• Nenhum resultado encontrado

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O JOGO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO NA ESCOLA1 ÁREA TEMÁTICA: Educação

Caroline Machado Cortelini Conceição (Coordenador da Ação de Extensão) Caroline Machado Cortelini Conceição2, Mariane Bertonceli3, Edionéia Retka4

PALAVRAS CHAVE: jogo; ensino-aprendizagem; educação infantil. RESUMO

O presente artigo discute resultados da execução do Projeto de Extensão “Uma proposta de formação de professores: a prática pedagógica na educação infantil em foco” realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Idalino Rinaldi, em Francisco Beltrão/PR. Abordaremos aqui o jogo como elemento da prática pedagógica, sua compreensão teórica e importância para a educação infantil. A partir da descrição e análise das atividades realizadas no projeto buscamos ressaltar a importância do jogo na educação infantil, como instrumento de ensino e aprendizagem, problematizando a visão espontaneísta posta sobre esta atividade.

INTRODUÇÃO

O jogo na educação infantil é um importante instrumento de ensino e aprendizagem, que pode ser utilizado pelo professor como recurso pedagógico de trabalho, sendo que o jogo possibilita deter a atenção da criança e começa a dar a ela noções sociais importantes, além de estimular o conhecimento moral, e intelectual nas diversas áreas de ensino. Brincar nesta etapa da vida é indispensável à criança, pois é na brincadeira que a criança vai expor suas necessidades, suas idéias, estará interagindo com o mundo social através desta atividade que lhe transmite desejo (ROSSLER, 2006). Brincar e jogar para a criança pequena é uma necessidade tão importante, como uma necessidade fisiológica.

Neste sentido, o Projeto de Extensão “Uma proposta de formação de professores: a prática pedagógica na educação infantil em foco” tem como objetivo desenvolver ações conjuntas com os professores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Idalino Rinaldi, município de Francisco Beltrão, voltadas à prática pedagógica na Educação Infantil, tendo em vista a atenção às especificidades das

1

Este texto refere-se às atividades da proposta de trabalho intitulada: Relação universidade–escola: Desenvolvendo ações pedagógicas na educação infantil, contemplada com bolsa da Fundação Araucária, e vincula-se ao projeto de extensão: Uma proposta de formação de professores: a prática pedagógica na educação infantil em foco, registrado na PROEX/Unioeste.

2

Mestre em Educação. Docente do Curso de Pedagogia, CCH – Unioeste – Campus Francisco Beltrão. E-mail: cmcortelini@hotmail.com

3

Acadêmica do Curso de Pedagogia, Unioeste/Campus Francisco Beltrão. Bolsista de extensão da Fundação Araucária. E-mail: marianebertonceli@gmail.com

4

(2)

crianças, privilegiando as diferentes linguagens, proposta esta que foi solicitada pela equipe da instituição. Além de colaborar com a qualificação das práticas pedagógicas na instituição, a presente proposta busca ampliar a atuação da universidade, através da aproximação entre a instituição e a rede municipal de ensino de Francisco Beltrão.

No decorrer deste trabalho apresentaremos as ações desenvolvidas no projeto de extensão, buscando trazer questões sobre a prática pedagógica dos professores do CMEI Idalino Rinaldi, ressaltando a importância de trabalhar o jogo e a brincadeira como instrumento didático-pedagógico na apropriação de conhecimentos, tendo como enfoque a construção e aplicação de jogos de fácil confecção que podem subsidiar o trabalho docente na educação infantil, levando em consideração as necessidades e o nível de aprendizado da criança pequena.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O objetivo do Projeto de Extensão “Uma proposta de formação de professores: a prática pedagógica na educação infantil em foco” é desenvolver uma proposta de formação continuada de professores com o grupo de profissionais do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Idalino Rinaldi, contemplado a organização do trabalho pedagógico a partir da proposta curricular do município de Francisco Beltrão, voltadas à prática pedagógica na Educação Infantil, tendo em vista a atenção às especificidades das crianças, privilegiando as diferentes linguagens, proposta esta que foi solicitada pela equipe da instituição. Além de colaborar com a qualificação das práticas pedagógicas na instituição, a presente proposta busca ampliar a atuação da universidade, através da aproximação entre a instituição e a rede municipal de ensino de Francisco Beltrão.

Os métodos utilizados nas atividades desenvolvidas no projeto são: planejamento de atividades para a realização de estudo com os professores do CMEI Idalino Rinaldi através de encontros quinzenais, ressaltando temas que foram definidos com a direção e o corpo docente da instituição, que são considerados de extrema importância na prática pedagógica destes profissionais com a criança pequena; Produção de materiais didático-pedagógicos, que estimulam a aprendizagem e podem subsidiar a aula de professores da educação infantil e ensino fundamental; Acompanhamento da prática pedagógica das professoras, desenvolvendo o trabalho conjunto entre professoras e equipe do projeto; Realização de oficinas de construção de material didático; Elaboração de banco de dados com materiais didático–pedagógicos e artigos referentes ao trabalho pedagógico que será transformado em CD-Room e entregue ao final do projeto para as professoras.

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: O jogo como prática pedagógica de ensino e aprendizagem.

Os jogos têm sido utilizados na educação de forma espontaneísta, e por isso o papel tão fundamental de recurso didático de ensino que tem os jogos, não são vistos como instrumentos intencionais para o desenvolvimento da aprendizagem e para a apropriação de conceitos.

(3)

intencionais para a aquisição de saberes sistematizados, constituindo-se, assim, em um grave problema pedagógico.

O educador precisa se conscientizar da importância cultural que tem os jogos na prática educativa, como mediador do conhecimento sistematizado deve garantir a apropriação dos saberes, e entender os jogos como instrumentos indispensáveis na construção da teoria.

Martins (2006) afirma que Liontiev e ElKonin com base nos estudos feitos por Vigotski, concordam que o jogo é atividade principal neste período da infância.

ElKonin citado por Martins (2006, p.110) “ressalta que o jogo é um dos mecanismos dentro e fora da escola capazes de auxiliar a criança a apreender o conjunto das riquezas produzidas pela humanidade, gerando revoluções no desenvolvimento infantil” .

O jogo deve ser considerado pelo professor um indispensável material pedagógico posto na sua prática educativa. Pensando desta forma e buscando conhecer e qualificar a prática pedagógica o Grupo de Pesquisa Educação, Criança e infância (GPECI) desenvolve esse projeto de Extensão no CMEI Idalino Rinaldi. A execução do projeto, têm chamado nossa atenção para várias questões, uma delas é a falta de material didático-pedagógico que desperte o interesse das crianças, ou mesmo a falta de utilização de alguns recursos que o CMEI têm, mas que não estão sendo utilizados, ou pela falta de espaço apropriado, e pela própria falta de dinâmica na sala de aula.

No período de novembro de 2010, realizamos algumas práticas pedagógicas com as turmas da instituição, buscando levar para o CMEI o jogo, como recurso pedagógico, que têm grande importância no desenvolvimento da criança, e que foram produzidos pelo grupo, com materiais recicláveis e outros materiais de fácil aquisição. Os jogos foram confeccionados levando em consideração vários níveis de aprendizagem, desde o berçário, até a alfabetização, bem como, foi elaborada uma ficha para cada jogo, contendo o nome, quais os materiais utilizados na sua confecção, objetivos, como fazer, e as regras do jogo, e a fotografia deste para que as docentes pudessem prever o resultado final.

Os materiais utilizados no berçário foram o tapete pedagógico, os pés das sensações, o cesto dos tesouros, o dado das figuras e as bolas com guizo, as atividades práticas na turma do pré foram o mercadinho e o jogo do boliche. Na turma do maternal I apresentamos uma proposta de atividade com cordas, piscina de bolinha, túnel (materiais do CMEI) e o jogo do boliche (material do GPECI) como uma outra possibilidade de brincadeira. Na turma do maternal II trabalhamos com histórias e contação com fantoches, material disponibilizado pela própria instituição.

Giardinetto e Mariani (2007) ressaltam que “na educação infantil, ao brincar de amarelinha, pular corda, bolinha de gude, pião, boliche, (envolvendo o corpo), mercadinho, loja e outros, a criança esta desenvolvendo várias noções matemáticas” (p.193), ou seja o trabalho com jogos é indispensável na prática pedagógica.

(4)

dos jogos a maioria das crianças se preocupa em olhar o que os colegas estão fazendo, que brinquedo ele têm, em tentar pegar o brinquedo do outro, isso acontece principalmente na turma do pré, porém sentimos uma grande alegria das crianças do maternal I ao brincarem no circuito, também ao apresentarmos o boliche a elas, e brincaram com satisfação, mas tiveram dificuldades nas brincadeiras para entenderem as regras e respeitar o direito dos colegas, esse problema detectamos em todas as turmas. Tentamos também estabelecer a cooperação em algumas turmas ao guardarmos os brinquedos, pedindo que todas as crianças ajudassem.

Observamos também que as crianças do maternal I, possuem necessidade de desenvolvimento da coordenação motora, pois ao apresentarmos uma brincadeira com a corda, para que pudessem andar sobre a mesma, todos tiveram dificuldade, e também ao passar por cima e por baixo.

A turma do maternal II no primeiro momento prestou muita atenção ao explicarmos a proposta de trabalho, posteriormente contamos as histórias utilizando a casinha de fantoches e depois quando deixamos que manipulassem estes, os alunos ficaram muito entusiasmados, mas tiveram dificuldade de imaginar e contar uma história. Em seguida apresentamos o jogo dos dados, apenas com imagens e as cartelas, e todos participaram e conseguiram realizar esta atividade, nesta turma também percebemos a falta de interação entre os colegas, muitas vezes preferem brincar sozinhos, com medo que os colegas tomem seu brinquedo, sendo que não gostam de partilhar seus objetos.

Esta experiência foi muito interessante e nos possibilitou conhecer e interagir com as crianças, bem como trocar experiências com as professoras. Analisamos que os jogos não são utilizados no dia-a-dia da prática docente, e isso ocasionou certa estranheza por parte das crianças ao entrarem em contato com as regras.

Para Giardinetto e Mariani (2007) jogo com regras, é um importante desafio para a criança em idade pré-escolar e posteriormente em toda sua vida, desta forma, o educador deve entender o jogo como elo fundamental entre um prática educativa que considere o desenvolvimento histórico da criança e a prática social.

Os educadores precisam entender que o jogo é um instrumento fundamental no trabalho com a criança pequena, é um instrumento de aprendizagem, “(...) ao jogar vários esquemas das funções superiores, são acionados: a linguagem, a memória, a atenção, à vontade, o sentimento, assim como valores e atitudes” (GIARDENETTO e MARIANI , 2007 p.191).

Os jogos são também instrumentos de aquisição de cultura, ou seja, temos através dos jogos o poder de ensinar de uma maneira prazerosa e atrativa para a criança e ao mesmo tempo ensinar conteúdos historicamente construídos.

Portanto, o professor da educação infantil precisa entender que a criança pequena necessita deste contato com os jogos, que são elementos históricos, culturais e de aprendizagem, sobre tudo são elementos essências para o desenvolvimento cognitivo, moral, físico e também humano.

CONCLUSÃO

O desenvolvimento da pesquisa teórica sobre jogos, bem como a prática realizada na instituição infantil, proporcionada pelo projeto de extensão nos possibilitou conhecer a importância dos jogos no desenvolvimento da criança e a necessidade de introduzi-lo desde a educação infantil no ensino.

(5)

aproximação entre a instituição e a rede municipal de ensino de Francisco Beltrão. Desta forma, esta experiência nos possibilita conhecer a realidade educativa, as teorias que permeiam a educação infantil, e nos torna profissionais conscientes da importância de educar a criança pequena.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GIARDINETTO, José R. B. e MARIANI, Janete M.. O lúdico no ensino da matemática na perspectiva vigotskiana do desenvolvimento infantil. In: ARCE, Alessandra e MARTINS, Lígia Maria (orgs.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil?. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

MARTINS, Lígia Márcia. A brincadeira de papéis sociais e a formação de personalidade. In: ARCE, Alessandra e DUARTE, Newton (orgs.). Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotski, Leontiev e Elkonin. São Paulo: Xamã, 2006.

Referências

Documentos relacionados

7.4 Caso, em sendo convocada a Assembléia Geral de Debenturistas nos termos desta Escritura, esta não venha a se realizar, ou caso a Assembléia Geral de Debenturistas

Entretanto, ‘’o ordenamento jurídico brasileiro se posiciona de forma que visa o direito à vida superior ao princípio da dignidade da pessoa humana, logo a eutanásia

Cahen (2012, p.29) acrescenta que esse meio possui uma forma estratégica ligada aos donos da empresa. Um dos objetivos é criar, onde não existir comunicação ou for neutra,

Com tamanha repercussão, a informação não demorou a chegar até Vitas, que aproveitou a situação para divulgar a si mesmo.. Nesse meio tempo, a própria equipe de marketing do

Cadastro de Reserva 27/11/2019 12:56:11 046.480.992- 49 Não houve formação do Cadastro de Reserva devido à falta de fornecedores aptos à formação do Cadastro.

Ficam mantidas as CCP's Comissões Intersindicais de Conciliação Prévia prevista do artigo 625-A da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, conforme a redação dada pela

DIE VERTRIEBSPARTNER UND HÄNDLER SIND KEINE VERTRETER VON MUSIC GROUP UND SIND NICHT BERECHTIGT, MUSIC GROUP DURCH AUSDRÜCKLICHE ODER STILLSCHWEIGENDE HANDLUNGEN ODER

As apurações serão realizadas na loja localizada na Travessa Vereador Marcelino Castanho, nº 178, Centro, em Bragança/PA, às 11 horas, entre todos os cupons das lojas localizadas