• Nenhum resultado encontrado

GEOGRAFIA. Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES COLÉGIO NAVAL/EPCAR MÓDULO 7 SUMÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GEOGRAFIA. Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES COLÉGIO NAVAL/EPCAR MÓDULO 7 SUMÁRIO"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7

SUMÁRIO

A POPULAÇÃO BRASILEIRA (PARTE 1) ___________________________________________ 3

A) FORMAÇÃO ÉTNICA _______________________________________________________ 3

B) MIGRAÇÕES INTER-REGIONAIS ______________________________________________ 6

C) O ÊXODO RURAL E O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO ______________________________ 9

D) POPULAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO ______________________________________ 11

EXERCÍCIOS DE COMBATE _____________________________________________________ 13

GABARITO _________________________________________________________________ 19

(3)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7

3

A POPULAÇÃO BRASILEIRA (PARTE 1):

A FORMAÇÃO ÉTNICA, AS MIGRAÇÕES

INTER-REGIONAIS, ÊXODO RURAL E URBANIZAÇÃO, A

POPULAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO

O estudo da dinâmica da população brasileira passa por diversos aspectos. No presente módulo iremos estudar o processo de formação étnica de nossa população, as migrações internas que se desenvolveram em diferentes momentos e processo de urbanização e setores da economia.

A) FORMAÇÃO ÉTNICA

O Brasil é marco por uma expressiva diversidade étnica que é resultado de um processo histórico desde a chegada dos portugueses até os dias de hoje. Vale lembrar que antes da chegada por portugueses existiam diversas tribos indígenas que já ocupavam nosso território por meio de uma relação muito próxima com a natureza.

Nesse sentido, os indígenas fazem parte da composição étnica de nossa sociedade, porém, como já comentados em módulos anteriores, tratam-se de grupamentos sociais que sofrem pressões constantes do avanço do agronegócio. Mas ainda assim, dos grupamentos indígenas, segundo dados do IBGE, constata-se a existência de cerca de 305 etnias que pronunciam mais de 270 idiomas.

(4)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7

O processo de colonização dos portugueses em nosso território fez com que os mesmos escravizassem diversas etnias do continente africano para o trabalho nas atividades econômicas desenvolvidas por aqui. Grande parte da população brasileira é composta por negros descendentes dessas tribos africanas.

Diversos povos europeus também contribuíram para nossa formação étnica. Portugueses, como já citado, franceses, holandeses, italianos e outros migraram para o Brasil. Com o fim da escravidão no Brasil, muitos deles vieram para trabalhar de forma assalariada e, inclusive, auxiliaram de forma decisiva no processo de industrialização.

A presença do imigrante europeu possibilitou uma incipiente industrialização nacional antes mesmo do impulso dado pelo Governo Federal a partir de 1930. O hábito de consumir produtos manufaturados fez com que alguns pequenos investidores lucrassem com a venda de produtos não-duráveis, como velas, móveis e roupas.

Em um segundo momento, a mão de obra assalariada que se encontrava nas lavouras tornou-se, com a crise da cafeicultura, mão de obra para a atividade fabril, uma vez que os mesmos já tinham experiência em seus países de origem, como no caso dos italianos.

Deve-se sublinhar também a grande mistura, ou melhor, miscigenação étnica dos diferentes povos que fazem parte da composição brasileira. A miscigenação que ocorre entre negros e brancos dá origem aos chamados de mulatos.

A miscigenação entre os brancos e índios dão origem aos mamelucos, que são considerados, em alguns estudos antropológicos, como a primeira geração de brasileiros após o período do descobrimento. E, por fim, a mistura étnica que se dá entre negros e índios origina os cafuzos.

(5)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7

5

Mas devemos lembrar que a composição étnica brasileira não é tão simples ou estanque assim. O que existem, na verdade, são milhares de grupamentos uma vez que as miscigenações vão se dando em diferentes graus de complexidade e, nesse sentido, qualquer classificação corre sempre o risco de estar caindo em restrições e limites muito amplos.

Tarsila do Amaral Operários

1933

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – que realiza estudos populacionais, em especial por meio do Censo Demográfico, classifica a diversidade da população brasileira fundamentada em cinco diferentes tipos de raças (terminologia adotada pelo IBGE): os brancos, os negros, os pardos, os amarelos e os indígenas, cuja distribuição podemos observar abaixo.

(6)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7

B) MIGRAÇÕES INTER-REGIONAIS

As migrações representam o processo de deslocamento de pessoas ou grupos sociais por meio do espaço geográfico e podem se dar de diferentes modos.

Existem alguns tipos básicos de migração: a migração pendular representa o deslocamento diário de pessoas que saem de seus municípios que habitam ou para estudar ou para trabalhar em outros e voltam no mesmo dia; a transumância representa uma migração sazonal, vinculada ao momento econômico ou estação do ano; êxodo rural o deslocamento de pessoas do campo para os centros urbanos; e as migrações inter-regionais, que nos interessa no presente momento, representam os deslocamentos internos, dentro do país, entre uma região e outra.

Os motivos que levam as pessoas ao deslocamento são diversos, como problemas ambientais, guerras e conflitos, perseguições etc. Porém o objetivo, geralmente, é o mesmo: busca de uma melhor condição/qualidade de vida.

Nesse sentido, destacam-se alguns períodos onde as migrações apresentam características homogêneas, ou seja, em comum:

SÉCULO XVII – PECUÁRIA EXTENSIVA

Migração de grupos sociais do litoral brasileiro, preferencialmente o litoral nordestino, em direção ao interior do país. Deslocamentos esses que foram importantes para a modificação dos traçados nacionais, auxiliando na interiorização do povoamento.

SÉCULO XVIII – MINERAÇÃO

Migração de grupos sociais da Região Nordeste e de São Paulo em direção à Região das Minas Gerais por conta do início da exploração das jazidas de outro, prata e diamante. Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais tornaram-se durante um bom tempo áreas de atração populacional, ao passo que a Região Nordeste, principalmente o Sertão nordestino, passou a ser uma grade área de repulsão populacional.

SÉCULO XIX – ATIVIDADE CAFEEIRA

A cafeicultura possibilitou a interiorização da ocupação do estado de São Paulo. Mesmo tendo forte migração internacional, principalmente de italianos, para o trabalho assalariado nas grandes lavouras, ocorreu um grande movimento interno em direção ao Sudeste, especialmente para São Paulo.

(7)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7

7

FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX – CICLO DA BORRACHA

Grandes levas de retirantes do Sertão nordestino, grande área de repulsão populacional foram em direção à Amazônia e, com o declínio da exploração da borracha, são direcionados para a Região Sudeste.

PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL – CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL

O processo de organização do espaço industrial brasileiro que se deu inicialmente no eixo Rio de Janeiro – São Paulo, por conta da concentração das condições acumuladas ao longo da cafeicultura. Essa concentração industrial no Sudeste fez com que um número expressivo de nordestinos migrassem para o eixo citado principalmente para a indústria da construção civil.

DÉCADA DE 1960 – CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA

Migração de nordestinos em direção ao centro do país e em direção à Amazônia. Em direção ao planalto central por conta da contração de Brasília e em direção ao Norte devido a formação da Zona Franca de Manaus e os projetos de extrativismo mineral.

(8)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7 DÉCADAS DE 1970 E 1980 – FRONTEIRAS AGROPECUÁRIAS

O processo de concentração de terras na Região Sul do país e o avanço da fronteira agropecuária fazem com que fazendeiros deslocassem em direção ao Brasil Central. O Centro-Oeste passa a ser a frente agrícola do país, onde se destacam a pecuária e a produção de grãos.

DÉCADA DE 1990 – FRONTEIRAS AGROPECUÁRIAS

Manutenção da expansão das fronteiras agropecuárias, só que agora do Brasil Central em direção à Amazônia. A valorização cada vez maior do agronegócio no Brasil, em especial a agricultura mecanizada da soja, avançam em direção ao Norte devido aos espaços disponíveis de serem inseridos na agricultura tecnificada.

DÉCADA DE 2000 – MOTIVAÇÕES SOCIOECONÔMICAS

A partir de então surgem as migrações de retorno. Nordestinos passam a retornar, porém, a Região Sudeste permanece como uma grande área de atração populacional das demais regiões do país. A melhoria nos centros urbanos e o surgimento de oportunidades de trabalho no Nordeste incentiva um grande número de pessoas a retornam aos seus estados de origem.

(9)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7

9

C) O ÊXODO RURAL E O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO

Vale ressaltar que o conceito de urbanização apresenta algumas confusões conceituais que merecem ser melhor esclarecidas. A urbanização corresponde ao processo de crescimento populacional das cidades maior do que o crescimento demográfico do campo. O espaço rural aos poucos vai dando origem ao espaço urbano tanto territorialmente, quanto do ponto de vista do peso político-econômico.

A consequente migração para os centros urbanos, o chamado êxodo rural, incrementa esse processo, gerando a formação de cidades que crescem de forma intensa e acelerada.

Observe o gráfico abaixo que ilustra bem como o Brasil passa a ser um país urbano, ou seja, com a maior parte das pessoas habitando os centros urbanos, entre as décadas de 1960 e 1970.

(10)

GEOGRAFIA

(11)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7

11

D) POPULAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

A relação entre população e mercado de trabalho está expressa em alguns indicadores sociais. Os principais que nos ajudam a entender essa relação são: População Economicamente Ativa (Pea), População Economicamente Inativa (Pei) e População em Idade Ativa (Pia).

Pea  indica o total de pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho ou que estão, de algum modo,

procurando se integrar ao mermo. Os que se encontram inseridos no mercado de trabalho são divididos em setores da economia.

SETORES DA ECONOMIA: Os três setores da economia são os seguintes

Primário  agricultura e extrativismo Secundário  indústria

Terciário  comércio e serviços

Vale lembrar que População Economicamente Ativa que se encontra inserida no mercado de trabalho faz parte do processo de arrecadação de impostos e tem seus direitos garantidos por meio da carteira de trabalho. As pessoas sem carteira de trabalho assinada mas que se encontram trabalhando em atividades informais não são passiveis de serem contabilizadas com exatidão.

Pei  representa a parte da população que não está empregada e que não está em busca de emprego.

Fazem parte deste grupo:

crianças menores de 10 anos

estudantes que não trabalham

serviços domésticos não remunerados

(12)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7

Pia  classificação de faixa etária que corresponde ao conjunto de pessoas que estão, em teoria, aptas

para exercerem uma atividade econômica, ou seja, se inserirem no mercado de trabalho. No Brasil a Pia é composta por toda a população com mais de 15 anos desde a Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar de 2011 realizada pelo IBGE. Anteriormente a Pia nacional era de 10 anos.

(13)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7

13

1. Analise a tabela a seguir e assinale a alternativa correta.

DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO OCUPADA POR SETORES DE ATIVIDADE NO BRASIL (2007)

SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO

20,5% 21,4% 58,1%

COMÉRCIO:

17,8%

SERVIÇOS:

40,3%

O fenômeno econômico relacionado com o caráter concentrador das atividades econômicas da população brasileira é a: a) financeirização do mercado b) terciarização econômica c) regionalização produtiva d) informalidade comercial e) desemprego conjuntural

2. É o conjunto de atividades econômicas responsável por extrair ou produzir as matérias-primas sobre o meio natural. No Brasil, é uma das atividades que menos oferecem empregos, mas uma das que possuem os maiores rendimentos.

O texto acima é descritivo: a) do setor primário b) do setor secundário c) do setor terciário

d) apenas da atividade industrial e) apenas da atividade agrícola

(14)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7

3. As cidades da região Sudeste do Brasil foram as que mais receberam migrantes oriundos do campo (êxodo rural) e também de outras regiões do país (migrações regionais), fato que se deu de forma mais acentuada na década de 1970 e nos anos posteriores.

Assim, o Sudeste consolidou-se como a região mais urbanizada do país. Tal ocorrência pode explicar-se: a) pelas preferências culturais dos migrantes.

b) pela maior presença de indústrias e empregos. c) pela maior receptividade da população local. d) pelo processo de marcha para o litoral do país. e) pela alto preço do solo nas demais regiões.

4. É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea. A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se afirmar que:

a) não são aglomerações tão grandes quanto as de outros países, porque elas são fragmentadas em vários municípios, como no caso de São Paulo.

b) são configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multimunicipais.

c) elas são aglomerações modestas em razão da inviabilidade de se administrar em países pobres áreas urbanas de grande porte.

d) apenas uma delas pode ser considerada de fato metrópole, logo, não se pode afirmar que no Brasil houve uma urbanização metropolitana.

e) elas estão com o seu crescimento paralisado, sofrendo, em alguns casos, encolhimento, em função de novas políticas de planejamento.

5. Leia o texto abaixo e responda às questões assinalando a alternativa correta:

Segundo o Relatório Mundial de Acompanhamento 2013 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) sobre a América Latina e Caribe, a urbanização é um estímulo importante para retirar os cidadãos da pobreza e promover o desenvolvimento. O documento avalia o progresso dos países da região no alcance dos ODM.

Levando em conta que mais de 80% dos bens e serviços mundiais são produzidos nas cidades, os países com elevados níveis de urbanização, desde a China até os da América Latina, desempenharam um papel essencial na redução da pobreza. No entanto, o relatório adverte que, se a urbanização não for administrada de modo adequado, também poderá gerar um crescimento descontrolado de favelas, doenças e delinquência. [...]

As áreas urbanas oferecem empregos mais bem remunerados e serviços básicos. Por esta razão, os pobres rurais estão dispostos a migrar e pagar para ter acesso a serviços essenciais. No Brasil, os trabalhadores rurais, cujo salário mínimo é de cerca de sete reais por hora, estavam dispostos a migrar e pagar 420 reais por ano para acesso a melhores serviços de saúde, 87 reais por água limpa e 42 reais por eletricidade.

Organização das Nações Unidas no Brasil. Urbanização adequada pode reduzir pobreza na América Latina e

(15)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7

15

A frase do texto “os pobres rurais estão dispostos a migrar e pagar para ter acesso a serviços essenciais” assinala o processo de:

a) migração rururbana b) urbanização planejada c) êxodo rural

d) urbanização do meio agrário e) abandono rural

6. O Sudeste brasileiro foi durante muitos anos a região brasileira que mais recebeu migrantes, no entanto, nas últimas décadas esse cenário mudou, atualmente a região Centro-Oeste é o principal destino para os fluxos migratórios. Essas regiões recebem migrantes de várias partes do Brasil. O complexo regional brasileiro que é a principal origem de emigrantes (que saem) é:

a) Sudeste b) Centro-Oeste c) Norte

d) Sul e) Nordeste

7. Migrações pendulares são:

a) movimentos da população rural em direção aos grandes centros urbanos. b) deslocamento maciço de populações urbanas em direção ao campo. c) movimentos ligados a atividades pastoris.

d) movimentos diários de trabalhadores entre o local de residência e o local de trabalho. e) troca de imigrantes entre as grandes regiões.

8. "Naquela época não tinha maquinaria, meu pai trabalhava na enxada. Meu pai era de Módena, minha mãe era de Capri e ficaram muito tempo na roça. Depois a família veio morar nessa travessa da avenida Paulista; agora está tudo mudado, já não entendo nada dessas ruas". Esse trecho de um depoimento de um descendente de imigrante, transcrito na obra Memória e Sociedade, de Ecléa Bosi, constitui um documento importante para a análise.

a) do processo de crescimento urbano paulista no início do século atual, que desencadeou crises constantes entre fazendeiros de café e industriais.

b) da imigração europeia para o Brasil, organizada pelos fazendeiros de café nas primeiras décadas do século XX, baseada em contratos de trabalho conhecidos como "sistema de parceria".

c) da imigração italiana, caracterizada pela contratação de mão-de-obra estrangeira para a lavoura cafeeira, e do posterior processo de migração e de crescimento urbano de São Paulo.

d) do percurso migratório italiano promovido pelos governos italiano e paulista, que organizavam a transferência de trabalhadores rurais para o setor manufatureiro.

e) da crise na produção cafeeira da primeira década do século XX, que forçou os fazendeiros paulistas a desempregar milhares de imigrantes italianos, acelerando o processo de industrialização.

(16)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7

9. De acordo com os fluxos migratórios no Brasil, assinale a alternativa correta.

a) Os fluxos migratórios do Nordeste para os grandes centros urbanos do Sudeste, sobretudo em direção ao estado de São Paulo, ocorreram a partir da década de 1970.

b) Os fluxos migratórios do Nordeste para a Amazônia, em direção a novas áreas agrícolas e garimpos, ocorreram a partir da década de 1980.

c) Os fluxos migratórios do Nordeste e sudeste para a região Centro Oeste ocorreram entre o final da década de 1970 e a de 1980, principalmente em razão da construção de Brasília.

d) Os fluxos migratórios dos estados do Sul, além de São Paulo e de Minas Gerais, para as regiões Centro Oeste e Norte, ocorreram especialmente a partir da década de 1960/70, graças à expansão das áreas de fronteira agrícola na região Centro Oeste e na Amazônia.

e) O fluxo contínuo e constante de nordestinos para o Sudeste e para a Amazônia ocorreu a partir da segunda metade do século XIX

10. Leia os trechos do texto ”Os brancos e o racismo“, escrito por Joseph Harker para o jornal inglês The Guardian e traduzido pelo O Estado de São Paulo de 11 de julho de 2002:

I. ”(...) racismo é uma combinação de preconceito e poder. E, infelizmente, o preconceito está profundamente arraigado nos seres humanos. (...)“

II. ”(...) Em todo o globo, os brancos são o grupo dominante e seu poder é usado diariamente, na política, economia, mídia. (...)“

III. ”(...) As medidas adotadas pelos que estão no poder criaram uma onda constante de imagens negativas, que se infiltram na consciência nacional. (...)“

Com base em seus conhecimentos e nos textos acima você diria que o autor afirma que: a) o racismo está profundamente arraigado nos seres humanos.

b) somente quem tem poder político, econômico e social é racista. c) os poderosos têm influência sobre a formação do racismo.

d) os meios de informação não têm influência sobre a imagem negativa que a sociedade tem das minorias raciais.

e) a consciência de uma pessoa é formada exclusivamente pela família, por isso a influência da sociedade, economia, política ou meios de informação não são importantes.

(17)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7

17

11. Leia o quadrinho da Mafalda abaixo:

Como vimos, Mafalda confunde os conceitos para se medir o desemprego. Na verdade, o conceito correto seria:

a) Indicador de desemprego. b) Índice de desemprego. c) Desemprego infantil.

d) População Economicamente Ativa. e) Igualdade de desemprego.

12. Leia com atenção alguns trechos da letra da música: Brasis. Brasis (Seu Jorge-Gabriel Moura)

Tem um Brasil que é próspero Outro não muda Um Brasil que investe E outro que suga Um de sunga, outro de gravata Tem um que faz amor E tem outro que mata ... Tem um Brasil que é lindo Tem um outro que fede O Brasil que dá é igualzinho ao que pede Pede paz, saúde, trabalho, dinheiro Pede pelas crianças do Brasil inteiro ... Tem um Brasil que soca Outro que apanha Um Brasil que saca Outro que chuta Perde e ganha Sobe e desce Vai à luta, bate bola porém não vai à escola ... O Pindorama eu quero o seu Porto Seguro Suas palmeiras, suas feiras, seu café Suas riquezas, praias, cachoeiras Quero ver o seu povo de cabeça em pé.

(18)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7

Os trechos da letra da música de Seu Jorge-Gabriel Moura expressam a realidade de um país que NÃO realizou:

a) o desenvolvimento de uma base industrial diversificada. b) o fortalecimento de grandes grupos industriais e financeiros. c) a modernização e a expansão da produção agrícola.

d) a distribuição da riqueza entre diferentes grupos sociais. e) a formação de um mercado consumidor interno.

13. Observe a exposição de um vendedor ambulante: "Nunca contribuí para a Previdência. Às vezes, me sinto como se não fizesse parte do Brasil, é como se a gente vivesse em outro país. Acho que ninguém tem registro do que eu faço. Desisti de procurar emprego há anos, pois o mercado me excluiu. E não me sinto empregado. Se eu ficar doente de uma hora pra outra? Não sei - diz ele, exibindo uma bandeirinha do país do qual se sente excluído." ("O Globo", 19/04/98) Depoimentos como esse traduzem a ideia de que existem duas modalidades de absorção do trabalhador pelo mercado: uma, na qual as atividades econômicas são formalizadas e os trabalhadores contribuem para a Previdência e têm carteira assinada; e outra, na qual predomina o vínculo informal com grande instabilidade e mobilidade entre as diversas ocupações dos trabalhadores.

Considerando a coexistência entre os setores formal e informal, a melhor caracterização do mercado de trabalho no Brasil está relacionada com a:

a) separação entre o campo e a cidade, dominando o emprego informal no primeiro e o formal na segunda

b) divisão social entre empregados e desempregados, evidenciando nos últimos a falta de experiência no mercado de trabalho

c) situação de exclusão da população das regiões mais ao norte, predominando os empregos no setor primário da economia

d) oscilação da população trabalhadora entre o emprego formal e informal, marcando uma tendência ao crescimento da informalidade

14. A região que forneceu o maior contingente de colos-imigrantes para a ocupação da fronteira agrícola, no Mato Grosso, Rondônia e Acre, durante os anos 70 e 80, foi a:

a) Norte b) Nordeste c) Centro-Oeste d) Sul

(19)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7

19 1. RESPOSTA: B 2. RESPOSTA: A 3. RESPOSTA: B 4. RESPOSTA: B 5. RESPOSTA: C 6. RESPOSTA: E 7. RESPOSTA: D 8. RESPOSTA: C 9. RESPOSTA: D 10. RESPOSTA: C 11. RESPOSTA: B

(20)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 7

12. RESPOSTA: D 13. RESPOSTA: D 14. RESPOSTA: D

Referências

Documentos relacionados

Contudo, nas áreas não adubadas com B, a porcentagem de plantas com hastes ocas foi, em média, de 44,14%, sendo que a incidência dessa anomalia sofreu drástica redução com

C U L T U R A D E C É L U L A S 3401 Inserto de 12 mm em Policarbonato Transwell Inserto de 75 mm em Embalagem de Insertos de Membrana de Poliéster e Policarbonato Transwell

MARCA SOMAR / MODELO BOMBAS MONOESTAGIO, HORIZONTAL, SHX2M 1.5CV MARCA SOMAR / MODELO BOMBAS MONOESTAGIO, HORIZONTAL, SHX2M 2.0CV MARCA SOMAR / MODELO BOMBAS

c) Apresentar Comprovante de Regularidade Trabalhista, constatada através da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. d) A Retenção dos Impostos Federais, da Previdência Social

As expressões em itálico e as linhas não devem ser impressas no documento final do(a) voluntário(a), destinando-se, exclusivamente, à utilização como orientação

A proposta deste trabalho surgiu da necessidade de se compreender, sob o ponto de vista da Análise do Comportamento, algumas características do atendimento

A utilização do balão de compressão endo- retal, como primeiro tratamento da hemorragia conseqüente à biópsia da próstata se mostrou efi- caz na grande maioria dos casos

Apesar do baixo número de ensaios para poder determinar um valor mais preciso para o módulo de rigidez à flexão, foi mostrada a incerteza do valor do módulo de rigidez à flexão