• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE SALA APOSTILA 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE SALA APOSTILA 2"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE SALA – APOSTILA 2 Aulas 19-20

1 A queda do preço do barril do petróleo afeta a produção do pré-sal em razão do alto custo de sua exploração em águas profundas. Dessa forma, com o baixo valor do barril no mercado internacional, é mais vantajoso importar o petróleo do que produzi-lo. No caso da Venezuela e da Rússia, a queda do preço afeta suas economias, que dependem da exportação do produto.

2 Alternativa: D.

Recursos energéticos de origem orgânica, como petróleo e gás natural, são encontrados apenas em bacias sedimentares terrestres ou recobertas pelo mar. No Brasil, grande parte do petróleo e gás natural pós-sal e pré-sal localiza-se em bacias como a de Campos e a de Santos. As unidades de relevo submarino associadas a essas bacias são a plataforma continental e o talude.

3 Alternativa: B.

No Brasil, a maior parte do petróleo e do gás natural localiza-se em bacias sedimentares, originadas, principalmente, na Era Mesozoica e recobertas pelo mar. O petróleo pós-sal é econtrado na rocha sedimentar relativamente mais superficial, enquanto o petróleo da camada pré-sal localiza-se em grande profundidade em rochas sedimentares recobertas por uma espessa camada de sal.

4 Alternativa: A.

A questão trata do pré-sal, nome pelo qual ficou conhecido um extenso conjunto de reservatórios de petróleo que se estendem por centenas de quilômetros da costa brasileira e estão localizados abaixo de uma camada de sal, em média a mais de 6.000 metros de profundidade. Além de ter o potencial de possuir grandes volumes de petróleo, que elevariam muito as reservas brasileiras, seu óleo é mais leve que outros normalmente encontrados em território brasileiro.

Aulas 21-22 1 Alternativa: A.

O carvão mineral foi a fonte de energia que teve maior destaque durante a Primeira Revolução Industrial. Ele era utilizado para aquecer as caldeiras das máquinas a vapor. As maiores reservas localizam-se no Hemisfério Norte, e destacam-se as dos Estados Unidos, Rússia e China. O grande problema, no entanto, é que, além de sua queima contribuir para a intensificação do efeito estufa, ela também libera o óxido de enxofre (SO2), que, ao se unir ao vapor-d’água na atmosfera, gera a chuva ácida.

2 Alternativa: C.

O gasoduto Brasil-Bolívia foi construído com o principal objetivo de disponibilizar grande quantidade de gás natural para uso em indústrias da região Centro-Sul. Espera-se, dessa forma, estimular a substituição da utilização de carvão e petróleo por gás como fonte de energia e, principalmente, estimular a instalação de novas unidades produtivas.

3. No governo de Stálin, a URSS adotou uma política denominada “política do liquidificador”, que se resumia em deslocar a população de origem russa para as repúblicas anexadas com o intuito de formar um país, ampliando a russificação das nacionalidades. Esse ocorrido explica a grande porcentagem de população russa na Crimeia (que, embora seja território ucraniano, foi anexada pela Rússia) e na Ucrânia, que atualmente enfrenta um conflito separatista pró-Rússia, alimentado inclusive pelo temor do corte de fornecimento de gás natural. Sob o ponto de vista político-militar, o conflito ganha proporções geopolíticas ao se constatar que a Rússia tem investido em

uma política de novo expansionismo amparada por sua base bélica. 4 Alternativa: C.

(2)

A partir da crise do petróleo na década de 1970, o Brasil tomou iniciativas para diversificar suas fontes de energia. Assim, foi criado o Proálcool, programa que desenvolveu o etanol, o biocombustível renovável de cana-de-açúcar. Na década de 2000, com o aprofundamento da preocupação com o meio ambiente e por razões econômicas, foi desenvolvido o programa de biodiesel, biocombustível substituto do diesel convencional e produzido a partir de óleos vegetais como soja, girassol, babaçu, dendê e mamona.

Aulas 23-24 1 Soma = 07

O item 08 está incorreto, pois a descrição corresponde à agropecuária intensiva, que utiliza extensões relativamente pequenas devido ao uso intensivo de técnicas e instrumentos.

O item 16 está incorreto, pois o plantation é típico de países subdesenvolvidos, sendo caracterizado por baixo nível tecnológico, mão de obra barata, latifúndios, monocultura e produção voltada à exportação de produtos tropicais.

2 Alternativa: B.

O organograma põe os bancos e o financiamento no topo, destacando o papel fundamental que o setor financeiro tem atualmente na agricultura, o que se deve à necessidade de grandes investimentos em maquinários e outras tecnologias.

3 Alternativa: E.

(1) A Agricultura de Subsistência caracteriza-se pela pequena propriedade com baixo grau de financeirização e, portanto, deficiente em tecnologia e automação; utiliza, portanto, mão de obra familiar.

(2) A Empresa Agrícola define-se pela produção comercial e pelo elevado grau de tecnologia e investimentos, resultando em grande produtividade.

(3) O Complexo Agroindustrial define-se pela estrutura de produção agropecuária que compreende a produção, o beneficiamento, o escoamento e a exportação. É bastante financeirizada.

(4) As plantations representam o modelo de exploração colonial implantado pelos europeus a partir do século XVI, cujas características são a grande propriedade, a mão de obra escrava e a produção monocultora para o mercado externo.

4 Alternativa: B.

No mundo, convivem diversos sistemas agrícolas e um quadro complexo no comércio internacional (exportações e importações) de produtos do agronegócio.

[2] Costa Oeste dos Estados Unidos (Califórnia): fruticultura com irrigação sistemática, a exemplo da laranja, da uva e do vinho.

[3] Estados Unidos e União Europeia: o setor de agronegócios é protegido com medidas protecionistas e subsídios que dificultam a entrada de importados; na OMC, o grupo G20/comercial, do qual o Brasil faz parte, fez pressão para que houvesse uma maior abertura dos mercados dos países desenvolvidos, com o intuito de facilitar a entrada de produtos agropecuários dos países emergentes e subdesenvolvidos.

[4] Zonas tropicais da América Latina, Ásia e África: amplas áreas destinadas à modalidade de plantation, isto é, latifúndios monocultores que exploram mão de obra barata e produzem para exportação. Exemplos: cacau (Costa do Marfim), cana-de-açúcar (Brasil), café (Colômbia) e banana (Honduras).

[1] Sul e Sudeste Asiáticos: dominância da agricultura de jardinagem em pequenas propriedades; uso intensivo de mão de obra e técnicas de conservação do solo como o terraceamento. Exemplo: cultivo de arroz (China, Indonésia e Tailândia).

5 Podem ser considerados como consequência do processo de modernização do campo: a utilização de maquinários, insumos (defensivos, fertilizantes, sementes selecionadas) e transgênicos; o

(3)

aumento da produção e da produtividade; a financeirização e latifundiarização da produção; o êxodo rural; e o aquecimento da produção para o mercado externo.

Aulas 25-26

1 a) O forte aumento de produtividade da agricultura brasileira vem ocorrendo devido ao intenso uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Tais estratégias, na intensidade em que estão sendo utilizadas, tendem a mudar a agricultura de forma a tornar questionável a primeira afirmativa. Dizendo de outra forma, a tecnificação da agricultura vem aproximando-a cada vez mais da indústria e do tempo que caracteriza essa unidade produtiva.

b) A afirmativa III refere-se à concentração do capital nas mãos de poucas empresas estrangeiras, principalmente em setores como o da biotecnologia, que exigem grandes investimentos. Essa concentração do capital gera grande poder de controle do mercado consumidor por parte das empresas.

c) Em termos ambientais, o uso intensivo de agrotóxicos provoca vários impactos no meio; poderíamos citar como exemplos a contaminação do solo e da água e a diminuição da biodiversidade. Em termos sociais, pode-se falar da intoxicação dos trabalhadores e da concentração da estrutura fundiária, devido à incapacidade dos camponeses de concorrerem com os grandes produtores, uma vez que os altos investimentos em agrotóxicos, que só os grandes podem fazer, permitem que eles dominem o mercado.

2 Alternativa: C.

O mapa destaca fluxos migratórios relacionados à expansão da fronteira agrícola em estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. É perceptível também as migrações de nordestinos para o Rio de Janeiro e Centro-Oeste.

3 Os dois biomas que mais vêm sofrendo com o avanço da soja são o cerrado e a Floresta Amazônica. A elevação da produção e da produtividade da soja no Centro-Oeste se devem à aplicação de adubos e agrotóxicos, à mecanização e ao desenvolvimento de técnicas de melhoria do solo.

4 a) A expansão da produção de cana-de-açúcar no campo brasileiro foi um dos grandes vetores da chamada modernização agrícola, caracterizada pela substituição da agricultura camponesa de subsistência por uma agricultura comercial voltada à exportação (do açúcar) ou à agroindústria (açúcar e etanol) e pelo desemprego promovido pela mecanização. Tal processo contribuiu para a intensificação da concentração fundiária e para o aumento do êxodo rural. Apesar de o Estado de São Paulo ser o maior produtor, a expansão atual se dá nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Goiás.

b) As políticas de segurança alimentar têm como objetivo a garantia de alimentação saudável para a população, seja de um país ou de uma região mais específica. Podem estar incluídos em tais políticas o estímulo à produção de alimentos e a garantia de que essa produção seja sustentável, não comprometendo, portanto, a segurança alimentar de futuras gerações.

5 Alternativa: E.

O Brasil é uma potência no agronegócio e um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, situação que leva à contaminação do solo e dos recursos hídricos. Problemas de saúde também são frequentes em trabalhadores rurais e consumidores. Entre as medidas necessárias para combater os problemas estão: o aumento da fiscalização governamental quanto ao uso excessivo de agrotóxicos, a proibição do uso de agrotóxicos perigosos e o estímulo à agricultura orgânica sustentável com certificação adequada.

Aulas 27-28 1 Alternativa: A.

(4)

Centro-Oeste e Norte são as regiões brasileiras com maior concentração fundiária, o que se deve ao fato de terem sido ocupadas por meio dos grandes projetos de colonização – com objetivos agrícolas – realizados durante as décadas de 1960, 1970 e 1980.

2 Alternativa: C.

O foco da questão é a relação entre as características da organização espacial e suas consequências nos processos sociais. O exemplo dado é o da relação entre a estrutura fundiária brasileira, extremamente concentrada, e o processo de urbanização exagerado pelo qual o país passou, o que se intensifica ainda mais com o processo de mecanização da agricultura. Em ambos os casos –, concentração fundiária e mecanização –, pode-se notar o estímulo à imigração do campo para a cidade.

3 Alternativa: A.

A tensão social envolvendo indígenas resulta do processo de ocupação de áreas indígenas em decorrência do avanço das frentes agrícolas, da instalação de usinas hidrelétricas, da mineração e do desmatamento ilegal. Estão incorretas as alternativas: b, d e e, porque a reforma agrária, a agricultura familiar e a mecanização do campo não correspondem às causas da tensão com os indígenas; a alternativa c está incorreta porque a demarcação das terras indígenas está prevista na constituição de 1988.

4 a) O conflito de natureza social relacionado à lei em questão se dá entre o interesse privado do produtor agrícola e o interesse público, ou interesse comum, representado pela preservação das matas, dos rios e das terras protegidas pela cobertura vegetal.

b) A maior parte dos entrevistados concorda com o ponto de vista da lei, o que parece indicar que realmente a preservação não só é representante do bem comum como também é reconhecida como tal.

5 Alternativa: A.

A questão fundiária envolve aspectos sociais e produtivos; entretanto, ao longo da história, tem permanecido inalterada em sua tendência de concentração. Estão incorretas as alternativas: b, c e d, porque, em razão da concentração fundiária, ou seja, do predomínio das grandes propriedades comerciais, posterga-se a exclusão social do trabalhador rural, reduz-se investimento e capacidade da agricultura familiar e potencializa-se a degradação ambiental; a alternativa e está incorreta porque a terra é uma mercadoria e, tal qual, tem valor de mercado, o que impossibilita o acesso democrático a ela.

Aulas 29-30

1 a) Estado é a instituição que organiza politicamente uma sociedade. Ele existe sempre que é possível diferenciar os governantes dos governados, seja qual for o sistema político. A diferença entre Estado e governo é que, enquanto o Estado é a instituição acima citada, o governo é o conjunto de pessoas que controla tal instituição durante determinado período, podendo-se diferenciar, por exemplo, o governo “Lula” do governo “FHC”, que controlaram o Estado brasileiro em períodos distintos.

b) Porque, atualmente, o sistema internacional é formado por Estados nacionais, cada um tendo sua soberania reconhecida pelos outros, contanto que siga as regras das relações internacionais. Outras instituições, como as empresas, as ONGs ou as igrejas, têm de se submeter às regras que cada Estado define para seu território, sobre o qual tem soberania.

2 Alternativa: C.

No caso da Iugoslávia, os fatores que levaram à fragmentação territorial foram: a crise econômica do socialismo real e as rivalidades étnicas e religiosas. O processo foi violento, uma vez que a Sérvia foi contrária à fragmentação do país e teve atritos com várias das regiões separatistas. Na Bósnia-Hezergovina aconteceu uma guerra civil entre sérvios (desejavam a permanência na

(5)

Iugoslávia), croatas e muçulmanos (reivindicavam a independência). A Iugoslávia fragmentou-se em: Eslovênia, Croácia, Bósnia-Hezergóvina, Macedônia, Kosovo, Sérvia e Montenegro.

3 Alternativa: B.

A bipolaridade entre Estados Unidos e União Soviética no período da Guerra Fria fazia com que conflitos aparentemente pequenos tomassem proporções políticas mundiais, uma vez que se podia ter, como ocorreu no caso da Coreia e em vários outros, o alinhamento de cada um dos lados a uma das grandes potências.

4 Alternativa: A.

O CS da ONU é uma herança da Ordem Bipolar da Guerra Fria, o que fica claro quando percebemos que, de seus membros permanentes (e com direito de veto), dois eram socialistas (China e URSS) e três capitalistas (EUA, Reino Unido e França) na época da Guerra Fria. Também chama a atenção o fato de que eram essas as cinco potências nucleares da época, o que também era uma característica daquela organização do poder mundial.

Aulas 31-32 1 Alternativa: D.

A afirmação I está incorreta, pois apesar de essa visão às vezes transparecer em discursos de políticos e outras lideranças, não há, por parte das Nações Unidas, essa posição, assumida oficialmente, que divide os povos em primitivos e não primitivos.

2. Segundo a visão do mundo unipolar, o poder militar dos Estados Unidos faria deste o único pólo de poder hegemônico no mundo, sendo os outros apenas subpolos de poder; no caso, meramente econômicos. Já segundo a visão multipolar, os Estados Unidos dividiriam a hegemonia mundial com a União Europeia, com o Japão e, principalmente, com a China. Nesse caso, a hegemonia é determinada pelo poder econômico, uma vez que o poder militar ainda está muito ligado à hegemonia estadunidense.

3 Alternativa: C.

Apesar de ainda ser apenas uma tendência e não ter se manifestado na prática política, o crescimento econômico da China está resultando em um aumento de seu poder militar, superando, dessa forma, a situação de unipolaridade bélica (da parte dos Estados Unidos) que vem caracterizando a ordem pós-Guerra Fria.

4 Alternativa: A.

Atualmente, além da visão da multipolaridade devido ao poder da China, da União Europeia e do Japão, relativizando o poder dos Estados Unidos, há também o crescimento do poder de países até então fora da luta pela hegemonia em escala mundial. Destaca-se, nesse sentido, o BRICS.

Aulas 33-34 1 Alternativa: B.

Em termos culturais, econômicos e políticos, há uma clara continuidade entre a Europa e a Ásia, pelo menos na região da Rússia. Na visão clássica, o que divide mesmo os dois continentes são os montes Urais, ou seja, o limite é meramente físico.

2 Alternativa: A.

Nas três primeiras situações apontadas pela tira, as tentativas de unificação da Europa, ou de parte dela, ocorreram por meios militares. Nesses casos, a unificação se daria sob o comando de uma nação conquistadora, como seria o caso da tentativa de Hitler de fundar o Terceiro Reich. Na situação atual, ao contrário, a unificação, representada pela formação da União Europeia, apresenta um caráter voluntário, ou seja, é uma opção dos membros participantes, e não uma imposição.

(6)

3 V; F; V; F; V.

Falsa – Apesar de haver uma relação direta entre a expansão da UE e a da Otan, não se pode afirmar que a primeira tem seu peso centrado na esfera bélica. Essa questão continua ligada à Otan, organização bem mais ampla que a UE.

Falsa – A Guerra Fria não era uma disputa econômica, mas sim político-militar, não sendo possível, portanto, fazer essa associação. Além disso, não há uma disputa pela hegemonia militar entre Estados Unidos e UE, visto que, apesar de vivenciar uma crise em sua hegemonia política, o país segue como a maior potência militar mundial.

4 a) Entre as vantagens a seguir, pode-se citar duas:

– integração econômica, proporcionando aumento das compras e vendas entre os países, o que tende a impulsionar o crescimento econômico de cada um deles.

– integração produtiva, possibilitando complementaridade entre as economias nacionais por meio da troca de matérias-primas, máquinas e mão de obra.

– diminuição das taxas alfandegárias e outras barreiras à importação/exportação, proporcionando maior acesso às mercadorias vindas de outros países.

– possibilidade de criação de organismos reguladores para controlar melhor a economia dos países do bloco, diminuindo a fragilidade que existia em cada país separadamente.

– maior poder do bloco no conjunto da economia mundial do que possuía cada país-membro isoladamente.

b) A principal característica que diferencia a União Europeia de outros blocos é a existência da união política, representada pelo Parlamento Europeu.

Aulas 35-36 1 Alternativa: D.

Esse exercício nos proporciona um outro enfoque sobre a questão demográfica europeia. Apesar de ser um problema geral, a queda da fecundidade é menor entre a população católica da Irlanda do Norte, devido a fatores culturais.

2 Alternativa: E.

O aumento do desemprego e da imigração vem levando ao crescimento dos questionamentos acerca da livre circulação de mão de obra no contexto da União Europeia. Esse é um dos muitos sinais da crise pela qual o bloco passa atualmente.

3 Alternativa: C.

Apesar da xenofobia existente no continente, muitos países europeus dependem da entrada de imigrantes para compensar a tendência de estacionamento ou mesmo de queda da população devido à diminuição das taxas de fecundidade.

4 Alternativa: C.

Um dos principais sintomas da crise econômica que assola a Europa é, justamente, o crescente desemprego, que se liga à desindustrialização e à crise de confiança na moeda única.

Referências

Documentos relacionados

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

No sentido de verificar a estabilidade do efeito corona, foram preparadas 2 amostras de tecido engomado de algodão para cada tempo de tratamento corona (1 a 25 min.), sendo que

humanos; condução de pesquisa envolvendo seres humanos; reconhecimento de autoria; propriedade intelectual; relação empresa/indústria- universidade; o processo de

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Este artigo parte de um contexto de mudança de paradigma no que diz respeito ao arquivo, assim como da emergência de novas formas de experimentar a memória através da arte do

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Objetivos - Avaliar a prevalência de anemia e seus determinantes entre crianças de 2 a 5 anos de idade, atendidas pelo programa Estratégia Saúde da Família ESF; analisar a