• Nenhum resultado encontrado

Relatório Anual. Programa Escolar 2011/2012 do Centro Ambiental do Priolo. Relatório Programa Escolar 2011/2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Anual. Programa Escolar 2011/2012 do Centro Ambiental do Priolo. Relatório Programa Escolar 2011/2012"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)

Relatório Anual

Programa Escolar 2011/2012 do

Centro Ambiental do Priolo

(2)

Relatório Anual

Programa Escolar 2011/2012

do Centro Ambiental do Priolo

São Miguel, Setembro, 2012

(3)

Trabalhar para o estudo e conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.

A SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves é uma organização não governamental de ambiente que trabalha para a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal. Como associação sem fins lucrativos, depende do apoio dos sócios e de diversas entidades para concretizar as suas acções. Faz parte de uma rede mundial de organizações de ambiente, a BirdLife International, que actua em mais de 100 países e tem como objectivo a preservação da diversidade biológica através da conservação das aves, dos seus habitats e da promoção do uso sustentável dos recursos naturais.

Divulgar o Priolo e o seu habitat, a floresta Laurissilva e fomentar o desenvolvimento sustentável em torno da conservação deste ecossistema.

O Centro Ambiental do Priolo é um Centro de Interpretação e Educação Ambiental surgido como consequência do projecto Life Priolo e resultado de uma parceria da SPEA com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e com a Direcção Regional dos Recursos Florestais .

Relatório Anual do Programa Escolar do Centro do Priolo, 2012 Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, 2009

Director Executivo: Luís Costa Coordenador SPEA – Açores: Joaquim Teodósio Coordenadora do projecto: Azucena de la Cruz Equipa técnica: Ana Mendonça.

Agradecimentos: Um centro com estas características só é possível graças a todas as pessoas que por ele passam. Especialmente todo o pessoal ligado ao Projecto LIFE Laurissilva Sustentável e a SPEA, tanto nos Açores como em Lisboa. No entanto, neste ano merecem uma especial menção Carlos Pereira, Hugo Sampaio, Victor Coelho, Hervé Roueché, Paulo Fernandes, Silvia Pimentel, Teresa Soares e André Medeiros sem os quais algumas das nossas actividades não teriam sido possíveis. Gostariamos também agradecer às parcerías e apoios que fizeram pssiveis algumas das nossas actividades:

(4)

ÍNDICE

RESUMO

01

1. PROGRAMA ESCOLAR

02

2. ATIVIDADES REALIZADAS

04

3

. ATIVIDADES COMPLEMENTARES

08

4.EVENTOS

09

5. AVALIAÇÂO DO PROGRAMA ESCOLAR

11

6.DIVULGAÇÃO

13

7. CONCLUSÕES

14

ANEXO I – Programa Escolar 2011/2012

(5)

RESUMO

O Centro Ambiental do Priolo (CAP) foi inaugurado em 2007, como resultado da parceria entre a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e a Direção Regional dos Recursos Florestais.

Ao longo do seu tempo de atividade, o Centro Ambiental tem desenvolvido diversas atividades e eventos com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre o Priolo, ave endémica da ilha de São Miguel, junto das populações locais e turistas que visitam os Açores mas também focando temas relacionados com a avifauna e flora dos Açores e o tem sido feito para preservar este património de valor incalculável. Neste sentido, foi desenvolvido um Programa Escolar que propôs diversas atividades acessíveis a todas escolas da ilha de São Miguel que servirão de complemento à educação ambiental dos jovens Micaelenses.

No ano letivo 2011/2012, o Programa Escolar do CAP visitou 17 escolas de toda a ilha de São Miguel realizando cerca de 40 atividades que abrangeram mais de 2300 alunos. Destas, algumas atividades envolveram uma visita ao Centro Ambiental do Priolo, num total de 219 alunos. Embora se tenham realizado sensivelmente o mesmo número de atividades que no ano letivo anterior foram abrangidos mais alunos.

O plano de atividades mais solicitado pelas escolas e instituições de ensino foi “O Priolo vai à tua Escola”, sendo o concelho do Nordeste aquele onde se realizaram mais atividades, com a “A Rota da Água” e “Aves da minha escola” no topo das escolhas.

O CAP esteve presente em diversos eventos, nomeadamente, no Dia Mundial da Criança, evento realizado a 1 junho na Vila da Povoação em colaboração com a Comissão de Proteção a Crianças e Jovens da Povoação e reuniu mais de 400 crianças. Organizou, também, as VIII Jornadas do Priolo em parceria com a Escola EBS da Povoação e Escola Profissional da Povoação. Neste evento foram realizadas diversas palestras temáticas às quais assistiram cerca de 240 alunos.

Neste ano letivo, o Centro Ambiental do Priolo com o apoio do Projeto “Linhas Elétricas e Avifauna dos Açores” inaugurou uma exposição, intitulada “De Ossos nas Mãos”, exibida ao público durante a VIII Jornadas do Priolo. Esta exposição integra agora o programa escolar do Centro e pretende aumentar o número de atividades didáticas disponíveis para as escolas/instituições.

O Centro Ambiental do Priolo emitiu 3 Comunicados de Imprensa relativos ao seu programa escolar que deram lugar a cerca de 14 notícias, sendo a maioria divulgada pela internet mas também em alguns jornais de âmbito regional.

A criação do Site www.centropriolo.com, e das páginas do Centro Ambiental do Priolo de Facebook e Twitter, aumentou a capacidade de comunicação e de divulgação na internet. Em 2012, o site do Centro Ambiental mudou de domínio e os seus conteúdos foram atualizados com o objetivo de fornecer mais informação sobre todas as atividades do CAP e nomeadamente sobre o seu Programa Escolar. Atualmente, este pode ser descarregado diretamente do site do Centro Ambiental (http://centropriolo@spea.pt). Paralelamente, a equipe técnica do CAP mantém o blog “Uma Floresta, um Futuro” onde todos podem consultar mais informações para complementar os conteúdos educativos das suas disciplinas. Este ano assistiu-se também ao lançamento do site “Uma Floresta, Um futuro” que pretende completar todos os anteriores.

À semelhança de anos anteriores, o CAP contou com a colaboração do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável na realização de várias atividades complementares que enriqueceram a população escolar envolvida, cerca de 40 alunos de 4 escolas diferentes.

Foi realizada uma avaliação preliminar do Programa Escolar que consistiu na realização de 81 inquéritos com resultados muito positivos no que se refere à classificação das atividades realizadas.

Os objetivos para 2012/2013 serão continuar a implementar o Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo junto a escolas e outras instituições educativas; continuar a formação de professores em áreas temáticas relacionadas com a biodiversidade e ecossistemas dos Açores e fomentar o interesse da comunidade escolar pelo ambiente conhecendo de perto os ecossistemas

(6)

1. PROGRAMA ESCOLAR

O Programa Escolar iniciou-se em 2008, no âmbito do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável com o objetivo de complementar os programas educacionais das escolas/instituições educacionais da ilha de São Miguel e aumentar o conhecimento da classe mais jovem sobre temáticas relacionadas com a fauna e flora dos Açores, focando espécies endémicas e raras como é o caso do Priolo mas também habitats prioritários como a Floresta Laurissilva e as Turfeiras dos Açores.

Desde então a SPEA, através do Centro Ambiental do Priolo, tem desenvolvido um trabalho permanente na procura da melhoria das atividades que integram o seu Programa Escolar anual. No ano letivo 2011/2012, foram apresentadas 7 propostas de planos de atividades diferentes que foram disponibilizadas às escolas/instituições da Ilha de São Miguel como complemento dos seus programas educativos e poderão ser consultadas com maior detalhe no anexo I deste relatório. Foram incluídas 3 atividades novas no Programa Escolar 2011/2012 que pretendem completar as propostas de anos anteriores e complementam os objetivos traçados para este Programa, é o caso da atividade “À Descoberta das Aves”, da exposição “De Ossos nas Mãos” e a atividade “Turfeiras, uma fonte de água”. Segue uma breve listagem das atividades que constituem cada um dos planos de atividades do Programa escolar do ano letivo 2011/2012:

1. 1

O PRIOLO VAI À TUA ESCOLA:

- Os Contos do Jaime

- À Descoberta da Laurissilva - As Aves da minha Escola - Gincana do Priolo

- Pictionary das Aves e Plantas dos Açores - À Descoberta das Aves

- O Priolo e o seu Habitat - De Ossos nas Mãos

- Documentário “Os Últimos Priolos”

- Palestra “Turismo Sustentável, uma oportunidade de Desenvolvimento”

1.2

A TUA ESCOLA VISITA O PRIOLO:

- Visita à Exposição Permanente patente no Centro Ambiental do Priolo - Documentário “Os Últimos Priolos”

- À Descoberta da Laurissilva - À Descoberta das Aves - Herbário Fotográfico

1.3

DESCOBRE COM O PRIOLO

- A Rota da Água

- À Descoberta da Laurissilva - As Aves da Minha Escola - Turfeiras, Fonte de Água

1.4

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES/EDUCADORES

- Formação sobre o Kit Didático “O Priolo e a Floresta Laurissilva” - Formação sobre as Aves dos Açores

- Formação sobre as Plantas dos Açores

1.5

EXPOSIÇÕES ITINERANTES

- Exposição “O Priolo: Presente, Passado e Futuro” - Exposição “De Ossos nas Mãos”

1.6

SEMANA TEMÁTICA NA ESCOLA

(7)

1. PROGRAMA ESCOLAR

Imagem 1- A Rota da Água na Escola Secundária do Nordeste

(8)

2. ACTIVIDADES REALIZADAS

O Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo encontra-se na sua quarta edição e tem despertado o interesse de diversas escolas/instituições e docentes da ilha de São Miguel. Desde o início do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável, temos assistido a um grande número de solicitações das atividades propostas.

No ano letivo 2011/2012, foram realizadas 40 atividades diferentes no âmbito do Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo, em colaboração com diversas instituições de ensino e apoio social como pode ser observado na tabela 1.

Instituição Número de Atividades

Escola da RAA 27

Escola do Continente 1

Escola Profissional 5

Centro de Apoio Social 3

Museu 2

Centro de Ciência 2

TOTAL 40

Tabela 1 - Tipo de instituições que solicitaram atividades do Programa Escola 2011/2012

As atividades realizadas foram solicitadas por instituições distribuídas por todos os 6 concelhos da ilha de São Miguel, sendo a maioria concentrada no leste da ilha (Nordeste e Povoação), onde se localiza o Centro Ambiental do Priolo e a Zona de Proteção Especial (ZPE) Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme como pode verificar no gráfico 1. No entanto, 8 atividades foram realizadas no concelho da Ribeira grande. De realçar ainda a realização de uma atividade com uma escola proveniente do continente (Ponte de Sôr).

Estes números podem ser reforçados pelos dados apresentados na tabela 2, onde se pode verificar que 75% dos alunos visados neste programa no ano letivo 2011/2012 são oriundos de intuições e escolas da Povoação e Nordeste e que os restantes são de outros concelhos da ilha de São Miguel ou mesmo de fora desta (1%).

Concelho Número de Alunos

Povoação 1157 Nordeste 579 Ribeira Grande 456 Lagoa 44 Ponta Delgada 42 Fora de RAA 22 Vila Franca 6 TOTAL 2326

(9)

2. ACTIVIDADES REALIZADAS

Gráfico 1 - Distribuição das entidades que solicitaram o Programa Escolar 2011/2012

No ano de abertura do Programa Escolar (2008) realizaram – se 50 atividades perfazendo um total de 1252 estudantes de cerca 20 escolas da ilha de São Miguel. No ano seguinte, organizaram-se cerca de 35 atividades diferentes em escolas que abrangeram cerca 852 alunos. Tendo a tendência de subida do número de alunos que participaram nestas se mantido até 2011.

Neste ano letivo, realizaram-se 40 atividades didáticas em 17 escolas/instituições diferentes da ilha de São Miguel. Estas abrangeram 2326 alunos o que representa um acréscimo relevante aos números de anos anteriores (gráfico 2), mesmo considerando que se realizaram sensivelmente o mesmo número de atividades que em anos anteriores.

Gráfico 2- Evolução do Número de estudantes que participaram no programa Escolar 2011/2012 Nordeste 18 Ribeira Grande 8 Povoação 8 Ponta Delgada 2 Lagoa 2 Vila Franca 1 Continente 1 1252 852 2135 1500 2326 0 500 1000 1500 2000 2500 2008 2009 2010 2011 2012

(10)

2. ACTIVIDADES REALIZADAS

De acordo com o gráfico 3, é possível verificar que as atividades realizadas se concentram em alguns meses, especialmente em Abril (11) e Maio (17). Estes dados coincidem com o segundo período letivo, altura em que a maioria dos docentes se encontra mais predisposto a requisitar este tipo de atividade.

Os planos de atividades mais frequentemente requeridos foram “O Priolo Vai à Tua Escola” no qual participaram 482 alunos e “Descobre com o Priolo” que contou com 277 participantes. A tendência observada poderá estar relacionada com a falta de verba por parte das instituições para adquirir veículos para transportar os alunos ao Centro Ambiental do Priolo o que leva os docentes a optar por atividades que impliquem a deslocação de técnicos do Centro às instalações das instituições educativas para a realização das atividades. Os restantes alunos participaram em atividades complementares e eventos organizados pelo CAP.

O plano de atividades “A tua Escola Visita o Priolo” que envolve a deslocação dos alunos ao Centro Ambiental do Priolo, somou 219 participantes que correspondem a alunos que pertencem a instituições de ensino localizadas perto do Centro Ambiental do Priolo e portanto com menos custos de deslocação ao mesmo. No entanto, esta é uma das atividades que a maioria dos docentes lamentam não poder realizar.

Gráfico 4 - Número de participantes por Plano de Atividade do Programa Escolar 2011/2012

Dentro de cada plano de atividades, podemos observar que algumas atividades reuniram mais participantes que outras, como pode ser verificado no gráfico 4. No caso de “O Priolo Vai À tua Escola” é de destacar a atividade “Aves da Minha Escola” e os “Contos do Jaime” que perfizeram um total de 322 participantes. Estas são as atividades que tiveram maior adesão por parte das escolas principalmente para turmas do 1º Ciclo do ensino básico.

2 2 7 11 17 4 0 5 10 15 20

Jan Fev Mar Abril Maio Junho

Gráfico 3 - Distribuição das Atividades pelos meses do ano.

482 219 277 0 100 200 300 400 500 600

O Priolo Vai à Tua Escola A Tua Escola Visita o Priolo

(11)

2. ACTIVIDADES REALIZADAS

A “Rota da Água” obteve a participação de 277 alunos e é uma das atividades mais escolhidas pelas escolas/ instituições para o 2º e 3º ciclo do ensino básico. Faz parte do plano de atividades “Descobre com o Priolo” que é um plano flexível e permite a criação de atividades pelos docentes em colaboração com os técnicos do Centro Ambiental do Priolo na realização de experiências e atividades ligadas ao ambiente. Esta atividade, em específico, possui 3 sessões (atividades de laboratório, visita de estudo e debate) que permitem compreender melhor o ciclo da água, o modo em que esta é disponibilizada às populações, a importância dos ecossistemas naturais na garantia da quantidade e qualidade da água de consumo e outras utilidades da água. Sendo estas características a principal razão do sucesso desta atividade.

As atividades “De Mãos nos Ossos”, “Descoberta da Laurissilva” e “Descoberta das Aves” que perfizeram um total de 160 alunos foram requeridas para turmas do ensino de 2º, 3º ciclo e secundário. Nestes anos escolares, a carga horária das disciplinas é superior e com a existência de testes e exames finais obrigatórios os docentes tendem a limitar o número de atividades que realizam. Estes podem ser fatores que explicam uma menor adesão a este tipo de atividades.

Gráfico 5 - Comparação de Atividades do Programa Escolar 2011/2012

No âmbito deste programa, foram também realizadas 5 edições das exposições itinerantes disponíveis: Exposição “Uma Floresta, um futuro” e “De Ossos nas Mãos”. Muito embora a primeira exposição se tenha realizado mais vezes (4) que a segunda (1) isto poderá estar relacionado com os constrangimentos de logística que se enfrentam no que se refere à exibição do material que constitui a exposição “De Ossos nas Mãos” que muitas instituições não possuem e nem sempre é possível requisitar.

Apenas com o apoio logístico da Camara Municipal do Nordeste e uma parceria estabelecida com a EDA (Empresa de Eletricidade dos Açores) através do projeto Linhas Elétricas e Avifauna dos Açores foi possível montar esta exposição que esteve patente ao público escolar, e não só, durante toda a semana que antecedeu as VIII Jornadas do Priolo realizadas na Vila da Povoação.

252 70 40 60 60 277 0 50 100 150 200 250 300 Aves Da Minha Escola Os Contos do Jaime De Ossos nas Mãos Descoberta da Laurissilva Descoberta das Aves A Rota da Água

(12)

2. ACTIVIDADES REALIZADAS

Imagem 3, 4, 5 e 6 – Canto superior à esquerda: Exposição "De Ossos nas Mãos" no Nordeste. Canto superior à direita: Exposição "Uma Floresta, um Futuro" no Museu do Tabaco da Maia. Canto inferior à esquerda: “À Descoberta das Aves” na

(13)

3. ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Ao longo do ano letivo 2011/2012, realizaram-se algumas atividades complementares ao Programa Escolar disponibilizado às escolas e instituições com o objetivo de diversificar as atividades oferecendo experiências educativas diferentes e de qualidade aos alunos que beneficiam deste Programa.

A colaboração entre o Centro Ambiental do Priolo e o Projeto LIFE Laurissilva Sustentável tem se revelado essencial no cumprimento dos objetivos anteriores. Em 2012, foram realizadas 8 atividades diferentes que consistiram em visitas aos viveiros de plantas endémicas e nativas deste projeto, plantações e trabalho de voluntariado que envolveram 90 alunos de 4 escolas e entidades diferentes incluindo uma Escola Profissional de Madrid, ver tabela 3.

Atividade Entidade Participantes

Visita aos Viveiros Escola Profissional de Madrid 2

Visita aos Viveiros Escola Profissional da Povoação 3 Visita aos Viveiros Escola Profissional da Povoação 22 Visita aos Viveiros Docentes Escola EBS da Povoação 2

Visita aos Viveiros Universidade dos Açores 23

Comemoração do Dia da Floresta Autóctone

Escola EBS da Povoação 25

Visita aos Viveiros Escola EBS da Povoação 7

Voluntariado nos Viveiros Escola EBS da Povoação 6

Tabela 3 - Atividades Complementares ao Programa Escolar 2011/2012

A localização deste Viveiro de produção de plantas na Vila da Povoação favorece o estabelecimento de planos de atividades com escolas e entidades neste concelho que de outra forma não têm disponibilidade financeira para levar os seus estudantes a sítios de interesse como é o caso do Centro Ambiental do Priolo, pelo que esta parceria veio colmatar esta limitação logística.

A solicitação deste tipo de atividade neste ano letivo sugere a sua inclusão como parte do programa escolar de forma mais permanente de futuro.

(14)

4. EVENTOS

No ano de 2012, foram organizados 2 eventos nos quais se registou uma grande participação: “VIII Jornadas do Priolo” na Vila da Povoação e “Dia da Criança na Escola da Povoação”.

Desde a sua primeira realização em 2004 na Universidade dos Açores em Ponta Delgada, as Jornadas do Priolo têm- se repetido anualmente juntando sempre um grande número de interessados e sendo um importante complemento à educação ambiental nas escolas de São Miguel como veículo de transmissão de informação de vários grupos de trabalho científico sobre temáticas relacionadas com o Priolo, Conservação da Natureza, entre outros.

As Jornadas do Priolo decorreram, novamente em 2012, nos dias 27 e 28 de Abril em parceria com a Escola Secundária e Escola Profissional da Povoação. Estas jornadas tiveram como principal objetivo dar a conhecer a biodiversidade dos Açores, o trabalho de conservação desenvolvido pelas diversas entidades na zona oriental do Parque Natural de Ilha de São Miguel e estratégias para atingir a sustentabilidade destas áreas naturais e das populações que vivem na sua proximidade. Diversas palestras de grande interesse reuniram um total de 240 alunos de ambas as escolas da organização e também da Escola Profissional do Nordeste. Sendo este evento considerado um sucesso por todas as entidades envolvidas.

(15)

4. EVENTOS

Através de uma colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Povoação (CPJP) a SPEA, através do Centro Ambiental do Priolo, participou na comemoração do Dia da Criança da Povoação, a 1 junho de 2012.

Ao todo foram 464 crianças de todas as freguesias do concelho da Povoação a participar em atividades dinamizadas pela SPEA. Estas foram divididas em três grupos: o Grupo Vermelho, constituído por crianças da Pré-Escolar, o Grupo Azul e o Grupo Amarelo, ambos constituídos por alunos do 1º ciclo.

As atividades decorreram das 9h30 às 14h30 no espaço do Ginásio da Escola Básica e Secundária da Povoação, onde a SPEA organizou os jogos "À descoberta da Laurissilva" e "Descoberta das Aves" e tiveram oportunidade de ficar a conhecer melhor a natureza que os rodeia. Para além disso aos alunos do Pré-escolar puderam ouvir "As Aventuras do Jaime" com dramatização.

Neste dia, colaboraram com o Centro 7 elementos da SPEA para tornar este evento possível. Este conjunto de atividades envolveu um número grande de alunos o que poderá ter complicado a sua realização no entanto terminou com nota positiva e a promessa de participação em anos futuros.

(16)

5. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLAR

A avaliação do Programa Escolar 2011/2013 foi feita através da realização de inquéritos aos professores/educadores e alunos participantes nas atividades.

Foram realizados no total 9 inquéritos a professores e 72 a alunos. A realização de atividades “outdoor” e/ou com grupos de alunos numerosos complica muitas vezes a realização de inquéritos e o mesmo se aplica a turmas de alunos da pré-escola. A realização de um número reduzido de inquéritos a professores deve-se ao fato de alguns professores realizarem as atividades com diferentes turmas o que implica que apenas preenchem um inquérito por atividade embora esta se tenha realizado um maior número de vezes.

De acordo com os professores inquiridos, a classificação média atribuída às atividades foi de 5, sendo 5 a satisfação máxima. Nesta avaliação, incluem –se atividades como a “Rota de Água”, “De Ossos nas Mãos”, Exposição “Um Futuro, uma floresta” e “Aves da Minha Escola”. Todos os inquiridos consideraram a informação fornecida correta e adequada para os seus alunos (ver gráficos 5 e 6). No que refere aos inquéritos dos alunos, a classificação média atribuída foi de 5, sendo este o valor máximo de satisfação. Destes, 40 foram realizados na atividade “De Mãos nos Ossos”, 18 numa visita ao Centro, 10 na atividade “Rota da Água” e 3 na “Aves da minha Escola” (ver gráficos 5 e 6). Em todos os inquéritos os alunos referiram que gostaram da atividade e que repetiriam caso fosse possível.

Gráfico 5- Avaliação do Programa Escolar por alunos e professores

Gráfico 6 - Distribuição das Avaliações das atividades por professores e alunos 58 9 2 1 6 3 0 25 50 5 4 3 1

Nota: Avaliação de 1-5 sendo 5 o grau máximo de satisfação

Avaliação Global do Programa

Escolar

Alunos Professores 6 3 1 3 12 4 1 1 0 2 4 6 8 10 12 14 5 4 3 1

Nota: Avaliação de 1-5, sendo 5 o grau máximo de satisfação

Distribuição das Classificações por

Atividade

Rota da Água Aves da Minha Escola De Ossos nas Mãos Visita ao CAP

(17)

Embora o universo de amostragem tenha sido muito reduzido estes resultados podem servir como uma indicação do grau de satisfação de alunos e professores visados pelo Programa Escolar 2011/2012. Estes resultados mostram que tanto alunos como professores inquiridos ficaram satisfeitos com as atividades organizadas pelo Centro Ambiental do Priolo.

Pretendemos de futuro otimizar estes valores com uma amostragem maior, considerando as limitações já referidas anteriormente. Os exemplos dos modelos de inquérito utilizados para esta avaliação poderão ser consultados no anexo II deste relatório.

Outra forma de avaliar o sucesso deste programa é através da análise do número de solicitações de atividades por parte das entidades educativas que como foi já descrito antes na seção referente às Atividades Realizadas. No ano letivo 2011/2012, foram realizadas 40 atividades, mais do que as registadas em anos anteriores. A evolução positiva do número de atividades realizadas bem como o número de alunos visados revela que este programa é completo e assume cada vez mais um papel importante como complemento dos programas educativos das escolas da Ilha de São Miguel.

(18)

6. DIVULGAÇÃO

O Centro Ambiental do Priolo pretende envolver a comunidade local em todas as atividades que realiza, nomeadamente no seu Programa Escolar. Desta forma, é feito um esforço para partilhar informações consideradas relevantes a todo o público. Para este efeito recorrem-se a vários meios de comunicação: comunicados de imprensa e notícias que são divulgadas em todas as plataformas possíveis, em especial jornais e internet.

A divulgação do programa escolar para escolas e instituições de ensino é feita por email e marcação de reuniões com as escolas que habitualmente solicitam atividades. Da lista dos contactos do Centro Ambiental, para quem são enviadas anualmente informações sobre o programa escolar, constam atualmente 58 contactos correspondentes a correios eletrónicos de docentes/educadores e instituições de ensino.

6.1 Comunicados de Imprensa e Notícias

No ano letivo de 2011/2012, o Centro Ambiental do Priolo emitiu 3 Comunicados de Imprensa, diretamente relacionados com o seu programa escolar, que produziram 14 notícias nos meios de comunicação social. 10 destas notícias foram publicadas na Internet, em sites de informação regional e local. As restantes três foram divulgadas em jornais de âmbito regional.

Data Titulo nº Noticias

14- Nov O CAP lança o seu Programa Escolar para 2011/2012

1

20- Nov Dia da Floresta Autóctone 2 23- Nov Alunos da Escola EBS Povoação celebram o dia da

Flores ta autóctone

1

09- Fev Escola visita Reserva Florestal 1

25- Abril Jornadas do Priolo 8

06- Jul Encerramento do Programa Escolar 2

TOTAL 14

Tabela 4 - Comunicados de Imprensa e notícias resultantes relacionadas com o Programa Escolar.

6.2 Internet

A Internet é um recurso importante e fundamental para a divulgação de informação do Programa Escolar do CAP. Desde Janeiro de 2009, este conta com o seu próprio site que permite realizar inscrições online nas atividades, consultar os programas de atividades e escolar, e solicitar a inscrição na newsletter do Centro. Em 2012, com a entrada em funcionamento de um novo site (http://centropriolo.spea.pt), com novo domínio e conteúdos atualizados assistiu-se a uma melhoria dos canais utilizados anteriormente. Desde a sua colocação online em Abril de 2012, este site contou com mais de 1400 visitas. O que mostra a sua importância como veículo de transmissão de informação. Atualmente, ao realizar-se a busca “Programa Escolar Centro Ambiental do Priolo” no Google, são encontradas 11.600 referências.

Paralelamente, o site “Uma Floresta, um Futuro” (

http://umaflorestaumfuturo.spea.pt/

) lançado no ano de 2012 e o blog (

http://umaflorestaumfuturo.blogspot.pt/

) online desde 2010 servem como complementos importantes ao Programa Escolar onde todos podem ter acesso a diversas

informações úteis e materiais didáticos que podem ser utilizados em ambiente de sala de aula. Desde a sua disponibilização o blog já recebeu a visita de 914 pessoas. O site ainda em atualização de conteúdos não dispõe ainda de estatísticas no que se refere a visitas.

(19)

7. CONCLUSÕES

O Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo tem vindo a despertar a atenção de muitas escolas da ilha de São Miguel tendo desenvolvido cada vez mais atividades desde o seu início.

No ano letivo de 2011/2012, realizaram–se sensivelmente o mesmo número de atividades que no ano anterior mas abrangeu-se um número maior de alunos, tendo-se realizado eventos de maior envergadura que envolveram grupos maiores que em anos anteriores. No entanto, este esforço implica um grande número de técnicos para cada atividade o que nem sempre é possível.

O programa “O Priolo vai à tua escola” é um dos planos de atividades com mais sucesso neste programa e esta tendência mantem-se principalmente devido à dificuldade que as escolas e entidades educativas têm em arranjar transporte para as deslocações dos alunos nos outros planos de atividades.

A participação do Centro Ambiental do Priolo nas acções de divulgação do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável tem vindo a crescer em termos de número de atividades desenvolvidas, principalmente no que se refere aos Viveiros do projeto e o feedback dos docentes envolvidos é positivo pelo que esta será sem dúvida uma das apostas de futuro.

A divulgação do programa escolar é uma ferramenta indispensável para o seu sucesso pelo que pretendemos manter os canais de divulgação utilizados e procurar aumentar o número de contactos de escolas/instituições e docentes.

A avaliação das atividades realizadas embora positiva é pouco representativa pelo que em 2012/2013 é nosso objetivo será aumentar o número de inquéritos realizados de modo a avaliar e melhorar as atividades.

Numa análise geral, apontamos o principal fator desmotivante para a realização de atividades como sendo a falta de transporte. Este será um dos problemas que teremos em atenção de futuro e tentaremos solucionar da melhor forma, procurando financiamento junto de autoridades locais e procurando programas de financiamento para atividades de campo, que consideramos essenciais para a compreensão do meio ambiente por parte dos alunos.

Outro aspecto relevante, é a necessidade de se integrar as actividades promovidas pelo Centro Ambiental do Priolo com o curriculum escolar, de modo a aumentar a utilidade que estas têm no âmbito escolar.

Finalmente, será importante, devido a limitação de técnicos existente no Centro Ambiental do Priolo, procurar uma maior dispersão das actividades ao longo do ano, evitando períodos de alta intensidade quando outros períodos encontram-se com poucas actividades. Com este intuito o Programa Escolar será divulgado logo no inicio do ano e se insistirá com os professores para realizarem as marcações atempadamente.

(20)
(21)
(22)

NOTA: As atividades do programa “O Priolo vai à tua Escola” estão disponíveis de Outubro a Abril, sujeitas à

0

Trabalhar para o estudo e conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.

A SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves é uma organização não governamental de ambiente que trabalha para a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal. Como associação sem fins lucrativos, depende do apoio dos sócios e de diversas entidades para concretizar as suas acções. Faz parte de uma rede mundial de organizações de ambiente, a BirdLife International, que actua em mais de 100 países e tem como objectivo a preservação da diversidade biológica através da conservação das aves, dos seus habitats e da promoção do uso sustentável dos recursos naturais.

Divulgar o Priolo e o seu habitat, a floresta Laurissilva e fomentar o desenvolvimento sustentável em torno da conservação deste ecossistema.

O Centro Ambiental do Priolo é Centro de Interpretação e Educação Ambiental surgido como resultado de uma parceria da SPEA com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e com a Direcção Regional dos Recursos Florestais e enquadrado no projecto de conservação do Priolo, LIFE Priolo

(23)

0

INDICE

O PRIOLO VISITA A TUA ESCOLA

01

A TUA ESCOLA VISITA O PRIOLO

04

DESCOBRE COM O PRIOLO

05

SEMANA NO CENTRO AMBIENTAL DO PRIOLO

06

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES

09

(24)

NOTA: As atividades do programa “O Priolo vai à tua Escola” estão disponíveis de Outubro a Abril, sujeitas à

1

Descrição do Programa

O programa “O Priolo vai à tua Escola” consiste numa série de atividades organizadas na própria instituição e adaptadas aos diferentes níveis de ensino para dar a conhecer o Priolo, a Floresta Laurissilva e a biodiversidade dos Açores em geral, bem como os temas relacionados com a sua conservação. Neste programa, os educadores têm à disposição palestras e atividades lúdicas que podem ser solicitadas individualmente ou em conjunto, sendo a sua realização da responsabilidade dos técnicos do Centro Ambiental do Priolo. As atividades deste programa constam abaixo.

1. Primeiro Ciclo

Os contos do Jaime

Esta actividade consiste na realização duma sessão de contadores de histórias, baseadas nos contos do Jaime, conjunto de três contos que narram as aventuras dum jovem Priolo na Serra da Tronqueira. Após a narração do conto, poderá completarse com actividades de pintura, construção de fantoches do Jaime, construção do Priolo em cartão e representação do conto. Duração: 1h (1conto + 1 atividade complementar)

Destinatários: alunos do pré-escolar ao 4º ano.

À Descoberta da Laurissilva

Através da exposição itinerante, a atividade “À Descoberta da Laurissilva” pode ser realizada indoors. Nesta atividade, pretende-se aumentar o conhecimento sobre as espécies que compõem a Floresta Laurissilva dos Açores, aprender a identificar as plantas endémicas, bem como algumas exóticas existentes na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e que ameaçam a conservação da Floresta Laurissilva.

Duração: 2h

Destinatários: alunos do a partir dos 5 anos até ao 4º ano

NOTA: Esta actividade requer da instalação da exposição “Uma floresta, um futuro” na escola.

Aves da minha escola

Com o 'Aves da Minha Escola' os alunos constroem caixas-ninho que posteriormente espalham no recreio da escola; assim poderão observar e aprender a identificar as aves que lá aparecem ao longo dos dias. Os técnicos do Centro Ambiental do Priolo fornecem fichas de identificação e de acompanhamento.

Duração: 2h

Destinatários: alunos do a partir dos 5 anos até ao 4º ano

À Descoberta das Aves

Com esta atividade simples e didática, os alunos ficam a conhecer as aves que fazem parte da avifauna dos Açores, nomeadamente as espécies com que se cruzam diariamente, algumas curiosidades sobre cada espécie apresentada e quais as suas particularidades. São lhes apresentadas imagens de diversas espécies, são convidados a adivinhar os seus nomes e desta forma aprendem a distingui -las. No final, os alunos são convidados a desenhar a ave com que mais se identificaram e os colegas tentam adivinhar as escolhas de cada um.

Duração: 45min

(25)

2

Gincana do Priolo

Numa corrida orientada ao ar livre e através da realização de jogos dinâmicos, as crianças vão descobrir o Priolo, o seu habitat, as ameaças à sua conservação e as ações realizadas para protegê-lo.

Duração: 3-4 horas (com intervalo para lanche).

Destinatários: alunos do pré-escolar (a partir dos 5 anos) ao 4º ano.

Pictionary das Aves e Plantas dos Açores

Num jogo divertido, os alunos serão levados a desenhar e descobrir as aves e plantas dos Açores, aprendendo ludicamente a reconhecê-las e às suas principais características.

Duração: 1h

Destinatários: alunos do 3º e 4º ano

2. Segundo Ciclo

Gincana do Priolo

Numa corrida orientada ao ar livre e através da realização de jogos dinâmicos, as crianças vão descobrir o Priolo, o seu habitat, as ameaças à sua conservação e as ações realizadas para protegê-lo.

Duração: 3-4 horas (com intervalo para lanche).

Pictionary das Aves e Plantas dos Açores

Num jogo divertido, os alunos serão levados a desenhar e descobrir as aves e plantas dos Açores, aprendendo ludicamente a reconhecê-las e às suas principais características.

Duração: 1h

Aves da minha escola

Com o 'Aves da Minha Escola' os alunos constroem caixas-ninho que posteriormente espalham no recreio da escola; assim poderão observar e aprender a identificar as aves que lá aparecem ao longo dos dias. Os técnicos do Centro Ambiental do Priolo fornecem fichas de identificação e de acompanhamento.

Duração: 2h

À Descoberta das Aves

Com esta atividade simples e didática, os alunos ficam a conhecer as aves que fazem parte da avifauna dos Açores, nomeadamente as espécies com que se cruzam diariamente, algumas curiosidades sobre cada espécie apresentada e quais as suas particularidades. São lhes apresentadas imagens de diversas espécies que correspondem a nomes de aves, são convidados a adivinhar os seus nomes com o acompanhamento de um técnico do Centro e a fazer a correspondência com o respetivo nome. Os alunos dispõem –se em grupos no inicio da atividade e é –lhes concedido algum tempo para preencherem uma ficha de correspondência que é corregida no final da atividade.

(26)

NOTA: As atividades do programa “O Priolo vai à tua Escola” estão disponíveis de Outubro a Abril, sujeitas à

3

À Descoberta da Laurissilva

Através da exposição itinerante, a atividade “À Descoberta da Laurissilva” pode ser realizada indoors. Nesta atividade, pretende-se aumentar o conhecimento sobre as espécies que compõem a Floresta Laurissilva dos Açores, aprender a identificar as plantas endémicas, bem como algumas exóticas existentes na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e que ameaçam a conservação da Floresta Laurissilva.

Duração: 2h

Destinatários: alunos do a partir dos 5 anos até ao 4º ano

NOTA: Esta actividade requer da instalação da exposição “Uma floresta, um futuro” na escola

3. Terceiro Ciclo

Gincana do Priolo

Numa corrida orientada ao ar livre e através da realização de jogos dinâmicos, as crianças vão descobrir o Priolo, o seu habitat, as ameaças à sua conservação e as ações realizadas para protegê-lo.

Duração: 3-4 horas (com intervalo para lanche).

O Priolo e o seu Habitat

Palestra dinâmica e adaptada à idade dos alunos sobre o Priolo, a Floresta Laurissilva e as ameaças à sua conservação. Os alunos serão levados a debater de forma simples as ações e comportamentos que ajudam na proteção do Priolo.

Duração: 45min

De Ossos nas Mãos

Nesta atividade, os alunos são convidados a procurar ossos de aves ao ar livre, simulando o método usado pelos biólogos nesta área e a identificá-los com o auxílio de material de apoio, compreendendo assim as razões das diferenças encontradas entre os ossos das aves e outros grupos animais, bem como aquelas existentes entre as diferentes espécies de aves. Os alunos adquirem mais conhecimento sobre as aves que observam diariamente, alguns aspetos da sua biologia e ameaças à sua conservação. Paralelamente, compreendem a importância que a análise de um simples osso ou uma pena poderá ter no estudo das várias espécies de aves. Duração: 2h

4. Secundário

De Ossos nas Mãos

Nesta atividade, os alunos são convidados a procurar ossos de aves ao ar livre, simulando o método usado pelos biólogos nesta área e a identificá-los com o auxílio de material de apoio, compreendendo assim as razões das diferenças encontradas entre os ossos das aves e outros grupos animais, bem como aquelas existentes entre as diferentes espécies de aves. Os alunos adquirem mais conhecimento sobre as aves que observam diariamente, alguns aspetos da sua biologia e ameaças à sua conservação. Paralelamente, compreendem a importância que a análise de um simples osso ou uma pena poderá ter no estudo das várias espécies de aves. Duração: 2h

(27)

4

Documentário “Os Últimos Priolos”

Através do documentário “Os Últimos Priolos”, os alunos conhecerão o Priolo, os problemas que ameaçam a espécie e algumas ações levadas a cabo para a sua conservação. Após o documentário, os técnicos do Centro Ambiental do Priolo mediarão um debate sobre a temática.

Duração: 1h (vídeo + debate)

Turismo Sustentável, uma oportunidade de desenvolvimento

Esta atividade consiste numa palestra que refer o processo de adesão das Terras do Priolo à Carta Europeia de Turismo Sustentável, explicando o conceito de sustentabilidade e a sua aplicação ao turismo neste caso concreto. A atividade se complementa com um analise da realidade em termos de sustentabilidade da área de onde são os alunos.

(28)

A TUA ESCOLA VISITA O PRIOLO

NOTA: As atividades do programa “O Priolo vai à tua Escola” estão disponíveis de Outubro a Abril, sujeitas à

5

Descrição do Programa

Através do programa “A tua Escola visita o Priolo”, as instituições interessadas poderão levar os seus alunos ao Centro Ambiental do Priolo. No Centro, uma exposição interativa permanente permite aos alunos descobrir o Priolo e a Floresta Laurissilva, bem como as ameaças à sua conservação e as ações desenvolvidas para a proteção da espécie e do seu habitat. Além da exposição, poderão ser realizadas atividades complementares. As atividades são adaptadas às diferentes idades e orientadas pelos técnicos do Centro Ambiental do Priolo.

Propostas de atividades

Visita à Exposição Interativa

Com a orientação dos técnicos do Centro Ambiental do Priolo, os alunos poderão explorar os painéis interativos existentes na exposição, onde descobrirão aves e plantas existentes na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, o Priolo, os problemas que ameaçam a sua preservação e as ações desenvolvidas para a conservação.

Duração: 1h

Idades: Adaptada para todas as idades

“Os Últimos Priolos”

Na sala do Centro, os alunos terão oportunidade de assistir ao documentário “Os Últimos Priolos”, onde conhecerão o Priolo, os problemas que ameaçam a espécie e algumas ações levadas a cabo para a sua conservação.

Duração: 30min

Idades: 2º Ciclo em adiante

“À Descoberta da Laurissilva”

Após assistirem um documentário sobre a floresta nativa dos Açores, será realizado um jogo ao ar livre, onde os participantes deverão, seguindo um roteiro de dicas, identificar plantas endémicas dos Açores, bem como algumas exóticas existentes na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e que ameaçam a conservação da Floresta Laurissilva.

Duração: 2h

Idades: 2º Ciclo em adiante, mas adaptável para o 1º ciclo.

À Descoberta das Aves

Com esta atividade simples e didática, os alunos ficam a conhecer as aves que fazem parte da avifauna dos Açores, nomeadamente as espécies com que se cruzam diariamente, algumas curiosidades sobre cada espécie apresentada e quais as suas particularidades. São lhes apresentadas imagens de diversas espécies que correspondem a nomes de aves, são convidados a adivinhar os seus nomes com o acompanhamento de um técnico do Centro e a fazer a correspondência com o respetivo nome. Os alunos dispõem –se em grupos no inicio da atividade e é –lhes concedido algum tempo para preencherem uma ficha de correspondência que é corregida no final da atividade.

(29)

A TUA ESCOLA VISITA O PRIOLO

6

Duração: 30min

Herbário Fotográfico

Nesta atividade, os alunos aprendem a identificar as plantas da Floresta Laurissilva dos Açores, as quais vão posteriormente coletar por meio de fotografias. Através das fotografias procede-se à identificação das plantas para consolidação de conhecimentos.

Duração: 2h

(30)

NOTA: As atividades do programa “O Priolo vai à tua Escola” estão disponíveis de Outubro a Abril, sujeitas à

7

Descrição do Programa

Através deste programa, poderá contar com a ajuda dos técnicos do Centro Ambiental do Priolo na realização de experiências e atividades ligadas ao ambiente. Estas atividades poderão ser realizadas na escola ou em campo e podem ser criadas pela escola, pela equipa do Centro ou em conjunto. Criamos atividades à medida para a sua turma/grupo!

A Rota da Água

Localização: Concelhos de Nordeste e Povoação. Idades: 2º e 3º Ciclos

Descrição: O projecto da Rota da Água consiste numa atividade em 3 sessões com o intuito de compreender melhor o ciclo da água, o modo em que esta é disponibilizada às populações, a importância dos ecossistemas naturais na garantia da quantidade e qualidade da água de consumo e outras utilidades da água.

Calendarização:

Sessão Descrição Duração

1 Actividades de laboratório sobre o ciclo da água. 1h30 2 Visita de Estudo a uma Ribeira para observar os fenómenos que

foram experimentados no Laboratório.

Meio-dia ou dia inteiro 3 Conclusão: Sessão de análise do que foi observado no laboratório

e no campo.

1h

Material fornecido por nós:

- Cadernos “A Rota da Água” param cada aluno. - Maquete da montanha para as experiências. Material a fornecer pela escola:

- 3 kg. de argila para completar a maquete - 1 Travessas alta e grande

- 2 Travessas altas mais pequenas para a vegetação - 5 Copos de vidro transparentes

- Garrafa de plástico de 1 L. (aprox.) (1 por actividade)

- Sacos de plásticos transparentes (consumível) (3/4 por actividade) - Pedras

- Areia

- Cravo ou qualquer ferro enferrujado - Açúcar

- Azeite

- Corante alimentar

- Algodão (um pacote serve para 4 ou 5 atividades) - Filtros de café (1 por actividade)

NOTAS: Se a escola pretende ficar com a maqueta, será preciso contribuir para a adquisição de materiais para a construção da mesma (aproximadamente 10€).

(31)

8

Á descoberta da Laurissilva

Localização: Concelhos de Nordeste e Povoação. Idades: 2º e 3º Ciclos

Descrição: O projecto “À descoberta da Laurissilva” consiste numa atividade em 2 sessões, que podem ser realizadas no mesmo dia ou em dias diferentes. A actividade incluí uma visita guiada por áreas de vegetação natural nos concelhos de Nordeste e/ou Povoação, um jogo de identificação das plantas endémicas dos Açores, o visionamento dum vídeo explicativo sobre a colonização das ilhas pela floresta Laurissilva e a realização duma actividade de conclusão sobre a distribuição das plantas endémicas nas ilhas.

Calendarização:

Sessão Descrição Duração

1 Vídeo e quiz sobre a Floresta Laurissilva 1h30

2 Visita de Estudo e jogo de identificação de espécies endémicas 3 – 4h 3 Conclusão: Criação dum placard com a distribuição das plantas

endémicas em altitude.

1h

Material fornecido por nós:

- Cadernos “À descoberta da Laurissilva” para cada aluno. Material a fornecer pela escola:

- Papel cenário - Canetas de feltro - Papel normal

NOTA: As actividades 1 e 3 poderão ser realizadas em sala de aula pelos professores.

O valor dos ecossistemas

Localização: Ilha de São Miguel. Idades: 3º Ciclo e Secundário

Descrição: O projecto “O valor dos Ecossistemas” consiste na criação dum modelo em miniatura dum ecossistema que poderá ser acompanhado pela turma e a proposta dum trabalho de pesquisa sobre a importância que os ecossistemas têm para as populações humanas.

Calendarização:

Sessão Descrição Duração

1 Criação do modelo de ecossistema 1h30

2 Apoio ao trabalho de pesquisa dos alunos 1h30

3 Conclusão: Apresentação dos trabalhos de pesquisa dos alunos 3h00

Material fornecido por nós:

- Cadernos “À descoberta da Laurissilva” para cada aluno. Material a fornecer pela escola:

(32)

NOTA: As atividades do programa “O Priolo vai à tua Escola” estão disponíveis de Outubro a Abril, sujeitas à

9

As aves da minha escola

Localização: Ilha de São Miguel. Idades: 1º e 2º Ciclo

Descrição: O projecto “As aves da minha escola” propõe aos alunos das escolas básicas a criação de comedouros para aves e o registo das aves que neles aparecem.

Calendarização:

Sessão Descrição Duração

1 Construção de comedouros e colocação na escola. Explicação e jogo de identificação de aves

3h

2 Registo de aves nos comedouros A realizar

pela turma 3 Conclusão: Apresentação do resultado do registo de aves 2h

Material fornecido por nós:

- Guia “Aves dos Açores” para a turma. Material a fornecer pela escola:

- Impressão do material para o seguimento do comedouro.

Turfeiras, fonte de água

Localização: Concelhos de Nordeste e Povoação. Idades: 3º Ciclo e Secundario

Descrição: O projecto “Turfeiras, fonte de água” pretende dar a conhecer as turfeiras, como habitat dos Açores, mas também como fonte de água essencial para o fornecimento de água em quantidade e qualidade suficientes para as populações humanas. Assim como dar a conhecer os trabalhos de restauração de turfeiras realizados pelo projecto LIFE Laurissilva Sustentável.

Calendarização:

Sessão Descrição Duração

1 Construção de modelo de turfeira 1h30

2 Visita guiada ao planalto dos graminhais 3 - 4 horas

Material fornecido por nós: - Informação sobre as turfeiras.

- Material para a construção do modelo de turfeira.

Outras sugestões do Centro Ambiental do Priolo…

- Apoio à criação de um Jardim de Plantas Endémicas na escola/instituição; - Apoio em actividades de observação de aves;

- Apoio para a realização de experiências relacionadas à biodiversidade, ao funcionamento dos ecossistemas e outras temáticas relacionadas.

(33)

10

Resumo

O Centro Ambiental do Priolo oferece às escolas e grupos interessados a possibilidade de realizar uma semana de atividades.

A programação dessa semana é a seguinte, no entanto algumas atividades poderão ser alteradas dependendo das condições meteorológicas. Estas atividades poderão também ser adaptadas aos objetivos educativos da escola ou grupo, sendo estas alterações previamente acordadas com os monitores do Centro.

Programação para uma semana

1º DIA Manhã - Chegada dos alunos e instalação.

Tarde - Apresentação dos alunos e as atividades a realizar. - Projeção do documentário sobre o Projeto.

- Criação do código de conduta.

Noite - Descanso

2º DIA Manhã - Visita ao projeto LIFE Laurissilva Sustentável

Tarde - Palestra “Animais em perigo de extinção” - Jogos sobre biodiversidade

Noite - Excursão a Boca de Ribeira para ouvir Cagarros. ** História do Zeca Garro e conversa sobre o tema.

3ºDIA Manhã - Observação de aves **

Tarde - “À descoberta da Laurissilva”  Jogo de identificação de espécies de plantas da Laurissilva dos Açores. **

Noite - Descanso

4ºDIA Manhã - Passeio pela estrada da Tronqueira para ver Priolos. **

Tarde - Preparação da festa de despedida

Noite - Festa de despedida

5º DIA Manhã - Atividade de encerramento, entrega de diplomas de participação e criação de cartaz de despedida com as suas impressões sobre a semana.

(34)

NOTA: .pt As atividades do programa “O Priolo vai à tua Escola” estão disponíveis de Outubro a Abril, sujeitas à

11

Descrição das atividades propostas

1º DIA

Projeção do documentário “Os Últimos Priolos”: na sala multimédia do Centro, os alunos

terão oportunidade de assistir ao documentário “Os Últimos Priolos”, onde conhecerão o Priolo, os problemas que ameaçam a espécie e algumas ações levadas a cabo para a sua conservação.

Duração: 30min

Criação de Código de Conduta:para que a semana corra bem, vamos todos juntos criar um

Código de Conduta que deverá ser respeitado por todos ao longo da semana de atividades.

2º DIA

Visita ao projeto LIFE Laurissilva Sustentável:nesta atividade o grupo terá a oportunidade

de conhecer as ações desenvolvidas num projeto de conservação: o LIFE Laurissilva Sustentável. Este projeto teve como objetivo principal a conservação da população de Priolos e suas ações decorreram na área da Serra da Tronqueira.

Duração: 3/4 horas (com intervalo para lanche)

Palestra “Animais em Perigo de Extinção”: a palestra será adaptada às diferentes idades e

níveis de ensino, tendo como objetivo dar a conhecer o problema mundial da perda de biodiversidade e extinção de espécies. Ao longo da palestra, chega-se a um caso concreto nos Açores e próximo à realidade do grupo: o Priolo. Os assistentes são levados a debater sobre as ameaças ao Priolo e a descobrir formas de ajudar na sua conservação.

Duração: 30/45min

Jogos sobre Biodiversidade: um conjunto de 4 jogos dinâmicos, realizados ao ar livre e

através dos quais os participantes podem perceber e debater conceitos relacionados com a biodiversidade e os ecossistemas.

Duração: 1h

Excursão à Boca da Ribeira: Nesta excursão noturna à piscina da Boca da Ribeira, vamos

ouvir os Cagarros, ler “A História do Zeca Garro” e conversar sobre a vida dessas aves marinhas e as dificuldades que enfrentam.

Duração: 2h

3ºDIA

Observação de Aves: Em alguns pontos da Serra da Tronqueira, com binóculos e guias,

vamos tentar observar as aves existentes nessa zona da ilha de São Miguel. Com alguma sorte, conseguiremos ver todas as espécies, inclusive o Priolo.

Duração: 3/4 horas (com intervalo para lanche)

“À Descoberta da Laurissilva”: Após assistirem a um documentário sobre a floresta nativa

dos Açores, será realizado um jogo ao ar livre, onde os participantes deverão identificar plantas endémicas dos Açores, bem como algumas exóticas existentes na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, que ameaçam a conservação da Floresta Laurissilva.

(35)

12

4ºDIA

À Procura de Priolos:Uma caminhada pela Estrada da Tronqueira à

procura de Priolos. O grupo será dividido em equipas mais pequenas, de forma a aumentar a probabilidade de observar os Priolos.

Duração: 3/4 horas (com intervalo para lanche)

Festa de despedida: Os alunos deverão decidir o tema da festa, relacionado com as

atividades desenvolvidas ao longo da semana, criar a decoração e as atividades que apresentarão ao longo da festa. Com a ajuda dos monitores, criaremos uma despedida divertida e educativa.

5º DIA

Criação de Cartaz de Despedida:Antes do regresso a casa, todos vão ajudar a construir um

cartaz sobre a semana temática no Centro Ambiental do Priolo e as impressões sobre a experiência.

(36)

NOTA: .pt As atividades do programa “O Priolo vai à tua Escola” estão disponíveis de Outubro a Abril, sujeitas à

13

Descrição do Programa

O Centro Ambiental do Priolo conta com um formador acreditado pela Direcção Regional de Educação para a realização de formação de professores e oferece programas formativos para escolas sobre Educação Ambiental para a conservação e sobre Biodiversidade dos Açores. Porém estas formações também poderão ser adaptadas em função da duração e conteúdos pretendidos pela escola.

Formação sobre o Kit didáctico “O Priolo e a Floresta Laurissilva”

Sendo que o Priolo e a Laurissilva são temáticas incluídas no currículo regional como matérias transversais, esta formação está dirigida a professores de todas as áreas de ensino. Esta formação tem como objetivo dar a conhecer aos professores o Priolo e a Floresta Laurissilva, as ameaças que enfrentam e fornecer técnicas para trabalhar esta temática nas diferentes disciplinas escolares.

Duração (aproximada): 3 horas

Público-alvo: Professores de todas as áreas de ensino

Conteúdos

- O Priolo e a Floresta Laurissilva;

- Conceitos, procedimentos e atitudes para o desenvolvimento desta temática em sala de aula; - Apresentação do kit didático “O Priolo e a Floresta Laurissilva” para diferentes níveis de ensino;

- Desenvolvimento de atividades sobre o tema.

Formação sobre Aves dos Açores

Duração (aproximada): 3 horas

Público-alvo: Professores de todas as áreas de ensino

Conteúdos

- Causas da diferenciação das Aves nos Açores; - Identificação de Aves dos Açores;

- Como aproveitar as Aves dos Açores em sala de aula.

Formação sobre plantas endémicas dos Açores

Duração (aproximada): 3 horas

Público-alvo: Professores de todas as áreas de ensino.

Conteúdos

- Origem da vegetação natural dos Açores; - Identificação de Plantas dos Açores;

(37)

14

O Centro Ambiental do Priolo disponibiliza duas exposições que podem ser instaladas no seu centro:

- Exposiçâo “Uma Floresta, um Futuro” - Exposiçâo “De Ossos nas Mãos”

Condições de cedência das exposições:

Duração:1 semana (semanas suplementares mediante acordo)

Calendarização: Janeiro - Abril e Setembro – Dezembro 2012

Responsabilidades:

A cargo do Centro Ambiental do Priolo:

 Todo o equipamento e materiais da Exposição descritos neste projeto;  Responsável para acompanhamento e montagem da exposição no local.  Ação de formação para monitores locais (3h);

 Material de divulgação e para a realização das atividades (preferivelmente enviado em formato digital para produção no local)

A cargo de cada organização/local:

 Leitor de DVD, projetor e tela ou televisor para passar imagens ou documentários (caso não esteja disponível poderá ser cedido pelo Centro)

 Paredes e/ou suportes adequados para colocar lonas e cartazes. (se não houver espaço para todos os cartazes ou lonas a exposição poderá ser colocada com menos elementos).

 Seguro para equipamentos e materiais ou garantia da sua conservação.  Vigilantes ou responsáveis da abertura ao público da exposição;

 Monitores para realização das visitas de grupos escolares (Na ilha de São Miguel, poderão ser os técnicos do Centro Ambiental do Priolo, dependendo da sua disponibilidade, pelo que se recomenda marcação antecipada).

Comunicação

Para a divulgação das exposições será fornecido um flyer/cartaz que poderá ser produzido pela entidade recetora da exposição.

A SPEA e o Centro Ambiental do Priolo contribuirão para a divulgação de todas as exposições através do seu website e Newsletter.

Custo da exposição

São Miguel

A exposição disponibiliza-se de forma gratuita com o apoio do pessoal do Centro Ambiental do Priolo para a realização das atividades ou formação de monitores para o mesmo fim.

Resto de ilhas dos Açores

A exposição disponibiliza-se gratuitamente, mas a entidade recetora deverá comportar os gastos de:

- Transporte de barco

(38)

NOTA: .pt As atividades do programa “O Priolo vai à tua Escola” estão disponíveis de Outubro a Abril, sujeitas à

15

EXPOSIÇÂO “UMA FLORESTA, UM FUTURO”

Resumo

“Uma floresta – Um futuro” é uma exposição criada com o intuito de comemorar o fim do Projeto LIFE Priolo que consistiu na conservação da população de Priolo na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme.

A exposição “Uma floresta – um futuro”, permite conhecer o habitat do Priolo, a Floresta Laurissilva, os problemas que afetam a sua sobrevivência e as ações de conservação que têm sido realizadas para preservar esta espécie endémica da ilha de São Miguel.

Desde o ano letivo 2008/2009, esta exposição foi exibida em diversos espaços de divulgação como é o caso das Portas do Mar (Ponta Delgada), Centro de Exposições da Câmara Municipal de Nordeste, Teatro Ribeiragrandense, Teatro da Povoação, instituição KAIROS e escola Canto da Maia (Ponta Delgada).

Descrição da Exposição

Espaço a ocupar: Mínimo 30 m2 (comprimento: 7m largura: 3m altura máx.: 2 m)

Materiais da exposição:

 Uma lona de 2 x 7m.  4 lonas de 2 x 2,66 m.

 13 Imagens em 3D das plantas da Floresta Laurissilva.  21 Letreiros de 30 x 150 cm.

 19 Letreiros de 30 x 60 cm.

Público-alvo:

 Exposição: público em geral.

 Jogo identificação de plantas da Laurissilva: crianças e jovens dos 8 aos 18 anos.  Documentário “Os últimos Priolos”: jovens dos 12 aos 18 anos e adultos.  Conto “A aventura do Jaime”: Crianças dos 5 aos 8 anos.

Funcionamento das visitas de grupos escolares

As visitas de grupos e/ou grupos escolares são acompanhadas por um monitor e variam dependendo das idades:

5 - 8 anos

- Conto “A aventura do Jaime” aproveitando a exposição como cenário. (30 minutos) - Realização de um fantoche do Jaime para poder contar a história. (30 minutos)

8 - 12 anos

- Breve explicação da exposição (30 min),

- Jogo de Identificação de plantas endémicas (30 min)

13 - 18 anos

- Documentário “Os últimos Priolos” e discussão sobre o mesmo (30-45 minutos) - Jogo de identificação das plantas endémicas. (30 minutos)

(39)

16

Atividades complementares à exposição “Uma floresta, um futuro”

Visita guiada à exposição

A Exposição “ Uma floresta – um futuro” recria com imagens tridimensionais das plantas da Floresta Laurissilva e lonas de paisagem, o habitat do Priolo, dentro do qual poderemos descobrir mais sobre esta espécie, o seu habitat, as ameaças a sua sobrevivência e as ações de conservação que tem sido desenvolvidas para a sua conservação.

Esta exposição poderá ser visitada com ou sem técnico, sendo recomendável que os grupos escolares contem com um técnico para melhorar a sua compreensão da mesma.

Documentário “Os últimos Priolos”

O documentário “Os últimos Priolos” foi realizado pelo Projeto LIFE Priolo e mostra as principais ações de conservação desenvolvidas neste projeto. Com uma duração de 24 minutos, permite conhecer a biologia desta especie e as ações de conservação desenvolvidas na ZPE Pico da Vara /Ribeira do Guilherme.

Jogo de identificação de plantas da Floresta Laurissilva

O Jogo de identificação de plantas da Floresta Laurissilva dos Açores é adequado para crianças e jovens entre os 9 e os 18 anos. Neste jogo, os alunos deverão descobrir os nomes das plantas da floresta Laurissilva através duma imagem e de uma série de pistas que lhes são entregues num pequeno caderno.

Os contos do Jaime

O conto “A aventura do Jaime” narra as aventuras dum jovem Priolo, o Jaime, que descobre junto do seu pai o seu habitat, a Serra da Tronqueira. Este conto, adequado para crianças entre 5 e 9 anos, permite mostrar alguns dos elementos do habitat do Priolo, assim como as principais ameaças a esta espécie.

Cadernos de atividades adaptados a diferentes idades

Existe um caderno de atividades adaptado as diferentes idades que poderá ser entregue aos alunos ou professores para a posterior realização de atividades.

Referências

Documentos relacionados

Ao longo dos últimos 20 anos procedeu-se a novos trabalhos de inventariação, de escavação de monumentos megalíticos, de sondagens em povoados, de recuperação e musealização

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Algumas tabelas que criamos apresentam uma alta variabilidade, seja pela imprecisão de informação ou por uma rotatividade dessa. Estudando o lucro de uma empresa,

Ao clicar no botão de configurações aparecerá a janela da Figura 79. Nela, é possível observar quatro abas: Informações, em que serão preenchidas as características que

Frente ao exposto, o objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho de idosos no teste DGI e TUGT para avaliar a tendência para quedas e verificar a interferência

Com tais propósitos, são apresentados textos que permitam integrar teorias e propostas investigativas em Educação Matemática, de modo a favorecer o pensamento e

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados