• Nenhum resultado encontrado

TEMA 60 Anos Conectando Escoteiros. Data: 20 a 22 de outubro de PROGRAMAÇÃO (2 dias)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TEMA 60 Anos Conectando Escoteiros. Data: 20 a 22 de outubro de PROGRAMAÇÃO (2 dias)"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

TEMA

“60 Anos Conectando Escoteiros”

Data: 20 a 22 de outubro de 2017

PROGRAMAÇÃO

(2 dias)

(2)

Organizador Nacional do JOTA

Ronan Augusto Reginatto - PY2RAR

Coordenador de Programação do JOTA

Eduardo Gutierrez - PU2KIS

Equipe Nacional de Programação do Ramo Escoteiro

Pâmela Zarpellon Madureira, PU2MEL- G.E. Primeiro de Brownsea Fernando Luiz Gonçalo, PY2AG - G.E. Primeiro de Brownsea

Responsável Técnico de Radioamadorismo

Fernando Luiz Gonçalo - PY2AG

Colaboradores para programação do Ramo Escoteiro

Doni PY2AHD - G.E. Bacury

Hique PU2YKE - G.E. Marechal Rondon Luiz PU2LEU - GE Lobo Guará

(3)

Tema definido pela Organização Mundial:

“60 anos conectando escoteiros”

Pode ser conferido, em inglês, neste link:

http://jotajoti.info/2017-jota-joti-theme-60-years-

(4)

Objetivos Gerais do JOTA Escoteiro:

Estimular o interesse dos jovens e adultos por esse tipo de atividade. Mostrar como o Radioescotismo pode ser aplicado de forma simples e como pode estar inserido nos jogos e atividades aplicados em sede.

Orientações Técnicas de Radioescotismo para a Atividade

Para que a atividade aconteça da melhor forma possível e dentro da nossa lei e promessa devemos nos atentar para o uso dos rádios. Se o grupo for usar rádios de uso exclusivo ao radiamadorismo o grupo presumidamente deve ter o radioamador responsável ou colaborador sempre próximo dos jovens e deverá utilizar frequência dentro do espaço destinado ao uso de comunicação ponto a ponto, ou seja, simplex. E caso o grupo não disponha de algum radioamador, mas tenha os famosos "talk abouts" é mais tranquilo pois esses rádios não necessitam de licença para uso e podem ser manuseados sem problemas, apesar do seu alcance limitado e das poucas funções. Ainda, caso o grupo queira, informe sua vontade de abrigar um radioamador em seu grupo, durante a atividade para a equipe regional de radioescotismo e a equipe indicará algum radioamador disponível para realizar a atividade.

Estrutura para Aplicação do Programa

Decidir entre a programação de um ou dois dias. Os Escotistas da UEL ou Distrito deverão criar outras duas bases para o JOTA seguindo o tema anual, aplicar durante a atividade e posteriormente enviar como sugestão para a Coordenação Nacional de Programa do JOTA.

Estrutura para Aplicação das Bases:

1) Planejamento: Definir previamente o local, separar o material necessário, compreender as técnicas

utilizadas e conhecer o conteúdo da proposta

2) Realizando: Aplicar com eficácia as informações fornecidas

3) Empatia Inicial: Estabelecer o contato e compartilhar o tema da Base / Jogo

4) Aplicação: Explicar a base / jogo, apresentar regras e quais tarefas devem ser cumpridas 5) Fechamento: Conclusão da base, reflexão e avaliação das áreas de desenvolvimento

Em caso de dúvidas entre em contato:

Pâmela: pamela.pu2mel@gmail.com Fernando: fernando.py2ag@gmail.com

(5)

TAREFAS PRÉVIAS Programação 2 dias:

Instalar e configurar o echolink para os jovens que já possuam indicativo. Conhecer Código Morse

Se o seu grupo já tem tradição em participações no JOTA, convidar radioamadores e chefes que já participaram para estarem presentes nessa edição comemorativa

(6)

_PROGRAMAÇÃO – 2 dias_

Abertura (Bandeira, Oração e Avisos)

Tarefa de Momento: Tirar foto da abertura e encerramento e postar na página oficial do JOTA-JOTI Brasil no Facebook mencionando o nome dos grupos participantes e nome do Distrito / Cidade.

Encontrão

Duração: Em média 30 min

- Liberar os jovens para encontrarem os escoteiros das suas patrulhas de acordo com o nome da patrulha somente em código morse ainda ”conforme check-in”. Pedir para que formem as patrulhas e definam

Monitor e Submonitor.

- Chamar os monitores para entrega da Carta-Prego instruindo para a tradução do nome e Indicativo da patrulha. Feita a tradução, a patrulha apresenta para a chefia. Estando correto, receberão o kit da Patrulha contendo:

Material para confecção da bandeirola (tecido TNT nas cores pré-definidas; canetas, lápis, cola e tesouras podem ser de uso comunitário), um bastão em bambu ou madeira, uma braçada de sisal ou adriça para amarrar a bandeirola no bastão, tabelas de código morse, alfabeto fonético e código Q – Em anexo no Material de Apoio

Importante: Definição do “Radio Operador” da patrulha.

RODADA DE BASES

Base 1: Estação de Rádio e Echolink Duração: 40 minutos

O Radioamador/Chefe escoteiro que ficar responsável por essa base deverá fazer uma breve explicação técnica sobre a Estação de Radioamador que foi montada para a atividade. Qual (ou quais) antena está sendo usada e qual a função e nome dela; Qual (ou quais) Rádios estão sendo usados. As diferenças nas frequências; Solucionar dúvidas que possam surgir.

Desenvolvimento: Explicar aos jovens o que é o Jamboree On the Air, como é a competição. Realizar alguns contatos e mostrar como deve ser marcada a pontuação. E o mais importante: Colocar os jovens para falar com outros escoteiros ou chefes pelo rádio, estimulando assim o interesse. Fazer uma demonstração de Echolink no computador ou Smartphone, explicando o software e suas funções.

O radioamador / escotista responsável por esta base, pode também, levar cartões QSL trocados com outros radioamadores.

É interessante deixar um tempo livre no almoço e/ou jantar para que os jovens possam visitar a estação e acompanhar / participar dos contatos realizados pelo radioamador responsável.

Tarefa de Momento: Tirar uma foto das patrulhas que participarem em cada rodada da base, filmar algum contato feito por um jovem e postar na página oficial do JOTA-JOTI Brasil no Facebook mencionando a base, nome da Patrulha, o nome do Grupo/Distrito e cidade.

Lembrando sempre que o objetivo dessa atividade é que o jovem tenha contato, conheça e use o rádio, e não apenas assista ao radioamador fazer os seus contatos.

IMPORTANTE: Para esta base os jovens DEVEM estar de uniforme ou vestuário completo!

Base 2: Primeiros Socorros Duração: 40 minutos

Descrição: Dividir os jovens em duas equipes e entregar a cada uma delas: Carta prego, um rádio “HT” e uma “caixa de primeiros socorros” com o soro (Equipe Moura com o Soro para picada de Cobra e Equipe Landell

(7)

com o soro para picada de Escorpião). A carta prego não poderá ser aberta de imediato. As equipes seguirão no local da atividade em sentidos contrários, comunicando-se através do rádio, fazendo uso do Código Q. Um perguntando ao outro qual o significado de certo código e assim usando a imaginação em suas mensagens. O rádio deve ser utilizado por todos os jovens. Após aproximadamente 10 minutos de caminhada, os jovens estão autorizados a abrir a carta prego.

JOGO: Um dos jovens de cada equipe foi picado por um animal peçonhento, porém só a outra equipe tem o soro necessário para combater o veneno daquele animal. Eles terão que improvisar uma maca, passar as informações do acidente via rádio, avisar a chefia do acidente e se comunicar com a outra equipe. Deverão se encontrar para conseguirem salvar os dois jovens.

Material: 4 bastões, lona ou camisas e blusas para a maca, um rádio “HT” para cada equipe e um para a chefia, tabelas do código Q que já receberam no encontrão, Cartas prego, caixa de primeiros socorros, frascos com algum tipo de líquido para imitar o soro. Cartas prego no material de apoio.

Tarefa de Momento: Tirar uma foto das patrulhas que participarem em cada rodada da base e postar na página oficial do JOTA-JOTI Brasil no Facebook mencionando a base, nome da Patrulha, o nome do Grupo/Distrito e cidade.

Base 3: Construção e Teste – Antena Dipolo Duração: 40 minutos

Objetivo: Construir uma antena por patrulha, esticar, conectar ao rádio e tentar realizar pelo menos um contato. Passo a passo com Fotos no Material de apoio.

Material: Cano PVC D’água ¾ (3 pedaços de 10 cm para cada patrulha), Canivete, Cabo coaxial Rg58, conector UHF macho, Fio ou cabo 12 AWG, Ferro de Solda, Cordim, Fita “Hellerman” (Abraçadeira de Nylon, “Lacre”).

Medidas: Para 80m na frequência de 3.740 vai 19,07 m de fio para cada lado, sendo essa medida com o ROE ajustável. Para 10m na frequência de 28.300 vai 2,53 m de fio para cada lado, sendo uma medida com o ROE ajustável.

Essa é uma ótima antena, principalmente para os Classe C iniciados no radioamadorismo recentemente.

Tarefa de Momento: Tirar uma foto das patrulhas que participarem em cada rodada da base e postar na página oficial do JOTA-JOTI Brasil no Facebook mencionando a base, nome da Patrulha, o nome do Grupo/Distrito e cidade.

Base 4: Siga o Comando do Resgate (RENER) Duração: 40 minutos

Fundo de Cena: Podemos contar a história que um jovem está perdido dentro de uma caverna ou preso sob escombros. Sem iluminação pois a bateria da lanterna acabou, porém, com seu rádio ht. Ele precisa ser resgatado.

Descrição: A chefia deverá fazer uma instrução sobre o que é a RENER (Rede de Emergência de Radioamadores) que foi criada em 2001 com o objetivo de suprir os meios de comunicações usuais quando esses pararem. Em casos de desastres, situação de emergência ou calamidade pública. Os radioamadores têm demonstrado sua importância na ajuda em situações desse tipo. Se colocando como voluntário a disposição das autoridades para ajudar a população. O jovem, vendado, seguirá por uma pista de obstáculos (baixar sobre uma corda ou cadeira, uma linha reta do sisal, passar por uma árvore, uma corda sobre chão...etc ) com o HT em mãos, conseguirá vencer o trajeto seguindo as dicas de um outro jovem da mesma equipe que esta observando de longe. Ao final do trajeto, retira a venda e entregue juntamente com o ht para o próximo. Vence equipe finaliza primeiro.

(8)

Material: HTs, Informações sobre a RENER, lenços para vendar os olhos e itens para a pista de obstáculos: corda, sisal, cadeira, mesa, bancos...

Tarefa de Momento: Tirar uma foto das patrulhas que participarem em cada rodada da base e postar na página oficial do JOTA-JOTI Brasil no Facebook mencionando a base, nome da Patrulha, o nome do Grupo/Distrito e cidade.

Base 5: De onde é? Duração: 1h

Sugerimos colocar essa base em horário oposto à base da Estação de Rádio, pois para realizar as tarefas os jovens estarão na estação.

Descrição: Através da escuta dos contatos realizados na estação, as patrulhas deverão localizar as cidades ou estados destes contatos. Cada localização correta a equipe ganha um ponto. Podendo ser multiplicado por 2 o total de pontos se a equipe conseguir localizar um contato internacional. Tendo as localizações dos indicativos ouvidos na estação, os jovens deverão estimar a distância deles para o Radioamador que eles ouviram com o auxílio de um mapa mundi ou do país em escala para cálculo das distâncias.

Material: Mapa mundi ou do País em escala, lápis, caneta, papel, mapa dos indicativos de Radioamadores nacional e mundial

Tarefa de Momento: Tirar uma foto das patrulhas que participarem em cada rodada da base e postar na página oficial do JOTA-JOTI Brasil no Facebook mencionando a base, nome da Patrulha, o nome do Grupo/Distrito e cidade.

Fogo de Conselho

Cada patrulha deverá preparar uma esquete sobre o Tema do JOTA que dá nome à ela, uma canção escoteira, um bravo e um grato criativos.

Tarefa de Momento: Tirar fotos do fogo de conselho e postar na página oficial do JOTA-JOTI Brasil no Facebook mencionando o nome dos grupos participantes e nome do Distrito / Cidade.

Jogo Noturno: Caça Lanterna Duração: 30 a 40 minutos

Descrição: Divide-se os jovens em duas grandes equipes com um “campo” delimitado para cada uma. Cada jovem tem a sua vida, um pedaço de papel ou sisal para colocar na cintura ou amarrar no braço. As equipes deverão colocar suas lanternas acesas espalhadas nos seus respectivos “campos”, quantas tiverem. A forma de excluir o oponente da disputa é tirar a sua “vida” e o objetivo de cada equipe é apagar as lanternas da equipe adversária. Para ganhar uma nova vida o jovem deverá se dirigir ao chefe responsável pelo jogo e solicitar “SOS” em código morse ( . . . - - - . . . ) utilizando a lanterna do chefe. Vence o jogo a equipe que apagar todas as lanternas do adversário ou a equipe que tiver mais lanternas acesas em determinado tempo.

Material: Sisal, papel ou fita, lanternas e tabela de código morse que receberam no encontrão.

Tarefa de Momento: Tirar fotos do jogo noturno e postar na página oficial do JOTA-JOTI Brasil no Facebook mencionando o nome dos grupos participantes e nome do Distrito / Cidade.

(9)

2º Dia - Domingo

Momento Integração: O que o JOTA representa pra você? Duração: 30 min

Descrição: Pediremos aos jovens que demonstrem de alguma forma o que a atividade JOTA significa ou representa pra eles. Pode ser em paródia, vídeo, esquete, jornal mural, desenho... O que a criatividade permitir. Individual ou por patrulha. A chefia deverá fotografar ou filmar as criações e publicar na página oficial do JOTA-JOTI Brasil no Facebook.

Grande Jogo – O Desaparecimento do Quadro Duração: 2h em média

Descrição Completa no Material de Apoio

O Jogo desenvolve-se a partir do momento que um Chefe comunica a Tropa de que um quadro

comemorativo aos 60 anos do JOTA desapareceu, e pede ajuda às Patrulhas para encontrá-lo. A partir daí, os jovens partem atrás das pistas, que os levarão a decifrar o mistério, encontrando o quadro, e finalmente colocando-o para exposição.

Cada Patrulha recebe um Texto de Apoio com a narrativa do ocorrido, mapa que mostra onde

encontrar as pistas, 4 Distintivos de Bloqueio e 8 Códigos de Desbloqueio. Munidas de HT’s, escolhem aonde ir primeiro aleatoriamente. Chegando ao Ponto de Coleta de Pista, encontrarão um código que deverá ser passado via HT para o Centro de Comando, o qual irá retornar com uma pista (pra isso, cada patrulha ou equipe deverá estar em uma frequência diferente).

Se acharem a Pista importante, podem utilizar um Distintivo de Bloqueio, que impede que outra Patrulha pegue a Pista daquele Ponto, se ela não tiver o Código de Desbloqueio.

Sigam o uso das frequências regulamentadas para comunicação ponto a ponto “modo simplex” (Resolução 449). Em casos de Grupos que não tenham jovens que sejam Radioamadores, utilizem Rádios “Talk About” e modelos Baofeng 888 ou 777 que são rádios canalizados em frequência específica de uso livre.

Encerramento

Tarefa de Momento: Tirar foto da abertura e encerramento e postar na página oficial do JOTA-JOTI Brasil no Facebook mencionando o nome dos grupos participantes e nome do Distrito / Cidade.

(10)

Material de Apoio Encontrão

Sugestão para Nomes de Patrulhas. Com o ano, a edição e o tema do JOTA, as patrulhas deverão criar um grito e decidir o nome que usarão.

• 50º JOTA, 2007 – VOLTA AO MUNDO EM 50 HORAS Cores: LARANJA E AZUL CLARO

• 51º JOTA, 2008 – TERRA, NOSSA CASA Cores: VERDE CLARO E ROXO

• 52º JOTA, 2009 – ESTAR PRONTO PARA VALORIZAR E RESPEITAR O MEIO AMBIENTE Cores: AZUL ESCURO E LARANJA

• 53º JOTA, 2010 – DIREITO DE SER OUVIDO Cores: LARANJA E VERMELHO

• 54º JOTA, 2011 – PAZ, MEIO AMBIENTE E DESASTRES NATURAIS Cores: AZUL CLARO E VERDE

• 55º JOTA, 2012 – DE QUE TAMANHO É O SEU MUNDO? Cores: AZUL CLARO E ROXO

• 56º JOTA, 2013 – VAMOS COMPARTILHAR Cores: BRANCO E AZUL CLARO

• 57º JOTA, 2014 – PLANETA TERRA, A CULTURA VIVA Cores: BRANCO E ROXO

• 58º JOTA, 2015 – A TERRA É SUA. O QUE VOCÊ FAZ PARA MELHORÁ-LA? Cores: VERDE ESCURO E VERDE CLARO

• 59º JOTA, 2016 – DESCUBRA NOSSO MUNDO Cores: ROXO E PRETO

• 60º JOTA, 2017 – 60 ANOS CONECTANDO ESCOTEIROS Cores: ROXO E AMARELO

Carta Prego:

Monitor,

Com esse tema você e sua patrulha deverão escolher um nome para a patrulha, criar um grito e a bandeirola com as cores de TNT que já receberam. Se dividam em duas equipes, sendo uma para criar o grito da patrulha e a outra equipe deverá fazer uma bandeirola criativa, desenhando com o canetão pelo menos o nome da patrulha.

(11)

Código Q:

QSL - CONFIRMADO - TUDO ENTENDIDO QSO - COMUNICADO ENTRE ESTAÇÕES QSP - RETRANSMISSÃO DE MENSAGEM

DE OUTRA ESTAÇÃO (ponte feita por um estação intermediária) QSY - MUDAR FREQUÊNCIA OU BANDA

QTA - CANCELAR A MENSAGEM ANTERIOR QTC - MENSAGEM, NOTÍCIA DE URGÊNCIA QTH - LOCAL

QTR - HORÁRIO

QSM - REPITA O ÚLTIMO CÂMBIO

QRA - IDENTIFICAÇÃO DA ESTAÇÃO (INDICATIVO) QRG - FREQUÊNCIA OU FAIXA DE OPERAÇÃO QRL - OCUPADO, OPERADOR E/OU A FREQUÊNCIA QRM - INTERFERÊNCIA / BARULHO

QRT - FINAL DA TRANSMISSÃO QRU - VOCÊ TEM ALGO PARA MIM? QRV - ESTAREI A SUA DISPOSIÇÃO QRX - AGUARDAR

QRZ - QUEM ESTÁ CHAMANDO? QSJ - TAXA - DINHEIRO

Base 1: Estação de Rádio e Echolink

Ao término deverão amarrar a bandeirola no bastão e se apresentar para o chefe com o grito da patrulha ensaiado.

(12)

Link para download do Echolink:

http://www.echolink.org/download.htm

* Após o download, o acesso ao programa só será liberado ao enviar uma foto de sua licença de estação aos responsáveis.

** A recuperação de senha após a conta criada é difícil e demorada. Portanto, guarde com cuidado sua senha de acesso.

***Para o download em smartphones é só buscar por “Echolink” na sua loja de aplicativos.

Base 3: Construção e teste – Antena Dipolo

Utilize 3 pedaços de cana d'água 3/4 e o punção de qualquer canivete

Em um dos pedacos faça 3 furos passantes de um lado ao outro, sendo que o furo central pode ser mais largo para passar o cabo coaxial. Nos outros 2 pedaços apenas furos nas pontas que servirão de isoladores para as pontas

(13)

Passe os fios e o cabo coaxial no centro, desencapando o necessário para que eles fiquem como na foto. Enrole uma ponta do coaxial para cada lado da antena desencapando o fio "antena" para unir e soldar ao coaxial

Utilize ferro de solda para que essa liga seja perfeita e com ótimo contato.

"Sob supervisão de adulto"

Isolador das pontas, deixe a ponta livre para possível ajuste de R.O.E.

"usar medidor se possível" No outro furo passando o “cordim”

(14)

Passe o “Cordim” por dentro do cano para suspender o centro Dela em um local mais alto, fazendo assim um “V” invertido que é a posição desse tipo de antena.

Vale a consulta neste guia prático:

https://drive.google.com/file/d/0BzS7p9CRF57uc3NGYUF0aHB5b 1U/view

(15)
(16)

Grande Jogo – O desaparecimento do Quadro

O jogo é aplicável em qualquer espaço: Sede, Bairro, Cidade ou Campo. É só o responsável por aplicá-lo adaptar para a sua realidade.

Duração: 2 horas de duração.

Área de Desenvolvimento: Intelectual

Vencedor- Quem descobrir o Mistério primeiro

Material:

Mapa de um bairro, sítio, sede, etc..., ou esboço indicando onde estão os pontos de Coleta de Pista ou Azimute indicando os Pontos de Pista;

Texto de Apoio;

1 HT ou Talk About por Patrulha;

1 base VHF para o Centro de Comando;

4 Distintivos de Bloqueio

(17)

Texto de Apoio

Pistas e Códigos

As Pistas Ficam no Centro de Comando, e são enviadas por WhatsApp para a Patrulha de acordo com o Código recebido.

CÓDIGO – A D T H I K J PISTA DE ONDE: 4 partes – I - Lugar, moradia, lar doce lar.

CÓDIGO – S R G K P V B PISTA DO RESPONSÁVEL: Ambrósio Potência tem em casa uma estação de Radioamador e costuma participar de rodadas de bate papo com o Sr. Jorge

Antena em 40 metros.

CÓDIGO – G W Q S B M O PISTA DO POR QUE: Material que, colocado junto com a obra na moldura, protege a pintura.

CÓDIGO – J X R T Z H N PISTA DO RESPONSÁVEL: Lasqueira e Tibúrcio Válvula são muito amigos. Inclusive, foi Lasqueira quem arrumou o emprego para Tibúrcio.

CÓDIGO – K M F T L A C PISTA DE ONDE: 4 partes – II) - Ferramenta de Sapa, trocando a letra P pela letra D.

CÓDIGO – W U H K S J N PISTA DO RESPONSÁVEL: Tibúrcio Válvula saiu da empresa logo após Ambrósio Potência ter chego. Estava apertando um dedo com um pano.

“O Desaparecimento do Quadro”

Como todos já sabem, estamos comemorando 60 anos de JOTA. Por isso, encomendamos um quadro alusivo a essa data, que ficaria exposto na Sede do Grupo Escoteiro. Mas infelizmente, esse quadro sumiu! Fora entregue apenas um embrulho que continha uma moldura vazia. O Sr. Jorge Antena, responsável pela confecção do quadro, afirma que não sabe o que pode ter acontecido. Disse ter contratado uma empresa para transportar o quadro até o Grupo Escoteiro. Um funcionário da transportadora, que é ex-Escoteiro, ficou muito feliz em saber que iriam transportar um quadro para o JOTA. Comentou com um amigo de trabalho, Tibúrcio Válvula, já ter participado de vários JOTA’s. Mostrou a ele, inclusive, um cartão QSL que tinha seu indicativo – PY2WXC e estava curioso para ver a obra comemorativa. Ambrósio Potência, motorista de coleta, diz que entre a coleta e a entrega, desceu apenas uma vez do carro, para ir ao banheiro.

Vocês devem deduzir:

Quando o quadro desapareceu?

Porque o quadro desapareceu?

Onde está o quadro?

(18)

CÓDIGO – T R S Q F H J PISTA DO POR QUE: Tibúrcio Válvula passou em uma farmácia para comprar esparadrapo e gaze. Antes porém, comunicou ao Sr. Jorge Antena que iria fazer um rápido QRX.

CÓDIGO – H G I L N V Z PISTA DO QUANDO: Assim que estacionou na empresa, Ambrósio Potência correu para o banheiro.

CÓDIGO – D A U Y M L K PISTA DO QUANDO: Na garagem da empresa, não é comum deixar os carros trancados.

CÓDIGO – X L Q I P J A PISTA DE ONDE: 4 partes – III - Astro rei, trocando a letra S pela letra M.

CÓDIGO – G D Z W E T D PISTA DO QUANDO: Ambrósio Potência saiu do banheiro e estranhou a porta do compartimento de cargas semi aberta. Deu uma olhada e não sentiu falta de nada.

CÓDIGO – O I H D R B J PISTA DE ONDE: 4 partes – IV - O contrário de mole, no feminino.

Solução

, Assim que o sr Ambrósio Potência chegou com o quadro na empresa, correu para o banheiro,

pois devido a um problema nos rins, estava tomando diurético. Tibúrcio Válvula quis fazer uma surpresa para Lasqueira. Pegou o quadro e desembrulhou para levar para ele ver. Ocorre que no caminho, o quadro caiu e quebrou o vidro. Potência então tirou a pintura da moldura e fez um novo embrulho para que desse tempo de ir até a Casa da Moldura e pedir que seu colega de radioamador Jorge Antena fizesse uma nova moldura com um novo vidro e o quadro pudesse ser entregue intacto.

Quando o quadro desapareceu?

TRANSPORTES - QUANDO CHEGOU NA EMPRESA DE

Porque o quadro desapareceu?

CONSERTO - POR QUE QUEBROU E FOI LEVADO PARA

Onde está o quadro? - NA CASA DA MOLDURA

(19)

Distintivos de Bloqueio

Cada Patrulha irá receber 4 Distintivos de Bloqueio. Sempre que julgarem que a Pista é importante, podem Bloquear o acesso aquela Pista. Para isso, basta deixar um Distintivo de Bloqueio (modelo abaixo) no local de Coleta de Pista que pretende Bloquear.

(20)

Código de Desbloqueio

Cada Patrulha recebe uma das listas abaixo com os Códigos de Desbloqueio. Sempre que chegarem em um Ponto de Coleta de Pista e encontrarem o Distintivo de Bloqueio, devem passar um dos códigos de bloqueio para liberar o acesso à Pista. São 8 códigos na lista, e devem passar apenas 1 quando encontrarem o Ponto de Coleta bloqueado. IMPORTANTE: Os Códigos devem ser passados na ordem em que estão na Lista. O Código usado NÃO PODERÁ SER USADO NOVAMENTE. Não esquecer de deixar uma Lista de Código no Centro de Comando para conferência do Código passado.

No Caso de haver mais de 4 Patrulhas, deve-se criar novos Códigos de Desbloqueio para as demais Patrulhas,

PATRULHA A PATRULHA B PATRULHA C PATRULHA D

D T H A S O Y H G F X Q O A B R C Q V B J O P T G A Q H L C T E J L S C D Q J I I L N C W N V R U E D C A I P I L T G A Q R G T X P I S J M O G Q E X B M U T S O L M J Q I K R T Q Z B C T R S E H L C E T A Z D W S Z N G R Q E J L P I D E H Q H P L N L U T V F L J E S N J Y Z R K Quadro do Jogo

Abaixo, o Quadro do Jogo que deverá ser feita uma moldura. No Início do Jogo, mostrar apenas a Moldura sem o Vidro (que está quebrado). Ao final do Jogo, desembrulhar o Quadro já concertado e emoldurado... Imprimir e A4.

(21)
(22)

Itens das Insígnias e Especialidades que podem ser cumpridos com a atividade

*Insígnia de Radioescotismo:

A insígnia de Radioescotismo é utilizada por membros adultos e juvenis da UEB que atendam aos seguintes requisitos:

- Ter participado ativamente de um Jamboree no Ar; *Insígnia do Cone Sul: (Linguagem e Comunicação)

- Participar de uma atividade de radioescotismo e entrar em contato com um jovem (escoteiro ou escoteira) de outro país do Cone Sul, via radioamador ou Echolink, documentando o contato com os dados pessoais obtidos para troca de eventual correspondência, formal ou eletrônica.

*Insígnia da Lusofonia:

4) Entrar em contato com um jovem escoteiro, ou escoteira, de outro país da CEL, por meio de contato via radioamador, comprovando o contato com apresentação de cartão QSL ou correspondência, formal ou eletrônica, que contenha os dados do contato: data/hora, faixa/frequência e nomes/indicativos das estações envolvidas.

Escotismo:

Participar de um JOTA – Jamboree on the Air, comprovando os contatos realizados com outros escoteiros da CEL, por meio do “cartão QSL da estação” recebido.

*Especialidade de Radioamadorismo

10. Manter contato de forma ágil com outras três estações sendo que pelo menos uma deverá ser escoteira. *Especialidade de Radioescuta

5. Saber interpretar pelo menos cinco (5) Código Q, cinco Letras do Código Fonético internacional e cinco Letras do Código Morse, ouvidos em transmissões.

6. Saber reconhecer no mínimo seis (6) indicativos de chamada de países diferentes, ouvidos em transmissões.

*Especialidade Echolink

1. Baixar o software e configurá-lo no modo simples

2. Fazer contato com pelo menos três usuários e três conferências de fora da sua unidade federativa Carta sobre o Encargo de Patrulha de Radio Operador

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE RADIOESCOTISMO

ENCARGO DE PATRULHA:

A Patrulha deverá escolher um elemento para ocupar o cargo de patrulha denominado rádio operador, que terá como função cuidar do rádio Talk About’s e exercer a comunicação com os escotistas e outras patrulhas deverá seguir a Carta de justificativa e orientação abaixo discriminada:

CARTA DE ORIENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA PARA APLICAÇÃO DO RADIOAMADORISMO NA ESSÊNCIA DO METÓDO E PROGRAMA ESCOTEIRO – SISTEMA DE PATRULHA.

1-Principais Objetivos: Proporcionar aos jovens do Ramo Escoteiro a proximidade e o interesse pelo

Radioamadorismo, por meio do aprender fazendo, na estrutura do sistema de patrulha, com o fim especifico de demonstrar a importância da comunicação e das transmissões pela onda do rádio, bem como de tentar transformar os jovens escoteiros em radioamadores.

2-Embasamento técnico escoteiro: As definições do sistema de patrulha do Ramo Escoteiro estão

determinadas pela regra 069 do POR:

(23)

“A Patrulha é uma equipe de cinco a oito jovens, podendo ser mistas, no caso das Tropas que também o sejam, constituída em base permanente, autônoma e auto suficiente para a realização de excursões, acampamentos, trabalhos, jogos, boas ações, atividades comunitárias e demais atividades escoteiras.” A estrutura do sistema de patrulha encontra-se determinado pela REGRA 071 do P.O.R

REGRA 071 DO P.O.R – ENCARGOS NA PATRULHA DE ESCOTEIROS:

1-Na sede:

a)almoxarife - encarregado da guarda e da conservação do material da Patrulha; b)secretário - encarregado da escrituração e dos arquivos;

c)tesoureiro - encarregado da arrecadação de fundos e das compras;

d)administrador - encarregado da organização e da manutenção do “canto” de patrulha; e)bibliotecário - encarregado dos livros, manuais e demais publicações;

f) recreacionista - encarregado de jogos e canções; g)outros, de acordo com as necessidades da Patrulha.

2-em atividades fora da sede e acampamentos:

a)almoxarife - como na sede;

b)intendente - encarregado das compras e da guarda dos gêneros c)cozinheiro - encarregado da preparação das refeições;

d)auxiliar de cozinha - encarregado da limpeza do material de cozinha; e)sanitarista - encarregado da limpeza do campo, fossas e latrinas;

f)aguadeiro - encarregado do abastecimento de água para a cozinha e outras necessidades; g)enfermeiro - responsável pela caixa de primeiros socorros e sua utilização;

h)outros, de acordo com as necessidades da patrulha ou da atividade em que a patrulha.

A criação de um novo encargo no sistema de patrulha, relacionado com o radioescotismo, poderá ser desenvolvido por orientações das letras “g” e “h” da REGRA 071, nas situações de necessidade. Hoje a necessidade é de incentivar o ingresso de novos elementos escoteiros para a prática do radioamadorismo. 4-Radioescotismo.

“Radioescotismo é o nome que se dá ao uso de equipamento de rádio como suporte e incremento à atividade escoteira”.

Além de existir a real necessidade do aumento do número de escoteiros radioamadores, a prática do radioescotismo poderá, também, incrementar as atividades da patrulha, fortalecendo as atividades variadas e atraentes que consolidam o Método e Programa Escoteiro.

5-Novo encargo – Rádio Operador

Visando a necessidade de incrementar as atividades escoteiras e de aumentar a participação dos jovens escoteiros na prática do radioescotismo, como também de tentar incluir a prática do radioamadorismo em Grupo Escoteiros que não possuem vivência do radioamadorismo, apresentamos o novo encargo de patrulha denominado como de Rádio Operador, que será implementado, independente do jovem escoteiro ser ou não radioamador - Classe “C’,“B” ou “A”, uma vez que o ingresso ao radioamadorismo será uma consequência natural, realizada por meio do incentivo a progressão do jovem escoteiro, orientada pelo escotista responsável, aliada a ferramenta da progressão escoteira. Dessa forma, a presença estimulante do adulto(o escotista responsável pela seção) é de extrema importância para que o jovem do encargo de patrulha Rádio Operador, venha ser um radioamador escoteiro. Assim determina a orientação de estímulos e incentivos dos escotistas perante os jovens escoteiros no PROJETO

EDUCATIVO DA UEB como:

“No processo de crescimento dos jovens, o educador adulto, permanecendo como tal, se incorpora alegremente ao dinamismo juvenil, dando testemunho dos valores do Movimento e ajudando os jovens a descobrir o que não poderiam descobrir sozinhos.

Este estilo permite estabelecer relações horizontais de cooperação para a aprendizagem, facilita o diálogo entre as gerações e demonstra que o poder e a autoridade podem ser exercidos a serviço da liberdade daqueles a quem se educa, dirige ou governa.”

(24)

Inicialmente o material utilizado para o encargo de operador de rádio será simplesmente de baixo custo: o Talk About caso o grupo ainda não possua.

Com a progressão do jovem, os aparelhos poderão ser evoluídos em harmonia com suas conquistas de indicativos e classes autorizadas pela legislação do radioamadorismo.

6-Descrição do encargo de Rádio Operador:

“O rádio será no futuro o hobby dos nossos rapazes...é uma atividade enriquecedora cujo futuro é promissor....espero

os escoteiros saibam aproveitar.” – Baden Powell, 1913

Na sede:

1- Zelar pelos aparelhos de Talk Abouts, ser o responsável pelos cuidados dos aparelhos da patrulha, dos escotistas e do Grupo Escoteiro, dependente da situação.

2-No campo ser o responsável pela comunicação entre os escotistas e outras patrulhas, por meio de contatos com outros rádios – operadores.

3-Deverá aprender fonética internacional, Código “Q” e Código Morse, de maneira atraente, por meio do aprender fazendo, para ser utilizado nas diversas formas de comunicações, determinada pelo escotista responsável, como por exemplo: sempre passar as iniciais de sua patrulha na fonética internacional, antes de começar qualquer tipo de conversação no Talk About.

Observações:

1- Dependendo das atividades de sede o Rádio-Operador poderá exercer as atividades do item 2.

2-Na medida que o jovem for avançando pelo interesse do radioamadorismo, poderá ter cada vez mais responsabilidades com os aparelhos ou estação de rádio.

3-O jovem poderá, também, no inicio, como forma de incentivo, trabalhar com a faixa cidadão, dependendo da atividade, autorização dos escotistas, objetivos da tropa escoteira entre outros.

4-O jovem com encargo de Rádio Operador poderá incentivar os elementos na conquistas de especialidades relacionadas com a comunicação, radioamadorismo e cidadão do mundo.

5-A comunicação do escotista com o jovem Rádio Operador não excluirá a comunicação por meio de apitos. O escotista poderá estabelecer comunicações curtas e médias via rádio e as longas orientações por meio das convocações presencial dos sons de apito.

6- Progressão Escoteira

Progredir é crescer, quebrar obstáculos para alcançar um determinado objetivo. O jovem do encargo de Rádio Operador da Patrulha poderá seguir e progredir, seguindo os seguintes passos:

1- Primeiro Passo: Operar de maneira simples Talk About e na seqüência, se quiser, aperfeiçoar sua habilidades operando Rádio Cidadão – PX;

2- Segundo Passo: Passar no exame de radioamadorismo da ANATEL e tornar-se Radioamador Classe “C” 3- Terceiro passo: participar do JOTA, realizar atividades de radioamadorismo como Classe “C” e conquistar a Insigna de Radioescotismo.

4- Quarto Passo: No futuro, passar no exame da ANATEL e evoluir para radioamador Classe “B”.

5- Quinto Passo: No futuro, passar no exame da ANATEL e transformar para radioamador Classe “A”, podendo montar e assumir a Estação de Radioamadorismo do seu Grupo Escoteiro, conforme determina a legislação vigente.

Obs: Todos os itens devem obedecer à legislação sobre radioamadorismo. 7-CONCLUSÃO:

O encargo de Rádio Operador é uma ferramenta forte para aumentar o interesse do jovem com a comunicação, com o objetivo de transformá-lo no futuro próximo, no radioamador da Patrulha, do Grupo Escoteiro, além de enaltecer e variar as atividades escoteiras, sendo os primeiros passos para aqueles Grupos Escoteiros que não possuem estação de rádio, ter um jovem promissor para alcançar o radioamadorismo em seu Grupo Escoteiro.

SEMPRE ALERTA PARA MELHOR POSSÍVEL SERVIR!!! SÃO CAETANO DO SUL, 19 DE FEVEREIRO DE 2013.

(25)

RESPONSÁVEIS TÉCNICOS PELA IMPLANTAÇÃO:

1 – I.M. FERNANDO GONÇALO-PY2AG, Ex-membro da equipe estadual de radiobandeirantismo, ex-membro da Equipe Regional de Radioescotismo da Região Escoteira de São Paulo, membro da equipe de radioamadores RENER, Classe “A”, Diretor Técnico do Grêmio de Radioamadores da PY2GEC (G.E. Caoquira) e Patrulheiro BP – 586.

2 - I.M. EDUARDO GUTIERREZ – PU2KIS, Membro da Equipe Nacional de Radioescotismo, Diretor Presidente do Grêmio de Radioamadores “Chefe Barbosa” – PY2GJR do 18/SP Grupo Escoteiro João Ramalho e Patrulheiro BP – 673

Referências

Documentos relacionados

Disto pode-se observar que a autogestão se fragiliza ainda mais na dimensão do departamento e da oferta das atividades fins da universidade, uma vez que estas encontram-se

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

Although conceptually simple, the aim being to display a fingerprint of the intracellular content at the cell surface by means of small protein fragments, antigen presentation is

This type of systems have several different data sources (e.g., blood pressure and cardiac rhythm sensors, light sensor, etc) and the application should manage the devices connected

Este estudo é original ao investigar três aspectos fundamentais da efetividade do PET-Saúde (clareza do propósito, adequação do processo e impacto) e fatores

Receita de Produtos (Quantidade) Margem de Produtos (Qualidade) Alavancadores de Produtividade Investimento Investimento Processo Processo Mercado Mercado

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Um programa de computador (software) foi desenvolvido, para demonstrar a facilidade do uso por pessoas não especializadas em finanças. É necessária apenas, base em informática.