• Nenhum resultado encontrado

Projeto Vaga Fácil: Uma solução automatizada na viabilização de vagas em estacionamentos públicos e privados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Vaga Fácil: Uma solução automatizada na viabilização de vagas em estacionamentos públicos e privados"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Projeto Vaga Fácil: Uma solução automatizada na viabilização de vagas em estacionamentos públicos e privados

Victor Luiz dos Santos Leandro2, Manoella Maria Saraiva Cavalcante2, Carmonizia da Silva Freire2, Marcos Cavalcante Meira 1

1

Professor no curso de Engenharia Elétrica– IFPB. Email: mcmeira2006@gmail.com

2 Graduandos em Engenharia Elétrica - IFPB. E-mail: eu.sou.victor@ieee.org ; manoellasaraiva@ieee.org ; carmoniziafreire@ieee.org

Resumo: Esta pesquisa tem por finalidade apresentar uma solução automatizada que viabilize a busca

por vagas, em estacionamentos públicos ou privados, que na atualidade, estão cada vez mais de difícil acesso tendo em vista sua grande demanda em face da crescente quantidade de automóveis distribuídos ao longo das cidades. Visando tornar o acesso por vagas de maneira rápida, é proposto neste artigo um sistema didático, em fase de aperfeiçoamento no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, que utiliza microcontroladores ATMEGA inserido em plataforma Arduino cujas soluções permitem que este projeto seja viável economicamente produzindo benefícios à sociedade.

Palavras–chave: arduino, estacionamentos, sistemas automatizados

1. INTRODUÇÃO

A crescente necessidade de veículos de locomoção pessoas e o aumento significativo da frota automobilista é uma realidade nas grandes cidades brasileiras. Disponibilizar vagas e garantir estacionamento rápido, seguro e sem aborrecimentos é um desafio permanente para clientes e empresários.

A automação de estacionamentos proporciona melhor aproveitamento das vagas existentes, ordena o fluxo e a circulação de veículos, além de fornecer uma completa informação gerencial para o controle eficaz do uso das vagas e da receita auferida pela sua ocupação.

No projeto utilizamos o Arduino, plataforma de hardware livre cujo traço característico é a simplicidade, pois é basicamente uma placa de circuito com entradas e saídas (I/O) micro controladas. O desenvolvimento do Projeto Vaga Fácil tem sua lógica realizada na verificação de vagas livres num sistema de estacionamento situado em qualquer instituição de ensino. O foco é propor uma solução para gerenciar as vagas disponíveis com a aplicação de material de caráter simples e de grande utilidade para os que utilizam dos espaços reservados para estacionamentos de veículos existentes nas entidades públicas ou privados. O projeto piloto está sendo desenvolvido, no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, por alguns discentes e docentes, do curso de Engenharia Elétrica, em função da relação inversamente proporcional entre o numero de veículos circulantes e o de vagas disponíveis no estacionamento daquela Instituição de ensino. O projeto proposto visa contribuir, através do uso da tecnologia microcontrolada, com o disciplinamento do trânsito na ocupação das vagas disponíveis em empreendimentos que haja necessidade de uma solução em estacionamentos cada vez mais congestionados.

Embora tenha sido desenvolvido e aplicado no IFPB, Instituição Federal de Ensino Técnico e Superior, o projeto pode ser utilizado em outras entidades que necessitem de soluções tecnológicas para seu ambiente de estacionamento.

2. MATERIAL E MÉTODOS

Arduino é uma plataforma de hardware livre, que tem atraído à atenção e o interesse de muitos entusiastas e curiosos em microeletrônica. A plataforma Arduino é caracterizada pela sua simplicidade, pois é basicamente uma placa de circuito com entradas e saídas (I/O) micro controladas, que serve de controle físico para outros dispositivos. É baseado no micro controlador Atmega da Atmel e foi desenvolvido com bibliotecas simples de C/C++, logo utilizando uma linguagem de alto

ISBN 978-85-62830-10-5 VII CONNEPI©2012

(2)

nível. Sua arquitetura propicia um conjunto de componentes facilmente acessíveis, flexíveis, de baixo custo e fáceis de utilizar.

O uso do Arduino tem a finalidade educativa para pessoas com conhecimento básico de eletrônica, mas com a sua facilidade de diversas criações, foi ocupando espaço em projetos complexos que envolvam o desenvolvimento de objetos interativos, independentes ou controlados nas áreas de automação e artes (plástica e musical). Uma placa Arduino consiste de: um microcontrolador AVR Atmel de oito bits com componentes complementares que facilitam a programação e incorporação da placa em outros circuitos.

Um aspecto importante do Arduino é o padrão com que seus conectores são expostos, permitindo à Unidade Central de Processamento (CPU) ser conectada aos shields, que constituem a variedade de módulos adicionais intercambiáveis. A placa do Arduino inclui um regulador linear para voltagem de 5v e um cristal oscilador de 16 MHz. Um micro controlador do Arduino é também pré-programado com um boot loader, que simplifica o envio (upload) dos programas para memória flash do circuito integrado (chip ), diferente de outras placas que tipicamente necessitam de um programador de chip externo.

Figura 1 – Esquemático de Simulação no Software Proteus © versão 7.7.

Para um estudo mais detalhado e minucioso do trabalho desenvolvido, foram realizados experimentos baseados no software de simulação Proteus© versão 7.7. Através da utilização dos módulos Ares e Isis existentes na plataforma do Proteus, produziu-se o esquemático de simulação conforme figura1.

A montagem do sistema, correspondente ao esquemático da simulação, foi implementada em uma maquete cuja estrutura está apresentada na figura 2. Foram utilizados, na plataforma de desenvolvimento Arduino de modelo UNO, componentes chaveadores denominados Reed-Switches (RS), que ao serem expostos a uma fonte magnética fecham seus contatos de metal situados nos seus interiores.Tais chaveadores determinam os níveis lógicos ALTOS e BAIXOS e uma lógica de programação aplicada às entradas do Arduino UNO. No instante do fechamento das Chaves RS através dos contatos com um dos carros experimentais, que possui um ímã aplicado em seu interior, gera-se um nível lógico ALTO que imediatamente informa e registra a um display de cristal líquido ( LCD) a vaga ocupada.Com esta ação, percebe-se a redução na quantidade de vagas disponíveis na maquete sendo visualizada automaticamente no display LCD do circuito com programação gerada para análise de níveis das entradas utilizadas.

(3)

O display LCD representa uma forma prática e de baixo custo para exibir informações. O ambiente arduino disponibiliza a biblioteca LiquidCrystal que facilita a programação de módulos para estes tipos de display que indica ao usuário a quantidade de vagas e os setores em que estão disponíveis, facilitando, portanto, a dinâmica funcional do estacionamento.

3. A IMPLEMENTAÇÃO PRÁTICA

Inicialmente foram discutidas as funcionalidades do projeto e os possíveis erros que iriam surgir na montagem e na simulação. Em seguida, foi desenvolvida a lógica de programação através do estudo das funções e das bibliotecas de C/C++.

Na intenção de construir a lógica adequada para a situação imposta, foram identificados os pinos de entrada e saída (I/O) e foram declaradas as variáveis da programação.

Figura 2 – Maquete de implementação prática.

Definiu-se a quantidade de linhas e colunas do display LCD para que sejam exibidos os setores e o número de vagas disponível. Diversas simulações foram realizadas no Software Proteus© e corrigiram-se os erros que surgiam em cada simulação. Após a efetiva depuração da simulação foi possível à obtenção do projeto final para ser montado e apresentado em uma maquete, como se vê na figura 2.

Durante a construção da maquete e procurou-se uma maneira de adaptar as variações das situações que iriam surgir num “estacionamento”. Colocaram-se nos “carrinhos” ímãs e simulou-se o funcionamento da maquete com a aproximação de um pequeno ímã para produzir o fechamento das chaves RS. Com o fechamento destas chaves surgem níveis ALTOS nas entradas do Arduino. A inserção do nível ALTO permite que a variável que armazena o número de vagas seja subtraída em uma unidade. O manuseio e a soldagem das chaves RS nas vagas do “estacionamento” exigiram bastante atenção para que as cápsulas de vidro que os revestem não fossem danificadas, em face da dilatação térmica e a torção mecânica as quais foram submetidas, inutilizando-as completamente.

A figura 3 apresenta a interligação do Arduino com o display LCD. Conectou-se o Display LCD às saídas do Arduino e às entradas correspondentes às chaves RS, que ficam nas vagas do estacionamento e são as responsáveis em alterar a quantidade de vagas por cada setor definida na programação; esta variação é visualizada no display LCD, informando ao usuário do estacionamento

(4)

quantas vagas disponíveis existem em cada setor de acordo com o universo amostral que foi fornecido as entradas disponíveis no modelo de arduino utilizado. No projeto proposto, foram utilizadas cinco entradas digitais, cinco entradas analógicas, um setor A com cinco vagas e um setor B também com cinco vagas, dispondo-se, portanto, de 10 vagas no estacionamento.

Figura 3 - Conexão entre o Arduino e o Display LCD: Aplicação prática com sinais externos nas entradas analógicas e digitais gerando sinal e sendo interpretadas por algoritmo com saída em visor LCD através da partição realizada em Setor A e Setor B.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Verificou-se que o Arduino é uma plataforma eficaz, para a experiência didática proposta, ao produzir resultados satisfatórios tanto nas simulações quanto na montagem.

Tal experimento ainda proporcionou ao grupo a expansibilidade do projeto através de tecnologias seriais sem fio para diversificação da projeção na estrutura física do estacionamento em situação a ser arquitetada em um projeto futuro.

Por fim, o projeto complementou a formação prática em microntroladores, experiências laboratoriais e trabalho em grupo, solicitado aos alunos do curso de Engenharia Elétrica do IFPB.

5. CONCLUSÕES

Com os estudos prático-teóricos realizados, constata-se que através de um projeto simples, didático e de baixo custo, é possível gerar uma solução versátil para a problemática atual da busca e viabilização de uma vaga em estacionamentos.

A facilidade proposta pela plataforma Arduíno proporcionou uma considerável confiabilidade ao produzir nos resultados obtidos uma margem de erro muito pequena se comparada com as que utilizam portas lógicas básicas. A comprovação de resultados satisfatórios, a facilidade de programação do Arduino e a viabilidade financeira do projeto proposto consolidou a ideia de expandir esta sistemática, em módulos particionados, através de uma conexão sem-fio (Wireless) a ser pesquisada por este grupo a fim de obter melhorias e aperfeiçoamento para um futuro lançamento acadêmico.

(5)

6. AGRADECIMENTOS

Agradecemos ao IFPB, pelos laboratórios disponibilizados, ao professor Marcos Cavalcante Meira, pelo constante apoio na idealização e pela base teórica ministrada cujos conteúdos foram aplicados no projeto, e ao marceneiro Sr. Assis do IFPB que nos auxiliou na montagem e criação de maquete didática.

7. REFERÊNCIAS

Arduiniana. (2009). Arduino software jewellry and wisdom. Disponível em < http://arduiniana.org/> Acesso em: 13 mar 2012.

Arduino. (2006, 14 July 2009). Portal Oficial da Plataforma Arduino. Disponível em <http://www.arduino.cc> Acesso em: 15 mar 2012.

Arroz, G., J. Monteiro, et al. (2007). Arquitetura de Computadores: Dos Sistemas Digitais aos

Microprocessadores. Lisboa, IST Press.

AVR. (2009). Program Space Reference. Disponível em < http://www.nongnu.org/avr-libc/user-manual/group__avr__pgmspace.html > Acesso em: 10 abr 2012.

Hayes, M. H. (1999). Schaum´s Outline of Theory and Problems of Digital Signal Processing. Washington DC, USA, McGraw-Hill.

Igoe, T. (2007). Making Things Talk. Sebastopol, USA, O´REILLY.

Santos, A. (2007). Servomotores. Disponível em <

http://www.esen.pt/on/file.php/45/Cerqueira/Servo_Motor.pdf > Acesso em: 14 mar 2012 Santos, N. P. (2008) Introdução ao Arduino. Revista PROGRAMAR, 39-44.

Santos, N. P. (2009) Arduino e a Aquisição de dados. Revista PROGRAMAR, 24-26.

Sousa, D. J. d. S. and N. C. Lavinia (2006). Conectando o PIC 16F877 a recursos avançados. São Paulo, Brazil.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Reconhecimento de face utilizando banco de imagens monocromáticas e coloridas através dos métodos da análise do componente principal (PCA) e da Rede Neural Artificial (RNA)

DATA: 17/out PERÍODO: MATUTINO ( ) VESPERTINO ( X ) NOTURNO ( ) LOCAL: Bloco XXIB - sala 11. Horário Nº Trabalho Título do trabalho

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

4.12 Upper panel: The symbols represent the absolute derivative of the quantity 6∆ν dr 0213 computed at maximum slope for the models with different masses and input physics

O objetivo principal deste estudo de caso era verificar o grau de valorização da medicina popular de plantas entre o próprio povo, tendo por base uma comunidade com diferentes

Portanto, podemos afirmar que alcançamos o nosso objetivo, pois o resultado do estudo realizado nos forneceu dados importantes para a compreensão daquilo que nos

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de