• Nenhum resultado encontrado

Decupagem ou Análise Técnica: Com o roteiro pronto, começa o processo de levantamento de necessidades cena a cena. Este processo é conhecido como

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Decupagem ou Análise Técnica: Com o roteiro pronto, começa o processo de levantamento de necessidades cena a cena. Este processo é conhecido como"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)

Decupagem ou Análise Técnica: Com o roteiro pronto, começa o processo de levantamento de necessidades cena a cena. Este processo é conhecido como

decupagem. É aqui que se decide, baseado no custo e na opção estética, qual será o

(5)

Filme: ANA MARIA Cena 1

Local: Locação praia com Chapéus de sol Atores: 2 - Ana Maria e Seu Pedro

Figurino: Vestido de algodão, uniforme de sorveteiro

Figuração: Pessoas na praia

Objetos de cena: Carrinho de sorvete. Material de praia para figuração

Equipamento: Câmera com Zoom, equipamento de captação de som

Equipe: Diretor, ass. de direção, continuista,

diretor de fotografia, operador de câmera, técnico de som direto, equipe de produção, figurinista, cenógrafo, maquinista.

Obs.: Não esquecer da alimentação da equipe e atores/ figuração.

(6)
(7)

Uma pequena lousa onde está marcado o número da cena, do plano e do take além do nome do vídeo e um espaço para observações.

Ela deve ser preenchida e filmada por cerca de 10 segundos antes de cada take. Se o som estiver sendo captado por um gravador externo

(não pela câmera) Ela deve ser ditada e ter capacidade de produzir um ruído seco que corresponda a um movimento rápido e preciso

na imagem (normalmente uma haste de madeira presa à claquete é usada para isto).

Este som e movimento vão permitir que o vídeo e o audio sejam

(8)
(9)

Durante a filmagem, alguém da equipe, geralmente o assistente de direção, vai preenchendo uma ficha de filmagem, onde

se anota de forma rápida o que aconteceu em cada take e quais foram os melhores

(10)

Vídeo: ANA MARIA [...]

CENA 1 (Praia Manhã)

Plano 2 - Close Seu Pedro

TAKE: 01 Seu Pedro errou o texto 02 Seu Pedro ainda tenso

03 não valeu (passou carro buzinando)

04 Ruim de interpretação 05 mais ou menos

06 melhorzinha

07 acabou a fita no meio do take 08 A BOA

[...]

(11)
(12)

Sair para as locações com a equipe garante a oportunidade de realizar um bom programa, além, de garantir uma interação entre o grupo, que resultam em um trabalho satisfatório e de qualidade no futuro.

O bom produtor, deve explicar sobre a produção e o roteiro ao câmera. Deve-se iniciar a produção filmando primeiro as cenas importantes da história e fazendo as externas primeiro caso ocorra uma mudança climática, não seremos pegos de surpresa.

(13)

Deve-se montar as sequências de cenas na cabeça, terminando todas as tomadas em um cenário antes de mudar para outra locação. Fazer mais tomadas e planejá-las, para que possa haver opção de escolha na hora da edição. Não se deve esquecer de fazer a lição de casa, lembrar que cada tomada é importante, filmar a vista geral, f a z e r u m a t o m a d a d e s c r i t i v a n a s entrevistas, evitar pulos na imagem que possuem efeitos desagradáveis ao espectador, utilizar cortes intermediários para suavizar os cortes bruscos.

(14)

O corte brusco na maioria das vezes é evidente, quando se corta uma cena no meio ou compactando o tempo, não devemos subestimar quem assiste à nossa produção, o telespectador vive o que assiste, um descuido tira a realidade e a veracidade do assunto tratado. (Microfones em cenas). Fazer tomadas neutras, utilizar os inserts tornando a ação mais lenta, não confiar em imagens de arquivo e filmar o que for possível, são alguns dos cuidados a serem tomados.

(15)

Para um som melhor deve-se dizer ao técnico de som o que se esta querendo,

fazer as tomadas com som direto e sincronizado, usar uma claquete, eliminar os ruídos da locação, se eles persistirem mudar a locação ou fazer com que eles apareçam.

(16)

A iluminação deve ser utilizada para dirigir a atenção do espectador para o sujeito principal, evitando sombras duplas no nariz do mesmo, iluminando assim o cenário por igual, deslocando o objeto de filmagem mais a frente, verificar a iluminação com os olhos semicerrados para ver onde está mais iluminado e tomando cuidado com as cenas de alto contraste.

(17)

Filmar demais não é a solução de uma boa produção, o segredo está em planejar cada tomada e sequência. Dar um tempo ao iniciar a gravação de uma cena, e ao terminá-la, garante boas tomadas sem cortes bruscos na atuação. Use o monitor para não haver susto com o que foi filmado, ele é o olho “fiel” do que está sendo registrado. Use o tripé ou tripé sobre roda, pois o estilo pula-pula é extremamente desnecessário e antiprofissional (Salvo exceções!!!).

(18)
(19)

Na edição selecionamos as melhores tomadas de cena, a fim de realizar nossa matéria / filme / vídeo. A chave da edição é descobrir o ponto preciso onde a tomada de cena começa a ficar interessante e o ponto preciso onde ela deixa de ser interessante.

Devemos nos perguntar qual das partes funciona melhor. Nas tomadas com movimento, o tempo de vida natural pode ser considerado maior e ele também é afetado pelos planos seguintes.

(20)

Na edição também temos que encontrar um modo de reunir as imagens a fim de montar a reportagem / filme / vídeo. Fazer uma lista contendo o número do rolo, da cena e do take e uma descrição sucinta do conteúdo (decupagem), tal trabalho é feito pelo c o n t r a - r e g r a , m a s n u n c a f a z m a l acompanhar “um filho” de perto.

(21)

Depois de terminada a filmagem, usando a ficha de filmagem como guia, são escolhidos os takes que serão utilizados

na edição. E nada mais é que uma lista dos takes utilizáveis, escritas no formato

cena/plano/take: […] , 1/2/6, 1/2/8, [...]

DECUPAGEM

DO MATERIAL

(22)

EDIÇÃO

Tome cuidado com os problemas na imagem que poderão causar problemas na edição. Para que isso não aconteça deve-se ver as imagens antes de ter acabado todas os dias de filmagem. (Isso evita ter que armar o set novamente para refilmar alguma cena) Indique a ordem de montagem. O diretor deve estar presente na sala de montagem e depois assistir a primeira versão do filme para ver se ele é realmente bom .

(23)

Verifique a duração do filme, se os cortes nas cenas ficaram suaves, se eles estão passando naturalmente, cortar as pontas paradas dos movimentos de câmera e dos movimentos tremidos, não alimente esperanças em relação as tomadas pois elas podem ficar boas ou não, use fusões entre seqüências mas só quando houver uma razão especial, sobreponha o som as imagens apenas depois da edição, guarde seus pedaços de cena, grave a locução como trilha gravada. Obtenha aprovação do filme e do texto para locução, e terminada a edição considere-a como final para não dar margem a pensar duas vezes e refazer todo o trabalho.

(24)

O tempo de edição, em vídeo, é limitado, portanto aproveite ao máximo o tempo na ilha de edição duplicando todo o material em um videocassete de trabalho, onde você marcará os cortes, usando de preferência o Time code, isso economiza seu tempo na ilha de edição, tal processo tem o nome de decupagem. Chegue á ilha de edição com a lista das cenas e cortes pretendidos totalmente roteirizados.

(25)
(26)

Digitalização: passagem do material escolhido para o computador onde será feita a edição. Hoje em dia os equipamentos de edição (dos mais baratos aos mais sofisticados) são baseados em computador e utilizam de um método chamado "Edição não linear"

onde após a digitalização se tem um grande controle sobre o material. O método mais antigo,

edição linear (O que foi citado anteriormente),

embora não perca tempo digitalizando o material, é muito menos flexível e mais demorado.

(27)

Edição e Finalização: é o processo onde o vídeo ganha sua forma final, com todas as transições, letreiros, sons e efeitos.

(28)
(29)

Ao diagramar o roteiro, anote onde a locução deve ser sincronizada perfeitamente, coloque a cronometragem entre colchetes. Deixe o texto claro, curto e simples, não deixe os parágrafos terminarem na página seguinte, use clipes no lugar de grampos para prender as folhas, escreva os numerais em palavras, remova os cacófatos, e cheque o texto em conjunto com a imagem, antes de gravá-lo.

(30)
(31)

Um ensaio antes de gravar é ideal para que

o locutor “pegue” o espírito que o vídeo

deve ter, você deve acompanhá-lo na leitura e corrigir a acentuação das frases e palavras, deixando a locução como imaginada durante o processo de edição.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

The lagrangian particle tracking model was used to stu- dy the dispersion of particles released in different lagoon channels, the advection of particles released

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre