• Nenhum resultado encontrado

3º CICLO. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 20 DE NOVEMBRO DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3º CICLO. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 20 DE NOVEMBRO DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

3º CICLO

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA |20 DE NOVEMBRO |…DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA

Introdução

Bom dia a todos! Bom início de semana!

Hoje assinala-se uma data especial: o Dia Internacional dos Direitos da Criança.

Este dia tem especial importância pois reflete uma situação ainda não totalmente resolvida: continuam a existir crianças órfãs, escravas, maltratadas ou sem acesso à saúde e educação.

Nós somos privilegiados neste campo. E para que todos possam ser também, foi redigida a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Texto

A Declaração Universal dos Direitos das Crianças, adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, afirma:  Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade;

 Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica, do tráfico humano e do trabalho infantil;  Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importando a sua cor, raça, sexo, religião, origem

social ou nacionalidade;

 Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade;  Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade;

 Todas as crianças têm direito a alimentação, habitação, recreação e atendimento médico;

 As crianças portadoras de deficiências, físicas ou mentais, têm o direito à educação e aos cuidados especiais;  Todas as crianças têm direito ao amor, à segurança e à compreensão dos pais e da sociedade;

 Todas as crianças têm direito à educação;

 Todas as crianças têm direito de não serem violadas verbalmente ou serem agredidas por pais, avós, parentes, ou mesmo a sociedade;

Comentário

 Costumamos ouvir algumas vezes que “as crianças são o futuro” e que por isso devem ser bem protegidas e ensinadas;

 A lista de direitos acima é também uma lista de deveres, não só para os pais mas também para a sociedade que deve suportar os direitos das crianças.

 Se fosse possível dizermos que algum destes direitos é o que ainda está mais longe de ser concretizado, qual seria?

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Oração

Senhor, pedimos-te todas as crianças que sofrem, para que nunca lhes falte amor e carinho.

Pai-Nosso…

São Nicolau…rogai por nós

(2)

3º CICLO

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO! 3ª FEIRA |21 DE NOVEMBRO |…DIA MUNDIAL DOS POBRES

Introdução Bom dia a todos!

No domingo passado assinalou-se o Dia Mundial dos Pobres, uma iniciativa proposta pelo Papa Francisco. Vamos perceber um pouco melhor do que se trata e que objetivos tem.

Texto

Porquê um Dia Mundial dos Pobres? Não será esta a forma mais eficaz de sublinhar a fragilidade? Ou, pelo contrário, é este o mote para uma mudança no olhar sobre a realidade e para um estilo de vida promotor da dignidade da pessoa?

Como qualquer data comemorativa, o Dia Mundial dos Pobres terá a virtude de chamar a atenção para o fenómeno da pobreza. Mas também correrá o risco de ser apenas mais um dia no calendário, um marco que será sucedido pelo dia mundial de uma outra coisa qualquer. O Papa Francisco quer dar-lhe significado e convida a refletir sobre as razões e rostos da pobreza e, sobretudo, a questionar a forma como nos relacionamos com os pobres.

E quem são os Pobres?

Segundo o Papa, os pobres são todos aqueles que carecem do necessário para conduzir uma vida digna.

Não escolhemos o país nem a família onde nascemos e onde nos toca crescer. Não controlamos as condições e circunstâncias em que somos forçados a viver. Somos alheios à vida mais ou menos privilegiada que o berço nos proporciona ou com que a sorte nos bafeja. Sabemos, porém, que estes fatores determinam muitas das assimetrias do Mundo. A falta de recursos, a fome, a miséria, a guerra, a opressão, a migração forçada e a privação de liberdade conduzem a estados de pobreza. Mas não é só pobre o mendigo, o refugiado, o preso e o oprimido. Também é pobre o analfabeto, o desempregado, o doente, o que sofre de solidão, de desânimo, ou de qualquer outra forma de exclusão, porque todos carecem do necessário para conduzir uma vida digna.

(Ana Barata - Diretora-executiva do Centro Social da Musgueira)

Comentário

 A pobreza existe! Podemos olhar para o lado ou fechar os olhos, mas isso não faz desaparecer o problema.  O Papa Francisco quer chamar a atenção para este tema, aliás este tem sido um dos pilares da sua ação: a

atenção aos mais pobres e desfavorecidos.

 Como padroeiro deste dia, o Papa Francisco escolheu São Francisco de Assis, por viver na mais genuína pobreza e humildade. Vamos seguir o seu exemplo?

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Oração

Jesus, nosso amigo, agradecemos-te por tudo aquilo que temos, E pedimos-te por todos aqueles que passam por dificuldades. Ajuda-os a encontrar a felicidade para lá do sofrimento. Ave-Maria

São Francisco de Assis…rogai por nós

(3)

3º CICLO

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO! 4ª FEIRA |22 DE NOVEMBRO |…POBREZA EM PORTUGAL

Introdução Bom dia a todos!

Continuaremos hoje com o tema da pobreza e iremos conhecer mais de perto a realidade portuguesa. Muitas vezes os números mostram melhor a realidade que as palavras.

Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=MwX4f1XqP2o

Comentário

 O vídeo começa com este dado: “2,6 milhões de portugueses estão em risco de pobreza ou exclusão social”.  Mais à frente continua: “800 milhões de cidadãos do mundo vivem com menos de 1,69€ por dia”.

 No final do vídeo a jornalista deixava no ar uma pergunta que recordamos: “como podemos viver num mundo menos pobre e menos desigual?”

 Jesus deixou-nos uma mensagem tão bela de amor e de ajuda aos outros. O que podemos nós fazer, a começar hoje, para ajudar na resolução deste problema?

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Oração

Senhor, pedimos-te por todos os cidadãos que vivem em condições de pobreza, Para que com a Tua ajuda e da sociedade possam ultrapassar essa situação. Pai-Nosso

São Francisco de Assis…rogai por nós

(4)

3º CICLO

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO! 5ª FEIRA |23 DE NOVEMBRO |…POBREZA

Introdução Bom dia a todos!

Hoje não iremos à Igreja, faremos a nossa oração aqui na sala de aula e seguiremos o tema desta semana sobre a pobreza.

Texto

De quanto dinheiro precisa para viver confortavelmente para o resto da vida?

A pergunta foi feita a um grupo de pessoas via internet. As respostas foram agrupadas em quatro sub-grupos: - 200 mil euros: 18%

- 400 mil euros: 22%

- 200 milhões de euros: 11% - 400 milhões de euros: 18% - outros valores: 31%

Nenhum deles, imagino, se preocupou em saber quantos anos iria viver. E isto faz pensar numa história narrada no Evangelho de São Lucas. Um homem rico, a quem, as terras deram uma grande colheita, resolveu aumentar os seus celeiros. Com isso teria o suficiente para viver muito bem por longos e longos anos. Mas Deus disse-lhe: «Insensato, nesta mesma noite vai ser reclamada a tua vida». (Lc 12,20)

(Abrindo Caminhos - Parábolas e Reflexões, Ed. Paulinas)

Comentário

 Nos últimos dias vimos que o dinheiro importa para vivermos com dignidade, mas não pode ser diretamente sinónimo de felicidade!

 Até podemos ter 400 milhões de euros para vivermos o resto da nossa vida, mas será que isso importa se não construirmos boas relações com os nossos amigos e com a nossa família?

 Jesus deixa-nos esta lição bem clara no Evangelho: não devemos ser ricos para nós, mas sim para ajudar todos os que estão à nossa volta.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Oração

Maria, mãe de Jesus, ajuda-nos a descobrir a verdadeira felicidade, E a ser simples e verdadeiros tal como tu.

Ave-Maria

Nossa Senhora Auxiliadora…rogai por nós Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

(5)

3º CICLO

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO! 6ª FEIRA |24 DE NOVEMBRO |…EVANGELHO

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Introdução Bom dia a todos!

No próximo domingo, na eucaristia, celebraremos Jesus Cristo, Rei do Universo. É a cerimónia que marca a última semana do tempo comum, ou seja, estamos prestes a começar o tempo de Advento.

Evangelho

Do Evangelho segundo São Mateus (Mt 25,31-40)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os seus Anjos, sentar-Se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão na sua presença e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-Me de beber; era peregrino e Me recolhestes; não tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na prisão e fostes ver-Me’. Então os justos Lhe dirão: ‘Senhor, quando é que Te vimos com fome e Te demos de comer, ou com sede e Te demos de beber? Quando é que Te vimos peregrino e Te recolhemos, ou sem roupa e Te vestimos? Quando é que Te vimos doente ou na prisão e Te fomos ver?’. E o Rei lhes responderá: ‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes’.

Comentário

 Neste discurso de Jesus, Ele identifica-se com os pequenos, os pobres e os marginalizados. Se mostrarmos amor e solidariedade para com estes é como se estivéssemos a ajudar diretamente Jesus.

 O Reino de Deus é como uma semente que Jesus plantou no meio de nós, mas temos que trabalhar todos os dias para que seja uma realidade, e podemos fazê-lo através destes gestos concretos que Jesus nos ensina.  O que nos deve distinguir na sociedade, enquanto cristãos, é estarmos sempre atentos às situações de

necessidade à nossa volta e intervirmos sem esperar grandes reconhecimentos em troca.

Oração

Senhor, agradecemos a confiança que depositas em nós, Para construirmos no mundo o Teu Reino de felicidade e amor. Pai-Nosso…

Nossa Senhora Auxiliadora…rogai por nós Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Referências

Documentos relacionados

2 Denominação fictícia dada às escolas vinculadas.. dificultam a efetiva recuperação da aprendizagem dos alunos, além de investigar os efeitos sobre o desempenho

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo