• Nenhum resultado encontrado

4. Resposta: E. Item A: falso. O câncer também pode ser chamado de tumor ou neoplasia maligna, sendo caracterizado pela ocorrência de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4. Resposta: E. Item A: falso. O câncer também pode ser chamado de tumor ou neoplasia maligna, sendo caracterizado pela ocorrência de"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1.

Resposta: E

Comentário: No núcleo de células eucarióticas, o DNA se encontra associado a proteínas básicas denominadas histonas, de modo a formar filamentos denominados cromonemas durante a intérfase e cromossomos durante a divisão celular. O conjunto de cromonemas durante a intérfase é denominado cromatina. A cromatina se encontra predominantemente desespiralizada, estando acessível à enzima RNA polimerase responsável pela transcrição, e conseqüentemente estando ativa para a síntese de RNAm e a tradução deste em proteína. Estas partes desespiralizadas, ou seja, ativas da cromatina, são ditas eucromatina. Parte da cromatina se encontra espiralizada, estando inacessível à enzima RNA polimerase, não havendo transcrição (síntese de RNAm) e tradução (síntese de proteína). Estas partes espiralizadas, ou seja, inativas da cromatina, são ditas heterocromatina. Epigenética é um termo usado na biologia para se referir a características genéticas que são estáveis ao longo de diversas divisões celulares mas que não envolvem mudanças na sequência de DNA do organismo, como a inativação de genes pela formação de heterocromatina e pela metilação. A metilação é o principal mecanismo epigenético, consistindo na adição de radicais metila (CH3-) a algumas das bases

citosinas de uma molécula de DNA, o que resulta em inativação do gene metilado, situação que pode ser transferida na divisão celular, se expressando nas gerações seguintes. Assim, alguns cânceres esporádicos representam exemplos de alteração epigenética, pois são ocasionados por inativação de genes relacionados à regulação da divisão celular por meio de modificações nas bases nitrogenadas como a metilação.

2.

Resposta: B

Comentário: O câncer é uma doença caracterizada pelo descontrole da divisão celular, formando tumores que podem se disseminar a partir do local de origem através de metástases, grupos de células cancerosas que podem se espalhar pelo corpo através da circulação sanguínea. Assim, analisando cada item:

Item I: verdadeiro. O câncer de pele é o câncer mais comum no Brasil, podendo ser de vários tipos de acordo com a região da pele onde se origina. O melanoma é um câncer de pele com origem nos melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, sendo a versão mais letal do câncer de pele. Felizmente, a maior parte dos cânceres de pele não são do tipo melanoma. Em homens, o segundo tipo de câncer mais comum é o de próstata, e em mulheres, o segundo tipo de câncer mais comum é o de mama.

Item II: falso. Apesar de em alguns países a taxa de mortalidade pelo câncer de mama estar em decréscimo pelo aumento na eficiência do tratamento, na maior parte do mundo a população não tem acesso a métodos de prevenção para o câncer de mama, que incluem o diagnóstico precoce por auto-exames de palpação e mamografias, nem métodos de tratamento, que incluem quimioterapia, radioterapia e procedimentos cirúrgicos. Assim, em nível mundial, a taxa de mortalidade por câncer de mama se mostra em uma curva ascendente, ou seja, com aumento no número de casos.

Item III: verdadeiro. Entre os fatores de risco para o câncer de mama estão idade, aspectos endócrinos como a presença de hormônios estrógenos, o que pode ser potencializado pelo uso de estrógenos exógenos em pílulas anticoncepcionais e na reposição hormonal em mulheres pós-menopausa, e genéticos, como a presença de genes BRCA (da sigla em inglês para BReast CAncer, ou seja, câncer de mama).

Item IV: verdadeiro. Fumo crônico, ingestão regular de bebidas alcoólicas, sedentarismo e obesidade estão entre os fatores que potencializam os riscos de desenvolvimento de câncer de mama.

3.

Resposta: A

Comentário: Analisando cada item:

Item A: falso. O câncer surge por mutações, de modo que as principais estruturas moleculares que são danificadas na célula cancerosa são os genes, ou seja, o DNA, o que leva à produção de proteínas defeituosas, que por sua vez levam ao descontrole da divisão celular.

Item B: verdadeiro. Alguns genes produzem proteínas que regulam a divisão celular, impedindo a multiplicação de células com mutações para evitar o surgimento de células cancerosas. Uma vez que ocorram mutações nesses genes reguladores, as células com mutações podem sofrer mitoses e se multiplicar, gerando células filhas com a mesma mutação. Com sucessivas mitoses, novas mutações podem ocorrer, de modo que a célula se torna cancerosa quando acumula cerca de 3 a 20 mutações em genes reguladores da divisão celular, como os proto-oncogenes e os genes supressores de tumor.

Item C: verdadeiro. O câncer começa com um aglomerado de células, chamado tumor, de onde se desprendem metástases, que são grupos de células cancerosas que se espalham através da corrente sanguínea, podendo gerar tumores secundários em regiões do corpo bem distantes do tumor inicial.

Item D: verdadeiro. O câncer também pode ser chamado de tumor ou neoplasia maligna, sendo caracterizado pela ocorrência de metástases e tendo um crescimento invasivo, o que o diferencia do tumor benigno, que não apresenta metástases e tem um crescimento expansivo, restrito à região onde surge.

Item E: verdadeiro. Entre os principais agentes carcinogênicos, temos agentes biológicos como vírus oncogênicos, como o HPV do câncer de colo uterino, agentes químicos como no fumo e no álcool, e agentes físicos como radiações ionizantes, como raios UV e raios X.

4.

Resposta: E

Comentário: Analisando cada item:

Item A: falso. O câncer também pode ser chamado de tumor ou neoplasia maligna, sendo caracterizado pela ocorrência de metástases e tendo um crescimento invasivo, o que o diferencia do tumor benigno, que não apresenta metástases e tem um crescimento expansivo, restrito à região onde surge.

(2)

Item B: falso. Sarcomas são cânceres que surgem em tecidos de origem na mesoderme embrionária, enquanto carcinomas são cânceres que surgem em tecidos de origem no ectoderma ou no endoderma embrionários.

Item C: falso. Cânceres de pele são mais comuns em adultos, os quais se expõem mais ao sol e recebem maior incidência de raios UV, seja por razões ocupacionais (trabalho) ou não (lazer).

Item D: falso. Outra importante diferença entre tumores malignos (câncer) e benignos é que nos tumores malignos as células são bem diferentes das células do tecido normal, enquanto nos tumores benignos as células são bem semelhantes.

Item E: verdadeiro. O câncer começa com um aglomerado de células, chamado tumor, de onde se desprendem metástases, que são grupos de células cancerosas que se espalham através da corrente sanguínea, podendo gerar tumores secundários em regiões do corpo bem distantes do tumor inicial.

5.

Resposta: E

Comentário: Analisando cada item:

Item A: falso. Entre os principais agentes carcinogênicos, isto é, indutores de câncer, temos agentes biológicos como vírus oncogênicos, como o HPV do câncer de colo uterino, agentes químicos como no fumo e no álcool, e agentes físicos como radiações ionizantes, como raios UV e raios X.

Item B: falso. O câncer de pele é o câncer mais comum no Brasil, podendo ser de vários tipos de acordo com a região da pele onde se origina. O melanoma é um câncer de pele com origem nos melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, sendo a versão mais letal do câncer de pele. Felizmente, a maior parte dos cânceres de pele não são do tipo melanoma. Assim, apesar de o câncer de pele não melanoma ser o mais comum no Brasil, não é o que mais leva ao óbito.

Item C: falso. O câncer surge por mutações, de modo que as principais estruturas moleculares que são danificadas na célula cancerosa são os genes, ou seja, o DNA, o que leva à produção de proteínas defeituosas, que por sua vez levam ao descontrole da divisão celular, sendo que algumas dessas mutações impedem a apoptose (morte celular programada) das células cancerosas. Item D: falso. Epidemiologia é a ciência que estuda o comportamento das doenças na população, de modo que o perfil epidemiológico de uma doença diz respeito a aspectos como número de casos da doença, grupos populacionais mais afetados por uma doença em particular, etc.

Item E: verdadeiro. O câncer tem origem em mutações que ocorrem nos genes reguladores da divisão celular, como os proto-oncogenes e genes supressores de tumor, o que leva à célula a se proliferar de modo descontrolado e produzir aglomerados de células denominados tumores. Genes supressores de tumor são genes que codificam a proteína p53, relacionada com a promoção da apoptose, ou seja, ou suicídio ou morte celular programada de células que acumulam mutações, o que é um mecanismo que evita a multiplicação de células defeituosas e previne o câncer. No câncer, com os genes supressores de tumor inativados por mutações, células com DNA danificado não sofrem apoptose e podem se multiplicar de modo descontrolado.

6.

Resposta: B

Comentário: Analisando cada item:

Item A: falso. Células cancerosas se multiplicam de maneira descontrolada, e não controlada. As células cancerosas possuem capacidade de induzir a angiogênese, ou seja, a formação de novos vasos sangüíneos que nutrirão e manterão as atividades de crescimento descontrolado.

Item B: verdadeiro. Células cancerosas apresentam a capacidade de se desprender do tumor e de migrar para outros tecidos, formando metástases.

Item C: falso. Células cancerosas não substituem as células normais, mais competem com elas por nutrientes.

Item D: falso. Células cancerosas apresentam alterações em seu glicocálix, formado pela associação de proteínas e carboidratos, localizado na face externa na membrana plasmática, e relacionado com o reconhecimento celular. As células cancerosas não se reconhecem mutuamente e não exigem sinais externos para se multiplicarem.

Item E: falso. Como dito, células cancerosas apresentam a capacidade de se desprender do tumor e de migrar para outros tecidos. 7.

Resposta: D

Comentário: Os telômeros são trechos de DNA não codificante que consistem de até 3.300 repetições da seqüência TTAGGG, estando localizados na extremidade dos cromossomos, com papel de proteger essas extremidades de serem confundidos com pedaços partidos de DNA, que de outra forma seriam consertadas pelo mecanismo de reparo celular. Devido ao funcionamento da enzima DNA polimerase, responsável pela síntese de DNA, a cada replicação, trechos dos telômeros deixam de ser replicados, sendo então perdidos. A princípio, isso não implica em prejuízo algum à célula, uma vez que o telômero consiste apenas de segmentos de DNA não codificante. Em células indiferenciadas, uma enzima denominada telomerase é então necessária para garantir a replicação completa dos telômeros. Assim, as células-filhas, após a divisão celular, terão telômeros de comprimento normal. Células com esse comportamento podem então se dividir de modo ilimitado. Em células diferenciadas, entretanto, a enzimas telomerase é menos ativa, e não ocorre a completa replicação dos telômeros. Assim, como parte deles deixa de ser replicada a cada ciclo celular, ocorre encurtamento dos telômeros (e conseqüentemente dos cromossomos) a cada ciclo celular. Como mencionado, isso não implica em nenhum prejuízo à célula, pelo menos de início. Ao fim de um determinado número de divisões, cerca de 50, com os cromossomos progressivamente mais curtos, trechos de DNA codificante (genes) deixam de ser replicados nos ciclos celulares subseqüentes, de modo que as células acumulam defeitos genéticos, não podendo mais se dividir, e morrem. A morte celular envelhece o indivíduo. Uma vez que a telomerase evita o encurtamento dos telômeros e possibilita a divisão da célula de modo ilimitado, estaria nela a chave para o não envelhecimento? Talvez, mas células que se dividem indefinidamente têm nome: células cancerosas... Assim como as células indiferenciadas, as células cancerosas mantêm a atividade normal de sua telomerase. Qualquer tentativa de prolongar a vida de um indivíduo através da ação da telomerase deve levar isso

(3)

seriamente em conta... O câncer ou neoplasia é uma proliferação desordenada de células assumindo um formato tumoral, sendo decorrente de mutações em células somáticas. Analisando cada item:

Item A: falso. As regiões teloméricas não apresentam genes, sendo constituídas de segmentos de DNA não codificante (“DNA lixo”).

Item B: falso. Células cancerosas (de tumores malignos) apresentam a enzima telomerase funcional, o que possibilita sua divisão de modo ilimitado.

Item C: falso. O retículo endoplasmático granular ou rugoso está associado a ribossomos que produzem proteínas de exportação, ou seja, que agem fora da célula, o que não é o caso da telomerase, que age no interior da célula (no núcleo celular), sendo então produzida pelos ribossomos livres do citoplasma.

Item D: verdadeiro. Após vários ciclos celulares, o encurtamento dos cromossomos pode levar à perda de certos genes indispensáveis à sobrevivência da célula, que então acaba por morrer.

Item E: falso. Segundo o texto, o TA 65 promove a ativação, e não a neutralização da enzima telomerase. 8.

Resposta: E

Comentário: Analisando cada item:

Item A: falso. Substâncias químicas presentes nos pesticidas podem acarretar mutações nos genes reguladores da divisão celular, podendo levar ao surgimento de câncer no epitélio, como o melanoma (com origem nos melanócitos da epiderme), o carcinoma espino-celular (com origem na camada espinhosa da epiderme) e o carcinoma baso-celular (com origem na camada basal da epiderme).

Item B: falso. A principal diferença entre tumores malignos (câncer) e benignos é que nos primeiros ocorre metástase, mas não nos segundos. Assim, a neoplasia ou tumor benigno apresenta células idênticas ao tecido que o originou, além de possuir um crescimento expansivo, restrito ao tecido de origem, sem a ocorrência de metástases.

Item C: falso. O melanoma se desenvolve a partir dos melanócitos, células que se dispõem esporadicamente na camada espinhosa da epiderme. Os melanócitos produzem a melanina, principal pigmento da pele, se apresentando em quantidade constante nos vários grupos étnicos, de modo que a variação na cor da pele se dá pela quantidade de melanina produzida. Melanócitos não se reproduzem no indivíduo adulto, de modo que o escurecimento da pele por exposição ao Sol se dá não pelo aumento do número de melanócitos, mas da quantidade de melanina.

Item D: falso. Substâncias carcinogênicas encontradas em alimentos expostos a agrotóxicos podem ser absorvidas intactas pelo tubo digestivo, mesmo com exposição aos sucos digestivos, podendo assim levar ao surgimento de câncer.

Item E: verdadeiro. O glicocálix é uma camada de glicoproteínas e glicolipídios localizados externamente à membrana celular de células animais, estando relacionados a atividades como o reconhecimento celular. Essa atividade apresenta uma importante conseqüência, na forma do processo de inibição por contato; nele, as células que se reconhecem mutuamente não se dividem para evitar a competição de recursos nutrientes entre elas. Nos tecidos cancerosos, entretanto, ocorrem alterações no glicocálix, de modo que as células não mais se reconhecem, passando a se multiplicar sem controle. Esse mesmo glicocálix está relacionado à adesão entre células vizinhas, de modo que as modificações no glicocálix das células cancerosas levam a uma diminuição na adesividade, favorecendo o destacamento de metástases.

9.

Resposta: C

Comentário: Analisando cada item:

Item A: falso. Segundo a Teoria Uninêmica, cada cromátide de um cromossomo equivale a uma única molécula de DNA, de modo que, em G2 (após S), células humanas apresentam 46 cromossomos duplos, ou seja, com duas cromátides cada, num total de 92 cromátides, o que equivale a 92 moléculas de DNA.

Item B: falso. O gene p53 codifica uma proteína nuclear fosforilada com propriedades de ligação ao DNA. Ela age como um fator de transcrição e interage com vários outros genes, sendo que alguns deles produzem proteínas que interrompem o ciclo celular na fase G1, caso ocorra DNA danificado, antes que ocorra sua replicação. Se o p53 estiver mutado, as células podem replicar o DNA danificado, podendo levar ao surgimento de células cancerosas.

Item C: verdadeiro. Em células em intérfase, o DNA está na forma desespiralizada de cromatina frouxa, sendo evidenciadas organelas como sistema endoplasmático granular e sistema golgiense.

Item D: falso. Células diploides podem ser de dois tipos, sendo as somáticas (como os fibroblastos) formadoras dos vários tecidos do corpo, sendo incapazes de sofrer meiose (ou apenas sofrem mitose ou são incapazes de se dividir). As células germinativas são diploides e as únicas capazes de sofrer meiose para dar origem aos gametas haplóides.

Item E: falso. De modo geral, pode-se afirmar que, quanto maior o grau de diferenciação de uma célula, menor sua capacidade de multiplicação. Assim, células muito diferenciadas são incapazes de realizar mitose, estando permanentemente em G0, como

neurônios e fibras musculares estriadas. 10.

Resposta: D

Comentário: Analisando cada item:

Item A: falso. O câncer tem origem em mutações que ocorrem nos genes reguladores da divisão celular, como os proto-oncogenes e genes supressores de tumor, o que leva à célula a se proliferar de modo descontrolado e produzir aglomerados de células denominados tumores. Devido às mutações, ou seja, alterações no DNA, as células cancerosas produzem proteínas alteradas, o que as leva, dentre outras coisas, a se desprender do tumor inicial e cair no sangue como metástases, se instalando em regiões do corpo distantes da região de origem.

(4)

Item B: falso. Genes supressores de tumor são genes que codificam a proteína p53, relacionada com a promoção da apoptose, ou seja, ou suicídio ou morte celular programada de células que acumulam mutações, o que é um mecanismo que evita a multiplicação de células defeituosas e previne o câncer. No câncer, com os genes supressores de tumor inativados por mutações, células com DNA danificado não sofrem apoptose e podem se multiplicar de modo descontrolado.

Item C: falso. As metástases geradas por um tumor maligno podem se instalar em qualquer região do corpo, e não necessariamente naquelas de mesma origem embrionária.

Item D: verdadeiro. Telômeros são regiões nas extremidades dos cromossomos, formados por sequências de DNA não codificante (“DNA lixo”), que protegem essas extremidades de enzimas que pudessem confundir os cromossomos com fragmentos soltos de DNA, destruindo os mesmos. A cada divisão celular, parte do telômero deixa de ser copiada, o que não traz problemas para a célula por se tratar de DNA não codificante, não possuindo genes. No entanto, após cerca de 50 divisões, o telômero desaparece por completo, de modo que, nas divisões celulares seguintes, trechos de DNA codificante (genes) deixam de ser copiados, com prejuízo para a célula, que morre. A morte de uma célula depois de cerca de 50 divisões contribui para o envelhecimento. Células cancerosas, devido às mutações que acumularam em seu processo de origem, ativam uma enzima denominada telomerase, a qual impede o encurtamento do telômero, possibilitando um número indefinido de divisões, o que faz com que muitos autores se refiram às células cancerosas como “imortais”, no sentido que não morrem espontaneamente ao atingir um certo número limite de divisões celulares.

Item E: falso. Durante a interfase e a mitose, pontos de checagem no ciclo celular verificam principalmente se ocorrem alterações no DNA (mutações, com consequentes alterações no RNA transcrito e nas proteínas traduzidas), sendo que, caso essas alterações ocorram, a célula é instruída a sofrer apoptose, mediada pela ação da proteína p53. No entanto, os pontos de checagem verificam outros aspectos além da ocorrência de mutações, como a presença de fatores de crescimento que induzem a célula a sair da interfase e iniciar a mitose, ou se o DNA foi completamente replicado na interfase.

11.

Resposta: E

Comentário: A interfase corresponde à etapa do ciclo celular onde a célula não se divide, estando subdividida em G1 (fase A, com cerca de 2,5h), na qual ocorre aumento no volume celular, transcrição (síntese de RNAm pela enzima RNA polimerase) e tradução (síntese de proteínas, como as enzimas RNA polimerase e DNA polimerase), S (fase B, com cerca de 4h), na qual ocorre replicação do DNA (por ação da enzima DNA polimerase), e G2 (fase C, com cerca de 2,5h), na qual também ocorre transcrição (síntese de RNAm pela enzima RNA polimerase) e tradução (síntese de proteínas, como a enzima RNA polimerase). Após a interfase, ocorre a mitose, ou seja, a divisão celular. Os itens de A e D são falso porque em A, ou seja, G1, não há aumento de material genético (replicação do DNA), o que ocorre em B, ou seja, S.

12.

Resposta: B

Comentário: Genes são segmentos de DNA que carregam a informação para a produção de um peptídio em particular. Em células eucarióticas, o DNA se associa a proteínas histonas para formar cromatina, desespiralizada e na interfase, ou cromossomos, espiralizados e na divisão celular. Segundo a Teoria Uninêmica, cada filamento de cromatina corresponde a uma única molécula de DNA em dupla-hélice. Desse modo, em cada filamento de cromatina ocorrerá uma molécula de DNA e um gene, no caso descrito, B ou b. Em células eucarióticas diploides, os cromossomos se organizam em pares de homólogos, de modo que, em indivíduos heterozigotos Bb, um dos cromossomos do par terá o gene B em seu DNA, e o outro cromossomo do par terá o gene b em seu DNA. No ciclo celular, a interfase, período em que a célula não está em divisão, se divide em G1, com transcrição e tradução, S, com replicação do DNA, e G2, com transcrição e tradução. Devido à replicação do DNA, em S, cada cromatina/cromossomo passará a apresentar dois DNA, organizados em dois filamentos chamados cromátides, permanecendo assim em G2. Desta forma, no caso em questão, em S e G2, um dos cromossomos do par terá duas cromátides irmãs idênticas, cada qual com um gene B (total = 2 genes B), e o outro cromossomo do par terá duas cromátides irmãs idênticas, cada qual com um gene b (total = 2 genes b).

(5)

B b

B

B b

b

Na mitose, a separação das cromátides irmãs de um mesmo cromossomo duplo em dois cromossomos simples faz os cromossomos voltarem a ter uma só cromátide e uma cópia só de cada cromossomo e de cada gene, pois o ciclo celular retorna para G1. Assim, no final de S são duas cópias de cada alelo, em G2 são duas cópias de cada alelo, e depois da mitose, em G1 novamente, são 1 cópia de cada alelo.

13.

Resposta: D

Comentário: O câncer se caracteriza pela ocorrência de mitoses de modo descontrolado, gerando tumores que podem se espalhar pelo corpo através da corrente sanguínea. Assim, analisando cada item:

1º item: verdadeiro. O tipo de divisão que ocorre em células cancerosas é a mitose.

2º item: falso. O câncer surge por mutações nos genes que regulam a divisão celular. Apesar de ser genético, o câncer não é hereditário, uma vez que a mutação que o origina normalmente não ocorre nas células germinativas, responsáveis pela formação dos gametas e cujo material genético é transmitido à descendência. As mutações que causam a maioria dos cânceres são somáticas, ocorrendo em células somáticas, que não têm relação direta com a reprodução.

3º item: falso. Mutações são alterações no material genético, ocorrendo, pois, no DNA. A transcrição é a produção de RNA a partir de DNA e, caso ocorram erros no processo, a alteração se manifestará no RNA, não sendo caracterizada como mutação. 4º item: verdadeiro. Como mencionado acima, a origem de células cancerosas se dá por mutações.

Assim, são verdadeiros o 1º item e o 4º item, sendo a soma da numeração atribuída aos itens verdadeiros 5 + 16 = 21. 14.

Resposta: B

Comentário: A interfase é fase do ciclo celular em que a célula não está em divisão, se subdividindo em G1, S e G2; em seguida, ocorre a divisão celular. Em G1, ocorre transcrição (síntese de RNAm) e tradução (síntese de proteínas), em S ocorre a replicação do DNA, e em G2 ocorre novamente transcrição (síntese de RNAm) e tradução (síntese de proteínas). Assim:

- a duplicação do DNA ocorre em S;

- o crescimento e a diferenciação ocorrem principalmente em G1;

- a síntese dos componentes dos microtúbulos que irão formar o fuso e o áster na divisão celular ocorre em G2; - a síntese de histonas, as quais se associam ao DNA para formar a cromatina, ocorre em S junto à replicação do DNA; - o início da condensação da cromatina ocorre do fim de G2 para o início da divisão celular.

15.

Resposta: D

Comentário: Células somáticas são aquelas que compõem os vários tecidos corporais, sendo incapazes de sofrer meiose para gerar células sexuais. O câncer ocorre por mutações em células somáticas, e, devido a isso, não podem ser transmitidos à descendência.

16.

Resposta: D

Comentário: A intérfase é o período do ciclo celular em que a célula não se encontra em divisão. Ela é dividida em três fases, nessa ordem: G1, S e G2. Após G2, a célula entra em divisão celular para completar seu ciclo. O período S é o período da intérfase onde ocorre a autoduplicação ou replicação do DNA, ou seja, "síntese" de DNA. Nesse período, os cromossomos na forma de cromatina passam a apresentar duas cromátides ao invés de uma, passando à forma de cromossomos duplos. Os períodos

(6)

G1 e G2 não apresentam autoduplicação de DNA. Entretanto, a atividade metabólica nesta etapa é altíssima, uma vez que nesta etapa ocorre uma intensa síntese de RNA e de proteínas. Fala-se em período G0 para células que estão fora do ciclo celular, ou seja, que não se dividem, como fibrócitos. Substâncias químicas denominadas de fatores de crescimento, de várias origens possíveis, podem agir sobre algumas células em G0, fazendo-as voltar ao ciclo celular para retomar a divisão celular, como ocorre com fibrócitos que voltam a ser fibroblastos. Os pontos específicos do ciclo celular em que a célula “decide” se completa a divisão ou se interrompe o processo por algum tempo são chamados pontos de checagem.

- O ponto de checagem no final de G1 (principal ponto de checagem) verifica se a célula está no tamanho adequado e se existem fatores de crescimento; caso isso não ocorra, a célula entrará em G0 em vez de entrar em S. O ponto de checagem de G1 também verifica se existe DNA danificado antes do período S; caso isso ocorra, o DNA é reparado em S ou o ciclo celular é interrompido. - O ponto de checagem no final de G2 verifica se existe DNA danificado após o período S; caso isso ocorra, o ciclo celular é interrompido definitivamente, havendo indução da apoptose celular mediada pelo gene p53.

- O ponto de checagem da metáfase da mitose verifica se os cromossomos estão alinhados na placa metafásica; caso isso ocorra, o ciclo celular também é interrompido definitivamente, havendo indução da apoptose celular mediada pelo gene p53.

Observe a figura abaixo:

Analisando cada item:

Item A: falso. A verificação de se a célula está no tamanho adequado se dá no fim da fase G1, ou seja, no ponto 4, e não no ponto 1.

Item B: falso. A verificação de se ocorrem fatores de crescimento se dá no fim da fase G1, ou seja, no ponto 4, e não no ponto 2. Item C: falso. A verificação de se ocorre DNA danificado se dá no fim da fase G1 (no ponto 4) e no fim da fase G2 (no ponto 1). Item D: verdadeiro. No final da fase G1 (ponto 4), tem início a duplicação do centrossomo e dos centríolos.

Item E: falso. O principal ponto de checagem do ciclo celular ocorre no final de G1, ou seja, no ponto 4, e não no ponto 5. 17.

Resposta: D

Comentário: Intérfase é o período do ciclo celular onde a célula não está se dividindo. Nela, pode-se reconhecer estruturas como um núcleo bem delimitado por carioteca, DNA desespiralizado na forma de cromatina e um ou mais nucléolos. A intérfase se subdivide em G1, S e G2, sendo que em S ocorre a replicação do DNA, de modo que cada cromossomo simples (com uma cromátide) em G1 passa a ser um cromossomo duplo (com duas cromátides irmãs idênticas) em G2. Também ocorre duplicação dos centríolos, passando a haver, no final de G2, dois pares de centríolos por célula. Como o texto não deixa explícito se os genes analisados estão no mesmo par de cromossomos homólogos ou em cromossomos homólogos distintos, vamos considerar as duas situações:

(7)

A

b

a

B

A

b

a

B

A a

b B

Após o período S, temos os alelos AAaabbBB.

(II) Genes em pares de cromossomos homólogos distintos, o que se chama segregação independente:

S: replicação do DNA

A

B

a

b

Após o período S, temos os alelos AAaabbBB.

Perceba que os alelos serão os mesmos nos dois casos, equivalendo à situação descrita nos item D, tanto para a mitose como para a meiose.

(8)

18.

Resposta: E

Comentário: O câncer ou neoplasia é uma proliferação desordenada de células assumindo um formato tumoral, sendo decorrente de mutações em células somáticas, que não participam diretamente dos processos reprodutivos, como ocorre com as células sexuais (gametas). Genes relacionados ao câncer podem ser herdados já com mutações, facilitando o surgimento de tumores. Assim, não se deve afirmar que o câncer é hereditário, mas sim que a propensão ao câncer é hereditária, uma vez que esses genes que facilitam o surgimento de tumores podem ser transmitidos geneticamente. De modo simplificado, pode-se afirmar que apenas mutações que se dão em células germinativas e/ou sexuais podem ser transmitidas à descendência, sendo que, como no câncer de pele as mutações ocorrem em células somáticas, não podem ser transmitidas aos descendentes.

19.

Resposta: A

Comentário: No ciclo celular, o ciclo de vida de uma célula, deve-se considerar dois momentos, a intérfase e a divisão celular. O período de intérfase é o mais longo, e equivale ao período em que a célula nao está em divisão. Ela é dividida em três fases, que são G1, S e G2. O período S (do inglês ‘síntese’) é onde ocorre a replicação do DNA, de modo que cada cromossomo passa a apresentar duas cromátides irmãs ao invés de uma, passando à forma de cromossomos duplo. Os períodos G1 e G2 (do inglês gap, ‘intervalo’) não apresentam replicação de DNA, mas ocorre uma intensa síntese de RNA (transcrição) e de proteínas (tradução). Dá-se o nome de cariótipo ao conjunto diploide de cromossomos presentes em uma célula somática. Nesse organismo, o cariótipo de uma célula diploide (2n) tem 24 cromossomos, ou seja, 12 pares de cromossomos homólogos. Assim, analisando cada item: Item A: verdadeiro. Segundo a Teoria Uninêmica, cada cromátide de um cromossomo equivale a uma única molécula de DNA, de modo que, em G2 (após S), células que apresentam 24 cromossomos em seu cariótipo apresentarão 24 cromossomos duplos, ou seja, com duas cromátides cada, num total de 48 cromátides, o que equivale a 48 moléculas de DNA.

Item B: falso. O cariótipo do organismo em questão é composto, em G1, de 24 cromossomos simples, equivalendo a 24 moléculas de DNA de fita simples. O código genético, que se refere à relação entre códons no material genético e aminoácidos nas proteínas produzidas é universal, sendo o mesmo para praticamente todos os organismos conhecidos, não devendo ser caracterizado como sinônimo de cariótipo.

Item C: falso. Gametas são originados pela meiose de células diploides germinativas, sendo células haplóides, nesse caso, com cariótipo de 12 cromossomos simples, equivalendo a 12 moléculas de DNA de fita simples.

Item D: falso. Como mencionado, o cariótipo de uma célula diploide (2n) desse organismo tem 24 cromossomos, ou seja, 12 pares de cromossomos homólogos.

20.

Resposta: A

Comentário: O câncer ou neoplasia é uma proliferação desordenada de células assumindo um formato tumoral, sendo decorrente de mutações em células somáticas. O crescimento do tumor maligno é tão intenso que acaba por consumir nutrientes demais do portador, causando magreza intensa e interrupção do funcionamento normal dos vários órgãos corporais, levando à morte por falência generalizada (múltipla) dos órgãos. O glicocálix é uma camada de glicoproteínas e glicolipídios localizados externamente à membrana celular de células animais, estando relacionados a atividades como o reconhecimento celular. Essa atividade apresenta uma importante conseqüência, na forma do processo de inibição por contato; nele, as células que se reconhecem mutuamente não se dividem para evitar a competição de recursos nutrientes entre elas. Nos tecidos cancerosos, entretanto, ocorrem alterações no glicocálix, de modo que as células não mais se reconhecem, passando a se multiplicar sem controle. Esse mesmo glicocálix está relacionado à adesão entre células vizinhas, de modo que as modificações no glicocálix das células cancerosas levam a uma diminuição na adesividade, favorecendo o destacamento de metástases. Desse modo, pode-se afirmar que células cancerosas apresentam alto metabolismo, alto índice mitótico, falta de inibição por contato e capacidade para se instalarem em diferentes tecidos através de metástases.

21.

Resposta: C

Comentário: Analisando cada item:

Item A: verdadeiro. Mutações nos genes reguladores da divisão celular podem permitir que células alteradas se reproduzam, e essas mutações podem ser herdadas, aumentando a predisposição a novos erros que podem culminar num quadro de câncer. É importante lembrar que o câncer surge através do acúmulo de várias mutações. Genes relacionados ao câncer podem ser herdados já com mutações, facilitando o surgimento de tumores. Assim, não se deve afirmar que o câncer é hereditário, mas sim que a propensão ao câncer é hereditária, uma vez que esses genes que facilitam o surgimento de tumores podem ser transmitidos geneticamente. De modo simplificado, pode-se afirmar que apenas mutações que se dão em células germinativas e/ou sexuais podem ser transmitidas à descendência, sendo que, como no câncer de pele as mutações ocorrem em células somáticas, não podem ser transmitidas aos descendentes.

Item B: verdadeiro. O glicocálix é uma camada de glicoproteínas e glicolipídios localizados externamente à membrana celular de células animais, estando relacionados a atividades como o reconhecimento celular. Essa atividade apresenta uma importante conseqüência, na forma do processo de inibição por contato; nele, as células que se reconhecem mutuamente não se dividem para evitar a competição de recursos nutrientes entre elas. Nos tecidos cancerosos, entretanto, ocorrem alterações no glicocálix, de modo que as células não mais se reconhecem, passando a se multiplicar sem controle.

Item C: falso. O câncer tem um crescimento invasivo, não se restringindo ao tecido em que surge e invadindo tecidos vizinhos através de projeções celulares denominadas metástases. Células metastáticas derivadas do tumor inicial podem se espalhar por

(9)

todo o corpo através da circulação sangüínea. Assim, por mais que o tumor inicial seja removido, ele pode recidivar em outro local graças às metástases. Nesse estágio, as chances de recuperação do paciente se tornam significativamente menores.

Item D: verdadeiro. Células cancerosas apresentam moléculas de histocompatibilidade semelhantes às das células normais, não sendo reconhecidas como invasoras pelo sistema imune, se desenvolvendo, muitas vezes, de modo silencioso.

Item E: verdadeiro. Como mencionado, as células metastáticas se espalham pela circulação sangüínea, podendo originar tumores secundários. O crescimento do tumor maligno é tão intenso que acaba por consumir nutrientes demais do portador, causando magreza intensa e interrupção do funcionamento normal dos vários órgãos corporais, levando à morte por falência generalizada (múltipla) dos órgãos.

22.

Resposta: B

Comentário: A intérfase é o período do ciclo celular em que a célula não se encontra em divisão. Ela é dividida em três fases, nessa ordem: G1, S e G2. Após G2, a célula entra em divisão celular para completar seu ciclo. O período S é o período da intérfase onde ocorre a autoduplicação ou replicação do DNA, ou seja, "síntese" de DNA. Nesse período, os cromossomos na forma de cromatina passam a apresentar duas cromátides ao invés de uma, passando à forma de cromossomos duplos. Os períodos G1 e G2 não apresentam autoduplicação de DNA. Entretanto, a atividade metabólica nesta etapa é altíssima, uma vez que nesta etapa ocorre uma intensa síntese de RNA e de proteínas. Fala-se em período G0 para células que estão fora do ciclo celular, ou seja, que não se dividem, como fibrócitos. Substâncias químicas denominadas de fatores de crescimento, de várias origens possíveis, podem agir sobre algumas células em G0, fazendo-as voltar ao ciclo celular para retomar a divisão celular, como ocorre com fibrócitos que voltam a ser fibroblastos. Os pontos específicos do ciclo celular em que a célula “decide” se completa a divisão ou se interrompe o processo por algum tempo são chamados pontos de checagem. Os pontos de checagem sao controlados por alguns genes, como o gene p53. O gene p53 codifica uma proteína nuclear fosforilada com propriedades de ligação ao DNA. Ela age como um fator de transcrição e interage com vários outros genes, sendo que alguns deles produzem proteínas que interrompem o ciclo celular na fase G1, caso ocorra DNA danificado, antes que ocorra sua replicação. Se o p53 estiver mutado, as células podem replicar o DNA danificado. Além disso, o p53 está envolvido na morte programada (apoptose) de células anormais ou danificadas. Assim, em uma célula onde a proteína p53 é ativada, ocorre interrupção da replicação de DNA, impedindo o prosseguimento do ciclo celular.

23.

Resposta: C

Comentário: Segundo o texto, o reagente em questão se intercala na dupla fita de DNA e emite fluorescência, que diminui à medida que as células se dividem. Como o câncer está relacionado com o descontrole das divisões celulares, um bom agente no tratamento do câncer deve ser um bloqueador de divisão celular, de modo que levará a menor número de divisões celulares e menor diminuição na fluorescência com o passar do tempo. Assim, analisando o dia 5 do experimento, observa-se que o composto C ainda mantém 75% da fluorescência, indicando que as células se dividiram muito pouco e, consequentemente, correspondendo ao melhor potencial biotecnológico para o tratamento de tumores.

24.

Resposta: A

Comentário: No período S da interfase ocorre replicação do DNA, de modo que cada cromossomo simples com uma cromátide passa a ser um cromossomo duplo com duas cromátides irmãs exatamente idênticas. Desse modo, as regiões A e B, localizadas em cromátides irmãs, apresentam sequências idênticas de DNA, assim como ocorre com C e D, E e F e G e H. Assim, como A e B são idênticos, se A corresponde a S1, B também corresponde a S1; se C corresponde a S3, D também corresponde a S3.

25.

Resposta: B

Comentário: Analisando cada item:

Item A: falso. A interfase é fase do ciclo celular em que a célula não está em divisão, se subdividindo em G1, S e G2; em seguida, ocorre a divisão celular. Em G1, ocorre transcrição (síntese de RNAm) e tradução (síntese de proteínas), em S ocorre a replicação do DNA, e em G2 ocorre novamente transcrição (síntese de RNAm) e tradução (síntese de proteínas). Assim, não se pode afirmar que a célula permanece sem atividade metabólica.

Item B: verdadeiro. Células fora do ciclo celular, ou seja, que não se dividem, estão em uma variação de G1 conhecida como G0. Item C: falso. Durante toda a interfase, o núcleo mantém um nucléolo para produzir ribossomos, sendo que o nucléolo estará ausente no decorrer da divisão celular.

Item D: falso. Como mencionado, o período S é aquele no qual ocorre replicação do DNA, de modo que cada cromossomo passará a apresentar duas cromátides.

Item E: falso. Em G2, que ocorre após S, cada cromossomo é duplo, constituído de duas cromátides. 26.

Resposta: A

Comentário: No ciclo celular, o ciclo de vida de uma célula, deve-se considerar dois momentos, a intérfase e a divisão celular. O período de intérfase é o mais longo, e equivale ao período em que a célula nao está em divisão. Ela é dividida em três fases, que são G1, S e G2. O período S (do inglês ‘síntese’) é onde ocorre a replicação do DNA, de modo que cada cromossomo passa a apresentar duas cromátides irmãs ao invés de uma, passando à forma de cromossomos duplo. Os períodos G1 e G2 (do inglês gap, ‘intervalo’) não apresentam replicação de DNA, mas ocorre uma intensa síntese de RNA (transcrição) e de proteínas (tradução).

(10)

Assim, antes da divisão celular, os períodos G1 e S, os mais longos do ciclo celular, são os principais responsáveis pelo crescimento celular em volume.

27.

Resposta: D

Comentário: Analisando cada item:

Item I: verdadeiro. Os agentes oncogênicos são potencialmente desencadeantes de neoplasias, sendo capazes de desencadear mutações nos genes reguladores da divisão celular. São fatores físicos as radiações ionizantes (de altos níveis de energia, sendo capazes de promover a excitação dos elétrons de determinadas moléculas e promover sua ionização, gerando radicais livres que podem desencadear mutações), químicos o alcatrão (encontrado no cigarro), e biológicos os vírus oncogênicos (como o HPV relacionado ao câncer de colo uterino).

Item II: falso. A incidência de câncer aumenta com o aumento da idade, mas possuir hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada e a não utilização de drogas como álcool e cigarro ajudam a diminuir essa estatística.

Item III: verdadeiro. No processo de carcinogênese, a invasão da circulação sanguínea por células cancerosas da metástase se dá pela sua capacidade de atravessar as camadas que envolvem os vasos sangüíneos (camada adventícia de tecido conjuntivo, camada basal de músculo liso e camada endotelial de tecido epitelial).

Item IV: falso. Células cancerosas apresentam moléculas de histocompatibilidade semelhantes às das células normais, não sendo reconhecidas como invasoras pelo sistema imune. Assim, essas células não são facilmente eliminadas, sendo inclusive resistentes à apoptose.

Item V: verdadeiro. Atualmente, principalmente se houver um diagnóstico precoce, existe possibilidade de uma resolução satisfatória do câncer, o que se dá por tratamentos como cirurgias, radioterapia e quimioterapia.

28.

Resposta: A

Comentário: Mutações podem ser caracterizadas como alterações no material genético da célula, ou seja, alterações no DNA da mesma. A maior parte das mutações que ocorrem em uma célula ocorrem no momento da replicação (auto-duplicação) do DNA. Nesse processo, as pontes de hidrogênio entre as duas fitas são quebradas pela enzima DNA helicase, expondo as bases nitrogenadas de ambas as fitas. A partir daí, a enzima DNA polimerase adiciona novos nucleotídeos às bases expostas, seguindo a regra de pareamento entre adenina e timina e entre guanina e citosina. Assim, a replicação do DNA é semiconservativa, uma vez que cada molécula filha conserva uma cadeia do DNA parental e produz uma nova cadeia. Apesar da grande precisão da DNA polimerase, eventualmente ocorrem erros no pareamento entre as bases nitrogenadas da fita parental e da fita nova, levando a mutações. Apesar da existência de enzimas de correção, muitas mutações permanecem no DNA e são transferidas paras as moléculas-filhas, tendo como uma possível conseqüência nociva o desencadeamento de cânceres. Quanto mais freqüente a atividade de divisão celular, maior a taxa de replicação do DNA, e maior o risco de erros que culminam em mutações. Assim, tecidos como o tecido epitelial são mais vulneráveis ao câncer porque apresentam alta taxa de divisão celular, e conseqüente alto risco de mutações e câncer.

29.

Resposta: FVVVFFVFVV Comentário:

1º item: falso. A hipótese endossimbiótica descreve que mitocôndrias e cloroplastos são de origem bacteriana, o que pode ser evidenciado por semelhanças como a presença de DNA circular e desnudo (não associado a histonas) e de unidades de transcrição gênica não portando exons e introns, ao contrário do que ocorre com células eucarióticas em que o DNA é aberto e associado a histonas e as unidades de transcrição gênica possuem exons (trechos de DNA codificante) e introns (trechos de DNA não codificante).

2º item: verdadeiro. A replicação do DNA é assincrônica (com uma fita líder contínua crescendo no sentido 5’→3’ e uma fita retardada descontínua crescendo com atraso no sentido 3’→5’, mas organizadas em pequenos fragmentos de Okazaki dispostos no sentido 5’→3’), semi-conservativa (de modo que cada molécula de DNA filha conserva uma fita de DNA parental e sintetiza uma fita nova), com múltiplos locais de origem (com várias enzimas DNA polimerases iniciando a replicação simultaneamente em locais diferentes) e bidirecional (com enzimas DNA polimerases se deslocando nos dois sentidos a partir de cada local de origem, o que gera várias bolhas de replicação).

3º item: verdadeiro. Apesar de o modelo clássico para a ação do gene descrever que cada gene codifica um peptídio, hoje se sabe que um mesmo gene pode ser codificado em vários peptídios diferentes, principalmente devido ao splicing alternativo, mecanismo que, ao remover os introns do pré-RNAm, também remove alguns exons de modo distinto em cada célula, levando à formação de RNAm maduros distintos que são traduzidos em peptídios distintos. Além disso, a possibilidade de modificações pós-traducionais nos peptídios, seja pela remoção de aminoácidos ou pela modificação de aminoácidos dentro do peptídio (como pela ação da vitamina C em converte o aminoácido prolina do pré-colágeno no aminoácido 4-hidróxi-prolina do colágeno maduro) também contribui para que um mesmo gene possa ser codificado em peptídios distintos. Assim, pode-se explicar como, na espécie humana, cerca de 24 a 30 mil genes podem codificar cerca de 100 a 200 mil proteínas distintas.

4º item: verdadeiro. O código genético é degenerado ou redundante, ou seja, ocorrem mais códons que aminoácidos, de modo que cada códon codifica apenas um aminoácido, mas um mesmo aminoácido pode ser codificado por diferentes códons sinônimos. Assim, mutações que geram códons sinônimos, chamadas de mutações silenciosas, não alteram o aminoácido na proteína, não alterando a mesma e diminuindo o risco de efeitos deletérios a partir das mutações.

5º item: falso. A respiração celular aeróbica é um processo exergônico, liberando energia a partir da quebra de moléculas orgânicas, mas a fotossíntese é um processo endergônico, consumindo energia luminosa para armazená-la como energia química nas moléculas orgânicas.

(11)

6º item: falso. A fotossíntese envolve uma fase luminosa, nas membranas internas do cloroplasto (incluindo lamelas, tilacoides e grana), e uma fase escura, no estroma. A fase luminosa usa a clorofila para converter luz em energia química na forma de ATP, o qual é usado no ciclo de Calvin da fase escura para a produção de glicose. Todo ATP utilizado na fase escura é proveniente da fase clara, não sendo necessária a importação de ATP a partir do citoplasma.

7º item: verdadeiro. Células cancerosas surgem por mutações que afetam os genes que regulam as divisões celulares, que passam a ocorrer de forma descontrolada. Dentre outras coisas, essas mutações levam à ativação do gene da enzima telomerase, que copia o telômero dos cromossomos no ciclo celular, o qual não encurta e possibilita à célula um número indefinido de divisões celulares, ao contrário do que ocorre normalmente quando o telômero não é copiado e encurta a cada ciclo celular, levando a célula à morte após cerca de 50 ciclos de divisão celular.

8º item: falso. Células do córtex da adrenal produzem hormônios corticoides, que são quimicamente caracterizados como lipídios esteroides, produzidos no retículo endoplasmático liso, e não no retículo endoplasmático rugoso.

9º item: verdadeiro. O citoesqueleto engloba uma rede de proteínas que inclui microtúbulos de tubulina, microfilamentos de actina e miosina e filamentos intermediários de queratina, agindo nos movimentos celulares (ameboide, ciliar, flagelar, ciclose), na divisão celular pela formação do fuso mitótico e na lâmina nuclear que sustenta a carioteca.

10º item: verdadeiro. A absorção de glicose pelos enterócitos (células intestinais) ocorre por transporte ativo 2º, no qual glicose e sódio são cotransportados por uma mesma proteína carreadora, de forma que a glicose passa contra seu gradiente de concentração utilizando a energia liberada na difusão do sódio, que passa a favor de seu gradiente de concentração.

30.

Resposta: VFV

Comentário: Analisando cada item:

1º item: verdadeiro. O câncer é caracterizado pelo descontrole da divisão celular de suas células, que passam a se dividir indefinidamente. Embriões também apresentam alta taxa de mitose, uma vez que se apresentam em processo de crescimento de desenvolvimento.

2º item: falso. O câncer ou neoplasia ou tumor maligno apresenta células profundamente modificadas em relação ao tecido original.

3º item: verdadeiro. Na neoplasia maligna, a relação núcleo/citoplasma aumentada deve-se a uma abundância de DNA na forma de eucromatina, desespiralizado e altamente volumoso, apresentando genes ativos para desencadear a síntese das proteínas necessárias às constantes divisões celulares do tecido canceroso.

31. Resposta:

A) O câncer afeta células somáticas, cujos genes não são transferidos aos descendentes.

B) Com a destruição da camada de ozônio, aumenta a incidência de raios UV, que por serem mutagênicos, podem desencadear câncer.

32.

Resposta: Substâncias químicas carcinogênicas, presentes na fumaça dos cigarros, provocam mutações nos genes reguladores que controlam as divisões celulares nas células pulmonares. Este fato pode acarretar uma proliferação celular descontrolada originando tumores malignos.

33. Resposta:

A) Agentes mutagênicos provocam mutações gênicas, estas alterações no DNA levam ao descontrole dos mecanismos de divisão celular e, consequentemente, pode ocorrer a formação de um câncer.

B)

Natureza física: radiações ionizantes. Natureza biológica: vírus oncogênicos. 35.

Resposta:

A) evitar exposição longa à radiação solar; uso de protetor solar; evitar exposição entre 10 e 16 horas.

B) ocorrem mutações em genes supressores de tumor e oncogenes, o que leva a uma proliferação descontrolada de células. 36.

Resposta:

A) Células: melanócitos; tecido: epiderme (ou tecido epitelial, ou epitélio). B) Por causar problema na replicação do DNA.

C) Células do estrato (ou camada) basal. D) Reprodução indefinida.

A radiação UVA estimula a síntese de melanina pelos melanócitos presentes na epiderme. Porém essa mesma radiação pode causar problema na replicação (ou duplicação) do DNA ao induzir ligações covalentes entre bases nitrogenadas, originando mutações. Devido à alta taxa de divisão celular das células da epiderme, principalmente do estrato basal, os mecanismos de reparo do DNA podem não ser efetivos na correção das alterações que ocorrem na molécula do DNA, possibilitando que as células que

(12)

sofreram mutação possam vir a se transformar em células cancerosas. Uma característica dessas células malignas é a reprodução indefinida devido ao não encurtamento dos telômeros, uma vez que a telomerase está sendo produzida por essas células.

37.

Resposta: A inibição dos receptores de estrógenos, segundo o enunciado, diminui o risco de câncer de mama. Com a remoção dos ovários, a mulher naturalmente deixa de produzir estrógenos, com um efeito equivalente ao da inibição dos receptores para esse hormônio.

38.

Resposta: Epitelial e hematopoietico, pois são formados por células em intensa atividade mitótica (células lábeis), e a quimioterapia atua exatamente sobra a divisão celular. Nervoso e muscular não são afetados porque são formados por células que não se dividem (células permanentes).

39.

Resposta: Impede que o tumor receba nutrientes, impedindo assim seu crescimento. 40.

Resposta: 1.

- Alteração celular: transformação, que é o surgimento da célula cancerosa devido à mutação nos oncogenes e nos genes supressores de tumor

- Alteração celular: perda do reconhecimento celular mútuo por alterações no glicocálix (perda da inibição por contato, o fenômeno pelo qual células inibem sua multiplicação ao entrarem em contato com células idênticas e as reconhecem por interações com o glicocálix)

- Alteração celular: descontrole das mitoses, levando à proliferação desordenada das células, que inclusive sofrem mitoses anômalas

- Alteração celular: perda da adesão entre as células, levando à liberação de cordões de células que invadem os outros tecidos, as chamadas metástases

- Alteração celular: angiogênese, que é a formação de vasos sangüíneos para a nutrição do tumor. 2.

A)

a) Uma vez que a gravidez tardia e o uso de anticoncepcionais aumentam a tendência ao desenvolvimento de câncer de mama, em países desenvolvidos, onde por questões sócio-econômicas as mulheres adiam a gravidez e fazem uso de anticoncepcionais com mais frequência, a incidência de câncer de mama é maior.

b) Uma vez que o principal fator de risco para o câncer de pulmão é o fumo, disseminado praticamente de modo igual em países em desenvolvimento ou desenvolvidos, a semelhança de incidências de câncer de pulmão é bem grande.

B) No horário de 10h às 16h, a intensidade da radiação ultra-violeta emitida pelo sol é muito alta, sendo essa radiação a principal responsável pelos casos de câncer de pele.

C) O tecido epitelial possui células em constante atividade de divisão, bem como é o tecido de revestimento, estando mais exposto a fatores agressivos do meio ambiente, como substâncias químicas e radiação.

3.

A) Incidência de câncer em função da faixa etária.

B) A maior incidência de câncer na terceira idade está relacionada a um maior tempo para o acúmulo de mutações que podem desencadear tumores.

4. Apesar de ser oriundo de mutações, o câncer de células somáticas não é hereditário. Somente mutações em células germinativas/sexuais são hereditárias. Quando, entretanto ocorre um câncer nessa área, a tendência é que ele altere as células dos órgãos sexuais a ponto de impedir a reprodução do indivíduo, de maneira que mesmo nesse caso, o câncer não será transmissível aos descendentes. A propensão ao câncer, entretanto, é hereditária, uma vez que genes que facilitem o surgimento da doença são transmissíveis.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

1.1.12 Demonstração de que possui, o PROPONENTE, em seu quadro permanente de pessoal, na data da entrega das propostas, profissional(is) de nível superior, a