• Nenhum resultado encontrado

Combate ao Racismo, Preconceito e Discriminação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Combate ao Racismo, Preconceito e Discriminação"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Reportagem - Parlamento de Jovens 2016

Na escola…

O projeto arrancou com a formação de 6 listas em que cada uma procurou pesquisar, refletir e propor as melhores medidas. A campanha eleitoral é sempre vivida com entusiasmo e algum nervosismo, pois está em causa uma vitória ou derrota.

No dia 15 de Janeiro realizaram-se as eleições que foram bem concorridas. O dia parecia não terminar. Foi um momento marcante e de muita ansiedade, pois todos os representantes das 6 listas desejavam vencer e marcar a sua presença na Sessão Escolar. Votaram 218 alunos e deram a vitória à lista A com 77 votos. Mas a lista B ficou com um voto a menos, quase que empatavam.

Combate ao Racismo,

Preconceito e

Discriminação

Os deputados Diogo Cunha e Carlota Pereira, Porta-voz pelo círculo do Porto.

No presente ano letivo foi proposto debater o tema “Racismo, Preconceito e Discriminação”. Este tema foi muito discutido e analisado no sentido de apresentar soluções que passam pela informação, alterações de comportamentos e em última instância erradicação. Os jovens devem ser interventivos de modo a viver numa sociedade mais igualitária e justa.

Desde 1994 que os jovens são chamados a debater e a apresentar contribuições para a resolução de questões que afetam o seu presente e futuro, a desenvolver a sua capacidade de argumentação na defesa das suas ideias e a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses.

Os deputados Carlota Pereira e Diogo Cunha à entrada da Assembleia da República.

(2)

De acordo com calendarização, a Sessão Escolar decorreu no dia 20 de Janeiro, pelas 14h30m na Biblioteca Escolar. Estiveram presentes 24 deputados com vontade de manifestarem as suas opiniões acerca do tema em questão, argumentarem com solidez as suas medidas e ouvirem-se com muito respeito. Os deputados que melhor desempenharam o seu papel foram eleitos para representar a Escola Secundária Tomaz Pelayo na Sessão Distrital que se realizou no dia 22 e 23 de fevereiro, no Fórum da Maia. Da minha escola, como deputados efetivos foram eleitos a Carlota Pereira do 8º ano e Diogo Cunha do 9º ano e eu como jornalista.

Na Sessão Distrital…

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, decorreu a sessão distrital no Fórum da Maia.

No primeiro dia, depois da apresentação dos elementos da Mesa à Assembleia, 54 escolas apresentaram e debateram os seus Projetos de Recomendação na generalidade. De seguida, procedeu-se à votação do projeto base, sendo o da Escola Secundária Tomaz Pelayo o segundo mais votado.

No segundo e último dia, deu-se a continuidade aos trabalhos com o projeto base a ser debatido na especialidade para a elaboração do Projeto do Círculo Eleitoral do distrito do Porto.

Carlota Pereira e Diogo Cunha foram eleitos, com mais 8 jovens deputados, para participar na Sessão Nacional, representando um total de 5 escolas, tendo a escola Secundária Tomaz Pelayo conseguido o 1º lugar com 31 votos em 54 possíveis. A Jovem Deputada Carlota Pereira conseguiu ainda ser eleita Porta-Voz do Circulo Eleitoral do Porto, que conta com o maior número de escolas inscritas do país.

A Sessão permitiu um convívio salutar entre os jovens deputados e o estabelecimento de laços de amizade.

O decorrer da Sessão Escolar na Biblioteca.

Os deputados Carlota Pereira e Diogo Cunha na Sessão Distrital.

(3)

Na Sessão Nacional …

A Sessão nacional é, sempre, o momento mais desejado pelos deputados eleitos pois levam consigo muita curiosidade, sonhos e responsabilidade. Defender o projeto do círculo que representam e fazê-lo vencer não é tarefa fácil.

No dia 2 de Maio, deputados, jornalistas e professores de vários círculos (Braga, Guimarães e Entroncamento) partilharam o mesmo autocarro e ideais. A viagem foi tão agradável como o convívio.

Chegamos a Lisboa, à Assembleia da República, por volta das 14h00 e quem foi pela primeira ficou maravilhado.

Decidi fotografar logo a parte exterior da Assembleia da República. Depois entramos e após as devidas formalidades, os deputados eleitos pelos diferentes círculos do pais, regiões autónomas, dentro e fora da Europa dirigiram-se para as salas das comissões A maioria dos deputados do círculo do Porto, a porta-voz, Carlota Pereira e eu, como jornalista, estávamos na primeira comissão. A presidir a esta comissão estava a deputada do grupo parlamentar do PSD, Nilsa de Sena; o deputado do grupo parlamentar do PCP, Miguel Tiago e o assessor Joaquim Ruas. Esta comissão era constituída por 32 deputados que tinham como missão apresentarem 6 projetos, pedirem esclarecimentos, exporem os seus argumentos e contra argumentos. O confronto de ideias foi uma constante. O projeto mais votado foi o dos Açores e o do circulo do Porto ficou a uma voto de diferença. A sessão da 1ª comissão foi transmitida, na integra, pelo canal TV.

Nas outras comissões, a ordem de trabalhos era a mesma, variou os projetos de recomendação.

Permaneci na comissão até às 15h00, depois fui participar numa visita guiada. Gostei imenso e aprendi muito. Devido à Revolução Liberal de 1820 e à nova organização do poder era necessário haver um espaço para o funcionamento das duas câmaras. Como António de Aguiar expulsou as ordens religiosas do país e nacionalizou os seus bens, optou-se por ocupar o Convento de S. Bento, em Lisboa, por reunir as melhores condições e características. Infelizmente em 1895 este convento sofreu um incêndio, seguiu-se as obras de reconstrução que deram origem ao atual Parlamento. O estilo arquitetónico usado foi o neoclássico.

Após a visita guiada que foi fantástica e interrompidos os trabalhos das comissões, fomos lanchar pois os nossos deputados e respetivos jornalistas precisavam de recarregar energias para voltar ao trabalho árduo.

Apresentação dos projetos pelos Porta – vozes na 1ª comissão.

(4)

Os trabalhos foram retomados e nas várias comissões decorreram as votações às perguntas que iriam ser efetuadas pelos jovens deputados aos deputados representantes dos vários partidos, na sessão plenária.

Finalizados os trabalhos nas comissões seguiu-se o momento cultural. Momento curto mas memorável. Pelas 19h15m foi servido o jantar. Os pratos servidos em “self service”, eram do agrado dos alunos, pois, estes eram variados e saborosos.

Chegada a hora, partimos para os autocarros que nos levaram até ao Inatel de Oeiras. Chegámos relativamente tarde, mas isso não nos impediu de nos divertirmos. Durante a noite nós partilhamos conversas, risadas, desabafos, e foi absolutamente maravilhoso, pois, pude realizar novas amizades que jamais irei esquecer.

No dia seguinte, 3 de maio, acordámos às 6h00 com o auxílio de um despertador inesperado que nos acordou. Não foi agradável, porém tenho de agradecer à colega, pois, o pequeno almoço era às 7h00 e chegámos a tempo e horas. Após o agradável pequeno almoço, tivemos de nos despedir da Inatel, sítio onde nos deu tanto prazer ficar.

A viagem até ao Parlamento foi demorada, a fila do trânsito era enorme, no entanto conseguimos chegar a horas.

Na Sala das Sessões, o Presidente da Assembleia da República, Dr. Eduardo Ferro Rodrigues abriu a Sessão, depois deu a palavra ao Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Dr. Alexandre Quintanilha e para finalizar tomou a palavra o Dr. Pedro Pimpão, coordenador do grupo de trabalho Parlamento dos Jovens. Todos eles dirigiram palavra de agradecimento aos professores e alunos, salientaram a importância da participação dos alunos em projetos com este, bem como a importância da Democracia e como viver num regime democrático. Não posso deixar de referir a presença dos deputados dos diferentes partidos e a equipa que coordena todo o projeto e o torna possível durante dois dias.

Os trabalhos da Sessão Plenária foram orientados pelo Presidente, Pedro Marques; Vice-Presidente, Núria Almeida; duas Secretárias da Mesa, Mariana Correia e Renata Gaspar.

Abertura da Sessão Plenária, na Sala das Sessões.

(5)

Iniciou-se um período de perguntas aos deputados. Este momento foi bastante apreciado pelos alunos, pois, foi um momento de inteira liberdade para os alunos expressarem as suas opiniões. Os deputados Pedro Pimpão (PSD), Rita Rato (PCP), André Silva (PAN) e Porfírio Silva (PS) responderam com frontalidade e clareza de acordo com a sua ideologia política.

mais pessoas que estejam conscientes da importância do relacionamento com os outros, e entre nós seres humanos, mas também um relacionamento saudável e não discriminatório com os outros animais, e a forma como nós utilizamos o meio ambiente. Na atualidade nós utilizámos a natureza, o meio ambiente, a terra só e apenas como recursos, como objetos, algo em que nós vamos extrair, buscar os nosso recursos para daí os transformarmos e obtermos os nossos bens materiais. Acontece que isso, por via do aumento da população e por via do nosso consumo cada vez maior, está a colocar em risco a preservação dos ecossistemas e temos de pensar nessa forma, como estamos a produzir e a consumir os recursos do nosso planeta e que deve ser mais equilibrada e sustentável possível”

Seguiu-se a conferência de imprensa, para nós, jornalistas fazermos perguntas ao presidente da Comissão de Educação e Ciência, Dr. Alexandre Quintanilha e ao deputado Pedro Pimpão. Gostei da conferência foi bastante interessante, pois, contribuiu para o enriquecimento cultural dos jovens. Nela abordamos vários temas nomeadamente os Refugiados, os objetivos da atividade do Parlamento de Jovens bem como a importância da escala de avaliação de 0-20, entre outros assuntos.

Fora da Sala da Sessões, estes mesmos deputados disponibilizaram-se para responderem às perguntas que nós jornalistas havia - mos preparado.

Um dos jornalistas colocou uma questão muito pertinente ao deputado do PAN, que foi: “Como podemos melhorar o sistema educativo de Portugal“, o deputado do PAN respondeu: “Educando não para a competitividade mas para a cooperação, por um lado, para formar

Carlota Pereira a defender as medidas aprovadas na 1ª comissão.

(6)

Após este grande momento de felicidade para todos nós, o porta- voz de cada círculo prestou umas palavras de agradecimento para os presentes na Assembleia da Republica e cada um recebeu uma grande salva de palmas, pois, todos os deputados do Parlamento de jovens estavam de parabéns pelo trabalho e dedicação que prestaram nesta atividade. Todos os jovens deputados mostraram que estavam à altura, e com certeza que muitos terão carreiras brilhantes na área da política.

O que pude concluir de todos os jovens deputados com quem falei é que gostariam de ter falado mais tempo e ter aproveitado melhor esta experiência inesquecível. Porém, eu discordo, pois, as suas prestações foram excelentes e melhor era impossível! O ato final da Sessão Plenária fez-se com a entrega dos diplomas pelo Dr. Alexandre Quintanilha.

A conferência de imprensa com o Dr. Pedro Pimpão e o Dr. Alexandre Quintanilha.

Bem, depois deste momento de perguntas e de alguma discussão sobre as medidas aprovadas nas comissões, no plenário, fomos todos

almoçar.

O almoço foi bastante agradável e foi mais um momento de partilha entre os jovens dos vários círculos sobre as nossas opiniões, ideias, experiências que tínhamos vivido. Na parte da tarde, conclui-se o debate e votou-se 10 medidas que acabariam por constar do projeto de recomendação final a apresentar à Assembleia da República.

(7)

O Fim…

Eu tenho esperança que com as medidas que foram aprovadas o Racismo, Preconceito e Discriminação irá reduzir e até desaparecer. Futuramente, todas as pessoas irão ser tratadas por igual e não serão julgadas pelos seus bens materiais, vestuário, cor de pele, religião ou orientação sexual.

Eis uma frase que reflete bem o tema que abordamos: “Enquanto que a cor da pele for

mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra.”

O futuro é incerto, mas com estas medidas que aprovamos e queremos aplicar não é difícil prevê-lo, pressupondo que cumprimos o nosso objetivo, não haverá guerra com certeza.

Esta atividade foi marcante para todos nós, e foi uma das experiências que permanecerá eternamente na nossa memória. Afirmo que todos gostariam de a repetir.

Ao sair do Parlamento esperava-nos um sol maravilhoso que nos acompanhou numa boa parte do caminho de regresso a casa.

Luísa Lima

Referências

Documentos relacionados

Os profissionais da medicina do trabalho que preenchem a ficha de aptidão do trabalhador, ao assinalarem se o trabalhador se encontra apto, apto condicionalmente

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

variáveis “potência de UV irradiada” e pH , quando a variável [CN - ]0 está em seu nível inferior e a variável “razão molar [H2O2]:[CN - ]” estão em seu nível superior

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o