• Nenhum resultado encontrado

Como ensinar Boas Maneiras a mesa para crianças

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como ensinar Boas Maneiras a mesa para crianças"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Como ensinar Boas Maneiras a

mesa para crianças

Não é fácil falar para 90 crianças sobre um assunto tão complexo como “Boas Maneiras e Etiqueta à Mesa” , mas junto com o Professor Mário Ameni, cerimonialista e consultor de eventos de luxo, tomei coragem, e munida das dinâmicas criadas por ele, fomos para o Sitio São Jorge, um belíssimo lugar de eventos situado em São Bernardo do Campo-SP.

(2)

verdadeira história das boas maneiras.

(3)
(4)

uma mesa, com todos os seus detalhes, talheres, pratos e copos – porém havia sempre um fiscal dessa atividade em cada mesa.

(5)
(6)

A s f a d a s m a d r i n h a s M y r i a m M a r q u e z e M a r i a R a m o s

Pereira fizeram toda a diferença, com a organização e a aula

(7)

Saímos de lá, conscientes do dever cumprido – Até que outra fada e outro contador de histórias volte, e revele outros segredos.

(8)

Carmen Mayrink Veiga, nascida Solbiati – cumpriu várias

(9)

Por muitos anos admirava seus looks e bebia tudo o que ela declarava nas revistas( não havia redes sociais) .

(10)

8 Dicas Top para não se

tornar um convidado mala

Não se atrase – uma tolerância de quinze minutos de atraso é o

máximo permitido se você quiser ser educado e não deixar seus amigos ansiosos.

Não chegue antes da hora – é quase pior do que chegar

atrasado. As pessoas estão se organizando e preparando a casa de acordo com um um planejamento – chegar antes vai atropelar tudo e você ainda corre o risco de pegar a dona da casa de toalha.

Não peça para estacionar na vaga – nem pergunte se é fácil:

(11)

seu amigo nesse momento. (como estacionar costuma ser um caos, é simpático que o anfitrião avise se existe algum estacionamento por perto).

Não fale de dieta – nenhuma, por mais sensacional e na moda.

Aliás, faça o contrário: elogie sempre e coma de tudo.

Não exagere na bebida – parece óbvio mas muita gente vai

ficando animada, passa para o alegrinho e, daí, para a inconveniência e constrangimento patético é um pulo.Beba sempre bem menos do que você gostaria…

Não faça selfies – pelo menos não seja o primeiro a ter essa

idéia. Se perceber que seus amigos estão registrando tudo, vá em frente. Mas com moderação: em geral esse tipo de coisa interrompe o ritmo de quem está planejando o encontro.

Não fale demais sobre- trabalho, crise, falta de segurança e

outros assuntos que podem pesar o ambiente. Que tal esportes, arte, viagens, lazer em geral?

Não fique demais – Pois é, o papo está bom, a comida ótima,

mas não espere o anfitrião começar a bocejar para ir embora.

(12)

Já vimos pela TV dezenas de posses de ministros, governadores e de própria Presidentes – e é bom ressaltar a necessidade e a importância não apenas de um planejamento minucioso para a execução de um bom evento mas também da visita precursora e do trabalho do cerimonial..

Em todos os eventos envolvendo a Presidência da República ou com a presença do Governador do Estado, a missão precursora é indispensável.

Primeiro, para verificar o local onde será realizada a cerimônia – atentando para todos os aspectos. E, no caso de uma obra, é essencial saber se foi concluída e se mesmo com tudo aprovado, está funcionando a contento.

É a visita monitorada – com todos os que estão envolvidos no evento.

(13)

biscoitinhos para os visitantes. Nela o Coordenador da Missão , normalmente um coronel – e/ou os equivalentes das outras

forças armadas, apresenta o motivo da visita.

Ele então solicita que e cada um dos seus companheiros se apresente e,da mesma forma, a comissão anfitriã fará o mesmo. Uma vez feita a análise de todo evento, faz-se a análise de planta baixa do local, mapas de arruamentos, fluxo de veículos e pessoas, etc .

Toda a região do entorno será minuciosamente analisada, principalmente se houver alguma obra nessa área. Lembrando que os helipontos ou heliportos na região serão verificados pelas autoridades aeronáuticas.

O cerimonial apresenta o roteiro do evento, onde inclui, trajetos, falas , homenagens, visitas, etc… Apenas depois dessa apresentação a segurança fará uma análise de disc informando detalhes importantes para a permanência da autoridade em segurança dentro do seu evento.

O local do estacionamento dos veículos, dos convidados e das autoridades é fundamental para o bom andamento dentro dos limites de tempo e espaço. As rotas de fuga, rotas de convidados e autoridades são previstas e definidas com isolamento de áreas previamente-estudadas.

As salas VIP, a Sala da Presidência da República, a Sala do

Governador e a Sala da Diretoria da empresa contratada serão

(14)

Festa da empresa – Como não

pagar mico

E, ao ser convidado, deve-se respeitar rigorosamente esta orientação. Por ser um mês mais conturbado convém facilitar a vida de todos marcando a comemoração em um local de fácil acesso e conhecido da maioria. Churrascos em sítios ou clubes podem ser uma boa idéia, mas, se o local for distante, o ideal é que o transporte seja previamente organizado e devidamente explicado no convite.

Mantenha o seu estilo – uma vez na festa procure se divertir,

(15)

Álcool e trabalho não combinam – nada justifica beber além da

conta ou fazer comentários picantes para aquela (ou aquele) colega que lhe atrai. Ou ainda levar um papo “mais sincero” com seu chefe em um momento de descontração. Esqueça qualquer tipo de discurso ou reivindicações para o próximo ano. Finalmente, procure não ser o último a sair: as chances de falar o que não se deve aumentam a medida que as horas avançam.

A beira da piscina – neste tipo de reunião, alguns cuidados

extras se fazem necessários. Não é o caso de estrear o novo biquíni fio dental ou aquela sunga sexy que você ganhou. Maiô inteiro para as mulheres e discrição para os homens que podem evitar chegar já de camiseta regata e pernas peludas a mostra. Shorts justíssimos, tanto em homens quanto em mulheres, podem ser substituídos por confortáveis e seguras bermudas. Não é moralismo não, apenas uma questão de se auto preservar.

Churrascos e palpites – qualquer anfitrião vai achar ótimo se

alguém se oferecer para ajudar na churrasqueira cortando e distribuindo carnes. Mas só o faça se perceber que é realmente bem vindo: há churrasqueiros zelosos, ciumentos de suas tarefas. Se este for o caso, limite-se a ajudar limpando cinzeiros e recolhendo copos e pratos – se necessário. E atenção: ajudar é ótimo mas cuidado para não se entusiasmar e acabar dando ordens interferindo no andamento do serviço ou mudando a orientação dos empregados. Isso é de péssimo gosto e demonstra profunda falta de sensibilidade.

Resista a idéia de passar óleo naquele seu/sua colega irresistível. Se quiser agradar limite-se a servir seu prato ou pegar mais bebida. Finalmente, se na festa a mulher ou família do anfitrião estiverem presentes, flores no dia seguinte com um cartão de agradecimento é um gesto de delicadeza inesquecível.

Recebendo em casa – não há dúvida que qualquer comemoração em

(16)

Referências

Documentos relacionados

Com base nisso, a equipe do Minhas Atividades preparou uma série de atividades para que os professores possam trabalhar como os alunos sobre sustentabilidade em sala de aula..!.

Não é fácil falar para 90 crianças sobre um assunto tão complexo como “Boas Maneiras e Etiqueta à Mesa” , mas junto com o Professor Mário Ameni, cerimonialista e

Cardápio Físico – é importante definir se você vai usar um cardápio físico sobre a mesa – evite colocar sobre o prato como na foto acima….. Lembre que, além de informar,

Aqui estão as regras para você conseguir tudo (ou quase tudo) o que quer, com elegância e eficiência.. Divida a negociação em três partes: antes, durante

Resumo da análise de variância para número total de folhas (NTF), número de folhas comerciais (NFC), área foliar (AF), diâmetro do caule (DC), comprimento do caule (CC), massa

• Vamos conversar com elas sobre o que podemos fazer pelas pessoas afetadas pela guerra, quais nossas são opções como grupo, mas também como indivíduos.. Pode ser uma

Muitas vezes os games e aplicativos que eles baixam não são apropriados para a idade, além de terem um custo e aí a surpresa pode ser grande na hora de pagar a conta do cartão

O livro Boas Maneiras e Sucesso nos Negócios – Um guia Prático de Etiqueta para Executivos (2004) escrito e atualizado por Célia Ribeiro 5 propõe ser um guia moderno, pratico