• Nenhum resultado encontrado

10 erros comuns no preparo de cerveja

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "10 erros comuns no preparo de cerveja"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

10 erros mais comuns ao fazer cerveja caseira 10 erros mais comuns ao fazer cerveja caseira Categoria:

Categoria: ArtigosArtigos,, Cervejas CaseirasCervejas Caseiras Lista produzida por

Lista produzida por Daniel BodeDaniel Bodesobre os que seriam os erros mais comuns sobre os que seriam os erros mais comuns na produção dena produção de cerveja caseira. Não concorda, tem

cerveja caseira. Não concorda, tem dúvidas? Comente, o erro de um pode ser de dúvidas? Comente, o erro de um pode ser de vários.vários. Vamos ao artigo:

Vamos ao artigo:

Abaixo um gráfico bem interessante que achei na internet (não lembro a fonte mas como a Abaixo um gráfico bem interessante que achei na internet (não lembro a fonte mas como a imagem já está com os créditos resolvi postar). De modo geral concordo com ele, mas imagem já está com os créditos resolvi postar). De modo geral concordo com ele, mas diminuiria a importância da qualidade da água aumentando a dos lúpulos e grãos. diminuiria a importância da qualidade da água aumentando a dos lúpulos e grãos.

Vejam agora os pontos que, acredito, os cervejeiros caseiros mais erram. Reparem que aponto Vejam agora os pontos que, acredito, os cervejeiros caseiros mais erram. Reparem que aponto uma solução logo em seguida.

uma solução logo em seguida.

1° MOAGEM FINA OU GROSSA DEMAIS:

1° MOAGEM FINA OU GROSSA DEMAIS:

Moagem muito “fina” aumenta a extração de

Moagem muito “fina” aumenta a extração de taninos que podem causar um sabortaninos que podem causar um sabor adstringente na cerveja e pode ca

adstringente na cerveja e pode causar uma “Stuck Sparge” (ver pousar uma “Stuck Sparge” (ver postagem sobre lavagem estagem sobre lavagem e filtragem para mais detalhes).

filtragem para mais detalhes).

Moagem muito “grossa” pode prejudicar sua

Moagem muito “grossa” pode prejudicar sua eficiência fazendo sua litragem final diminuir ou eficiência fazendo sua litragem final diminuir ou aa OG estimada de sua receita ser

(2)

Moagem com “grãos partidos”, comum em que faz com liquidificador ou processador de alimentos. Os grãos ficam partidos, mas presos sendo difícil solubilizar o endosperma.

SOLUÇÃO: Ajuste seu moedor para que não fique uma quantidade grande de pó e com poucas

cascas inteiras (indicativo de moagem “fina”), mas que também não deixem grãos inteiros (indicativo de moagem grossa). Uma moagem excelente tem pouco pó, uma quantidade razoável de cascas intactas e pouquíssimos (ou nenhum) grãos inteiros.

(3)

Fonte: http://braukaiser.com/wiki/index.php/CrushEval

2° CONTROLE DE TEMPERATURA INADEQUADO NA BRASSAGEM

Muitos se preocupam com PH eu já desconfio que o maior erro na brassagem é o controle de temperatura. A maior parte dos cervejeiros usam termômetros culinários ou de espeto que fazem a medição na superfície da panela.

(4)

No entanto, o mosto no fundo da panela costuma ter uma temperatura mais elevada já que está em contato mais próximo com a chama de seu fogão.

Ou seja, isso pode gerar inconsistência na medição o que é um ponto importante. Digamos que você meça uma temperatura de 72° e desligue o fogo para fazer a parada de alfa-milase. Após alguns minutos mede novamente e constata que agora a temperatura está em 75°C, fora da alfa-milase, na faixa de inativação enzimática!

SOLUÇÃO: Para uma medição de temperatura mais confiável, desligue a chama e agite a

panela com sua colher/pá cervejeira por alguns instantes para homogeneizar a temperatura do mosto. Assim a medição ficará muito mais confiável e você estará sempre trabalhando na faixa de temperatura desejada!

3º BAIXA CONVERSÃO ENZIMÁTICA

São recorrentes os problemas relatados por cervejeiros que obtém, vez ou outra, uma eficiência abaixo do esperado.

Penso que juntamente com moagem grossa, a maior culpada por esse baixo rendimento é uma pobre conversão enzimática de amido em maltose e outros açúcares durante a brassagem. O que causa esse problema? Bem, uma série de fatores podem causar esse problema, os principais:

- Presença excessiva de grãos especiais ou não maltados pobres em enzimas.

SOLUÇÃO: Atente para que suas receitas possuam no mínimo 70% de grãos com poder

enzimático (ex: maltes tipo pilsen, trigo, pale ale e viena),

- Brassagem com temperatura errada ou por tempo insuficiente.

SOLUÇÃO: Fique pelo menos 45 minutos (60 é mais indicado) na etapa de sacarificação (beta +

alfa milase).

- Proporção incorreta de água/grãos para a brassagem.

(5)

Se o problema persistir faça o teste do iodo (vide postagem sobre brassagem) e mantenha a etapa da sacarificação até ter certeza de conversão completa.

4° LAVAGEM/FILTRAGEM DEMASIADAMENTE CURTA

O “Sparge” ou lavagem deve ser feito com calma. Apenas para vocês terem noção, as grandes cervejarias destinam até 3 horas nessa etapa!

Uma lavagem demasiadamente curta pode gerar 2 problemas: - Baixa eficiência (o açúcar permanece retido no bagaço)

- Clarificação. Uma filtragem rápida demais faz com que partículas sólidas sejam levadas para a fervura junto com o mosto. Isso é ruim tanto no aspecto visual como no sabor do produto final.

SOLUÇÃO: Simples gaste pelo menos 1 hora nessa etapa. Para isso na lavagem derrame a água

lentamente sobre o bagaço e mantenha a torneira de sua panela apenas um pouco aberta de modo que apenas um pequeno filete de mosto escorra. Repare que sua eficiência deve

aumentar procedendo dessa forma.

5° FERVURA CONDUZIDA DE FORMA INADEQUADA

Fervuras vigorosas e demasiadamente longas podem aumentar a d emasiadamente OG e diminuir a litragem final de sua leva. Além disso, muitos estilos de cerveja (ex: Bohemian Pilsen) devem evitar fervuras longas/intensas para evitar a caramelização do mosto e um acréscimo na cor (SRM/EBC) desvirtuando o resultado pretendido.

Fervuras curtas e fracas por outro lado devem ser evitadas em cervejas que pedem justamente esse toque proveniente da caramelização do mosto realçando o sabor maltado (ex: Barley Wine).

(6)

Além disso, uma fervura fraca (ou mesmo uma não fervura – quando o fogão não tem potência suficiente para ferver o mosto) pode significar presença de DMS (defeito que denota cheiro de vegetais ou milho cozido), baixa isomerização do lúpulo e etc…

SOLUÇÃO: Atente para o começo de sua fervura (comece a contar assim que o mosto começar

a borbulhar), não tampe a panela (isso causa DMS e boil-over), programe a sua fervura em termos de intensidade e tempo com o mesmo cuidado com que você programa sua

brassagem, evite usar resistências se pretende evitar caramelização (pode usa-las se essa caramelização for desejável). Ter um fogão apropriado ao tamanho de sua panela também é importante.

6º RESFRIAMENTO LONGO

Um resfriamento longo pode significar DMS, risco de contaminação e outros problemas. Se você não consegue resfriar sua cerveja em menos de uma hora está na hora de rever seu método!

SOLUÇÃO: Programe o resfriamento para começar tão longo desligar o fogão no final da

fervura, ou seja, não deixe para fazer as conexões com chiller, magueiras, apertar braçadeiras e etc para a última hora! Use uma metragem suficiente na sua tubulação de cobre (em geral 7 -10 metros de serpentina de cobre resfriam bem 20 litros).Outro ponto importante é tentar sempre resfriar para a faixa de temperatura que usará na fermentação portanto tente sempre inocular entre 8 e 14° no caso de lagers e 18-24° para ales.

7° INOCULAR O FERMENTO CORRETAMENTE

Não basta resfriar rapidamente, você tem que resfriar até a temperatura certa para inoculação do fermento.

Inocular em temperaturas elevadas pode gerar uma esterifica ção (aromas frutados) que nem sempre são desejado. Em temperaturas baixas pode gerar um “lag time”, ou seja, um atraso no começo da fermentação aumentando o risco de contaminação.

SOLUÇÃO: Inocule o fermento sempre na faixa de atuação da levedura escolhida. Em geral de

8-12° para lagers e 18-24° para ales.

- Além disso, tente sempre inocular uma quantidade suficiente de fermento. Baixa inoculaç ão é sinônimo de esterificação, lagtime, mutação das leveduras e risco de contaminação.

SOLUÇÃO: Para fermentos secos uma regra geral é um sachet de fermento para ales e 2 para

lagers a cada 20L de cerveja, é preferível hidratar conforme indicação do fabricante

(especialmente lagers). Para fermentos líquidos faça sempre um starter. Lembre-se é preferível errar a quantidade de fermento para mais do que para menos!

(7)

Não são poucos os cervejeiros que me relataram uma melhora absurda na qualidade da cerveja quando passaram a controlar a temperatura da fermentação e da maturação.

SOLUÇÃO:

Ainda que seja possível fermentar “ao ar livre”, prefira sempre um controle adequado. Em geral isso significa arrumar uma geladeira velha e um termostato!Além disso, evite pular a etapa da maturação.

9° SANITIZAÇÃO

Eu diria que algo como 9 entre 10 levas totalmente perdidas têm a sanitização como problema.

SOLUÇÃO: Seja neurótico com sanitização, em especial após a fervura e antes da fermentação

que é quando o mosto está mais suscetível à contaminação. Não cometa pequenas gafes como achar que água mineral de galão é livre de bactérias, tem que ferver e resfriar para esterilizar toda água que por qualquer motivo entre em contato com a cerveja após a fervura (como é o caso do primming). Evite também devolver aqueles 250ml de mosto que usou para medir a densidade, se não quiser desperdiçar, basta congelar e usar para propagar fermento

futuramente!

10° NÃO SEJA PREGUIÇOSO, DESORGANIZADO E, PRINCIPALMENTE,NÃO BEBA EM EXCESSO

- Não seja preguiçoso.

SOLUÇÃO: Saiba que vai dar duro no dia de fazer cerveja. Se desejar automatize ou simplifique

determinadas etapas, mas nunca se isso signific ar a possibilidade de um problema. Faça

repetidas medições (temperatura, densidade e etc…), isso ajuda a prevenir problemas. Outra dica é moer um dia antes da produção, isso diminui a carga de trabalho.

(8)

SOLUÇÃO: Faça sua receita com antecedência. Programe horários de almoço, janta e de outros

compromissos para que caiam nos momentos “tranqüilos” como paradas longas de

brassagem, fervura e resfriamento. Controle de perto seu estoque de insumos, imagine perceber que no dia de produzir uma stout você têm apenas malte pilsen ou pior ainda, descobrir que está sem fermento nenhum durante o resfriamento!

- Não beba em excesso:

SOLUÇÃO: Não beba em excesso oras!

OBS: Fazendo uma auto-crítica acho que é justamente nesses 3 fatores que eu sou mais

negligente na hora de produzir cerveja. Isso já me fez cometer algumas gafes bizarras como: - Trocar lúpulo de aroma e amargor por conta de ter bebido demais. Acabei fazendo uma Dubbel excessivamente doce, devia ter uns 15 IBUs somente! (mas ficou boa hehehehe) - Programar uma leva de 50 litros e em cima da hora descobrir que não tinha malte suficiente. Acabamos modificando a receita e fizemos apenas 30 litros.

- Já pulamos algumas trasfegas/purgas de fermento por pura preguiça o que certamente deve ter repercutido negativamente na qualidade final da cerveja.

Referências

Documentos relacionados

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

Promptly, at ( τ − 2 ) , there is a reduction of 4.65 thousand hectares in soybean harvested area (statistically significant at the 1% level), an increase of 6.82 thousand hectares

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Para tal, constou de pesquisa de natureza aplicada à 4 sujeitos, os quais foram selecionados devido às suas condições de paraplegia Os dados coletados foram analisados de

A anotação que se faz sobre tais normas é que, da forma como estão sendo elaboradas, privilegiam muito mais a manutenção de um sistema de visitação turística que é elitista e

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,