• Nenhum resultado encontrado

Leitura Dinâmica Para Iniciantes - Aumente a Velocidade e a Compreensão Da Sua Leitura (Fernando Costa)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leitura Dinâmica Para Iniciantes - Aumente a Velocidade e a Compreensão Da Sua Leitura (Fernando Costa)"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)
(2)

Leitura dinâmica é uma incrível habilidade que economiza tempo e permite que você aprenda mais que outras pessoas. Também apresenta um exercício mental que ajudará sua memória e, potencialmente, sua inteligência.

A prática e inibir pensamentos dispersos, concentrar sua mente e predizer informações aumenta seu nível de foco e o ajuda em várias outras áreas de sua vida.

À medida em que você melhora sua leitura dinâmica e o processo se torna automático, você notará que prestará mais atenção às pessoas, aulas, conversas, palestras e filmes. Isso melhora seu conhecimento adquirido na escola ou universidade, seus relacionamentos com amigos e família e seu aproveitamento da mídia.

Sua mente é seu bem mais precioso; treiná-la é algo que você pode tirar proveito o resto da vida. Faça com que este seja seu objetivo.

(3)

Cap í tulo 1 – Como n ó s lemos

H á dois tipos de leitura. O primeiro tipo é reconhecer os s í mbolos, agrup á -los em palavras e entender o seu significado. Seus olhos enxergam os s í mbolos e enviam esta informa çã o ao c é rebro, onde ela ser á interpretada baseada no seu conhecimento.

E isto inclui seu conhecimento sobre as letras de determinado alfabeto e o vocabul á rio de determinada l í ngua. Entretanto, estudos t ê m demonstrado que, na verdade, n ã o lemos identificando letra por letra. Voc ê pode facilmente ler uma frase mesmo que as letras das palavras estejam embaralhadas. Desde que a primeira e a ú ltima letra permane ç am no seu devido lugar e que a palavra em quest ã o seja conhecida, voc ê pode decifrar o significado da frase quase que instantaneamente.

Etse é um exmelpo de uma fasre dsese tpio que, aifanl de cnoats,

n ã o é dfic í il de ler.

O c é rebro é uma m á quina que reconhece padr õ es. Nossa habilidade em ler est á ligada à habilidade do c é rebro em reconhecer padr õ es j á vistos, mesmo que a informa çã o esteja distorcida. Por exemplo, é f á cil reconhecer um animal olhando-se apenas a sua silhueta. Em termos de leitura, isto significa que podemos ir para a pr ó xima palavra assim que reconhecemos a palavra anterior.

Nossa velocidade em compreender é afetada negativamente se n ã o tivermos familiaridade com as palavras que encontramos. Se voc ê conhece todas as palavras da frase, seu c é rebro ir á automaticamente conect á -las com seu respectivo significado, mesmo que voc ê olhe rapidamente para elas. Para ler um texto acad ê mico, voc ê precisa estar familiarizado com o vocabul á rio. Toda palavra desconhecida é uma barreira, diminuindo sua velocidade de leitura.

Voc ê pode desenvolver um vasto vocabul á rio ao procurar ativamente por novos materiais de leitura. Pessoas que costumam ler muito s ã o capazes de detectar padr õ es com mais efici ê ncia, melhorando sua velocidade de leitura naturalmente.

(4)

dirigida por diversos fatores. Um fator importante é a sua familiaridade com o tipo de texto que voc ê est á lendo e seu conhecimento de como ele é geralmente escrito.

Por exemplo, se voc ê tem o h á bito di á rio de ler jornais, voc ê est á familiarizado com a maneira com que eles s ã o estruturados. Jornais e outros textos jornal í sticos s ã o mais facilmente lidos por voc ê devido a essa sua familiaridade com este particular estilo de escrita. O mesmo vale para textos acad ê micos. Como dito anteriormente, o estilo de escrita é outro tipo de padr ã o, que o c é rebro aprende a reconhecer.

Outro fator que afeta sua compreens ã o é seu dom í nio sobre o assunto do texto. Voc ê pode entender um texto mais r á pido se tiver bastante conhecimento pr é vio sobre o t ó pico que est á sendo discutido. Um matem á tico ir á ler um livro de matem á tica mais r á pido do que um experiente leitor de literatura inglesa. Habilidades de leitura superiores s ã o irrelevantes se o assunto é desconhecido, especialmente se o texto cont é m jarg õ es.

Outros fatores que afetam a compreens ã o ser ã o discutidos posteriormente no livro, junto com outras dicas de melhoria.

Leitura din â mica n ã o envolve apenas velocidade, mas tamb é m ler sem sacrificar a compreens ã o do texto. Para explicar isto em outras palavras, o objetivo da leitura din â mica é aumentar o n ú mero de palavras que voc ê l ê por minuto ao mesmo tempo em que voc ê melhora ou mant é m sua habilidade de entender o texto.

Muitas pessoas confundem leitura din â mica com estes dois m é todos de leitura. Scanning é a habilidade de encontrar algo espec í fico entre um monte de palavras, frases e par á grafos. Enquanto voc ê l ê rapidamente (scanning), voc ê n ã o est á realmente lendo, pois h á pouca compreens ã o do texto.

Skimming, por outro lado, é a pr á tica de passar por cada linha do texto o mais r á pido poss í vel para ter uma ideia do documento. Voc ê faria isto se j á tivesse lido e entendido este mesmo texto antes e est á apenas querendo revis á -lo.

H á muitas coisas que voc ê pode fazer para melhorar sua velocidade de leitura e capacidade de compreens ã o. Siga os passos na ú ltima parte do livro e ficar á surpreso com os resultados.

(5)

Vamos come ç arcom os princ í pios por tr á s desses m é todos. O pr ó ximo cap í tulo é sobre maus h á bitos comuns que desaceleram sua leitura.

(6)

Cap í tulo 2 – Maus h á bitos durante a leitura

A leitura din â mica s ó pode ser feita com sucesso se voc ê estiver completamente concentrado. Se sua mente n ã o estiver completamente focada no texto, sua compreens ã o deste ir á ser prejudicada e voc ê ter á que reler muitas frases.

Neste cap í tulo, vamos discutir alguns dos maus h á bitos que reduzem a velocidade de leitura da maioria das pessoas.

Estes h á bitos s ã o comuns entre aqueles que tomam a leitura por certa. Se esta é a sua primeira vez trabalhando ativamente para melhorar sua velocidade de leitura, voc ê ainda pode ter alguns desses h á bitos. Avalie se voc ê possui um destes erros e trabalhe cada um deles.

Subvocaliza çã o

Este é o h á bito de pronunciar individualmente cada palavra em sua mente. É muito comum e faz sua velocidade de leitura ser limitada pela sua velocidade de fala mental. Normalmente, esta gira em torno de trezentas palavras por minuto.

Se voc ê tem este h á bito, precisa se livrar dele. É f á cil faz ê -lo assim que voc ê aprender a ler por blocos ou frases.

Pessoas que subvocalizam tamb é m t ê m a tend ê ncia de mexer a boca enquanto leem silenciosamente, reduzindo ainda mais sua velocidade de leitura. J á que seu c é rebro controla sua boca, uma parte dele estar á ocupada formando essas palavras silenciosas.

O c é rebro humano pode fazer apenas algumas coisas ao mesmo tempo, assim como oscomputadores. Qualquer processo a mais, como a leitura silenciosa, precisa ser deixado de lado. Apenas assim voc ê pode dar total aten çã o ao processo de leitura. Mantenha sua boca fechada o tempo inteiro enquanto voc ê le.

(7)

Alimentar Pensamentos Dispersos

Uma mente inquieta tem v á rios pensamentos dispersos que diminuir ã o sua concentra çã o durante sua tarefa atual. Pensamentos dispersos fazem as pessoas perderem o foco. Seus olhos continuam passando pelas linhas, mas a mente n ã o est á mais fazendo seu servi ç o. Voc ê n ã o pode impedir sua mente de gerar pensamentos dispersos. O que voc ê pode fazer, por outro lado, é impedir que estes pensamentos afetem sua concentra çã o. Enquanto voc ê l ê , voc ê deve manter um peda ç o de papel e uma caneta ao seu lado. Se voc ê tiver qualquer tipo de pensamento importante que n ã o quer ignorar, voc ê deve anot á -lo e retom á -lo depois. Por é m, se estes pensamentos n ã o forem ú teis, controle ativamente sua mente para parar de pensar neles e continue lendo.

Focando em atividades anteriores

Outra distra çã o de leitura é alimentar pensamentos sobre sua atividade anterior. O que voc ê fez antes de sentar para ler pode afetar sua aten çã o, especialmente se a atividade é importante para voc ê . Ambos, a atividade e seus resultados, continuar ã o em sua mente e, potencialmente, agitar ã o seus sentimentos. Este fen ô meno é chamado de “ pensamentos residuais ” .

Por exemplo, se voc ê fizer uma prova importante antes de sua leitura e tiver achado di í cil, voc ê ter á dificuldades em focar em outra coisa. Sua mente ainda estar á alimentando pensamentos sobre sua prova. Enquanto voc ê estiver lendo, algumas quest õ es aleat ó rias do teste podem aparecer na sua mente e desviar a aten çã o da sua atividade atual. Pensamentos residuais s ã o obst á culos para a leitura din â mica. Voc ê precisa praticar como lidar com estas distra çõ es mentais fazendo um ritual pr é -leitura, o qual ser á discutido no cap í tulo 3. Tal ritual consiste em algumas coisas que voc ê faz antes de ler. Voc ê deve fazer isso todas à s vezes para que se torne um h á bito. Essa sequ ê ncia de atividades servir á como um aquecimento e ajudar á a preparar sua mente para se concentrar na leitura. Criar á uma situa çã o na qual voc ê estar á concentrado em um objetivo.

(8)

Desistir por frustra çã o

Ao lidar com textos acad ê micos, a falta de confian ç a ou de conhecimentos espec í ficos podem facilmente frustrar um leitor. Podem haver palavras de di í cil entendimento e, à s vezes, o estilo de escrita torna-se um obst á culo para a compreens ã o do leitor. Tamb é m h á vezes em que os conceitos introduzidos s ã o inteiramente novos e parecem n ã o fazer sentido. Estes desafios podem faz ê -lo desistir do texto, mesmo que voc ê continue lendo. Ler, ent ã o, torna-se um fardo – voc ê se for ç a a continuar a lendo e pausa a cada frase.

Se voc ê est á lendo um livro sobre qualquer profiss ã o pela primeira vez, encontrar á uma curva de aprendizado. É quase imposs í vel ler r á pido quando se est á lidando com esses conceitos desconhecidos, porque seu c é rebro precisa descobrir muitas coisas e est á ocupado fazendo-o, reduzindo, consequentemente sua velocidade. Se este for o caso, voc ê deve tentar o seu melhor para procurar maneiras de criar uma ponte entre o programa (o seu conhecimento armazenado) e os conceitos e ideias que est ã o sendo introduzidas.

Se voc ê est á tendo dificuldades com o vocabul á rio, voc ê deve manter um dicion á rio ao seu alcance para n ã o ficar preso em uma palavra. Melhor ainda, use um dicion á rio em um smartphone, uma vez que eles s ã o muito mais r á pidos de usar. Se voc ê n ã o tem nem um dicion á rio nem Internet dispon í vel no momento, voc ê deve continuar a leitura enquanto procura por pistas que sugiram o significado da palavra desconhecida. Isso pode n ã o lhe dar a defini çã o exata, mas pode, pelo menos, ajudar a entender o sentido.

Distra çõ es externas

H á v á rias de distra çõ es externas que o impedem de ler de forma eficaz. Voc ê pode facilmente se distrair atrav é s de todos os seus sentidos. O c é rebro processa tudo o que recebe, mas, a maior parte acontece nos bastidores, por isso, voc ê n ã o percebe como diferentes coisas o distraem. Se estiver muito quente ou muito frio na sala, voc ê pode passar mais tempo se incomodando com isso do que lendo. Voc ê pode se ventilar, se estiver muito quente, sem perceber como isso o atrasa.

(9)

Se houver uma grande quantidade de objetos em movimento ao redor, seu olhar pode ser atra í do por eles, mesmo que seja s ó por um momento. Seu c é rebro processa esses movimentos e lhe d á um pouco de sua aten çã o, mesmo que voc ê n ã o perceba. Afinal, se um dos objetos, de repente, se aproximasse de voc ê , voc ê reagiria. Isso mostra que seu c é rebro estava, de fato, observando o antes.

Se houver barulho ao redor, voc ê tamb é m vai prestar aten çã o a isto, da mesma forma. Tal como acontece com objetos em movimento, seu c é rebro estar á ocupado decifrando as informa çõ es dos sons e tentando fazer alguma coisa relevante. Um homem sentado nas plan í cies da Á frica, h á milhares de anos, precisava detectar um farfalhar na grama. É uma rea çã o de sobreviv ê ncia para as poss í veis fontes de perigo. Nossos c é rebros est ã o programados para fazer isso. É por isso que somos capazes de escolher uma s ó voz em uma sala onde todo mundo est á falando.

Estas distra çõ es podem ser evitadas ao se preparar seus arredores antes de ler. Para distra çõ es imposs í veis de serem previstas, voc ê deve criar uma resposta gen é rica que o permita voltar à leitura o mais r á pido poss í vel.

Pensamentos sobre problemas

À s vezes, h á pensamentos remanescentes sobre os problemas da nossa vida, que podem nos impedir de ler de forma eficaz. Esses tipos de pensamentos podem nos distrair muito facilmente.

Para os leitores mais á vidos, a leitura é uma v á lvula de escape do mundo real. Para essas pessoas, o ato de ler é uma pr á tica Zen que os torna calmos e limpa suas mentes da desordem. Pode ser muito terap ê utico.

No entanto, isso s ó funciona se voc ê gostar do que est á lendo. Se voc ê for um estudante e tiver que estudar muitos materiais, ent ã o voc ê ir á se distrair com os seus problemas. Fa ç a dos seus problemas uma prioridade e, ou lide com eles antes ou, ao menos o suficiente para que voc ê possa descansar facilmente. S ó ent ã o voc ê ser á capaz de ler de forma eficaz.

(10)

De acordo com a ci ê ncia do sono, estar cansado é como estar b ê bado. Ter uma mente cansada é um grande obst á culo à leitura e compreens ã o din â micas.

Tomar bebidas à base de cafe í na, nesta situa çã o, n ã o é recomendado. A cafe í na é t ó xica e seu corpo vai querer se livrar dela. Este processo é o que faz com que voc ê acorde e fique mais alerta e, assim que este efeito passar, voc ê estar á mais sonolento do que antes. Em outras palavras, a dose de cafe í na (torturando seu corpo) somente pega emprestado alguns momentos de alta vigil â ncia de seu pr ó prio futuro. Sua mente deve estar alerta por si s ó durante a leitura. Se voc ê est á sofrendo de ins ô nia e t ê m um padr ã o de sono irregular, o problema é seu biorritmo, ou rel ó gio biol ó gico. Isto é o que voc ê precisa corrigir para curar sua ins ô nia.

O c é rebro humano passa por uma rotina di á ria, n ã o apenas controlando a fome e o sono, mas tamb é m a temperatura do corpo. Todo esse processo é regido por seu rel ó gio biol ó gico, um sentido de tempo que é programado em nossos c é rebros. É um rel ó gio muito impreciso que varia cerca de 1 hora por dia. É preciso redefini-lo diariamente para que seu corpo esteja em sintonia com as horas do dia. Se voc ê n ã o fizer isso, seu organismo pode estar no modo da tarde quando, na verdade, é hora de ir dormir.

E como se redefine o seu rel ó gio biol ó gico? Vendo a luz do sol. Voc ê precisa de luz solar mais do que imagina. Seus olhos t ê m detectores de luz especiais para n í veis de brilho que nenhuma ilumina çã o interna pode ativar. Estes receptores est ã o, simplesmente falando, conectados ao seu rel ó gio biol ó gico e ao centro de prazer do seu c é rebro. É por isso que o seu estado de esp í rito melhora imediatamente se o sol sai apenas por um momento em um dia fechado.

A falta de luz solar causa depress ã o de inverno e ins ô nia, pois seu c é rebro usa a luz solar para saber como corrigir o rel ó gio biol ó gico corpo dia ap ó s dia. Ele precisa de pelo menos um dia parcialmente ensolarado para fazer isso, ou o rel ó gio n ã o é corrigido.

Nossos ancestrais vieram da Á frica, onde a luz solar é abundante. Hoje em dia, vivemos em lugares com pouca luz solar e passamos muito tempo em nossas casas. N ó s n ã o obtemos luz suficiente, é por isso que tantas pessoas t ê m dificuldade para dormir e ficam deprimidas

(11)

A luz de interiores comum é , na verdade, de 100 a 1000 vezes mais fraca do que a luz de fora em um dia ensolarado. Ela n ã o ativa os receptores de luz para o rel ó gio biol ó gico. Para corrigir o seu rel ó gio biol ó gico todos os dias, voc ê precisa de uma fonte artificial de luz brilhante.

Procure por "caixa de luz 10.000 lux" na internete compre uma. Eu acredito que uma caixa de luz pode ser t ã o essencial em uma casa quanto uma m á quina de lavar. Tudo o que voc ê precisa fazer é olhar para a caixa de luz todas as manh ã s, at é 1 hora ap ó s acordar. Isso ir á redefinir o seu rel ó gio biol ó gico e tamb é m causar efeitos antidepressivos em seu c é rebro que funcionam melhor do que at é mesmo os melhores medicamentos.

Se esta é a primeira vez que voc ê est á ouvindo sobre caixas de luz e os efeitos da luz solar ent ã o, confie em mim, voc ê ainda n ã o percebe o qu ã o poderoso e importante essas coisas s ã o para o seu bem-estar.

Minha m ã e costumava acordar a cada duas horas, todas as noites, por anos. Depois de eu lhe dar uma caixa de luz e contar lhe como ela deveria utiliz á -la, sua vida mudou. Ela conseguiu dormir at é a noite inteira ap ó s utilizar a caixa de luz por apenas 6 dias.

Certificar-se de que seu rel ó gio biol ó gico est á sempre ajustado e dormir o que seu c é rebro necessita para funcionar é essencial para seu estado de vigil â ncia geral e desempenho de leitura.

Ler enquanto se est á deitado

Outro mau h á bito é ler em posi çõ es ou lugares que induzem o sono. Um bom exemplo é a leitura na cama. É bom ler na cama, se seu objetivo é adormecer com mais facilidade. No entanto, se o que voc ê est á lendo é importante, voc ê deve sentar-se em linha reta em uma mesa ou em algum outro lugar que voc ê associa com trabalho.

Associar um lugar com determinados comportamentos s ã o conceitos que seu c é rebro aprende e responde. Camas s ó devem ser usadas se voc ê pretende dormir e sua mesa s ó deve ser usada se voc ê pretende trabalha nela. Ao repetir este padr ã o, sem falhas, ir á ensinar seu c é rebro a mudar do modo de dormir para o modo de trabalho simplesmente ao ir a esses lugares.

(12)

Este efeito é similar ao famoso experimento, no qual um sino era tocado antes de alimentar um c ã o. Logo o c ã o associa o sino com comida e come ç a a salivar no momento em que ouve o som.

N ã o definir o seu objetivo

A leitura deve ser um processo ativo. Ela n ã o pode ser feita de forma eficaz se voc ê n ã o sabe por que est á fazendo isso. Voc ê tamb é m precisa saber quais as informa çõ es que est á procurando. Parece ó bvio, mas ter um objetivo espec í fico para a leitura far á voc ê mais produtivo. Diga o que voc ê pretende ler e, por isso, antes de faz ê -lo, como um lembrete de 10 segundos para si mesmo. Isto ir á focar concentrar sua mente na atividade.

Em testes de m ú ltipla escolha, a leitura din â mica é ú til para quest õ es sobre compreens ã o do texto. Neste tipo de quest ã o, voc ê geralmente é obrigado a ler uma passagem liter á ria ou acad ê mica e responder a algumas perguntas depois. Algumas vezes, o texto é muito longo e voc ê s ó tem que responder uma ou duas perguntas.

Neste caso, n ã o é aconselh á vel ler indiscriminadamente o trecho sem saber o que est á procurando. Voc ê estaria desperdi ç ando um tempo precioso que poderia ser gasto em outras quest õ es mais desafiadoras. Para evitar gastar muito tempo lendo, verifique as perguntas primeiro. Se elas exigirem respostas espec í ficas, busque rapidamente pelo texto a localiza çã o das respostas. Voc ê s ó deve usar a leitura din â mica em todo o texto se a natureza da quest ã o exigir. Saber quando e porque utilizar a leitura din â mica e o que procurar sempre leva a um melhor desempenho. Ler o texto erradamente

Quando se l ê por motivos acad ê micos, voc ê , em geral, est á procurando por informa çõ es bem espec í ficas. Sua experi ê ncia de leitura, neste caso, depender á , em grande, parte dos materiais que voc ê tem utilizado. A procura por informa çõ es espec í ficas nos lugares errados pode ser muito frustrante. E, quando a frustra çã o se instala, seu desempenho de leitura diminui continuamente a cada novo texto que voc ê olhar.

Para evitar frustra çõ es, é preciso saber escolher direito as fontes. Encontre informa çõ es suficientes sobre um texto antes de l ê -lo.

(13)

Leitores á vidos t ê m o h á bito de verificar a integridade e confiabilidade de uma fonte antes de gastar uma quantidade significativa de tempo com ela.

(14)

Cap í tulo 3 – Rituais Pr é -Leitura

N ó s j á estamos familiarizados com maus h á bitos comuns que dificultam a efic á cia da leitura din â mica. Alguns deles podem ser tratados imediatamente. Outros precisam ser prevenidos atrav é s da cria çã o de bons h á bitos de leitura. A maior parte pode ser desenvolvida atrav é s da cria çã o de um ritual pr é -leitura.

Prepare o seu ambiente

Escolher o seu lugar de leitura é um passo importante. Certifique-se de que voc ê l ê em uma á rea com uma temperatura agrad á vel. O local tamb é m deve estar livre de distra çõ es como insetos voadores e ru í dos. Sons da natureza s ã o bons, mas os sons artificiais, como carros ou m ú sica, devem ser evitados. Procure por isolamento ao inv é s de lugares onde as pessoas v ã o e conversam entre si. Um caf é pode ser um bom lugar para se sentar, mas as conversas em torno de voc ê seriam uma distra çã o.

Voc ê tamb é m deve preparar a posi çã o do livro e da cadeira que vai usar. A inclina çã o ó tima de um livro é de 45 graus a partir do topo da mesa. Certifique-se de que o livro é bem iluminado nesta posi çã o e n ã o tem qualquer sombra sobre ele. Tamb é m se certifique de que o local seja bem ventilado. Voc ê precisa de ar fresco para manter a concentra çã o durante longos per í odos de tempo.

Todos estes fatores ambientais afetam seu desempenho de leitura. Mantenha uma boa postura

Para evitar a sonol ê ncia durante a leitura, voc ê deve cuidar de sua postura. A maneira certa de faz ê -lo é sentar-se e alongar a coluna vertebral. Suas costas devem estar bem apoiadas sobre uma boa base s ó lida. Evite inclinar demais para um lado. Seus p é s devem estar apoiados no ch ã o.

Sua cadeira deve ser confort á vel, mas n ã o confort á vel demais, pois pode fazer com que voc ê sinta sono. Boas cadeiras de escrit ó rio s ã o a melhor escolha, uma vez que s ã o feitas pensando em manter a postura

(15)

correta.

Um erro comum na postura para leitura é colocar o livro sobre a mesa e olhar para baixo para ler. Esta posi çã o far á com que voc ê sinta sono. Voc ê tamb é m deve evitar pousar sua cabe ç a em suas m ã os quando se cansar. Se voc ê se cansar da leitura, levante-se e ande por a í por algum tempo. Tente respirar uniformemente e agitar os bra ç os. Volte a ler o mais r á pido poss í vel.

Verifique a sua vista

Mesmo que voc ê n ã o precise de ó culos, sua vista pode n ã o estar perfeita. A vis ã o ligeiramente imperfeita é compensada pelo c é rebro para que voc ê n ã o a note. Eu mesmo passei por isso alguns anos atr á s. A minha vis ã o parecia ser muito boa, mas meu c é rebro tinha que se esfor ç ar para superar as imperfei çõ es. Isso é cansativo para os olhos, para o c é rebro e me fez ter mais dores de cabe ç a do que outras pessoas tem.

Muitas pessoas ficam tontas quando leem por longos per í odos de tempo. Seus olhos come ç am a doer e a lacrimejar. Isto pode ser um sinal de problemas de vista e voc ê deve verific á -lo o quanto antes.

Hoje em dia, voc ê pode simplesmente passar por uma cirurgia LASIK e corrigir sua vista sem maiores problemas. A maioria das pessoas que a fizeram, pensam que deveriam ter feito anos antes, ao inv é s de terem utilizado ó culos. Por ter sua acuidade visual corrigida, sua capacidade de leitura adquira uma melhoria imediata.

Prepare o material de leitura

Quando o assunto da leitura ou do estudo é acad ê mica, seu material de leitura deve estar pronto para quando voc ê come ç ar. Se voc ê n ã o tiver certeza se tem ou n ã o o livro certo, deixe v á rios outros livros sobre o mesmo tema por perto. Assim, voc ê pode passar para o pr ó ximo livro se o que voc ê est á lendo no momento n ã o lhe d á a informa çã o que precisa. Mesmo em uma biblioteca, o melhor é ter uma pilha de livros prontos, pois se levantar para encontrar outro livro sobre o assunto é uma grande distra çã o.

(16)

de leitura. Se houver jarg õ es espec í ficos para o tema, o qual voc ê n ã o tem familiaridade, voc ê ter á dificuldade em entender a ideia geral a partir da mensagem do texto. Na literatura, se o autor utilizar alguns recursos liter á rios que voc ê n ã o conhece, voc ê tamb é m ter á dificuldades em compreend ê -los imediatamente. Figuras de linguagem podem ser di í ceis de entender quando n ã o h á familiaridade com elas.

Sempre tenha um dicion á rio pronto quando estiver lidando com linguagem t é cnica. Dicion á rios online s ã o os melhores para isso, uma vez que lhe permite procurar por palavras rapidamente. Da mesma forma, voc ê tamb é m pode procurar por figuras de linguagem.

(17)

Cap í tulo 4 – Prepare sua Mente

Preparar o local de leitura e os materiais é uma coisa, mas voc ê tamb é m precisa preparar sua mente.

Seus motivos para ler

Se voc ê n ã o gosta de ler, este é um passo muito importante para voc ê . Voc ê deve se motivar encontrando suas raz õ es para ler alguma coisa.

O c é rebro humano é programado para trabalhar a fim de alcan ç ar um objetivo. Ele tamb é m é programado para evitar trabalho in ú til, j á que isto seria um desperd í cio de energia. Quando os seres humanos viviam na selva, as reservas de gordura eram sua conta banc á ria. Alimentos n ã o eram garantia milhares de anos atr á s.

É por isso que exerc í cios s ã o, na verdade, n ã o naturais. Se voc ê quiser andar em uma esteira, seu c é rebro vai gritar para que voc ê n ã o fa ç a isso, pois voc ê n ã o estar á chegando a lugar nenhum. Tudo o que voc ê conseguir á é desperd í cio de energia, ent ã o seu c é rebro tenta impedi-lo. At é ratos de laborat ó rio fazem isso, se voc ê for çá -los a subirem em uma esteira. Eles ir ã o se sentar e resistir at é que a esteira raspe em seus traseiros.

O que nos leva a fazer algo é um objetivo, algo a atingir, algo a alcan ç ar. N ó s n ã o queremos desperdi ç ar energia em uma esteira sem sentido, mas os visitantes da Disney caminham, em m é dia, catorze quil ô metros, geralmente porque est ã o com a fam í lia. É uma viagem de um grupo atrav é s de um lugar, assim como acontecia nas sociedades de ca ç adores-coletores h á milhares de anos.

Devido ao exposto, voc ê precisa se lembrar de seus objetivos. Isso se aplica tanto à como para qualquer outra atividade.

Mesmo que voc ê ache que seus motivos para ler alguma coisa sejam ó bvios, pronunci á los verbalmente ou escrev ê los ir á estimul á -lo sobre porque voc ê est á fazendo isso. Voc ê estar á dizendo à parte inconsciente do seu c é rebro que se trata de uma tarefa importante e

(18)

chegar á mais perto de um resultado espec í fico. Este simples passo ir á ajud á -lo a superar a procrastina çã o e concentrar no assunto.

Suas expectativas de leituras

Toda vez que come ç amos a ler, come ç amos com um objetivo em mente, seja afirmando-o ou n ã o. Para leitores de obras liter á rias, o objetivo geral é entretenimento. Se voc ê est á lendo uma obra liter á ria a fim de julg á -la, sua meta é l ê -la sob um olhar anal í tico e fazer uma cr í tica v á lida. Leitores de jornais, por outro lado, leem para obter detalhes sobre os eventos atuais o mais r á pido poss í vel.

Independentemente de quais s ã o seus objetivos de leitura, voc ê deve sempre esperar que eles sejam cumpridos pelo texto em m ã os. Esta atitude positiva aumentar á seu desempenho de leitura automaticamente. Se voc ê pensar negativamente desde o in í cio, mesmo as pequenas fontes de frustra çã o causar ã o um grande impacto. Tente ser otimista e, na melhor das hip ó teses, entusiasmado com o material que voc ê est á trabalhando.

Atitudes em rela çã o à leitura

Hoje em dia, adolescentes gastam mais tempo com m í dias modernas do que com livros. Muitas vezes, eles t ê m atitudes ruins em rela çã o à leitura, o que significa que eles n ã o praticam muito à medida que crescem.

Passe algum tempo avaliando sua pr ó pria atitude em rela çã o à leitura. Se voc ê n ã o gosta de ler por causa de experi ê ncias passadas, voc ê deve ativamente mudar essa atitude.

Procure por coisas divertidas de ler. Por exemplo, voc ê pode pegar as vers õ es do livro de seus filmes favoritos. Tente ler em seu tempo livre e melhorar a sua compreens ã o enquanto voc ê faz isso. Com a pr á tica, mesmo as pessoas que odiaram ler toda a sua vida podem se tornar leitores proficientes e aprender a gostar.

Sentimos em rela çã o a uma coisa o que n ó s associamos a ela. Se voc ê relacionar livros de fantasia a perder-se em sonhos e ser surpreendido com cenas de outro mundo, ent ã o voc ê rapidamente ir á adquirir gosto por tais livros. Leitura em geral se tornar á um ato mais

(19)

agrad á vel e voc ê vai ficar melhor nisso tamb é m.

Este é um conceito geral. Relacionar sentimentos positivos a alguma coisa é uma forma de passar a gostar de praticamente qualquer coisa.

Exerc í cios mentais de pr é -leitura

Antes de come ç ar a ler, voc ê deve primeiro acalmar sua mente. Isso permitir á que voc ê se concentre na atividade e lide com pensamentos descontrolados.

Uma forma de acalmar a mente é fazer um exerc í cio de respira çã o. Para isso, voc ê precisa se sentar em uma posi çã o confort á vel, na melhor das hip ó teses, no lugar onde voc ê vai ler.

Ajuste um timer para cinco minutos. Coloque as m ã os sobre seu colo, feche os olhos e respire normalmente. Conte cada vez que voc ê inala, come ç ando por um e pare quando chegar a dez. Quando chegar ao n ú mero dez, comece de novo, recome ç ando do um. Enquanto estiver fazendo isso, concentre-se na sua respira çã o e imagine que seus pulm õ es est ã o cheios de luz. Continue fazendo isso at é que o alarme do timer fa ç a barulho.

Este exerc í cio é ú til para melhorar sua concentra çã o. Ele limpa sua mente de tudo aquilo que estava nela antes para se concentrar exclusivamente no texto. Comece a ler logo ap ó s o exerc í cio.

(20)

Cap í tulo 5 – Estrat é gias de Leitura Din â mica

Depois de preparar o seu ambiente e sua mente, é hora de discutir os princ í pios b á sicos de leitura din â mica. Eles permitem que voc ê leia o mais r á pido poss í vel, sem sacrificar a sua compreens ã o do texto.

Leitura ativa

H á uma grande diferen ç a entre ler e simplesmente reconhecer palavras. Para muitas pessoas, a leitura torna-se uma habilidade passiva. É semelhante a caminhar, algo que fazemos sem pensar. N ó s temos lido por tanto tempo que j á n ã o temos que fazer esfor ç o.

À s vezes, quando n ã o estamos em nossa melhor forma mental, simplesmente reconhecemos as palavras, mas sem conect á -las. Isso geralmente acontece quando estamos exaustos e nossa mente precisa de descanso. Tamb é m ocorre quando estamos preocupados com outros assuntos.

Leitura ativa é estar 100% consciente disso. Nesse estado de esp í rito, voc ê permanece continuamente concentrado no que est á lendo, muitas vezes nem mesmo percebe seu ambiente mais. Iniciantes s ó conseguem fazer isso quando leem em voz alta, mas, à medida que voc ê praticar e melhorar, voc ê ser á capaz de faz ê -lo em sil ê ncio.

A leitura ativa tem um efeito indireto sobre sua velocidade de leitura. O que ela faz é melhorar significativamente a sua capacidade em compreender o texto, fazendo com que voc ê leia mais r á pido. Se voc ê ler com aten çã o dividida, ou passivamente, a informa çã o n ã o é dissecada o suficiente e voc ê pode precisar ler algumas partes duas vezes para ser capaz de entender tudo.

Aumentando seu campo visual

Seu campo visual é o n ú mero de palavras em uma linha que seus olhos podem ver de uma s ó vez. É comum as pessoas a reconhecerem uma palavra, vendo a primeira e a ú ltima letra, como demonstrado no cap í tulo 1.

(21)

ordem das letras para reconhecer uma palavra. Todos n ó s normalmente lemos ao reconhecer a apar ê ncia das palavras, ao inv é s de olhar para as letras individuais que as comp õ em. É por isso que tendemos a ignorar erros de digita çã o - n ó s n ã o os vemos, porque n ã o estamos olhando para cada letra quando lemos.

Bons leitores de leitura din â mica levam isso a outro n í vel. Eles n ã o apenas reconhecem uma palavra de cada vez, mas uma frase ou at é mesmo uma pequena frase em uma olhada. Voc ê s ó pode desenvolver esta habilidade atrav é s da pr á tica.

Se voc ê quiser melhorar seu campo visual agora, tente ler um par de palavras, simultaneamente, de uma s ó vez. Voc ê deve incidir n ã o s ó sobre o significado dessas palavras, mas tamb é m sobre a forma como elas se relacionam com outras palavras na frase. Quando voc ê pegar o jeito e achar que isso é f á cil, passe a reconhecer tr ê s palavras de cada vez.

Esta habilidade pode parecer assustadora, mas é s ó um desafio no in í cio. H á poucas experi ê ncias pr é vias que o ajudar ã o a desenvolver essa habilidade mais rapidamente. Mostrou-se, no entanto, que jogadores de v í deo games s ã o capazes de ver e acompanhar o movimento de mais objetos ao mesmo tempo do que aqueles que n ã o jogam, porque, ao longo dos anos jogando, seus c é rebros foram treinados para fazer isso. Como consequ ê ncia, os jogadores de v í deo games acham mais f á cil aprender a ler v á rias palavras de uma s ó vez.

Se voc ê dominar esta habilidade, voc ê ser á capaz de ler at é o dobro de palavras por minuto, dobrando sua velocidade.

Ao fazer a transi çã o da leitura de duas para tr ê s palavras de uma s ó vez, voc ê deve come ç ar pelo agrupamento de palavras curtas que tenham significado. Locu çõ es prepositivas s ã o bons exemplos de palavras que podem ser facilmente agrupadas. Elas s ã o geralmente formadas por uma preposi çã o, um artigo e um substantivo. Quando voc ê praticar a leitura desta forma, voc ê ser á capaz de detectar padr õ es de como as frases s ã o estruturadas. Seu conhecimento dessa estrutura, juntamente com a sua capacidade de prever o que vem em seguida, ir á permitir que voc ê leia mais r á pido.

A habilidade de ler em blocos ser á discutida posteriormente neste cap í tulo.

(22)

Melhorando suas habilidades de previs ã o

Ao ler uma frase, os leitores normais n ã o leem apenas uma palavra de cada vez e esperam a pr ó xima entrar em seu campo de visual. Ao inv é s disso, eles preveem o que vai acontecer a seguir e leem a frase correndo. Para a leitura din â mica, essa capacidade precisa ser melhorada. A estrutura de uma frase permite que voc ê preveja o que est á por vir. Olhe a seguinte frase:

John jogou a bola para ____.

Podemos prever o que ser á escrito no espa ç o em branco antes mesmo de v ê -lo. Por exemplo, podemos dizer que ser á um substantivo e, com base na a çã o de John, tamb é m podemos supor que ser á um substantivo que ir á receber a bola. Dicas simples como estanos permitem fazer previs õ es precisas e ler o texto ainda mais r á pido.

Prever palavras n ã o acontece s ó com frases. Tamb é m o fazemos com par á grafos ou at é cap í tulos inteiros. Leitores experientes de novelas, muitas vezes, podem prever o que vai acontecer depois que todos os conflitos da hist ó ria foram introduzidos. Esta é uma das raz õ es pelas quais reviravoltas s ã o muito importantes em livros. Elas excitam a mente atrav é s da introdu çã o de algo inesperado.

A capacidade de prever as palavras percorre um longo caminho para melhorar sua velocidade de leitura. Quanto mais habilidoso voc ê ficar nisso, mais significados voc ê pode entender enquanto est á lendo, antes mesmo de terminar de ler. Voc ê tamb é m pode pular um monte de palavras, o que é algo que voc ê j á est á fazendo, mas pode n ã o estar ciente disso.

Aqui h á duas qualidades que um texto bem escrito deve apresentar para ser previs í vel e f á cil de ler.

1. A estrutura dos par á grafos

Um par á grafo bem escrito deve ser previs í vel. Deve ter uma frase que conte sobre o que o resto do par á grafo fala. As outras frases est ã o ali para dar informa çõ es mais detalhadas. Essas outras senten ç as s ã o sempre relacionadas à frase principal. Se o escritor quiser continuar com uma nova cena ou um novo conceito, ele precisa faz ê -lo em um novo par á grafo.

(23)

2. O tipo de texto que voc ê est á lendo

Cada tipo de texto tem uma estrutura particular. Por exemplo, um artigo de jornal normalmente come ç a com uma breve sinopse, geralmente em uma frase. Esta responde à s quest õ es “ o que ” , “ quando ” e “ onde ” sobre determinado evento. Pessoas n ã o t ê m tempo para uma introdu çã o longa, ent ã o a informa çã o deve ser curta.

O mesmo vale para todos os artigos cient í ficos, que come ç am com um resumo, um par á grafo descrevendo o conte ú do do texto inteiro.

Disserta çõ es, por outro lado, normalmente se iniciam com uma introdu çã o e terminam com uma conclus ã o. A parte do meio ou a reda çã o em si é onde o autor escreve seus argumentos e contra-argumentos.

Saber como as informa çõ es s ã o distribu í das atrav é s de um texto lhe d á uma previs ã o e o ajuda a navegar atrav é s dele, economizando tempo. Permite-lhe saber quais partes do texto s ã o importantes para voc ê , qual parte voc ê est á lendo no momento e qual parte vir á em seguida. Isso tamb é m aumenta sua velocidade de leitura. Se voc ê est á procurando por algo espec í fico, voc ê n ã o precisa ler tudo, pode pular n ã o apenas palavras, mas par á grafos e at é p á ginas. Por exemplo, no artigo jornal í stico, a parte sobre not í cias pode ser pulada se voc ê ler apenas as manchetes e primeiras linhas. No caso de uma disserta çã o, voc ê sempre sabe em qual parte do texto voc ê est á e pode esperar o que deve vir em seguida.

Prever palavras, frases, par á grafos, p á ginas, cap í tulos e at é mesmo livros inteiros é uma ferramenta instrumental para dominar a leitura din â mica. O objetivo é ler blocos de palavras e, ao mesmo tempo, remover palavras ao prev ê -las. Se voc ê sabe, de antem ã o, o que esperar nos par á grafos seguintes, este processo é acelerado e n ã o requer muito esfor ç o mental.

Ler ininterruptamente

Esforce-se para evitar paradas entre frases e par á grafos. Para passar ininterruptamente de uma frase para outra, tente conectar o significado das frases e par á grafos anteriores aos seguintes e, ao mesmo tempo, manter seu ritmo de leitura. Como sempre, isso requer pr á tica.

(24)

Suas habilidades em prever ir ã o ajud á -lo com isso. Se voc ê tem uma previs ã o agu ç ada sobre o que vir á a seguir na pr ó xima parte do texto, ent ã o voc ê sabe para onde est á indo e pode continuar a transi çã o sem interrup çõ es.

Outro problema que pode faz ê -lo parar a leitura é perder a linha em que voc ê est á . Quando se l ê v á rias vezes mais r á pido do que o normal, é f á cil acabar lendo a linha errada. Voc ê pode superar este problema utilizando seu dedo para seguir a linha, como voc ê fazia provavelmente quando era crian ç a. Isso poupa muito esfor ç o mental, j á que voc ê n ã o precisa ser cuidadoso para n ã o perder a linha e n ã o precisa procurar a pr ó xima apenas com seus olhos.

(25)

Cap í tulo 6 – Maneiras de Aumentar sua

Velocidade de Leitura

Passo 1: Monitore sua velocidade de leitura

H á ferramentas online que voc ê pode usar para estimar sua velocidade de leitura. Voc ê tamb é m pode pedir que algu é m veja seu tempo ou utilizar um cron ô metro. Use um documento de 5000 palavras para este exerc í cio e tente n ã o utilizar mais que 5 minutos para complet á -lo. Leia o mais r á pido que puder sem sacrificar a compreens ã o do texto. Evite reler e encontrar outras distra çõ es.

Quando seus 5 minutos acabarem, pare e marque a frase aonde voc ê conseguiu chegar, ent ã o conte todas as palavras e descubra como foi seu desempenho. Se voc ê estiver utilizando um arquivo MS Word, voc ê pode deixar o software contar as palavras para voc ê . Apenas marque, no texto, at é onde voc ê chegou com seu cursor e olhe para o canto da tela. Pr ó ximo ao n ú mero de p á ginas que o documento tem, deve haver a quantidade de palavras que voc ê marcou. Divida o n ú mero por 5 para encontrar quantas palavras voc ê l ê por minuto. Esta é sua atual velocidade de leitura.

É uma boa ideia medir sua velocidade de leitura ao ler uma p á gina í sica e tamb é m uma p á gina digital. Velocidades de leitura podem v á rias entre esses dois tipos de m í dia. A velocidade m é dia de leitura é entre 260-300 palavras por minuto. Quer voc ê seja mais r á pido ou mais lento que a m é dia dos leitores, sempre h á espa ç o para melhorias. Mestres em leitura din â mica podem ler 5000 palavras em 5minutos, ou 1000 palavras por minuto.

É mais f á cil melhorar na leitura din â mica se voc ê souber seu desempenho no momento presente. Qualquer sucesso alcan ç ado ir á motiv á -lo a melhorar ainda mais.

Passo 2: Comece com materiais de f á cil leitura

(26)

texto que voc ê costuma ler. Como discutido anteriormente neste livro, sua familiaridade com o material é um grande fator a ser considerado. Quanto mais voc ê ler sobre um determinado assunto, mais r á pido voc ê conseguir á l ê -lo.

Se voc ê est á treinando suas habilidades de leitura din â mica, é melhor come ç ar por temas f á ceis. As habilidades que voc ê for adquirindo com a pr á tica podem ent ã o ser aplicados a textos mais complexos e a informa çõ es t é cnicas. Assim como com qualquer outra habilidade, é importante que voc ê comece com materiais simples e v á gradualmente adquirindo atividades mais di í ceis.

Se voc ê estiver aprendendo sobre um assunto novo, é melhor come ç ar lendo artigos para pessoas leigas para adquirir uma ideia geral. A Wikip é dia é uma boa fonte para esse tipo de artigo. O conhecimento b á sico que voc ê ganha com estas fontes o ajudar ã o a compreender as informa çõ es de artigos e livros t é cnicos.

Passo 3: Elimine fontes de distra çã o

Fa ç a o que puder para eliminar tudo do ambiente que possa distra í -lo, mesmo que voc ê tenha preparado seu espa ç o de leitura de acordo com o que foi discutido anteriormente no livro. Se voc ê n ã o est á esperando uma mensagem ou liga çã o importante, deixe seu celular no modo silencioso. Se h á barulhos na sua casa ou no lado de fora, use plugues de ouvido para deixar o ambiente o mais silencioso poss í vel. Qualquer barulho, n ã o importa o qu ã o habitual seja, é uma distra çã o.

Se voc ê estiver lendo em seu computador, mas n ã o na Internet, desconecte-se para que voc ê n ã o tenha a op çã o de navegar por a í . Melhor ainda, voc ê pode utilizar os plug-ins do seu navegador para bloquear certos web sites como redes sociais, Youtubee outros consumidores de tempos em geral que promovem a procrastina çã o. Desta maneira, voc ê ainda pode utilizar dicion á rios online.

Passo 4: Leitura din â mica seletiva

Nem todos os materiais s ã o bons para a leitura din â mica. Romancess ã o uma m á escolha, pois voc ê perder á muito do valor est é tico e emocional delas. Uma boa hist ó ria deve ser apreciada como uma boa refei çã o.

(27)

A quest ã o de se utilizar ou n ã o leitura din â mica pode ser resolvida pelo motivo pelo qual voc ê est á lendo. Se voc ê quiser maximizar seu tempo e ser eficiente, ent ã o é uma boa ideia ler rapidamente um texto. Se voc ê est á lendo por prazer, voc ê deve tomar o seu tempo para apreciar o esfor ç o e a criatividade do autor.

Alguns materiais comuns onde a leitura din â mica pode ser ú til s ã o e-mails, artigos de jornais, artigos de revistas, blogs, memorandos de empresas e outros materiais extensos de estudos. É melhor utilizar a leitura din â mica nesses tipos de textos, pois trata-se somente de absor çã o de informa çõ es e n ã o de sabore á -las. Em sess õ es de estudos, a leitura din â mica pode ajudar a cobrir e entender uma grande quantidade de informa çõ es em um curto per í odo de tempo.

Se voc ê est á estudando para uma prova, n ã o leia muito rapidamente, ao inv é s disso, mantenha-se concentrado. Certifique-se de estudar at é a noite anterior ao teste e ent ã o dormir e n ã o estudar mais nada na manh ã da prova. Sua mente precisa de um tempo para se ajustar do modo aprender para o modo relembrar. Olhar para o material de estudo um pouco antes de uma prova é um erro comum entre estudantes.

Passo 5: Entenda o tema antes de come ç ar a leitura

A leitura din â mica é muito mais f á cil se voc ê souber como o conte ú do é organizado em um documento. Manter em mente a estrutura ajuda suas habilidades de previs ã o, assim voc ê sempre sabe qual parte do texto voc ê est á lendo no momento. Isto permite que voc ê leia mais r á pido, sem perder algo importante.

Se voc ê precisa ler um livro inteiroconfira todo o í ndice de conte ú do antes para ter uma ideia geral. Isso lhe dar á expectativas imediatas sobre o livro e permitir á que voc ê estabele ç a mais objetivos. Livros did á ticos costumam ter um resumo no in í cio de cada cap í tulo. Se voc ê pretende ler apenas alguns cap í tulos de um livro, confira cada resumo antes de come ç ar a leitura. Assim, voc ê ter á todo o arranjo de ideias antes e pode orden á -las em sua mente. Voc ê tamb é m deve verificar os subt í tulos de cada cap í tulo para entender melhor a sua organiza çã o.

Pessoalmente, eu penso nisso como desenhar uma imagem. Primeiro voc ê faz o contorno, depois preenche com cores e sombras. A

(28)

etapa de leitura é aparte das cores, na qual voc ê acrescenta detalhes ao contorno. Se as ideias estiverem organizadas em sua mente, voc ê ter á ainda mais pistas mnem ô nicas para ajud á -lo quando voc ê precisar lembrar de algo sobre um texto.

Tamb é m é aconselh á vel separar conte ú do que n ã o é importante das partes importantes do texto. Folheie o material durante a fase de pr é -leitura. Isto lhe dar á ainda mais ideias sobre o que esperar durante a leitura em detalhes.

Autores modernos costumam falar de maneira conversacional em seus livros. Algumas das coisas que eles discutem n ã o s ã o necessariamente relevantes para seus objetivos. Para se certificar de que voc ê n ã o est á perdendo alguma parte importante, leia todo o texto. Cobrir todo o material é especialmente importante quando se estuda. Percorra por á reas que voc ê considere irrelevantes.

O que foi dito acima est á em conson â ncia com o processo de pular palavras, frases e par á grafos que discutimos anteriormente. A leitura superficial das partes irrelevantes, ao inv é s de ignor á -las tem o bene í cio de deix á -lo ciente sobre o que exatamente voc ê est á deixando de fora. Isto é importante caso voc ê precise voltar a esta parte mais tarde para outras leituras e, à s vezes, acontece que algo importante est á escondido em informa çõ es outrora irrelevantes.

Passo 6: Aumente seu campo de vis ã o

Quando falamos nossa l í ngua nativa, n ã o falamos uma palavra de cada vez, mas um agrupamento delas. Por exemplo, a frase “ est á ali ” vira “ tali ” e “ vamos para l á” se torna “ vamopra l á” .

Aos ouvidos de um estrangeiro, palavras misturadas podem n ã o ser claramente separadas.

Para a leitura din â mica, utilizados o mesmo princ í pio. Lemos as palavras em grupos ao inv é s de letras isoladas. Para isto, nossos olhos devem estar treinados para cobrir frases. Um bom leitor pode ler um grupo de cinco palavras de uma s ó vez.

A maneira mais f á cil de aprender isso é agrupando palavras que trabalham juntas para oferecer uma ideia. Aqui est á um exemplo:

(29)

caramelo e nozes. ”

Esta frase é composta de ora çõ es independentes e uma ora çã o

dependente. As duas ora çõ es independentes est ã o reunidas pela conjun çã o “ mas ” . Um iniciante l ê esta frase uma palavra por vez.

Se voc ê leu sua vida inteira e é iniciante na leitura din â mica, voc ê provavelmente cair á na categoria de leitor intermedi á rio. Leitores intermedi á rios ainda leem uma palavra por vez, mas podem faz ê -lo mais rapidamente. Sua experi ê ncia os ensinou em quais palavras eles devem se focar. Tamb é m lhes permite filtrar palavras que est ã o l á apenas para deixar as frases gramaticalmente corretas. Isso permite que eles decifrem o significado bem antes que um iniciante.

Leitores de leitura din â mica criam uma unidade de um grupo de palavras. No exemplo acima, voc ê pode formar um bloco com a primeira senten ç a.

“ /Eu amo chocolates,/ mas eu n ã o gosto quando eles v ê m com caramelo e nozes. ”

Falantes nativos ter ã o mais facilidade com essa transi çã o, uma

vez que eles j á usam essas palavras agrupadas e a combina çã o de palavras é escutada em seu cotidiano. Isto é um pouco mais desafiador para a maioria das pessoas que aprenderam portugu ê scomo segunda l í ngua.

Ap ó s separar a primeira parte da frase, a conjun çã o “ mas ” d á uma dica da rela çã o que é estabelecida com a segunda parte da frase. Esta conjun çã o sugere que h á uma rela çã o com a primeira parte.

A segunda parte da frase é mais longa e pode ser, sozinha, uma senten ç a completa. É formada por uma ora çã o independente e outra dependente. Elas s ã o juntadas pela conjun çã o “ quando ” .

“ Eu amo chocolates, mas eu n ã o gostoquando eles v ê m com caramelo e nozes. ”

O grupo de palavras sublinhadas é a ora çã o independente. O grupo em it á lico é sua ora çã o dependente. Estes dois grupos de palavras conferem sentido a sua frase. H á diversas maneiras de se dividir a segunda senten ç a na leitura din â mica. Depende de quantas palavras entram sem seu campo de vis ã o.

(30)

Um iniciante em leitura din â mica pode dividir a frase desta seguinte maneira:

“ /Eu amo chocolates,/ mas eu n ã o/ gosto quando /eles v ê m com/ caramelo e nozes./ ”

Como voc ê pode ver, cada grupo de palavras é composto de tr ê s palavras, se contarmos “ eu n ã o ” como “ n ã o ” , é apenas uma palavra. Se voc ê est á tendo problemas com a ideia de ler em blocos, pode come ç ar dividindo as frases como eu fiz neste exemplo. À medida que voc ê adquirir mais experi ê ncia, voc ê facilmente realizar á isso automaticamente e dividir á frases baseando-se em significados, e n ã o apenas em n ú mero de palavras. Por exemplo, leitores mais experientes podem separar a mesma frase da seguinte forma:

“ /Eu amo chocolates, mas/ eu n ã o gosto quando/ eles v ê m com caramelo e nozes. / ”

Neste agrupamento de palavras, a frase est á dividida em apenas tr ê s grupos. Isto tamb é m minimiza a quantidade de informa çã o recebida pelo leitor, mas o significado da frase permanece o mesmo. Dividindo-se a frase em pequenos grupos permite uma leitura mais r á pida e uma melhor organiza çã o de ideias na sua mente. Organiza çã o leva à compreens ã o, memoriza çã o e reten çã o de informa çõ es com maior facilidade.

Finalmente, é isto que eu mesmo fa ç o:

“ /Eu amo chocolates, / mas eu n ã o gosto deles/quando eles v ê m/ com caramelo e nozes. ”

A parte “ quando eles v ê m ” foi pulada, pois é irrelevante. Isto economiza ainda mais tempo.

Passo 7: Fa ç a uma auto avalia çã o ap ó s a leitura

O maior objetivo da leitura é a compreens ã o. Sua habilidade em ler r á pido n ã o tem valor se voc ê n ã o consegue entender o que est á lendo ou se acabar com um conjunto de informa çõ es cheio de buracos.

O agrupamento de palavras que fizemos no passo anterior serve para ajud á -lo a ler rapidamente e, ao mesmo tempo, organizar as ideias em mente. Por é m, se voc ê for descuidado e apenas se concentrar na

(31)

velocidade, sua compreens ã o ir á decair.

Para evitar leituras sem entendimento, voc ê deve se avaliar toda vez que terminar de ler alguma coisa. Isso vale para a regra dourada de como estruturas uma apresenta çã o sobre um t ó pico cient í fico na universidade. É conhecida como a Regra dos tr ê s F:

1. Fale sobre o que voc ê ir á contar a eles (introdu çã o) 2. Fale com eles (parte principal da apresenta çã o) 3. Fale o que voc ê j á contou a eles (conclus ã o)

Esta estrutura maximiza a aten çã o e compreens ã o da audi ê ncia. Deve soar familiar para voc ê , pois os dois primeiros t ó picos foram mencionados no passo 5. Nos termos de leitura, o primeiro t ó pico é adquirir uma descri çã o geral da estrutura do texto ou dos conte ú dos dos cap í tulos, enquanto que o t ó pico dois é o processo de leitura din â mica propriamente dito.

Tamb é m podemos utilizar o terceiro t ó pico, simplesmente nos testando ap ó s a leitura. Avalie se voc ê realmente entender tudo fazendo um resumo. É importante n ã o apenas para certificar a qualidade da informa çã o que voc ê inseriu em sua mente, mas tamb é m para organizar e formular tudo com suas pr ó prias palavras.

Aqui est ã o algumas quest õ es que voc ê pode se perguntar ap ó s a leitura.

1. Qual é a principal ideia do texto?

2. Quais s ã o os principais detalhes apresentados que apoiam ou contrariam a ideia principal?

3. Como as ideias s ã o apresentadas?

Estas s ã o tr ê s quest õ es que podem parecer simples, mas s ã o eficientes. Adicione o seu pr ó prio conjunto de perguntas para avaliar ainda mais seu desempenho.

Quando voc ê come ç ar a praticar sua leitura din â mica, voc ê encontrar á alguns desafios em rela çã o à qualidade da sua compreens ã o. N ã o desista! É uma nova habilidade e requer pr á tica como qualquer outras. Domin á -la vale o esfor ç o porque voc ê ser á capaz de absorver informa çõ es escritas muito mais r á pido para o resto da sua vida. À medida que voc ê ganha mais experi ê ncia com estruturas e padr õ es,

(32)

voc ê poder á ler cada vez mais r á pido e ainda ter á uma imagem da organiza çã o da informa çã o na sua mente.

Passo 8: Encontre tempo para praticar todos os dias

A melhor maneira de ficar bom em uma nova habilidade é pratic á -la todos os dias sem interrup çã o. Tamb é m é recomend á vel designar o mesmo tempo todos os dias para ler. Voc ê pode faz ê -lo enquanto l ê seu jornal matinal ou quando l ê seu blog favorito na Internet. Sempre h á oportunidades para utilizar e treinar suas habilidades sem ter que planejar uma sess ã o pr á tica. Simplesmente pratique quando precisar ler algo sem import â ncia.

Quando voc ê praticar, utilize seu smartphone ou rel ó gio de pulso para medir sua velocidade de leitura. Mantenha um registro de sua velocidade de leitura e certifique-se de que voc ê est á melhorando para se manter motivado.

Leia quantos tipos de materiais puder. Isso ir á ajud á -lo a se familiarizar com diferentes maneiras de como informa çõ es s ã o estruturadas. Continue estudando com isso e voc ê alcan ç ar á habilidades superiores muito mais r á pido do que imagina.

(33)

Conclus ã o

Obrigado por comprar este livro!

Leitura din â mica é uma incr í vel habilidade que economiza tempo e permite que voc ê aprenda mais que outras pessoas. Tamb é m apresenta um exerc í cio mental que ajudar á sua mem ó ria e, potencialmente, sua intelig ê ncia.

A pr á tica e inibir pensamentos dispersos, concentrar sua mente e predizer informa çõ es aumenta seu n í vel de foco e o ajuda em v á rias outras á reas de sua vida.

À medida em que voc ê melhora sua leitura din â mica e o processo se torna autom á tico, voc ê notar á que prestar á mais aten çã o à s pessoas, aulas, conversas, palestras e filmes. Isso melhora seu conhecimento adquirido na escola ou universidade, seus relacionamentos com amigos e fam í lia e seu aproveitamento da m í dia.

Sua mente é seu bem mais precioso; trein á -la é algo que voc ê pode tirar proveito o resto da vida. Fa ç a com que este seja seu objetivo.

Por fim, se voc ê gostou desse livro, eu gostaria de lhe pedir um favor: voc ê poderia fazer a gentileza de deixar um coment á rio para este livro na Amazon? Eu ficaria muito agradecido!

Obrigado e Boa Sorte!

Referências

Documentos relacionados

Mecânica Coração Eucarístico Engenharia Mecânica Vaga 30 Comandos Hidráulicos e Pneumáticos Noite 06 2T+4P Engenharia Mecânica Contagem 01 Vaga para as três

O budismo da semeadura exposto por Nitiren Daishonin abre o caminho para a iluminação de todas as pessoas, habilitando-as a semear as sementes do estado de Buda dentro de suas

In Actas do Seminário A Qualidade de Vida no Idoso: O Papel da

São descritos 3 casos de mulheres acometidas por SHUa pós- parto, destacando-se a apresentação da anemia hemolítica microangiopática e os fenômenos de

Para saber como o amostrador Headspace 7697A da Agilent pode ajudar a alcançar os resultados esperados, visite www.agilent.com/chem/7697A Abund.. Nenhum outro software

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

• A intensidade (fraca, moderada ou forte); a localização (têmporas ou nuca, superficial ou profunda, de um dos lados, em ambos os • O tipo de dor (“martelante”,

Dolz e Schneu wly (1996), p esquisadores to mados co mo referência pelos PCN , consideram que o d esenvolvi mento da autono mia do aluno no processo de leitura e produ ção textual