• Nenhum resultado encontrado

1. A 2. O 3. A 4. A 5. A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. A 2. O 3. A 4. A 5. A"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Padrões Profissionais para o Professor dos Ciclos de Alfabetização e Complementar /Anos Iniciais do

Ensino Fundamental do Sistema Educacional do Estado de Minas Gerais

Padrão 1. A criança e a aprendizagem nos anos iniciais 2

Padrão 2. O ensino e a avaliação da aprendizagem 5

Padrão 3. A sala de aula inclusiva 8

Padrão 4. A escola e seu contexto social e legal 11

(2)

Padrão 1. A criança e a aprendizagem nos anos iniciais

O Professor compreende os conceitos centrais do

processo

de aprendizagem da leitura/escrita e dos conteúdos de matemática, ciências da natureza, história e geografia dos anos iniciais do ensino fundamental e sabe até que ponto fatores como desenvolvimento físico, psicológico, ambiente social e cultural podem interferir na aprendizagem e bem-estar dos alunos.

Competências Habilidades do professor: Descritores

1.1

Dominar as teorias da aprendizagem e compreender como fatores contextuais, psicológicos, sociais e biológicos podem influenciar a aprendizagem.

1.1.1 Orienta as decisões e ações referentes ao ensino, currículo, avaliação, organização da sala de aula e relacionamento com os alunos, baseando-se no conhecimento das teorias da aprendizagem.

1.1.2 Adequa suas atitudes no relacionamento com os alunos de acordo com os estágios de desenvolvimento da criança.

1.1.3 Associa os avanços esperados na aprendizagem do aluno ao seu desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo.

1.1.4 Identifica como a visão de mundo, experiências, talentos pessoais, conhecimentos anteriores e o contexto familiar exercem influência em todos os aspectos da aprendizagem. 1.2 Dominar os fundamentos teóricos e metodológicos do processo de alfabetização e letramento.

1.2.1 Distingue conceitos, pressupostos e debates que são centrais à historia da alfabetização.

1.2.2 Valoriza a alfabetização e o letramento como processos vitais para o crescimento pessoal, social e cultural do indivíduo.

1.2.3 Domina os conhecimentos da Língua Portuguesa nas dimensões gramatical, semântica e pragmático-discursiva necessárias à pratica do professor dos primeiros anos do ensino fundamental .

1.2.4 Oportuniza atividades que levam a criança a colocar em prática a leitura e a escrita em situações da vida cotidiana.

1.2.5 Mantém-se atualizado em relação às novas idéias, pesquisas e discussões relacionadas aos processos de alfabetização e letramento.

(3)

1.3

Aplicar os princípios e processos metodológicos da alfabetização ao ensino.

1.3.1 Diagnostica as dificuldades específicas dos alunos e os problemas relacionados à alfabetização.

1.3.2. Adapta sua metodologia à solução dos problemas encontrados no diagnóstico das dificuldades específicas dos alunos em processo de alfabetização..

1.3.2 Utiliza estratégias de ensino coerentes com a idéia da aquisição da leitura/escrita como um processo dinâmico de desenvolvimento

1.3.5 Interpreta o erro para identificar as hipóteses construídas pelas crianças no aprendizado.

1.3.6.Reconhece que os processos de alfabetização e letramento são indissociáveis. 1.3.7 Promove um ambiente alfabetizador e a ampliação do grau de letramento dos alunos por meio de situações de comunicação e gêneros diferenciados de leitura e escrita. 1.3.8. Imprime uma abordagem preferencialmente lúdica e didaticamente adequada para a implementação de sua proposta de ensino.

1.3.9 Explora sistematicamente as relações grafo-fonêmicas em atividades que levam o aluno a compreender as regras que orientam a leitura e a escrita no sistema alfabético 1.3.10 Estabelece uma situação de comunicação definida, que envolve planejamento, redação e revisão, para a produção de textos escritos

1.3.11 Propõe atividades para o desenvolvimento da fala e escuta do aluno em situações de uso público da língua

1.3.12 Estimula os alunos a respeitar a diversidade das formas de expressão oral em diferentes situações de comunicação.

1.4

Conhecer o plano curricular da SEE e dominar os conteúdos e a metodologia de ensino da Matemática, Ciências, História e Geografia e outros conteúdos que integram o currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental

1.4.1 Conhece a estrutura e organização curricular dos anos iniciais do ensino fundamental, sua abordagem e seus objetivos.

1.4.2 Domina os conteúdos da Matemática, Ciências, Historia e Geografia dos anos iniciais

1.4.3 Utiliza uma metodologia adequada ao ensino da matemática e dos outros conteúdos dos anos iniciais

1.4.4 Desenvolve atividades para que os alunos raciocinem, trabalhem com dados e se comuniquem matematicamente para resolver problemas.

(4)

1.5 Integrar a alfabetização, literatura e outros conteúdos

1.5.1 Indica a literatura clássica e contemporânea para crianças de acordo com a faixa etária, interesses dos alunos e objetivos curriculares estabelecidos.

1.5.2 Valoriza a diversidade cultural, lingüística e étnica retratada na literatura clássica e contemporânea.

1.5.3 Colabora para a formação do leitor de literatura propondo apreciações e valorações estéticas, éticas, políticas e ideológicas envolvidas na formação do leitor crítico.

(5)

Padrão 2. O ensino e a avaliação da aprendizagem

O Professor dos anos iniciais, com base no perfil dos seus alunos, nos objetivos curriculares e nas metas da SEE, planeja e desenvolve o processo de ensino e avaliação com uma programação de atividades apropriadas ao ritmo e interesse dos alunos, tornando a aprendizagem significativa e acessível.

Competências Habilidades do professor: Descritores

2.1

Elaborar e desenvolver planos didáticos e projetos de ensino articulados ao projeto pedagógico da escola e o plano curricular da SEE.

2.1.1 Define metas e objetivos para seus planos de ensino em consonância com as metas e objetivos da Secretaria e do Projeto Pedagógico da Escola

2.1.2 Articula de forma lógica os elementos dos planos de aula

2.1.3 Planeja intervenções pedagógicas, de acordo com os avanços dos alunos, para atender as necessidades mapeadas pela avaliação diagnóstica.

2.1.4 Utiliza bibliografia especializada e tecnologia da informação para subsidiar a organização e o planejamento do ensino.

2.1.5 Aplica os princípios e os métodos da Aprendizagem Significativa ao definir as abordagens metodológicas para o desenvolvimento curricular.

2.1.6 Promove a integração de conhecimentos através de diversas oportunidades de leitura, escrita, escuta, observação e representação.

2.1.7 Utiliza abordagens metodológicas para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares que levam em consideração a natureza do conhecimento e o desenvolvimento pessoal e sociocultural dos alunos.

2.1.8 Produz ou seleciona materiais curriculares e recursos didáticos de acordo com critérios referentes a conteúdo/forma, interesse dos alunos e às condições de aprendizagem.

2.1.9 Desafia os alunos a desenvolver habilidades mais complexas como de pensamento crítico, resolução de problemas e investigação.

2.2 Planejar e desenvolver o

processo de avaliação da

2.2.1 Desenvolve atividades de avaliação e de auto-avaliação das dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais da aprendizagem escolar.

(6)

aprendizagem escolar, aplicando a teoria da avaliação

e os princípios da progressão continuada.

2.2.2 Avalia de acordo com os princípios de validade, confiabilidade e fidedignidade. 2.2.3 Organiza e desenvolve o processo avaliativo com avaliações diagnóstica, formativa e somativa de acordo com os diferentes momentos do processo de ensino e as fases da aprendizagem dos alunos.

2.2.4 Define previamente os critérios das avaliações escolares e os elementos que devem constar dos registros de desempenho dos alunos

2.2.5 Seleciona, adapta ou constrói diferentes instrumentos de avaliação e os utiliza de acordo com os objetivos da avaliação, a natureza dos conteúdos avaliados e o nível de desenvolvimento dos alunos.

2.2.6 Utiliza as medidas descritivas da estatística aplicada à educação para interpretar e descrever os resultados de aprendizagem dos alunos.

2.3

Programar e fazer a gestão do cotidiano da classe com uma seqüência de atividades curriculares eficazes

2.3.1 Organiza e faz a gestão do uso do tempo e dos recursos escolares para maximizar a aprendizagem.

2.3.2 Utiliza uma variedade de recursos, procedimentos e alternativas metodológicas individuais e de grupo.

2.3.3 Varia os procedimentos metodológicos para atender aos diversos níveis de desenvolvimento dos alunos, suas necessidades cognitivas e emocionais, suas dificuldades na aprendizagem e os objetivos curriculares.

2.3.5 Utiliza atividades que demandam do aluno a percepção, interpretação e questionamento de idéias sob diversas óticas e perspectivas.

2.3.6 Promove o protagonismo do aluno e estimula a sua independência na aprendizagem.

2.4.1.Conhece as diferentes concepções da linguagem e a sua influência nas situações comunicativas

2.4

Utilizar a tecnologia da informação e comunicação como recurso didático-pedagógico e nas atividades profissionais mais amplas.

2.4.2 Compreende o poder da comunicação no processo de ensino e cria um ambiente para o aluno aprender a se comunicar

2.4.3 Aplica a tecnologia da informação e comunicação em atividades curriculares, na produção de materiais didático-pedagógicos, no registro da vida escolar e como via de comunicação com os alunos, família, escola e sistema.

(7)

2.4.4 Utiliza os recursos da tecnologia da informação e comunicação em suas atividades profissionais mais amplas

2.4.5 Orienta o uso ético, legal e seguro das tecnologias da informação e comunicação 2.4.6 Aplica os recursos da tecnologia para a análise, avaliação e documentação, do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos

2.4.7 Estimula os alunos e os orienta para usar a tecnologia da informação como fonte de estudo e pesquisa e estratégia para o desenvolvimento do espírito investigativo.

(8)

Padrão 3. A sala de aula inclusiva

“O Professor responde às vivências e necessidades que os alunos trazem para a escola e com base na sua compreensão da motivação do indivíduo e do grupo cria um ambiente de aprendizagem seguro e respeitoso que inclui todos e promove uma socialização com ética e moral.”

Competências Habilidades do professor: Descritores

3.1 Valorizar a vivência, cultura e

diversidade dos alunos.

3.1.1 Valoriza a diversidade cultural, a de gênero e a diversidade étnico-racial de seus alunos e compreende como essas características podem afetar a comunicação na sala de aula

3.1.2 Compreende e respeita a identidade dos alunos como indivíduos com diferentes personalidades, habilidades, talentos e interesses.

3.1.3. Busca informações sobre os alunos e suas vivências para incorporar as culturas e recursos da família e da comunidade ao ensino.

3.1.4 Estimula as múltiplas maneiras das pessoas se comunicarem na sala de aula e na escola

3.1.5 Planeja e adapta continuamente as atividades a partir das características e necessidades de cada aluno

3.1.6 Reflete sobre suas próprias origens culturais e sobre como elas podem afetar seu ensino e sua interação com os alunos, colegas e pais

3.2

Motivar os alunos e superar situações que dificultam a aprendizagem

3.2.1 Acredita na capacidade dos seus alunos e promove um clima de esforço e perseverança para que todos aprendam

3.2.2 Usa o conhecimento da relação entre motivação e aprendizagem para organizar os trabalhos individuais e de grupo

3.2.3. Favorece o desenvolvimento da motivação intrínseca e a aprendizagem independente

3.2.4 Expressa para o aluno o reconhecimento de seus talentos e das aprendizagens adquiridas para favorecer a sua auto-estima e autoconfiança.

(9)

3.2.5 Sabe como identificar e apoiar crianças cujo progresso ou bem estar é afetado por mudanças ou dificuldades nas suas circunstâncias pessoais

3.2.6 Busca conhecimento das condições médicas de alunos específicos e dos possíveis efeitos dos medicamentos no seu comportamento e aprendizagem

3.3 Estabelecer um clima positivo

de respeito e colaboração

3.3.1 Cria um clima inclusivo que favorece o relacionamento de grupo e o respeito pelas diferenças individuais.

3.3.2 Dá valor ao papel dos alunos em promover a aprendizagem dos outros e reconhece a importância das relações positivas entre pares no estabelecimento de um clima de aprendizagem

3.3.3 Promove a participação dos alunos na tomada de decisões para ajudar a turma a compartilhar valores e respeitar as regras

3.3.4. Prepara, organiza e monitora atividades individuais e de grupo que permitem e participação plena e variada de todos

3.4

Estabelecer normas de comportamento ético-moral e de combate à discriminação

3.4.1 Demonstra os valores, atitudes e comportamentos ético-morais necessários à vida pessoal e à convivência social

3.4.2 Estabelece e monitora normas de comportamento que são compreensíveis e congruentes com as necessidades do ensino e cria respostas eficazes perante a quebra dessas normas

3.4.3 Tem compromisso com a expressão e o uso de valores democráticos na sala de aula

3.4.4 Promove respeito pelo meio-ambiente e pelo desenvolvimento sustentável

3.4.5 Interpreta apropriadamente o comportamento dos alunos para evitar que dispersem sua atenção e se desliguem da aula

3.4.6 Compreende o impacto negativo do preconceito e da descriminação e facilita um clima em que essas questões possam ser tratadas

3.4.7 Toma medidas proativas para coibir a violência e intermediar a resolução de conflitos

(10)

3.5

Viabilizar as políticas de educação especial da SEE

3.5.1 Acredita no princípio de que os alunos portadores de necessidades especiais aprendem e que as suas diferenças devem ser respeitadas e trabalhadas.

3.5.2 Identifica as necessidades educacionais especiais do aluno considerando seu desenvolvimento global, com base em informações da escola, da família e de profissionais da área de saúde.

3.5.3 Promove, quando necessário, flexibilizações curriculares tendo em vista a deficiência intelectual, física, visual, auditiva, múltipla e os transtornos globais do desenvolvimento.

3.5.4 Considera as possibilidades de desenvolvimento de cada aluno e explora sua capacidade de aprender através da interação com o grupo.

3.5.5 Estabelece interlocução com os profissionais da área de educação e de outros setores sociais que atuam no atendimento especializado ao aluno portador de necessidades especiais.

(11)

Padrão 4. A escola e seu contexto social e legal

O Professor dos anos iniciais fomenta relações de colaboração e respeito com as famílias, a comunidade e o sistema estadual de ensino para melhorar a qualidade da educação, promover o desenvolvimento comunitário e apoiar a aprendizagem e bem estar dos alunos.

Competências Habilidades do professor: Descitores

4.1 Conhecer e interagir com a

comunidade e as suas organizações

4.1.1 Valoriza a comunidade em que a escola se localiza e busca conhecer as agências e organizações comunitárias, ONGs e empresas que apoiam a saúde, o bem-estar e a educação de crianças e jovens

4.1.2 Entende o papel da escola na comunidade e busca parcerias diversas para fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos

4.1.3 Identifica oportunidades e utiliza recursos da comunidade para os alunos aprenderem em contextos extraclasse e extra escolares com ou sem a sua presença

4.2

Conhecer as famílias e

viabilizar seu envolvimento na melhoria da educação

4.2.1 Informa-se junto às famílias sobre os alunos e sua evolução escolar como base para fundamentar as intervenções pedagógicas.

4.2.2 Estabelece relações respeitosas e parcerias produtivas com as famílias em função da melhoria da educação

4.2.3 Comunica às famílias os objetivos curriculares e as expectativas em relação ao

desempenho dos alunos

4.2.4 Comunica previamente aos alunos e a suas famílias os critérios de avaliação escolar. 4.2.5. Comunica aos alunos e a suas famílias, em tempo hábil, os resultados das avaliações e suas implicações

4.2.6 Utiliza estratégias de envolvimento e interação com as famílias possibilitando o compartilhamento de habilidades, talentos e experiências para enriquecer as atividades de aprendizagem dos alunos.

(12)

4.3 Conhecer a legislação e o funcionamento do sistema e aplicar seus princípios e normas

4.3.1 Conhece os documentos básicos da legislação e das políticas nacionais e estaduais relacionadas ao ensino fundamental

4.3.2. Conhece a estrutura e o funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro

4.3.3 Conhece a estrutura e o funcionamento do Sistema Estadual de Ensino.

4.3.4 Atua de acordo com as responsabilidades legais do professor, os direitos educacionais dos alunos e as diretrizes da SEE/MG para os anos iniciais do ensino fundamental

4.4

Conhecer a legislação e o funcionamento da instituição escolar

4.4.1 Entende a escola como instituição e participa das suas atividades

4.4.2 Conhece as normas internas que regem o funcionamento da unidade escolar, o regimento da escola e o seu Projeto Pedagógico.

4.4.3 Usa as informações estatísticas nacionais, estaduais e locais, e os resultados das avaliações externas, para melhor analisar o desempenho da escola e contribuir para a solução de seus problemas.

(13)

Padrão 5. A responsabilidade e o desenvolvimento profissional

O Professor Alfabetizador é um membro responsável da equipe escolar, da comunidade profissional e da categoria de servidor publico e procura o desenvolvimento profissional e funcional e o fortalecimento de relações de colaboração com colegas para melhor implementar os objetivos curriculares da escola e as diretrizes do sistema.

Competências Habilidades do professor: Descritores

5.1 Auto-avaliar a própria prática

5.1.1 Compreende que a reflexão e a auto-avaliação pode levar à melhoria do ensino e da aprendizagem do aluno

5.1.2 Orienta as estratégias de ensino a partir das avaliações da sua prática realizadas por outros e dos resultados da escola e dos seus alunos

5.1.3 Demonstra disposição de analisar criticamente a atuação de seus pares tendo em

vista a consolidação da equipe escolar

5.2

Promover o próprio

desenvolvimento profissional

5.2.1 Identifica suas necessidades de desenvolvimento profissional com base na auto-avaliação e busca se aprimorar mediante estudos e pesquisas.

5.2.2 Utiliza os critérios da avaliação anual de desempenho para estabelecer metas e planos para o seu desenvolvimento profissional

5.2.3 Direciona as atividades de aperfeiçoamento e especialização para responder às necessidades dos alunos dos anos iniciais.

5.2.4. Participa e compromete-se com as diferentes estratégias de formação continuada no âmbito da escola

5.2.5. Procura as oportunidades de formação continuada externas à escola para melhorar sua pratica e a aprendizagem dos alunos

5.2.6 Considera importante se engajar em órgãos profissionais e participar de suas ações. 5.2.7 Desenvolve habilidades como usuário da tecnologia da informação, especialmente do computador, tendo em vista aplicá-las ao trabalho docente

5.2.8 Utiliza os recursos disponibilizados pela SEE no Centro de Referência Virtual do Professor (CRV) e outros lugares de referência educacional para enriquecer as suas atividades profissionais

(14)

5.3

Exercer responsabilidade pela melhoria da escola

5.3.1. Analisa criticamente o contexto escolar e sua própria pratica à luz das políticas nacionais e estaduais relacionadas com o currículo e a gestão educacional

5.3.2 Aplica as normas contidas nos documentos que orientam a vida da escola

5.3.3 Tem atitude favorável em relação à inovação e muda sua prática quando a mudança gera benefícios para a educação escolar

5.3.4. Tem iniciativa de apresentar e implementar propostas que contribuem para a melhoria da escola

5.4

Agir como membro de uma equipe

5.4.1 Compartilha a responsabilidade coletiva pela criação e implementação das políticas escolares, inclusive suas normas de funcionamento e convivência.

5.4.2 Participa de trabalhos coletivos de planejamento e das decisões e atividades que visem a formação e o sucesso escolar dos alunos.

5.4.3 Atua colaborativamente com a direção, a equipe pedagógica e os colegas para que todos exerçam seus papéis produtivamente em termos dos resultados educacionais.

5.5

Promover os direitos e deveres do professor e servidor público do Estado de Minas Gerais

5.5.1. Conhece o Plano de Carreira do Professor do Sistema Estadual de Ensino e busca sua própria promoção funcional.

5.5.2 Conhece os deveres e responsabilidades do professor e se mantém a par das mudanças nas normas legais que regem sua atuação

5.5.3 Conhece as políticas nacionais e estaduais de educação relacionadas com a profissão docente

5.5.4 Conhece os princípios constitucionais referentes ao servidor publico

5.5.5 Conhece os deveres éticos fundamentais e as vedações do código de conduta ética do servidor público do Estado de Minas Gerais.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo