• Nenhum resultado encontrado

Curso Esfera Processo do Trabalho Preparatório para OAB 1ª Fase

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curso Esfera Processo do Trabalho Preparatório para OAB 1ª Fase"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Curso Esfera – Processo do Trabalho – Preparatório para OAB – 1ª Fase

Prof. Fagner Sandes – E-mail: fsandes@oi.com.br

1. Submetida uma demanda trabalhista à comissão de conciliação prévia, foi celebrado acordo, porém, a empresa não o cumpriu. Sendo assim,

a) o acordo celebrado é um título executivo, como o são os termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministério Público do Trabalho.

b) em face do não-cumprimento de acordo, o trabalhador está de posse de um título executivo judicial.

c) como foi celebrado em comissão de conciliação prévia, o acordo não é considerado título executivo.

d) deverá ser fornecida ao trabalhador declaração de conciliação frustrada.

e) somente o acordo realizado perante a justiça do trabalho é considerado um título executivo. 2. Considerando a jurisprudência do TST sobre ação rescisória, assinale a alternativa incorreta:

a) O prazo de decadência, na ação rescisória, conta-se do dia imediatamente subsequente ao transito em julgado da última decisão proferida, desde que seja de mérito.

b) O acordo homologado judicialmente tem força de decisão irrecorrível, na forma do art. 831 da CLT. Assim sendo, o termo conciliatório transita em julgado na data da sua homologação judicial. c) Na hipótese de colusão das partes, o prazo decadencial da ação rescisória somente começa a fluir para o Ministério Público, que não interveio no processo principal, a partir do momento em que tem ciência da fraude.

d) Não ofende o princípio do duplo grau de jurisdição a decisão do TST que, após afastar a decadência em sede de recurso ordinário, aprecia desde logo a lide, se a causa versar questão exclusivamente de direito e estiver em condições de imediato julgamento.

e) Conta-se o prazo decadencial da ação rescisória, após o decurso do prazo legal previsto para a interposição do recurso extraordinário, apenas quando esgotadas todas as vias recursais ordinárias.

3. João, 16 anos de idade, laborava registrado para a empresa Zatata, quando foi dispensado sem justa causa. João pretende ajuizar reclamação trabalhista. Neste caso, em regra, João

a) poderá ajuizar a reclamação, mas deverá ser assistido pelos seus representantes legais.

b) poderá ajuizar a reclamação, mas deverá ser assistido obrigatoriamente pela Procuradoria da Justiça do Trabalho.

c) poderá ajuizar a reclamação independentemente de assistência ou representação, necessitando apenas de um advogado constituído em razão da sua idade. d) poderá ajuizar a reclamação independentemente de assistência ou representação, não sendo obrigatória a constituição de advogado em razão do princípio do jus postulandi.

e) não poderá ajuizar a reclamação, tendo em vista que ele não poderia ter celebrado contrato de trabalho por ter 16 anos de idade.

4. De acordo com a CLT é incorreto afirmar que:

a) Os dissídios individuais ou coletivos submetidos à apreciação da Justiça do Trabalho serão sempre sujeitos à conciliação.

b) O juízes e tribunais do trabalho empregarão sempre os seus bons ofícios e persuasão no

(2)

sentido de uma solução conciliatória dos conflitos.

c) Não havendo acordo, o juízo conciliatório converter-se-á obrigatoriamente em arbitral. d) É ilícito as partes celebrarem acordo que ponha termo ao processo após o encerramento do juízo conciliatório.

e) Os juízos e tribunais do trabalho terão ampla liberdade na direção do processo.

5. A empresa Kai LTDA-ME, de propriedade dos irmãos Sanção e Dalila, foi intimada da reclamação trabalhista, tendo a audiência UNA sido marcada. Na data da audiência, os sócios da empresa estarão viajando e não poderão comparecer. Neste caso, a empresa deverá nomear um preposto que

a) deverá ser necessariamente um descendente dos sócios e, na falta destes, um ascendente ou outro irmão.

b) poderá ser o advogado que estiver legalmente constituído posto que este pode acumular a função de advogado e preposto.

c) poderá ser um membro da família, desde que parente consanguíneo de primeiro grau, sendo exigido que este labore na empresa.

d) deverá ser necessariamente um empregado da empresa que tenha conhecimento dos fatos. e) poderá ser qualquer pessoa que tenha conhecimento dos fatos, não havendo necessidade de ser empregado.

6. No processo de trabalho, com o manifesto propósito de facilitar a prestação jurisdicional ao trabalhador, adotou o legislador critério diverso do Código de Processo Civil, acolhendo o chamado jus postulandi. Tendo em mira este instituto, é correto dizer que ele alcança:

a) somente o empregado;

b) somente o empregador;

c) terceiros alheios à demanda, que venham a sofrer turbação ou esbulho na posse de seus bens por ato de apreensão judicial;

d) o empregado e o empregador;

e) o empregado e terceiros alheios à demanda, que venham a sofrer turbação ou esbulho na posse de seus bens por ato de apreensão judicial.

7. Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a alternativa incorreta:

a) É extemporâneo recurso interposto antes de publicado o acórdão impugnado.

b) A interrupção do prazo recursal em razão da interposição de embargos de declaração pela parte adversa não acarreta qualquer prejuízo àquele que apresentou seu recurso tempestivamente.

c) Havendo pedido expresso de que as intimações e publicações sejam realizadas exclusivamente em nome de determinado advogado, a comunicação em nome de outro profissional constituído nos autos é nula, salvo se constatada a inexistência de prejuízo.

d) O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho. e) O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinário, não transfere ao Tribunal a apreciação dos fundamentos da inicial ou da defesa, somente se examinados pela sentença, ainda que não renovados em contrarrazões. 8. No processo do trabalho, das decisões interlocutórias caberá, em regra:

(3)

b) recurso de revista. c) agravo de petição. d) agravo de instrumento. e) nenhum recurso.

9. Analise os itens a seguir

I Aplica-se a confissão à parte que, expressamente intimada com aquela cominação, não comparecer à audiência em prosseguimento, na qual deveria depor.

II - A prova pré-constituída nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confissão ficta (art. 400, I, CPC), não implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores.

III- A vedação à produção de prova posterior pela parte confessa somente a ela se aplica, não afetando o exercício, pelo magistrado, do poder/dever de conduzir o processo.

Está correto o que se afirma em: a) I apenas.

b) II apenas. c) III apenas. d) II e III apenas. e) I, II e III.

10. Assinale a alternativa incorreta:

a) A compensação, ou retenção, só poderá ser arguida como matéria de defesa.

b) A compensação, na Justiça do Trabalho, está restrita a dívidas de natureza trabalhista.

c) A compensação só poderá ser arguida com a contestação.

d) Terá preferência em todas as fases do processo o dissídio cuja decisão tiver de ser executada perante o juízo da falência.

e) A juntada de nova procuração aos autos, com ressalva de poderes conferidos ao antigo patrono, implica revogação tácita do mandato anterior.

11. Considerando o que dispõe a CLT é correto afirmar:

a) Os atos processuais serão públicos em qualquer hipótese e realizar-se-ão nos dias úteis das 6 às 20 horas.

b) A penhora poderá ser realizada em domingo ou dia feriado, mediante autorização expressa do juiz ou presidente.

c) Os documentos juntos aos autos poderão ser desentranhados em qualquer momento, desde que fique traslado.

d) Presume-se recebida a notificação quarenta e oito horas após sua confecção pela secretaria da Vara do Trabalho.

e) O prazo para pagamento das custas, no caso de recurso, é contado da data do cálculo.

12. Analise as alternativas abaixo e, considerando as normas da CLT e a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a alternativa incorreta: a) O prazo para recurso da parte que, intimada, não comparecer à audiência em prosseguimento para a prolação da sentença conta-se de sua publicação.

b) Intimada ou notificada a parte no sábado, o início do prazo se dará no primeiro dia útil imediato e a contagem, no subsequente.

c) O recesso forense e as férias coletivas dos Ministros do Tribunal Superior do Trabalho interrompem os prazos recursais.

d) Cabe à parte comprovar, quando da interposição do recurso, a existência de feriado local ou de dia útil em que não haja expediente forense, que justifique a prorrogação do prazo recursal.

(4)

e) Os prazos que se vencerem em sábado, domingo ou feriado, terminarão no primeiro dia útil seguinte.

13. A reclamada será considerada revel quando:

a) não comparecer á audiência em que deveria apresentar defesa.

b) não constituir advogado para apresentar defesa.

c) não enviar preposto, apesar de presente um dos sócios.

d) não celebrar acordo com o reclamante. e) não apresentar a defesa de forma escrita. 14. No procedimento sumaríssimo, conforme dispõe a CLT:

a) A apreciação da reclamação deverá ocorrer no prazo máximo de trinta dias do seu ajuizamento, podendo constar de pauta especial, se necessário, de acordo com o movimento da Vara do Trabalho.

b) Serão admitidos dissídios cujo valor da causa, na data do ajuizamento da demanda, não seja superior a sessenta salários mínimos.

c) Todas as provas serão produzidas na audiência de instrução e julgamento, desde que requeridas previamente.

d) Somente quando a prova do fato o exigir, ou for legalmente imposta, será deferida prova técnica, incumbindo ao juiz, desde logo, fixar o prazo, o objeto da perícia e nomear perito.

e) O juízo adotará em cada caso a decisão que reputar mais justa e equânime, atendendo apenas aos fins sociais da lei.

15. O recurso cabível contra decisão que julga improcedente os embargos à execução é: a) o recurso ordinário.

b) o agravo de instrumento. c) o recurso extraordinário. d) o agrado retido.

e) o agrado de petição.

16. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, em relação à Liquidação de Sentença é correto afirmar:

a) Elaborada a conta e tornada líquida, o juiz abrirá às partes prazo sucessivo de 8 dias para impugnação fundamentada.

b) Na liquidação de sentença exeqüenda pode-se modificar, ou inovar a sentença liquidanda, bem como discutir matéria pertinente à causa principal.

c) As partes deverão ser previamente intimadas para apresentação do cálculo de liquidação, inclusive da contribuição previdenciária incidente.

d) Elaborada a conta e tornada líquida, o Juiz abrirá às partes prazo sucessivo de 5 dias para impugnação fundamentada. e) Em regra, utiliza-se a liquidação por

arbitramento quando haja necessidade de provar fatos novos.

17. Considerando a jurisprudência do TST, assinale a alternativa incorreta:

a) Não se aplica às Varas do Trabalho o princípio da identidade física do juiz.

b) A concessão de liminar ou a homologação de acordo constituem faculdade do juiz, inexistindo direito líquido e certo tutelável pela via do mandado de segurança.

c) É incabível a condenação ao pagamento de honorários advocatícios em ação rescisória no processo trabalhista.

d) São devidos os honorários advocatícios nas causas em que o ente sindical figure como substituto processual e nas lides que não derivem da relação de emprego.

(5)

e) Não se configura conflito de competência entre Tribunal Regional do Trabalho e Vara do Trabalho a ele vinculada.

18. Para a Consolidação das Leis do Trabalho, NÃO há isenção do pagamento de custas para a) o sindicato dos empregados.

b) os Municípios.

c) as fundações públicas federais que não explorem atividade econômica.

d) as fundações públicas municipais que não explorem atividade econômica.

e) o Ministério Público do Trabalho.

19. No que diz respeito a distribuição, assinale a alternativa correta:

a) As reclamações serão registradas em livro próprio, rubricado nas folhas em que o juiz determinar.

b) A reclamação verbal será distribuída antes de sua redução a termo.

c) Distribuída a reclamação verbal, o reclamante deverá comparecer para reduzi-la a termo no prazo de dez dias.

d) A reclamação escrita deverá ser feita em três vias e desde logo acompanhada dos documentos em que se fundar.

e) Feita a distribuição, a reclamação será remetida à Vara, independentemente do bilhete de distribuição.

20. No que diz respeito a execução, nos termos da CLT, assinale a alternativa incorreta:

a) É competente para a execução das decisões o Juiz ou Presidente do Tribunal que tiver conciliado ou julgado originariamente o dissídio. b) É competente para a execução de título executivo extrajudicial o juiz que teria

competência para o processo de conhecimento relativo a matéria.

c) A execução poderá ser promovida por qualquer interessado, ou ex officio pelo próprio Juiz ou Presidente ou Tribunal competente. d) Quando se tratar de decisão dos Tribunais Regionais, a execução poderá ser promovida pela Procuradoria da Justiça do Trabalho.

e) É obrigatório para o devedor o pagamento imediato da parte devida à Previdência Social. 21. Assinale a alternativa incorreta, considerando os preceitos da CLT:

a) reclamante e reclamada compareceram à audiência inaugural e logo celebraram acordo pondo fim ao litígio, tendo sido convencionado que a reclamada arcaria com as custas do processo. Sabendo que em caso de acordo as custas são de 2% sobre o respectivo valor e que o acordo fora de R$ 500,00, a reclamada deverá recolher, a título de custas, o valor de R$ 10,00. b) Compete à secretaria das Varas do Trabalho, além de outras funções, a contagem das custas devidas pelas partes, nos respectivos processos. c) Nos dissídios coletivos, as partes vencidas responderão solidariamente pelo pagamento das custas, calculadas sobre o valor arbitrado na decisão, ou pelo Presidente do Tribunal.

d) Os entes públicos, caso sejam sucumbentes em ações que tramitam perante a justiça do trabalho, terão a obrigação de reembolsar as despesas judiciais realizadas pela parte vencedora.

e) A forma do pagamento das custas e emolumentos obedecerá às instruções que serão expedidas pelo Tribunal Superior do Trabalho.

(6)

22. Na execução por carta precatória, os embargos de terceiro serão oferecidos no juízo deprecante ou no juízo deprecado, mas a competência para julgá-los é do juízo deprecante, salvo se versarem, unicamente, sobre vícios ou irregularidades da penhora, avaliação ou alienação dos bens, praticados pelo juízo deprecado, em que a competência será:

a) do juízo deprecante. b) do juízo deprecado.

c) do Presidente do TRT ao qual o juiz deprecante estiver vinculado.

d) do Presidente do TRT ao qual o juiz deprecado estiver vinculado.

e) do órgão especial do TST.

23. Considera a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho e assinale a alternativa incorreta:

a) Inválido é o instrumento de mandato com prazo determinado que contém cláusula estabelecendo a prevalência dos poderes para atuar até o final da demanda.

b) A ação movida por sindicato, na qualidade de substituto processual, interrompe a prescrição, ainda que tenha sido considerado parte ilegítima ad causam.

c) Válidos são os atos praticados por estagiário se, entre o substabelecimento e a interposição do recurso, sobreveio a habilitação, do então estagiário, para atuar como advogado.

d) Nas ações plúrimas, as custas incidem sobre o respectivo valor global.

e) O sindicato tem legitimidade para atuar na qualidade de substituto processual para pleitear diferença de adicional de insalubridade.

24. Com base na jurisprudência do TST, analise os itens abaixo.

I - A conclusão acerca da ocorrência de violação literal de lei pressupõe pronunciamento explícito, na sentença rescindenda, sobre a matéria veiculada.

II - O prequestionamento exigido em ação rescisória diz respeito à matéria e ao enfoque específico da tese debatida na ação e não, necessariamente, ao dispositivo legal tido por violado. Basta que o conteúdo da norma, reputada como violada, tenha sido abordado na decisão rescindenda para que se considere preenchido o pressuposto do prequestionamento. III - Para efeito de ação rescisória, considera-se prequestionada a matéria tratada na sentença quando, examinando remessa de ofício, o Tribunal simplesmente a confirma.

Está correto o que se afirma em: a) II e III apenas.

b) I e III apenas. c) I e II apenas. d) I, II e III. e) II apenas

25. A CLT dispõe no art. 841 que recebida e protocolada a reclamação, o escrivão ou chefe da secretaria, dentro de 48 horas, remeterá a segunda via da petição, ou termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer à audiência de julgamento, que será a primeira desimpedida, depois a) de 10 dias.

b) de 15 dias. c) de 20 dias. d) de 30 dias. e) de 5 dias.

26. O Tribunal Superior do Trabalho tem entendimento consolidado que Havendo

(7)

condenação solidária de duas ou mais empresas, o depósito recursal efetuado por uma delas

a) aproveita as demais, quando a empresa que efetuou o depósito não pleiteia sua exclusão da lide.

b) não aproveita as demais, vez que são empresas diferentes.

c) aproveita as demais, quando a empresa que efetuou o depósito pleiteia sua exclusão da lide. d) aproveita as demais, se a empresa que efetuou o depósito esteja a defender a mesma tese da outra.

e) não aproveita as demais, exceto se for grupo econômico, pois estão submetidas a controle único.

27. De acordo com a CLT e Jurisprudência do TST, é correto afirmar:

a) A constituição de procurador com poderes para o foro em geral poderá ser efetivada, mediante simples registro em ata de audiência, a requerimento verbal do advogado, com anuência da parte representada.

b) É válido o substabelecimento de advogado investido em mandato tácito, sendo admissível, inclusive, em instância recursal, o oferecimento de procuração.

c) É válido o instrumento de mandato firmado em nome de pessoa jurídica que não contenha, pelo menos, o nome da entidade outorgante e do signatário da procuração, pois estes dados constituem elementos que os individualizam. d) Nos dissídios coletivos é obrigatório aos interessados a assistência de advogado, vez que as causas são mais complexas.

e) Os maiores de dezoito e menores de vinte e um anos, exceto as mulheres, ainda que casadas, poderão pleitear perante a Justiça do Trabalho sem assistência de seus pais.

28. Segundo o Tribunal Superior do Trabalho, na ação rescisória, o que se ataca é a sentença, ato oficial do Estado, acobertado pelo manto da coisa julgada. Assim sendo, e considerando que a coisa julgada envolve questão de ordem pública,

a) a revelia não produz confissão na ação rescisória.

b) a revelia produz confissão na ação rescisória. c) a revelia não produz confissão na ação rescisória, salvo quando o autor assim o requerer.

d) a revelia produz confissão na ação rescisória caso a parte não apresente defesa.

e) a revelia produz confissão na ação rescisória, quando o Ministério Público intervir no processo. 29. Sobre os recursos no processo do trabalho, nos termos da CLT, é incorreto afirmar que:

a) O Tribunal Superior do Trabalho, no recurso de revista, examinará previamente se a causa oferece transcendência com relação aos reflexos gerais de natureza econômica, política, social ou jurídica.

b) Nas causas sujeitas ao procedimento sumaríssimo, somente será admitido recurso de revista por contrariedade a súmula de jurisprudência uniforme do TST e violação direta da Constituição da República.

c) A divergência apta a ensejar o Recuso de Revista deve ser atual, não se considerando como tal a ultrapassada por súmula, ou superada por iterativa jurisprudência do TST.

d) O recurso de revista, dotado de efeito devolutivo e suspensivo, será apresentado ao Presidente do Tribunal recorrido, que poderá recebe-lo ou denegá-lo, fundamentando, em qualquer caso, a decisão.

(8)

e) Cabe recurso de revista para Turma do TST das decisões proferidas em grau de recurso ordinário, em dissídio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando, dentre outras hipóteses, forem proferidas com violação literal de disposição de lei federal ou afronta direta e literal à CF.

30. De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho, é ônus da parte recorrente efetuar o depósito legal, integralmente, em relação a cada novo recurso interposto, sob pena de: a) deserção.

b) multa.

c) pagamento de custas. d) revelia.

e) anulação do processo.

31. Considerando as regras da CLT sobre as provas, assinale a alternativa incorreta:

a) As testemunhas comparecerão à audiência independentemente de notificação ou intimação. b) No processo de inquérito para apuração de falta grave cada parte poderá indicar seis testemunhas.

c) A provas das alegações incumbe à parte que a fizer.

d) O depoimento das testemunhas que não souberem falar a língua nacional será feito por meio de intérprete nomeado pelo juiz ou presidente.

e) É obrigatório, para as partes, apresentar um perito ou técnico.

32. De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho, a juntada de documentos na fase recursal:

a) não é admitida, pois os documentos devem ser juntados no momento do ajuizamento da ação trabalhista.

b) só é admitida desde que o juiz de 1º grau tenha deferido a juntada na sentença.

c) só se justifica quando provado o justo impedimento para sua oportuna apresentação ou se referir a fato posterior à sentença.

d) não é admitida em hipótese nenhuma, pois é vedado inovar na fase recursal.

e) apenas se justifica quando provado o justo impedimento para sua oportuna apresentação. 33. Analise os itens abaixo de acordo com a jurisprudência do TST.

I - Não fere direito líquido e certo do impetrante o ato judicial que determina penhora em dinheiro do executado, em execução definitiva, para garantir crédito exequendo, uma vez que obedece à gradação prevista no art. 655 do CPC. II - Havendo discordância do credor, em execução definitiva, não tem o executado direito líquido e certo a que os valores penhorados em dinheiro fiquem depositados no próprio banco, ainda que atenda aos requisitos do art. 666, I, do CPC.

III - Em se tratando de execução provisória, fere direito líquido e certo do impetrante a determinação de penhora em dinheiro, quando nomeados outros bens à penhora, pois o executado tem direito a que a execução se processe da forma que lhe seja menos gravosa, nos termos do art. 620 do CPC.

IV - Incabível o recurso de revista ou de embargos para reexame de fatos e provas. Está correto o que se afirma

a) em I e IV apenas b) em II e III apenas. c) em I e III apenas. d) em todos os itens e) em III e IV apenas.

(9)

34. A Consolidação das Leis do Trabalho preconiza que garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado:

a) 10 dias para apresentar embargos. b) 5 dias para apresentar embargos. c) 15 dias para apresentar embargos. d) 20 dias para apresentar embargos. e) 30 dias para apresentar embargos.

35. Segundo o Tribunal Superior do Trabalho: a) A antecipação da tutela concedida na sentença comporta impugnação pela via do mandado de segurança, por ser impugnável mediante recurso ordinário. A ação cautelar é o meio próprio para se obter efeito suspensivo a recurso.

b) No caso da tutela antecipada (ou liminar) ser concedida antes da sentença, cabe a impetração do mandado de segurança, em face da inexistência de recurso próprio.

c) A superveniência da sentença, nos autos originários, não faz perder o objeto do mandado de segurança que impugnava a concessão da tutela antecipada (ou liminar).

d) É cabível medida cautelar para imprimir efeito suspensivo a recurso interposto contra decisão proferida em mandado de segurança, pois ambos visam, em última análise, à sustação do ato atacado.

e) É admissível na fase recursal a regularização da representação processual, pois tal regularização não se restringe ao Juízo de 1º grau.

36. De acordo com o TST, na Justiça do Trabalho, nos termos do art. 893, § 1º, da CLT, as decisões interlocutórias não ensejam recurso imediato, salvo nas hipóteses de decisão:

a) de Tribunal Regional do Trabalho contrária apenas à Súmula do Tribunal Superior do Trabalho;

b) suscetível de impugnação mediante recurso para Tribunal diverso;

c) que acolhe exceção de incompetência territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juízo excepcionado.

d) da justiça estadual que indeferir pedido de tutela antecipada, quando no exercício da jurisdição laboral.

e) do Tribunal Regional do Trabalho, quando estiver decidindo liminar em sede de mandado de segurança.

37. Sobre as audiências, assinale a alternativa correta:

a) Em casos especiais poderá ser designado outro local para a realização das audiências, mediante edital afixado na sede do Juízo ou Tribunal, com antecedência mínima de 48 horas. b) Às audiências deverão estar presentes, comparecendo com a necessária antecedência, os escrivães ou chefes de secretaria.

c) Se, até trinta minutos após a hora marcada, o juiz não houver comparecido, os presentes poderão retirar-se.

d) O juiz manterá a ordem nas audiências, mas não pode retirar o recinto qualquer pessoa, salvo com auxílio de força policial.

e) Do registro das audiências não poderão ser fornecidas certidões às pessoas que o requererem.

38. O recurso adesivo é compatível com o processo do trabalho, nas hipóteses de interposição de recurso ordinário, de agravo de petição, de revista e de embargos, sendo desnecessário que a matéria nele veiculada esteja relacionada com a do recurso

(10)

interposto pela parte contrária e cabe no prazo de: a) 5 dias b) 8 dias c) 10 dias. d) 15 dias. e) 30 dias.

39. Considerando o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a alternativa incorreta:

a) Exigindo o mandado de segurança prova documental pré-constituída, inaplicável se torna o art. 284 do CPC quando verificada, na petição inicial do mandamus, a ausência de documento indispensável ou de sua autenticação.

b) Documento novo é o cronologicamente velho, já existente ao tempo da decisão rescindenda, mas ignorado pelo interessado ou de impossível utilização, à época, no processo.

c) Só por ação rescisória é impugnável o termo de conciliação previsto no parágrafo único do art. 831 da CLT.

d) Salvo nas hipóteses do art. 295 do CPC, o indeferimento da petição inicial, por encontrar-se desacompanhada de documento indispensável à propositura da ação ou não preencher outro requisito legal, somente é cabível se, após intimada para suprir a irregularidade em dez dias, a parte não o fizer.

e) O depósito recursal deve ser feito e comprovado no prazo alusivo ao recurso. A interposição antecipada deste resta por prejudicar a dilação legal.

40. Considerando apenas jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho, cabe afirmar que:

a) A transferência do regime jurídico de celetista para estatutário não implica extinção do contrato

de trabalho, fluindo o prazo da prescrição bienal a partir da mudança de regime.

b) É indispensável o trânsito em julgado da sentença normativa para a propositura da ação de cumprimento.

c) A ação trabalhista, ainda que arquivada, interrompe a prescrição somente em relação aos pedidos idênticos, sendo certo que, é possível se conhecer de prescrição não arguida na instância ordinária.

d) A competência da Justiça do Trabalho, quanto à execução das contribuições previdenciárias, limita-se às sentenças condenatórias em pecúnia que proferir e aos valores, objeto de acordo homologado, que integrem o salário de contribuição.

e) Torna suspeita a testemunha o simples fato de estar litigando ou de ter litigado contra o mesmo empregador, tendo em vista que tem interesse no objeto da lide.

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Com HIHLWRSHQVDPRVVHULPSRUWDQWHEXVFDUSRVVtYHLVWHQV}HVQHVVHXQL- YHUVRJHUDQGRWHQV}HVRXWUDVUXPRjUXSWXUDFRPXPSRVLFLRQD- mento equivocado e que julgamos presente,

Essas sugestões foram agrupadas em 45 temas, dos quais foram selecionados os dez mais importantes eleitos pelos respondentes, listados a seguir: políticas públicas de lazer e

54 Tabela 17 - Matriz do planejamento experimental planejamento fatorial 2² + configuração estrela de pré-tratamento do bagaço da cana-de-açúcar com H2O2

A parceria Governo do Estado, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) levou ao ENAREL de 2003, em Santo André

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that