• Nenhum resultado encontrado

Imprensa Press Imprensa Press

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Imprensa Press Imprensa Press"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Imprensa Press Imprensa Press

Industry Sector

Divisão de Mobilidade

Viena, Áustria, 24 fevereiro de 2011

UITP 2011 – Relatório de Pré-feira

O futuro do transporte urbano está na mobilidade elétrica

A Siemens apresenta os sistemas de transporte de massa no Congresso Mundial da UITP e na Exposição de 2011 em Dubai.

Atualmente o transporte público seguro e eficiente é, mais do que nunca, um fator crucial quando se trata de qualidade de vida e competitividade de muitas das cidades e regiões do mundo. Mobilidade sustentável e integrada de forma otimizada é uma das questões chave do século 21. Hans-Jörg Grundmann, CEO da Divisão de Mobilidade da Siemens, disse, "transporte urbano eficiente e sistemas de gestão de tráfego são as chaves para superar os grandes desafios dos nossos dias, por exemplo, a redução dos gases de efeito estufa e congestionamento de tráfego. Meios de transporte movidos a eletricidade, tais como metrôs, sistemas de bondes e ônibus, reduzem o consumo de energia e preservam o meio ambiente. A Siemens está, portanto, convencida de que o transporte urbano futuro será amplamente dominado pela mobilidade elétrica. "Neste cenário, a Siemens Mobilidade estará apresentando novos produtos e soluções para o transporte urbano de massas no congresso Mundial da UITP e na Exposição que será realizada em Dubai de 10 a 13 de abril de 2011. Este ano, o slogan da exposição internacional é "Promover o transporte público: ação". No entanto, a Divisão de Mobilidade Siemens está envolvida em muito mais do que simplesmente o transporte baseado em ferrovias. Ela também lançará produtos para o tráfego individual. Com a sua abordagem "completa mobilidade", a Siemens tem como meta a sensível rede de várias formas de transporte, a fim de assegurar o transporte eficiente e ambientalmente compatível de pessoas e de carga.

A crescente urbanização e o consequente aumento no volume de tráfego nas cidades, por um lado, e a necessidade cada vez maior de proteger o clima, por outro, vai estimular a procura constante de um maior número de soluções de eco mobilidade nos próximos anos. Um estudo realizado por consultores da empresa Booz Allen Hamilton concluiu que as principais cidades do mundo investirão

(2)

2016. "Essas são condições muito boas para nós, que somos a fornecedora líder mundial em transporte integrado e soluções de logística. Queremos garantir parte desse crescimento, entre outras coisas com a nossa nova plataforma de metrô Inspiro”, disse Grundmann. A Siemens é a única empresa no mundo que oferece um conceito de transporte integrado. Ele inclui projetos ferroviários “turnkey – chave na mão” completos, sistemas de controle de operações para ferrovias e sistemas de controle de tráfego para as estradas, fornecimento de energia de tração e material rodante para o transporte de massa, serviços regionais e de carga. Nosso portfólio abrange também a logística aeroportuária e de automação postal. Em tudo e por tudo a Siemens Mobilidade tem uma posição de vendas poderosa e única.

A Siemens apresenta uma maquete do novíssimo Inspiro

O destaque da apresentação da Siemens na feira em Dubai será o Inspiro, o novíssimo trem de transporte de massa. Uma maquete deste novo metrô Siemens estará em exposição. Na fase de desenvolvimento, a prioridade máxima foi a compatibilidade ambiental do trem. A carroceria de alumínio leve, o controle do sistema HVAC determinado pela demanda e os vagões de peso otimizado, tudo contribui para uma redução no consumo de energia. O uso opcional de sistemas de assistência ao condutor e a possibilidade de operação sem condutor também garantem alta

eficiência energética.

O conceito de trem modular independente permite que qualquer configuração seja formada com três a oito carros e com graus variáveis de motorização. Larguras de porta maximizadas e sistemas de detecção de carga permitirão aos passageiros embarcar e desembarcar muito mais rápido,

reduzindo, assim, os tempos de parada nas estações. Além disso, o novo layout interior proporciona mais espaço para os passageiros, com áreas maiores para ficar em pé nos corredores entre um carro e outro. O design futurista e moderno do Inspiro foi criado pela renomada agência de design BMW Designworks.

Os veículos satisfazem as normas europeias de proteção contra incêndios e acidentes do CEN / TS 45545 e prEN 15227, e tem uma taxa de reciclagem de mais de 95 por cento. Outra vantagem é o uso extensivo de componentes padronizados, comprovados em serviços com baixas taxas de falhas e, por último, mas não menos importante, menor manutenção e custos de conserto de todo o trem.

A Siemens Mobilidade ganhou a sua primeira encomenda para a nova geração Inspiro na Polônia. O Metrô de Varsóvia encomendou um total de 35 trens de seis carros em fevereiro de 2011 para a sua rede de metrô de 23 km. O pedido abrange a entrega, comissionamento, testes e certificação dos veículos. A entrega está programada para começar no outono de 2012.

(3)

O Configurador Avenio

Também em exibição na UITP de 2011 estará o Configurador Avenio, o conceito de linha férrea da Siemens Mobility Division. O configurador permite que carros elétricos sejam montados de duas a oito seções com um comprimento total entre 18 e 72 metros para atender às necessidades de capacidade de cada aplicação. O passeio virtual na tela mostra aspectos do design de interiores personalizado e a capacidade de assentos. O Avenio se baseia nas evoluções dos carros elétricos Combino que estão rodando em Budapeste, na Hungria e em Lisboa/Almada, Portugal. A carroceria é produto de uma nova construção em aço leve e exige menos peças do que os modelos anteriores. Isso reduz não apenas o peso, mas também o custo de produção de cada veículo. A concepção do veículo e dos vagões reduz as forças exercidas tanto sobre linha reta quanto em curvas, o que aumenta o conforto dos passageiros, ao mesmo tempo reduzindo o desgaste das rodas e trilhos. A disposição interior também foi melhorada para oferecer mais assentos. Por conta de seu conceito de trem independente, o Avenio não é apenas o trem mais longo e espaçoso do mundo com 100 por cento de piso baixo, como também o mais silencioso. No caso do Combino de Budapeste, a

emissão de ruído já havia sido reduzida para 65 decibéis, que é 15 por cento mais silenciosa do que os veículos anteriormente operados nessa linha.

Todos os ônibus elétricos para transporte urbano ambientalmente amigável

Mobilidade completa representa rede, integração e multimodalidade, acima de tudo com o objetivo de melhorar a eficiência - não só em termos de maior produtividade e desempenho, mas também em matéria de eficiência energética melhor. O objetivo de uma mobilidade mais sustentável não pode ser alcançado sem melhorias substanciais. Sistemas inovadores para aumentar a eficiência energética terão, portanto, uma posição de destaque no estande da Siemens. Isso inclui também o conceito do ônibus totalmente elétrico, que a Siemens estará mostrando pela primeira vez em uma exposição da UITP.

O sistema “Electric Bus Rapid Transit” - ou resumindo "e-BRT" - é uma solução de transporte inovadora e ambientalmente amigável, oferecendo um alto grau de capacidade de convivência. Ainda em desenvolvimento, este sistema será capaz de operar sem catenárias e integrar unidades de armazenamento de alta potência, exibindo carregamento inteligente, recuperação de energia e tecnologia de gestão. Cada ônibus será, portanto, equipado com uma unidade de armazenamento de energia especialmente eficiente. A cada parada, o veículo "e-BRT" recarrega-se com a energia de que precisa para chegar à próxima parada. Isto é possível graças a um tempo de carregamento de apenas 20 segundos. Isso é menos tempo do que os passageiros geralmente precisam para subir e descer dos ônibus. Ao contrário de ônibus convencionais, a energia de travagem criada por este ônibus é convertida em energia elétrica através de motores de tração e também armazenada nas unidades de armazenamento de alta potência.

(4)

carregamento. Estas estações têm um sistema de gestão de energia inteligente que dirige os ônibus elétricos enquanto se aproximam as paradas. Isso garante não apenas um contato preciso com o sistema de carregamento, mas também fácil acesso para os passageiros em um nível de piso baixo.

Sistemas de controle ferroviários do futuro

Cada vez mais informações estão se tornando disponíveis para o controle e otimização das várias formas de transporte. É fundamental ser capaz de registrar, avaliar e processar essas informações rapidamente. O trabalho de desenvolvimento na Siemens, por conseguinte, foi focado em tornar essa enxurrada de informações gerenciáveis. O "Laboratório de Interação de Controle de Operações", a visão da Siemens de sistemas de controle de trens do futuro, foi apresentado ao público pela primeira vez na InnoTrans 2010. Para a Exposição UITP, este estudo vai agora ser ampliado por mais ideias futuras sobre como a mobilidade entre as diferentes formas podem ser alcançadas sem atrasos.

Processos de trabalho eficientes e estações de trabalho ergonômicas tornarão a próxima geração de centros de controle um fator importante de agregação de valor. Além do layout da estação de

trabalho, um equilíbrio prático deve ser encontrado entre os aspectos funcionais, ergonômicos e econômicos. O estudo do projeto apresentado para processar eficientemente uma vasta gama de informações vai revolucionar as rotinas de trabalho. Uma grande tela multitoque abre novas possibilidades de interação e torna as ações do operador compreensíveis. Toques com a ponta do dedo facilitam o planejamento e controle de implantações de frotas de trens, o acompanhamento dos tempos de viagem, os trens e infraestruturas, a prevenção de gargalos, o planejamento de movimentos não programados dos trens, e a organização de desvios. As tarefas diárias do centro de controle são otimizadas pela interação de funcionalidades e funções, os tempos de resposta são encurtados, e os processos de coordenação se tornam mais precisos. A visualização uniforme e um amplo conceito de interação do sistema permitem a operação intuitiva e ajudam o usuário a controlar os fluxos de tráfego de forma eficiente.

As soluções de mobilidade para o transporte intermodal

Soluções intermodais para cidades serão apresentadas com o auxílio da simulação interativa "transportes urbanos inovadores”. A interação harmoniosa entre o transporte público e o uso de veículos particulares em uma cidade pode ser experimentada em uma mesa multitoque. Este sistema pode demonstrar um sistema de controle de tráfego completo do futuro.

(5)

Você pode acessar o comunicado de imprensa, na Internet:

www.siemens.com/mobility/press/pressreleases

O Siemens Industry Sector (Setor Industrial da Siemens em Erlangen, Alemanha) é o fornecedor líder mundial de produção, transporte, construção e tecnologias de iluminação ambientalmente amigáveis. Com as tecnologias de automação integradas e soluções abrangentes específicas para indústria, a Siemens aumenta a produtividade, eficiência e flexibilidade de seus clientes nas áreas de indústria e infraestrutura. O setor é composto por seis divisões: Tecnologia de Prédios,

Tecnologias de Acionamento, Automação Industrial, Soluções Industriais, Mobilidade e Osram. Contando com aproximadamente 204.000 funcionários em todo o mundo (30 de setembro), a Siemens Industry alcançou no ano fiscal de 2010 um valor total de vendas de aproximadamente € 34,9 bilhões. http://www.siemens.com/industry

O Mobility Division (Divisão de Mobilidade da Siemens em Berlim, Alemanha) é o fornecedor internacional líder em soluções de transporte e logística. Com a sua abordagem de "completa mobilidade", a Divisão está focada em colocar em rede os diversos modos de transporte, a fim de garantir o transporte eficiente de pessoas e produtos. "Mobilidade Completa" combina a

competência da empresa em sistemas de controle de operações para ferrovias e sistemas de controle de tráfego para rodovias, juntamente com soluções para logística aeroportuária, automação postal, fontes de alimentação de tração e material circulante para o transporte de massa, serviços regionais e principais, sistemas turnkey, bem como conceitos de serviços esperados. Com cerca de 24.000 funcionários em todo o mundo, a Siemens Mobility registrou vendas de 6,5 bilhões no ano fiscal 2010 (encerrado em 30 de setembro). www.siemens.com/mobility

Referências

Documentos relacionados

Mediante esta conjuntura, o governo tem buscado a democratização do acesso ao ES, tornando palpável esse ensino nas mais diversas regiões que compõe o País, por meio

•  Aumentar%o%conhecimento%de%ciência%e% o%método%cien4fico%no%grande%público,% através%dos%jornalistas% Byproducts:!!. • 

O texto “Pervivencia atual del vocabulário médico de Galeno” lista os autores de textos médicos que servem de fonte para o vocabulário médico grego, destacando, como não

categoria “género” como instrumento de análise – proposta inicial de Joan Scott, num famoso ensaio de 1986 – aplicando-a à observação da prática educativa, cruzando

No cenário atual, o departamento de TI não contava com informações suficientes para agir no tempo de espera na fila de atendimento e os integrantes da equipe não eram cobrados

 The COVID-19 commission is coordinated by the board of directors of ITQB NOVA and IBET, with the support of Helena Matias (Safety at Work), Renata Ramalho (Communication),

A fatalidade física, o momento da morte, virá naturalmente, no tempo e maneira pré-estabelecida, a não ser que o precipitemos, pelo uso de nosso livre-arbítrio,

A evolução do tema resiliência começou com foco em recuperação de desastres de TI e fez a transição para a pró-ativa resiliência de negócios.. Business Recovery Business