de conscientização corporal são práticas milenares, como o relaxamento, a meditação e a automassagem, que tiveram origem em países orientais. Elas foram organizadas e utilizadas na busca pelo equilíbrio e, consequentemente, seus enfoques concentram-se principalmente na prevenção de doenças e na procura cotidiana pelo bem-estar.

A MEDITAÇÃO é uma prática de intensa concentração e atenção da mente. Apesar de ser associada a questões relacionadas com a espiritualidade, ela também pode ser utilizada para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso. Quando realizada de modo regular, ela proporciona vários benefícios, como descanso físico, mental e emocional; aumento da capacidade de concentração; redução da ansiedade; equilíbrio da respiração, entre outros. A posição do corpo varia bastante: pode-se meditar deitado, em pé ou sentado, sendo esta última adotada por grande parte de seus adeptos por ser considerada a mais fácil e porque, apesar de o corpo estar em repouso, ele continua alerta.

YOGA OU IOGA - Yoga significa “unir”, originária de uma língua da Índia. O Yoga surgiu na Índia e foi influenciada pelo budismo e pelo hinduísmo. Diante disso, essa prática tem como objetivo principal harmonizar o corpo e a mente. Praticar ioga é uma forma de fortalecer o corpo, tomar o controle da mente e estar mais em paz com o espírito. Yoga é uma experiência pessoal, que tem o intuito de fazer corpo e mente dialogarem diretamente. Assim, o importante é que cada pessoa descubra o que o Yoga significa para si, através de sua vivência e constante prática. Para isso, as posturas de Yoga servem como veículos ao longo desta jornada, e não como fins. A prática trabalha as emoções, trazendo um profundo relaxamento, concentração, tranquilidade mental, fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade. Existem diversos ramos do yoga, e cada uma delas possui diferentes formas para trabalhar com seus praticantes.

As ginásticas de conscientização corporal exigem um esforço com menor intensidade física. Essa prática está mais focada na concentração e na auto percepção. Seus adeptos participam ativamente do processo, seja na auto aplicação e percepção das práticas, seja nas mudanças de hábitos decorrentes da aquisição de uma nova consciência corporal. Além disso, podemos citar como benefícios importantes que são proporcionados por esta atividade o fato de que sua prática está associada a prevenção de doenças, assim como a correção da postura e o bem-estar.

TESTE DE CONHECIMENTO

(16)

B) Alemanha C) Japão D) Índia

QUESTÃO 2 - O que são ginásticas de conscientização corporal?

A) As ginásticas que reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, trabalhando à conscientização de exercícios respiratórios, para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo.

B) As ginásticas que reúnem práticas que empregam movimentos rápidos e ligeiros, trabalhando a agilidade explosão e força.

C) São ginásticas de competição dos jogos olímpicos.

D) São Ginásticas que empregam força e flexibilidade, trabalhando com pesos e diversos aparelhos como esteiras ergométricas e cadeira extensora.

QUESTÃO 3 - São benefícios da ginástica de conscientização corporal.

A) Aumenta o nível de conscientização postural e coordenação motora, e tais benefícios proporcionam o alívio de dores crônicas e previnem lesões.

B) Diminui o nível de conscientização postural e coordenação motora, proporcionam o aumento de dores crônicas e lesões.

C) Aumenta o nível de conscientização postural e coordenação motora, causando lesões para seus praticantes por excesso de repetições dos movimentos.

D) Não existem benefícios para essa prática, sendo indicada apenas para idosos e pessoas doentes.

QUESTÃO 4 – Marque a alternativa correta Sobre a Ginástica de conscientização corporal.

A) Modalidade que não é praticada no Brasil. B) Modalidade que surgiu na atualidade.

C) Modalidade milenar e tem como algumas de suas modalidades o yoga (ioga) e meditação.

D) Nenhuma das alternativas acima.

QUESTÃO 5 - São benefícios da Meditação. A) Aumento dos níveis de estresse.

B) Descanso físico, mental e emocional; aumento da capacidade de concentração; redução da ansiedade; equilíbrio da respiração, entre outros.

(17)

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

TEMA: Potenciação e Radiciação

➢ Potenciação

Primeiro, vamos relembrar algumas propriedades básicas:

Todo número elevado ao expoente 1 é igual a ele mesmo.

Exemplos:

Todo número elevado ao expoente zero é igual a 1.

Exemplos:

Toda potência da base 1 é igual a 1.

Exemplos:

Toda potência de 10 é igual ao numeral formado pelo algarismo 1 seguido de tantos

zeros quantas forem as unidades do expoente.

Exemplos:

O expoente negativo significa que ocorre a troca de lugar entre o numerador o

(18)

Exemplos:

• Produto de potências de mesma base

Considere o produto . Observe que:

Assim:

Podemos concluir então que: Multiplicando potências de mesma base, devemos

conservar a base e somar os expoentes.

Assim:

• Divisão de potências de mesma base

Considere o quociente . Observe que:

Podemos concluir então que: Para dividir potências de mesma base, não-nula, devemos

conservar a base e subtrair os expoentes.

Assim:

• Potência da potência

Considere a potência . Observe que:

Assim:

Podemos concluir então que: Para elevar uma potência a um novo expoente, devemos

(19)

➢ Radiciação

Já sabemos que 6² = 36. Aprenderemos agora a operação que nos permite determinar

qual o número que elevado ao quadrado equivale a 36 ( ), pois 6 elevado ao

quadrado é 36. Essa operação é a inversa da potenciação e denomina-se radiciação.

Exemplos:

, pois 2³ = 8.

, pois .

Sendo assim:

Notação:

Na indicação de raiz quadrada, podemos omitir o índice 2. Por exemplo, .

Simplificação de radicais

(20)

• Adição e subtração de radicais

1º caso: Radicais semelhantes

Fazemos como na redução de termos semelhantes de uma soma algébrica. Exemplos:

2º caso: Radicais semelhantes após simplificação

Depois de obter radicais semelhantes, procedemos como no 1º caso.

➢ PORCENTAGEM

A Porcentagem ou Percentagem representa uma razão cujo denominador é igual a 100 e indica uma comparação de uma parte com o todo.

O símbolo % é usado para designar a porcentagem. Um valor em porcentagem, pode ainda ser expresso na forma de fração centesimal (denominador igual a 100) ou como um número decimal.

Exemplo:

Para facilitar o entendimento, veja a tabela abaixo:

Porcent agem

Razão

(21)

• Como Calcular a Porcentagem?

Podemos utilizar diversas formas para calcular a porcentagem. Abaixo apresentamos três formas distintas:

✓ regra de três

✓ transformação da porcentagem em fração com denominador igual a 100

✓ transformação da porcentagem em número decimal

Devemos escolher a forma mais adequada de acordo com o problema que queremos resolver.

Exemplos:

1) Calcule 30% de 90

Para usar a regra de três no problema, vamos considerar que 90 corresponde ao todo, ou seja 100%. O valor que queremos encontrar chamaremos de x. A regra de três será expressa como:

Para resolver usando frações, primeiro temos que transformar a porcentagem em uma fração com denominador igual a 100:

Podemos ainda transformar a porcentagem em número decimal: 30% = 0,3

0,3 . 90 = 27

O resultado é o mesmo nas três formas, ou seja 30% de 90 corresponde a 27. 2) 90 corresponde a 30% de qual valor?

Note que nesse exemplo, já conhecemos o resultado da porcentagem e queremos

conhecer o valor que corresponde ao todo (100%).

Usando a regra de três, temos:

Podemos ainda resolver transformando a porcentagem em número decimal: 30% = 0,3

(22)

Assim, 30% de 300 é igual a 90.

3) 90 corresponde a quanto por cento de 360?

Podemos resolver esse problema escrevendo na forma de fração:

Ou ainda, podemos resolver usando regra de três:

Desta forma, 90 corresponde a 25% de 360.

ATIVIDADE

1ª ) Em um sítio há 12 árvores. Cada árvore possui 12 galhos e em cada galho tem 12 maçãs. Qual a potência que representa a quantidade de maçãs existentes no sítio? a) 1212

b ) 123

c) 122

d) 312

2ª) Um adulto humano saudável abriga cerca de 100 bilhões de bactérias, somente em seu trato digestivo. Esse número de bactérias pode ser escrito como:

a) 109

b) 1010

c) 1011

d) 1012

(23)

3ª) Por qual número devemos multiplicar o número 5 de modo que a raiz quadrada

do produto obtido seja igual a 25?

a)

125

b)

625

c) 25 d) 5

4ª) Qual das escritas apresenta um erro?

a) √49 = 7, A raiz quadrada de 49 é igual a 7

b) 10 √1024 = 2, A raiz décima de 1024 é igual a 2

c) 4 √81 = 3, A raiz quadrada de 81 é igual a 3

d) 5 √−32 = - 2, A raiz quinta de – 32 é igual a – 2

5ª) Em uma cidade há 200.0000 habitantes dos quais 60% são mulheres. Quantas são as mulheres nessa cidade?

a) 200.000 mulheres

b) 60.000 mulheres

c) 2.000 mulheres

d) 120.000 mulheres

5ª) Emprestei 4.000,00 a um amigo, à taxa de juros de 5% ao ano. Após 1 ano, meu amigo me pagou qual valor de juros:

a) 200,00

b) 2000,00

c) 400,00

(24)

ÁREA DE CONHECIMENTO: HISTÓRIA

Eixo temático: NAÇÕES, POVOS, LUTAS, GUERRAS E REVOLUÇÕES.

Competências: O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL/ A CONSTITUIÇÃO DE 1824

Habilidades: EJA4ETHI02MC) Desenvolver a construção do pensamento histórico através de possibilidades de críticas interna e externa de diferentes tipos de fontes históricas; (EJA4ETHI04MC) Exercitar diferentes tipos de narrativas e registros.

PRODUZIDO PELA EMEF CEL. RAIMUNDO LEÃO / PROFESSOR: NONATO BACHA

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A independência do Brasil foi um processo iniciado a partir da Revolução Liberal do Porto, ato que levou ao rompimento das relações entre Brasil e Portugal. No dia 7 de setembro de 1822, tendo como grande marco o grito dado por Pedro de Alcântara (chamado de D. Pedro I, durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, proclamou-se a Independência. Com a independência do Brasil declarada, Dom Pedro I foi coroado e o país transformou-se em uma monarquia.

CAUSAS DA INDEPENDÊNCIA

A independência do Brasil foi declarada em 1822 e esse acontecimento está diretamente relacionado com eventos que foram iniciados em 1808, ano em que a família real portuguesa, fugindo das tropas francesas que invadiram Portugal, mudou-se para o Brasil.

PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

O processo de independência do Brasil aconteceu, de fato, durante a regência de Pedro de Alcântara no Brasil. As Cortes portuguesas (instituição surgida com a Revolução do Porto) tomaram algumas medidas que foram bastante impopulares aqui, como a exigência de transferência das principais instituições criadas durante o Período Joanino para Portugal, o envio de mais tropas para o Rio de Janeiro e a exigência de retorno do príncipe regente para Portugal.

(25)

Em dezembro de 1821, chegou a ordem exigindo o retorno de D. Pedro para Portugal e a reação decorreu da criação do Clube da Resistência. Em janeiro de 1822, durante uma audiência do Senado, um documento com mais de 8 mil assinaturas foi entregue a D. Pedro. Esse documento exigia a permanência do príncipe regente no Brasil.

Supostamente motivado por isso, D. Pedro disse palavras que entraram para a história do país: “Como é para bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto; diga ao povo que fico”. Os historiadores não sabem ao certo se essas palavras foram mesmo ditas por D. Pedro. De toda forma, esse acontecimento marcou o Dia do Fico. Apesar disso, os historiadores afirmam que em janeiro de 1822 ainda não havia um desejo em muitos de permanecer o vínculo com Portugal.

A sucessão dos acontecimentos nos meses seguintes foram responsáveis por incitar o Brasil à ruptura com Portugal, uma vez que, como mencionado, isso não era certo em janeiro de 1822. Ao longo do processo de independência, duas pessoas tiveram grande influência na tomada de decisões de D. Pedro: sua esposa, Maria Leopoldina, e José Bonifácio de Andrada e Silva.

O rompimento ficou cada vez mais evidente com algumas medidas aprovadas no Brasil. Em maio de 1822, foi decretado o “Cumpra-se”, medida que determinava que as leis e as ordens decretadas em Portugal só teriam validade no Brasil com o aval do príncipe regente. No mês seguinte, em junho, foi determinada a convocação de eleição para a formação de uma Assembleia Constituinte no Brasil.

CONSTITUIÇÃO DE 1824

A Constituição de 1824 foi a primeira da história brasileira e vigorou até a Proclamação da República, em 1889. Foi a Carta que, por mais tempo, esteve em vigor, permanecendo por 65 anos. Ela começou a ser elaborada em 1823, durante uma Assembleia Constituinte, na qual as províncias (o equivalente aos estados) enviaram seus representantes. Porém, o imperador Dom Pedro I resolveu fechá-la, por causa da tentativa dos constituintes de limitar os poderes dele.

(26)

ATIVIDADE

1ª) Um dos fatos que fizeram o processo de independência do Brasil ser diferente das demais nações da América hispânica foi:

a) A vinda Família Real portuguesa para o Brasil. b) As guerras napoleônicas na Europa.

c) As ideias iluministas surgidas na França. d) A crise do sistema colonial

2ª) Um evento ocorrido em Portugal foi de suma importância para a deflagração da Independência do Brasil, já que obrigou D. João VI a cruzar novamente o Atlântico, em retorno a Portugal. Qual foi esse evento?

a) Revolução da Maria da Fonte b) Revolta da Patuleia.

c) Revolta Liberal do Porto. d) Revolução dos Cravos.

3ª) O processo de independência do Brasil caracterizou-se por:

a) ser conduzido pela classe dominante que manteve o governo monárquico como garantia de seus privilégios;

b) ter uma ideologia democrática e reformista, alterando o quadro social imediatamente após a independência;

c) evitas a dependência dos mercados internacionais, criando uma economia autônoma; d) grande participação popular, fundamental na prolongada guerra contra as tropas metropolitanas;

4ª) "A Independência brasileira é fruto mais de uma classe do que da nação tomada em seu conjunto"(Caio Prado Jr). Explique essa frase.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

ÁREA DE CONHECIMENTO: GEOGRAFIA

Eixo temático: PAISAGEM E DIVERSIDADE TERRITORIAL BRASILEIRA Competências: ENERGIA, NATUREZA E SOCIEDADE

(27)

(EJA4ETGE03MC) Reconhecer os efeitos da industrialização na organização do espaço, como o crescimento das áreas urbanas, em geral de forma não planejada; (EJA4ETGE04MC) Identificar os efeitos da industrialização: poluição do ar, da água e do solo e suas consequências para o ambiente e para a qualidade de vida das pessoas.

PRODUZIDO PELA EMEF CEL. RAIMUNDO LEÃO / PROFESSOR: NONATO BACHA

FONTES DE ENERGIA

Fontes de energias são recursos naturais usados pelos seres humanos para criação de energia geralmente usada nas atividades do dia a dia. Essas energias podem ser renováveis, quando os recursos usados não acabam com o uso, e não renováveis, que acabam com o uso e são consideradas combustíveis fósseis. As energias renováveis são provenientes da água, do Sol, do vento, da biomassa etc. Já as não renováveis são o petróleo, o gás natural e o carvão mineral.

O Brasil faz uso dessas energias, tanto as não renováveis, como o petróleo e gás natural, quanto as limpas, como a elétrica, eólica, solar, entre outras. Essas fontes de energia apresentam diversas vantagens e desvantagens. Elas podem ser limpas, ou seja, não destruir ou impactar o meio ambiente, e até mesmo renovar-se com seu uso. No quesito desvantagens, cita-se o valor inicial de investimento, que, na grande maioria da vezes, é de alto custo.

TIPOS DE FONTES DE ENERGIA

As fontes de energia são recursos naturais utilizados pelos seres humanos para a criação de energia. Essa energia é utilizada em atividades do cotidiano ligadas à vida humana, como a eletricidade usada em:

• moradia • fábricas • comércio

• energia nas indústrias • veículos, entre outros

As fontes de energia podem ser de dois tipos: renováveis e não renováveis. As energias renováveis ou energia limpa são aquelas que se renovam naturalmente no meio ambiente, podemos citar a energia produzida por:

• vento • Sol

• água, para energia hidrelétrica e maremotriz • biomassa

• geotérmica

(28)

Por outro lado, temos as energias não renováveis, que recebem esse nome porque não se renovam no meio ambiente, elas são bastante conhecidas e usadas no dia a dia, são elas: • petróleo

• carvão mineral • gás natural • energia nuclear

FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA

As fontes renováveis de energia são aqueles recursos naturais que não se esgotam com seu uso, ou seja, renovam-se ao longo do tempo naturalmente. As energias renováveis são consideradas limpas por não serem poluentes e causarem poucos impactos ambientais. Em alguns casos, esses impactos são pequenos, e, em outros, não há impacto no meio ambiente, como no caso da produção de energia solar e eólica.

FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

Fontes alternativas de energia representam opções energéticas de menor impacto ambiental negativo, sendo, portanto, uma possibilidade de mudança na atual matriz energética. Fontes alternativas de energia são opções energéticas abundantes, renováveis e que causam pouco impacto negativo ao meio ambiente. Essas fontes energéticas representam uma alternativa às fontes convencionais (petróleo, carvão, gás natural), que provocam inúmeros problemas ambientais, como o agravamento do efeito estufa.

TIPOS DE ENERGIA ALTERNATIVA

Apesar de possuírem maior disponibilidade na natureza e provocarem menos impactos ambientais negativos, as fontes alternativas de energia são pouco utilizadas, pois necessitam de maiores investimentos tecnológicos para viabilizar economicamente seu uso, tornando-as acessíveis. São exemplos de fontes alternativas de energia: energia solar, energia eólica, biocombustíveis, energia dos oceanos e energia geotérmica.

RESUMO SOBRE AS FONTES DE ENERGIA

• Fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pelos seres humanos para a criação de energia.

• Fontes renováveis são aquelas consideradas energia limpa, que se renova naturalmente no meio ambiente. Ex: solar, eólica, maremotriz e geotérmica.

• Energias renováveis ou energias limpas causam pouco ou nenhum impacto ambiental. • Fontes não renováveis são as energias que não se renovam na natureza e são consideradas poluentes. Ex: petróleo, gás natural e carvão mineral.

• A energia nuclear é considerada não renovável por ser altamente poluente e radioativa.

• Energias não renováveis são altamente poluentes.

(29)

ATIVIDADE

1ª) Considerando-se as energias seguintes, determine o tipo de energia tido como uma fonte limpa, com menor impacto ambiental na sua produção:

a) Gasolina b) Diesel

c) Carvão mineral d) Eólica

2ª) As duas fontes de energia mais consumidas na matriz energética mundial e brasileira são, respectivamente:

a) solar e eólica. b) petróleo e petróleo. c) hidrelétrica e petróleo. d) hidrelétrica e hidrelétrica.

3ª) A matriz elétrica se refere ao conjunto de fontes de energia utilizadas para a geração de energia elétrica em um determinado local. No caso do Brasil, a principal fonte de energia da matriz elétrica é:

a) petróleo. b) gás natural. c) hidrelétrica. d) solar.

4ª) O que são energias alternativas? Quais são as consideradas mais limpas? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

EMEF PROF. OSMARINA ANDRADE DOS SANTOS

(30)

Objeto de conhecimento: USO CONSCIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA.

Habilidades: (EJA4ETCI05MC) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica na sua escola e/ ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de uso.

10 ATITUDES PARA O CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA Uso racional de energia dentro de casa evita o desperdício de recursos naturais e de dinheiro.

Para produzir a energia elétrica que consumimos dentro de casa, são usados recursos naturais. Mesmo a eletricidade proveniente de usinas hidroelétricas, fontes renováveis responsáveis por grandes partes da energia produzida no Brasil, geram impactos ambientais negativos.

Ao usar este recurso de forma consciente, você está contribuindo para o planeta e para seu bolso. Afinal, no final de cada mês, a conta chega – e valorizar nosso dinheiro também é uma atitude sustentável.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a poupar energia elétrica. Com as medidas de isolamento social e com a chegada do calor, a tendência é que esse consumo aumente. Mas podemos fazer a nossa parte!

ILUMINAÇÃO

Aproveite ao máximo a luz natural do dia e lembre-se de sempre apagar as lâmpadas que não estiver utilizando. Se possível, substitua as lâmpadas incandescentes e fluorescentes compactas antigas por lâmpadas de LED, que duram mais e gastam menos energia.

GELADEIRA

Este equipamento corresponde, em média, a 30% do consumo total de uma residência. Mesmo estando em procure não abrir a geladeira com frequência. Antes de puxar a porta, pense no que precisa retirar, ou seja, diminua o tempo que a porta ficará aberta.

MÁQUINA DE LAVAR E FERRO DE PASSAR ROUPA

Junte o máximo de roupas, otimizando o uso da máquina em sua capacidade máxima. O mesmo vale para o ferro de passar roupas. O ideal é utiliza uma ou duas vezes por semana este equipamento.

AR CONDICIONADO

Use apenas quando for realmente necessário e somente em ambientes fechados, com janelas e portas bem vedadas. Mantenha sempre limpo o filtro de passagem do ar para que não haja necessidade de esforço extra do aparelho, o que consome mais energia.

TELEVISÃO

(31)

CELULAR

Quando o aparelho não estiver em carregamento, retire-o da tomada. Faça o mesmo com o carregador. A energia gasta é pequena, porém ganha outra dimensão quando se soma ao gasto de energia de todos os demais aparelhos. Por questão de segurança, não utilize o celular enquanto o aparelho é carregado na tomada.

BENJAMIM

Evitar ligar mais de um aparelho na mesma tomada, usando benjamim ou “T”, pois tal procedimento, além do aumento do consumo, aumenta as chances de curto circuito. Em caso de necessidade, utilize o filtro de linha com fusíveis, evitando o aquecimento da fiação e desperdício de energia.

COMPRA CERTA

Ao comprar um novo equipamento, verifique sua classificação no selo Procel, que indica o grau de eficiência energética e economia do produto, nesse selo, é possível conferir a eficiência de diversos aparelhos em uma escala que vai de E- menos eficiente – até A – mais eficiente.

SE LIGA NA DICA!

ATIVIDADE

QUESTÃO Nº01: Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

(32)

Ce celular – desperdício – benefícios – fundamental - hospitais

O uso de energia elétrica é peça ____________________ para a nossa sociedade moderna. Desde o simples carregamento de um ______________ até o funcionamento dos equipamentos vitais nas UTI’s dos ___________________, a energia elétrica está presente. Ouso consciente e sem ___________________de energia elétrica pode trazer ____________________ tanto financeiros quantos ambientais.

(A) Fundamental – celular – hospitais – desperdícios – benefícios. (B) Celular – hospitais – fundamental -desperdícios – benefícios. (C) Hospitais – celular – fundamental – benefícios – desperdícios. (D) Desperdícios – benefícios – celular – fundamental – hospitais. QUESTÃO Nº02: Observe a imagem a seguir:

___ O excesso de equipamentos sobrecarrega os fios que alimentam a tomada, causando choques e até a queima dos aparelhos, sem falar dos desperdícios de energia elétrica. Esse desperdício acontece devido:

(A) A maior quantidade de equipamentos ligados.

(B) A possibilidade de descarga elétrica, como choques.

(C) A queda da corrente e consequente diminuição no consumo. (D) A menor quantidade de equipamentos ligados.

QUESTÃO Nº03: Ao comprar um equipamento eletrônico novo, verifique sua classificação no selo Procel que indica o grau de eficiência energética do aparelho. Qual classificação é mais eficiente?

(A) D (B) B (C) C (D) A

QUESTÃO Nº04: “O uso racional de energia dentro de casa evita o desperdício de recursos naturais e de dinheiro”. Você concorda com essa afirmação? Justifique.

Referências

Documentos relacionados

Como já afirmamos, o acompanhamento realizado pelas tutorias é nosso cartão de visitas, nossa atividade em que o objeto social do Gauss se manifesta de forma mais

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

“O processo pelo qual as partes se movem de suas posições iniciais divergentes até um ponto no qual o acordo pode

Os índices utilizados para quantificação de im- posex foram a porcentagem de fêmeas afetadas pelo imposex em cada ponto (%), o índice do comprimento relativo do pênis (RPLI), o

1 JUNIOR; ANDRADE; SILVEIRA; BALDISSERA; KORBES; NAVARRO Exercício físico resistido e síndrome metabólica: uma revisão sistemática 2013 2 MENDES; SOUSA; REIS; BARATA

Resultados obtidos do primeiro dia da análise para as sete amostras utilizando-se a curva analítica da sibutramina (Figura 15). Amostra Corrente (nA) Concentração (mg L -1 ) (mg

Levando em conta o encerramento da base da British Airways Hong Kong e a demissão sumária de 85 membros da tripulação de cabine, a declaração foi aceita unanimemente para doar

Considerando esses pressupostos, este artigo intenta analisar o modo de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito do ensino