• Nenhum resultado encontrado

1. Provincial se manifesta por ocasião do 2º turno. 3. Conselho Provincial votou três importantes documentos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. Provincial se manifesta por ocasião do 2º turno. 3. Conselho Provincial votou três importantes documentos"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS – DOMINICANOS NO BRASIL - CIRCULAÇÃO INTERNA

TABLOIDE OP 673

INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS – DOMINICANOS NO BRASIL

ANO XXI – 19 de outubro de 2018

tabloide@dominicanos.org.br / www.dominicanos.org.br

1. Provincial se manifesta por ocasião do 2º turno

Datada de ontem, Frei José Fernandes divulgou, na manhã de hoje, uma Nota intitulada “O Evangelho e a história dominicana nos obrigam a tomar partido”. No documento ele relembra o profundo vínculo histórico entre a caminhada da Família Dominicana no Brasil e a construção e a defesa da democracia.

Você pode acessar essa Nota através do link

http://www.dominicanos.org.br/site457/arquivos/9eb2f560995a8d132a0a024619a8bd24.pdf.

Frei José Fernandes, que assina o documento na condição de provincial dos frades e coordenador da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, pede que divulguemos ao máximo em todos os meios de comunicação que a Família Dominicana possui.

2. Mestre da Ordem visitará o Brasil

Após algumas negociações de datas entre o Vigário do Mestre da Ordem e o provincial dominicano do Brasil, Frei Bruno Cadoré definiu a data de sua próxima visita canônica à Província Frei Bartolomeu de Las Casas: 11 a 18 de março de 2019.

Pela legislação dominicana, o Mestre da Ordem deve visitar cada entidade duas vezes durante o seu mandato, que é de nove anos. A primeira visita canônica de Frei Bruno ao Brasil foi de 15 a 30 de abril de 2015.

Frei José Fernandes e os membros do Conselho da Província, em sua última reunião, elaboraram uma sugestão de programação para a visita, que foi enviada à Cúria Geral. Tão logo for confirmada a programação, será divulgada.

3. Conselho Provincial votou três importantes documentos

O Conselho da Província dos frades dominicanos do Brasil, reunido nos dias 4 e 5 deste mês, no Convento Sagrada Família, em São Paulo, teve em sua extensa pauta, o estudo e a votação de três documentos.

Trata-se do “Plano de Estudos da Província”, conforme ordenou o último Capítulo Provincial, em seu nº 53, das “Diretrizes sobre Condutas Sexuais ilícitas e delituosas” relativas aos membros da Província dos frades do Brasil, exigência do Mestre da Ordem, há anos e do “Estatuto da Casa Samaritana”, de acordo com a Ordenação nº 93 do Capítulo da Província, realizado em janeiro último.

(2)

2

TABLOIDE OP

673

Os três documentos que contaram com redações prévias, por Comissões específicas que, após terem sido estudados e debatidos pelo Conselho, foram aprovados pelo Conselho. Os dois primeiros foram submetidos ao Mestre da Ordem para aprovação. Frei José Fernandes agradece a cada frade que contribuiu com os estudos e as redações prévias de cada um desses documentos.

4. Rosário contribui com a memória dominicana em Goias

A comunidade dos frades dominicanos da cidade de Goiás, através de Frei Elvécio de Jesus Carrara, empenhou-se nos últimos tempos num esforço gigante para a restauração da imagem de uma histórica imagem no Santuário do Rosário, daquela cidade.

De acordo com Elvécio, “um dos maiores ícones da presença dominicana em Goiás, sem dúvida, é a tríade do Rosário. Nela encontramos uma devoção secular, numa cidade patrimônio histórico mundial e que reúne devoção, cultura e arte no conjunto escultórico de Nossa Senhora do Rosário, São Domingos e Sana Catarina de Sena”. Ainda segundo o frade, “de origem belga, o conjunto foi levado de navio até o porto de Santos e de trem até Araguari, em Minas Gerais de onde seguiu de carro de boi até a cidade de Goiás, percorrendo cerca e 500 km. Sua confecção é datada por volta de 1910 em gesso e papel e todos os olhos de vidro com uma riquíssima policromia (pintura decorativa). Ocupava o lugar central da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e, ao ser substituída sofreu grande deterioração com a ação do tempo e outros fatores de degradação”.

Após um ano de trabalhos exaustivos a alegoria teve sua integridade física e estética restaurada e devolvida ao interior do Santuário que leva o seu nome e no dia de sua festa: 7 de outubro de 2018.

(3)

3

TABLOIDE OP

673

5. MJD realiza Encontro Nacional

Gabrielle Koppen, Promotora de Comunicação do Movimento Juvenil Dominicano – MJD – inicia seu depoimento afirmando: “o 5º Encontro Nacional de Jovens de Espiritualidade Dominicana aconteceu e foi lindo!”

O Encontro foi realizado pelo MJD do Brasil, em parceria com as Irmãs Dominicanas Romanas de São Domingos, entre os dias 12 e 14 de outubro em Belo Horizonte, MG. Em torno de 60 participantes jovens foram acolhidos na Casa de Espiritualidade Santa Catarina de Sena, no bairro Barreiro.

Com o tema ‘’Juventude Dominicana no Mundo’’, o Encontro contou participação de jovens dos estados de São Paulo, Paraná, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Eram leigos, leigas, irmãs e frades da Família Dominicana.

Frei José Fernandes conviveu com essa juventude durante todo o sábado e se diz “bastante esperançoso com o ânimo e a maturidade dos participantes do Encontro”. Ele teve oportunidade de partilhar uma reflexão na ocasião, abordando basicamente três questões, a pedido da Coordenação do Movimento: 1. O papel da juventude nos tempos modernos, 2. A importância da juventude leiga dominicana, hoje e 3. Como a juventude dominicana participa da missão da Família Dominicana?

Gabrielle conclui seu testemunho agradecendo “a todos e todas que estiveram presentes e fizeram o nosso Encontro acontecer. Em especial, registramos nossa gratidão às Irmãs Dominicanas Romanas de São Domingos – representadas por Ir. Luciana, Ir. Solange e Ir. Maria Cristina – e aos jovens do grupo "Encontrar-se", pela acolhida, parceria e todo o apoio prestado à Juventude Dominicana”.

(4)

4

TABLOIDE OP

673

6. Encerrada Visita Canônica em Goiás

Com um momento orante, tendo a participação de agentes de pastoral da cidade de Goiás, iniciou-se, na manhã de 4ª feira, a visita canônica do provincial e de seu sócio junto à comunidade dos frades dominicanos da cidade de Goiás. A visita – que teve como programação conversas individuais com Frei José Fernandes e com Frei Edmilson de Oliveira, duas reuniões comunitárias, momentos comunitários de oração e uma visita ao Hospital São Pedro, em que Frei Marcos Lacerda é o diretor presidente – encerrou-se na final da tarde de ontem.

Frei José Fernandes agradece “a fraterna acolhida” e a oportunidade que ele e Frei Edmilson “tiveram de conviver com os irmãos dominicanos daquela comunidade, inteirando-se inclusive um pouco sobre o cotidiano da vida deles”.

A próxima visita canônica será junto à Comunidade do Noviciado, em Uberaba, na próxima semana, de 3ª a 6ª feira. Lá quem acompanhará o provincial será Frei Marcos Belei.

7. Noviciado recebe novo reforço

Frei Estêvão Nunes chegou ontem em Uberaba, onde, a partir de agora, passa a pertencer à comunidade formadora junto aos noviços dominicanos. O provincial manifesta sua alegria, “por poder contar com um irmão de 86 anos de idade junto aos jovens, especialmente do Noviciado”.

8.

Membros da Família Dominicana participam de curso da CRB

Entre os dias 12 e 13 de outubro deste mês, a Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB Nacional – promoveu o curso “Assessoria de Comunicação nas comunidades religiosas”. O objetivo do curso, de acordo com o site da entidade, é “promover a atualização de linguagens e assegurar à Vida Religiosa Consagrada preparação e desenvolvimento de processos de comunicação” para melhorar as relações interpessoais e a visibilidade dos carismas.

O curso foi ministrado nas dependências do SEPAC – Serviço à Pastoral da Comunicação – das Irmãs Paulinas. Representando a Família Dominicana participaram Frei Franklim e as irmãs Virgínia e Célia, dominicanas de Monteils. Estavam presentes assessores e responsáveis pela comunicação de mais de 30 institutos religiosos.

Segundo Franklim, “no primeiro dia a irmã paulina Joana Puntel apresentou fundamentos da comunicação e perspectivas com a mudança de paradigmas nos meios de comunicação com a cultura digital. Já o professor Dario Vedana apresentou ferramentas de marketing que podem ser aplicadas ao planejamento de comunicação das organizações. No segundo dia, os participantes trabalharam em grupo para abordar

(5)

5

TABLOIDE OP

673

problemas da comunicação e desenvolver ideias para resolução. As interações entre os participantes proporcionaram melhor compreensão do valor estratégico da comunicação para as organizações religiosas”. Conclui ele: “agora, os participantes têm a tarefa de contribuir com suas instituições de maneira mais fundamentada”.

O material do curso estará disponível no link: https://crbcomunica.blogspot.com/

9. Frade dominicano assume novas missões junto à Diocese de Ourinhos

Frei Bruno Moreira, membro da Comunidade dos frades dominicanos de Santa Cruz do Rio Pardo, SP e administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, naquela mesma cidade, foi nomeado por Dom Salvador, assessor diocesano da Pastoral da Comunicação da Diocese de Ourinhos e membro da equipe do Tribunal Eclesiástico da mesma Diocese.

De acordo com Frei Bruno, “o bispo no desejo de descentralizar o trabalho do Tribunal e um melhor atendimento criou em cada Forania da Diocese um posto de atendimento do Tribunal. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi escolhida como sede da Forania para acolher esse serviço. Na mesma nomeação frei Bruno e Padre Agnaldo foram nomeados como responsáveis.

10. Frei Oswaldo continua hospitalizado

Desde a noite da última 6ª feira, Frei Oswaldo Rezende continua hospitalizado em Belo Horizonte, MG por ter sofrido uma espécie de hemorragia interna, o que o levou a submeter-se a uma série de exames, inclusive no fechamento desta edição ele está se submetendo a um cateterismo. Rezemos pela saúde dele.

Referências

Documentos relacionados

Os titulares de outros cursos superiores podem candidatar-se a qualquer 1.º ciclo de estudos ministrados no ISLA-IPGT.. Regulamento dos concursos especiais para acesso

Sousa (2021) caracteriza a Construção de Contraexpectativa com Bem (CCB) do português brasileiro (PB), instanciada em sentenças como (1) Meu nariz bem sangrou hoje e (2)

Abel: “sua caminhada como Irmão, sua experiência de vários anos no Conselho e nas equipes de animação provincial, atualmente como Vice-Provincial, sua participação, como

Fonte: SANTOS,

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Os resultados experimentais de medição dos deslocamentos verticais da superfície das chapas soldadas de topo assim como, de medição e mapeamento das tensões