• Nenhum resultado encontrado

MEDICINA DO TRABALHO DOENÇA DE CHAGAS. Sinônimo: Tripanossomíase Americana. O que é?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEDICINA DO TRABALHO DOENÇA DE CHAGAS. Sinônimo: Tripanossomíase Americana. O que é?"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MEDICINA DO TRABALHO

DOENÇA DE CHAGAS

Sinônimo: Tripanossomíase Americana O que é?

É uma doença infecciosa causada por um protozoário parasita chamado Trypanosoma cruzi, nome dado por seu descobridor, o cientista brasileiro Carlos Chagas, em homenagem a outro cientista, também, brasileiro, Oswaldo Cruz.

Como se adquire?

Através da entrada do Trypanosoma no sangue dos humanos a partir do ferimento da picada por triatomas, os populares barbeiros ou chupões, como são conhecidos no interior do Brasil.

Estes triatomas, ou barbeiros, alimentam-se de sangue e contaminam-se com o parasita quando sugam sangue de animais mamíferos infectados, que são os reservatórios naturais (bovinos, por exemplo) ou mesmo outros humanos contaminados. Uma vez no tubo digestivo do barbeiro, o parasita é eliminado nas fezes junto ao ponto da picada , quando sugam o sangue dos humanos que por aí infectam-se.

Outras formas de contato ocorre na vida intra-uterina por meio de gestantes contaminadas, de transfusões sanguíneas ou acidentes com instrumentos de punção em laboratórios por profissionais da saúde, estas duas últimas bem mais raras.

Como se faz o diagnóstico?

Sempre se deve levantar a suspeita quando estamos diante de um indivíduo que andou por zona endêmica e apresenta sintomas compatíveis. Testes de detecção de anticorpos ao Trypanosoma no sangue mais comumente, bem como a detecção do próprio parasita no sangue, nas fases mais agudas, fazem o diagnóstico.

Como se trata?

A medicação utilizada, no nosso meio, é o benzonidazole, que é muito tóxico, sobretudo pelo tempo de tratamento, que pode durar de três a quatro meses. Seu uso é de comprovado benefício na fase aguda. Na fase crônica, o tratamento é dirigido às manifestações. A diminuição da capacidade de trabalho do coração é tratada como na insuficência deste órgão por outras causas, podendo, em alguns casos, impor até a necessidade de transplante.

Como se previne?

Basicamente, pela eliminação do vetor, o barbeiro, por meio de medidas que tornem menos propício o convívio deste próximo aos humanos, como a construção de melhores habitações.

(2)

ATUALIDADES

:: Console de Bolsos

Os games para aparelhos móveis podem ser baixados diretamente do celular ou da internet para entreter em qualquer lugar ou hora. E ele mira todos os públicos, oferecendo jogos baseados em títulos de consoles ou mesmo das telas de cinema. De olho nesse filão, as operadoras investem cada vez mais, pois sabem que, o celular se tornou uma ferramenta de diversão. Entre os campeões de download estão versões de filmes e centenas de jogos, podendo ser baixados e instalados em minutos.

O preço dos download no Brasil talvez seja a principal desvantagem. Por isso, a internet ainda é o local preferido daqueles que querem economizar seus créditos. O universitário Mario Seiji é um deles. Ele busca sites para download em comunidades no Orkut ou em programas de buscas da internet. Os jogos no celular servem como passatempo , comenta.

Fonte: Jornal Estado de Minas

CIPA-CIPAMIN-CIPATR

A nova metodologia de aplicação do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), em implantação pelo governo, beneficiará as empresas que investem em segurança e saúde do trabalhador. Já àquelas com alto risco serão punidas.

As empresas com baixos índices de acidentes terão uma alíquota menor de contribuição ao seguro de acidente de trabalho do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Embora o FAP individual só entre em vigor em janeiro de 2009, a nova metodologia já trouxe benefícios para as empresas: o Decreto nº 6.042, editado em fevereiro deste ano, que regulamentou o FAP e o NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico), estabeleceu um novo enquadramento nas alíquotas setoriais de 1%, 2% e 3% sobre a folha de pagamentos. Setores com menores índices de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho

tiveram suas alíquotas reduzidas. Já aqueles com alto risco foram enquadrados na alíquota máxima.

Com a nova metodologia, houve diminuição no fator de risco de grande parte dos setores , explica Todeschini. De modo geral, 76% da indústria de transformação foram reenquadradas em alíquotas menores em relação às praticadas

anteriormente. As indústrias de transformação, a de alimentos, a extrativista e a de metalurgia básica, por exemplo, estavam classificadas como de alto risco, com alíquota de 3%. Agora, estão enquadradas como de médio risco, com alíquota de 2%. A indústria de vidro saiu da categoria de alto risco para a de baixo risco. Com isso, a alíquota do setor caiu de 3% para 1%.

(3)

MEIO AMBIENTE

:: Energia verde

Nos últimos meses, a mídia tem dado muito destaque ao tema das energias renováveis. São muitas as oportunidades no cenário. A cadeia econômica que se estrutura em torno do álcool e do biodiesel é muito extensa e requer grande número de fornecedores e parceiros. Desde a plantação da cana-de-açúcar até sua transformação em álcool, as várias etapas desse processo requerem um grande número de tecnologias e empresas que possam prestar serviços, ou até mesmo assumir partes das atividades.

O biodiesel tem está em formação e o seu potencial de uso é imenso, mas faltam empresas que possam suprir a demanda. A corrida pelas chamadas energias verdes é uma realidade. Muitos países vêm buscando opções para suas fontes de energia. Já o Brasil pode sair na frente: temos

conhecimento, terras, clima e condições políticas para sermos uma potência na área. Cabe aos empreendedores descobrir tais oportunidades, convertendo esse potencial em realização e desenvolvimento.

Fonte: Jornal Estado de Minas

CAMPANHA ANUAL DE SAÚDE

Doação de sangue

Quer saber mais informações sobre como doar sangue?

Visite o site da do link abaixo e veja como é fácil doar e

contribuir para salvar vidas!!

(4)

INSS

SEGURANÇA DO TRABALHO

Veja abaixo algumas sugestões de procedimentos em caso de acidentes com eletricidade e dicas básicas de como evitá-los: 1- Não ligue ou opere equipamentos elétricos se não estiver familiarizado com seu funcionamento.

2- Em caso de acidente envolvendo equipamento elétrico, não toque na vitima sem saber se o circuito foi dezenergizado.

3- Desligue a tomada ou chave geral se o acidente ocorrer em instalações internas. Em caso de rede externa chame a concessionária.

4- Se não for possível desligar a chave geral, remova o fio ou a vitima com ajuda de um material seco não condutor de eletricidade, como madeira, cabo de vassoura, cano plástico, corda, dentre outros.

5- Não sobrecarregue as instalações elétricas. Evite instalação dos chamados Ts ou benjamins .

6- Nunca aumente o valor do disjuntor ou fusível sem antes trocar a fiação. Há uma relação entre eles.

7- Nunca utilize o fio neutro como terra.

8- Não faça ligações improvisadas ou gambiarras . 9- Recorra sempre a um profissional especializado. A PREVCidade é uma unidade de atendimento que

presta serviços previdenciários preferencialmente nas localidades onde não existe uma Agência da

Previdência Social. O seu objetivo é facilitar a vida do cidadão, evitando que ele tenha que fazer

deslocamentos para procurar o INSS. Estas unidades são instaladas por meio de Convênio entre o INSS e a Prefeituras Municipal. Para saber o que é

necessário para formalizar o convênio, basta consultar a Resolução nº 9, de 17 de abril de 2006. Serviços Prestados:

- orientação e informação em geral;

- inscrição e alteração dos dados cadastrais do contribuinte individual;

- atualização de cadastro de benefícios; - análise e recebimento de documentos;

- agendamento e controle de realização de perícia médica;

- habilitação de representante legal;

- recebimento e análise de pedidos de recursos e revisão;

- solicitação de cessação de benefícios;

- recebimento, análise, conferência e formatação de todos os requerimentos.

(5)

CAMPANHA ANUAL DE

SEGURANÇA NO TRANSITO

:: Um em cada quatro veículos de SP tem catalisador irregular

Um levantamento recente da Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos no Brasil, em parceria com a Cetesb, aponta que um em cada quatro carros do estado de São Paulo circula em situação irregular. Os automóveis rodam com falsos catalisadores ou com a peça adulterada, sem o núcleo cerâmico. Esta prática leva a uma emissão irregular de poluentes, tornando o carro fora de especificação para a inspeção veicular proposta pela

Prefeitura de São Paulo.

O catalisador de um veículo zero-quilômetro converte até 98% dos gases tóxicos do motor em gases inofensivos à natureza. O equipamento é projetado para ter o mesmo tempo de vida útil do veículo. Porém, a má manutenção do motor e o uso de combustível adulterado podem comprometer a sua durabilidade e eficiência na conversão dos gases, levando o carro a emitir até 100% dos

poluentes na atmosfera.

Fonte: CIMM

ATUALIDADES SEGVIDA

Participação de Marcos Santos (diretor tecnológico) e André Luis (Consultor Técnico) no XIV Encontro Brasileiro de Higienistas Ocupacionais realizado no período de 21 à 26 de setembro 2007 em Curitiba, onde participaram do Congresso de atualização técnica.

É a SEGVIDA, investindo em seus colaboradores, e formando profissionais para atender seus clientes com Qualidade, Tecnologia e Confiança.

(6)

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Será realizado no dia 11/10 visita nas creches para entrega das doações arrecadas pela equipe SEGVIDA na Gincana realizada internamente, onde cada equipe tinha que resolver as tarefas que foram passadas, e uma delas seria a arrecadação de roupas e brinquedos para crianças das creches de Ponte Nova e região.

(7)

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com.

Referências

Documentos relacionados

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

Nos olhos, mais precisamente na mácula, a luteína e zeaxantina formam o Pigmento Macular (PM) que atua como um filtro de luz (solar e artificial), com pico de absorção de 460nm

Coevolução é o processo evolutivo resultante da adaptação recíproca entre duas espécies; cada espécie exerce uma pressão seletiva sobre a outra espécie e evolui em resposta

A vida, para estas autoras, tornou-se mais “individual” numa época que o Martin Albrow (1997. In: The global age. Stadford: Standford Univ. Press apud CALHEIROS e PAIVA, 2001)

A segunda contribuição é explicitar que a aplicação desse método, mesmo que tratando de um recorte específico no processo histórico de formação para o trabalho simples e

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

A grande vantagem dos serviços de consultoria para as empresas, neste caso, é que não há necessidade de contratação de um profissional a mais para o quadro permanente

Acerca da intolerância com a homossexualidade, em uma obra retratando suas experiên- cias com LGBTI´s em viagens pelo continente africano, do Cabo ao Cairo, o pesquisador espa-